Foi aprovado, por unanimidade, em reunião de Câmara Municipal, o projeto e a autorização para abertura de concurso público para a Requalificação e Modernização do Mercado da Praia de Mira.
A intervenção, que ascende a cerca de 350.000 euros, é cofinanciada pelos programas comunitários do MAR2020 e do PDR2020 e tem início até ao final do ano.
Pretende-se com este projeto intervir estrutural e funcionalmente no Mercado, requalificando-o, modernizando-o e recentrando-o enquanto importante unidade comercial e ponto de referência comercial, histórica, social e económica do concelho, num contributo decisivo enquanto instrumento de gestão pública.
O objetivo é que o Mercado seja um espaço aberto e dinâmico, devendo ser apetrechado com novas valências de modo a ter a capacidade de atrair novas atividades que complementem e sirvam de âncora, não apenas à própria Unidade Comercial e estabelecimentos de comércio e serviços da envolvente, mas também à estratégia de desenvolvimento socioeconómico do próprio concelho.
Neste âmbito, a estratégia a desenvolver para a projeção do mercado deve encontrar-se vocacionada para a complementaridade do mercado com a restauração, habitantes e turistas da Praia de Mira. Pretende-se consagrar e valorizar as cadeias curtas entre os produtores locais e o consumidor final, privilegiando o escoamento de produtos provenientes da agricultura local e da pesca da Arte Xávega na Praia de Mira.
Todo o espaço será também reorganizado em termos de bancas, ocupação do espaço e funcionalidade.
Em simultâneo será desenvolvida uma nova imagem e um plano de comunicação, integrantes da estratégia de promoção do local em diversos suportes, de modo a atingir um vasto publico, e transmitir as novas valências e dinâmicas do espaço, bem como o respetivo plano de atividades e eventos. Pretende-se a criação de um selo distintivo dos produtos locais, que evidencie a qualidade e garanta a origem dos mesmos, protegendo-se os produtores locais e dinamizando a economia municipal.
Com esta requalificação pretende-se também consolidar o Mercado como referência urbana e comercial preferencial para abastecimento da população local no que diz respeito a pescado da Praia de Mira proveniente da Arte Xávega, valorizando e promovendo assim também esta atividade piscatória, gerando maior valor para os armadores/pescadores, potenciando/mantendo os postos de trabalho que exercem exploração neste espaço.