quinta-feira, 13 de outubro de 2022
Barcelos | Centro de Investigação do IPCA encontra soluções inovadoras para a eficiência dos tratamentos oncológicos
SECÇÃO DE BASQUETEBOL DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA REGRESSA ÀS COMPETIÇÕES NACIONAIS E REGIONAIS
De acordo com o plano de acção que os responsáveis pela Secção de Basquetebol implementaram, para desenvolver na presente época desportiva, em colaboração com a Direcção Geral, nos próximos dias 16 e 17 de outubro, regressam as competições regionais e nacionais ao seio da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
Acompanhados pela delegada Ana Rodrigues, João André Costa, Coordenador Técnico da Secção e treinador das equipas de seniores e sub – 14 e as suas adjuntas Rita Mendes, que se ocupa da equipa dos minis 10, Mariana Melo, dos minis 8, Sofia Beatriz, que tem a seu cargo a iniciação da modalidade junto das crianças que integram a equipa de Bambis e do ajunto Miguel Gomes, que vai orientar a equipa dos minis 12, tem vindo ao longo dos 5 dias da semana, nos últimos meses a efectuar ao fim da tarde os treinos das diversas equipas.
A equipa de Sub 14, masculina irá competir, na 1ª Fase, Série Norte, do Campeonato Basquetebol Centro, defrontando as suas congéneres da Guarda UP, Ginásio Figueirense, CB Santo Estevão, Académica de Coimbra, Clube Olivais, DC Gumirães equipas A e B e Sampaense.
Embora a esmagadora maioria dos atletas que vão integrar a equipa de Sub 14, sejam oriundos da equipa de Minibasquete Sub 12 e por isso atletas de 1º ano neste escalão, tem trabalho regularmente e com qualidade, que certamente muito ajudará o seu desempenho final.
Regressando a competição, a equipa sénior feminina, irá disputar nesta época desportiva, a LVI Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Norte D, encontrando-se com as equipas da Associação Académica de Coimbra, Núcleo de Desportos Amadores de Pombal, Ginásio Clube de Águeda, Grupo Desportivo da Gafanha e a equipa do Basquetebol de Condeixa.
Antevê-se nesta fase, uma prova bastante equilibrada, dado o valor de cada equipa participante.
Ainda sem data para iniciar a competição, os atletas da equipa Sub 18, masculina, tem igualmente participado de forma regular nos seus treinos.
ANEPC promove a 2.ª edição do Prémio de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência
Referências turísticas em Castelo de Paiva: MIDÕES E GONDARÉM FORAM CLASSIFICADAS COMO “ ALDEIAS DE PORTUGAL
Atribuído pela plataforma Cidade Social. Município de Cantanhede vê reconhecido trabalho dirigido aos mais idosos
A Câmara Municipal de Cantanhede recebeu esta quarta-feira, 12 de outubro, o prémio Intervenção Social Sénior 2022, atribuído pela plataforma Cidade Social. Na cerimónia realizada em Óbidos, a autarquia esteve representada pela presidente Helena Teodósio e pela vereadora com o pelouro da Ação Social, Célia Simões.
O 2.º lugar, obtido ex-aequo com os municípios de Esposende e Miranda do Corvo, na categoria de municípios com população entre os 10.001 e 50.000 habitantes, reconhece um conjunto de políticas sociais que fomentam o envelhecimento ativo da população idosa, o combate ao isolamento, numa lógica de complementaridade das medidas implementadas pelas instituições locais.
“Este prémio é o reconhecimento das políticas municipais dirigidas à população mais idosa do concelho que temos vindo a implementar”, considera a presidente da autarquia.
Helena Teodósio adianta que “o Município tem vindo a dinamizar um conjunto de projetos dedicados a esta franja populacional, mais vulnerável e que, por isso, requer um acompanhamento de maior proximidade”, como é o caso do Projeto Philarmonia, Tardes Comunitárias, Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede, Boccia Sénior, Encontro de Inverno, Arraial Popular e o Projeto Natação Sénior. Paralelamente, e enquanto investidor social, o Município destaca ainda os projetos Cuidin e VirtuALL – Inovação | Envelhecimento | Qualidade de Vida.
Para além destes projetos, a autarquia desenvolve outros mecanismos dirigidos à comunidade que, como é óbvio, englobam a população sénior. Neste enquadramento surge o Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídios a Agregados Familiares em Situação de Extrema Carência Económica do Concelho de Cantanhede, o Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, Banco de Recursos Colmeia, o Banco de Voluntariado de Cantanhede, Balcão da Inclusão, GAE, CLAIM, protocolo de colaboração para a realização de meio complementares de diagnóstico e terapêutica em proximidade (formalizado com as IPSS com resposta social de ERPI), “Este Verão Mexa-se” (meses de junho, julho, agosto e setembro, com periodicidade aleatória), entre outros.
Recorde-se que segundo os dados preliminares dos censos de 2021, o concelho de Cantanhede apresenta um índice de envelhecimento de 269,6, sendo o oitavo concelho mais representado dos 19 que compõe a região de Coimbra, depois de Penela (307,1), Arganil (325,5), Soure (333,8), Penacova (346,7), Mortágua (370,5), Góis (457,5) e Pampilhosa da Serra (699,6).
Mulher detida por suspeita de coautoria em tentativa de homicídio no Almada Fórum
Três centenas e meia pedem a homologação do Caminho da Geira
Kiev bombardeada por “drones kamikaze” feitos pelo Irão