terça-feira, 29 de outubro de 2024

Marinha Grande | CAMPANHA DE ATRIBUIÇÃO DE VOUCHERS VOLTA A INCENTIVAR CONSUMO NO COMÉRCIO TRADICIONAL


O Município da Marinha Grande e a ACIMG - Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande vão realizar a iniciativa “Marinha Natal 2024”, entre 18 de novembro e 31 de dezembro de 2024, no âmbito da estratégia para dinamizar o comércio local, incentivando a compra nos estabelecimentos comerciais e apoiar as famílias.
Para a concretização deste projeto, o Município aprovou a atribuição à ACIMG do montante até 35.000€, na sua reunião de 28 de outubro de 2024.

A iniciativa concretiza-se com o sorteio de 300 cupões de 100 euros cada, para serem descontados nos estabelecimentos aderentes. A edição de 2024 prevê uma inovação, que demonstra uma preocupação ambiental, como mas também incentiva comerciantes marinhenses para uma transição digital, uma vez que os cupões serão digitais.
O Projeto “Marinha Natal 2024” abrange os estabelecimentos de comércio local do concelho da Marinha Grande, incluindo as bancas de venda nos Mercado Municipais (Marinha Grande, Praia da Vieira e Vieira de Leiria), que detenham os seguintes CAE:
47 – Comércio a retalho – com exceção dos CAE 47111 – comércio a retalho em supermercados e hipermercados e 47300 – comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados.
56 – Restauração e similares.
79 – Agências de viagem, operadores turísticos, outros serviços de reservas e atividades relacionadas.
95 – Reparação de computadores e de bens de uso pessoal e doméstico.
96 – Outras atividades de uso pessoal.

Excluem-se desta campanha os estabelecimentos com os CAE 47111 - Comércio a retalho em supermercados e hipermercados e 47300 - Comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados e excluindo também, estabelecimentos comerciais com área superior a 200m2. Ficam excluídos do concurso compras realizadas no âmbito de uma atividade empresarial.

Os comerciantes que pretendam aderir ao Projeto Natal 2024 deverão formalizar a adesão através da inscrição no formulário a disponibilizar em http://www.acimg.pt.

Os estabelecimentos comerciais aderentes serão identificados através de um cartaz fornecido pela ACIMG e divulgados nas redes sociais.

Por cada 10€ (dez euros) em compras nos estabelecimentos aderentes, o cliente tem direito a 1 (uma) registo no formulário digital.

Para o efeito, recolhe o QR Code que o irá direcionar para as regras do sorteio e para o formulário a preencher com os seguintes dados: nome, e-mail, telemóvel, número da fatura, consentimento e estabelecimento comercial aderente. O formulário será ainda dotado de ferramentas de segurança como o reCAPTCHA.

O formulário de inscrição inclui o logotipo das entidades da CMMG e da ACIMG com hiperligações para os respetivos sites. Será disponibilizado no formulário um canal WhatsApp para esclarecimento de qualquer dúvida que o lojista possa ter.

Será criada uma lista no servidor com todos os participantes, em que será atribuída uma TAG a cada um que os permite identificar para efeitos de sorteio. O servidor fará uma escolha aleatória que validará com um número de código gerado.

O sorteado receberá de imediato uma notificação via SMS acompanhada de um código para poder confirmar e reclamar o respetivo prémio. Os números sorteados não serão novamente colocados nos restantes sorteios.

Serão realizados três sorteios públicos nos dias 6/12/2024, 18/12/2024 e 06/01/2025, no auditório do Edifício da Resinagem.

Em cada sorteio serão contemplados 100 participantes. No último sorteio, serão extraídos 50 sorteados adicionais, que servirão de suplentes para substituir os que não forem levantados pelos clientes contemplados.

Os sorteios serão realizados por um representante do Município da Marinha Grande e um da ACIMG.

Cada número sorteado dá origem a 5 (cinco) vales de desconto de 20€ (vinte euros) a utilizar nos estabelecimentos aderentes no montante total de 100€ (cem euros).

Após a realização de cada sorteio, será elaborada a respetiva ata com a identificação de todos os participantes vencedores.

Os clientes contemplados devem reclamar os seus vales (após serem contactados via SMS) na Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande) até 31/01/2025. Findo o prazo determinado no ponto anterior, serão utilizados os números suplentes por ordem de extração.

Para levantar os vales no montante de 100€, os clientes devem apresentar o comprovativo de compra que deu origem ao TAG e o código que recebeu via SMS aquando do sorteio digital. Aquando da solicitação do valor dos vales, os empresários aderentes terão de anexar nos vales premiados os comprovativos de venda.

Os vales poderão ser descontados nos estabelecimentos aderentes até ao dia 28/02/2025. Os vales apenas poderão ser utilizados em compras de valor igual ou superior a 20€. Os vales não poderão ser convertidos em dinheiro.

O pedido de reembolso é efetuado pelos comerciantes à Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande até às 17:00H do dia 14/03/2025.

Os estabelecimentos aderentes, entregam à Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande os vales descontados com a cópia do comprovativo da venda.

As condições da camoanha podem ser consultadas no endereço https://www.cm-mgrande.pt/p/marinhanatal

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Câmara de Aveiro inaugura primeiro Moliceiro 100% elétrico


Dia: 31 de outubro (quinta-feira)Hora: 15h30
Local: Rua João Mendonça, Aveiro - Cais 8

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a empresa Aveiro Moments - Alvorada Comum Unipessoal, vão realizar a viagem oficial inaugural da atividade regular do primeiro barco Moliceiro movido 100% por energia elétrica, na próxima quinta-feira, dia 31 de outubro. O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro estará presente com o (novo) Capitão do Porto de Aveiro, sendo a partida às 15h30 do Cais 8 do Canal Central da Ria de Aveiro.
Esta embarcação é movida exclusivamente por motor elétrico – em substituição do motor de combustão, como todos os restantes Moliceiros –, proporcionando não só passeios mais ecológicos na Ria de Aveiro, mas também uma experiência mais confortável, uma vez que as viagens se tornam mais silenciosas.

O Moliceiro 100% elétrico é um dos objetivos definidos no Aveiro STEAM City, que teve o sistema de carregamento elétrico financiado pelo programa europeu Urban Innovative Actions, tendo como objetivo criar uma cidade mais inteligente e amiga do ambiente, com uma economia baseada no conhecimento e na sustentabilidade.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

**Imagem c/DR do Litoral Centro

Marinha Grande | AÇÃO DE CAPACITAÇÃO DO ASSOCIATIVISMO DESTACA IMPORTÂNCIA DO VOLUNTARIADO


A edição do mês de novembro do projeto de capacitação do tecido associativo do Município da Marinha Grande, pretende dar a conhecer o trabalho da One Piece After Another, através da sua metodologia de trabalho em rede e cooperação entre as associações do concelho, numa sessão a ter lugar no dia 4 de novembro, às 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, cuja entrada é gratuita.
A iniciativa pretende dar destaque ao papel importante do voluntariado no associativismo, onde a força coletiva é potenciadora da transformação de gestos individuais em impacto social, valorizando as ações sinérgicas das comunidades e tornando-as mais unidas e resilientes.

Esta sessão visa, ainda, potenciar as ações que possam fortalecer a capacidade de promover a cidadania ativa e participativa, criando um ambiente de apoio mútuo que estimule o desenvolvimento sustentável alicerçado nos princípios e desafios do voluntariado na atualidade.

Pretende-se, igualmente, que cada associação compreenda o papel crucial que possui como geradora de valores para uma comunidade mais justa, mais capacitada e mais comprometida com o bem-estar coletivo.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

As inscrições para o prémio da Sociedade Ponto Verde estão abertas a partir desta terça-feira, dia 29. Junta-te ao Gervásio premeia projetos na área da reciclagem de embalagens

  • Podem candidatar-se juntas de freguesia, associações e cidadãos.
  • O intuito é reconhecer e partilhar as boas práticas no âmbito da reciclagem de embalagens das comunidades locais em todo o País.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) lança a 2.ª edição do Prémio Junta-te ao Gervásio. Trata-se de uma iniciativa de âmbito nacional, que tem como objetivo destacar e premiar projetos na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, desenvolvidos dentro das comunidades locais, por juntas de freguesia, entidades de proximidade e cidadãos. A fase de candidaturas arranca esta terça-feira, 29 de outubro, e termina a 25 de janeiro de 2025.

Podem candidatar-se Juntas de Freguesia, Entidades de Proximidade (associações) e Cidadania Social (pessoas singulares), com projetos desenvolvidos e implementados em todo o território nacional.
As candidaturas podem ser feitas em https://recicla.pt/juntateaogervasio/, local onde está disponível toda a informação. A participação é válida para todas as entidades localizadas em Portugal Continental, arquipélago da Madeira ou arquipélago dos Açores.
São elegíveis projetos que contribuem ou tenham contribuído de forma sustentável para a melhoria da separação das embalagens para reciclagem dentro da comunidade e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.
A seleção das melhores iniciativas é da responsabilidade de um conjunto de jurados, cujos critérios se baseiam no carácter inovador do projeto, o seu impacto económico, social e ambiental na comunidade local.
No próximo ano serão conhecidos os vencedores, nas diversas categorias, com prémios pecuniários e menções honrosas. Assim, na categoria Freguesias será atribuído um 1.º lugar (kit tecnológico “Gervásio”) e quatro menções honrosas; já em Entidades de Proximidade e Cidadania Social está previsto um top 3 com atribuição de prémios monetários, que perfazem um total de 16.500€, e de menções honrosas, duas em cada categoria.

"É com grande entusiasmo que lançamos a segunda edição do prémio Junta-te ao Gervásio. Este projeto materializa o esforço e o investimento da SPV na promoção de mais e melhor reciclagem de embalagens em Portugal. O sucesso da primeira edição mostrou-nos que as juntas de freguesia, entidades e cidadãos estão dispostos a agir e, por isso, acreditamos que através desta nova edição chegaremos ainda mais longe, causando mais impacto positivo na sociedade”, destaca a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.

“Acreditamos que teremos em mãos projetos com muito valor, que servirão para mostrar que há já muitas iniciativas a serem feitas localmente e que essas boas práticas podem e devem ser replicadas por todo o País. O desafio é grande, mas a nossa vontade de fazer a diferença é ainda maior”, conclui.

Já a Subdiretora-Geral da DGAE - Direção-Geral das Atividades Económicas, Marta Lima Basto, diz: “É com muito gosto que a DGAE se associa ao Prémio Junta-te ao Gervásio, enquanto entidade co-licenciadora das entidades gestoras de fluxos de resíduos. A DGAE apoia todas as iniciativas que possam contribuir para promover a economia circular e para garantir uma maior consciencialização das pessoas, das entidades e, no fundo, de todos aqueles que são intervenientes no processo, que possam acrescentar valor às matérias primas, de modo a que possamos prolongar o valor económico a bem da sustentabilidade de todos e do planeta”.

“O projeto Junta-te ao Gervásio representa uma chama que nos continua a manter alerta para a necessidade de continuarmos a fomentar a reciclagem. Os números são muito claros. Estamos a estagnar do ponto de vista do crescimento da reciclagem e, aqui, há uma necessidade de continuarmos com este tipo de campanhas e projetos para não nos esquecermos que ainda temos um percurso para fazer. A ANAFRE é um parceiro relevante nesta matéria porque identificamos que a proximidade é um fator-chave de comunicação e, por esse motivo, não há ninguém mais próximo do que as juntas de freguesia. Além disso, cada vez mais as juntas de freguesia podem constituir-se como parceiros na ação, não só na divulgação e sensibilização, mas, cada vez mais, na ação”, afirma o Vogal do Conselho Diretivo da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, Luís Newton.

O evento de apresentação oficial teve lugar esta manhã, nas Cavalariças do Hotel Pestana Palace, em Lisboa, e contou com a presença de Ana Cristina Carrola, Vogal da Agência Portuguesa do Ambiente; Luís Newton, Vogal do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Freguesias;Luísa Schmidt, Socióloga e Investigadora Coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Marta Lima Basto, Subdiretora-Geral da Direção-Geral das Atividades Económicas; e Pedro Morais Soares, Presidente da União das Freguesias de Cascais e Estoril, que se juntaram- a Ana Trigo Morais e Ricardo Sacoto Lagoa, CEO e Coordenador de Marketing & Comunicação da SPV, respetivamente. O encerramento da sessão ficou a cargo de Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente (em vídeo).

O prémio Junta-te ao Gervásio é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, da ANMP - Associação Nacional dos Municípios Portugueses, da DGAE - Direção-Geral das Atividades Económicas e com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.


Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.

*Raquel Pelica 
**Catarina Simões Farinha

Aveiro | Apresentação das Grandes Opções do Plano e Orçamento 2025


Dia: 31 de outubro (quinta-feira)
Hora: 09h15
Local: Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que o seu Presidente, Ribau Esteves, apresenta as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2025, esta quinta-feira, pelas 09h15, em Conferência de Imprensa, que se irá realizar nos Paços do Concelho.
Este momento antecede a Reunião de Câmara Extraordinária para aprovação do referenciado Plano e Orçamento e do Pacote Fiscal 2025, agendada para as 10h30 do mesmo dia e no mesmo local, com carácter público.

O Presidente CMA reitera “a determinação de prosseguirmos o caminho da Mudança positiva e reformista iniciada em outubro de 2013, agradecendo a Todos quantos contribuíram para a vida da CMA ao longo desta década de mandato, e muito em especial aos Cidadãos pelo seu estímulo e por todos os contributos recebidos. Seguimos Juntos para realizar Mais e Melhor, para Conquistar Mais”, afirmou.

Continuamos o desenvolvimento da estratégia e opções políticas sufragadas, com toda a determinação, assumindo os princípios base nos quais assentou a gestão dos últimos onze anos, com elevada transparência e rigor, cumprindo os compromissos assumidos com os Cidadãos.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Proença-a-Nova | Núcleo de Juventude faz história com criação de equipa de iniciados


O Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova fez história no arranque desta época 2024-2025, com a criação, pela primeira vez na história do clube, de uma equipa de camadas jovens de futsal. Nesta temporada, o clube passa assim a contar com três formações no panorama desportivo distrital, agora com uma equipa de iniciados, que se junta aos escalões de seniores masculinos e femininos.
O primeiro jogo da equipa decorreu a 20 de outubro, frente à Boa Esperança “A”, terminando com derrota por 2-5 para os proencenses, com golos de João Nuno e Afonso, em jogo a contar para o Torneio de Abertura deste escalão. Marcos Lopes, que acumula as funções de treinador das equipas de iniciados e seniores masculinos, explica o processo de criação da equipa: “fizemos um inquérito à população no sentido de saber onde nos podíamos posicionar e a resposta que tivemos foi para o escalão de iniciados, por isso decidimos avançar.”.

O treinador proencense aponta ainda à possibilidade de virem a ser formadas outras equipas no futuro. “Os recursos humanos são uma lacuna. Neste momento a nossa Associação conta com três treinadores formados em futsal, mas o nosso objetivo é ter gente com mais qualidade para trabalhar com jovens e aumentar a nossa oferta nesse sentido. O que importa agora é que os miúdos se divirtam e se sintam confortáveis, seja no futebol ou no futsal, é isso que lhes tentamos passar. Queremos fazê-los evoluir, a competição é apenas um acréscimo”, aponta o treinador, frisando a importância de um ambiente positivo e espírito de equipa, necessário à evolução dos jovens atletas.

O espírito que se vive na Associação, na competição sénior acaba por passar para os jovens e, segundo Marcos Lopes, “isso só pode ser sinónimo de que estamos a trabalhar bem. O aumento do número de praticantes confirma isso mesmo, inclusivamente de pessoas de fora do concelho que nos procuram para jogar futsal”. Resultado dessa evolução foi a chamada de João Nuno e Afonso, dois jogadores do NJ Proença-a-Nova, à Seleção Distrital de Castelo Branco sub-15, depois de terem sido observados pela equipa técnica distrital nos primeiros jogos.

Além dos iniciados, nota para os seniores masculinos e femininos, que começaram já a temporada a exibir-se a bom nível. Os seniores masculinos somaram 10 pontos nos 12 possíveis na fase de grupos da Série B da Taça Honra Carlos Ranito Xistra, apurando-se para a final-four da competição. As seniores femininas, que disputam o Campeonato Interdistrital Santarém / C. Branco, ocupam o terceiro lugar da competição, com uma vitória e uma derrota em dois jogos disputados.

Também no Atletismo o Núcleo de Juventude se tem destacado, com registos de destaque neste domingo, a 27 de outubro. Na primeira prova da época, Laura Martins sagrou-se campeã distrital de corta-mato e a equipa de iniciados femininos sagrou-se campeã distrital de forma coletiva. Além destes dois títulos, os atletas do Núcleo de Juventude conquistaram mais dois lugares de pódio, sendo que todos os atletas ficaram dentro dos 10 primeiros, nas várias provas do campeonato distrital.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Na sede da Associação Musical da Pocariça. Encontro de Filarmónicas juntou pela primeira vez as quatro bandas do concelho

 
Numerosa assistência marcou presença em mais uma edição do Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Cantanhede, que decorreu na sede da Associação Musical da Pocariça. O Encontro juntou, pela primeira vez, as quatro bandas filarmónicas do concelho numa apresentação individual: Filarmónica de Covões, Filarmónica Marialva de Cantanhede, Phylarmonica Ançanense e Banda Filarmónica da Pocariça.
A iniciativa resultou num verdadeiro encontro de filarmónicos, em que reinou o ambiente festivo por meio desta nobre expressão artística como é a música. Foi enaltecido o papel artístico, educativo e social que estas agremiações preconizam no seio das suas comunidades, pela oportunidade de ensino/aprendizagem da música, mas também como espaço de formação cívica e de salutar ocupação recreativa, de lazer e sã vivência social, num encontro intergeracional, em que as faixas etárias mais baixas marcam assinalável representação e participação (formações com muitos jovens).
A organização esteve a cargo das bandas filarmónicas participantes, cabendo particular destaque à anfitriã Associação Musical da Pocariça, e contou com o Alto Patrocínio do Município de Cantanhede e o apoio da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
Recorde-se que esta iniciativa visa fomentar o intercâmbio entre entidades que desempenham uma função de grande alcance cultural no domínio da formação de jovens músicos, promovendo simultaneamente junto das comunidades locais o conhecimento da dimensão artística da atividade que desenvolvem.
Presente neste encontro que visou a celebração da música, o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, manifestou o seu regozijo “por ver, mais uma vez, a dinâmica das bandas filarmónicas do concelho”.
A Phylarmonica Ançanense, a Filarmónica de Covões, a Filarmónica Marialva de Cantanhede e a Banda da Associação Musical da Pocariça “desempenham um papel determinante na disseminação e dinamização da atividade cultural do concelho”, daí o “apoio efetivo que o Município continua a dar ao trabalho que desenvolvem”.
As bandas filarmónicas são verdadeiros embaixadores culturais e artísticos do concelho de Cantanhede nas suas atuações um pouco por todo o país”, concluiu.
Na pessoa da presidente da Direção, Maria da Assunção Campos, a anfitriã Associação Musical da Pocariça partilhou a enorme satisfação de ver concretizado este encontro num formato que dá a oportunidade para apresentar o trabalho de qualidade que cada uma das bandas tem vindo a desenvolver, o que foi reiterado também pelas palavras do presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira.





Marinha Grande | APROVADO CONCURSO PARA REABILITAÇÃO DA PASSAGEM HIDRÁULICA DA RIBEIRA DO TECELÃO


A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou a abertura de concurso público para a reabilitação da passagem hidráulica da Ribeira do Tecelão na Rua das Sorraipas, no lugar da Amieirinha, na sua reunião do dia 28 de outubro de 2024, que vai implicar um investimento estimado de 173.600,00€, acrescidos de IVA.
Este procedimento pretende executar a drenagem pluvial, de modo a dotar a área de intervenção de um sistema de escoamento mais completo e eficaz. Serão restabelecidas as adequadas condições de drenagem e escoamento das linhas de água existentes, com o mínimo de afetação no equilíbrio ambiental e edificado existente.

As principais ações a desenvolver são, resumidamente: construção de rede de água, de rede de drenagem de águas residuais pluviais e domésticas e de rede de gás; pavimentação, sinalização e marcas rodoviárias; movimentos de terras e trabalhos diversos inerentes a este tipo de obras.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MARINHA GRANDE RECEBE TRÊS DIAS DE CICLO À MARGEM

 A Marinha Grande recebe o Ciclo à Margem, no próximo fim-de-semana, proporcionando espetáculos musicais e performances de teatro, no Auditório da Resinagem e no Teatro Stephens, cuja entrada é gratuita.
O Ciclo à Margem não é um festival, é um movimento, um fluxo para a contemplação, para combater o freneticismo, criar o momento para a beleza e o espanto. Trata-se de um projeto que traz ao Teatro Stephens artistas, criadores e áreas artísticas experimentais, importantes pela sua qualidade, maturidade e capacidade de conexão a públicos menos experimentados.

Programação do Ciclo à Margem

1 de novembro, no Auditório da Resinagem:
17H00 - Caem Calhaus do Céu (teatro)
18H00 - Laura Masotto (música)

2 de novembro, no Teatro Stephens
16H00 - Palco Aberto (música)
17H00 - Joana Gama (música)

3 de Novembro, no Teatro Stephens
17H00 - Lisa Sereno (música)
18H00 - Tiago Ferreira Trio (música)

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 ou bilheteira online em bol.pt 

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | ALUNOS DE ARQUITETURA CONHECEM ARQUEOLOGIA INDUSTRIAL


A Marinha Grande foi o município escolhido por alunos do 4.º ano do curso de arquitetura da Universidade de Coimbra, para a realização de uma visita de estudo, que está a decorrer de 28 a 30 de novembro de 2024, para conhecimento do território, da sua arqueologia industrial e desenvolvimento de estudos, no âmbito da disciplina de projeto.
Os 14 alunos e o docente Carlos Martins, do Departamento de Arquitetura da Universidade, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, e pela vereadora da educação, Ana Alves, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 28 de novembro, que deram as boas-vindas e abordaram aspetos relacionados com a história e o património arquitetónico do concelho.

A iniciativa pretende proporcionar uma experiência de aprendizagem “in loco”, fortalecer a relação entre a academia e o Município e estimular o diálogo entre os estudantes e a comunidade.
O programa do dia 28 incluiu visita à exposição “200 Anos da Administração Geral das Matas do Reino”, no Museu do Vidro; interpretação guiada à Mata Nacional com passagem pelo Parque do Engenho; conhecimento do Arquivo Municipal e acolhimento na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro Moel.

Para o dia 29 de novembro estão previstas visitas às instalações da antiga Fábrica Escola Irmãos Stephens, Museu do Vidro e bairros de Pedreanes e Guarda Nova. No dia 30 de novembro, os alunos vão conhecer a empresa SB Vidros e terão uma abordagem sumária à nova proposta da Revisão do Plano Diretor Municipal.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

BOMBEIROS DA MARINHA GRANDE COMPLETARAM 125 ANOS

 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande assinalou o seu 125º aniversário, numa cerimónia que decorreu no dia 27 de outubro, nas instalações do quartel.
Participaram a vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Alves; a Diretora Nacional de Bombeiros da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Susana Silva; o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, Rui Rocha; o vice-presidente do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses, Eduardo Correia; o Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros, Eduardo Abreu; o presidente da direção, Carlos Carvalho; o presidente da assembleia geral, Nuno Cruz; entre outras entidades regionais e locais.
Na sessão solene, a vice-presidente da Câmara saudou a direção, bombeiros e famílias, lembrando “o trabalho humanitário e abnegado dos elementos desta instituição, em particular dos bombeiros, e o serviço absolutamente notável que têm prestado à comunidade ao longo destes 125 anos de existência”.
Para além dos discursos oficiais, o programa integrou a bênção de uma ambulância oferecida pelo Município da Marinha Grande.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Espaço reabilita tecnologia pioneira da era ZX Spectrum. Museu LOAD ZX recupera rede informática produzida pela TIMEX Portugal

 
No domingo, 27 de outubro, o Museu LOAD ZX Spectrum celebrou o seu quarto aniversário com a apresentação de um projeto de recuperação de uma tecnologia de rede informática envolvendo computadores ZX Spectrum.
A equipa, liderada por Hugo Pinto, apresentou o sistema resultante do trabalho de quase dois anos, na presença dos antigos engenheiros da TIMEX Portugal que o conceberam em 1986.
Aquele espaço cultural estreou um documentário, legendado em inglês, onde relata o trabalho de preservação feito por uma equipa de voluntários que contou com a participação de Álvaro Lopes, Paula Silva e João Encarnado.
A recuperação da tecnologia de rede desenvolvida pela TIMEX Portugal para o ZX Spectrum representa um marco significativo para a preservação da história da informática, especialmente no contexto da inovação portuguesa. Esse esforço minucioso de resgate e pesquisa reforça o papel do museu como guardião da memória digital e ajuda na compreensão das origens e do desenvolvimento da informática, afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, sublinhando que “esta iniciativa do museu veio reafirmar o enorme potencial deste projeto inovador e destaca o seu interesse museológico, cultural, histórico e científico”.
A partir de protótipos incompletos que chegaram à coleção do LOAD ZX Spectrum, e reunindo ao longo do tempo fragmentos de documentação técnica e alguns softwares, foi possível reunir os elementos necessários para alcançar este impressionante resultado agora apresentado.
O TENET, TIMEX Educational NETwork, foi uma tecnologia concebida para ser usada em salas de aula, na sequência do surgimento do projeto MINERVA, que introduziu os primeiros computadores nas escolas em Portugal.
De acordo com a equipa envolvida no trabalho de recuperação, a especificação inicial do sistema foi subcontratada a um consultor, de seu nome David Karlin, antigo diretor na Sinclair Research (que foi o grande responsável pela conceção do computador empresarial Sinclair QL) e que esteve também de visita ao Museu para conhecer ‘in loco’ este resultado.
A tecnologia TENET, que esteve na iminência de ser vendida para a China em larga escala, poderia ter evitado o colapso do negócio dos computadores na TIMEX Portugal. Infelizmente não se conseguiram as autorizações necessárias da Sinclair” explicou o cofundador e curador do Museu, João Diogo Ramos. O mesmo, destacou ainda que “Este foi o primeiro projeto do museu realmente feito de forma colaborativa, por uma equipa de vários voluntários, que afirma inequivocamente o papel do museu no panorama da arqueologia computacional”. Durante o evento, o responsável mostrou-se disponível para potenciar mais colaborações, dando nota que este sistema TENET estará em demonstração no ‘stand’ do museu, na Lisboa Games Week, em novembro.
No final, o responsável pela preservação de hardware no museu, Hugo Pinto, agradeceu a todos os ex-colaboradores da TIMEX Portugal que ajudaram a tornar este feito possível. Consciente do sentido de responsabilidade envolvido no projeto, afirmou que “Senti que ou fazíamos nós isto, na presença dos criadores originais da tecnologia, ou estava perdido. Saio daqui muito satisfeito, com a missão cumprida, com um grande alívio pela forma como tudo correu e já com sede em atacar o próximo desafio de reconstrução que temos no museu”.



BOHAN ZAPOROZHETS CONQUISTA 2 PÓDIOS NO CAMPEONATO REGIONAL DE NATAÇÃO ADAPTADA


Decorreu no passado domingo dia 27 de outubro, a edição de 2024 do Campeonato Regional de Natação Adaptada de piscina curta.
Esta competição teve como palco, as Piscinas Municipais Rui Abreu e contou com a presença de 77 atletas em representação de 8 clubes.

Bohan Zaporozhets foi o atleta que representou a coletividade de Cantanhede tenho uma excelente prestação conquistando 2 pódios, sagrando-se campeão regional nos 100 livres na categoria S1 e S14 e nos 100 bruços na categoria SB4 e SB14.

Castelo de Paiva | Aprovada alteração ao Regulamento Municipal

BOLSAS DE ESTUDO AOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

Sob o lema “ Investir na Educação é investir no futuro “ a Câmara Municipal de Castelo de Paiva aprovou recentemente, alterações ao Regulamento de Atribuição de Bolsas ao Ensino Superior e assim, em vez da atribuição de 15 bolsas, a partir do Ano Lectivo 𝟐𝟎𝟐𝟒/𝟐𝟎𝟐𝟓, o município paivense passa a atribuir 𝟑𝟎 𝐛𝐨𝐥𝐬𝐚𝐬, o que se traduz num 𝐚𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝟏𝟎𝟎% desta medida de apoio aos estudantes universitários.
Para mais informações aconselha-se a consulta do novo regulamento aprovado em: https://diariodarepublica.pt/.../regu.../1148-2024-890699351

Assim sendo, as candidaturas para as Bolsas de Estudo decorrem até dia 30 de Novembro, e devem ser realizadas junto dos Serviços de Educação do município.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa     

Município de Silves incentiva participação nas Marchas do IPDJ Algarve para promoção de hábitos saudáveis


O Setor de Desporto da Câmara Municipal de Silves (CMS) está a promover uma iniciativa que convida os munícipes a participar nas Marchas do IPDJ Algarve 2024-2025. Este programa visa incentivar a prática de atividade física regular, disponibilizando transporte para cerca de 50 munícipes em cada marcha. A iniciativa contempla a participação em 14 marchas, das quais duas serão organizadas pela própria CMS, com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis e fortalecer o espírito comunitário.
De acordo com o calendário de Marchas Corrida do IPDJ Algarve, a Câmara Municipal de Silves planejou a participação ao longo do ano em várias localidades, incluindo o concelho de Silves. Em cada uma das marchas, haverá transporte para as paróquias participantes, proporcionando uma oportunidade inclusiva para todos os interessados ​​em integrar a prática esportiva em suas rotinas.

Calendário das Marchas com Participação de Silves:

• 20 de Outubro 2024 (10:00h) - Quarteira (Mamamaratona) - Freguesias de Armação de Pêra, Alcantarilha e Pêra
• 3 de Novembro 2024 (10:00h) - Almancil - Freguesias de São Marcos da Serra e São Bartolomeu de Messines
• 24 de Novembro 2024 (10:00h) - Castro Marim - Freguesias de Silves, Algoz e Tunes
• 8 de Dezembro 2024 (10:00h) - Alvor - Freguesias de Alcantarilha, Armação de Pêra e Pêra
• 22 de Dezembro 2024 (10:00h) - Albufeira (Marcha do Pai Natal) - Freguesias de Silves, Algoz e Tunes
• 12 de Janeiro 2025 (10:00h) - Armação de Pêra - Freguesias de São Marcos da Serra e São Bartolomeu de Messines
• 26 de Janeiro 2025 (10:00h) - Pechão - Freguesias de Alcantarilha, Armação de Pêra e Pêra
• 16 de fevereiro 2025 (10:00h) - Silves (Marcha dos Namorados) - Todas as freguesias
• 2 de Março 2025 (10:00h) - Monchique - Freguesias de São Marcos da Serra e São Bartolomeu de Messines
• 23 de Março 2025 (10:00h) - Faro - Freguesias de Silves, Algoz e Tunes
• 6 de Abril 2025 (10:00h) - Rogil - Freguesias de Alcantarilha, Armação de Pêra e Pêra
• 4 de Maio 2025 (9:30h) - Silves (Silves Tour) - Todas as freguesias
• 18 de maio 2025 (9:30h) - Sagres - Freguesias de Silves, Algoz e Tunes
• 25 de Maio 2025 (9:30h) - Barão de São João - Freguesias de São Marcos da Serra e São Bartolomeu de Messines

Esta iniciativa reforça o compromisso do Município de Silves em incentivar a prática de exercício físico, essencial para a saúde física e mental, bem como para a promoção de um estilo de vida equilibrado e socialmente ativo. A prática regular de atividade física é amplamente reconhecida como um dos pilares fundamentais para a prevenção de doenças e para o bem-estar geral, aproximando os munícipes dos valores de saúde e de espírito de união que o desporto proporciona.

Para mais informações e inscrições entre em contato com o Setor de Desporto da Câmara Municipal de Silves, através do telefone: 282 440 270 ou do endereço de e-mail: desporto@cm-silves.pt

REGRESSO PéPedal 2024/2025. Ciclaveiro relança o PéPedal, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro, para o este ano letivo 2024-25



A Ciclaveiro está pronta para relançar o Programa PéPedal, um programa de mobilidade ativa desenhado para as escolas, com o objetivo de reduzir o número de crianças que se deslocam para a escola de carro e o sedentarismo infantil. Numa fase inicial, o relançamento do programa passa pelo regresso dos Comboios PéPedal em novembro.
O PéPedal é um programa de mobilidade para as escolas, cujo objetivo é promover e incentivar as deslocações ativas para a escola, como ir a pé ou de bicicleta, reduzindo o número de crianças que se deslocam de carro e o sedentarismo infantil.
Com este programa, incentivamos também a autonomia das crianças, a socialização e o conhecimento do lugar e da comunidade, contribuindo para uma cidade com menos congestionamento automóvel, menos poluída, mais segura e mais humana.

O PéPedal integra iniciativas como:

Comboios PéPedal - incentivam a autonomia das crianças, a socialização e o conhecimento do lugar e da comunidade. São definidas rotas para a escola guiadas por adultos coordenadores (“maquinistas”). As viagens são gratuitas e registadas num passe que acumula pontos a serem trocados por vantagens da Rede de Amigos PéPedal;
Amigos PéPedal - uma rede que convida o comércio local e outras entidades a reconhecerem os benefícios do programa para a saúde, autonomia das crianças, e o contributo que as crianças que se deslocam de forma ativa dão à cidade e à comunidade, recompensando a sua atitude para a mudança.

Consultórios PéPedal - levam às escolas profissionais de saúde que sensibilizam para a importância da mobilidade ativa para a saúde física e mental;
Academia Mini Rodas - uma iniciativa mensal, aberta à comunidade, que ensina de forma divertida a andar de bicicleta na cidade.

No ano letivo anterior, o programa foi implementado em 4 escolas de ensino pré-escolar e de 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Aveiro (CE Barrocas, EB Glória, CE Santiago e EVB Vera Cruz), foram criadas 12 rotas seguras a pé e de bicicleta para a escola, foram feitas cerca de 2000 viagens nos comboios, consultadas 805 crianças no consultório médico e envolvidos 18 parceiros no comércio local e agentes desportivos e culturais que integraram a rede de amigos PéPedal, encerrando a implementação do programa com um balanço muito positivo junto da comunidade escolar. Este sucesso revelou uma surpreendente mobilização das famílias e o grande potencial para o crescimento e continuidade do PéPedal.

Por estas razões, a Ciclaveiro está a postos para relançar já em novembro o programa PéPedal, começando pelos Comboios PéPedal, estando o formulário para inscrição de voluntários para maquinistas já disponível no site.

A Cicalveiro está também ativamente à procura de apoios para que este programa possa ter sustentabilidade e continuidade para edições futuras.

Mais uma vez, através deste programa, vimos reforçar a importância de trabalhar este tema desde cedo nas escolas, contagiando as famílias, envolvendo a comunidade na construção de uma cidade melhor para viver, de cidadãos mais conscientes e críticos com as opções que tomam e do seu importante papel na mudança coletiva.

Por fim, partilhamos o link para um vídeo-resumo do primeiro ano do programa PéPedal que decorreu nas 4 escolas de ensino pré escolar e 1º. ciclo do Agrupamento de Escolas de Aveiro, durante o ano letivo 2023-2024: https://youtu.be/ui7b68ILUJc?feature=shared

Sobre o programa PéPedal: pepedal.pt

Exposição mostra património cultural único das Bandas Filarmónicas de Águeda


“Amor à escuta” marca arranque de uma programação de um ano dedicada às bandas do concelho de Águeda

“Águeda é um baluarte do país no que se refere à preservação e dinamização das bandas filarmónicas”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, ontem, na inauguração da exposição “Amor à escuta”, que exibe algum do património histórico das bandas do concelho e que vai estar patente na Sala Estúdio do Centro de Artes de Águeda até dia 29 de dezembro.
Esta exposição, que conta com curadoria de Carlos Veríssimo e homenageia o percurso de 732 anos de dedicação e amor à música das bandas filarmónicas do concelho de Águeda, designadamente pela Banda Marcial de Fermentelos, Banda Nova de Fermentelos, Orquestra Filarmónica 12 de Abril, Banda Castanheirense, Sociedade Musical Alvarense e Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, é uma das atividades previstas para a promoção desta expressão cultural que é a filarmonia.

No momento de inauguração, foi realçada a importância histórica, cultural e pedagógica destas bandas na formação musical e social.

“Somos um Município produtor de arte e cultura”, continuou Jorge Almeida, reforçando que a filarmonia em Águeda tem pelo menos seis baluartes, a que se junta o Conservatório de Música de Águeda, “com muitos alunos e com um nível de executantes altíssimo, que proporcionam um espetáculo de elevada qualidade”, de que são exemplo os vários concertos já realizados e em preparação com artistas de renome nacional, para além de serem instituições que preservam a identidade cultural do concelho e criam laços com a comunidade.

A atividade cultural e a sua dinamização são relevantes para a Câmara de Águeda que é um dos Municípios do país que dedica uma maior fatia do seu orçamento à atividade cultural, seja pelo apoio às instituições (ao abrigo dos Programas de Apoio Municipais) ou pela promoção de espetáculos e iniciativas de cariz cultural nos vários equipamentos municipais do concelho.

Exposição exibe história das bandas do concelho

Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, com o pelouro da cultura, reforçou que a exposição ontem inaugurada é fruto de uma ideia que foi trabalhada durante algum tempo, resultado de uma pesquisa videográfica, sonográfica e da recolha de objetos materiais das bandas do concelho.

Uma “história riquíssima” que estava “escondida” em cada uma das instituições filarmónicas, que era desconhecida do grande público e que agora pode ser apreciada nesta exposição até dia 29 de dezembro.

A exposição, que presta assim homenagem às pessoas e às coletividades que dedicam a sua vida à música, é, acrescenta Edson Santos, reveladora deste “enorme valor cultural” que orgulha os aguedenses, de um “património vivo e rico que queremos continuar a apoiar a preservar” e foi o “pontapé-de-saída” para este programa filarmónico.

Este trabalho de recolha de materiais, objetos, pautas, sons e vídeo (que foram todos digitalizados) permitiu criar “todo um espólio que vai ficar disponível na Biblioteca Municipal Manuel Alegre” para quem o quiser apreciar.

No seguimento desta exposição e enquadrada na aposta na dinamização da atividade das bandas, o Município vai dinamizar ao longo de um ano um conjunto alargado de atividades culturais dedicadas à filarmonia, nomeadamente com exposições, jornadas, fóruns e concertos “únicos no país, feitos propositadamente para o Centro de Artes”.

Iniciativas que pretendem “mostrar a riqueza da nossa música, da excelência das nossas bandas e da nossa história” e que vai culminar com uma grande exposição de cariz nacional, no próximo ano, sobre a atividade das bandas filarmónicas no país.

De entre a programação, destaque já para o próximo dia 16 de novembro, a partir das 21h30, com o espetáculo “Carmina Burana [de Carl Orff]”, no Centro de Artes de Águeda. Em palco vão estar cerca de 200 músicos e coralistas dirigidos pelo Maestro Jan Wierzba (Diretor Artístico da Orquestra Filarmonia das Beiras). A três solistas juntam-se ainda a Orquestra Filarmonia das Beiras, a União de Bandas de Águeda, o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Coro Infantil Allegrus II do Conservatório de Música de Águeda, Orfeão de Águeda e Coro da Associação Cultural de Recardães.

Refira-se que este programa centrado na atividade e em cooperação com as bandas do concelho é resultado de uma parceria que tem sido mantida com as seis instituições e com a União de Bandas de Águeda e que já envolveu projetos municipais como o Cultur’Águeda, que, numa perspetiva de descentralização da cultura, levou concertos filarmónicos a todas as freguesias do concelho.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro


CCDR CENTRO DEBATE FUTURO DA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA REGIÃO CENTRO

29 de outubro | Teatro-Cine, Pombal

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove amanhã, dia 29 de outubro, pelas 15h00, no Teatro-Cine de Pombal, uma sessão sobre inovação na região Centro. Esta sessão tem como objetivo apresentar os resultados alcançados pelo CR Inove – Catalisador Regional de Inovação, um projeto piloto da CCDR Centro, lançado em 2022 para estimular os processos de inovação na Região Centro.

Nesta sessão serão divulgados os resultados alcançados pelo projeto, mostrando como é que o CR Inove tem impulsionado a inovação, facilitando o desenvolvimento de parcerias estratégicas e promovendo soluções tecnológicas inovadoras, alinhadas com as necessidades das empresas e os objetivos de desenvolvimento regional. Desde a sua criação, o CR Inove já envolveu 304 empresas, identificou 122 tecnologias e 82 desafios tecnológicos, dinamizou 83 negociações e estabeleceu 40 parcerias.

A sessão incluirá ainda uma apresentação das oportunidades de financiamento disponíveis para projetos que promovam a inovação, com especial foco no fortalecimento do desenvolvimento entre empresas e instituições de investigação na região. O evento contará com a presença de vários representantes do tecido empresarial, da academia e de entidades públicas, num debate sobre o futuro da inovação na Região Centro, com destaque para as boas práticas e para os principais desafios e oportunidades que moldarão os próximos anos

Sobre o CR Inove
O CR Inove contribui diretamente para a consolidação de um Ecossistema Regional de Inovação colaborativa, promovendo a competitividade regional, a adoção de novas tecnologias e a resolução de desafios tecnológicos enfrentados pelas empresas da região.

O principal objetivo do CR Inove é envolver e mobilizar os agentes regionais de inovação, potenciando os recursos e competências existentes e melhorando a interação dos produtores de conhecimento e tecnologia com o tecido económico e social.

O CR Inove abrange oito sub-regiões da Região Centro, sendo operacionalizado por um pivot em cada uma delas, em estreita colaboração com os dinamizadores sub-regionais. O projeto tem-se afirmado como um motor essencial para a dinamização do ecossistema de inovação. Entre os parceiros do projeto encontram-se oito Comunidades Intermunicipais, três Universidades, seis Institutos Politécnicos, 17 Associações Empresariais, 10 Parques de Ciência e Tecnologia e incubadoras e 15 Centros de Valorização de Tecnologia, totalizando 59 parceiros.

Programa disponível em www.ccdrc.pt

Dadores de Sangue de Portalegre elegem órgãos sociais


Mais um marco relevante se cumpriu na história da sempre empreendedora Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. A 19 de outubro p.p. realizou-se, na sala de conferências do Hospital Doutor José Maria Grande, a assembleia geral, presidida por Jorge Pais, e na qual foram eleitos os órgãos diretivos da associação para o triénio 2025 / 2027.
No decorrer dos trabalhos foi feita uma resenha do último mandato, felizmente repleto de páginas suadas de orgulho. Igualmente, foram evocados aspetos nada abonatórios para a causa da dádiva de sangue em Portugal – e da nossa região em particular. Mas nada que não se resolva com o empenho de todos e com a tenacidade que a associação tem demonstrado desde os tempos do seu fundador, o batalhador António Joaquim Eustáquio.
Ficou também lavrada em ata um agradecimento especial a dois elementos que deixaram, por razões pessoais, de pertencer aos corpos diretivos e a quem a ADBSP muito deve. São eles a Enf. Ana Maria Meira e o António Joaquim Ribeiro.
Recorde-se que a 05 de setembro de 1990 foi lavrada escritura da ADBSP, sendo a mesma publicada em DR de 03 de outubro do mesmo ano.
Ao longo destes celérrimos 34 anos tinham sido já 12 as assembleias focadas na eleição dos órgãos sociais da ADBSP. E mais um ciclo se inicia.
A nova Assembleia Geral tem como presidente o Dr. Jorge Pais, acompanhado por António Trindade Martins e Luís Filipe Ricardo.
Armando Baguinho preside ao Conselho Fiscal, de que fazem também parte Vanda Eustáquio e o Padre Rui Rodrigues.
A Direção continua a ser presidida por Carlos Alberto Eustáquio. Para este órgão foram ainda eleitos Paulo José Cardoso (atual presidente da federação FAS – Portugal), Florinda Vicente, Dra. Isabel Lírio, Silvina Narciso, José Rabaça e Carlos Martins. Como suplentes figuram os nomes do Prof. Marco Gomes e do Padre João Maria Lourenço.
Na reunião foi aprovada ainda a conta de gerência da ADBSP.