sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Iniciativa realiza-se no Pavilhão Municipal de Desportos. Hóquei Clube Paivense promove Espectáculo “ Rei Leão em Patins “
Marinha Grande | INSTALAÇÕES DO SERVIÇO DE APOIO AO CIDADÃO RENOVADAS
Missão empresarial do Estado de Santa Catarina visitou o Biocant Park. Empresários brasileiros conheceram dinâmica económica de Cantanhede
Uma missão
empresarial do Estado de Santa Catarina, no Brasil, composta por
cerca de 30 empresários, conheceu esta quinta-feira as
potencialidades e oportunidades do Biocant Park, mas também ficou a
conhecer a dinâmica dos quatro parques empresariais de Cantanhede.
A visita
decorreu no âmbito da missão Business Move, que incluiu visitas
técnicas a incubadoras da região e à Universidade de Coimbra.
“Estamos, neste momento, a definir a estratégia para a próxima década, ouvindo todos os agentes políticos, empresariais e sociais do concelho”, explicou a autarca, adiantando que Cantanhede “está sempre disponível para manter e potenciar relações comerciais e institucionais com o Brasil”.
Helena Teodósio referiu, a propósito, que “a dinamização da base económica do concelho tem sido uma das prioridades do executivo municipal, nomeadamente com a intensificação do investimento na ampliação e valorização das zonas industriais”. A par disso, “existiu a preocupação de agilizar a tramitação dos processos, um aspeto que aliás tem sido muito valorizado pelos investidores”. “As empresas encontram em Cantanhede um ambiente favorável ao investimento e têm na Câmara Municipal interlocutores capacitados para apresentarem soluções adequadas às questões que surgem na concretização dos projetos”, garantiu.
A privilegiada
localização geográfica de Cantanhede é outro dos fatores que tem
contribuído para “a forte
procura” das zonas industriais
do concelho, bem próximas dos principais eixos rodoviários
nacionais e das universidades de Coimbra e Aveiro.
Sobre o Biocant
Park e as bioindústrias que estão no seu raio de ação, a
presidente da autarquia adiantou que contam atualmente com cerca de
600 trabalhadores, permitindo reter talento em áreas de ponta. “A
criação deste parque tecnológico constituiu um esforço enorme da
Câmara Municipal de Cantanhede, mas permitiu atrair mão-de-obra
qualificada para o nosso território”,
salientou.
A missão
Business Move foi coorganizada pela Comunidade Intermunicipal da
Região de Coimbra, Câmara de Comércio, Indústria e Turismo
Brasil-Portugal de Santa, CERC – Conselho Empresarial da Região de
Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra.
De entre 6 636 investigadores a nível mundial, 18 cientistas em Portugal integram a lista. Investigadora da Universidade Católica é uma das investigadoras mais citadas do mundo, pelo quinto ano consecutivo
Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal lança inquérito a residentes sobre impacto do turismo na região
Cantanhede | Iniciativas são promovidas pela Câmara Municipal. Conferência e concerto marcam o fim de semana cultural em homenagem a António Taboeira
Silves | CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO NA RUA S. JOSÉ, ENXERIM, NO DIA 28 DE NOVEMBRO
CASTELO DE PAIVA VAI ACOLHER NO CICL SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Subordinado ao tema “ Violência Doméstica: Uma Responsabilidade de Todos e de Cada Um! ” vai realizar-se no próximo dia 29 de Novembro, no Centro de Interpretação de Cultura Local de Castelo de Paiva, um seminário promovido pela edilidade paivense e relacionado com o combate à Violência Doméstica .
Às 11h15 inicia-se o Painel II, com a abordagem do “ Trabalho em rede – vantagens da integração da UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica “, com intervenção de Lígia Silvia, da Rede Unidas, seguindo-se o debate deste tema, e mais tarde as intervenções das técnicas Fernanda Nunes e Andreia Gomes, do Município de Castelo de Paiva, que vão falar da experiencia e operacionalidade da EAVD – estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica Cataventos, sendo moderadora do painel, Sandra Neves, Conselheira Externa Municipal para a Igualdade, em Castelo de Paiva.
Da parte da tarde, o Painel III vai abordar as Boas Práticas na Intervenção em Rede: Contexto do Agressor, contando com a participação de Filipa Cardoso, Coordenadora do Projeto PICA – Associação A4, sendo tema “ Projecto PICA – Intervenção com Pessoas Agressoras “, com a presença de Maria Isabel Castro e Sofia Santalha, Enfermeira e Socióloga ECSM, trazendo o tema da Equipa Comunitária de Saúde Mental – ECSM, Lousada, e sendo moderadora, Valéria Soares, DGRSP.
Depois da 15:h5, teremos o Painel IV que vai falar da Responsabilidade Social Empresarial: Impacto e Compromisso com a Comunidade, com a presença de Tiago Cardoso, em representação da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, a destacar o tema: Fortalecendo a Responsabilidade Social Empresarial através do Trabalho em Rede, enquanto Paula Caldas, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género trata do tema: Pacto Contra a Violência, sendo moderadora do painel, Andreia Gomes, Coordenadora da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica Cataventos.
*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
COMUNICADO: Na sequência do comunicado tornado público pela Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra), a Câmara Municipal de Cantanhede esclarece:
Na sequência do comunicado tornado público pela Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra), a Câmara Municipal de Cantanhede esclarece:
A criação de um Centro de Atendimento Clínico no Hospital Arcebispo João Crisóstomo visa melhorar os cuidados que o Serviço Nacional de Saúde presta à população de Cantanhede.
Ao garantir o atendimento de doentes agudos em proximidade, serviço que será ativado através da Linha SNS 24, a Câmara Municipal de Cantanhede vê cumprida uma reivindicação antiga, ou seja, a criação de uma alternativa à Consulta Aberta, que nunca funcionou como devia por falta das condições que o Ministério da Saúde se comprometeu a criar no protocolo que celebrou Município de Cantanhede para sustentar politicamente o encerramento da urgência em 2007.
A criação de um Centro de Atendimento Clínico já fora, de resto, uma das reivindicações apresentadas pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, em carta enviada à ministra da Saúde, a 4 de junho deste ano.
A Câmara Municipal de Cantanhede está e sempre esteve aberta a soluções que respondam às necessidades da população, nomeadamente quanto ao reforço da capacidade de atendimento de proximidade.
Em momento algum, a Câmara Municipal de Cantanhede politizou o processo de criação de uma urgência básica no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, promovendo em todos os fóruns uma posição suprapartidária, em defesa da população de Cantanhede.
A Câmara Municipal lamenta, por isso, que o PS/Cantanhede venha agora, suportado em argumentos desfasados da realidade, criar ruído em torno da criação de um Centro de Atendimento Clínico, que constituirá uma resposta efetiva nos cuidados de saúde de proximidade a prestar à população.
A Câmara Municipal recorda que a 24 de fevereiro de 2007 foi celebrado, entre o Ministério da Saúde, à data sob a liderança de um Governo PS, e o Município de Cantanhede, um protocolo que consagrava o funcionamento de uma Consulta Aberta, todos os dias, das 8h00 às 24h00, em substituição da urgência, no caso com recurso ao corpo clínico do Centro de Saúde, e que contemplava outras medidas no sentido da melhoria dos serviços e do alargamento das respostas, designadamente ao nível das consultas de especialidade da cirurgia de ambulatório, dos cuidados continuados de convalescença e dos cuidados paliativos.
Lamentavelmente, o acordo nunca chegou a ser integralmente cumprido, tal como a Câmara Municipal cuidou de assinalar recorrentemente, mas mais incompreensível ainda foi o facto de, em 2019, o Ministério da Saúde, também à data na vigência de um Governo PS, ter encerrado a Consulta Aberta, o que de resto suscitou a oposição de todas as forças políticas locais contra o inaceitável desrespeito do acordo estabelecido.
A Câmara Municipal de Cantanhede mantém uma relação estreita e profícua com a Administração da ULS de Coimbra, subscrevendo, na íntegra, o teor do comunicado enviado por esta instituição.
Cantanhede, 21 de novembro de 2024
Helena Teodósio
Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede