segunda-feira, 5 de agosto de 2024

30ª edição CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, 10 a 18 de Outubro: Seleção Oficial

 O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, um dos festivais mais importantes de cinema ambiental da Europa, celebra a sua 30.ª edição em 2024, de 10 a 18 de outubro, na cidade de Seia, no sopé da mais alta montanha de Portugal continental.
 
Fundado por um grupo de senenses apaixonados pelo cinema e pela serra da Estrela, em 1995, o CineEco foi pioneiro na sensibilização para as questões ambientais. Passados 29 anos, o festival, que anualmente se realiza em outubro, mantém a sua identidade genuína, agora com maior reconhecimento e projeção internacional, no centro da mudança de comportamentos, incentivando a reflexão e a ação em prol do ambiente.
 
É um festival feito pelas pessoas que o criaram e o mantêm vivo, refletindo a essência de uma comunidade singular. E a 30.ª edição será uma homenagem às pessoas de Seia e à sua ligação especial à natureza, destacada pela organização na comunicação do festival, onde são apresentados 30 rostos locais para representar essa comunhão.
 
Este ano, o festival apresenta 64 obras cinematográficas de 27 países, selecionadas entre cerca de 1500 filmes submetidos à competição. A 30.ª edição do CineEco exibe uma seleção oficial de longas, médias e curtas-metragens internacionais e em língua portuguesa, oferecendo novas perspetivas e narrativas sobre os desafios enfrentados pelo planeta, habitats e espécies.
Os temas abordados incluem a tecnologia e o saber ancestral, as comunidades indígenas e a sua luta contra ameaças privadas – com ênfase nos rios –, o estatuto jurídico de entidades naturais, os problemas ecológicos de grandes centros urbanos, a resistência de agricultores e ativistas em defesa da terra, a agricultura regenerativa, a caça, e a atenção às espécies selvagens, com destaque para o lobo, a baleia e o leopardo-das-neves.
 
A seleção internacional, composta por 36 filmes em competição, é um mosaico rico e diversificado do mundo contemporâneo, através de filmes que representam os cinco continentes, retratando problemas em geografias como o Alasca, Nova Zelândia, México, Estados Unidos e vários países europeus.
 
Nas longas internacionais, é de realçar XUE BAO (Snow Leopard), o filme póstumo de Pema Tseden (China), considerado o fundador do cinema tibetano. O filme, que será uma estreia em Portugal, explora a relação simbiótica entre humanos e animais, através da interação entre um jovem monge tibetano e um leopardo num vilarejo montanhoso.
Snow Leopard integrou a seleção oficial da secção Orizzonti do Festival de Veneza 2023, foi vencedor do prémio de melhor filme no Festival de Tóquio 2023 e de melhor argumento e fotografia no Asian Film Awards 2024.
 
Outro filme em destaque é FAUNAde Pau Faus (Espanha). Esta obra cinematográfica, seleção oficial do festival Visions du Réel 2023 e premiada nos festivais de Toulouse e Guadalajara 2023, oferece uma observação de dois mundos opostos numa floresta nos arredores de Barcelona. Aqui, um velho pastor e o seu rebanho vivem ao lado de um laboratório de alta tecnologia para experimentação animal.
 
Nesta competição também sobressai AMONG THE WOLVES, de Tanguy Dumortier e Olivier Larrey (França), que mostra uma alcateia de lobos selvagens observada por um pintor e um fotógrafo na terra de ninguém entre a Finlândia e a Rússia.
 
O melhor documentário do Festival de Sarajevo 2023 - BOTTLEMEN, de Nemanja Vojinović (Sérvia), também integra a seleção oficial. O documentário leva-nos até Vinča, nos arredores de Belgrado, transformada num dos maiores aterros sanitários da Europa. Aqui, uma comunidade surpreendente recolhe garrafas de plástico.
 
GERLACH, de Aliona van der Horst e Luuk Bouwman (Países Baixos), premiado como melhor documentário holandês no International Documentary Film Festival Amsterdam (IDFA) 2023, apresenta Gerlach van Beinum, um dos últimos agricultores tradicionais nos arredores de Amesterdão, cercado pela modernidade.
 
Outros protagonistas do festival são: LA GARDE BLANCHE, de Julien Elie (Canadá), que retrata a vigia a uma paisagem fragmentada por vedações de arame farpado no México, país com o maior número de defensores da terra assassinados; I AM THE RIVER, THE RIVER IS ME, de Petr Lom (Países Baixos, Noruega, Nova Zelândia), onde o líder tribal Māori, Ned Tapa embarca numa viagem de canoa por Whanganui, o primeiro rio a ser reconhecido como pessoa coletiva; e, noutra latitude, ONE WITH THE WHALE, de Peter Chelkowski e Jim Wickens (EUA e Reino Unido), com um adolescente numa pequena ilha do Alasca a torna-se o mais jovem da aldeia a arpoar uma baleia.
 
A seleção inclui ainda COMMON GROUND, de Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell (EUA). O filme, premiado no Festival de Tribeca 2023, conta a história dos pioneiros da agricultura regenerativa, com participações de Jason Momoa, Laura Dern, Rosario Dawson, Donald Glover, Woody Harrelson e Ian Somerhalder.
 
Na seleção de longas-metragens em língua portuguesa, destaca-se a estreia de Margarida Gramaxo com LINDO, que aborda o equilíbrio entre o homem e a natureza na ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe.
MELHOR DOS MUNDOS é a longa de ficção mais recente de Rita Nunes e explora uma narrativa bastante contemporânea, a probabilidade muito elevada de, à semelhança de 1755, um grande terramoto atingir Lisboa.
SEM CORAÇÃO, de Nara Normande e Tião, retrata o verão de 1996 na costa nordeste do Brasil, onde Tamara prepara-se para deixar a vila piscatória para estudar em Brasília. O filme integrou a seleção oficial da secção Orizzonti no Festival de Veneza 2023 e obteve o prémio de melhor filme brasileiro na Mostra de Cinema de São Paulo 2023.
DE LONGE TODA A SERRA É AZUL, de Neto Borges, acompanha o indigenista Fernando Schiavini em lugares e aldeias indígenas que visitou nos anos 70.
Finalmente, os sons ancestrais da serra da Estrela escutam-se em À PROCURA DA ESTRELA, de Carlos Martínez-Peñalver Mas.
 
Na seleção oficial do CineEco 2024, encontram-se ainda mais filmes premiados e reconhecidos em festivais internacionais. Nas curtas e médias internacionais, destaque para A Menina e o Pote – seleção oficial da Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024. Nas curtas em língua portuguesa sobressaem: PERCEBES, com o Crystal Award de melhor curta no Festival de Animação de Annecy 2024PÁSSARO MEMÓRIA, seleção oficial dos Festivais de Locarno, Toronto, Rio de JaneiroQUANDO A TERRA FOGE e O JARDIM EM MOVIMENTO, seleção oficial da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2024; e por último RINHA, melhor curta-metragem portuguesa no Curtas Vila do Conde 2024.
 
O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela é o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, e um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo que se realiza em Seia, anualmente em outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia. O CineEco oferece ao público em geral um cinema de qualidade e cinematografias pouco conhecidas e alternativas em relação ao mercado tradicional.
 
O formato do certame assenta num conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de 8 dias, com entrada gratuita, prestando um serviço públicoAlém da secção competitiva e vários ciclos de cinema, o festival inclui também diversas atividades paralelas, como conferências, concertos, workshops, exposições, contribuindo para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, valorização do território e enriquecimento do conhecimento ambiental e cinematográfico.
 
Através das experiências multiculturais, o CineEco ajuda a descrever e compor um panorama do pensamento mundial atual sobre estas questões e proporciona aos espetadores momentos de conhecimento e reflexão, com a ambição de gerar comportamentos transformadores e de participação.
 
Para uma maior ligação com a comunidade local e a sua colaboração e envolvimento na promoção e divulgação do festival, o CineEco tem vários “padrinhos e madrinhas”, pessoas da comunidade convidadas em cada edição do festival para “apadrinharem” os filmes que concorrem à Competição de Longas-Metragens Internacionais.
 
Fora das datas do festival, o CineEco realiza ao longo de todo o ano uma vasta rede de extensões por todo o país, dando oportunidade ao público a visualização de filmes desta temática, que é um dos fatores diferenciadores do festival.
 
O CineEco é organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. Conta ainda com a Lipor como patrocinador principal e com o apoio financeiro da DGArtes. A curadoria do CineEco é de Cláudia Marques Santos, Daniel Oliveira e Tiago Fernandes Alves.
 
SELEÇÃO OFICIAL 30.º CINE ECO
 
>> COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS-METRAGENS (> 60′)
INTERNATIONAL FEATURE FILM COMPETITION
> AMONG THE WOLVES, Tanguy Dumortier e Olivier Larrey, França e Bélgica, Documentário,
2023, 81’
> BOTTLEMEN, Nemanja Vojinović, Sérvia, Documentário, 2023, 143’
> COMMON GROUND, Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell, Estados Unidos da América,
Documentário, 2023, 105’
> FAUNA, Pau Faus, Espanha, Documentário, 2023, 74'
> GERLACH, Aliona van der Horst e Luuk Bouwman, Países Baixos, Documentário, 2023, 77’
> I AM THE RIVER, THE RIVER IS ME, Petr Lom, Países Baixos, Noruega e Nova Zelândia,
Documentário, 2024, 89’
> LA GARDE BLANCHE, Julien Elie, Canadá, Documentário, 2023, 109’
> ONE WITH THE WHALE, Peter Chelkowski e Jim Wickens, Estados Unidos da América e Reino
Unido, Documentário, 2023, 90’
> XUE BAO (Snow Leopard), Pema Tseden, China, Ficção, 2023, 109'
 
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS E MÉDIAS-METRAGENS
INTERNATIONAL SHORT AND MEDIUM-LENGTH FILM COMPETITION
> ABBA, Fabiana Lupo, Itália, Ficção-científica, 2023, 15’
> A MENINA E O POTE (The Girl and the Pot), Valentina Homem, Brasil, Animação, 2024, 12’
> A POIL!, Audrey Clemens, França, Documentário, Experimental, 2024, 17’32’’
> AU 8ÈME JOUR (On The 8th Day), Agathe Sénéchal, Alicia Massez, Elise Debruyne, Flavie Carin e Théo Duhautois, França, Animação, 2023, 8’
> BIRD DRONE, Radheya Jegatheva, Austrália, Animação, 2023, 9’
> BIRTH OF LIGHT, Jasmijn Schrofer, Países Baixos, Documentário, 2023, 22’30’’
> BROKEN WINGS, Jorik Dozy e Sil Van Der Woerd, Indonésia, Singapura e Emirados Árabes
Unidos, Documentário, Experimental, 2023, 6’
> CANCER ALLEY, Pamela Falkenberg e Jack Cochran, Estados Unidos da América, Documentário, Experimental, 2023, 8’58’’
> DANS L’OMBRE DE LA CITÉ VERTE (In the Shadows of the Green City), Léo Aguiton, França,
Drama, 2023, 11’53’’
> DEATH OF A MOUNTAIN, Nuno Escudeiro, Portugal e França, Docuficção, 2023, 37’
> DES RIVES (Banks), David Sanchez, Canadá, Documentário, 2023, 26’
> DÍAS DE LLUVIA (Days of Rain), Ainara Lungman, Espanha e Argentina, Ficção, 2024, 15’
> ESCOPETA (Shotgun), Daniel Aarón Hernández Villarreal, México, Ficção, 2023, 16’
> EUROPA (Europe), Ekain Irigoien, Espanha, Ficção, Documentário, Animação, 2023, 8’
> FALLIN’, Carlos Navarro, Espanha, Animação, 2024, 10’
> LOBOS (Wolves), Marina Garcia Andreu, Espanha, Ficção, Documentário, 2023, 30’
> MAGNIFICA: KUTSUMATON VIERAS (Magnifica: Passive Intruder), Ville Koskinen, Finlândia,
Documentário, 2024, 20’
> METSÄN MÄÄRITELMÄ (Definition of forest), Kristiina Koskinen, Finlândia, Documentário,
Experimental, 2024, 13’37’’
> NDOSSI, Kristina Obame, Gabão, Documentário, 2024, 9’37’’
> PRAH. (Dust.), Kaja Rakušček, Eslovénia, Documentário, 2023, 9’26’’
> STRATA INCOGNITA, Romea Muryń, Francisco Lobo, Amaia Sánchez-Velasco e Jorge Valiente
Oriol, Portugal e Espanha, Documentário, Experimental, 2023, 16’
> SUMPAH SERAPAH SAMPAH (Waste Whispers), Achmad Rezi Fahlevie, Indonésia,
Documentário, 2023, 17’4’’
> THE CLOSING OF A REFINERY, Vasco Monteiro, Inglaterra e Portugal, Documentário,
Experimental, 2023, 16’
> THE FIRST, Tiago Iúri, Portugal, Animação, 2024, 4’37’’
> THE KEEP, Federico Conti, Itália, Documentário, 2024, 17’8’’
> THE SOUL OF JASMINE, Marina Garcia Andreu, China e Espanha, Documentário, 2023, 9’
> THE TRUE PRICE OF YOUR COUCH, Machteld Rijnten, Lituânia, Animação, 2023, 2’34’’
> THE WAITING, Voker Schlecht, Alemanha, Animação, 2023, 15’
> TO BIRD OR NOT TO BIRD, Martín Romero, Espanha, Animação, 2023, 9’
 
COMPETIÇÃO DE LONGAS-METRAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA
PORTUGUESE LANGUAGE FEATURE FILM COMPETITION
> À PROCURA DA ESTRELA (A Shepherd's Tale), Carlos Martínez-Peñalver Mas, Portugal,
Documentário, 2023, 77’
> DE LONGE TODA SERRA É AZUL (From Afar Every Mountain Range is Blue), Neto Borges,
Brasil, Documentário, 2023, 85’
> LINDO, Margarida Gramaxo, Portugal, Documentário, 2023, 90'
> O MELHOR DOS MUNDOS, Rita Nunes, Portugal, Ficção, 2024, 74’
> SEM CORAÇÃO, Nara Normande e Tião, Brasil, França e Itália, Ficção, 2023, 93’
 
COMPETIÇÃO DE CURTAS E MÉDIAS-METRAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA
PORTUGUESE LANGUAGE SHORT AND MEDIUM-LENGTH FILM COMPETITION
> AMAR A ILHA (Love the Island), Isabela Alves, Brasil, Documentário, 2023, 5’
> BIG BANG HENDA, Fernanda Polacow, Portugal e Angola, Documentário, 2023, 22’
> CAMORIM, Renan Barbosa Brandão, Brasil, Documentário, 2023, 17’
> ERVILHA, Teresa Mendonça, Portugal, Documentário, 2023, 11’53’’
> LITORAL (Coast), Francisco Dias, Portugal, Ficção, 2023, 13'09''
> MESOKOSMOS (Mesocosms), Welket Bungué, Brasil, Experimental, 2023, 12’
> MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS (Migratory Movements), Rogério Cathalá, Brasil, Ficção, 2024,
14’
> NOCTURNO PARA UMA FLORESTA, Catarina Vasconcelos, Portugal, Ficção, Experimental,
2023, 16’
> NOSSO PANFLETO SERIA ASSIM (Our Flyer Would Look Like This), Leandro Olimpio, Brasil,
Documentário, 2024, 25’
> O AFINADOR DE SILÊNCIOS (The Tuner of Silences), Mário Patrocínio, Portugal, Ficção, 2023,
21’
> O JARDIM EM MOVIMENTO (The Moving Garden), Inês Lima, Portugal, Ficção, Experimental,
2024, 19’
> ONDE SE PLANTA UM LAR (Where a Home Takes Root), Carolina Pinto, Portugal,
Documentário, 2024, 15’39’’
> PÁSSARO MEMÓRIA (A Bird Called Memory), Leonardo Martinelli, Brasil e Reino Unido, Ficção,
2023, 15’
> PERCEBES, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, Portugal e França, Animação, 2024, 11’30’’
> QUANDO A TERRA FOGE (When the land runs away), Frederico Lobo, Portugal e Espanha,
Documentário, 2024, 29’
> RINHA (Combat), Rita M. Pestana, Brasil e Portugal, Ficção, 2023, 22’34’’
> VEGETALIDADE (Vegetality), Frederico C. Ferreira, Portugal, Ficção, Drama, 2023, 16'52"
 
COMPETIÇÃO PANORAMA REGIONAL
REGIONAL PANORAMA COMPETITION
> 5861, Ivo Abalroado, Portugal, Documentário, 2023, 17'29''
> A DANÇA DOS MOSQUITOS (The Dance of the Mosquitoes), João Ferreira, Portugal,
Experimental, 2023, 14’05’’
> ARTS 4 PEOPLE AND EARTH, António Lopes, João Dias, Maria Barroco, Leonor Barroco, Nuno
Vicente e Pushkhy, Portugal, Experimental, 2023, 57’
> THE BIO ESTRELA PROJECT, Oliver Couch, Portugal, Documentário, 2023, 8’58’’
 

*Raquel Lains



Município de Alvaiázere Apresenta Apoios Socioeducativos para o Ano Letivo 2024/2025

 O Município de Alvaiázere apresenta um conjunto abrangente de apoios socioeducativos para o ano letivo 2024/2025, com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades e o sucesso escolar dos alunos do concelho. Esta iniciativa reflete o compromisso da Câmara Municipal de Alvaiázere em garantir condições equitativas de acesso à educação e apoio às famílias.

A Câmara Municipal de Alvaiázere, em conformidade com os princípios estabelecidos na Constituição da República Portuguesa e na Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, reforça o direito à educação, assegurando a igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar. O executivo municipal sublinha a importância da conclusão da escolaridade obrigatória como um pilar essencial para a integração na vida ativa e para a promoção da inclusão social.
Para o ano letivo 2024/2025, o Município implementa diversas medidas de apoio:
  • Em conformidade com a Lei n.º 2/2022, é garantida a gratuitidade da frequência de creche para todas as crianças abrangidas pelo sistema de cooperação e amas do Instituto da Segurança Social.
  • As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) são gratuitas durante o período letivo do Ensino Pré-Escolar, assegurando o acompanhamento das crianças durante o almoço e no prolongamento de horário até às 19h00.
  • As refeições escolares, fornecidas aos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, garantem qualidade e equilíbrio nutricional, com a disponibilização de lanches escolares nos períodos da manhã e da tarde. Além de oferecer estas refeições, o Município de Alvaiázere garante, igualmente, um reforço alimentar para as crianças que permaneçam na escola até mais tarde.
  • Para o 1º Ciclo, o Município promove gratuitamente as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e a Componente de Apoio à Família (CAF), proporcionando atividades educativas e recreativas que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos e como medida de “Escola a Tempo Inteiro”.
  • O Município atribui a todos os alunos, desde o 1.º ciclo ao 12.º ano de escolaridade, o reembolso do valor despendido pelos encarregados de educação na aquisição de cadernos de atividades no comércio local, assim como dá acesso gratuito à Escola Virtual, permitindo um apoio suplementar ao estudo. Além disso, os alunos carenciados recebem subsídios para a aquisição de material escolar.
  • O transporte escolar é assegurado, para todos os alunos que frequentam as escolas do concelho, sendo este gratuito.
  • Como reconhecimento de mérito académico, o Município premeia os alunos do 1.º ao 12.º ano, distinguidos em Quadro de Mérito, assim como os alunos do Ensino Superior que concluam o ano letivo com uma média igual ou superior a 16,5 valores.
  • Ainda referente ao Ensino Superior, o Município atribui bolsas de estudo, que permitem apoiar as despesas associadas aos estudos, contribuindo para o sucesso académico e eliminando barreiras ao longo do percurso dos alunos.
O Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, sublinha o compromisso do executivo em apoiar as famílias do concelho, facilitando a compatibilização das responsabilidades profissionais com a vida escolar dos alunos e promovendo uma educação inclusiva e de qualidade. “O Município de Alvaiázere tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sua comunidade, implementando políticas e iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos. Com um investimento de mais de 700 mil euros em apoios sócio educativos, pretendemos continuar a dar o maior apoio em educação da região!”

*Gabinete de Apoio à Presidência

Universidade de Coimbra tem novo mestrado internacional em Biologia do Envelhecimento

 
A Universidade de Coimbra irá acolher um novo mestrado Erasmus Mundus Joint Master Degree em Biologia do Envelhecimento (IMAgein). Numa proposta financiada em 4 milhões de euros pela Comissão Europeia, esta nova oferta formativa integrará o Mestrado em Biologia Celular e Molecular (MBCM) do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC).

O IMAgein reúne o conhecimento de cinco universidades europeias, acolhendo polos de excelência em investigação e programas académicos em biologia do envelhecimento, nomeadamente: Université Côte d’Azur (parceiro coordenador), Universidade de Coimbra, Universidade de Colónia, Universidade de Sevilha e Sorbonne Université.
De acordo com João Peça, docente do DCV e coordenador local deste novo mestrado, «este consórcio vai permitir a formação avançada no campo da biologia do envelhecimento, da futura geração de cientistas, investigadores translacionais e profissionais do setor privado. O IMAgein irá capacitar os alunos para se tornarem a próxima geração de líderes na investigação e indústria da Biologia do Envelhecimento, implementando soluções inovadoras para os desafios societais do século XXI», acredita.

Na Universidade de Coimbra, participam investigadores e docentes da FCTUC, Faculdade de Farmácia e Faculdade de Medicina, assim como do Centro de Neurociências e Biologia Celular e do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento.

Os estudantes do IMAgein (25 por edição) farão parte de um grupo selecionado que irá trabalhar com investigadores líderes no campo, em pelo menos duas universidades do consórcio.

O MBCM, o mais antigo mestrado em Portugal desta área, é amplamente reconhecido pelo caráter inovador, internacionalização e excelência dos ramos de Especialização em Biomedicina e Neurobiologia. O MBCM integra também o programa Erasmus Mundus em Neurociências (NEURASMUS), desde 2011.

A equipa que colaborou na elaboração da candidatura IMAgein inclui João Peça, coordenador do MBCM, Emília Duarte e Carlos Duarte, do DCV/ FCTUC.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Cantanhede | Reforço dos mecanismos de segurança foi aposta ganha. Cerca de 1.000 ocorrências em 10 dias de Expofacic


No último dos 11 dias da Expofacic, a Comissão Organizadora convidou os jornalistas a participar no briefing de segurança que diariamente reúne diversas entidades no Posto de Coordenação de Segurança instalado no recinto. Entre estas estão os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, GNR, serviço municipal de Proteção Civil – que coordena o posto -, um assistente de recinto de espetáculos e um elemento da organização interna de segurança.

A segurança foi, de resto, uma das maiores apostas da edição deste ano da Expofacic, como referiu o presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, que fez “um balanço muito positivo” da “atuação coordenada” das diversas entidades de segurança e socorro.

A reorganização do recinto permitiu, por um lado, proporcionar maior comodidade na circulação das pessoas, mas também trouxe vantagens na resposta rápida e eficaz das equipas de socorro”, referiu, enfatizando que “a aposta na segurança das pessoas é um investimento e não uma despesa”.

Até este sábado, 3 de agosto, foram registadas cerca de 1.000 ocorrências, a esmagadora maioria resolvida no recinto.

Segundo o coordenador municipal de Proteção Civil, Hugo Oliveira, a rapidez de atuação das equipas apeadas na primeira abordagem à vítima permitiu resolver no local a maioria das situações. Quando tal não foi possível, as vítimas foram encaminhadas para o posto médico avançado, que tem disponíveis 10 camas, mas com capacidade de instalação de mais 20.

Das cerca de 1.000 ocorrências registadas, em apenas oito houve necessidade de evacuação para o hospital”, esclareceu.

Entre a tipologia de ocorrências, a maioria diz respeito a quedas, cortes, desmaios ou pequenas queimaduras.