terça-feira, 5 de novembro de 2024

Roteiro promove boas práticas de Economia Circular na Região de Aveiro


No âmbito do Roteiro da Economia Circular na Região Centro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro) promove amanhã, dia 6 de novembro, pelas 14.30h, em Vagos, uma visita à Mistolin, S.A.; MPlastic, Lda. e EcoXperience, Lda. (Rua da Zona Industrial de Vagos, Lote 58, Vagos).

Estas três empresas subscreveram, em 2023, o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, tendo assumido compromissos relevantes nesta matéria. A EcoXperience comprometeu-se com ações que visam a valorização de óleo alimentar usado para transformação em detergentes de baixo impacto ambiental e, ainda, com a recolha, higienização e recolocação de embalagens no mercado. A Mistolin e a MPlastic apostam no consumo de energia elétrica de origens sustentáveis e no uso responsável dos recursos.

Inserido no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro, este Roteiro visa promover boas práticas de economia circular desenvolvidas na região. A edição deste ano abrange um conjunto de oito visitas a entidades que subscreveram, em novembro de 2023, a segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, proporcionando um momento de aprendizagem e partilha em torno das suas principais estratégias, desafios e potencialidades. O roteiro está disponível em https://agendacircular.ccdrc.pt/roteiro/, onde podem ser feitas as inscrições para as visitas.

Da Região de Aveiro participam, nesta segunda edição, 14 entidades, nomeadamente, municípios, associações, entidades do sistema científico e tecnológico e empresas. No seu conjunto, estas entidades assumiram o compromisso de realizar 34 ações de economia circular, que incidem em estratégias de circularidade bastante diversificadas, que vão desde a valorização de subprodutos e resíduos, à desmaterialização, extensão do ciclo de vida de produtos e uso eficiente de recursos.

Entidades da Região de Aveiro subscritoras da segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro
  • ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias das Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins
  • Associação Rota da Bairrada
  • Câmara Municipal de Águeda
  • Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha
  • Câmara Municipal de Sever do Vouga
  • CASA VERA CRUZ - Centro Social Paroquial da Vera Cruz
  • Cluster Habitat Sustentável
  • Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
  • EcoXperience, Lda.
  • IDTOUR-Unique Solutions
  • Mistolin, S.A.
  • MPlastic, Lda.
  • Saint-Gobain Portugal S.A.
  • Universidade de Aveiro

ESPAÇO INTERATIVO “CREACTIVITY” ESTÁ NA MARINHA GRANDE

 Desde segunda-feira e até sexta-feira, dia 8 de novembro de 2024, o concelho da Marinha Grande recebe o espaço interativo Creactivity, da Fundação “La Caixa”, numa parceria com o Município e cuja entrada é livre e gratuita.

O Creactivity é uma das atividades impulsionadas pela EduCaixa e é dirigido a grupos escolares do 1º e 2º ciclo, ensino secundário, associações e famílias. 

O camião "Creactivity" foi visitado esta terça-feira, 5 novembro, pela vereadora da educação, Ana Alves, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Cesário Silva, que enalteceram este projeto que fomenta a investigação, descoberta e desafia os jovens a encontrar soluções criativas.
Nos próximos dias, o espaço itinerante Creactivity estará nos seguintes locais:

Dias 6 e 7 de novembro: Rua Salvaterra de Magos
(junto ao Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente)
Das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30

Dia 8 de novembro: Rua José Moreira - Vieira de Leiria
(junto Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria)
Das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

INSCRIÇÕES PARA ESTABELECIMENTOS ADERENTES À CAMPANHA MARINHA NATAL

 A campanha "Marinha Natal 2024”, que pretende incentivar o consumo no comércio tradicional, vai decorrer de 18 de novembro a 31 de dezembro, estando aberto o período de inscrição dos comerciantes interessados em aderir à iniciativa.
Na passada segunda-feira, 4 de novembro, no Auditório da Resinagem, foi realizada uma sessão de esclarecimento sobre o projeto, direcionada aos lojistas, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; e do presidente da Associação de Comércio e Indústria da Marinha Grande (ACIMG), Eduardo Carvalho.
Na ocasião, o presidente da Câmara destacou “a importância de iniciativas como esta para a revitalização económica do concelho, daí que o Município se tenha associado à ACIMG para criar condições para que os nossos comerciantes possam prosperar, potenciando uma época de grande movimento”.
O representante da ACIMG apelou à “adesão dos comerciantes do concelho, para que juntos possamos fazer desta quadra uma época em que consigam incrementar os seus negócios”.

A campanha concretiza-se com o sorteio de 300 cupões de 100 euros cada, para serem descontados nos estabelecimentos aderentes. A edição de 2024 prevê uma inovação, que demonstra uma preocupação ambiental, como mas também incentiva comerciantes marinhenses para uma transição digital, uma vez que os cupões serão digitais.

Por cada 10€ (dez euros) em compras nos estabelecimentos aderentes, o cliente tem direito a 1 (um) registo no formulário digital. Serão realizados três sorteios públicos nos dias 6/12/2024, 18/12/2024 e 06/01/2025, no auditório do Edifício da Resinagem.

Em 2023, aderiram a esta iniciativa cerca de uma centena de comerciantes, número que se estima vir a aumentar este ano. 

Os estabelecimentos que queiram aderir não têm qualquer custo, devendo e efetuar a respetiva inscrição no endereço https://www.acimg.pt/natal2024 

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Investimento ascende os 156 mil euros. Município de Cantanhede requalifica Largo de Portunhos

 
A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou, no dia 30 de outubro, o auto de consignação que marca o início da obra de intervenção no largo central de Portunhos, denominado o Largo da Ponte, na freguesia de Portunhos e Outil.
O documento foi assinado no local pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, num encontro em que esteve também presente o presidente da Junta de Freguesia de Portunhos e Outil, Vítor Folgado, membros da Assembleia de Freguesia, o vereador, Sérgio Negrão e o presidente do Conselho de Administração da Fundação Ferreira Freire, Alberto Barreto.
Adjudicada por cerca de 156.622 euros, a empreitada tem um prazo de execução de 180 dias seguidos.    
Segundo a presidente da Câmara Municipal, este local “apresenta necessidade de requalificação já há algum tempo. Aquilo que se pretende é unicamente valorizar e dignificar o espaço sem desvirtuar as características e ambiência existentes”.
As ações incluem a organização dos acessos viários e pedonais para facilitar a circulação, o reordenamento e ampliação das áreas de estacionamento a pensar não só nos dias festivos, mas também para dar apoio à Fundação Ferreira Freire, que tem valências de lar e Centro de Dia.
Está prevista a preservação dos espaços verdes, tanto existentes quanto a criar, a criação de uma pérgula, instalação de mobiliário urbano, assim como iluminação adequada para valorizar o ambiente e melhorar a segurança.
A área envolvente à vala que atravessa o largo também será reabilitada, incluindo a ponte que liga as margens a nascente e a poente, promovendo a unidade e a valorização deste local.
A requalificação prevê a melhoria da ponte existente para trânsito automóvel, através da substituição do pavimento e a criação de uma ponte para passagem pedonal.
A realização desta obra é de grande importância para a comunidade local, especialmente devido à sua proximidade com o lar e Centro de Dia da Fundação Ferreira Freire, espaços que acolhem muitos dos idosos da região. Esta empreitada contribuirá significativamente para o bem-estar e a qualidade de vida destas pessoas. Além disso, esta reabilitação vai fortalecer os laços comunitários, promovendo a convivência da população local”, reafirmou Helena Teodósio.

Aveiro | Ilustradora Fatinha Ramos regressa a ‘casa’ com exposição exclusiva para a Capital Portuguesa da Cultura

 Artista aveirense premiada internacionalmente
Ilustradora Fatinha Ramos regressa a ‘casa’ com exposição exclusiva para a Capital Portuguesa da Cultura
A tela que revestiu a Câmara Municipal de Antuérpia – que é Património Mundial da UNESCO – e as ilustrações que integraram o livro infantil do MoMA, de Nova Iorque, são algumas das cerca de cem obras em exibição. A entrada é gratuita.
Aveiro, 4 de novembro de 2024 – Fatinha Ramos, a artista aveirense premiada internacionalmente, regressa a Aveiro com uma exposição única para Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, que faz uma retrospetiva da sua carreira e olha para o futuro do seu trabalho artístico. There is a Crack in Everything, That’s How the Light Gets In (Há uma fissura em tudo, mas é por aí que entra a luz, em português) estará patente a partir de 9 de novembro até 26 de janeiro de 2025, no Edifício da Antiga Capitania de Aveiro. A entrada é gratuita.
A inauguração, agendada para o próximo sábado, pelas 16h00, contará com a presença da artista Fatinha Ramos e do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.
A esperança, explorada através da luz, é o tema central desta exibição, em que Fatinha Ramos convida o público para uma experiência sensorial e emocional única. São cerca de cem obras, umas que marcam os últimos sete anos de carreira e outras que refletem as novas técnicas e abordagens desenvolvidas pela ilustradora e que têm como pano de fundo um acidente grave que sofreu quando vivia em Nova Iorque.
Entre os trabalhos em exposição, destacam-se os originais de um dos seus livros mais recentes, assim como uma das telas que revestiu a Câmara Municipal de Antuérpia (Património Mundial da UNESCO) e as ilustrações que integraram o livro infantil criado para o MoMA, The Museum of Modern Art de Nova Iorque – obra que lhe valeu os prémios “Global Illustration Award” e “White Ravens”.
Radicada em Antuérpia há 23 anos, Fatinha Ramos trocou uma carreira consolidada em design e direção artística pelo seu sonho de infância: a ilustração. O seu trabalho distingue-se pela criação de mundos imaginários e um estilo marcado por texturas e paletas de cores vivas. Este universo criativo já faz parte da identidade cultural de Aveiro, visível, por exemplo, no emblemático mural Reflexos.
A artista conquistou o reconhecimento mundial, sendo premiada por centros prestigiados como Communication Arts, Society of Illustrators NY, American Illustration Awards e Cannes Lions International Festival of Creativity.

Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024:

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Fátima. Sucesso prolonga exposição sobre o Caminho de Santiago


A exposição "Não passes pelo Caminho... deixa antes que o Caminho passe por ti", patente no posto de turismo de Fátima, no concelho de Ourém, foi prolongada “devido ao sucesso alcançado, traduzido num número significativo de comentários positivos” de turistas e peregrinos dos Caminhos de Santiago e de Fátima.
Os visitantes têm agora até ao dia 30 de novembro para apreciar fotografias dos diversos percursos de Santiago e do património que atravessam, assim como objetos relacionados com a peregrinação jacobeia, imagens, símbolos e estatuetas de Santiago. A mostra inclui também histórias ilustradas de peregrinos, recordações, peças de artesanato e o pote da tradicional queimada galega.
A exposição resulta de uma parceria entre a Associação Espaço Jacobeus (AEJ), o Turismo Centro de Portugal e o Município de Ourém, e é composta por peças que fazem parte do espólio da associação ou foram cedidas por peregrinos para esta iniciativa.
Até ao momento foi vista por turistas e peregrinos de países como o Brasil, Colômbia, Chile, EUA, França, Bélgica, Líbano, Ucrânia, Alemanha, Polónia, Canadá, Espanha, Itália, Coreia do Sul ou Suíça; além, naturalmente, de muitos portugueses.
Segundo a delegada da AEJ em Fátima, Carina Frazão, a exposição foi concebida para incentivar os visitantes a seguirem “as famosas setas amarelas, como se fossem peregrinos”, e também para exibir objetos tradicionalmente usados por eles, como o cajado, a cabaça, a mochila e a credencial.
Para o presidente da AEJ, António Devesa, “esta exposição é um convite a quem visita o posto de turismo para começar a preparação do Caminho de Santiago”. “Quem começa a ler os testemunhos, ver as fotografias e observar o património exposto poderá compreender melhor o que representa o Caminho e avaliar se se adequa aos seus desejos”, salienta.
O diretor do Núcleo de Informação Turística (NIT) do Turismo Centro de Portugal, Carlos Figueiredo, considera “a mostra fantástica, que precisa de ser divulgada e servir como um ponto de aproximação entre as pessoas e de partilha de conhecimento”.
Por seu lado, a vice-presidente do Município de Ourém, Isabel Costa, destaca a importância da exposição para promover o Caminho de Santiago, uma vez que “muitas vezes, a ideia de que as pessoas já sabem o que é não corresponde à realidade”.

“Não passes pelo Caminho... deixa antes que o Caminho passe por ti” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

A Associação Espaço Jacobeus – Confraria de São Tiago, fundada em 2004, conta com 800 associados. É uma organização católica sediada em Braga, que “preserva, na sua essência, o espírito ecuménico de acolhimento a pessoas de todas as raças e credos, congregando nas suas atividades indivíduos de diferentes fés e convicções humanísticas”.

Em 2006, foi oficialmente reconhecida pela Arquidiocese de Braga e agregada à Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, com sede em Santiago de Compostela.

*Presidente da AEJ: António Devesa
Delegada AEJ em Fátima: Carina Frazão


Serviço de transporte flexível da CIM Viseu Dão Lafões distinguido pela segunda vez com selo de boas práticas da União Europeia


Serviço ‘IR e VIR’ reconhecido entre 249 candidaturas a boas práticas de mobilidade europeia. Projeto vai ser dado a conhecer em encontro na Polónia.

O serviço de transporte flexível “IR e VIR”, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, foi recentemente distinguido com o selo de Boas Práticas pelo Comité de Acompanhamento do programa europeu URBACT IV. Este programa tem como âmbito a constituição de redes de cidades, unidas na procura de soluções comuns para a resposta aos desafios urbanos contemporâneos.
O Comité de Monitorização do URBACT decidiu distinguir 116 boas práticas na área da mobilidade, entre um total de 249 submetidas para apreciação. As boas práticas eleitas foram consideradas eficazes, participativas, relevantes e facilmente transferíveis para outras cidades ou regiões da Europa.

Este é o segundo reconhecimento do “IR e VIR” com o selo de boas práticas de mobilidade, depois de o mesmo ter acontecido, em setembro, por parte de outro programa europeu – INTERREG Europe –, o que reforça a importância do serviço para a região, especialmente em áreas de menor cobertura de transporte público.

A flexibilidade e a acessibilidade do “IR e VIR” permitem que os habitantes da região Viseu Dão Lafões possam deslocar-se de táxi, com conforto e ao custo de um bilhete de autocarro, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de serviço público de transporte de passageiros. Este modelo inclusivo tem beneficiado, sobretudo, a população de zonas remotas, contando já com mais de 30 mil utilizadores e quase 100 táxis envolvidos.

As boas práticas agora reconhecidas, incluindo o “IR e VIR”, terão um papel de destaque no URBACT City Festival 2025, evento que decorrerá em abril, em Wroclaw, Polónia. Este encontro será uma oportunidade para dar a conhecer publicamente as soluções distinguidas, que poderão inspirar outras cidades e regiões europeias a replicarem-nas nos seus territórios.

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, “este segundo reconhecimento europeu, em poucas semanas, comprova de forma evidente a importância do ‘IR e VIR’ na promoção da coesão social e territorial. Com este serviço, fica demonstrado que, com o esforço conjunto de vários parceiros, é possível criar soluções inclusivas e eficientes de mobilidade, essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida das nossas populações”. “Vamos ter a oportunidade de dar a conhecer o ‘IR e VIR’ a toda a Europa, em abril, e estou certo de que a nossa experiência será aproveitada por outras cidades e regiões”, acrescenta.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa


Universidade Sénior de Alvaiázere Inicia o Ano Letivo com Oferta Formativa Ampliada e Inovadora


O Município de Alvaiázere deu ontem início ao novo ano letivo da Universidade Sénior com grande sucesso, numa sessão marcada por uma sala cheia e pelo entusiasmo contagiante dos alunos. Concebida como um espaço de convívio e partilha, a Universidade Sénior oferece aos munícipes com mais de 50 anos uma oportunidade única de explorar temas variados, sem a formalidade das disciplinas tradicionais, promovendo o conhecimento de forma leve e prazerosa. Esta iniciativa visa promover um estilo de vida ativo, enriquecedor e socialmente integrado para a população sénior do concelho.
Com o objetivo de incentivar a partilha e o bem-estar da camada sénior, a oferta formativa para o ano letivo 2024/2025 foi ampliada e renovada, incluindo temas inovadores e diversificados. Os participantes poderão envolver-se em módulos que abrangem desde Literacia Financeira e Literacia Digital, indispensáveis para a autonomia pessoal, até temas de Filosofia e Psicologia, que promovem a reflexão e a compreensão de si mesmos e do mundo que os rodeia. Além disso, o módulo de Multiculturalidade: Português, Francês, Inglês e Espanhol, proporciona aos alunos a oportunidade de explorar novas línguas e culturas.

Já nas áreas de Artes Decorativas e Oficinas Criativas, os participantes têm a possibilidade de expressar a sua criatividade. Em parceria com a ETP Sicó - Polo de Alvaiázere, foram incluídos ainda os módulos Sabores da Minha Terra, Saúde, Estética e Bem-Estar, que surgem também como uma grande novidade deste ano. Entre outros temas o programa inclui ainda módulos como, Educação Física e Hidroginástica, que incentivam a atividade física; Encontro com a Palavra, Música, Saberes Cruzados e Mente Ativa, promovendo o conhecimento multidisciplinar e estimulando o raciocínio ativo.

As inscrições para a Universidade Sénior de Alvaiázere, que funciona na Biblioteca Municipal, estão abertas, e o Município convida todos os maiores de 50 anos a inscreverem-se e a integrarem esta comunidade dinâmica. Esta iniciativa representa um compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população sénior, proporcionando-lhes uma plataforma para explorar novas áreas do saber e fortalecer laços de amizade e convívio, enquanto mantêm um estilo de vida ativo.

Para mais informações, os interessados podem contactar a Biblioteca Municipal de Alvaiázere presencialmente ou através do telefone 236 650 700 ou pelo e-mail biblioteca.municipal@cm-alvaiazere.pt.

*Gabinete de Apoio à Presidência

Estudo realizado no âmbito de protocolo com a Universidade de Coimbra. Município de Cantanhede reforça aposta na conservação da Natureza


A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, reuniu com investigadores da Universidade de Coimbra para analisar os resultados do trabalho de mestrado de Inês Fura, cuja investigação decorreu no concelho de Cantanhede com apoio dos técnicos do Gabinete Técnico Florestal da autarquia.
Intitulado “Um modelo para a conservação: riachos e lagoas de Febres e Covões”, o estudo foi realizado no âmbito de um protocolo celebrado entre a Universidade de Coimbra e o Município de Cantanhede, tendo como objetivo a identificação dos recursos naturais daquela zona do concelho, processo que produziu resultados da maior relevância para a preservação da biodiversidade.
Estes resultados vão contribuir para a resposta necessária do Estado português à Estratégia de Biodiversidade da EU para 2030, nomeadamente no que diz respeito à meta de proteger legalmente o mínimo de 30% do território terrestre, fornecendo ainda informação relevante para o Cadastro Nacional de Valores Naturais Classificados, principalmente no que diz respeito à designação de novas áreas de conservação.

Este estudo decorreu entre 2023 e 2024, incidindo no conhecimento da flora local existente numa área perto da localidade de Covões, com especial foco em duas espécies de flora ameaçadas, tendo sido realizado o seu estudo demográfico e o levantamento das suas comunidades vegetais. A tese resultante enquadra ainda uma Ficha de Sítio da área a proteger (Cabeceira do Boco).

O Município de Cantanhede, no âmbito da sua aposta na conservação do património natural, à luz dos princípios da sustentabilidade ambiental que tem vindo a promover a diversos níveis, tem demonstrado o maior interesse em aprofundar investigações deste género, no sentido de melhorar o conhecimento existente sobre esta temática, o que poderá eventualmente culminar na criação de uma Reserva Natural de Âmbito Local.

Entretanto, está a proceder à definição de estratégias de conservação de espécies de flora e fauna de importância comunitária que já foram identificadas no concelho.


REABILITAÇÃO DE RUAS NA MARINHA GRANDE

O Município da Marinha Grande está a reabilitar diversas ruas, de modo a melhorar as condições de circulação viária, através de um investimento superior a 250 mil euros.

Os trabalhos estão a decorrer no âmbito de uma empreitada que foi adjudicada por 245.521,25€, acrescidos de IVA.
Estão a ser reabilitados pavimentos nos seguintes locais:
-Rua da Cova da Eira;
-Ruas das Papoilas;
-Rua Ilha da Madeira;
-Rua Cravos de Abril;
-Rua Guilherme Pereira Roldão;
-Parque Municipal de Exposições (traseiras dos pavilhões); 
-Avenida da Liberdade;
-Beco da Liberdade;
-Rua Manuel Ferreira;
-Rua dos Franceses;
Rua do Alecrim.

Os principais trabalhos são: remoção de lancis e calçadas; fresagem e remoção de pavimentos betuminosos; abertura de caixa; fornecimento e aplicação de camada de regularização em mistura betuminosa densa e camada de desgaste em betuminoso; colocação de lancil de calcário; aplicação de calçada; execução de elementos de drenagem pluvial; sinalização horizontal; e trabalhos diversos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

EDIA lançou o concurso público para construção do Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz


O concurso público para a construção do Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz foi publicado no dia 30 de outubro no Diário da República. O concurso desta obra integrada no Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz foi lançado pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva e representa um investimento de 32,85 milhões de euros.
O bloco de rega terá uma área de 4.786 hectares e a empreitada com um prazo de execução de 18 meses vai decorrer nos concelhos de Reguengos de Monsaraz e de Évora. As empresas que pretendam concorrer à obra terão de apresentar as propostas até ao dia 19 de dezembro.
Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “o setor agrícola é fundamental para a economia do concelho, devendo ser sempre defendido e valorizado, pelo que o anúncio do concurso público para a construção do bloco de rega demonstra que a luta que travámos durante três anos para que a obra avançasse atingiu o seu objetivo”. A autarca explica que “unimos os agricultores para a criação de um grupo de pressão e durante este período foram pedidas audiências aos vários ministros com a pasta da Agricultura, até que este governo assumiu o compromisso e teve a vontade política para lançar o concurso do único bloco de rega que não estava contemplado nas empreitadas do Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e que não tinha o financiamento assegurado”.
Marta Prates recorda a visita que o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, efetuou no dia 27 de agosto a Reguengos de Monsaraz, pois “foi nesse dia que tive a certeza que o Bloco de Rega de Reguengos ia avançar, durante uma reunião na autarquia, quando ouvi a garantia do governo para fazer a obra e que o perímetro de rega poderá estar disponível em 2026 para que os agricultores possam regar as suas culturas”. O concelho tem a sua base económica na agricultura, maioritariamente na vitivinicultura, com centenas de pequenos agricultores e 14 produtores de vinho na sub-região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz, que produzem anualmente milhões de litros de vinho.
*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

ASSSCC NO TORNEIO DE MEIO FUNDO DA ANC

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou no passado dia 03 de novembro na edição de 2024 do Torneio de Meio Fundo promovido e organizado pela Associação de Natação de Coimbra.

A competição decorreu nas piscinas municipais Rui Abreu, na Pedrulha na cidade de Coimbra e contou com a presença de 113 atletas em representação de 7 clubes.
Apesar da competição ter decorrido algumas horas após a participação da grande maioria dos atletas, (14 em 22) na Fase de Qualificação do Campeonato Nacional de Clubes da 3ª divisão, as prestações apresentadas pelos jovens atletas da coletividade de Cantanhede foram bastante positivas.



SOCIEDADE COLUMBÓFILA E O RESTAURANTE SUSHI PARA TI! RUBRICARAM ACORDO DE PATROCINIO PARA EQUIPA SUB 16 MASCULINA DE BASQUETEBOL


David e Marina Neto, administradores do Restaurante Sushi Para Ti! e Lurdes Silva da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na presença de Dora Neto e Rute Silva da Secção de Basquetebol, rubricaram ao final da tarde, do passado dia 04 de novembro de 2024, na sede social daquela Associação, o protocolo de patrocínio desportivo, que irá vigorar nesta época desportiva.
Com a concretização desta parceria, a equipa Sub 16 masculina, que está a disputar nesta época desportiva, o Campeonato e provas distritais promovidas e organizadas pela Associação de Basquetebol de Coimbra, vai ter o apoio desta empresa.

No momento da assinatura deste documento que irá orientar esta parceria, o Chef David Neto, congratulou-se com a ligação da empresa à Sociedade Columbófila, através da sponsorização da sua equipa Sub 16 masculina, expressando os seus votos para que a participação nas provas desportivas, sejam um êxito.

Lurdes Silva, aproveitou o momento, para expressar o seu grato reconhecimento pelo apoio do Restaurante Sushi Para Ti! e sobretudo pela confiança depositada no projecto apresentado pela Secção de Basquetebol.

Este acordo contemplará ainda, a associação da imagem da empresa às plataformas digitais e redes sociais utilizadas pela Secção de Basquetebol e pela Associação, a colocação de suporte de comunicação estático no recinto desportivo, onde se irão disputar os jogos em que participa a equipa, na qualidade de visitada, entre outros.

Desde a sua abertura em 2014, na rua D. Afonso Henriques, na cidade de Cantanhede, o Restaurante Sushi Para Ti!, oferece o melhor da culinária tradicional japonesa, confecionando diariamente a partir das melhores matérias primas, com os produtos mais frescos e sazonais e com a garantia e formação do chef David Neto, certificado internacionalmente pela All Japan Sushi Association e a World Sushi Skills Institute.

No final, o chef David Neto e sua esposa, manifestaram a Lurdes Silva, Dora Neto e Rute Silva, a disponibilidade da empresa, para tornar mais duradoura esta parceria, com a realização de outras ações que venham a possibilitar o incremento da prática desportiva, de forma sustentada e saudável.