É
já no próximo sábado, 27 de novembro,
pelas 21h30, que a Igreja Matriz de Ançã, vai receber o segundo
espetáculo do
Ciclo
de Concertos de Órgão de Tubos.
A iniciativa está inserida na
programação cultural em rede “Tradição – Da Serra ao Mar” e
contará com a participação de Fabiana
Magalhães,
cantora soprano de reconhecido mérito nacional e internacional, e
Rui
Fernando Soares,
exímio executante de órgão.
Do programa da constam obras paradigmáticas
do reportório renascentista e barroco, como é o caso da Laudate
dominum in sanctis eius, SV 287,
de Claudio Monteverdi, Prelude
Fugue Chaconne, BuxWV 137, de
Dieterich Buxtehude, e os andamentos Allegro
assai, Grave e Presto, do
Concerto BWV 592ª depois do
concerto de J. Ernst, de Johann
Sebastian Bach. Durante o concerto serão ainda interpretadas algumas
obras emblemáticas do repertório clássico, entre as quais a
Exultate, jubilate KV 165,
Exsultate jubilate – Allegro, Fulget amica dies – Secco
Recitative, Tu virginum corona – Andante e Alleluja – Molto
allegro, de Wolfgang Amadeus
Mozart, Toccata,
de Théodore Dubois e Aria
Latina, do compositor português
António Silva Leite.
Contando com dois distintos instrumentos no
nosso concelho (Covões e Ançã) em pleno funcionamento, bem
diferentes um do outro na sua especificidade, surge assim a
oportunidade perfeita para a realização de concertos, contando para
o efeito com a execução de exímios instrumentistas, reafirmando a
importância destes instrumentos como sinal dos tempos, assumindo
concomitantemente a intemporalidade no seio de uma comunidade, de uma
região, de um território, pois que são um símbolo de união.
Cada concerto ultrapassa as barreiras
artísticas e musicais, na medida em que convidamos os espetadores a
apreciar as magníficas igrejas que acolhem estes instrumentos, bem
assim também toda a riqueza patrimonial que os espaços envolventes
proporcionam.
Dedicada a Nossa Senhora do Ó ou da
Expectação, a Igreja Matriz de Ançã, local escolhido para este
segundo espetáculo, possui uma fachada de grande imponência, datada
de 1812, e rica pelo aspeto arquitetónico e enquadramento
paisagístico; arcos de entrada das capelas laterais de grande beleza
arquitetónica e decorativa; retábulo principal em pedra de Ançã,
raro no seu tempo. Seiscentista é também o corpo da igreja, com
três naves separadas por duas arcadas com colunas de ordem dórica.
Um coro-alto ocupa o primeiro dos tramos. A cabeceira é formada por
capela-mor com abóboda às quartelas e possui um rico retábulo
concheado, em pedra, no qual foram colocadas esculturas mais antigas.
No alto do camarim, vê-se uma belíssima imagem da Senhora com o
Menino, do século XV, e nos intercolúnios, um S. Pedro e um S.
Paulo quinhentistas, estilisticamente próximos das obras de João de
Ruão, em meados do século XVI. Possui a igreja um conjunto notável
de capelas, quer as colaterais quer as que se abrem nos flancos das
naves, obras cujas construções decorreram entre os séculos XVI e
XVIII. Abrigam retábulos maneiristas e barrocos. Da imaginária,
para além das já citadas, há a salientar um grande calvário
seiscentista.
Recorde-se projeto “Tradição da Serra
ao Mar”, surge no âmbito de uma parceria entre os municípios de
Cantanhede, Mortágua e Oliveira do Hospital, contando com a
colaboração da CulturX – Associação de Desenvolvimento
Artístico, este ciclo de concertos tem como principal objetivo
fomentar o investimento na conservação, proteção, promoção e
desenvolvimento do Património Cultural dos territórios dos três
concelhos. A iniciativa resulta de uma candidatura ao “Centro 2020
– Programação Cultural em Rede – Afirmar a Sustentabilidade dos
Territórios” e está assente numa programação cultural focada na
Tradição e no património local e regional, que visa ainda
contribuir para a diminuição das assimetrias e reforçar a coesão
territorial, contribuindo, simultaneamente, para o incremento da
imagem externa da região nas suas similitudes e particularidades.
Programa
C. Monteverdi (1567-1643)
Laudate
dominum in sanctis eius, SV 287
Dieterich Buxtehude (1637 - 1707)
Prelude
Fugue Chaconne, BuxWV 137
J. S. Bach (1685-1750)
Concerto
BWV 592ª depois do concerto de J. Ernst
Allegro assai
Grave
Presto
W. A. Mozart (1756 – 1791)
Exultate,
jubilate KV 165
Exsultate jubilate – Allegro
Fulget amica dies – Secco Recitative
Tu virginum corona – Andante
Alleluja – Molto allegro
Théodore Dubois (1837-1924)
Toccata
António Silva Leite (1759-1833 / Porto)
Aria
Latina
Sobre Fabiana Pereira Magalhães
Natural de Fiães, iniciou os seus estudos
musicais com 7 anos de idade e aos 11 anos inicia os seus estudos
oficiais na Academia de Música de Paços de Brandão onde concluiu o
7.º grau em 2005, com piano como primeiro instrumento na classe da
professora Isabel Ramos e canto, como segundo, na classe da
professora Mafalda Leite. Nesse ano, ingressa no Conservatório
Superior de Música de Gaia no Curso de Canto Teatral, na classe da
professora Sílvia Mateus. No ano letivo 2006/2007, ingressa no 1.º
ano do curso de Canto da Escola das Artes da Universidade Católica
Portuguesa, na classe dos professores António Salgado e Sofia Serra,
concluindo a licenciatura em 2009.
Em 2009 frequentou o Curso de Verão de
Música Antiga do Conservatório de Amesterdão onde estudou canto
com a Prof.ª Johannette Zomer. Desde 2007, integra o quarteto
“Gaudium Vocis” do qual é membro fundador. No ano letivo 2011/12
trabalhou regularmente os seus estudos a nível do canto com o Prof.
Pierre Mak (Conservatorium van Amsterdam). Como solista apresentou-se
em concertos em Portugal, Holanda, Bélgica, França e Itália. É
fundadora do Colégio de Música de Fiães, onde leciona atualmente.
Sobre Rui Fernando Soares
Natural de Fiães, concelho de Santa Maria
da Feira, Rui Soares é organista e cravista. Ainda muito novo foi
admitido, como exceção (com 14 anos) na Escola de Ministérios
Litúrgicos – Diocese do Porto – onde frequentou o Curso de
Música Litúrgica. Em 2005, sob orientação do Prof. Luca
Antoniotti, concluiu o Curso Complementar de Órgão no Conservatório
Regional de Gaia. Paralelamente, com a Professora Ana Mafalda Castro,
frequentou o Curso Livre de Cravo na ESMAE – Porto. Em 2006
concluiu o III Curso Nacional de Música Litúrgica na vertente
Direção. É licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes –
Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu a Disciplina de
Órgão com nota máxima na classe do Prof. Luca Antoniotti. É
membro fundador do Quarteto Vocal “Gaudium Vocis” e dirige o
Grupo Musicam Antiqua Porto. Em 2012 finalizou o grau de Mestrado em
música antiga no Conservatório de Amesterdão com a distinção
“Cum laude” onde estudou cravo na classe do Prof. Tileman Gay,
órgão na classe do Prof. Pieter Van Dijk e estudou regularmente com
o Prof. Ton Koopman. É organista na Igreja da Senhora da Conceição
no Porto e responsável pelos concertos diários na Igreja dos
Clérigos da mesma cidade. Para além de inúmeros concertos em
Portugal, já atuou em Espanha, França, Suíça, Itália, Holanda,
Polónia e Sérvia.