quinta-feira, 13 de junho de 2024

Abrem hoje as inscrições para o World Cheese Awards 2024

 Queijeiros… Preparem-se!
Abrem hoje as inscrições para o World Cheese Awards 2024
A Guild of Fine Food aceita inscrições entre 13 de junho e 16 de setembro
O World Cheese Awards está de volta pelo 36º ano, realizando-se em Viseu, Portugal, de 14 a 17 de novembro. Internacionalmente reconhecido e o maior evento ‘dedicado exclusivamente ao queijo’ do seu género, o World Cheese Awards é o programa de acreditação mais influente da indústria do queijo.
As inscrições para o concurso deste ano estarão abertas a partir de quinta-feira, 13 de junho continuando até segunda-feira, 16 de setembro, ou até o limite máximo das inscrições ser atingido. Para garantir um lugar no concurso deste ano, queira visitar gff.co.uk/worldcheese.
Cada um dos queijos participantes no concurso é avaliado com base no seu próprio mérito por um júri de mais de 250 especialistas técnicos, classificadores, compradores, retalhistas e críticos gastronómicos, com a oportunidade de ganhar uma medalha de bronze, prata ou ouro. Os queijos que sejam considerados suficientemente excecionais passam para a próxima rodada, com a oportunidade de ganhar ‘super-gold’ [super ouro] e, no final do concurso, um queijo será coroado Supremo Campeão – o melhor queijo do mundo.
O evento do ano passado em Trondheim, Noruega, registou a chegada de um número recorde de 4.502 queijos oriundos de 40 países de todo o mundo. A Guild of Fine Food, a organizadora do World Cheese Awards, envida os máximos esforços para assegurar que a inscrição seja o mais inclusive possível, estabelecendo pontos de consolidação a nível internacional, com armazenamento controlado e transporte para o local de avaliação. Os queijos de todos os produtores de qualquer parte do mundo são bem-vindos a participar.
John Farrand, diretor-geral da Guild of Fine Food, a organizadora do concurso, afirma: “Estamos entusiasmados por levar o World Cheese Awards a um novo país anfitrião e uma nova região, realizando o evento em colaboração com a cidade de Viseu na 36ª edição do concurso.”
“Situada no coração da região vinícola do Dão, Viseu possui uma cultura rica em gastronomia e produção de vinhos, o que a torna num local adequado para a primeira edição do World Cheese Awards em Portugal. O evento reúne o comércio global de queijos e é único na promoção das relações internacionais na indústria dos laticínios. Irá reunir, mais uma vez, os mais importantes especialistas internacionais em queijos e os melhores queijos do mundo.”
Bruno Filipe Costa, especialista em especialidades alimentares e a inspiração em apoio a trazer o projeto para Portugal, acrescentou: “Viseu é a capital da região da Beira, uma região com uma forte herança em queijos. Situada no coração de Portugal, a região possui uma cultura gastronómica invejável, que combina a tradição com a excelência. A história do terroir e do fabrico do queijo aqui é ilustrado pelo nosso mais famoso queijo, o Queijo Serra da Estrela, um queijo de leite de ovelha cru, coagulado com coalho de cardo.
O jornalista gastronómico, Paulo Salvador, que está ligado à equipa que traz o World Cheese Awards para Portugal, comenta: “Aguardamos com prazer dar as boas vindas à comunidade internacional do queijo em Viseu. Portugal e a região da Serra da Estrela escondem genuínas preciosidades culinárias que surpreenderão os produtores, comerciantes e amantes do queijo.”
Preços de Inscrição em 2024
Faturação da Empresa: inferior a  GBP 1m | GBP 56 por produto (+IVA) 
Faturação da Empresa: GBP 1m – GBP 5m | GBP 67 por produto (+IVA) 
Faturação da Empresa: superior a GBP 5m | GBP 88 por produto (+IVA) 

-termina-
Para imagens, informações adicionais ou para marcar uma entrevista com um porta-voz do World Cheese Awards, queira, por favor, enviar um email para press@gff.co.uk, ou contactar Claire Fry pelo +44 (0)1747 825200.
Notas aos editores
-O World Cheese Awards é gerido pelo Guild of Fine Food www.gff.co.uk que existe para apoiar e encorajar os produtores artesanais de alimentos e bebidas, bem como as lojas gourmet independentes, lojas agrícolas e food halls [salões de alimentos] que armazenam os seus alimentos e bebidas. Organiza uma ampla gama de atividades destinadas a promover a excelência em todos os setores do comércio e a estabelecer laços mais estreitos entre os produtores e os retalhistas.
-Os queijeiros que pretendam competir, devem dirigir-se a www.gff.co.uk/worldcheese para se inscreverem. A Guild of Fine Food organizou pontos de consolidação para receber os queijos participantes dos queijeiros e transportá-los até ao local de avaliação, em condições controladas. Isso torna o envio internacional dos queijos mais fácil para os participantes, especialmente os pequenos produtores, dado que os pontos de consolidação ajudarão com a documentação de exportação e proporcionarão um ponto local conveniente para os queijeiros entregarem os seus queijos.  Os pontos de consolidação são totalmente exclusivos ao World Cheese Awards e nenhum outro concurso possui uma rede tão abrangente, oferecendo aos participantes uma entrega segura e subsidiada.
-Em 2023 foi inscrito um número recorde de 4.502 queijos (aumento de 6% em relação ao recorde anterior). As inscrições representaram 43 países diferentes e 950 empresas provenientes de todo o mundo. 264 juízes de 38 países diferentes avaliaram os queijos participantes.
-A avaliação do concurso de 2024 será transmitida em direto pela WCA TV em www.gff.co.uk/worldcheese
-Mantenha-se atualizado nas redes sociais: @guildoffinefood #WorldCheeseAwards.
  
A forma como funciona a avaliação:
-No maior evento global dedicado exclusivamente ao queijo, os produtores de queijo esforçam-se por ganhar o reconhecimento por meio dos prémios Bronze [Bronze], Silver [Prata], Gold [Ouro], e Super Gold [Super Ouro], bem como pelos cobiçados troféus nacionais e específicos do queijo. Trabalhando em equipas de dois ou três, os juízes identificam os queijos dignos de uma medalha de ouro, prata ou bronze. Examinam a casca e o corpo do queijo, a sua cor, textura, consistência e, sobretudo, o seu sabor. Cada equipa nomeia em seguida um queijo excecional na sua mesa como  queijo Super Gold.
-Estes queijos excecionais são identificados como os melhores do mundo, sendo em seguida avaliados uma segunda vez por um Júri Supremo, constituído por 16 especialistas de renome internacional, os quais escolhem cada um, o queijo que queiram promover na última rodada da avaliação. O Júri Supremo, que representa os quatro cantos do mundo, debate em seguida os queijos finalistas frente a uma audiência ao vivo de consumidores e de comerciantes, antes de escolher o Campeão Mundial de Queijo ao vivo na WCA TV, com os amantes do queijo e entusiastas de todo o mundo sintonizados para assistir ao desenrolar do evento. 
-Para além dos prémios de Bronze, Prata, Ouro e Super Ouro, existem troféus específicos dos países e dos queijos.
 
Datas-chave para o World Cheese Awards 2024:
Abertura das inscrições: 13 de junho
  • Encerramento das inscrições: 16 de setembro *
  • Exibição dos queijos:14 de novembro
Encerramento das inscrições: 16 de setembro *
Exibição dos queijos:14 de novembro​​​
Chegada dos Juízes : 14 de novembro
Avaliação: 15 de novembro​​​​
Disponibilização dos resultados: 16 de novembro
Festival do queijo para os consumidores: De 15 a 17 de novembro
  •  
  • *As inscrições serão encerradas antecipadamente, caso o número máximo de inscrições seja atingido antes do prazo. Recomendamos que se inscreva o mais rapidamente possível.

COLUMBÓFILIA: Equipa Nuno & Filho venceu concurso de PUEBLA D. RODRIGO décima sétima prova da Campanha 2024 continuando a assumir a liderança do Troféu Crédito Agrícola, liderando a classificação geral de concorrentes, José Rossa Ribeiro

 

Com a realização da solta de Puebla D. Rodrigo, decorreu no passado dia 09 de junho, a décima sétima prova do Campeonato 2024 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 21equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Meio Fundo, foi ganho pela equipa, Nuno & Filho, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Puebla D. Rodrigo – (Meio Fundo)

1º lugar – Nuno & Filho – 325 pontos; 2º - José Rossa Ribeiro - 319; 3º - Vitor Ferreira - 300; 4º - Marco Ferreira - 298; 5º - Manuel Frade – 294; 6º - António Petornilho – 288; 7º - Cidálio Salvador – 287; 8º - Lusitano Espinhal & Irmão - 283; 9º - Avelino Soares - 281; 10º - António Santos – 276.

Classificação Geral de Concorrentes

1º lugar – José Rossa Ribeiro – 4976; 2º - Nuno & Filho - 4915 3º - Lusitano Espinhal & Irmão - 4819; 4º - Humberto Carvalho - 4473; 5º - Ernesto Costa – 4343; 6º– António Santos - 4012; 7º - Eugénio Claro – 3938; 8º - Vitor Ferreira - 3931; 9º - Marco Ferreira - 3644; 10º - José Vinagreiro – 3522; 11º - Fábio Cruz - 3497; 12º - Manuel Barreto - 3482; 13º - Manuel Frade - 3097; 14º - Jorge Monteiro - 3016; 15º - António Petornilho - 2951; 16º - Cidálio Salvador - 2780; 17º - José Santos - 2627; 18º - Euclides Pimenta - 2543; 19º - Avelino Soares - 2523; 20º - Eliano Martins - 2126; 21º - Matias & Vila Nova 2078; 22º - Francisco Silva - 1835; 23º - Paulo Santos - 1827; 24º - Asas de Lemede - 1758; 25º - Paulo Ferreira - 1509; 26º - Fernando Cruz - 1342; 27º - António Sargaço– 1172; 28º - Gonçalo Paião - 1033; 29º - Manuel Santos – 817; 30º - Carlos Pereira – 165; 31º - Manuel Rodrigues Santos – 31.

Troféu Crédito Agrícola

1º lugar – Nuno & Filho – 1849; 2º - Nuno & Filho - 1786; 3º - José Rossa Ribeiro - 1708



Marinha Grande | BIBLIOTECA APRESENTA EXPOSIÇÃO SOBRE PRÉMIO CAMÕES

 A Biblioteca Municipal da Marinha Grande tem patente a exposição “Prémio Camões”, até ao dia 30 de junho, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
No ano em que se comemoram os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a DGLAB organizou esta exposição dedicada a todos os vencedores do Prémio Camões e às suas obras mais emblemáticas. É constituída por 38 cartazes, com design gráfico de Luís Mendonça, doutorado em ilustração e professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, conhecido enquanto ilustrador por Gémeo Luís. 
A exposição foi concebida inicialmente para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que decorreu em julho de 2022, e na qual Portugal foi o país convidado de honra.
O Prémio Camões é o maior prémio literário, instituído pelo Governo de Portugal e do Brasil, em 1988, que premeia anualmente um escritor, como reconhecimento do seu contributo para a projeção da literatura em língua portuguesa no mundo.

Luís Vaz de Camões terá nascido por volta de 1524/1525 e morreu a 10 de junho de 1580. A sua vida pessoal é pouco conhecida e documentada, mas a sua obra poética transformou-o num dos maiores vultos da expressão literária do seu tempo e do mundo da lusofonia. 

Esta exposição pode ser vista na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, de 2.ª a 6.ª, das 09h00 às 18h00 e ao sábado, das 14h30 às 18h00. A entrada é livre e gratuita.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Exposição “O Mundo Arte Nova; Exposição “Caixa Assombrada”; Rota da Mamoa com mais de 600 participantes; Inscrições abertas para o Campo de Férias


I – Exposição “O Mundo Arte Nova. A “Transformaçãoda Natureza” Segunda exposição do programa “Nova Arte Nova”
A segunda exposição de “Nova Arte Nova”, "O Mundo Arte Nova. A Transformação da Natureza" está patente ao público no Museu Arte Nova até ao dia 22 de setembro e integra Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
A exposição foi desenvolvida em conjunto com a Réseau Art Nouveau Network, que conduz à descoberta da Arte Nova europeia através de objetos artísticos selecionados, que traduzem a manifestação do movimento Arte Nova em cada território | cultura e confirmando a importância do belo no quotidiano.
A Arte Nova é uma corrente artística do século XX reconhecida por transmutar os elementos da Natureza em arquitetura e objetos decorativos. Está presente em toda a Europa, expressando-se na arquitetura, escultura, artes gráficas, artes decorativas e pintura, assim como objetos destinados à produção em massa nas fábricas de 1900.
Ainda neste contexto será realizada, no âmbito de Sábados em Família, a sessão "A Transformação na Natureza". Uma viagem ao Mundo Arte Nova, lançando um novo olhar à Sustentabilidade.
Recorde-se que o programa “Nova Arte Nova”, lançado no âmbito da Capital Portuguesa da Cultura, pretende, através do Museu Arte Nova, incentivar o pensamento, estudo e criação em torno do movimento Arte Nova, uma referência intemporal de inovação e multidisciplinaridade.

II – Exposição “Caixa Assombrada” 21 de junho a 20 de julho ATLAS Aveiro

A Câmara Municipal de Aveiro e integrado na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, promove a exposição “Caixa Assombrada” da autoria de Joana Paiva Nunes. Ficará patente no ATLAS Aveiro de 21 de junho a 20 de julho.

Joana Paiva Nunes desde sempre focou o seu interesse nos elementos constituintes do drama e do enredo, a sua representação visual é um desafio, tanto na pintura, como no cinema, como nos sonhos. As doze caixas desta exposição são esses filmes, esses sonhos, esses lugares assombrados, presos em caixas, arrumados, compostos, analisados, podendo escapar apenas pela livre interpretação de quem olhar para elas atentamente.

Com entrada livre, a mostra pode ser apreciada de segunda a sexta-feira das 10h00 às 18h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00.

III – Rota da Mamoa contará com mais de 600 participantes
Condicionamentos de trânsito durante o fim de semana
A 12.ª edição da Rota da Mamoa está agendada para o próximo domingo, dia 16 de junho, pelas 09h30, com partida e chegada no Cais da Fonte Nova, junto ao Centro Congressos de Aveiro.
A Rota da Mamoa é uma organização dos “Agarrados ao BTT Clube” em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro. A prova terá dois percursos: uma maratona com 60 km, de dificuldade média e uma meia-maratona de 40 km de dificuldade baixa. Para percorrerem os dois percursos estão inscritos cerca de 600 participantes, sendo que 100 são atletas federados.

Condicionamentos de trânsito
A Rua do Cais da Fonte Nova estará com o trânsito interdito desde as 13h00 do dia 15 de junho e até ao final da prova no dia 16 de junho.
No dia da prova, 16 de junho, ocorrerão ainda alguns constrangimentos do trânsito nos seguintes arruamentos: Avenida Central, Av. Eng. Adelino Amaro da Costa, Rotunda da Forca, Rotunda do Parque de Exposições, Av. Dom Manuel de Almeida Trindade, Rua Dom João Evangelista de Lima Vidal e Rua de São Brás.

IV – Inscrições abertas para o Campo de Férias
– Clube de Verão
A Câmara Municipal de Aveiro promove o Campo de Férias – Clube de Verão 2024 com a finalidade de assegurar o acompanhamento de crianças e jovens, nos períodos de interrupção letiva.
Destinado a crianças e jovens dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (dos 6 aos 16 anos), residentes ou que frequentem estabelecimentos de ensino do no Município de Aveiro, o Clube de Verão decorrerá em duas fases: a primeira entre os dias 01 e 26 de julho e a segunda entre 02 e 13 de setembro. Ambos com o mesmo horário: das 08h00 às 18h00.
Para participar é necessário proceder a inscrição (das 10h00 do dia 18 de junho às 23h59 de 19 de junho) na Plataforma SIGA em https://siga.edubox.pt/auth. Caso não tenha acesso à referida Plataforma, é necessário solicitar, até às 16h00 de 14 de junho, os dados de acesso através do formulário disponível aqui<https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyZQXq0plz-1zPYli6PSB--tFQk5f6azek5puDlH_GFhkBig/viewform?pli=1>.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Cantanhede | No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Maria de Lurdes Boavida abordou a vida e obra do Poeta numa sessão das Tardes Comunitárias

 

Cerca de 70 participantes estiveram presentes, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, ontem, dia 12 de junho, numa sessão subordinada ao tema Luís de Camões – 500 anos de nascimento.

Integrada no projeto Tardes Comunitárias: Dar mais Vida aos Anos, a sessão esteve a cargo da professora Maria de Lurdes Boavida, e teve como objetivo principal divulgar a vida e obra do Poeta Luís de Camões, cujo nascimento há 500 anos, se comemora este ano.

A intervenção da oradora foi complementada com a leitura de alguns sonetos do Poeta, pelas vozes de Fátima Lopes, Fátima Negrão, Maria João Espírito Santo, Rosa Matos e Teresa Paixão e que serviram para elucidar os participantes sobre aspetos relacionados com a vida e obra de Camões.

Maria de Lurdes Boavida foi docente da disciplina de Português, na Escola Secundária de Cantanhede, encontrando-se atualmente aposentada. É professora de Literatura Portuguesa na Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede, no Município de Cantanhede.

Luís Vaz de Camões terá nascido por volta de 1524 ou 1525, não se sabendo exatamente a sua naturalidade, uma vez que, por falta de documentação oficial, a sua biografia e a sua bibliografia levantam algumas questões de precisão. O mesmo se verifica, no que respeita à data da sua morte, em 1579 ou 1580. Porém, em Portugal, no dia 10 de junho, comemora-se o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

Crê-se que “o mais célebre dos escritores portugueses e o maior poeta de Portugal” pertencia à pequena nobreza e estudou Literatura e Filosofia em Coimbra. A sua vasta obra abrange os géneros épico, dramático e lírico.

A propósito das comemorações 500.º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões está a decorrer até ao fim do mês de junho a exposição Luís de Camões (c.1524-2024) 500 anos de nascimento – Esculturas | Fotografias | Pinturas pelos Artistas Locais. Está prevista ainda a realização de um concerto, para o próximo dia 14 de junho, às 21h30, subordinado ao tema Camões: 500 anos. História, Música e Poesia (1524 - 2024), pelo grupo de música clássica Vox Angelis.

Marinha Grande | INSCRIÇÕES PARA OS CAMPOS DE FÉRIAS 2024 DE SÃO PEDRO DE MOEL

 O Município da Marinha Grande vai organizar Campos de Férias para jovens do concelho dos 8 aos 14 anos, de 8 de julho a 31 de agosto de 2024, na Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel.

As inscrições são presenciais e decorrem nos dias 18, 19 e 20 de junho, das 09h00 às 16h00, no edifício do Arquivo Municipal.

À semelhança de edições anteriores, serão garantidos às crianças e jovens participantes no Campo de Férias, alojamento, alimentação, seguro de acidentes pessoais, transporte e um programa de atividades diversificadas.

Esta iniciativa tem como objetivos: promover a ocupação saudável dos tempos livres dos jovens; permitir o desempenho de atividades que proporcionem o convívio e o espírito de grupo; proporcionar o contacto com algumas atividades lúdicas e desportivas menos habituais; e potenciar a capacidade de participação dos jovens.

Escalões Etários:
Os Campos de Férias de São Pedro de Moel compreendem os seguintes turnos e escalões etários:

Turno
Data
Escalão
1
08 a 13 de julho
Iniciados (08, 09,10 e 11 anos)
2
15 a 20 de julho
Juvenis (12,13 e 14 anos)
3
22 a 27 de julho
Iniciados (08, 09,10 e 11 anos)
4
29 de julho a 03 de agosto
Juvenis (12,13 e 14 anos)
5
5 a 10 de agosto
Iniciados (08, 09,10 e 11 anos)
6
12 a 17 de agosto
Juvenis (12,13 e 14 anos)
7
19 a 24 de agosto
Iniciados (08, 09,10 e 11 anos)
8
26 a 31 de agosto
Juvenis (12,13 e 14 anos)


O preço da inscrição é de 15,00€ (quinze euros). As crianças e os jovens subsidiados pelo sistema de ação social escolar beneficiam redução ou isenção de pagamento, dependendo do respetivo escalão do abono de família. Prevê-se ainda uma quota até 40% das vagas existentes em cada período, para casos definidos no respetivo regulamento municipal.

No momento da inscrição, deverão ser apresentados os seguintes documentos:
-Educandos/Participantes: Cartão de Cidadão, Boletim de vacinas atualizado à data dos campos de férias,  e comprovativo do escalão do abono de família para subsidiados pelo sistema de ação social escolar
Encarregados De Educação: Cartão de Cidadão e NIF (Nº de Contribuinte)
Limite máximo de 2 inscrições por pessoa, exceto em caso de irmãos (insc. de irmãos + 1).

As normas de funcionamento dos Campos de Férias podem ser consultadas no endereço https://www.cm-mgrande.pt/p/camposdeferias

*Gabinete de Comunicação e Imagem

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE NOVOS VEÍCULOS DE COMBATE A INCÊNDIOS AO ABRIGO DO PRR – AMANHÃ, 14 DE JUNHO


Em estreita colaboração com o governo, especialmente através da tutela, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza amanhã, sexta-feira, dia 14 de junho, às 16 horas, na Expocentro, em Pombal a cerimónia de entrega de novos veículos de combate a incêndios às Entidades detentoras dos Corpos de Bombeiros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR

Serão entregues 10 Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e 5 Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF) ao abrigo do programa MAIS FLORESTA – Reforma do Sistema de Prevenção e Combate de Incêndios, do Plano de Recuperação e Resiliência. Trata-se do segundo lote de veículos entregues às entidades detentoras dos Corpos de Bombeiros. Serão igualmente entregues 5 veículos de comando, de um total de 30 veículos, à estrutura operacional da ANEPC.

Através da medida “Reforço das Entidades do Ministério da Administração Interna, com veículos e equipamentos operacionais”, foi possível a aquisição de 81 veículos das tipologias Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF). Até ao final do corrente ano, serão distribuídos o total dos 81 veículos, num montante de mais de 14,0 milhões de euros.

Estes veículos vão permitir aumentar a capacidade da resposta operacional dos Corpos de Bombeiros, representando a maior distribuição de veículos para resposta aos incêndios rurais de sempre.

A cerimónia será presidida por Sua Excelência o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, e contará com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, e de altos dignitários das mais diversas Entidades que integram o sistema nacional de proteção civil.

Programa | 14 de junho
15:45 Chegada dos convidados
16:00 Receção da Alta Entidade
16:05 Boas vindas do Presidente da CM de Pombal
16:10 Intervenção do Presidente da ANEPC
16:15 Assinatura dos protocolos
16:30 Intervenção de Sua Excelência o Primeiro-Ministro
16:40 Entrega das chaves e cumprimentos
17:00 Fim da Cerimónia

Local: Expocentro - Parque Industrial Manuel da Mota, 3100 Pombal

*Albertino Ventura
Adjunto do Gabinete do Presidente

Universidade de Coimbra inaugura exposição sobre “As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões”

 

O Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a Sociedade Broteriana (SB) e o Jardim Botânico (JBUC), vai inaugurar, no próximo dia 17 de junho, a exposição “As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões”, patente até 31 de julho.

O programa, integrado nas Comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, inclui um sprint botânico sobre “Plantas Camonianas”, liderado por João Farminhão (JBUC), a partir das 13h15, bem como a inauguração da exposição “As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões”, pelas 16h30, no 2.º piso do edifício de S. Bento, e ainda, pelas 17h, Jorge Paiva e Rita Marnoto vão apresentar a palestra “Especiarias, aloés e outras plantas em Camões”, no Auditório do DCV. Todas as atividades são de entrada livre, mas o sprint botânico requer inscrição aqui.

De acordo com Jorge Paiva, professor aposentado do DCV/FCTUC, «na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura não eram as plantas comestíveis ou ornamentais, mas sim as plantas medicinais». “Os Lusíadas” foram escritos, quase na totalidade, no Oriente e centram-se nos Descobrimentos, logo, as plantas asiáticas, particularmente as medicinais e as especiarias, surgem em maior destaque. A Lírica, maioritariamente escrita em Portugal e centrada no amor e na paixão, refere plantas europeias, particularmente as suas flores.

Como Camões viveu a sua grande paixão durante os 13 anos que esteve em Coimbra (1531- 1544), de onde partiu aos 20 anos, a maioria das plantas referidas na Lírica são plantas dos campos do Mondego, que refere também, saudosamente, n’ Os Lusíadas, no episódio de “Inês de Castro” (Canto III, 118-135) e no episódio da “Ilha dos Amores” (Canto IX, 18 – X, 95).

«Não é fácil determinar com exatidão todas as plantas citadas por Camões na sua obra (Épica e Lírica), pois a maioria das vezes refere-as de forma poética e utilizando, como o próprio afirma, derivações com extraordinários malabarismos linguísticos», acrescenta Jorge Paiva.

A partir de aguarelas de Ursula Beau (1906-1984) pertencentes à Sociedade Broteriana, Ana Margarida Dias da Silva, investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) e do DCV, Maria Teresa Gonçalves, investigadora do Centre for Functional Ecology (CFE), DCV e SB e Jorge Paiva selecionaram «diversas plantas relacionadas com as mencionadas n’ Os Lusíadas e na Lírica, associando o trecho poético onde a planta é glosada, complementados com a indicação do nome científico, do nome vulgar e do nome utilizado pelo poeta. Será ainda exposto um conjunto de especiarias referidas por Camões», conclui Ana Margarida Dias da Silva.


*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Cantanhede | No âmbito da 2.ª fase da empreitada de requalificação. Troço da EN335 em Lemede cortado ao trânsito a partir de 17 de junho

 

No âmbito da 2.ª fase da empreitada de requalificação que a Câmara Municipal está a levar a cabo no troço da Estrada Nacional (EN) 335, entre o centro urbano de Lemede e a rotunda da Rua Dr. Sá Carneiro, na parte poente da localidade, a circulação automóvel vai estar interdita no local, a partir da próxima segunda-feira, 17 de junho.

Esta decisão prende-se com a necessidade de se proceder à construção de um pavimento sobrelevado no cruzamento junto ao Restaurante “O Mangueiras”, na localidade de Lemede.

A via estará encerrada nos dois sentidos (Lemede-Cantanhede e Cantanhede-Lemede), até ao dia 22 de junho, incluindo o período noturno.

A implementação deste desvio permitirá que os trabalhos decorrem de forma mais célere, prevendo-se, assim, que a estrada esteja fechada à circulação durante uma semana, pese embora haja necessidade de ajustamentos em função de circunstâncias imprevistas. Daí que a Câmara Municipal apele para a melhor compreensão de todos quantos são afetados pelos constrangimentos decorrentes desta intervenção, esperando que os benefícios expectáveis da obra em curso sirvam de atenuante a eventuais incómodos.

Aconselham-se, assim, os seguintes percursos alternativos:

Desvio do trânsito no sentido sul/norte:

No centro de Lemede, nos semáforos, virar à esquerda e seguir pela Rua da Estação em direção a Cadima→ Rua Carlos Gil→ Rua Comendador Joaquim M. Almeida → centro Cadima vira à direita→ segue pela Rua Aires Costa→ Rua Frederico Garcia Secades→ Rotunda da Via Regional→ sair 1ª saída em direção a Cantanhede.

Desvio do trânsito no sentido norte/sul:

Na rotunda (variante poente) sair na 1.ª saída em direção a Cadima → rotunda “do calhau” sai na 3.ª saída em direção a Cadima → rotunda de Cadima sai na 2ª saída em direção a Cadima → segue pela Rua Frederico Garcia Secades → Rua Aires Costa → centro Cadima vira à esquerda→ segue pela Rua Comendador Joaquim M. Almeida → Rua Carlos Gil → Rua da Estação → Lemede (semáforos).

Águeda | Lançado concurso público para empreitada de águas residuais em Bustelo

Obra terá um investimento previsto de 1,6 milhões de euros
A AdRA - Águas da Região de Aveiro procedeu à abertura de concurso público para a empreitada das Águas Residuais de Bustelo, em Aguada de Cima.
Este concurso, com um valor base de 1,6 milhões de euros (acrescido de IVA), diz respeito a uma “obra estruturante, que vai melhorar a qualidade de vida dos cidadãos daquela zona do concelho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que esta empreitada resulta de uma insistência do Município junto da AdRA, tendo em conta a urgência e necessidade desta obra.
O Edil recorda que a rede viária do Bustelo está “em condições de alguma degradação e a precisar de pavimentos novos, que têm sido adiados precisamente por causa da necessidade desta obra que vai agora finalmente acontecer”.
O procedimento foi aberto pela AdRA, entidade responsável por esta intervenção, para que estas obras avancem “o mais rapidamente possível”. A empreitada tem um prazo de execução de 240 dias a contar a partir do início dos trabalhos.
Esta é “uma boa notícia”, em particular para as famílias e cidadãos do Bustelo, que vão poder agora beneficiar do sistema de saneamento de águas residuais.

No final da empreitada de saneamento, a Câmara Municipal de Águeda irá proceder à pavimentação integral das ruas.
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

 

BURGER KING® INAUGURA PRIMEIRO RESTAURANTE NA MEALHADA


·Marca reforça a sua presença no distrito de Aveiro, onde já criou mais de 300 postos de trabalho.
·Este é o 11º restaurante do distrito de Aveiro e o 1º no concelho da Mealhada.
Lisboa, 13 de maio 2024 – O Burger King® acaba de inaugurar o seu primeiro restaurante no concelho da Mealhada. A inauguração oficial deste novo espaço contou com a presença de António Jorge Franco, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Abílio Semedo, Presidente da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, de Carlos Couceiro, Presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), e de Sandra Santos, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que foram recebidos pelo Diretor Geral do Burger King® Portugal, Domingos Esteves.
 
Presente há 23 anos no mercado português, este é o 11º restaurante do Burger King® no distrito de Aveiro e o 1º do concelho da Mealhada. Representa a criação de mais 30 oportunidades de trabalho na região, aumentando para mais de 300 o número de postos de trabalho criados pela marca na região.
 
A abertura na Mealhada é parte integrante do plano de expansão do Burger King® em Portugal, que conta com cerca de 4500 colaboradores e prevê a abertura de 200 restaurantes até o final do ano. Uma das prioridades estratégicas da marca passa por criar uma maior proximidade com o consumidor, através de uma estratégia de expansão e de crescimento, sempre com o objetivo de continuar a levar o sabor autêntico da grelha a todos os cantos do país e a promover o crescimento económico local através da criação de postos de trabalho.
“A abertura deste espaço na Mealhada é para nós um marco importante no nosso plano de expansão, pois permite-nos levar a experiência Burger King® a ainda mais clientes no distrito de Aveiro e, sobretudo, no concelho da Mealhada.”, afirma Domingos Esteves, Diretor Geral do Burger King® Portugal. “Nos próximos 3 anos temos previstas cerca de 50 novas aberturas e a criação de mais 1200 postos de trabalho em Portugal, algumas das quais também para reforçar a nossa presença na região Centro”, reforça.
 
Para António Jorge Franco, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, “é com enorme satisfação que vemos a partir de agora, instalada no concelho, mais uma importante marca internacional, que enriquece e diversifica a oferta e aposta na proximidade com os seus clientes, adaptando-se e moldando-se a cada realidade e a cada território. Em linha com a criação de emprego e a dinamização da economia, que são prioridades da ação do nosso Executivo, este novo Burger King resulta de um entendimento com o nosso Município, assente na premissa do desenvolvimento local. Por outro lado, esta foi uma excelente oportunidade para dar o primeiro passo na requalificação e animação de uma zona histórica e de memória da nossa cidade, que queremos elevar através de novas dinâmicas comerciais e culturais.”
 
Abílio Semedo, Presidente da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, congratula o Burger King pela abertura de um restaurante na região, acrescentando ser uma “lacuna já há muito identificada na Mealhada e que certamente responderá às necessidades dos apreciadores deste tipo de comida, que residem na freguesia, e que por aqui passam diariamente (dada a sua localização estratégica bem à entrada sul da Cidade da Mealhada), acreditando que será uma mais-valia para a economia local da nossa área geográfica."
 
Atentos às necessidades dos consumidores e às suas novas formas de consumo, as prioridades do Burger King® passam por continuar a apostar na área da inovação para oferecer o melhor produto e serviço, procurando responder sempre a um consumidor cada vez mais exigente. A marca pretende  continuar a surpreender os seus clientes de todas as formas possíveis, seja através da criação de novos produtos, como pela sua qualidade, seja através da implementação de novos serviços, pensados para proporcionar uma experiência superior.
 
O novo restaurante segue o conceito free standing, com a criação de espaços maiores e mais agradáveis para os clientes, como as esplanadas e zonas infantis, que proporcionam experiências não só aos mais pequenos, mas a toda a família. Marcado por uma imagem Royal, o Burger King da Mealhada conta com uma decoração que se destaca pela utilização do carvalho branco para enquadrar o conhecido lema HOME OF THE WHOPPER, transportando-nos para as paisagens da América do Norte. As paredes de cimento e tijolo preto, aliadas à iluminação e instalações expostas, dão ao espaço um ambiente industrial. O restaurante contempla ainda sofás, mesas altas comunitárias e mesas individuais, para que os clientes possam optar de que forma preferem saborear o seu hambúrguer.
 
Esta é mais uma forma da marca reforçar o seu posicionamento de que “todos são bem-vindos ao Burger King®“.  Esta máxima é algo também muito presente em todas as suas aberturas, que dão lugar a muito mais do que apenas restaurantes, mas a espaços de convívio, que proporcionam momentos de diversão e de boa disposição para todos os clientes que querem desfrutar do verdadeiro sabor da carne na grelha.
 
Situado na Alameda da Cidade, nº 2, o restaurante está aberto de segunda-feira a domingo, das 11h30 às 00h00, com o serviço Drive Thru a funcionar de segunda a quinta-feira até às 01h00 e de sexta e domingo até às 02h00. Possui uma área de cerca de 350m2 com capacidade para 147 pessoas, 78 em sala e 69 em esplanada.  Este restaurante conta ainda com um espaço Playking especialmente dedicado aos mais novos e oferece um sistema de refill de bebidas, quiosques de pré-order e wifi gratuito e inclui o serviço de take away. O serviço de Home Delivery estará disponível nas próximas semanas.
 
Para suportar o ambicioso plano de expansão do Burger King® para os próximos anos, está a decorrer tem um plano de recrutamento em constante evolução, com vagas abertas para diversas funções, desde operadores, distribuidores e equipas de direção de restaurantes. Esta é uma oportunidade para quem procura integrar uma empresa dinâmica, com grandes possibilidades de crescimento e de definição e gestão do seu próprio plano de carreira. Todas as vagas podem ser consultadas em https://emprego.bkportugal.pt/jobs
 
 
Legenda:
Bk Mealhada 2  Da esquerda para a direita, após a equipa fardada: Diamantino Carvalho, Responsável Territorial Burger King; Adão Costa, Gerente de Zona;  Domingos Esteves, Diretor Geral do Burger King Portugal; Sónia Belo, Gerente de Loja; António Jorge Franco, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada; Abílio Semedo, Presidente da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, de Carlos Couceiro; Ana Moura, CEO metroquadrado; Calos Couceiro, Presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA).
Bk Mealhada 3 – Da esquerda para a direita: Domingos Esteves, Diretor Geral do Burger King Portugal; Abílio Semedo, Presidente da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes e António Jorge Franco, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada
 
*Sónia Matos
Client Manager