Apresentação da Plataforma suscitou muitos elogios durante a conferência “Mobilidade Inteligente”, que decorre na Smart City Expo 2023.
A apresentação da Plataforma de Mobilidade Inteligente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que teve lugar hoje, foi um dos pontos altos da participação de Portugal na Smart City Expo World Congress (SCEWC). Este é o maior evento internacional sobre a temática das Cidades e Regiões Inteligentes, que termina amanhã, em Barcelona.
A Plataforma foi apresentada durante a conferência “Mobilidade Inteligente”.
“Tal como esperávamos, a Plataforma de Mobilidade Inteligente de Viseu Dão Lafões gerou bastante curiosidade entre a assistência, que encheu o Pavilhão de Portugal durante a conferência. As soluções que apresentámos suscitaram elogios generalizados, sendo certo que esta plataforma irá continuar a permitir melhorar os serviços públicos de transporte da região, juntando transporte publico de passageiros, serviço “Ir e Vir” e mobilidade suave. Trata-se de um novo paradigma na governança publica local, em que as pessoas e as suas necessidades são o centro da política publica”, considerou Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões. “Em simultâneo, os municípios de Viseu Dão Lafões tiveram a oportunidade de conhecer as propostas apresentadas pelos seus congéneres nacionais e internacionais. Está a ser uma participação muito produtiva”, acrescentou. Também presente em Barcelona, Paulo Almeida, Vice-Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, confirmou o carácter inovador das soluções e projetos presentes na feira. “Muitas das propostas apresentadas nestes três dias de Smart City Expo World Congress são aplicáveis ao nosso território. Nesse sentido, a nossa presença em Barcelona foi muito enriquecedora para os autarcas, que levam para os seus territórios novas e inovadoras ideias para melhorar a qualidade de vida das populações. As cidades e as regiões estão a mudar em todo o mundo e a CIM Viseu Dão Lafões está a acompanhar essa mudança, como todos pudemos verificar neste evento”, sublinhou Paulo Almeida.
A edição de 2023 da Smart City Expo World Congress decorre entre 7 e 9 de novembro e tem como tema “Bem-vindo à Nova Era Urbana”. O SCEWC é o maior e mais influente evento mundial em inovação urbana. Em Barcelona, juntam-se líderes das empresas mais inovadoras, governos e organizações, além de milhares de especialistas de todo o mundo, num evento que estimula as cidades em direção a um futuro melhor.
Segundo a organização, a Smart City Expo World Congress 2023 é a maior até à data, com mais de 1.000 expositores, 25.000 participantes profissionais e representantes de mais de 800 cidades e 140 países. O certame mostra “as soluções inteligentes que moldam a Nova Era Urbana que está a emergir, ajudando as cidades a prosperar e a criar espaços urbanos mais seguros, ecológicos e eficientes. É uma montra única de soluções comprovadas que aceleram uma revolução urbana inteligente centrada no ser humano”.
A participação da CIM Viseu Dão Lafões acontece no Pavilhão Smart Portugal, que tem uma área de 180m2 e onde decorrem múltiplas iniciativas ao longo dos três dias, numa organização da NOVA IMS. Esta é a segunda participação da CIM Viseu Dão Lafões na feira, depois de em 2022 ter apresentado o Sistema de Gestão de Pavimentos, um software, desenvolvido através de inteligência artificial, que monitoriza as estradas da região.
Uma Plataforma verdadeiramente Inteligente
A Plataforma de Mobilidade Inteligente, apresentada na feira, permite obter métricas sobre a mobilidade na região Viseu Dão Lafões, integrando dados recolhidos de várias fontes. Uma delas é o serviço de transporte flexível a pedido "Ir e Vir", uma solução que tem como principal objetivo alargar e reforçar a oferta de transporte de passageiros, garantindo cobertura em zonas de menor densidade demográfica. Outras fontes de dados são os transportes públicos da região, tendo em consideração os diversos operadores; a aplicação de navegação Waze, com base no estado do trânsito em tempo real e em alertas sempre atualizados; o movimento nas ciclovias; a utilização de bicicletas partilhadas; e os dados geográficos obtidos em parceria com as operadoras de comunicações móveis, entre outros.
Com esses dados, a Plataforma de Mobilidade Inteligente permite conhecer em detalhe os locais de afluência, a acessibilidade dos serviços e a evolução da bilhética, assim como analisar os congestionamentos, entre muitas outras métricas possíveis. Assim, é possível fazer uma leitura dos movimentos pendulares e perceber de forma mais precisa como as pessoas se deslocam na região. Desta forma, a Plataforma constitui uma ferramenta de grande utilidade para o apoio à tomada de decisões por parte das autarquias.
Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões