sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Torres Vedras volta a acolher um dos mais conceituados corta-matos nacionais


O Cross de Torres Vedras / 42.º Corta-Mato de Matos Velhos realiza-se na manhã do próximo dia 10 de novembro, no Parque Verde da Várzea.

Uma vez mais este cross volta a ser utilizado pela Federação Portuguesa de Atletismo como espaço de observação e seleção de atletas (juniores e seniores, femininos e masculinos) para o Campeonato da Europa de Cross Country, que se realiza este ano em Antalya (Turquia), no dia 8 de dezembro.
Sendo que um dos critérios que os atletas portugueses têm de cumprir para a participação nesse campeonato passa pela sua observação no Cross de Torres Vedras, espera-se a presença na edição deste ano do mesmo de nomes sonantes do atletismo nacional (tendo alguns já realizado inclusivamente a sua pré-inscrição), bem como de atletas que não sendo tão cotados, tentarão concretizar o seu sonho de participar no Campeonato da Europa de Cross Country.

Por outro lado, realizando-se em 2024 o Cross de Torres Vedras duas semanas antes do Campeonato Nacional de Corta-Mato, muitos serão os atletas que utilizarão a competição torriense como espaço para avaliar a sua forma.
Em termos coletivos, espera-se a presença na próxima edição do Cross de Torres Vedras de dezenas de clubes dos mais diversos locais do país, de entre os quais os principais emblemas do atletismo nacional - SL Benfica, SC Braga e Sporting CP.

A organização do evento prevê a participação de cerca de um milhar de atletas na edição de 2024 do mesmo, o qual se realiza num local com excelentes condições para a prática do cross e que tem também como mais-valia o seu belo enquadramento.

O início das provas está marcado para as 9h00, com a prova de veteranos, estendendo-se as mesmas até às 12h00, altura em que será dado o tiro de partida da prova de seniores masculinos.

O Cross de Torres Vedras / 42.º Corta-Mato de Matos Velhos é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras, do Grupo Desportivo de Matos Velhos e da União Desportiva do Oeste.

Recorde-se que o Cross de Torres Vedras / Corta-Mato de Matos Velhos é um dos mais importantes e emblemáticos crosses nacionais, sendo que têm participado no mesmo atletas de gabarito internacional, alguns deles com passagens por campeonatos da Europa e do Mundo de Atletismo e por Jogos Olímpicos.

Câmara de Águeda adquire carrinha para transporte de crianças


A Câmara Municipal de Águeda acaba de adquirir uma carrinha de 9 lugares para transporte exclusivo de crianças e que vai reforçar dos circuitos de transporte escolar prestado pelo Município.
Esta nova viatura, com uma imagem apelativa e identificativa do Município, devidamente preparada e equipada para o transporte coletivo de crianças, representa um investimento de cerca de 30 mil euros (acrescidos de IVA).

Este novo veículo é uma mais-valia para a comunidade escolar do concelho, responde às necessidades da rede escolar, nomeadamente por força do aumento do número de alunos nas instituições de ensino, e garante um serviço ágil, seguro e acessível aos alunos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Barcelos | IPCA abre curso de Português para Estrangeiros

Até ao dia 5 de novembro estão abertas as candidaturas para o curso de Português para Estrangeiros, no Centro de Línguas do IPCA.
Exclusivamente online, o curso de Português para Estrangeiros está disponível para todos os interessados em aprender ou melhorar os conhecimentos na língua e cultura portuguesas.
O curso decorrerá entre 25 de novembro e 29 de janeiro, às segundas, quartas e sextas, das 18h00 às 22h00.
Os interessados devem consultar o Edital que fixa os prazos de candidatura, inscrição, vagas, condições de funcionamento e emolumentos.
As candidaturas decorrem até 5 de novembro e devem ser realizadas exclusivamente online através do formulário disponível em https://ipca.pt/.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Município de Estarreja distinguido pela primeira vez com Prémio “Viver em Igualdade”

 Reconhecimento das boas práticas da autarquia estarrejense na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação referente ao biénio 2024-2025.
 
O trabalho desenvolvido pela equipa de ação social da Câmara Municipal de Estarreja, em matéria de igualdade de género, cidadania e não-discriminação, foi reconhecido e distinguido no âmbito da iniciativa bienal promovida pela CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género com o Prémio Viver em Igualdade. A vereadora da Ação Social e Inclusão, Isabel Simões Pinto, recebeu o galardão, esta quinta-feira, dia 24, Dia Municipal para a Igualdade, em Vila de Rei.
Esta distinção da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género reconhece Estarreja como Município de excelência para viver em igualdade, e é com sentimento de profunda gratidão e entusiasmo que a recebemos, reconhecendo que o caminho percorrido ainda é curto”, reconheceu a vereadora.  “Mas este prémio é um claro incentivo para todos, particularmente para a equipa da Câmara Municipal que diariamente trabalha para fazer a diferença, em matéria de igualdade e não discriminação, e o momento de reafirmar e renovar o compromisso municipal com a igualdade e não discriminação, cientes dos imensos desafios que temos pela frente, na sociedade de hoje, assumindo políticas públicas locais cada vez mais igualitárias e equitativas, porque acreditamos, convictamente, que “Na Diferença Todos se Acrescentam!””, salientou Isabel Simões Pinto.
Em 2022, a autarquia assumiu o compromisso, através do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) de Estarreja – “Na diferença todos se acrescentam”, um documento que concerta ações e estratégias por uma sociedade mais justa e igualitária e contra estereótipos instituídos, de traçar um caminho para a eliminação dos estereótipos, para o combate à discriminação e para a prevenção e combate contra todo o tipo de violência, assumindo políticas locais cada vez mais igualitárias e equitativas.
 
Entre outros, destaca-se algumas das estratégias e de projetos elaborados ao nível da promoção da igualdade, cidadania e não discriminação, quer na estrutura e no funcionamento da organização, bem como no planeamento, implementação, monitorização e avaliação da concretização das medidas e da realização das ações, nas vertentes interna e externa do Município. Anualmente, a Câmara Municipal apoia o Festival de Artes “DiferenciArte”, da CERCIESTA - um projeto que assume a diversidade como um valor e pretende sensibilizar o olhar social no respeito pela diferença, utilizando a ARTE como impulsionadora de mudança e de inclusão social. Organiza o  Festival Sénior com o objetivo de promover um envelhecimento ativo e saudável e a socialização, e melhorar a qualidade de vida dos seniores do concelho de Estarreja.
 
De realçar ainda a adesão à Rede de Municípios Solidários de Estarreja com as Vítimas de Violência Doméstica; e à Campanha “Abril, mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” com um conjunto de iniciativas para sensibilizar a população para a problemática dos maus-tratos na infância.  A criação do GAE - Gabinete de Apoio ao Emigrante de Estarreja e o Serviço de Atendimento a Migrantes; o desenvolvimento de diversas ações de sensibilização na área do bullying, orientação sexual & identidade de género, racismo, entre outros temas; e nunca esquecendo as ações de integração e inclusão social da comunidade migrante, em parceria com os Agrupamentos de Escolas, com entidades de saúde e associações culturais e desportivas, são outras das inúmeras atividades desenvolvidas pelo município.
 
 
O Prémio “Viver em Igualdade” tem como objetivo distinguir e reconhecer Municípios com práticas, a nível interno e no âmbito do território, que promovam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, nas dimensões da igualdade entre mulheres e homens, da prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e a prevenção e o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais.
 
Nesta 7.ª edição do prémio, o júri decidiu atribuir o Prémio a 61 autarquias (58 câmaras municipais, 2 comunidades intermunicipais e 1 junta de freguesia). 
 
*Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo
CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Câmara de Águeda garante financiamento para aquisição de nova ceifeira


Apoio do Fundo Ambiental e ICNF permite avançar com o processo para adquirir um equipamento mais moderno e com maior capacidade de remoção dos jacintos

A Câmara Municipal de Águeda conseguiu a garantia de financiamento, até 700 mil euros, por parte do Fundo Ambiental e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) para a aquisição de uma nova ceifeira aquática para remoção dos jacintos-de-água, na Pateira de Fermentelos.
A nova ceifeira irá substituir a que é utilizada neste momento, já com 18 anos, sendo usada na Pateira de Fermentelos e cedida a outros Municípios para trabalhos semelhantes em outros rios, sendo que a Autarquia tem se deparado com uma grande dificuldade em arranjar peças suplentes para fazer a manutenção deste equipamento.

A nova ceifeira permitirá aumentar a capacidade de resposta e o desempenho do Município na remoção e controlo desta espécie invasora.

“Com este financiamento conseguimos adquirir um equipamento mais moderno e com maior capacidade de remoção desta vegetação aquática que é extremamente nociva para a sustentabilidade dos ecossistemas e sobrevivência das espécies endógenas da nossa Pateira”, apontou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, reforçando que a Autarquia tem desenvolvido sozinha, ao longo dos anos, esforços para controlar este problema.

“A Câmara de Águeda é a única entidade que retira jacintos da Pateira e a sua ceifeira aquática, ano após ano, assegura um papel fundamental no controle destas infestantes”, reiterou, salientando que os mais de 20 anos a lidar com esta situação fazem com que Águeda conheça “bem a dimensão do problema”.

Reconhecendo que a retirada dos jacintos “é uma operação com alguma complexidade” e a “impossibilidade de extinguir completamente esta infestante, que só seria possível com recurso a meios químicos e/ou biológicos, para os quais não é garantida a necessária segurança, sobretudo neste ecossistema tão sensível”, Jorge Almeida salienta que o Município de Águeda mantém a sua firmeza na realização dos trabalhos de controle desta espécie.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

 

Cantanhede | Atividade decorreu a 23 de outubro na Tocha. Biblioteca Municipal promoveu sessões de leitura para crianças

 
A Biblioteca Municipal de Cantanhede visitou esta quarta-feira, 23 de outubro, a EB1 da Tocha para promover quatro sessões de leitura junto dos alunos deste estabelecimento escolar, assim como às crianças do jardim-de-infância.
A publicação escolhida para a leitura foi o conto “Como ser um leão”, do escritor britânico Ed Vere, cuja temática central incide sobre o bullying e a violência entre pares. Esta obra destaca valores cívicos como a coragem, a amizade e o respeito pelo outro.
No decurso das sessões, as duas técnicas convidaram os participantes a refletir sobre a problemática da violência.
Até ao final do 1.º período do presente ano letivo, estão agendadas outras sessões de leitura deste conto, que vão decorrer noutros estabelecimentos dos agrupamentos de escolas do concelho de Cantanhede.
Recorde-se que a Biblioteca Municipal realiza frequentemente atividades de promoção do livro e da leitura, direcionadas para públicos de várias idades, especialmente para alunos de jardins de infância e dos estabelecimentos de ensino do concelho. Com esta iniciativa, pretende descentralizar a sua oferta cultural e permitir à população a fruição de alguns dos seus serviços.





Celorico da Beira | Festival da Castanha | Prados | 2 e 3 de novembro


Vai ter lugar nos próximos dias 2 e 3 de novembro, na Aldeia de Montanha de Prados, o Festival da Castanha 2024, organizado pela Junta de Freguesia local com a colaboração do município de Celorico da Beira.
Mais uma vez, a freguesia de Prados está em festa para homenagear, valorizar, afirmar e divulgar a castanha, um dos seus produtos outonais de excelência e uma das maiores riquezas do património gastronómico celoricense, na variedade longal (maioritariamente) e martainha. Muito utilizada na alimentação, desde tempos remotos, a castanha, sobretudo na versão assada, tem um sabor e emana um aroma que inebria e nos remete para memórias de momentos felizes de convívio, alegria e amizade.

É com este propósito que o Festival da Castanha 2024 tem para lhe oferecer um rico e variado programa com especial destaque para o Mercadinho D’aldeia, vários e diversificados momentos musicais (concerto, rancho folclórico, grupos de concertinas), animação q.b, e muitos comes e bebes, em especial, o jantar “Sabores do Forno” e o almoço “Sabores de Prados “ que carecem de inscrição prévia. E, porque a castanha é a rainha da festa, não podiam faltar os tradicionais magustos para os festivaleiros se deliciarem com elas sempre “quentes e boas, quentinhas”, fomentando à volta delas, agradáveis momentos de convívio. Assim, no sábado, terá lugar um magusto tradicional e, no domingo, como é habitual, o certame encerrará com um magusto comunitário.

Por tudo isto, aceite o nosso convite e venha até à aldeia de montanha mais alta do concelho e deliciar-se com castanhas assadas. Mas, a castanha é apenas o mote para uma visita ao concelho. Acredite, o passeio vai valer a pena, não só pelas castanhas mas, sobretudo, pelas sumptuosas paisagens de montanha. Nesta época do ano, a serra está engalanada com o seu belo manto outonal pintado em tons amarelos e castanhos, entrecortados com o verde dos prados verdejantes onde apascentam numerosos rebanhos de ovelha da raça bordaleira ou churra mondegueira, das quais se extrai o leite para produzir o famoso Queijo Serra da Estrela.

Estamos à sua espera!

*Prazeres Portugal



 

Silves | CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO NA SUBESTAÇÃO DE TUNES NO DIA 28 DE OUTUBRO

 O Município de Silves informa que, no âmbito da empreitada de “Linha do Algarve – Tunes-Lagos – Ampliação da Subestação de Tração Elétrica de Tunes – Execução”, haverá condicionamento de trânsito na noite do dia 28 de outubro, entre as 23h15 e as 06h20.
Os trabalhos localizam-se junto à linha do Sul, no lado oposto à Subestação de Tração de Tunes. A estrada adjacente à linha férrea será ocupada para posicionamento da auto grua e a circulação de trânsito será cortada.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos automobilistas e residentes.

NBC ao vivo na Lúcia-Lima 1 Novembro 23h

 [Lúcia-Lima Associação Cultural, 1 de Novembro 2024] – A Lúcia-Lima tem o prazer de anunciar um concerto intimista de NBC no dia 1 de Novembro, às 23h. Este evento oferece uma oportunidade única de ouvir as novas canções do artista, do seu mais recente álbum "Carrossel," num ambiente acolhedor e intimista. Convidamos todos a não perderem esta oportunidade de testemunhar a magia da música de NBC cuja versatilidade e talento se destacam em performances que cruzam géneros como soul, R&B, drum and bass, rock e eletrónica.
Sobre NBC:
NBC é um dos grandes nomes da música atual portuguesa, apreciado pelas suas performances ao vivo e pela capacidade de transformar e criar versões acústicas. Nascido em 1974 em São Tomé e Príncipe, Timóteo Tiny é uma das vozes soul mais acarinhadas de Portugal. Com uma discografia rica, inclui temas icónicos como «Segunda Pele», «NBCioso», e «Homem», e já deixou a sua marca em festivais como NOS Alive e Super Bock Super Rock, além de salas icónicas como o Coliseu de Lisboa e Casa da Música. O seu álbum "Toda a Gente Pode Ser Tudo," considerado um dos melhores do ano, e a sua participação no Festival da Canção em 2019, onde conquistou o segundo lugar, solidificaram ainda mais a sua relevância no panorama musical. "Carrossel," o seu mais recente projeto, promete ser uma nova etapa na sua carreira, que se estende por 30 anos de contínua evolução artística.  

Data: 1 de Novembro
Hora: 23h
Preço: 
10 limas (pré-venda disponível) :
12 limas (no dia à porta)

Spotify: