As Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz vão decorrer entre os dias 8 e 13 de junho no Parque de Feiras e Exposições. A banda sonora das festividades em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz integra concertos com Aurea, Ana Bacalhau, Barbara Bandeira, Função Públika, Dora Maria, Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Pete Tha Zook e Eddie Ferrer. O programa terá ainda as tradicionais marchas populares e a quarta edição da feira de vinhos ViniReguengos, onde poderão ser degustadas dezenas de marcas de vinhos portugueses.
A inauguração das Festas de Santo António vai decorrer no dia 8 de junho, às 18h30, seguindo-se o concerto com Ana Bacalhau, às 22h30, no palco principal. Celebrizada como vocalista do grupo Deolinda, Ana Bacalhau lançou no final do ano passado o primeiro disco a solo, “Nome Próprio”, com influências no fado, no folclore e na pop, e que conta com canções escritas por Samuel Úria, Jorge Cruz, João Monge, Francisca Cortesão, António Zambujo, Nuno Prata, Afonso Cruz, Nuno Figueiredo, Carlos Guerreiro, Márcia e Capicua. A partir da meia-noite, o palco será ocupado pelo Reguengos Emotions e as atuações de Eddie Ferrer e do Dj Mikas.
No dia 9 de junho, pelas 10h, inicia-se no Centro Hípico Municipal uma prova equestre do Campeonato de Ensino. O Pavilhão Municipal de Reguengos de Monsaraz recebe a final da Taça Nacional de Sub 16 masculinos em basquetebol, disputando-se às 15h um jogo entre as equipas vencedoras da zona norte e do arquipélago da Madeira, e às 17h entre a equipa vencedora da região sul contra a representante do arquipélago dos Açores.
Pelas 18h decorre a Color Run em Família e às 22h30, no Parque de Feiras e Exposições, atua Aurea, que vai apresentar o novo disco “Confessions”. A cantora estreou-se em 2010 com um álbum homónimo que atingiu a dupla platina, em 2011 editou um disco ao vivo gravado no Coliseu de Lisboa, no ano seguinte lançou “Soul Notes” e há dois anos gravou nos Estados Unidos da América o álbum “Restart”. Com uma forte influência na música soul, Aurea conquistou o público com temas como “Busy (for me)”, “Nothing left to say” e “Okay allright”.
A segunda noite das Festas de Santo António vai ter a partir da meia noite a atuação de Pete Tha Zook, um dos mais requisitados e bem-sucedidos dj’s portugueses, com uma carreira em contínua ascensão no mundo. Do seu extenso currículo fazem parte palcos como o do Festival Sudoeste e RFM Somnii, em Portugal, bem como o Pacha de Floripa, o Privilége de Búzios, o World Dj Festival em Seoul, Le Net de Pequim, o Mad Club na Suíça, o Arkadia de Miami, o Zouk Club de Singapura e o Hyde de Hong Kong, entre muitos outros.
Pete Tha Zouk, 37º dj mundial segundo o DJ Mag Top 100, é um entertainer que comunica com o público, levanta os braços, dança com a pista, canta os temas mais vocais, levando as pessoas de mãos no ar a dançar ao ritmo de sons que vão desde o house vocal ao bassline house, quer seja um hit ou uma faixa mais alternativa. A fechar a noite sobe à cabine o dj Triple M que vai apresentar um set focado na música house.
O programa das festividades continua no dia 10 de junho, às 9h, com o passeio de motas clássicas pela rota “Caminhos d’Outrora”. À mesma hora realiza-se o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar da Taça Nacional de Sub 16 masculinos em basquetebol e às 11h disputa-se a final.
Também às 11h decorre o desfile de fanfarras de bombeiros voluntários pelas ruas da cidade e pelas 17h haverá uma prova de perícia de motas clássicas. A Praça de Toiros José Mestre Batista recebe às 18h uma corrida de toiros com os cavaleiros Pablo Hermoso de Mendonza, João Moura e João Moura Caetano. Os forcados de Monsaraz e de Montemor-o-Novo vão pegar toiros da ganadaria Maria Guiomar Cortes Moura.
Durante a noite, no palco das Festas de Santo António, a partir das 22h vão ouvir-se as músicas de Bárbara Bandeira, que há poucas semanas conquistou o Globo de Ouro na categoria Revelação. Com 16 anos de idade, Bárbara Bandeira é conhecida por músicas como o seu primeiro single, “Crazy”, “És tu” e o novo tema “A última carta”. A partir da meia noite sobe ao palco o cantor Miguel Azevedo.
No dia 11 de junho, às 22h, haverá o espetáculo “Encontros”, em que a fadista Dora Maria convidou para atuar Fernando Pereira e Ana Lains. Após o primeiro disco, “Mar de tanto amar”, a fadista lançou o mais recente álbum “Encontros”, que contou com produção de José Cid e direção musical de Custódio Castelo. A noite vai terminar com o baile de Santo António e a atuação do grupo Sons e Tons.
No dia 12 de junho, pelas 21h, atua o Grupo de Dança Inclusiva do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, seguindo-se uma hora mais tarde o desfile e atuação das tradicionais marchas populares. Este ano poderão ser apreciadas a Marcha Infantil do Jardim de Infância e das Atividades de Tempos Livres da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, a Marcha Infantil das Atividades de Animação e Apoio à Família do Jardim de Infância de Reguengos de Monsaraz, a Marcha Infantil dos Alunos do 4º Ano da Escola Básica n.º 2 de Reguengos de Monsaraz, a Marcha Infantil do Projeto Criar Futuro e as marchas de adultos do Câmara Reguengos Clube e da Associação Arte and Heart.
À meia noite haverá um espetáculo pirotécnico e 15 minutos depois sobe ao palco a banda Função Públika, que atua pelo sexto ano nas Festas de Santo António. Pioneira na introdução do palco móvel em camião, equipado com sistemas de luz/multimédia e ecrãs de alta definição, esta banda apresenta um espetáculo de quase quatro horas com um grupo de bailado e um reportório variado de tributos a artistas nacionais e internacionais.
No dia 13 de junho, dia de Santo António, o programa das festividades inicia-se às 10h com a cerimónia do içar das bandeiras. Pelas 10h30 concentram-se na Praça da Liberdade as Imagens dos Padroeiros das Comunidades Cristãs do concelho, seguindo-se meia hora depois a Eucaristia.
A ultima noite das Festas de Santo António será preenchida pelas 21h30 com outro desfile e atuação das marchas populares, seguindo-se às 23h o espetáculo “Santo António a Cantar”, com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e os convidados Pedro Mestre, Celina da Piedade, Vitorino, Janita Salomé e Pedro Calado.
ViniReguengos apresenta mais de duas dezenas de produtores de vinho
Durante as Festas de Santo António, de 8 a 10 de junho, o Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições vai receber a quarta edição da ViniReguengos. Nesta feira de vinhos poderão ser apreciadas referências de vinhos de mais de duas dezenas de produtores nacionais.
O programa da ViniReguengos propõe no dia 8 de junho, às 21h, um showcooking com o chef Vitor Costa, do Instituto de Emprego e Formação Profissional. No dia seguinte, às 10h, tem início um colóquio promovido pela EPRAL – Escola Profissional da Região Alentejo sobre a cultura do vinho e o consumo responsável e moderado do vinho pelos jovens, entre as 14h e as 17h a feira de vinhos será visitada por profissionais das áreas da restauração e bebidas, hotelaria, produtores, jornalistas e comunicadores especializados nos setores do vinho, gastronomia e turismo, e às 15h30 decorre um workshop de iniciação à prova de vinhos. A partir das 21h realiza-se um showcooking com a chef Maria Correia, do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
No dia 10 de junho, às 15h30, haverá uma prova de vinhos da região de Lisboa, nomeadamente da Cidade Europeia do Vinho 2018 – Torres Vedras e Alenquer, e às 21h um showcookingcom a chef Maria Correia, do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
No Parque de Feiras e Exposições haverá também ao dispor dos visitantes várias tasquinhas e bares. Os bilhetes para as Festas de Santo António custam 4 euros nos dias 8 e 9 de junho. Poderá também ser adquirida a pulseira jovem (até aos 29 anos), que pelo valor de 4 euros dará acesso a todos os espetáculos, assim como o bilhete único, que custa 5 euros. Os munícipes com Cartão Social têm entrada grátis.