segunda-feira, 13 de maio de 2024

Apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2024 (DECIR/2024) – Amanhã, 14 de maio

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza amanhã, dia 14 de maio, às 10h15, no Teatro Municipal de Ourém, a cerimónia de apresentação pública do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2024 (DECIR/2024).
A cerimónia será presidida pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e contará com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, e de altos dignitários das mais diversas Entidades que integram o sistema nacional de proteção civil.
Na sessão serão ainda atribuídos às Entidades detentoras dos Corpos de Bombeiros os primeiros 10 Veículos Florestais de Combate a Incêndios, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).  
 
Ao abrigo do programa MAIS FLORESTA - Reforma do Sistema de Prevenção e Combate de Incêndios, do PRR, através da  medida “Reforço das Entidades do Ministério da Administração Interna, com veículos e equipamentos operacionais”, foi possível a aquisição de 81 veículos das tipologias Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF).
 
Até ao final do corrente ano serão distribuídos um total dos 81 veículos, no montante de mais de 14,0 milhões de euros, visando aumentar a capacidade da resposta operacional do agente de proteção civil (Bombeiros), representando a maior distribuição de veículos para resposta a incêndios rurais de sempre.
 
A cerimónia contará ainda com uma exposição estática de meios e recursos empregues pelos diversos Agentes de Proteção Civil, no âmbito do DECIR.
 
PROGRAMA | 14 MAIO:
 
10h15 –  Receção aos convidados
10h30 –  Chegada de SE a Ministra da Administração Interna
10h40 –  Início da Cerimónia
 –  Alocução do Presidente da Câmara Municipal de Ourém
   Alocução do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
–  Apresentação do DECIR/2024​​
–  Alocução de SE a Ministra da Administração Interna
12h00 –  Fim da Cerimónia e visita à Exposição Estática de Meios
 
Local: Teatro Municipal de Ourém, sito na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, 121, em Ourém

*Alcina Coutinho
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação e Sensibilização

Oficializada a candidatura UNESCO do “Barco Moliceiro: Arte Carpintaria Naval da Região de Aveiro


Após um rigoroso processo de avaliação pela Comissão Nacional da UNESCO, a candidatura promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro foi formalmente entregue à UNESCO para reconhecimento internacional.

No final de março de 2024, a candidatura do 'Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro' à Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade que Necessita de Salvaguarda Urgente foi formalmente entregue em Paris, sede da UNESCO.

Este marco surge depois de um profundo processo de análise e avaliação da Comissão Nacional da UNESCO, que reconheceu o seu elevado potencial e selecionou a candidatura da Região de Aveiro como a representante nacional.

Ao longo do próximo ano, a candidatura será novamente avaliada, por peritos internacionais da UNESCO, devendo a decisão ser conhecida no final de 2025.

Este é mais um passo no caminho iniciado em 2021 pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), com a assessoria do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, que já alcançou a inscrição no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial em dezembro de 2022, estando - cada vez mais - próximo de alcançar o objetivo central deste processo: classificar o “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” como património cultural imaterial da UNESCO.

Joaquim Batista, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, refere que a “oficialização da candidatura da UNESCO deve encher de orgulho a todos, na Região de Aveiro”, acrescentando que “...enquanto aguardamos a decisão oficial da UNESCO a CIRA estará, como sempre, 100% empenhada na preservação deste património que está profundamente enraizado na tradição local e nos corações das nossas gentes”.

De recordar que, atualmente, Portugal conta com 9 bens inscritos das Listas de Património Cultural Imaterial da Humanidade: Fado, Dieta Mediterrânea, Cante Alentejano, Falcoaria, Figurado de Estremoz, Carnaval de Podence, Festas do Povo de Campo Maior, Manufatura de Chocalhos e Manufatura de Olaria Preta de Bisalhães.

Proença-a-Nova | Observação de Aves em destaque no CCVFloresta


A Observação e Fotografia de Aves está em destaque na programação do Centro Ciência Viva da Floresta (CCVFloresta) no próximo dia 25 de maio. A atividade irá consistir numa Saída de Campo com dupla vertente teórico-prática, sendo exploradas as mais diversas técnicas para observar, identificar e fotografar aves selvagens.
Gonçalo Elias, responsável pela realização do workshop, é escritor, formador e ornitólogo. Dedica-se à observação e ao estudo das aves desde dezembro de 1987, tendo estado enquanto autor ou co-autor na elaboração de vinte livros sobre aves portuguesas e os melhores locais para as observar. Desde 2007 promove a observação de aves usando as novas tecnologias de informação e comunicação, sendo fundador e administrador do Fórum Aves, bem como fundador e coordenador do portal avesdeportugal.info. Sobre o workshop que irá dinamizar no CCVFloresta, explica: “Primeiro fazemos a parte prática e só depois uma parte teórica. As aves selvagens estão muito mais ativas de manhã e tendem a ficar mais ‘paradas’, que significa que há menos para ver. Temos de aproveitar as horas de maior atividade, normalmente desde o nascer do sol até ao meio/final da manhã”.

A observação e fotografia de aves é uma atividade em crescimento a nível nacional e Gonçalo Elias aponta duas razões para o maior interesse nesta área: “primeiro porque a valorização do contacto com a natureza tem crescido bastante; e também pela evolução tecnológica que permite que, hoje em dia, seja muito mais fácil captar, publicar e partilhar fotografias online a um custo muito menor do que acontecia antes”. Para o formador, o maior entrave para a maior parte das pessoas continua a ser “não saberem por onde começar”. Admite não ser uma área fácil de se iniciar e ser necessário alguém ou algo que possa auxiliar nesse processo. “Há que encontrar aves e depois saber identificá-las, porque é muito importante saber o que estamos a fotografar. É para isso que servem os workshops e essencialmente os livros que são escritos, para ajudar as pessoas a iniciar-se”.

Quanto às características do concelho de Proença-a-Nova, Gonçalo deixa o convite à participação de todos, afirmado que “dentro da uniformidade do concelho, existem muitas diferenças. Há zonas em que há mais pinhal, outras em que tem mato, onde existem culturas, zonas urbanas, aldeias, entre outros. Existem sempre diferentes ambientes que podemos explorar”. As inscrições para o Workshop decorrem até ao dia 22 de maio, diretamente no CCVFloresta ou através do website deste espaço.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Prioridade ao investimento industrial e à qualificação urbana em Esgueira; Requalificação da rede viária em Santa Joana

 I – Prioridade ao investimento industrial e à qualificação urbana em Esgueira

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, em Esgueira, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinalou no dia 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pela Presidente da Junta de Freguesia, Ângela Almeida e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.

Os trabalhos iniciaram-se com a visita ao local onde vai nascer uma via alternativa à Rua João Francisco Casal,facilitando a ligação ao nó de acesso às autoestradas, junto ao Estádio Municipal de Aveiro. Trata-se de um projeto, integrado no quadro da estruturação e melhoria da malha viária de acesso à Área de Acolhimento Empresarial – Aveiro Norte/ ZI Taboeira (AAE – Aveiro Norte), e que vai permitir a ligação entre a Rua Quinta das Oliveiras e a Travessa da Boavista.

Destaque também para a visita à obra em curso de construção de uma nova rotunda a poente do “Túnel de Esgueira”, no entroncamento entre a Rua de Viseu e a Rua Senhor dos Milagres, num investimento da CMA de 1,5 milhões de euros. A empreitada corresponde à segunda fase de requalificação urbana na envolvente ao referido túnel, com o objetivo de capacitar o importante eixo de ligação urbana à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

A intervenção está a resolver os principais conflitos e problemas na zona, quer no que respeita à qualificação geral do espaço público, como aos problemas de circulação pedonal, viária e estacionamento.

Está ainda prevista a recuperação dos painéis cerâmicos localizados nas duas paredes do túnel, assim como a instalação de um busto do Presidente Dr. Girão Pereira, em sua homenagem, nas imediações da nova rotunda, que esta obra vai criar.

II – Requalificação da rede viária em Santa Joana

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na tarde de hoje, 13 de maio, em Santa Joana, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinalou ontem, dia 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Victor Marques e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.

Em Santa Joana, destaque para a visita à obra em curso, de reabilitação das ligações Azurva – Esgueira e Alagoas – Santa Joana, em curso na Rua da República, num investimento da CMA no valor de 1,7 milhões de euros.

A empreitada em desenvolvimento, respeita a vias com uma extensão total de 7,1 km, visando a reabilitação da ligação Esgueira – Azurva, o troço da antiga EN 230 entre a Rua D. Sancho I e a Rua da Areosa, enquanto que na ligação Alagoas – Santa Joana serão recuperadas a Rua de São Brás, Rua do Solposto, Rua do Barreiro, Rua 1.º de Maio, Rua da Boavista e a Rotunda junto à sede da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA).

Tratando-se vias com elevado tráfego urbano e intermunicipal, é fundamental reabilitar e construir novas zonas pedonais, renovar a pavimentação e a sinalização existente, por forma a garantir mais e melhor segurança para condutores, peões e habitantes com servidão direta a estes arruamentos.

No decorrer da visita, o Presidente da CMA, Ribau Esteves apresentou o ponto de situação do projeto do Eixo Rodoviário Aveiro – Águeda, na localidade de Santa Joana, uma via que será fundamental para a retirada de trânsito do centro urbano local, com claros benefícios para a qualidade de vida das comunidades circundantes e para o seu próprio desenvolvimento social e económico.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Silves | CICLO DE TEATRO TRAZ PETER PAN O MUSICAL AO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO


O Ciclo de Teatro do Município de Silves, prossegue com a apresentação do musical PETER PAN, no dia 02 de junho, pelas 10h30 e 15h30, no Teatro Mascarenhas Gregório.
A partir da obra de J.M.Barrie e com música de Pedro Antunes, este musical vai transportar miúdos e graúdos para a Terra do Nunca.

A versão moderna de Peter Pan, irá relembrar a importância de sonhar e de manter a mente aberta para as imprevistos da vida.

Um espetáculo divertido e emocionante, a não perder!

A compra de ingressos poderá ser feita on-line através da plataforma BOL em: https://www.bol.pt/Projecto/EntidadesAderentes/5364-castelo_de_silves, ou no dia do evento, no próprio local.

Bilhetes: > de 12 | 4,00 euros

Público-alvo: M/3

Para mais informações: Email: cultura@cm-silves.pt, telefone: 282 440 847 (custo de uma chamada para a rede nacional).

SINOPSE
Wendy, aprende que pensamentos felizes a farão voar, é então que com a ajuda da Fada Sininho, embarca numa mágica aventura com Peter Pan até à Terra do Nunca, onde terão de enfrentar o vingativo Capitão Gancho sempre acompanhado do divertido Barrica, seu fiel marinheiro.

Num lugar onde a imaginação e a aventura não têm limites. Um enredo que nos ensina que nunca devemos deixar de sonhar, pois sÓ quem sonha, aprende a voar, numa aventura repleta de sonhos, música, diversão, fadas, sereias e piratas que nos lembram que, por mais que cresçamos, dentro do nosso coração viverá a nossa eterna criança.

Presidente da Câmara incentivou a criação desta nova estrutura. Comissão dos Aposentados do Município de Cantanhede realiza primeiro almoço/convívio

 
A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, esteve no passado sábado, 11 de maio, no almoço/convívio realizado pela Comissão dos Aposentados do Município de Cantanhede, que decorreu na Praia Fluvial dos Olhos da Fervença. Recorde-se que esta estrutura foi criada recentemente, na sequência do insistente incentivo da autarca.
O almoço/convívio foi a primeira ação da Comissão entretanto criada para esse efeito, na sequência dos encontros de Natal realizados nos últimos anos, sempre com a participação do executivo camarário.
Depois de uma vida de trabalhado dedicado à autarquia, na construção de um concelho próspero, fazia todo o sentido preservar e reforçar estes laços de companheirismo e amizade”, referiu Helena Teodósio, adiantando que apesar de já não estarem no ativo, “os aposentados fazem parte do universo do Município de Cantanhede e que eu quero que continuem a sentir-se como membros desta grande família”.
O mérito e o valor das pessoas não tem prazo de validade. Temos o dever de preservar e reconhecer do legado que nos deixam”, enfatizou.
Realização de convívios, encontros e outras atividades, intercâmbios com entidades congéneres de outros municípios, passeios de descoberta do território do concelho de Cantanhede e de outros, e realização de visitas e apoio a colegas que se encontrem em situação de convalesça ou acamados são os propósitos da Comissão dos Aposentados do Município de Cantanhede.

É já amanhã | Desafios do Direito da concorrência num mercado digital e sustentável em debate na Universidade Católica

 Dia 14 de maio, Faculdade de Direito da Universidade Católica no Porto, debate

Desafios do Direito da concorrência num mercado digital e sustentável em debate na Universidade Católica
A Faculdade de Direito – Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa debate os "Desafios do Direito da Concorrência num Mercado Digital e Sustentável", com o objetivo de promover o diálogo e o intercâmbio científico nestas áreas. O evento realiza-se no próximo dia 14 de maio, no Porto, e conta com vários especialistas, professores de várias faculdades nacionais e internacionais, assim como alunos de Doutoramento.
A ascensão da economia digital e da tecnologia, a par da emergência climática, tem tido um impacto significativo na sociedade e na economia, criando novos mercados e transformando os existentes. Esta nova realidade reflete-se também no direito e na política da concorrência, apresentando desafios multifacetados nos domínios da aplicação e da política.
 
Por um lado, a sustentabilidade e, em especial, as alterações climáticas são uma das questões mais prementes do século. Embora a concorrência possa apoiar e incentivar o desenvolvimento sustentável, pode também limitar ou mesmo impedir combinações e práticas empresariais sustentáveis, levando as empresas a absterem-se de colaborar em iniciativas sustentáveis por receio de infringirem leis anticoncorrenciais.
 
Por outro lado, a tecnologia criou mercados em rápida evolução, deixando as autoridades da concorrência com a necessidade de abordar novas formas de má conduta e examinar mercados cujos limites exatos não são claros. Ao mesmo tempo, os indicadores do crescente poder de mercado das plataformas digitais e das “grandes empresas tecnológicas” levaram à procura de novos instrumentos de política da concorrência e a uma utilização mais ativa dos existentes.
"A interação entre o direito da concorrência e a sustentabilidade, bem como os desafios do mercado digital, são questões muito relevantes para os decisores políticos, para os responsáveis pela aplicação da lei da concorrência e para os profissionais em geral", observa Sofia Oliveira Pais, diretora do Católica Research Center for the Future of Law. Neste sentido, "esta conferência proporcionará uma plataforma única para explorar esses temas e identificar caminhos para uma abordagem mais eficaz”, indica ainda a docente.
 
Esta conferência abordará algumas destas questões, centrando-se na interação entre o direito da concorrência (desde os auxílios estatais, o controlo das concentrações e os acordos anticoncorrenciais até ao abuso de posição dominante) e a sustentabilidade, bem como nos desafios do mercado digital, nomeadamente as infraestruturas de computação em nuvem e o Digital Market Act (DMA).
O programa incluirá três sessões distintas, sendo que cada uma delas focará áreas específicas de interesse. A primeira sessão Desafios do Direito da Concorrência num Mercado Sustentável terá como oradora Sofia Oliveira Pais, Diretora do Centro de Investigação Católica para o Futuro do Direito, que examinará a interação entre o direito da concorrência e a sustentabilidade, explorando questões como auxílios estatais, serviços de interesse económico geral, interação entre o sistema de controlo de fusões ou concentrações e o regulamento relativo às subvenções estrangeiras.
 
A segunda sessão Desafios do Direito da Concorrência no Mercado Digital será conduzida por Nuno Castro Marques e abordará questões relacionadas com o mercado digital, incluindo o poder de mercado em infraestruturas de computação em nuvem (cloud computing), o impacto do DMA a nível nacional e a discriminação de preços no mercado digital.
 
A terceira sessão Revisitando os Desafios do Direito da Concorrência Clássico terá Nuno Sousa Silva como orador e analisará os desafios, falhas de mercado, abuso de posição dominante e consequentes preços excessivos.

No final das sessões será realizada uma visita à cidade do Porto.
 
A conferência realiza-se no dia 14 de maio na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, na sala EAA003 do Edifício Américo Amorim, entre as 9H e as 16H30, data em que se assinala o 8º aniversário da Revista de Direito do Mercado e da Concorrência.
 
*Fernanda Teixeira

CINCO DIAS DE FESTAS DA CIDADE LEVAM ANIMAÇÃO À MARINHA GRANDE

 O bonito Parque da Cerca, situado no coração da Marinha Grande, recebe as Festas da Cidade, de 29 de maio a 2 de junho, numa edição que, este ano, o Município alargou de três para cinco dias, com um cartaz que inclui mais de 40 atuações distribuída pelos dois palcos, atividades infantis e radicais, jogos tradicionais e ações de sensibilização ambiental, cuja entrada é livre.
São esperadas multidões na edição 2024, que tem como cabeças de cartaz os artistas D.A.M.A., Julinho KSD, Calema, Toy e Sons de Cá (que convidam Nuno Barroso, dos Além Mar).

O evento engloba também atividades de animação, cuja participação é livre e gratuita, com atividades de animação infantil, atividades de sensibilização ambiental e pedagógicas, incluindo uma Fun Zone, com atividades lúdicas e radicais, para o público mais jovem. Pela primeira vez, haverá uma área dedicada às Artes - Canto das Artes - com iniciativas para as famílias, jogos tradicionais, demonstrações artísticas, música, entre outras.
As Festas da Cidade, que são um ecovento da Valorlis desde a sua primeira edição, tendo sido o primeiro ecoevento da região, têm como tema central a sustentabilidade ambiental, refletindo a crescente consciência ecológica, neste concelho onde os seus habitantes são os campeões da reciclagem, entre os 10 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
Desde a decoração até às atividades programadas, a organização das Festas da Cidade foi cuidadosamente planeada para minimizar o impacto ambiental e promover práticas sustentáveis. Os expositores e visitantes são incentivados a participar ativamente na preservação ambiental, através de iniciativas como a reciclagem de resíduos, a utilização de materiais biodegradáveis e o incentivo ao uso do transporte público para deslocação até ao recinto.

Esta edição volta a ser um testemunho do poder do associativismo do concelho, com cerca de meia centena de instituições a serem parceiras do Município na organização do evento. A Área da Gastronomia conta com a participação de 32 associações, a Área de Doçaria e Licores com 14 entidades e a Área de Saúde e Instituições de Ensino com a presença de 1 associação e 2 instituições.

O espaço conta ainda com uma Área Empresarial, uma área dedicada aos Artesãos, uma tenda com exposição de produtos e serviços comerciais e uma área de venda ambulante.

O cartaz cultural das festas é, uma vez mais, uma celebração diversificada da riqueza artística e cultural da região e do País, com propostas para todos os gostos e faixas etárias.

À semelhança dos anos anteriores, haverá um serviço especial de transporte pela TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande do Parque Municipal de Exposições e do Estádio Municipal para o Parque da Cerca e vice-versa.

FESTAS DA CIDADE DA MARINHA GRANDE 2024
PROGRAMA

29 de maio . quarta-feira
Atividades culturais, música ambiente, gastronomia, doçaria, área empresarial, área da saúde, área de venda ambulante e tenda de exposição de produtos e serviços comerciais.

18h00 . Abertura do evento, com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande 

PALCO STEPHENS
18h30 . Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro
19h30 . Grupo de Cavaquinhos “Verde Pinho” da Marinha Grande
20h30 . Beatrice Constantin e Rairton Lima
00h00 . DJ's Psychosisters

PALCO CIDADE
21h30 . MadFlirt
22h30 . D.A.M.A

30 de maio . quinta-feira (feriado)
Animação infantil, atividades lúdicas e radicais, artesanato, atividades culturais, música ambiente, gastronomia, doçaria, área da saúde, área empresarial, área de venda ambulante e tenda de exposição de produtos e serviços comerciais.

CANTO DAS ARTES
Horário – 10h30- 18h00
Jogos tradicionais, Demonstrações artísticas 
10h30 . Atividades para famílias
11h30 . Terapia dos Sons “Taças Tibetanas” 
14h30 . Atelier de vidro “Vamos Experimentar o Vidro” – Associação “A Toca dos Esquilos e Pé Descalço”
16h00 . Miniconcerto acústico – João Prazeres

PALCO STEPHENS
12h00 . Animação de Rua com a Dixie Band West Notes 
14h00 . “Os Penetras” – Clube de Música da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte 
15h00 . Hip Hop – Estúdio Forma Fit
17h30 . Wazabi – Acústico 

PALCO CIDADE
19h30 . Hermosa Beach
20h30 . Song Raiders
21h30 . Sons de Cá, convidam Nuno Barroso (Além Mar)
Silvina Pereira, Vanessa Monteiro, Bia Bárbara, João Miguel Pereira, José Carlos Duarte, Gil Pinto Ribeiro, Nuno Gonçalves, Neuton Marques e Gil Reis.

31 de maio . sexta-feira
Atividades culturais, música ambiente, gastronomia, doçaria, área empresarial, área da saúde, área de venda ambulante e tenda de exposição de produtos e serviços comerciais.

PALCO STEPHENS
19h00 . Filarmónica Recreativa Amieirinhense
20h00 . Carlos Vicente 
00h00 . DJ Ac

PALCO CIDADE
21h30 . Apartirtudo convida Sara Ribeiro
22h30 . Julinho KSD 

1 de junho – sábado
Animação infantil, atividades lúdicas e radicais, artesanato, atividades culturais, música ambiente, gastronomia, doçaria, área da saúde, área empresarial, área de venda ambulante e tenda de exposição de produtos e serviços comerciais.

CANTO DAS ARTES
Horário – 14h00- 18h00
Jogos tradicionais, demonstrações artísticas, Footgolf
14h30 . Atelier Pintura com materiais da natureza - Associação “A Toca dos Esquilos e Pé Descalço”
15h30 . Construção de Barcos e Largada de barcos no Lago da Cerca  - Atividade familiar  - Associação “A Toca dos Esquilos e Pé Descalço”
18h00 . Miniconcerto – Beatrice Constantin

PALCO STEPHENS
12h30 . Animação de Rua com a Marching Band
14h30 . Bênção das Pastas – A.E. ISDOM
16h30 . Orquestra Juvenil da Marinha Grande
19h30 . Grupo de Cavaquinhos Musicordem
00h00 . DJ Nuno Fernandez

PALCO CIDADE
21h30 – Rua Direita
22h30 – Calema

2 de junho - domingo
Animação infantil, atividades lúdicas e radicais, artesanato, atividades culturais, música ambiente, gastronomia, doçaria, área da saúde, área empresarial, área de venda ambulante e tenda de exposição de produtos e serviços comerciais.

CANTO DAS ARTES
Horário – 14h00- 18h00
Jogos tradicionais, demonstrações artísticas, Footgolf
14h30 . Miniconcerto – Sérgio Bento
15h30 - “A Cadela Amarela e os vários Amigos dela” – História contada e teatralizada com marionetas de vidro – Associação “A Toca dos Esquilos e Pé Descalço”
 
PALCO STEPHENS
12h00 . Animação de Rua com a Dixie Band West Notes 
14h00 . “Cantores Sem Idade” da Projectos de Vida Sénior
15h00 . Rosales Ballet

PALCO CIDADE
10h30 . Eucaristia
16h00 . Zumba com Anabela Cantanhede
16h30 . Gualter’s Dance
17h00 . Zumba com Filipa Carvalho
18h00 . Toy

OUTRAS ATIVIDADES

ANIMAÇÃO INFANTIL - ATIVIDADES LÚDICAS E RADICAIS  
30 de maio, 1 e 2 de junho 
10h00 às 19h00 
Insufláveis, equipamentos, jogos
 - Insuflável “Combo” 
- Insuflável “Pista de Obstáculos” 
- Mega Trivial de alimentação sustentável 
- Jogo de Pesca Sustentável
- Trikkers - Separação de lixos 
- Jogo da Memória 

FUN ZONE 
Dia 29 e 31 de maio, das 18h00 às 00h00
Dia 30 de maio e 2 de junho, das 14h00 às 21h00
Dia 01 de junho, das 14h00 às 00h00
 - Torre Multiatividades
- Matraquilhos Humanos 
- Bungee Run

ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
ESPAÇO VALORLIS – RECICLAGEM EM AÇÃO 
30 de maio, 1 e 2 de junho 
15h00-18h00
Presença de monitores de sensibilização ambiental que interagem com o público em geral, mobilizando-o para uma ação comprometida com base nos valores, princípios e práticas sustentáveis do evento.

MISSÃO ESPECIAL RECYCLEBINGO - “Reciclar é na Festas da Cidade”
Recycle BinGo é uma app que premeia quem recicla, e a Valorlis criou uma Missão Especial Recyclebingo dedicada ao evento: “Reciclar é na Festas da Cidade”. 

30 de maio
DIA ABERTO ÀS INSTALAÇÕES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ETAR - "VENHA DESCOBRIR O CICLO URBANO DA ÁGUA! DO ABASTECIMENTO AO SANEAMENTO."
10h30 . Visita ao Reservatório de Abastecimento de Água da Estação
11h30 . Visita à ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais da Zona Industrial de Casal da Lebre 
Ponto de encontro: Reservatório de abastecimento de água da Estação, localizado na Rua Vasco da Gama
A visita inicia no Reservatório de abastecimento de água, onde será possível visitar um furo de captação de água, um reservatório com estação de tratamento e o sistema de bombagem para outro reservatório e para a rede pública. Segue-se a visita para a ETAR, na Rua de Portugal, onde será possível observar o processo de tratamento de águas residuais domésticas desde a entrada na ETAR até ao lançamento do efluente tratado na ribeira.

Organização: Município da Marinha Grande
Patrocinador oficial: Sociedade Central de Cervejas – Sagres 
Parceiros: Associações e Entidades do Concelho 
Apoios: ADCL - Águas do Centro Litoral, Bombeiros Voluntários do Concelho, Delta Cafés, Junta de Freguesia da Marinha Grande, PSP – Polícia de Segurança Pública, SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande, Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A..

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Imóvel cedido pelo Município. Episódio Medieval instala-se na escola primária de Casal de Cadima


A antiga escola primária de Casal de Cadima foi cedida à Episódio Medieval para dinamizar atividades de natureza social, cultural e recreativa, no âmbito de um protocolo que envolve a Associação Cultural, o Município de Cantanhede e a Junta de Freguesia de Cadima.
“Esta cedência vem reativar este estabelecimento de ensino que estava devoluto há vários anos. A transformação da antiga escola primária num espaço para atividades teatrais adiciona uma nova dimensão à sua função educativa. Enquanto que antes era um local de aprendizagem formal, agora, com o teatro, torna-se num ambiente de aprendizagem mais criativo”, afirmou, à margem da assinatura do protocolo, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.
De acordo com a edil cantanhedense, este acordo vai não só “revitalizar o património histórico”, mas também “fortalecer laços entre as pessoas e promover a realização de vários eventos culturais e recreativos”.

O documento foi assinado hoje presidente da Câmara Municipal de Cantanhede Helena Teodósio, pelo presidente da direção da Episódio Medieval – Associação Cultural Nuno Marques e pelo presidente da Junta de Freguesia de Cadima Carlos Gregório, numa sessão que contou ainda com a presença do vice-presidente do Município de Cantanhede Pedro Cardoso, da tesoureira da Associação Susana Ribeiro e do secretário da Junta de Freguesia de Cadima Daniel Monteiro.

Nuno Marques aproveitou a ocasião para agradecer a celeridade do Município para a realização deste protocolo, garantindo a dinamização de várias atividades naquele espaço.

“Esta escola é um lugar de memórias que contribuiu muito para o crescimento das gerações passadas. Esperamos que este espaço continue a ser um local onde as pessoas se reúnem para aprender”, frisou o presidente da Junta de Freguesia de Cadima.

Parte superior do formulário
O documento agora assinado vem resolver o problema de falta de um espaço para a associação guardar nas melhores condições o seu vasto espólio e materiais, assim como realizar atividades e eventos de índole social, cultural, recreativa e desportiva.

De acordo com o protocolo de cedência e utilização da EB1 de Casal de Cadima, a manutenção, limpeza e boa conservação do edifício e espaço exterior são da responsabilidade da Episódio Medieval, assim como os encargos decorrentes e as despesas inerentes à utilização do imóvel, nomeadamente de fornecimento de bens e serviços, energia elétrica, água, gás, telefone, segurança e vigilância, limpeza, seguros ou outras despesas referentes à sua utilização e manutenção.

O protocolo é válido para o presente ano, renovável automaticamente por períodos sucessivos de um ano, caso não seja comunicada a intenção da sua não renovação, com a antecedência mínima de 90 dias.


Exposição itinerante em Viseu Dão Lafões mostra peças de design criadas pelo projeto Craft Turismo Criativo


Iniciativa vai percorrer dez espaços da região, divulgando as peças que resultaram do projeto. A sede da CIM inaugura a exposição.

Os objetos de artesanato criados no âmbito do projeto Craft Turismo Criativo vão ser dados a conhecer ao público, através da exposição itinerante “Novas Formas de Artesanato – Design Feito à Mão”, que vai percorrer o território de Viseu Dão Lafões. A sede da Comunidade Intermunicipal (CIM), em Tondela, é o primeiro local onde a mostra pode ser visitada, até ao dia 19 de maio.
O projeto Craft Turismo Criativo foi promovido pela ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão, em parceria com a CIM Viseu Dão Lafões, para potenciar a preservação, valorização e promoção dos recursos relacionados com o património cultural, artesanal e imaterial dos municípios de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão.

No âmbito da iniciativa, vários artesãos destes municípios, em conjunto com uma designer profissional e com participantes em workshops, conceberam de raiz quatro objetos de design únicos, com base em técnicas, matérias e tradições locais. Estes objetos originais combinam práticas tradicionais com interpretações contemporâneas e têm aplicação prática, podendo ser utilizados no dia a dia – compondo uma mesa de refeição, em casa ou num restaurante.

O objetivo desta iniciativa teve como base promover a excelência dos recursos endógenos, ligados ao artesanato, nomeadamente as matérias-primas, os artesãos e outros agentes, associados ao saber-fazer regional.

O projeto teve início com quatro workshops que envolveram os artesãos, os participantes e a designer de produto Irena Ubler. Os participantes tiveram oportunidade de conhecer e experimentar várias técnicas artesanais, em contacto com os artesãos locais, nomeadamente técnicas de ferro e vidro, cestaria, cerâmica e bordado em linho. Deste trabalho criativo conjunto resultaram as peças agora expostas.

O Craft Turismo Criativo esteve exposto nos cinco municípios pertencentes à ADD, que desenvolveram as peças, mas agora iniciará o seu percurso pelo restante território de Viseu Dão Lafões.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, salienta a importância de se valorizar a cultura tradicional da região. “É com grande satisfação que mostramos agora ao público os resultados do projeto Craft Turismo Criativo, uma iniciativa que nos deu muito prazer realizar, uma vez que está focada na qualificação das artes tradicionais ligadas ao nosso território. É uma forma valorizar os nossos criadores, o artesanato da região e, através dele, a cultura de Viseu Dão Lafões”, considera. “Convido desde já todos os moradores no território, assim como os visitantes, a conhecerem as peças que foram criadas de raiz neste projeto. Tenho a certeza de que vão ficar surpreendidos com a criatividade e a qualidade destes novos objetos de design”, acrescenta.

Exposição visita dez espaços da região
A exposição “Novas Formas de Artesanato – Design Feito à Mão” vai visitar dez espaços de Viseu Dão Lafões. Calendário da Exposição Itinerante:Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões – sede da CIM Viseu Dão Lafões | até 19 de maio;
Carregal do Sal – Átrio do edifício da Câmara Municipal | 20 de maio a 9 de junho
Vila Nova de Paiva – Edifício da Câmara Municipal | 11 a 30 de junho;
Santa Comba Dão – Núcleo Museológico de Artes e Ofícios de Santa Comba Dão | 1 a 21 de julho;
São Pedro do Sul – Edifício da Câmara Municipal | 22 de julho a 11 de agosto;
Tondela – Museu Terras de Besteiros | 12 de agosto a 1 de setembro;
Castro Daire – Museu Municipal de Castro Daire | 2 a 22 de setembro;
Oliveira de Frades - Museu Municipal de Oliveira de Frades | 23 de setembro a 13 de outubro;
Vouzela – Edifício dos Paços do Concelho | 14 de outubro a 3 de novembro;
Viseu – Posto de Turismo do Município de Viseu | 4 de novembro a 22 de novembro

Saiba mais sobre o projeto Craft Turismo Criativo em https://craft.visitviseudaolafoes.pt/

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa

Proença-a-Nova | Passeios Pedestres e Rota das Memórias vencem Prémio Autarquia do Ano

 
Os Passeios Pedestres e a Rota das Memórias, Aldeias e Histórias foram os dois projetos galardoados nos Prémios Autarquia do Ano, na categoria de Turismo. “Mais do que palavras sobre prémios, desafio-vos a visitarem o concelho de Proença-a-Nova e a Beira Baixa. Para valorizarmos verdadeiramente o nosso território, temos de o conhecer”, afirmou a vereadora Catarina da Encarnação Dias no seu discurso na cerimónia de entrega dos prémios que se realizou no dia 9 de maio, no Palácio Conde d’Óbidos, em Lisboa.
Por sua vez, João Lobo, presidente da Câmara Municipal, mostrando-se orgulhoso com as distinções, afirma que “estas distinções na área do turismo de natureza são demonstrativas do potencial do nosso território. É fruto no trabalho contínuo que temos realizado e assenta na estratégia deste executivo de continuar a sua missão de desenvolver iniciativas e práticas inovadoras em prol da comunidade”.
Atualmente, Proença-a-Nova afirma-se como um destino de pedestrianismo de excelência para o qual contribuíram não só a regularidade dos passeios pedestres mensais que se realizam há mais de 20 anos, mas também foi neste contexto que se iniciou a marcação e certificação de Rotas pedestres (PR) e da Grande Rota pela Federação Portuguesa de Montanhismo para que mais pessoas pudessem usufruir do pedestrianismo.
Com o objetivo simplificar a procura pelos percursos de natureza existentes no concelho, o Município de Proença-a-Nova tem um site denominado Rotas de Proença que reúne todos os percursos pedestres, percursos de BTT e percursos para veículos motorizados.
Assim, de forma descomplicada, qualquer pessoa que entre no novo site pode selecionar o tipo de percurso, distância e tipo (pedestre, BTT ou motorizado). Cada percurso tem disponível uma ficha técnica com a descrição da rota, o grau de dificuldade, a distância, a duração estimada e a possibilidade de descarregar o ficheiro para gps.
Recentemente criada, a Rota das Memórias, Aldeias e Histórias incide sobre o património rural existente no concelho: fontanários, fontes de mergulho, moinhos de vento, azenhas, picotas, noras, levadas, fornos comunitários, arrecadações agrícolas em pedra de xisto, eiras, cruzeiros, entre outros, cujo objetivo é que cada elemento de património etnográfico e rural permaneça intacto, acessível, esteticamente mais agradável e funcional.
Os Prémios Autarquia do Ano realizaram a sua 5ª edição num total de 12 categorias e 90 subcategorias.
 
*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | Nove empresas distinguidas com o galardão PME Líder no concelho

 
O concelho de Proença-a-Nova tem nove empresas reconhecidas como PME Líder, referente ao ano de 2023, uma distinção que surge como reconhecimento pelo desempenho económico-financeiro e pelo contributo dado à economia portuguesa.
As empresas Ambienti D'Interni, Unipessoal, Lda, Américo R. Rolo - Construções, Lda, José Lourenço - Pneus e Combustiveis, Lda., José Lourenço & Filhos, Lda, Linhambiente, S.A, Pinhalfer - Caixilharias e Serralharia, Lda, PinhalNova - Madeiras Tratadas, Lda, Piscinas do Centro - Construção de Piscinas, Lda, Soprotaco – Assentamento e Comercialização de Pavimentos, LDA e Superproença - Supermercados, Lda venceram este galardão.
“O reconhecimento das empresas de Proença-a-Nova como PME Líder é mais do que uma distinção: é um testemunho do compromisso e da resiliência que impulsionam a economia local, fortalecendo o tecido empresarial e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.", refere João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
O estatuto PME Líder é atribuído anualmente pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), em parceria com 10 bancos a operar em Portugal e as Sociedades de Garantia Mútua. O estatuto PME Líder foi lançado pelo IAPMEI em 2008, no âmbito do Programa FINCRESCE, com o objetivo de distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva.
O grupo das PME Líder que apresentem os melhores desempenhos será anualmente distinguido com o estatuto de PME Excelência, criando condições acrescidas de visibilidade para estas empresas de perfil superior.


*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos


Porto de Mós | Obra de melhoria no serviço de abastecimento de água em Alqueidão da Serra inicia brevemente

Já está previsto o início dos trabalhos de substituição do sistema de condutas de abastecimento de água no Alqueidão da Serra.
A adjudicação da obra, que foi aprovada na última reunião de câmara de 21 de março, inclui a substituição do sistema de condutas de abastecimento de água existentes atualmente em fibrocimento, por condutas em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), na Rua A-do-ferreiro, Rua Dr.º Brito Cruz e Rua da Carreirancha, numa extensão aproximada de 1167ml. A intervenção prevê, ainda, a execução da rede de drenagem pluvial e a pavimentação da via, com a consequente melhoria da mobilidade e acessibilidade.

A obra visa, no essencial, a melhoria dos índices de qualidade do sistema de abastecimento de águas no concelho e da qualidade de vida, permitindo o abastecimento regular de água para o depósito da Rua da Cunca, abastecido a partir da Batalha e, em caso de urgência, o abastecimento do depósito de Casais dos Vales, fornecido a partir de Mira de Aire; uma maior disponibilidade de caudal e de pressão, face ao diâmetro considerado da conduta.

Quanto ao sistema de recolha de águas pluviais, construir-se-ão condutas e caixas de visita que funcionarão como uma bacia de retenção, escoando o excesso de água, quer por percolação no subsolo, quer o excesso que aflui à superfície dos arruamentos.

A obra representa um investimento de cerca de 350 000€ e tem um prazo de execução previsto de 4 meses.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Marinha Grande | APRESENTAÇÃO DE LIVRO DE PEDRO VIGÁRIO NO DIA 18 DE MAIO

O Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebe a apresentação do livro “Balada da Noite Profunda”, de Pedro Vigário, Edição de Autor, no dia 18 de maio, pelas 15h30.
A narrativa constrói-se em torno de Salvador, professor universitário, homem de emoção fácil, amores fugazes e intensos, perdido nas suas imperfeições, mas consciente delas. Navegante de mares bravios, que o fazem serenar, embora se deixe seduzir por águas profundas, onde o submundo tem lugar e onde se encenam histórias de dor e sofrimento, por vezes com final feliz.

Salvador vagueia entre desamores e afetos sem se acanhar, apelando não raras vezes à memória de uma infância feliz, de uma juventude inquieta e de um outro tempo, em que a vida seguia num passo mais lento, onde as recordações de família lhe apaziguam o ímpeto.

Os valores da amizade e da fraternidade embalam-no nessa caminhada ambivalente, ora consciente das maleitas do mundo, ora sonhadora de que algo mais e melhor permanece à espreita, pronto a ser resgatado.

Será nesta constante busca entre encontros e desencontros que Salvador vai subitamente ser surpreendido pelo amor e pela esperança no futuro.

Pedro Nuno Januário Vigário, nasceu a 3 de julho de 1979, em Leiria, onde vive. É casado e tem um filho. Viveu em Porto de Mós, até aos 18 anos e depois em Coimbra, onde concluiu a Licenciatura em Serviço Social, em 2002. Exerce atividade profissional como Assistente Social na Marinha Grande, desde janeiro de 2004. Em 2014, publicou o livro "Vagueando pela margem da alma”.


Gabinete de Comunicação e Imagem

Quercus atribuiu pelo terceiro ano o galardão de “Qualidade de Ouro” à Praia fluvial de Monsaraz

A Quercus distinguiu pelo terceiro ano consecutivo a praia fluvial de Monsaraz com o galardão de “Qualidade de Ouro” pela qualidade da água balnear. A praia de Monsaraz terá assim hasteada a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024 durante a época balnear, que vai decorrer de 1 de junho a 22 de setembro.
No Alentejo, a Quercus distinguiu três praias interiores com o galardão de “Qualidade de Ouro”. Esta organização não governamental da área do ambiente reconheceu a qualidade da água balnear a 356 praias no país, através das análises efetuadas nos laboratórios das administrações das regiões hidrográficas para garantir maior rigor e segurança aos banhistas.
De acordo com os critérios definidos para a atribuição da distinção, a qualidade da água teve de ser excelente nas épocas balneares de 2018 a 2022 e as análises realizadas no ano passado tiveram de estar em consonância com os valores definidos na Diretiva relativa às águas balneares. O último critério de análise é não ter acontecido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia.
A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017 e todos os anos recebeu a Bandeira Azul. Em 2019 foi atribuído à praia o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.
Assim, a praia de Monsaraz terá este ano hasteada a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024, a Bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente. A praia tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.
Os veraneantes podem ainda usufruir de bares, restaurante, esplanadas, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.


*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

ALUNOS REPRESENTAM MARINHA GRANDE EM CONCURSO DE EMPREENDEDORISMO

A Escola Básica Guilherme Stephens e o CENFIM vão representar a Marinha Grande, nas categorias de 3º ciclo e ensino secundário / profissional, respetivamente, na fase final do Concurso de Ideias “Empreendedorismo nas Escolas”, no âmbito do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Comunidade Intermunicipal de Leiria (CIMRL), em parceria com os 10 municípios associados.
A fase municipal do concurso, que apurou os representantes do concelho, realizou-se no dia 8 de maio, no Auditório da Resinagem, para a apresentação de 10 projetos de empreendedorismo, tendo contado com a participação de alunos provenientes dos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Nascente, Marinha Grande Poente e de Vieira de Leiria, bem como do CENFIM e da EPAMG.
As equipas apuradas para o Concurso Municipal foram selecionadas de acordo com os critérios e pontuação constantes no Regulamento da CIMRL e foram avaliadas por um júri constituído por Constança Mendes, Bárbara Neves e Maria José Andrade.
Os vencedores do concelho da Marinha Grande irão defender os seus projetos na fase intermunicipal, nos seguintes dias e locais:
3º CEB - 29 maio - Figueiró dos Vinhos;
Secundário e Profissional - 31 de maio - Leiria.
Os resultados da fase municipal do Concurso “Empreendedorismo nas Escolas” são os seguintes:

3.º CICLO
1.º lugar
Horta dos Sucateiros
Alunos: Valentim Henriques, Salvador Ribeirinho e Bernardo Costa
EB Guilherme Stephens
Professora Paula Moreira
2.º lugar
Filtros nos Rios
Alunos: Alice Mendes, João Brites e Naíra Silva
EB Guilherme Stephens
Professor Emanuel Jacinto

3.º lugar
Smart Watch
Alunos: Mariana Folgado, Samuel Fonseca​ e Daniela Francisco
AE de Vieira de Leiria
Professor Carlos Lourenço
ENSNO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL
1.º Lugar
Beach Bot
Alunos: Renato Antunes, Gonçalo Coelho e Rúben Encarnação
CENFIM
Professor Carlos Santos

2.º lugar
NCBI
Alunos: Denys Skrypnyk, Rodrigo Vale e Mateus Sakai
ES Engº Acácio Calazans Duarte
Professora Cristina Carapinha

3.º lugar
WaterBoost
Alunos: João Sá, Henrique Vale e Kaio Rosa
AE Vieira de Leiria
Professor Aníbal Silva

No escalão do ensino secundário / profissional foram ainda apresentados os seguintes projetos:

BMM
Alunos: Bruna Morgado, Maria Alexandre e Marisa Veríssimo
EPAMG
Professor Daniel David
Expresso de Lata
Alunos: Vítor Gabriel e Tharles
ES Pinhal do Rei
Professor Aires Roque
FlexKey
Alunos: Andrylls Ramos e Xavier Cabral
ES Pinhal do Rei
Professor Aires Roque
NextUp
Alunos: Andrylls Ramos, Murillo Silva
ES Pinhal do Rei
Professor Aires Roque.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MARINHA GRANDE ASSINALA DIA MUNDIAL DA FIBROMIALGIA


O Município da Marinha Grande assinala o Dia Mundial da Fibromialgia, que se comemora a 12 de maio, iluminando a fachada do Edifício dos Paços do Concelho e o Monumento ao 18 de Janeiro de 1934, com a cor roxa, de 10 a 13 de maio, em parceria com a Associação Nacional de Fibromialgia.
Pretende-se, assim, sensibilizar a população para esta doença, que afeta silenciosamente cerca de 1% dos portugueses e é a 2ª doença reumática que causa mais incapacidade (de acordo com estudos da EpiReumaPt).
Esta doença multissistémica foi reconhecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde. Apesar disso, é ainda muito desvalorizada, quer pela população em geral, quer por alguns profissionais de saúde.

*Gabinete de Comunicação e Imagem