quarta-feira, 3 de julho de 2024

Centro de Juventude de Braga continua a ser única Pousada da Juventude do país com a distinção Green Key


Pela terceira vez consecutiva, o Centro de Juventude de Braga, gerido pela InvestBraga, voltou a ser premiado com o selo Green Key. O Programa Green Key assume-se como um galardão internacional da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que promove o Turismo Sustentável em Portugal e reconhece estabelecimentos turísticos, promotores de boas práticas ambientais, económicas e sociais, que valorizam a gestão ambiental em prol da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
O prémio, entregue na passada sexta-feira, 28 de junho, no Teatro-Cine de Pombal, premiou cerca de 317 estabelecimentos Green Key. Em 2024, o Green Key reconhece mais 48 unidades do que na última edição. Dos 317 estabelecimentos galardoados, 256 renovaram a candidatura, ou seja, a taxa de manutenção é de 95%; enquanto 40 unidades recebem a distinção pela primeira vez e 15 regressam ao programa. A cerimónia contou com a presença de José Archer, presidente da ABAAE, Catarina Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Pombal e Ana Rita Ribeiro, diretora do Centro de Juventude de Braga.

Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, afirma: "Este reconhecimento reflete o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a promoção de boas práticas ambientais. Continuaremos a investir em iniciativas que valorizem a gestão ambiental e contribuam para o desenvolvimento sustentável da nossa região, sempre em consonância com os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos."

Coordenado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), o Green Key é global e voluntário. Com mais de 5.800 hotéis e outros estabelecimentos reconhecidos em mais de 70 países, o Green Key é um programa que tem como objetivo promover a responsabilidade ambiental e a gestão sustentável no sector turístico e hoteleiro.  Os candidatos são avaliados em áreas como a gestão ambiental, a conservação de energia, a gestão de resíduos, a conservação de água e outras práticas sustentáveis.

Em Portugal o Green Key é um símbolo de qualidade, que conta com o envolvimento de 19 entidades que fazem parte da Comissão Nacional, que vão desde o sector público à sociedade civil e cujo contributo neste processo é imprescindível para o bom funcionamento do programa. Implementado pela ABAAE, uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada, há mais de 30 anos, à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais

No seguimento das edições anteriores, os Hotéis apresentam o maior número de galardoados, com 247 unidades. O Programa conta, ainda, com 32 Alojamentos Locais; 21 Turismos no Espaço Rural; 8 Parques de Campismo; 7 Restaurantes; 1 Pousada de Juventude e 1 Centro de Congressos. Na cidade de Braga, o Meliã Braga voltou a ser galardoado e pela primeira vez, o Parque Municipal de Campismo e Caravanismo de Braga – Campying Braga.

Para Ana Rita Ribeiro, diretora do Centro de Juventude de Braga, "receber o selo Green Key pelo terceiro ano consecutivo é um reconhecimento do nosso esforço e dedicação para promover a sustentabilidade. Este prémio é resultado do empenho de toda a equipa do Centro de Juventude de Braga (parceiros, fornecedores e clientes) em adotar práticas que minimizam o impacto ambiental e promovem a educação para a sustentabilidade entre os nossos hóspedes. Estamos comprometidos em continuar este caminho, procurando sempre novas formas de melhorar e inovar as nossas práticas de gestão ambiental.

A política ambiental e o plano de ação do Centro de Juventude de Braga aqui.

*Francisca Rodrigues 

Sobre o Centro de Juventude de Braga
O Centro de Juventude de Braga é uma Unidade de Negócio criada no seio da InvestBraga a par da StartupBraga, do Departamento de Atração de Investimento e do Altice Forum Braga e tem por missão assegurar condições de alojamento e de trabalho capazes de promover a Educação Não Formal, os Direitos Humanos e a dinamização de projetos de Criatividade, Empreendedorismo, Cidadania e Associativismo Juvenil.

Universidade de Coimbra organiza 22.ª edição da Conferência Internacional em ciências Fotoacústicas e Fototérmicas

 
O Departamento de Química (DQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a organizar a 22.ª edição da Conferência Internacional em ciências Fotoacústicas e Fototérmicas, que se realiza de 8 a 12 de julho, em Coimbra.

A sessão de abertura deste congresso terá lugar no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, entre as 8h30 e as 9h00, do dia 8 de julho.
Durante a conferência serão apresentados os mais recentes avanços em tecnologia fotoacústica e fototérmica fundamental e aplicada, reunindo investigadores e profissionais com interesse em física de lasers, termo física, bio e nanofotónica, ciência dos materiais, imagem, tratamentos médicos baseados em laser, teranóstica, química analítica e química-física, análise térmica e testes não destrutivos, entre outros.

Ainda antes da conferência, amanhã e sexta-feira, dias 4 e 5 de julho, será realizada uma Escola Avançada para alunos graduados incidindo nos aspetos teóricos e práticos experimentais de Calorimetria e Tomografia Fotoacústica, lente térmica e ultrassom gerado por laser.

Recentemente, a investigação em ciências Fotoacústicas e Fototérmicas tem impulsionado o desenvolvimento de inovadoras ferramentas de diagnóstico com imagem de alta resolução e aplicação clínica, instrumentação de monitorização ambiental e de saúde pública, ou novas metodologias não destrutivas de investigação de materiais.


Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

terça-feira, 2 de julho de 2024

Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal integra rede nacional que vai medir atividade turística no país


Lançamento da Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade aconteceu hoje no Estoril. O objetivo é a partilha de informação e projetos de investigação conjuntos entre as várias regiões de turismo.
O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) tornou-se hoje um dos fundadores da Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade, uma iniciativa que visa a partilha de informação e o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos entre as regiões turísticas do país. A cerimónia de lançamento teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, numa iniciativa organizada pelo Turismo de Portugal.
A sessão, em que participou Anabela Freitas, Vice Presidente da Turismo Centro de Portugal, incluiu a assinatura do protocolo de colaboração para a criação da Rede. Esta é constituída pelo Turismo de Portugal, representada no evento pelo Presidente, Carlos Abade, pelas Secretarias Regionais do Turismo dos Açores e da Madeira e pelas cinco entidades regionais de turismo do continente: Turismo do Porto e Norte, Turismo Centro de Portugal, Turismo de Lisboa, Turismo do Alentejo e Turismo do Algarve.
Durante a cerimónia, Francisco Dias, coordenador do OSTCP, teve oportunidade de apresentar o projeto do Centro de Portugal aos restantes parceiros da rede.

Compromissos e metas
No protocolo, os parceiros comprometem-se a desenvolver os Observatórios Regionais de Turismo Sustentável, alocando os recursos necessários para a sua atividade, desenvolvendo projetos de investigação conjuntos e partilhando os resultados das investigações. Entre as medidas acordadas, destaca-se também a definição de métricas padrão para monitorizar a sustentabilidade no turismo.
No âmbito da cooperação internacional, os parceiros preveem colaborar ativamente com a Rede de Observatórios da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (INSTO), promovendo a troca de conhecimentos e boas práticas com observatórios internacionais congéneres e participando em projetos da UNWTO relacionados com turismo sustentável.

A rede INSTO é uma iniciativa da UNWTO, criada para apoiar a monitorização e a avaliação do turismo sustentável em vários destinos em todo o mundo. O objetivo é auxiliar os destinos a tomar decisões informadas para minimizar os impactos negativos do turismo e, ao mesmo tempo, maximizar os benefícios para as comunidades locais, o meio ambiente e a economia.

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal é membro da rede INSTO desde novembro de 2023. Ser membro da INSTO implica o compromisso de monitorizar e medir a atividade turística e os seus impactos em onze áreas temáticas principais: satisfação local, emprego, governança, sazonalidade, benefícios económicos, energia, água, gestão de águas residuais, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e ação climática. Os progressos em cada uma destas áreas são reportados anualmente.

Anabela Freitas destaca a importância da rede formalizada hoje. "A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade é uma iniciativa muito positiva, que vai possibilitar uma integração maior das informações sobre a atividade turística no país, permitindo colmatar lacunas que existem a esse nível. É difícil gerir e tomar decisões quando a informação é escassa. O conhecimento resultante desta colaboração irá, seguramente, ser uma mais-valia para os empresários e para as instituições públicas ligadas ao turismo. Assim, poderemos promover um turismo mais sustentável e resiliente, beneficiando as comunidades locais e preservando os nossos recursos naturais”, considera.

Monitorizar o turismo no Centro de Portugal
O OTSCP - Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria. A sua missão consiste em monitorizar todos os aspetos relacionados com o turismo na região, fornecendo informações de valor às empresas e organizações. Desta forma, constitui um apoio fundamental à tomada de decisão dos protagonistas da atividade turística no território.

O Conselho Técnico-Científico do Observatório é composto por 30 investigadores de várias instituições de ensino superior no Centro de Portugal, designadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Leiria, Tomar, Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco. O Conselho Consultivo Empresarial integra os principais empresários e instituições representativas da atividade turística na região.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Marinha Grande | PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA BANDEIRA AZUL

 O Município da Marinha Grande dinamiza atividades de sensibilização ambiental, no âmbito do Programa da Bandeira Azul, em São Pedro de Moel e na Praia Velha, cuja participação é gratuita.
As ações incluem exposição, passeios pedestres, ações de sensibilização e ciência viva.

O programa ambiental de julho é o seguinte:

DE 13 a 31 JULHO
LOCAL: Edifício do Cosmos
EXPOSIÇÃO - FLORESTA PORTUGUESA, UM OLHAR MAIS ATENTO
O património natural que a floresta autóctone encerra tem sofrido constantes pressões e ameaças que conduzem à sua progressiva degradação e destruição. Em Portugal, quase 40% do território é ocupado por florestas, maioritariamente associadas a monoculturas de eucalipto e pinheiro-bravo. Os carvalhais autóctones ocupam apenas 5% da área florestal e apesar da sua importância ecológica, não têm qualquer estatuto de proteção. É urgente sensibilizar para a necessidade de proteger e salvaguardar o nosso valioso, e vulnerável, património florestal. Esta exposição pretende despertar no observador um olhar mais atento à beleza e importância que a floresta encerra e alertar para os perigos constantes de que é alvo.
HORÁRIO: todos os dias, de acordo com o horário do Cosmos
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande 
PARCERIA: Universidade de Aveiro
14 DE JULHO – DOMINGO
LOCAL de concentração: em frente ao posto de Turismo de São Pedro de Moel
HORÁRIO: 10h às 12h 
PASSEIO NA NATUREZA “FLORA E HABITATS DUNARES”
Passeio guiado aos habitats dunares, com o objetivo de dar a conhecer as espécies de flora e habitats presentes na Praia Velha. Pretende-se ainda promover a discussão relativa às ameaças e potencialidades numa ótica de valorização do património natural e desenvolvimento sustentável.
DATA: 14 de Julho de 2024
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande
INSCRIÇÕES: grátis em ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias obrigatórias e sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes

18 DE JULHO – QUINTA FEIRA
LOCAL de realização: areal da praia de São Pedro de Moel e areal da praia da Vieira 
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO - CAMPANHA VERÃO CAMPEÃO 2024
Ação de Sensibilização sobre ambiente, segurança e acessibilidades dirigida a crianças desde o pré-escolar até ao segundo ciclo. Durante a ação são desenvolvidas diversas atividades de animação, tais como jogos, em que são ilustrados os riscos provocados por atitudes descuidadas e fornecidas informações sobre o melhor modo de lidar com a praia e com o mar, através de processos didáticos simples e divertidos.
PROMOTOR: Fundação Vodafone
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande e Fundação Vodafone

20 DE JULHO – SÁBADO
LOCAL de concentração: em frente ao posto de Turismo de São Pedro de Moel
HORÁRIO: 9:30h às 12h
PASSEIO NA NATUREZA 
“A GEOLOGIA DE SÃO PEDRO DE MOEL, UM MERGULHO EM MARES JURÁSSICOS”
Passeio guiado aos afloramentos rochosos entre a Praia Velha, São Pedro de Moel e Praia de Água de Madeiros, orientado por investigador da Universidade de Coimbra (Prof. Doutor Luís Duarte), com o objetivo de dar a conhecer o património geológico singular existente nas arribas rochosas que caracterizam a paisagem local. Pretende-se ainda promover a discussão relativa às ameaças e potencialidades do património geológico e paleontológico do concelho da Marinha Grande.
FORMAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: Prof. Luis Duarte (Faculdade de Tecnologia e Ciências da Universidade de Coimbra)
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande
Parceria: Universidade de Coimbra
INSCRIÇÕES: grátis em ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias obrigatórias e sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes

27 DE JULHO – SÁBADO
LOCAL: Edifício do Cosmos
HORÁRIO: 15h30 às 17h 
OFICINA CIÊNCIA VIVA NO VERÃO
Observação da vida microscópica que nos rodeia e que está em permanente ameaça face às alterações globais e disrupção dos ecossistemas. Ação desenvolvida em contexto de oficina de Ciência Viva com abordagem à problemática dos microplásticos e dos seus impactes na cadeia alimentar marinha e saúde publica. A atividade consiste na observação, com recurso a microscópio e lupa binocular de plâncton, pólen, insetos, flores entre outras surpresas que integram o património natural de São Pedro de Moel.

ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande
PARTICIPAÇÃO: grátis e  limitada à lotação da sala para um máximo de 15 participantes

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | No último fim de semana Praia da Tocha recebeu Biofestival de Verão

 
A Praia da Tocha recebeu pela primeira vez, este fim de semana, o Biofestival de Verão, iniciativa que contemplou a realização de várias atividades culturais, mostras de produtos agrícolas locais e apresentações gastronómicas, com workshops, sessões de showcooking e palestras sobre produção de cogumelos e vinhos, entre outras.
Tendo como principal objetivo promover produtos e produtores da região, o Biofestival foi organizado pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha, a Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT), a Organização Florestal Atlantis, a Câmara Municipal da Mealhada e a FungiPerfect (empresa especializada em produtos e serviços micológicos e florestais), tendo contado ainda com o apoio do Lions Clube de Cantanhede.
A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, visitou o evento acompanhada de Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia, Adérito Machado, vereador com o pelouro da Agricultura, Fernando Pais Alves e José Santos, também vereadores do executivo camarário cantanhedense, José Manuel Cruz, presidente da Junta de Freguesia da Tocha, e Hugo Silva, vereador da Câmara Municipal da Mealhada.
Para Helena Teodósio, “é importante dar a conhecer o fruto do trabalho de alguns produtores do concelho de Cantanhede, e neste caso também do concelho da Mealhada, com a particularidade de estarem alinhados com os objetivos do desenvolvimento sustentável. É nesse sentido que o Biofestival cumpre uma função pedagógica ao colocar o público visitante em contacto com produtos endógenos de qualidade que os municípios também têm o dever de ajudar a promover”, afirmou a autarca, sublinhando que “estas ações são para repetir, tanto quanto possível em parcerias ativas com várias entidades.
O Biofestival de Verão veio complementar a edição de outono, que se realizou no ano transato, na Ferraria, concelho da Mealhada, e tem como principal propósito, através de um conjunto de atividade lúdico-pedagógicas, salientar o importante papel da biodiversidade no equilíbrio do ecossistema, promovendo, assim, as boas práticas ambientais.
Do programa realizaram-se um conjunto de iniciativas, com natural destaque para as várias palestras relacionadas com ambiente e biodiversidade, particularmente direcionadas para a zona dunar da Praia da Tocha, um mercadinho de artesanato local, com a presença de vários produtos endógenos, designadamente o vinho, o mel e cogumelos. 
De salientar ainda uma apresentação de vinhos de vários produtores dos dois Municípios participantes.
A nível gastronómico, o evento procurou dar relevo aos produtos locais e artesanais, da produção à degustação, e prova de petiscos como cavala com cogumelos, confecionada no showcooking realizado durante a prova de vinhos, carapaus fritos com arroz de tomate, galo à gandareza e sardinha assada na telha, confecionados pela Associação de Moradores da Praia da Tocha, e servidos no jardim da associação.

Marinha Grande | POSTOS DE PRIMEIROS SOCORROS NAS PRAIAS

 O Município da Marinha Grande tem em funcionamento Postos de Primeiros Socorros, na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel.
Trata-se de um projeto do Município da Marinha Grande, que tem como objetivo apostar na prevenção da doença e na promoção da segurança e da saúde dos veraneantes, numa altura do ano em que se verifica grande afluência às praias. O Posto está equipado com material de primeiros socorros e desfibrilhadores automáticos externos, sendo a assistência assegurada por profissionais de saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.

Na Praia da Vieira, o Posto está instalado junto ao Hotel Cristal Praia, que apoia este projeto. Em São Pedro de Moel, o Posto de Primeiros Socorros está localizado por cima do Café da Praia.
Os postos de primeiros socorros funcionam todos os dias, das 10h00 às 20h00, desde o dia 1 de julho e até 31 de agosto.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PRAIAS RECEBEM SENSIBILIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO CANCRO DA PELE

 A Praia da Vieira e São Pedro de Moel vão receber atividades no âmbito da campanha "Verão com Prevenção”, com o objetivo de sensibilizar a população para os cuidados a adotar com a exposição solar, dinamizadas pelo Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio do Município da Marinha Grande.
A iniciativa decorre no dia 10 de julho, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, junto ao Posto de Primeiros Socorros da Praia da Vieira (ao lado do Hotel Cristal Praia); e no dia 17 de julho, no mesmo horário, junto ao Posto de Primeiros Socorros de São Pedro de Moel (por cima do Café da Praia).
Os participantes têm a oportunidade de realizar diversas atividades relacionadas com a temática, contribuindo, assim, para uma melhor consciencialização face aos riscos de saúde advindos da exposição solar excessiva.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

As Festas da Feira de São Pantaleão 2024 estão quase a chegar a Figueiró dos Vinhos

 Música, Teatro e o tradicional Folclore estão de volta para as Festas da Feira de São Pantaleão em Figueiró dos Vinhos.

A edição 2024, deste certame com mais de 500 anos de história, realiza-se entre os dias 26 e 28 de julho, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, prometendo diversão, música e tradição.
As Festas da Feira de São Pantaleão iniciam-se, assim, com a Noite de Folclore, na noite de 26 de julho, a partir das 21h30.
A noite seguinte, 27 de julho, é reservada à música dos Calema e de Wilson Honrado, a partir das 22h00.

A Festa termina a 28 de julho com o indispensável espetáculo de comédia, este ano com a produção da AliArte, “De sogra e de louco… todos temos um pouco”. Uma comédia hilariante que mostra como, por vezes, boas intenções podem gerar grandes confusões, e que conta, ainda, com a participação especial de Tássia Camargo, atriz bem conhecida das Telenovelas da Globo,  como “Tieta” e “O Cravo e a Rosa”, entre outras.
O espetáculo de comédia, “De sogra e de louco… todos temos um pouco”, tem aquisição obrigatória de bilhete, no valor de 2,50 €, e após o início do espetáculo não é permitida a entrada de qualquer espetador. Os bilhetes serão disponibilizados de 19 a 28 de julho, no Posto de Turismo. Todos os restantes espetáculos são gratuitos e de entrada livre.

*Gabinete de Imprensa
Município de Figueiró dos Vinhos

Marinha Grande | ANIMAÇÃO DA ÉPOCA BALNEAR NA PRAIA DA VIEIRA

 A Praia da Vieira recebe várias iniciativas de animação durante a época balnear, promovidas pelo Município da Marinha Grande, com o apoio das associações locais, com o objetivo de proporcionar animação cultural e desportiva à população e aos veraneantes que visitam o concelho.
A programação de julho para a Praia da Vieira é a seguinte:

6 e 7 de julho
Largo dos Pescadores
Serviço de bar dinamizando pela ADPV - Associação de Desenvolvimento da Praia da Vieira

6 e 7 de julho 
Areal da Praia da Vieira (entre a Esplanada Âncora e os sanitários norte)
1.º Torneio de Futebol Praia - Praia da Vieira
Organização: ADPV - Associação de Desenvolvimento da Praia da Vieira
Apoio: Município da Marinha Grande e Junta de Freguesia de Vieira de Leiria

6 de julho  - sábado
Largo dos Pescadores
22h00 – Os Cachopos 
Organização: Município da Marinha Grande

7 de julho  - domingo
Largo dos Pescadores
18h00 - Sunset com Deejay Rolando Kruz
Organização: Município da Marinha Grande

10 de julho - quarta-feira
Junto ao Posto de Primeiros Socorros (ao lado do Hotel Cristal Praia)
09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
“Verão com Prevenção”
Atividade de sensibilização sobre os cuidados a adotar com a exposição solar e prevenção do cancro da pele
Organização: Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Apoio: Município da Marinha Grande

13 de julho - sábado
17h00 - Avenida Marginal 
Desfile De Carnaval + Dj Daniel F. e Dj Prosa
22h00 - Largo Pescadores 
Banda Tributo A Ivete Sangalo + Dj Daniel F. e Dj Prosa
Organização: Município da Marinha Grande e Associação AlóédaVieira

14 de Julho - domingo
11h00 às 18h00 - Largo Pescadores
Dj Daniel F. e Dj Prosa
Organização: Município da Marinha Grande e Associação AlóédaVieira

19, 20 e 21 de julho – FESTIVAL DO CARAPAU 
Largo dos Pescadores

19 de julho - sexta-feira
12h00 - Abertura da Gastronomia
21h30 - Ricardo Mateus 
22h30 - Tributo - Doce (Remember) 

20 de julho - sábado
12h00 - Abertura da gastronomia 
12h00 - Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria
16h30 - Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira
19h00 - Academia Sénior 
21h00 – José Santos
22h00 – Henrique Matos
23h00 - Manu Alves - com DJ
00h00 - João Cardoso  

21 de julho - domingo
12h00 - Abertura da Gastronomia 
13h00 - Grupo de Cavaquinhos Musicordem 
17h00 - Ginástica adaptada com Mariana Pedra - CRPI
18h00 - Zumba com Filipa Carvalho
19h30 - Animação musical – Vando Barros Trio 

Organização: Município da Marinha Grande e Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria
Apoio: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria


27 de julho - sábado
NEON RUN
Largo dos Pescadores

20h00 - Abertura do recinto
21h00 - Aquecimento Neon e animação com Dj
21h30 - Início da Neon Run
23h00 - After Party

A iniciativa consiste numa corrida / caminhada de 4 km, por entre luzes, som e a companhia de muitos participantes, numa nova forma de fazer desporto, com o conceito de entretenimento.
Trata-se de uma prova noturna que procura juntar animação, desporto e lazer num circuito por voltas, onde cada pessoa faz paragens quando entender! Por entre cenários, o participante é portador da sua própria luz! É um NEON que vibra, corre, dança, caminha… mas sobretudo diverte-se!
Organização: Município da Marinha Grande
Apoio: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria


*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | CAMPOS DE FÉRIAS NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Município da Marinha Grande vai dinamizar Campos de Férias no Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, nos meses de julho e agosto, com o objetivo de ocupar os tempos livres dos jovens, combinando tecnologia e programação com atividades artísticas ao ar livre.
A iniciativa vai realizar-se do seguinte modo:
Campos de férias no Museu Joaquim Correia
1.º turno – de 8 a 19 de julho (segunda a sexta-feira, durante 2 semanas)
2.º turno – de 22 de julho a 2 de agosto (segunda a sexta-feira, durante 2 semanas)
Horários: 10h00 – 13h00/ 14h00 – 17h00
Público-alvo: 7 – 9 anos e 10 – 12 anos
Lotação: 15 crianças em cada grupo
Local: Museu Joaquim Correia
Campos de férias de dia completo, excluindo almoço, que combinam ensino de tecnologia e programação com atividades artísticas ao ar livre.
Inscrição: gratuita, sujeita a preenchimento de formulário próprio em https://bit.ly/campoferiasmuseu  
Mais informações: servico.educacao@cm-mgrande.pt
Organização: Município da Marinha Grande

*Gabinete de Comunicação e Imagem

PT281 regressa a Proença-a-Nova a 20 de julho

 
A PT 281 Ultramarathon, uma das mais longas ultramaratonas do mundo, está de regresso a Proença-a-Nova a 20 e 21 de julho. A prova, que começa em Belmonte, chega ao concelho proencense pelas 06h30 de 20 de julho, terminando às 12h15 do dia seguinte.
A 9ª edição de uma das mais exigentes ultramaratonas a nível mundial vai atravessar, entre os dias 18 e 21 de julho, 33 localidades da Beira Baixa, sendo que do concelho proencense contam-se pelo menos 10: Carregais, Chão do Galego, Montes da Senhora, Penafalcão, Fróia, Sobreira Formosa, Figueira, Amoreira, Braçal e Proença-a-Nova.
A PT281 Ultramarathon, com uma distância de 281 quilómetros, decorre sob o tradicional calor tórrido desta época na Beira Baixa. Para a edição de 2024 estão inscritos atletas de 14 países de latitudes tão diferentes como Hong Kong e os Estados Unidos da América.
Pelas suas características, este evento vai muito além da competição desportiva, sendo também uma celebração da resiliência, do espírito de superação e da ligação entre o Homem e a Natureza.
A prova é da organização da Horizontes – Turismo Desportivo. Para mais informações sobre esta ou outras provas, visite o site oficial da empresa ou do evento em questão.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos



Cantanhede | CURTIÇÃO DO TREMOÇO ARRANCA COM GRANDE CONCENTRAÇÃO DE BÓIAS DE ÁGUA

 

A Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, no concelho de Cantanhede, volta a receber o evento cultural “Curtição do Tremoço”, após estreia no ano anterior, com “Matinés Sunset”, durante todas as sextas-feiras do mês de Julho, a partir das 16h30, com entrada livre.

A abertura a 5 de Julho faz-se com a grande concentração de boias de água trazidas pelo público presente, em especial crianças e jovens, sendo que a matiné terá Johnny Gil e Space Jumper a ditar os sons da dança dentro e fora de água, com direito a discos pedidos e dedicatórias, terminando com a transmissão do jogo Portugal-França do Europeu de futebol e o “after-sunset” no Bar Olhos. Estarão presentes ainda apresentações das Tremoceiras de Cadima, “7 badaladas da Vespas Paperinos”, esplanadas junto à água e com vista panorâmica, sensibilização ambiental, transmissão de vídeos ao vivo pela Internet, entre outras surpresas.
A programação de 5, 12, 19 e 26 de Julho conta com vários espetáculos e performances de áreas artísticas em ascensão, sem esquecer as tradições da região, mais propriamente a conservação, valorização e (re) interpretação o seu património material e imaterial. É ainda referido pela organização que “a filosofia base desta abordagem cultural, social e ambiental continua a ser a de criar pontes entre tradição e inovação, bem patente no duplo significado do título o projeto, havendo ainda todo um caminho aliciante a percorrer de rentabilização de recursos locais e regionais”.
Segundo a organização, “pretende-se enraizar hábitos na agenda, envolver públicos e usufruir dos espetáculos com uma valorização ambiental da área envolvente, tendo em conta que o espelho de água, as zonas de areia, as esplanadas nos terraços, as bancadas relvadas em socalco dão a este espaço uma funcionalidade de anfiteatro natural que nos apaixona”.
A organização envolve várias associações da freguesia de Cadima em parceria. tais como a Lúcia Lima Associação Cultural, o Bar Olhos, o Quadimu – Grupo de Teatro da União Recreativa de Cadima, o Grupo de Teatro da ACDC (Casal Cadima), o Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal”, o Vespa Clube Paperinos, a União Recreativa da Taboeira, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Cadima e do Município de Cantanhede.
Segundo a organização, “o objetivo primordial passa por, ao logo de todo o mês de Julho, contribuir significativamente para a promoção do conhecimento, turismo e prestígio mediático deste espaço a nível local, regional e nacional, proporcionando experiências culturalmente construtivas, artisticamente diferenciadoras e socialmente marcantes aos visitantes”.


*Vasco Espinhal Otero




Cantanhede | CURTIÇÃO DO TREMOÇO DE REGRESSO AOS OLHOS DA FERVENÇA

 

A Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, no concelho de Cantanhede, volta a receber o evento cultural “Curtição do Tremoço”, após estreia no ano anterior, com “Matinés Sunset”, durante todas as sextas-feiras do mês de Julho, a partir das 16h30, com entrada livre.

Segundo a organização, “a opção ambiciosa por este formato mais alargado em número de datas, diversificado em termos de iniciativas e expandido em termos de horários foi seguida, em contraponto ao conceito clássico de festival que se torna por vezes efémero, pois pretendemos enraizar hábitos na agenda, envolver públicos e usufruir dos espetáculos com uma valorização ambiental da área envolvente, tendo em conta que o espelho de água, as zonas de areia, as esplanadas nos terraços, as bancadas relvadas em socalco dão a este espaço uma funcionalidade de anfiteatro natural que nos apaixona”.

A programação conta com vários espetáculos e performances de áreas artísticas em ascensão, sem esquecer as tradições da região, mais propriamente a conservação, valorização e (re) interpretação o seu património material e imaterial. É ainda referido pela organização que “a filosofia base desta abordagem cultural, social e ambiental continua a ser a de criar pontes entre tradição e inovação, bem patente no duplo significado do título o projeto, havendo ainda todo um caminho aliciante a percorrer de rentabilização de recursos locais e regionais”.

Assim, a abertura a 5 de Julho faz-se com a grande concentração de boias de água trazidas pelo público presente, sendo que a matiné terá Johnny Gil e Space Jumper a ditar os sons da dança dentro e fora de água, com direito a discos pedidos e dedicatórias, terminando com a transmissão audiovisual do jogo do Europeu de futebol através do sistema de som e o “after-sunset” no Bar Olhos.

A 12 de Julho, dois programas de rádio tomam conta da antena com o “Cinemusicorium”, sobre bandas sonoras de filmes e séries de televisão, e “Rádio canta Nhede” dedicados às bandas de originais do concelho de Cantanhede, seguindo-se um “Rodízio de Instrumentos Tradicionais” de várias culturas, com atuações improvisadas a solo ou em conjunto, pontuadas com declamações de poesia sobre a Gândara e as lendas da Fervença pelos grupos de teatro de Zambujal e de Casal Cadima. Depois há gastronomia local com leitão à Bairrada pelo Chef Júlio Raposeiro e o “after-sunset” na sede do Vespa Clube Paperinos.

Já 19 de Julho, será a vez do coletivo “Lúcia Lima Som Sistema” escolher “à desgarrada” os discos da matiné dançante, acompanhados de momentos de improvisação musical. Depois o palco é ocupado pelo “Cantafree - Batalha da Fervença” com rap, dança e beatbox, seguindo-se “after-sunset” na Lúcia Lima Associação Cultural.

O encerramento está marcado para 26 de Julho, PhillBass e Sylvain Barreto serão os anfitriões com discos, concerto e jam session de música eletrónica e de rock, pontuados por declamações de poesia pelo grupo de teatro Quadimu da União Recreativa de Cadima em colaboração com a Academia de Teatro de Cantanhede, tendo o “Futuro” como mote. Depois será da gastronomia local com sardinha assada na telha pelo Chef Júlio Raposeiro e o “after-sunset” de despedida no Bar Olhos.

Em todas as datas, haverão ainda apresentações das Tremoceiras de Cadima, “7 badaladas da Vespas Paperinos”, esplanadas junto à água e com vista panorâmica, sensibilização ambiental, transmissão ao vivo pela Internet, entre outras surpresas.

A organização envolve várias associações da freguesia de Cadima em parceria. tais como a Lúcia Lima Associação Cultural, o Bar Olhos, o Quadimu – Grupo de Teatro da União Recreativa de Cadima, o Grupo de Teatro da ACDC (Casal Cadima), o Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal”, o Vespa Clube Paperinos, a União Recreativa da Taboeira, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Cadima e do Município de Cantanhede.

Segundo a organização, “o objetivo primordial passa por, ao logo de todo o mês de Julho, contribuir significativamente para a promoção do conhecimento, turismo e prestígio mediático deste espaço a nível local, regional e nacional, proporcionando experiências culturalmente construtivas, artisticamente diferenciadoras e socialmente marcantes aos visitantes”.


*Vasco Espinhal Otero


A inclusão no setor cultural em debate num encontro nacional em Águeda

Pela primeira vez, as duas redes geridas pela Direção-Geral das Artes estiveram reunidas para debater as acessibilidades e a inclusão no setor artístico.

“É muito bom quando a cultura nos faz pensar”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na abertura do seminário “Diversidade Funcional – promover a inclusão na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) e na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC)”, que reuniu, ontem, em Águeda e pela primeira vez, estas duas redes geridas pela Direção Geral das Artes (DGARTES), num evento de âmbito nacional onde foram discutidas as acessibilidades e a inclusão no setor da cultura.
Neste encontro, que decorreu no Centro de Artes de Águeda (CAA), equipamento municipal que faz parte de ambas as redes, Jorge Almeida lembrou que esta é uma infraestrutura construída a expensas exclusivas municipais e que está hoje, sete anos depois, na rota dos grandes espetáculos nacionais. “Aqui acontecem muitas coisas; o CAA é centro de passagem para muitos artistas e para muitas realizações culturais e temos permanentemente exposições promovidas em parceira com a RPAC”, salientou o Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que o principal desafio apontado há sete anos de “colocar este equipamento a funcionar” está “visivelmente superado”.
“O CAA está indiscutivelmente no mapa do que se vai fazendo pela cultura em Portugal”, declarou, apontando o encontro de ontem como mais um exemplo dessa descentralização, que leva a cultura e os eventos culturais mais perto das pessoas.
A dias do início do AgitÁgueda e já com as ruas e espaços urbanos decorados, Jorge Almeida destacou o dinamismo do concelho que “não se coíbe de pensar grande. É aqui que se faz o arrojo”, disse.
Neste seminário, que contou com a presença de Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, e de Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social e Educação, participaram representantes de equipamentos pertencentes à RTCP e RPAC, que, durante a manhã, partilharam experiências e boas práticas na implementação de medidas inclusivas nas infraestruturas culturais e na promoção da cultura. À tarde, foram realizadas mesas-redondas paralelas, em diferentes espaços do CAA, onde foram debatidas temáticas como “Acessibilidade aos equipamentos”, “Mediação e práticas artísticas inclusivas” e “Programação acessível e participada”.
Organizado pela DGARTES, em parceria com a Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades e apoiado pelo Município de Águeda, este encontro, tinha como objetivo a reflexão em torno das questões das acessibilidades, tanto para públicos como para trabalhadores e artistas, procurando ainda identificar constrangimentos e potenciar a existência de uma maior diversidade funcional de projetos artísticos nos espaços culturais das referidas redes.
Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes, assumiu que “há muito a fazer para a promoção da acessibilidade como uma área transversal a toda a atividade das instituições culturais”, sublinhando que, tal como este encontro permitiu, “devemos refletir sobre a acessibilidade física, social e intelectual e as diferentes maneiras de fomentar uma efetiva inclusão de toda a gente no setor cultural”.
Para o responsável, é determinante “continuar a colocar permanentemente as questões relacionadas com a diversidade no centro da reflexão e das práticas do setor cultural”.
Isso mesmo defendeu também Carla Madureira, adjunta da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, acrescentando que “estes são enormes desafios que poderão ser facilmente ultrapassados com a união de esforços, experiências e conhecimentos”, criando “novos caminhos de inclusão para o futuro”.
De referir que o encontro foi transmitido online, através da página da DGARTES na rede social Facebook, e teve tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro


 

Projeto Balcão Único do Prédio reforçado com oito novas viaturas em Viseu Dão Lafões


Veículos entregues hoje em Viseu vão permitir às equipas móveis de cadastro percorrer, em itinerância, todas as 152 freguesias do território.

A estrutura do projeto Balcão Único do Prédio (BUPi) em Viseu Dão Lafões foi reforçada, nesta terça-feira (dia 2 de julho), com oito novas viaturas, numa cerimónia promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. Esta entrega, que se insere numa nova fase do projeto, permitirá aos técnicos das equipas móveis de cadastro percorrer, em itinerância, todas as 152 freguesias do território.
Esta expansão do serviço é uma forma de ir ao encontro das pessoas, facilitando o acesso a este serviço público, num reforço da proximidade que serve de incentivo a uma utilização mais generalizada desta ferramenta por parte da população de Viseu Dão Lafões.

O BUPi é uma plataforma eletrónica, complementada por uma rede de balcões de proximidade, que facilita a identificação e o registo gratuito das propriedades rústicas e mistas pelos proprietários. O serviço permite ainda a consulta, atualização e impressão de informações sobre as parcelas de terrenos em tempo real pela internet. Ao identificar as suas propriedades e procederem ao registo das mesmas no BUPi, os cidadãos garantem os seus direitos de propriedade e contribuem para assegurar uma melhor base de conhecimento do território.

Desde junho de 2021 que estão em funcionamento Balcões Únicos do Prédio nos 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões. Em conjugação com estes balcões físicos, há equipas móveis de cadastro a percorrer o território da CIM, freguesia a freguesia. As novas viaturas agora entregues vão reforçar o contacto direto com a população, garantindo assim o acesso de todos ao registo de propriedades. Cada equipa móvel de cadastro é constituída por dois técnicos habilitados.

A entrega das viaturas decorreu na Quinta da Cruz, em Viseu, numa cerimónia realizada à margem do Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões. Com este reforço, a CIM Viseu Dão Lafões pretende ter um impacto direto no aumento dos registos no seu território, aproveitando o facto de este serviço de mapeamento e identificação de terrenos rústicos e mistos ser gratuito até 2025.

Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, destaca a importância do BUPi para a população. “O Balcão Único do Prédio é um instrumento crucial para o ordenamento eficaz da região. Num território predominantemente rural, com muitas propriedades de pequena dimensão, como é Viseu Dão Lafões, o BUPi tem um papel fundamental no esclarecimento de dúvidas que possam existir quanto aos limites dos terrenos. É verdadeiramente um serviço público prestado à população”, sublinha.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM, realça a operacionalidade das equipas móveis que as novas viaturas permitem. “Com estes oito veículos, as equipas móveis de cadastro vão ter a possibilidade de chegar a mais proprietários, em menos tempo. É um reforço muito relevante para garantirmos a identificação correta e célere das propriedades. O conhecimento aprofundado do território, que resulta deste trabalho, é essencial para um planeamento estratégico informado, tanto para a CIM como para os municípios”, considera.

Recorde-se que o empenho da CIM Viseu Dão Lafões no projeto BUPi já foi reconhecido publicamente, em 2023, na primeira edição dos "Prémios BUPi". Na ocasião, o júri contemplou a CIM Viseu Dão Lafões com o galardão principal da iniciativa, o “Grande Prémio BUPi”, que distinguiu a entidade “que mais se destacou de forma transversal nas várias dimensões do projeto”, que decorre nas regiões centro de norte do território nacional.

O projeto Balcão Único do Prédio em Viseu Dão Lafões decorreu de uma candidatura apresentada pela CIM ao Programa Operacional Centro 2020, com o objetivo de implementar um Sistema de Informação Cadastral Simplificado na região, num investimento superior a 2,3 milhões de euros, cujo investimento foi recentemente reforçado com a aprovação de uma nova candidatura, com um valor de investimento superior a 1,3 milhões de euros, financiado ao abrigo do PRR.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafõe

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa


Observador Cetelem | 39% dos portugueses consideram o adiamento de grandes projetos


  • Apesar da conjuntura atual, 26% mantêm a vontade de concretizar grandes projetos.
  • 41% dos portugueses tenciona viajar nos próximos dois anos
  • As obras de casa (30%) e a compra de carro (29%) são outros projetos que os portugueses querem realizar.
O poder de compra tem sido uma das grandes preocupações dos portugueses no último ano. Consequentemente, os cidadãos (39%) veem-se obrigados a adiar grandes projetos, conforme revelam os resultados do Observador Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, sobre o poder de compra.

Por outro lado, apesar da conjuntura económica atual, 13% revelaram ter mais vontade de realizar grandes projetos e 26% mantêm a vontade de os concretizar. É na faixa etária dos 25 aos 34 que há um maior número de inquiridos a afirmar que irão adiar a sua concretização e é na faixa etária dos 18 aos 24 anos que há mais inquiridos a responder que tem mais vontade de concretizar grandes projetos.

Viajar é o “projeto” que mais portugueses tencionam realizar nos próximos 2 anos (41%), seguindo-se as obras em casa (30%) e a compra de um carro (29%). É na faixa etária mais jovem, dos 18 aos 24 anos, que há um maior número de inquiridos com planos para viajar e também comprar um carro.

De recordar que no final do ano, 8 em cada 10 portugueses desejavam viajar este ano. Por outro lado, na lista de resoluções para 2024 os inquiridos colocavam ainda outras metas, como praticar desporto (34%), remodelar a casa (27%), começar uma poupança (24%), comprar uma nova viatura (23%), adotar uma alimentação mais saudável (22%), mudar de emprego (17%) ou retomar os estudos (11%).

*Andreia Martins
Consultora Sénior de Comunicação

Marinha Grande |PRAIA DA VIEIRA RECEBEU TRÊS DIAS DE FESTA E SARDINHADA

A Praia da Vieira, localizada no concelho da Marinha Grande, foi o cenário da tradicional Festa da Sardinha, realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho, no Largo dos Pescadores e que se sagrou um sucesso. A organização esteve a cargo do Município da Marinha Grande e pretendeu proporcionar animação, boa gastronomia e promover as tradições da Praia da Vieira.
O evento teve início na sexta-feira com a abertura da tenda da gastronomia. A noite foi animada pelo concerto dos Song Raiders.

No sábado, as festividades começaram com a atuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria. A tarde foi dedicada à atividade física, com uma aula de zumba liderada por Silvia Areias e as utentes da CRPI, seguida da sessão de ginástica sénior adaptada com Mariana Pedra e as utentes da mesma associação. À noite, o Largo dos Pescadores ficou lotado com o público que quis rir e aplaudir Rouxinol Faduncho, interpretado pelo ator e humorista de Vieira de Leiria, Marco Horácio. A noite terminou com a performance do DJ AC, garantindo de dança e diversão.

O último dia da festa começou com o concerto infantojuvenil, apresentado pelo grupo Con(S)entido, da Associação de Promoção Social - Jardim dos Pequeninos, que teve a participação especial de Ruben Rodrigues e Tatiana Francisco. A tarde teve um destaque especial com o concerto de Catarina & Tatiana.
A sardinha foi a rainha desta festa, servida pelos muitos voluntários das associações: ADPV - Associação para o Desenvolvimento Sócio Cultural da Praia da Vieira; CRPI – Comissão Reformados, Pensionistas e Idosos de Vieira de Leiria; IDV – Industrial Desportivo Vieirense; Jardim dos Pequeninos Associação de Promoção Social; C.R.C.J.C.A. – Centro Recreativo e Cultural Juventude Casal D’Anja; e G.D.C.A.C. – Grupo Desportivo Casa Águia Competição.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | EMPRÉSTIMO PARA FINANCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO DA PISCINA EM AUDIÊNCIA PRÉVIA

A Câmara Municipal aprovou, na sua reunião de 1 de julho de 2024, o relatório preliminar para a contratação de empréstimo a médio / longo prazo, para financiamento para a construção da Piscina Municipal Coberta da Marinha Grande.
O presidente da Câmara congratula-se com esta decisão, lembrando que “a Marinha Grande não pode esperar mais por uma piscina e este tem sido o desejo da população, há várias décadas”. Aurélio Ferreira acrescenta que “a criação desta infraestrutura desportiva vai permitir, de forma mais abrangente, apoiar a toda população, com relevância para idosos e deficientes, bem como desenvolver atividades na área do ensino da natação para crianças e jovens, dando continuidade aos treinos de natação dos atletas da Marinha Grande que muito têm prestigiado o nosso concelho com o seu excelente desempenho nas provas regionais e nacionais".
Na sequência disso, serão notificados todos os concorrentes, designadamente sobre a possibilidade de admissão da proposta apresentada pelo concorrente que obteve melhor classificação no concurso para a contratação do empréstimo. Só depois desta fase, haverá condições para a formalização da referida operação financeira, que terá o valor de até 12.900.000,00 euros, para o prazo global de 15 anos.