sexta-feira, 17 de maio de 2024

Torneio de veteranos regressa a Proença-a-Nova 8 de junho


O Torneio de Veteranos, organizado pelo Município de Proença-a-Nova com o apoio da ADCPN (Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova), regressa ao Campo Nossa Senhora das Neves a 8 de junho. Este ano será um torneio que terá o nome “do amigo, companheiro, profissional de desporto e acima de tudo personificava o que era ser um "veterano" de futebol pela sua constante boa disposição e amizade que colocava no seio dos veteranos. Falamos obviamente de Carlos Jacinto, que partiu cedo demais e que é uma perda enorme para todos, merece e vai ser recordado”, afirma Nuno Alves, um dos elementos da equipa veterana da casa.
O Torneio de Veteranos Carlos Jacinto contará com participação de três equipas: além da equipa de veteranos da ACDPN, os veteranos do Sport Lisboa e Benfica e a equipa de veteranos da judiciária completam esta competição todos contra todos.

O torneio tem início marcado para as 16h30 com o jogo Veteranos ADC Proença-a-Nova x veteranos da judiciária, seguindo-se às 17h20 o jogo Veteranos da judiciária x Veteranos Sport Lisboa e Benfica e às 18h10 entra em campo os Veteranos Sport Lisboa e Benfica x ADC de Proença-a-Nova.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Câmara de Águeda lança concurso público para reabilitação de bairro em Vale Domingos


Valor base do concurso é de 2,5 milhões de euros e abrange a requalificação de 30 apartamentos devolutos

A Câmara de Águeda lançou, esta quinta-feira, em reunião do Executivo Municipal, o concurso público para a reabilitação de 30 apartamentos no Bairro de Vale Domingos, na União das Freguesias de Águeda e Borralha, por um preço base de 2,5 milhões de euros (acrescidos de IVA) e um prazo de execução de 545 dias (cerca de um ano e meio).
Este projeto, que integra a Estratégia Local de Habitação (ELH) do concelho de Águeda, diz respeito à reabilitação de 30 apartamentos devolutos (14 de tipologia T2, 12 de tipologia T3 e 4 de tipologia T4), todos com dois pisos e logradouro na parte exterior da parcela.
Tratam-se de habitações com pátio de entrada, sala comum, cozinha, lavandaria, despensa, instalação sanitária e quarto no piso térreo, bem como um, dois ou três quartos (dependendo da tipologia) no piso superior e instalação sanitária.
A empreitada destina-se a melhorar as condições de habitabilidade dos apartamentos, no que respeita à condição física, climatização e eficiência energética dos edifícios, assim como na garantia de acessibilidade generalizada para pessoas com mobilidade reduzida, tanto internamente nos apartamentos como no acesso da via pública às habitações.
A obra deverá ser executada por fases, sendo que na primeira serão requalificados três T2, três T3 e um T4, que servirão de suporte para o realojamento temporário das famílias que terão de sair das suas casas durante as respetivas obras.
Refira-se que esta é uma das empreitadas que integra a ELH do Concelho de Águeda e que foi submetida, com um conjunto de outros projetos, a candidaturas ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito, financiado a 100% no âmbito do PRR. Nesta fase, foram submetidas candidaturas para a construção e reabilitação de 125 habitações em todo o concelho, que representam um investimento global de 14,8 milhões de euros.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

 

 

Câmara de Águeda lança concurso público para construção do edifício sede da CER


Sede da Comunidade de Energia Renovável vai ainda albergar um sistema integrado de gestão contra incêndios.
A Câmara Municipal de Águeda aprovou, esta quinta-feira, em reunião de câmara, a abertura de concurso público para a construção do edifício sede da Comunidade de Energia Renovável (CER), no Parque Empresarial do Casarão (PEC), integrado no conjunto de investimentos previstos no âmbito do projeto das Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração apoiadas pelo PRR.

A CER vai reunir um conjunto alargado de parceiros ligados ao PEC e à energia, sendo que neste mesmo edifício vai ser estabelecido um sistema integrado de gestão contra incêndios com a criação de uma equipa de prevenção e primeira intervenção, que prestará apoio ao dispositivo do sistema de proteção civil.
O concurso foi aberto com um valor base de 2,76 milhões de euros (acrescidos de IVA) e a obra terá um prazo de execução de um ano.

O edifício, de acordo com o projeto, terá três áreas distintas: a sede da CER (com dois gabinetes, sala e trabalho, auditório, instalações sanitárias e sala para baterias); um módulo de segurança contra incêndios (com sala de controlo, instalações sanitárias e vestiários/balneários, copa e garagem); e espaços comuns (recepção/portaria, copa/refeitório, instalações sanitárias, sala de servidores e arrumos).

Está também prevista a aplicação de painéis fotovoltaicos, sendo de referir que, e a pensar no futuro, o projeto foi desenhado de forma a que o edifício fique preparado para a eventual construção de um segundo piso.

De referir que este é um dos investimentos que integram a Área de Acolhimento Empresarial, que vai tornar o PEC num parque empresarial de nova geração, envolvendo uma candidatura aprovada de mais de 20 milhões de euros, que será financiada a 100% no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e que envolve, entre outros aspetos a instalação de painéis fotovoltaicos e uma estrutura de armazenamento de energia para autoconsumo, bem como a infraestruturação de uma ilha de qualidade de serviço e estabilidade energética, a instalação de sistemas partilhados de abastecimento elétrico de veículos ligeiros e pesados e ainda melhorar a cobertura de comunicações móveis no PEC, com ligação de fibra ótica, bem como a instalação de contentorização, torre de comunicações 5G e antenas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

 

 

Marinha Grande | CONTENTORES INCLUSIVOS COM IDENTIFICAÇÃO EM BRAILLE


No Dia Mundial da Reciclagem, 17 de maio, o Município da Marinha Grande implementou um projeto piloto de identificação inclusiva de contentores semienterrados, com legendas em braille, para pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão).
Os contentores alvo deste projeto pioneiro estão instalados no centro da cidade e destinam-se a lixo doméstico, papel, embalagens e vidro. Através da identificação impressa em braille, é possível diferenciar os recipientes e a tipologia de resíduos, tornando, assim, a reciclagem acessível a pessoas com deficiência visual.
A intenção do Município é estender esta prática de acessibilidade aos restantes pontos de recolha de resíduos das três freguesias.
Esta é mais uma medida que visa melhorar a higiene urbana e reforçar a reciclagem junto da população, num concelho que é o líder da reciclagem entre os 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | CAMPANHA OFICIAL DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA 2024 ARRANCA, NAS FREGUESIAS DO CONCELHO, NO DIA 20 DE MAIO

 Arranca no próximo dia 20 de maio, nas diferentes freguesias do concelho de Silves, a campanha oficial de vacinação antirrábica e de controlo de outras zoonoses para o ano 2024. As ações da campanha destinam-se exclusivamente a cães com mais de três meses de idade, aos quais não se prove possuírem vacinação antirrábica válida (estando excluídos os gatos e os furões). 
A campanha abrange a vacinação antirrábica e marcação com transponder / registo no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia) e realiza-se de acordo com a seguinte calendarização:
 
Silves
Mês de maio » todas as terças-feiras às 9h30 – Centro de Recolha Oficial de Silves (antigo canil municipal)
 
São Marcos da Serra
20 maio » 9h30 – junta de freguesia
05 junho » 9h30 – restaurante O Cantinho dos Caçadores
20 junho » 9h30 – restaurante “Pôr do Sol” (Azilheira)
 
SB Messines
22 maio e 06 junho » 9h30 – junta de freguesia
21 junho » 9h30 - Café Martins (Perna Seca)
 
Tunes
23 maio e 7 junho » 9h30 – junta de freguesia
 
Algoz
24 maio e 12 junho » 9h30 – junta de freguesia
 
Pêra
27 maio e 13 junho » 9h30 – junta de freguesia
 
Alcantarilha
29 maio, 14 e 19 junho » 9h30 – junta de freguesia
 
Armação de Pêra
03 e 17 junho » 9h30 – Praça Velha
 
O atendimento será efetuado por ordem de chegada.
De referir que, após o mês de maio, a vacinação poderá ser efetuada de junho a dezembro, de 3.ª a 5.ª feira, no Centro de Recolha Oficial de Silves (antigo canil), através de marcação prévia através do contacto 282 440 800 – ext. 7 (chamada para a rede fixa nacional).
 
Os detentores/titulares dos canídeos, deverão fazer-se acompanhar, para além dos documentos dos mesmos (caso existam), do Cartão de Cidadão ou, na sua ausência, do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte, para que seja emitido o respetivo recibo de cobrança das taxas a aplicar, nomeadamente:
• Vacinação antirrábica (taxa única E): € 10,00€
• Boletim Sanitário: 1,00€
• Identificação eletrónica - taxa de registo SIAC: 2,50€
 
Para mais informações, consulte o respetivo Edital disponível no portal do Município de Silves em:

 

Figueiró dos Vinho | Rural Move e Figueiró dos Vinhos promovem o trabalho remoto


Na penúltima semana de maio, de 20 a 24, um grupo de 12 trabalhadores remotos vai experimentar trabalhar a partir de Figueiró dos Vinhos. A “RURAL EXPERIENCE” é uma das várias iniciativas promovidas pela Associação Rural Move e conta aqui com o apoio do Município de Figueiró dos Vinhos.
Pessoas das mais diversas proveniências e perfis profissionais integrarão esse projeto. Promover oConcelho de Figueiró dos Vinhos como um território atrativo para trabalhadores remotos, e também para possíveis investidores e também fomentar o envolvimento dos atores locais nas estratégias e iniciativas de atração e fixação de novos residentes, são os grandes objetivos desta iniciativa.

Os 12 trabalhadores remotos trabalharão a partir do Espaço de CoworkingSonuma. A organização espera que essa experiência tenha um impacto positivo no território, por isso, além de ser promovido o consumo dos produtos e serviços locais, serão dinamizadas várias ações que visam a interação com as comunidades e associações do concelho, tais como as visitas à região, os serões temáticos abertos à população, entre outros.

Sabe-se que o trabalho remoto é hoje uma das grandes oportunidades para os territórios de baixa densidade atraírem e fixarem população, especialmente população mais jovem e qualificada. No entanto, há vários desafios na implementação destas estratégias, como por exemplo, a questão das infraestruturas de apoio, o desconhecimento do território e a falta de ligação à comunidade local.

Assim, este tipo de iniciativas permite dar a conhecer o território e as suas potencialidades, ao mesmo tempo que ajuda a melhorar cada vez mais as estratégias de atração deste público-alvo.

O desenvolvimento desta iniciativa enquadra-se no âmbito da estratégia de promoção do concelho de Figueiró dos Vinhos como um território atrativo para viver, trabalhar e investir. Essa experiência permitirá ainda a recolha de informações importantes que permitam ao Município melhorar a sua oferta e ir ao encontro das necessidades desses novos trabalhadores.

A organização desta experiência está a cargo da Associação Rural Move (www.ruralmove.org) e do Município de Figueiró do Vinhos que, desde 2023 têm colaborado na promoção e dinamização de Figueiró do Vinhos (https://www.cm-figueirodosvinhos.pt/) como um território aberto ao investimento e a novos residentes.

*Gabinete de Imprensa
Município de Figueiró dos Vinhos

Cantanhede | No âmbito de uma disciplina da Licenciatura de Engenharia Industrial. Alunos da Universidade de Aveiro desenvolvem competências na INOVA-EM

 
Na sequência do protocolo de cooperação assinado com a Universidade de Aveiro, os alunos do 3.º ano da Licenciatura de Engenharia Industrial estiverem recentemente nas instalações da INOVA-EM, em Cantanhede, onde tiveram oportunidade de desenvolver, em contexto real, competências e técnicas essenciais para o seu futuro profissional.
Esta ação decorreu no âmbito da disciplina de Projeto em Engenharia e Gestão Industrial, ministrada por um colaborador da empresa municipal, tendo os alunos identificado e colocado em prática eventuais melhorias baseadas em metodologias Lean Manufacturing, (uma abordagem que visa a eficiência e a melhoria contínua dos processos), que serão aplicadas na oficina de eletromecânica e no armazém.
Serão, igualmente, implementadas ferramentas de qualidade, nomeadamente, o diagrama de Ishikawa (cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de problemas prioritários), análise de risco, fluxogramas, SIPOC (ferramenta que resume processos em forma de tabela) e matriz de esforço-impacto. Com o propósito de aumentar a produção e melhorar a gestão visual, será feito também uma atualização de materiais de apoio, através de quadros e cartões kanban.
Sem prejuízo da importância desta oportunidade de formação em contexto real e do interesse para o futuro profissional dos alunos, o que por si merece a nossa colaboração, este é um excelente exemplo da mais-valia destas parcerias para a empresa municipal, na medida em que este trabalho contribui para a reorganização e melhoria do funcionamento dos serviços, ainda para mais numa área muito importante”, sublinhou o presidente do CA da INOVA-EM, Pedro Cardoso.

Ciclaveiro | Mais de duas centenas de crianças e famílias pedalaram em Aveiro, por uma cidade mais verde, com menos carros e menos velocidade, pelo direito a caminhar e de pedalar para a escola ou brincar na rua sem medo!

 

No passado domingo, dia 12 de maio, crianças acompanhadas das suas famílias saíram à rua e pedalaram pela cidade para reclamar espaço público de qualidade para poderem brincar, andar de bicicleta e a pé, principalmente nas deslocações para a escola.
Aveiro está no mapa europeu da Kidicalmass, tendo participado, desde a primeira edição, da Kidicalmass Portugal (esta foi a quinta edição). O movimento KidicalMass decorre em várias cidades do mundo e procura dar visibilidade à necessidade e urgência das crianças e adultos poderem usar os modos ativos nas suas deslocações diárias (caminhar, bicicleta, skate, trotinete, patins…) exigindo a melhoria urgente da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas, com um grande foco nas envolventes escolares.

A manifestação Kidicalmass Aveiro reuniu 212 pessoas, em 190 bicicletas, 20 crianças transportadas em bicicleta e 3 cargobikes, acompanhada por 2 agentes da PSP em bicicleta e o apoio de um agente de mota que fizeram um percurso pelo centro urbano da cidade. O percurso percorreu locais emblemáticos como a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, onde as bicicletas partilham o espaço com autocarros e são obrigadas a contornar diariamente muitos carros estacionados abusivamente em segunda fila e a desviar-se de portas de carros a abrir, enfrentando riscos reais de segurança e a Avenida 25 de Abril que, apesar de ter sido contemplada com uma ciclovia segregada não oferece conforto nem segurança a quem quer se deslocar de bicicleta porque começa e acaba em pontos de conflito com as vias rodoviárias.
Os momentos altos desta kidicalmass aconteceram na área de coexistência no final da Avenida, onde houve uma paragem para registo, chamando a atenção para uma solução que não funciona na realidade como coexistência, ao contrário do que indica a sinalização vertical e no Cais da Fonte Nova, à porta da Câmara Municipal, onde foi feita outra paragem simbólica e afixado pelas crianças um “Manifesto KidicalMass” que reúne as principais reivindicações dos manifestantes.

A adesão da comunidade em Aveiro foi surpreendente, tendo sido das cidades com maior registo de participação entre as 33 localidades que organizaram esta manifestação em Portugal.

Esta adesão demonstra que Aveiro está cada vez mais atenta e consciente do que é uma cidade desenhada para o dia a dia de quem mora e quer morar na cidade, para uma geração que está a crescer e que quer usufruir dos espaços públicos de socialização e brincadeiras com vizinhos e amigos, que se quer sentar à sombra de uma árvore a caminho de casa e quer ter a possibilidade de ir para a escola a pé ou de bicicleta sem ter medo. Uma geração que reivindica uma cidade com “espaço para a sua geração”.

A Ciclaveiro e todas as pessoas que se empenharam na tarefa de organização e mobilização estão orgulhosas da comunidade local que se envolveu e participou nesta manifestação por uma cidade mais respirável, mais segura e mais humana.

Não vamos parar de pedalar e de fazer crescer esta comunidade e, por isso, voltaremos a sair à rua em setembro de 2024, assinalando a Semana Europeia da Mobilidade, com mais uma kidicalMass para continuar a reivindicar o direito ao espaço seguro na rua para todos!

Um agradecimento especial ao CASU que dinamizou as oficinas de pintura de cartazes com as reivindicações das crianças e que coloriram as bicicletas, às ciclopatrulhas do comando distrital de aveiro da PSP que, mais uma vez, marcaram presença e tornaram o percurso mais seguro e confortável e que compreendem o que está em causa, às famílias e às entidades que participaram e que ajudaram na mobilização e divulgação desta massa crítica.

A Ciclaveiro irá continuar o seu trabalho de sensibilização e mobilização desta comunidade que quer poder deslocar-se de forma mais eficiente, económica, saudável e feliz!

“TERTÚLIA D DE ABRIL” RECUPERA MEMÓRIAS ANTES DO 25 DE ABRIL NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Pavilhão do Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, recebe a “Tertúlia D de Abril: objetos com história”, no dia 25 de maio, pelas 21h30, cuja entrada é gratuita.
O Município da Marinha Grande, através do Museu Joaquim Correia, convida a comunidade a participar na tertúlia, trazendo os seus objetos pessoais do tempo da ditadura para, juntos, celebrarmos os 50 anos do 25 de Abril. Nesta iniciativa, os proprietários dos objetos contarão as histórias e as memórias a eles associadas, numa relação com o antes e o depois da ditadura.

São exemplos de objetos que os marinhenses poderão trazer e sobre os quais poderão falar: carta de velocípedes, autorização de fumador, uniforme de escola, livros, discos ou desenhos censurados, consentimento de casamento a menores de 21 anos, autorização de saída do país a mulheres, declaração de impedimento de casamento de enfermeiras, telefonistas ou hospedeiras da TAP, autorização para casamento de professoras, cadernos de economia doméstica, registo de prisão pela PIDE, etc….).

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | CONFERÊNCIA DEBATE TRABALHO VIDREIRO À BOCA DO FORNO

“Estudar o Trabalho Vidreiro: para uma História à Boca do Forno” é o título da conferência proferida pela investigadora Emília Margarida Marques, que vai ter lugar no dia 25 de maio (sábado), pelas 16h00, no Foyer do Museu do Vidro, na Marinha Grande, cuja entrada é livre.
Trata-se da última sessão do ciclo de conferências “O Vidro no Museu - Necessidades e Narrativas”, no âmbito do 25.º aniversário do Museu do Vidro, dinamizado pelo Município da Marinha Grande.

A apresentação percorrerá alguns exemplos de investigações, em história e em antropologia, abordando a indústria, a técnica e o trabalho vidreiros – com especial foco no contexto da Marinha Grande. Serão discutidos aspetos como as fontes disponíveis, os métodos de pesquisa, a circunscrição temática e as perguntas e hipóteses de trabalho.
Num segundo momento, sugerir-se-ão contribuições, pistas e desafios que os resultados destas investigações (bem como as questões em aberto que delas resultam) podem trazer ao trabalho museológico.

Emília Margarida Marques é investigadora no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-Iscte / IN2PAST) e no Instituto de História Contemporânea (IHC-NOVA FSCH / IN2PAST). Tem investigado e publicado, incidindo frequentemente na indústria vidreira e nos vidreiros e/ou no contexto marinhense, sobre temas como trabalho e técnica em contexto industrial; memórias do trabalho; trabalho, consumo, reprodução social e desigualdade; usos do filme industrial nas décadas intermédias do século XX em contexto português; memórias, identidades e história local.

Integrou e/ou coordenou equipas de pesquisa, incluindo a coordenação do sector “Vidreiros” na investigação comparativa Memórias e identidades profissionais: reprodução de sistemas sociotécnicos (PRAXIS/PCSH/ANT/P/0044/96), a coordenação do programa Testemunhos Orais (CMMG), ou a investigação do bloco temático “Vidro” no projeto colaborativo “O trabalho no ecrã” (PTDC/IVC-SOC/3941/2012).

Lecionou no departamento de Antropologia da FCSH-UNL. É autora de Os Operários e as Suas Máquinas: Usos Sociais da Técnica no Trabalho Vidreiro (2009, Lisboa, Gulbenkian/FCT) e dezenas de outras publicações, entre relatórios, capítulos e artigos científicos e trabalhos de divulgação.

VI MOSTRA PAPAS DE MILHO REGRESSA A SILVES DE 31 DE MAIO A 02 DE JUNHO. Bombocas e Vira-Milho são cabeças de cartaz do evento


Os saberes tradicionais e os sabores típicos do xerém voltam a encher com o seu extraordinário aroma a praça al-Muthamid, naquela que é a 6.ª edição da Mostra Papas de Milho. A iniciativa coorganizada pela Junta de Freguesia de Silves e o Município de Silves, decorrerá de 31 de maio a 2 de junho. A entrada é livre.
Serão três dias repletos de sabor e nos quais mais de uma dezena de tasquinhas irão apresentar as suas melhores propostas de papas de milho, também conhecidas na região por xerém ou xarém. À vertente gastronómica junta-se a musical que conta com os grupos Bombocas e Vira Milho como cabeças de cartaz e outros nomes bem conhecidos do público, com a fadista Sara Gonçalves; João Paulo Cavaco; Roberto Bernardino; Rancho Folclórico Ladeira do Vau; Rui & Miguel e, diariamente no palco 2, a batida do DJ Set by Carox e do jovem DJ Cabrita.

Na praça estarão, ainda, presentes diversos expositores, que comercializarão os seus produtos nas mais variadas áreas, como o artesanato, a doçaria, os produtos locais, bijuteria, entre muitos outros.

De salientar que todas as tasquinhas estarão sob o olhar atento e paladar apurado dos diversos membros do júri deste certame, que avaliarão as tasquinhas para encontrar “As melhores papas de milho” e “A tasca do evento”. Os vencedores serão anunciados no domingo, dia 2 de junho, pelas 20h30.

O Município de Silves e a Junta de Freguesia de Silves convidam todos a fazer parte desta experiência gastronómica secular e a saborear este versátil prato acompanhado com os mais diversificados e saborosos ingredientes.

Horário:
Dias 31.maio e 01.junho: 18h00 – 02h00
Dia 02.junho: 18h00 – 23h00

Aveiro | Reunião de Câmara – 16 de maio de 2024


Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 16 de maio de 2024, a bordo do Navio da República Portuguesa / Navio-Escola Sagres.
1.Pavilhão Municipal- Oficina do Desporto – Abertura de Procedimento
O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura de um novo concurso público internacional, para construção do novo Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto, pelo valor base de 17.463.694,93€ e um prazo de execução de 540 dias.
Trata-se de um equipamento desportivo que pretende dar resposta às necessidades da Comunidade Aveirense, com especial destaque para os programas de “Desporto para os Cidadãos” que a Câmara Municipal de Aveiro quer desenvolver, e para as Associações Desportivas com modalidades de Pavilhão.
Este novo Pavilhão Desportivo Municipal será dotado de quatro campos polidesportivos (para a prática de diversos desportos coletivos), sendo um desses campos envolvido por bancadas, com uma capacidade para receber público num total de 2.500 pessoas.
Para além dos campos com as respetivas medidas oficiais de cada modalidade, o Pavilhão terá um Ginásio Polivalente (para modalidades individuais), instalações adequadas para os técnicos / treinadores, instalações para uso dos Clubes / Associações, zonas diversas de apoio, salas para reabilitação de atletas, salas de formação, auditório e sala de estudo.
De igual modo, existirá uma área afeta para a equipa da Câmara Municipal de Aveiro que fará a gestão do equipamento e gestão desportiva municipal, bem como áreas que poderão ser concessionadas, nomeadamente bares de apoio, ginásio e clínica de fisioterapia.
Com uma área de implantação de 10.400 m2 e uma área bruta de construção de 22.615 m2, o novo Pavilhão Desportivo Municipal vai ser equipado com todas as condições e equipamentos, tendo em vista a sua eficiência energética e funcional.
A construção deste Pavilhão Desportivo Municipal é um investimento de elevada relevância e importância para o Município de Aveiro, resolvendo um passivo grave de inexistência de um Pavilhão Municipal, colmatando as necessidades dos Clubes e Associações no importante trabalho de formação dos nossos Jovens, assim como para a dinamização de vários projetos municipais destinados à comunidade escolar e aos seniores.
Recuperamos o breve vídeo de apresentação do futuro Pavilhão Desportivo Municipal – Pavilhão Oficina: https://youtu.be/84_kJPMQdn0 .

2.       Concurso de Arrendamento Apoiado de 66 Fogos e Plano de Transferências de Habitações Sociais
O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do Concurso por classificação para atribuição, em regime de arrendamento apoiado, de 66 habitações propriedade do Município de Aveiro, localizando-se 56 em Santiago, 3 em São Jacinto, 3 nas Quintãs, 2 em Cacia e 2 em Eirol.
Alguns destes fogos poderão ser retirados deste processo de concurso por força do encerramento de processos de transferência em negociação e alguns fogos têm a sua data de entrega dependente da finalização de obras em curso ou que se executaram em consequência dos processos de transferência.
Foi ainda deliberado aprovar o Plano de Transferências e Adequações de Tipologia de Inquilinos de Habitações Sociais propriedade do Município de Aveiro, que surge da necessidade de adequação da habitação atribuída às atuais necessidades de nove famílias residentes em habitação social, seja através da transferência para andares inferiores por motivos de saúde e dificuldades de locomoção, da adequação da tipologia à constituição do agregado familiar, ou, da atribuição de habitação social com melhores condições de habitabilidade.

3. Protocolo de Colaboração UA/CMA – Curso de Medicina
O Executivo Municipal tomou conhecimento do protocolo de colaboração estabelecido entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Universidade de Aveiro (UA), com o objetivo de enquadrar a cooperação em tarefas específicas de interesse comum para ambas as entidades, no âmbito do apoio à formação e treino dos Alunos do Mestrado integrado em Medicina da UA.
No âmbito deste protocolo, que integra o novo processo, em curso, de candidatura da UA para poder ministrar o Curso de Medicina, que se encontra em desenvolvimento, a CMA compromete-se em apoiar a formação e treino dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina da UA, da seguinte forma:

• Disponibilização de equipamentos Municipais, nomeadamente biblioteca, com o intuito de assegurar locais de estudo, com acesso a computadores e ligação à internet;

• Apoio à criação de um circuito viário de autocarro, ou ao ajustamento dos circuitos existentes, que permitam a deslocação dos docente e estudantes entre a Universidade de Aveiro e os seus locais de estágio clínico

• Apoiar na realização do transporte dos estudantes até aos Centros de Saúde do Município de Aveiro;

• Desenvolvimento de ações específicas nos seus eventos culturais e de outra natureza, que promovam uma formação cívica integral e uma integração cuidada na Cidade, no Município e na Região de Aveiro.
O Protocolo de Cooperação tem a duração de 10 anos, sendo automaticamente renovado por iguais períodos.

4. Apoios e complementos educativos para o ano letivo 2024/2025
A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito das suas competências em matéria de Educação, disponibiliza um conjunto de Apoios e Complementos Educativos destinados à Comunidade Educativa, nomeadamente ao nível da Ação Social Escolar, Refeitórios Escolares, Transportes, Medidas de Escola e Tempo Inteiro e Programa de Leite Escolar.
Neste âmbito o Executivo Municipal deliberou aprovar as orientações para o conjunto de Apoios e Complementos Educativos destinados às Crianças de Educação Pré-Escolar e aos Alunos do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos) e Ensino Secundário e Profissional para o ano letivo 2024/2025, dando seguimento ao trabalho que tem vindo a realizar com a Comunidade Educativa com assinalável sucesso.

5.Prestação de Serviços para Dinamização das Atividades de Animação e Apoio à Família para os anos letivos de 2024/2025 e 2025/2026
O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do procedimento, pelo valor base de 2.318.481,12€, para a Prestação de Serviços para Dinamização das Atividades de Animação e Apoio à Família para os anos letivos de 2024/2025 e 2025/2026.
No âmbito das suas competências em matéria de Educação, a CMA tem adotado medidas para a criação das condições necessárias ao desenvolvimento das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), destinadas principalmente às crianças cujos agregados familiares não tem possibilidades de acompanharem. Entre as várias atividades que se irão desenrolar, destaque para as atividades associadas às artes, expressões e ateliers, promotoras de uma componente prática que estimulem a liberdade e a autonomia, a fim de garantir qualidade no tempo de animação socioeducativa.

6. Requalificação da Escada e Terraços junto ao Edifico ATLAS – Café Ria
O Executivo Municipal deliberou aprovar a celebração de acordo com o arrendatário do Café Ria, tendo em vista a empreitada prevista para a requalificação da Escada e Terraços junto ao Edifício ATLAS. A execução desta obra, para garantia da segurança das pessoas, impõe a delimitação de um perímetro de segurança o que obriga à suspensão da atividade do Café Ria.
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) desenvolveu contactos e diligências junto dos arrendatários, tendo chegado a um acordo para a desocupação temporária do espaço, pelo período de tempo necessário à realização das obras.
Esta situação, justificada pela necessidade reconhecida da realização dessas prementes obras, suspende a execução do contrato de arrendamento, mediante o pagamento pela CMA de uma verba para apoiar os custos da desativação temporária do Café Ria.
O Executivo Municipal já havia deliberado, em setembro de 2023, adjudicar a empreitada de requalificação da escadaria e terraços junto ao edifício ATLAS à empresa Empribuild, Lda. pelo valor de 635.055,91€.
Considerando o avançado estado de degradação da zona referenciada, provocada essencialmente por falhas na impermeabilização e deficitária capacidade de drenagem pluvial, com consequente insalubridade das lojas existentes abaixo, a CMA avançou para uma importante intervenção de requalificação deste espaço público da Cidade, na qual será demolida a laje atual e construída uma nova laje de cobertura/terraço com reforço da impermeabilização e da solução estrutural.

7. Protocolo com a Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto para a gestão do Apoio de Praia
O Executivo Municipal deliberou celebrar um novo protocolo com a Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto para a gestão do Apoio de Praia na época balnear de 2024, sem qualquer encargo para a Câmara Municipal de Aveiro, tal como tem acontecido nos últimos anos, com um balanço positivo.

8. Resolução do Contrato – Requalificação e Ampliação da Escola do Solposto
O Executivo Municipal tomou a decisão final de avançar com a rescisão do contrato com a empresa PEMI – Engenharia e Construção Lda., responsável pela obra de requalificação e ampliação da Escola Básica do Solposto, em Santa Joana, em curso desde julho de 2022.
Em causa, o facto da empresa ter sido declarada judicialmente como insolvente, a 13 de março de 2024, a que acrescem os sucessivos e recorrentes incumprimentos da PEMI na execução dos planos de trabalho previstos. Recentemente a empresa solicitou à Câmara Municipal de Aveiro (CMA) um novo adiamento do prazo de conclusão da obra, sem nunca ter apresentado o respetivo planeamento, o que impediu a sua validação.
Considerando a importância de concluir a requalificação e ampliação da EB do Solposto com o devido rigor e qualidade, decidiu a CMA avançar com a resolução unilateral do contrato, avançando proximamente para um novo concurso público, tendo em vista a conclusão da obra, tão importante para a Comunidade Educativa local.

9. Atribuição de apoios de subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes
O Executivo Municipal deliberou autorizar a ratificação dos apoios atribuídos no âmbito dos subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes no âmbito do processo de transferência de competências no domínio da ação social, referentes ao mês de abril de 2024.
A Ação Social é uma área à qual a CMA tem dado prioridade de trabalho ao longo deste tempo, em equipa com as Direções das IPSS e em estreita ligação ao Instituto da Segurança Social, permitindo que todas as situações sejam resolvidas com maior rigor e celeridade e, dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade e o funcionamento do sistema de Ação Social ao nível do Município de Aveiro.

10. Atribuição de apoio no âmbito do Fundo de Apoio a Famílias
O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais três famílias residente em Aveiro, correspondendo a mais sete Cidadãos ajudados, no valor global de 2.240,00€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.
Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2024 uma verba total orçamentada de 150.000€.

11. Contratos de comodato entre o Município de Aveiro e seis associações respeitantes à cedência de antigos edifícios escolares
O Executivo Municipal aprovou / ratificou a celebração de contratos de comodato entre a Câmara Municipal de Aveiro e seis associações respeitantes à cedência de antigos edifícios escolares, tal como comunicado no passado dia 07 de maio, no âmbito das diversas ações que a CMA levou a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal.
Foram entregues cinco antigos edifícios de educação infantil e primária a Associações juvenis, desportivas e culturais de Nossa Senhora de Fátima, Requeixo e Nariz.
Assim, a antiga Escola Primária de Mamodeiro foi entregue ao recém-criado Agrupamento de Escuteiros de Nossa Senhora de Fátima; a antiga Escola Primária da Póvoa passou para a gestão da Associação Recreativa e Cultura da Barroca; o antigo Jardim de Infância da Póvoa foi cedido à Associação Póvoa Com-Vida; a antiga Escola Primária de Requeixo passará a ter gestão da Junta de Freguesia local e da associação Agarrados ao BTT Clube (que aguarda apenas a deliberação da Assembleia Municipal de Aveiro, em junho próximo), enquanto que a antiga Escola Primária de Nariz fica sob a responsabilidade da Associação Desportiva de Nariz.
Foi ainda aprovado o contrato com o Centro Atlético Póvoa Pacense e o Instituto para o Desenvolvimento e Estudos de Cacia, respeitante ao edifício da Escola EB1 de Cacia.
Todos estes edifícios estão globalmente em muito bom estado, sendo que tudo o que sejam necessidades estruturais na manutenção dos edifícios, será a CMA a assumir a sua resolução. No que respeita às pequenas obras e ações menores, serão avaliadas e financiadas, por via das tradicionais candidaturas das Associações ao Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA).

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Barcelos | Cerimónia de Entrega de Cartas de Curso do IPCA

 No próximo sábado, dia 18 de maio, o Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai proceder à tradicional Cerimónia de Entrega de Cartas de Curso, pelas 17h00, no Campus, em Barcelos.

Sendo sempre um momento marcante para a maioria dos estudantes que terminaram a sua formação superior, bem como para as respetivas famílias, a entrega das Cartas de Curso irá envolver os diplomados nos graus de Mestrado, Licenciatura e, também, os titulares de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).
A abertura da cerimónia conta com uma atuação musical a cargo do grupo Cooltrane, seguindo-se as intervenções da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, o Vereador da Câmara Municipal de Barcelos, Carlos Eduardo Reis, e o Presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), João Salazar. No final, a Tuna Académica do IPCA encerra o evento.
Barcelos, 16  de maio de 2024
 
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Cantanhede | Em cena estiveram os contos “O príncipe nabo” e “Os Piratas”. Companhia Profissional de Teatro Educa representa em Cantanhede

 
Cerca de 150 alunos estiveram na passada terça-feira, 14 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, para assistir às representações teatrais dos contos “O príncipe nabo”, de Ilse Losa, e “Os Piratas”, de Manuel António Pina.
Integradas no Plano Anual de Atividades da Rede de Biblioteca de Cantanhede, para o ano letivo 2023-2024, a iniciativa teve a organização a cargo do Município de Cantanhede, através da sua Biblioteca Municipal, em parceria com os professores bibliotecários dos agrupamentos de escolas Gândara-Mar e Lima-de-Faria, do concelho de Cantanhede. As encenações das obras estiveram a cargo da Companhia Profissional de Teatro Educa.
A representação do conto “O príncipe nabo”, de Ilse Losa, uma das obras recomendadas para o 5.º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, decorreu durante o período da manhã, e teve na assistência 80 alunos das turmas dos agrupamentos de Escolas das Escolas Gândara-Mar e Lima-de-Faria, e da EB 2, 3 Carlos de Oliveira, de Febres.
Na sessão da tarde foi representado o texto de teatro “Os piratas”, de Manuel António Pina, uma das obras que integram as Metas Curriculares, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Literária do 6.º ano de escolaridade e à qual assistiram cerca de 70 alunos dos agrupamentos de escolas Gândara-Mar e Lima-de-Faria, e EB 2,3 Carlos de Oliveira. O transporte dos alunos esteve a cargo do Município de Cantanhede.
A Companhia Profissional de Teatro Educa nasceu no ano letivo 2009-2010 em Lisboa. Fez a sua estreia no auditório Carlos Paredes, com o espetáculo “25 de Abril – História de uma Revolução”. Desde esse ano o grupo tem percorrido o país, de norte a sul, representado, entre outras, várias peças teatrais de obras pedagógicas destinadas a alunos dos vários ciclos do ensino.