O Cross de Torres Vedras / 42.º Corta-Mato de Matos Velhos realiza-se na manhã do próximo dia 10 de novembro, no Parque Verde da Várzea.
Uma vez mais este cross volta a ser utilizado pela Federação Portuguesa de Atletismo como espaço de observação e seleção de atletas (juniores e seniores, femininos e masculinos) para o Campeonato da Europa de Cross Country, que se realiza este ano em Antalya (Turquia), no dia 8 de dezembro.
Sendo que um dos critérios que os atletas portugueses têm de cumprir para a participação nesse campeonato passa pela sua observação no Cross de Torres Vedras, espera-se a presença na edição deste ano do mesmo de nomes sonantes do atletismo nacional (tendo alguns já realizado inclusivamente a sua pré-inscrição), bem como de atletas que não sendo tão cotados, tentarão concretizar o seu sonho de participar no Campeonato da Europa de Cross Country.
Por outro lado, realizando-se em 2024 o Cross de Torres Vedras duas semanas antes do Campeonato Nacional de Corta-Mato, muitos serão os atletas que utilizarão a competição torriense como espaço para avaliar a sua forma.
Em termos coletivos, espera-se a presença na próxima edição do Cross de Torres Vedras de dezenas de clubes dos mais diversos locais do país, de entre os quais os principais emblemas do atletismo nacional - SL Benfica, SC Braga e Sporting CP.
A organização do evento prevê a participação de cerca de um milhar de atletas na edição de 2024 do mesmo, o qual se realiza num local com excelentes condições para a prática do cross e que tem também como mais-valia o seu belo enquadramento.
O início das provas está marcado para as 9h00, com a prova de veteranos, estendendo-se as mesmas até às 12h00, altura em que será dado o tiro de partida da prova de seniores masculinos.
O Cross de Torres Vedras / 42.º Corta-Mato de Matos Velhos é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras, do Grupo Desportivo de Matos Velhos e da União Desportiva do Oeste.
Recorde-se que o Cross de Torres Vedras / Corta-Mato de Matos Velhos é um dos mais importantes e emblemáticos crosses nacionais, sendo que têm participado no mesmo atletas de gabarito internacional, alguns deles com passagens por campeonatos da Europa e do Mundo de Atletismo e por Jogos Olímpicos.