A Equipa Delariva Viseu marcou presença no 11º Nacional Open Jiu Jitsu de Portugal, com uma delegação composta por 6 atletas, tendo arrecadado um total de 5 medalhas (2 de ouro, 2 de prata, uma de bronze).
terça-feira, 21 de dezembro de 2021
Equipa de Viseu Conquista Ouro no Nacional Open de Jiu-Jitsu 2021
Seleções Nacionais sub-21 de futsal estagiam em Proença-a-Nova
ROTUNDAS COM ARTE NO NATAL DA COVILHÃ
No próximo dia 22 de dezembro: Prossegue o programa de animação natalícia em Cantanhede
A atmosfera de Natal continua no concelho de Cantanhede com um programa de animação cultural especialmente associado ao espírito que caracteriza esta época do ano, salvaguardando as exigências sanitárias obrigatórias e preventivas relacionadas com o combate à Covid-19.
Apesar dos constrangimentos e das limitações que se estão a viver, a autarquia preparou para amanhã, dia 22 de dezembro, às 18h00, na tenda que se encontra na Praça Marquês de Marialva, um concerto de Natal pelo Cantemus – Coro Infantojuvenil do Município de Cantanhede. Constituído por cerca de 15 jovens cantores de faixas etárias variadas, o grupo irá apresentar um programa onde pontificam temas relacionados com o Natal.
Ao culminar esta programação, será acesa a fogueira de Natal, que permanecerá acesa, no centro da cidade, como sinal dessa luz de esperança e de alegria que a quadra invoca.
Ainda na tenda na Praça Marquês de Marialva propositadamente para efeito, funciona até 23 de dezembro, das 15h00 às 19h30, o Mercadinho de Natal com venda de produtos agrícolas e artesanato, entre outros artigos. Nesse espaço realizam-se também diversas atividades orientadas para crianças e outros públicos designadamente sessões de leitura de contos, projeções de filmes de Natal, bem como ateliês decorativos, de arranjos florais e de doces e bolachinhas de Natal, entre outros.
Também a Biblioteca Municipal de Cantanhede mantém até ao próximo dia 09 de janeiro, a exposição Nasceu um Menino, mostra de presépios, que pode ser visitada durante o horário de funcionamento, entre as 8h00 e as 20h00, de segunda a sábado. Também durante o período de 19 a 24 de dezembro a FotografARTE dinamiza o seu mercadinho de Natal com artesanato, produtos hortícolas, ateliês diversos (arranjos florais de Natal, Bolachinhas de Natal, Pinturas Faciais, Presentes de Natal criativos…).
Recorde-se que ontem, dia 20 de dezembro, decorreu também neste espaço a apresentação da audição de Natal da EMAF – Escola de Música António Fragoso, com a apresentação de um reportório particularmente direcionado para esta quadra festiva, fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo deste primeiro período do calendário escolar.
CENTRO DE VACINAÇÃO MUNICIPAL DE SILVES COVID-19 ESTARÁ ENCERRADO DE 23 A 26 DEZEMBRO E DE 30 DEZEMBRO A 02 JANEIRO
ABERTAS CANDIDATURAS À BOLSA DE AGENTES ELEITORAIS PARA AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2022
Enquadrado nos atos preparatórios para as Eleições Legislativas de 30 de janeiro de 2022, estão abertas as inscrições para Agentes Eleitorais. Os interessados deverão submeter a sua candidatura à Bolsa de Agentes Eleitorais através da plataforma online disponibilizada pela Administração Eleitoral.
As inscrições são válidas para qualquer Cidadão inscrito no recenseamento nacional, residente em território nacional, através do site www.eueleitor.mai.gov.pt/pt/.
Considerando estes atos de elevada importância solicitamos a colaboração da Comunicação Social na divulgação desta importante informação.
AVEIRO | CÂMARA ENTREGOU 250.300 UNIDADES DE EPI’S ÀS IPSS E BOMBEIROS EM 2021
Apoio enquadrado no PAAASE 2021 corresponde ao valor de 580.000€
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) continua o seu trabalho prioritário de combate ao Coronavírus / Covid-19, com uma nova entrega na quantidade global de 18.760 unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 140 litros de gel desinfetante às 26 Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), realizada no dia 14 de dezembro. Esta foi a nona entrega realizada pela CMA em 2021, a que corresponde a entrega total de 250.300 unidades de EPI, a que corresponde o valor global de apoio de 580.000€
Nestas entregas de EPI, que estão enquadradas na Ação 2 do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica 2021 / Operação Anti Covid-19 (PAAASE), distribuímos máscaras cirúrgicas (5.650 un.), máscaras FFP2 (1.430 un.), luvas (8.100 pares), fatos (545 un.), toucas (925 un.), protetores de sapatos (940 un.), batas (710 un.), aventais (400 un.) e gel desinfetante (140 litros).
Nestas e noutras entregas já realizadas, a CMA cuida de realizar uma distribuição de forma proporcional, quer à dimensão de cada Instituição em termos de Idosos beneficiados e de Funcionários, quer na entrega de EPI mais adequados às Instituições que têm Idosos em Lares, com casos de Covid-19 positivos.
Entrega dedicada aos Bombeiros em outubro
No final de outubro a CMA tinha já realizado uma entrega dedicada de 20.400 unidades de EPI às duas corporações de Bombeiros do Município de máscaras cirúrgicas (4.000 un.), máscaras FFP2 (400 un.), luvas (16.000 un.) e de gel desinfetante (10 litros).
Reiteramos o agradecimento público pelo excelente trabalho em prol da Vida da Nossa Boa Gente, dos Dirigentes, Profissionais e Voluntários das IPSS’s e dos Bombeiros, e desejando que tudo corra bem na Vida das Pessoas e das Instituições, nesta fase delicada e muito importante do Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.
ESTAMOS JUNTOS.
Camionista português morre após “altercação” com migrantes em França
Autoridades foram chamadas por um colega do condutor, também português.
Um camionista português morreu, na noite de domingo, numa área de serviço na A16, em Beuvrequen, perto de Calais, em França.
De acordo com a France Bleu, a tragédia ocorreu na sequência de uma "altercação com três migrantes que tentou impedir que subissem para a viatura que conduzia”.
Ao tentar livrar-se dos migrantes, o português terá sido atacado com um soco. Ainda assim, o camionista voltou para a viatura pesada e terá sofrido uma paragem cardíaca.
De acordo com o Ministério Público de Boulogne-sur-Mer, os bombeiros foram chamados ao local por um colega do camionista, que seguia com este na viagem, também português.
Segundo a imprensa francesa, quando a ajuda chegou, o homem de 48 anos encontrava-se em paragem cardiorrespiratória e, apesar das tentativas de reanimação, faleceu no local.
“A vítima apresentava alguns problemas de saúde, terá sofrido um ataque cardíaco, mas só a autópsia irá esclarecer qual a causa da morte”, escreve a France Bleu, acrescentando que “fazia tratamentos cardíacos e era fumador”.
O caso está a ser investigado pela brigada de investigação de Calais.
Segundo as autoridades francesas, a área da autoestrada onde ocorreu o incidente é "conhecida por ser utilizada por migrantes que tentam introduzir-se em camiões para chegarem a Inglaterra”.
Desde setembro de 2021, pelo menos duas pessoas morreram ao tentarem entrar em um camião.
Olimpia Mairos / RR
Mãe ganha luta de seis anos (com greve de fome pelo meio) e recupera filhas
Ana Maximiano, de 39 anos, recuperou agora as filhas de oito e nove anos, seis anos depois de ter perdido a guarda para o pai devido a uma alegada mentira da Segurança Social e cinco anos após ter feito uma greve de fome, em protesto, avança o ‘Jornal de Notícias’ (JN).
Segundo a mesma publicação, as menores foram entregues ao pai – na altura suspeito de violência doméstica – em dezembro de 2015, depois de uma técnica da Segurança Social ter dito que a mãe tinha deixado uma das filhas sozinha no café.
O caso remonta a 7 de dezembro de 2015, quando o pai decidiu ir buscar a filha mais velha ao infantário para que as menores dormissem em casa dele, o que não podia acontecer uma vez que o homem era acusado de violência doméstica e não podia aproximar-se
Ana Maximiano, que se encontrava num café próximo com a filha mais nova, soube da aproximação do ex-marido através do dispositivo eletrónico que a alertou para isso, decidindo ir ter com ele de imediato, escreve o jornal.
Posteriormente uma técnica da Segurança Social pediu Tribunal de Família e Menores (TFM) de Cascais que as crianças fossem retiradas à mãe, alegando que a progenitora tinha deixado a filha mais nova sozinha no café e que tinha ameaçado desaparecer com as meninas.
A mãe sempre negou essa acusação, chegando até a fazer uma greve de fome de mais de duas semanas em 2016, em frente à Assembleia da República, entre outros locais, para protestar contra a retirada urgente das crianças.
Multinews
POETRY SLAM TORRES VEDRAS JÁ TEM DOIS FINALISTAS
Salomé Abreu foi a vencedora do primeiro round do Poetry Slam Torres Vedras e está na final do Poetry Slam de Torres Vedras. Mariana Mota foi a segunda melhor classificada e também passou à final.
Realizou-se no dia 17 de dezembro, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, o primeiro round do Poetry Slam Torres Vedras. Foram apuradas duas finalistas para a grande final que vai eleger o representante da cidade para o torneio nacional no festival Portugal SLAM 2022 que terá lugar na cidade de Aveiro.
Salomé Abreu foi a participante que teve mais votos e se sagrou vencedora do primeiro round do Poetry Slam Torres Vedras, a segunda mais votada foi Mariana Mota. Ambas estão na final do Poetry Slam Torres Vedras a realizar no dia 29 de abril 2022.
O objetivo deste evento é “dar voz e sensibilizar públicos para a poesia como forma de expressão artística. Desenvolver pensamento crítico sobre assuntos prementes da sociedade ou autobiográfico”, refere a organização.
O segundo round do Poetry Slam Torres Vedras está marcado para dia 28 de janeiro, seguindo-se o terceiro round no dia 18 de fevereiro e a grande final do Poetry Slam Torres Vedras no dia 29 de abril de 2022, no Centro de Artes e Criatividade.
O Poetry Slam – Torres Vedras é uma coorganização da Câmara Municipal de Torres Vedras com o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, a EMERGE – Associação Cultural, através do seu programa #AVIVA e o Portugal SLAM!
O que é o Poetry Slam?
O Poetry Slam é uma prática em torno da palavra dita, que tem na sua base várias regras que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes. Originário de Illinois, Chicago, Estados Unidos da América, nos anos 80 quando um poeta local e um construtor civil lutaram através da leitura de poesia contra aquilo que eles sentiam que era uma perda de fulgor da poesia em geral na mesma medida que queriam devolvê-la às pessoas pela sua voz.
Desde 2009 que o Poetry Slam começou a surgir através de eventos locais em Lisboa. Foi rapidamente disseminado noutras cidades, construindo uma rede que hoje em dia conta com cerca de 12 localidades diferentes, que utilizam esta prática para promover a prática poética junto das comunidades locais e desenvolvendo aptidões literárias (linguagem e comunicação) através da poesia, descobrindo novos talentos escondidos.
EMI, IRS e Tabela de Taxas vão estar em análise: ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA VAI APRECIAR ORÇAMENTO E GRANDES OPÇÕES DO PLANO
Em cumprimento do disposto art.º 27.º da Lei 75/2013, de 12 de Setembro, na sua redacção actual, e do art.º 36.º do Regimento da Assembleia Municipal, o presidente Almiro Moreira agendou para o próximo dia 27 de Dezembro, com início às 20h30, a realizar no espaço do Auditório Municipal, uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, com a seguinte ordem de trabalhos:
- Período Antes da Ordem do dia
1. Informações gerais e expediente.
2. Votação da acta da eleição da Mesa da AM de 16 de Outubro.
3. Votação da acta da reunião extraordinária de 26 de Novembro.
4. Assuntos gerais de interesse municipal.
5. Apreciação da informação escrita da actividade da Câmara Municipal e da situação financeira do Município.
- Depois do período destinado à intervenção do público, segue-se nesta sessão da Assembleia Municipal, o
Período da Ordem do Dia com a apreciação dos seguintes pontos :
7. Apreciação e deliberação sobre Imposto Municipal sobre Imóveis – ano 2022.
8. Apreciação e deliberação sobre Participação do Município no IRS – ano 2022.
9. Apreciação e deliberação sobre Tabela de Taxas – ano 2022.
10. Apreciação e deliberação sobre Orçamento, GOP, Plano Anual de Recrutamento e Mapa de Pessoal para o ano 2022.
10.1. Deliberação Orçamento 2022.
10.2. Deliberação GOP 2022.
10.3. Deliberação Plano Anual de Recrutamento e Mapa de Pessoal para 2022.
11. Apreciação dos Compromissos Plurianuais – 2.º e 3.º Trimestre de 2021
12. Apreciação e deliberação do Relatório de Execução Orçamental – 2.º Trimestre de 2021.
13. Apreciação de proposta de atribuição de Suplemento de Penosidade e Insalubridade.
14. Apreciação e deliberação sobre Regimento da Assembleia Municipal.
15. Eleição dos representantes da AM na Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.
16. Eleição dos representantes - Equipa para a Igualdade da Vida Local.
17. Apreciação e deliberação de recomendação à CM - Parque das Tílias e espaços adjacentes.
18. Apreciação e deliberação sobre Transferência de Competências dos Municípios para os órgãos das Freguesias – Lei n.º 57/2019, de 30 de Abril.
19. Intervenção do Público.
Carlos Oliveira
Marinha Grande | Mensagem de Natal do Presidente da Câmara
Marinha Grande | SHOW COOKING E CONCERTO RECORDARAM QUE “À MESA TAMBÉM SE CANTA”
Águeda | Câmara promove curso de iniciação à observação de aves na Pateira
Ação, que envolveu mais de duas dezenas de participantes, terá uma nova edição na primavera do próximo ano
A Câmara Municipal de Águeda promoveu, no passado sábado, dia 18 de dezembro, um curso de iniciação à observação de aves, na Pateira, em Fermentelos, Espinhel e Óis da Ribeira, onde mais de 20 participantes puderam observar de perto as espécies de aves invernantes e residentes deste ecossistema natural.
“Esta é uma forma interessante de envolver as pessoas e cativar novos públicos para estas atividades de turismo de natureza e de birdwatching”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientando que estas iniciativas, para além de não terem impacto ambiental, “divulgam e ajudam o processo de consciencialização para cuidado e respeito pelo meio ambiente e pelo rico património natural existente no Concelho”.
A iniciativa, que contemplou a participação de pessoas com mobilidade reduzida, evidenciando que estes eventos são abertos e inclusivos, podendo ser apreciados por todos, independente das limitações, tinha por objetivo divulgar o património natural, com foco na avifauna invernante que é possível observar no espelho de água e habitats envolventes nesta altura do ano.
Os participantes começaram por receber uma introdução teórica de enquadramento da atividade, a que se seguiu a parte prática, ao longo de troços dos percursos PR1 e PR7, onde foi possível observar 65 espécies. Aos participantes que não dispunham de equipamento próprio, foram facultados binóculos ou telescópio para que pudessem acompanhar as observações.
Houve ainda uma deslocação não programada até à margem lagunar de Óis da Ribeira, que permitiu a observação de diversas espécies de avifauna.
Esta iniciativa foi dinamizada pelo CERVAS, Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens de Gouveia e pela Associação Aldeia (sob orientação do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), decorreu no âmbito do projeto “Três Territórios, um Rio que nos une”, com apoio do programa Centro 2020 e contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Fermentelos e da União de Freguesias de Recardães e Espinhel.
De referir que face ao sucesso alcançado com este curso de iniciação, está prevista para uma nova edição deste curso, na primavera do próximo ano e que será oportunamente divulgada.
Para mais informações, os interessados devem estabelecer contacto através do seguinte e-mail: dv-as@cm-agueda.pt
Proença-a-Nova | Festas Felizes!
Seis detidos por condução com álcool e sem habilitação legal
O Destacamento de Trânsito de Coimbra, no dia 16 de dezembro, realizou uma operação de prevenção criminal e segurança rodoviária, no concelho de Penacova.
A ação decorreu no IC 3 e teve como objetivo o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, bem como o reforço do sentimento de segurança junto da população em geral. No decorrer da operação foram fiscalizados 256 condutores, tendo sido detidas seis pessoas por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e uma por condução sem habilitação legal.
A operação contou com o empenhamento de militares, pertencentes ao CTde Coimbra e ao CT do Porto, bem como meios da valência de Trânsito, nomeadamente, radares de controlo de velocidade e aparelhos de leitura de tacógrafos, através dos quais foi possível promover a segurança rodoviária dos milhares de utentes que utilizam um dos principais eixos viários para o interior do país.
Através da realização destas ações e principalmente nesta época em que ocorrem as festividades do Natal do Ano Novo, a GNR, pretende combater a criminalidade e fortalecer e incrementar o sentimento de segurança rodoviária dos utentes das vias de todo o distrito de Coimbra, procurando prevenir ilícitos criminais ou manobras e ações que coloquem em causa a integridade física de todos os intervenientes no sistema rodoviário, bem como ainda, garantir o cumprimento dos normativos decretados na situação de calamidade e sensibilizar a população para que se abstenha de ações e comportamentos que possam, de alguma forma, potenciar a propagação do vírus, nomeadamente dos seus condutores, ocupantes e peões.
ADASCA promove Campanha para Angariação de Fundos para continuidade das suas actividades
Caros/as colegas dadores/as de sangue e amigos,
A edição do Boletim InfoADASCA, Nº.16 para o mês de Dezembro já está disponível no site http://www.adasca.pt/node/1504, num formato apropriado para ser lido.
Todas as edições anteriores estão disponíveis no site www.adasca.pt onde podem ser lidas. Estamos perante um projecto editorial inédito no âmbito da dádiva de sangue da autoria duma associação de dadores de sangue. Já temos sido questionados:faz sentido um projecto destes? FAZ! Ou querem silenciar-nos?
O dito Boletim é editado mensalmente e tem uma tiragem 1000 exemplares, sendo distribuído aos dadores nos locais de colheitas realizadas pela ADASCA com excelente receptividade, o que nos deixa de certa forma satisfeitos, como ainda por alguns estabelecimentos comerciais em Aveiro.
No passado dia 12 de Novembro recebemos um e-mail dando-nos conta daquilo que já prevíamos, a partir do momento em que se começou desenhar o chumbo do Orçamento de Estado, que passamos a transcrever:
“O Conselho Diretivo do IPST está ciente dos constrangimentos que a situação recente de não aprovação do Orçamento de Estado/2022 criará e que serão transversais às várias Entidades que, sob diversas formas, desenvolvem a sua atividade nesta área; reconhecendo, como não podia deixar de ser, todo o trabalho desenvolvido diariamente na promoção da dádiva de sangue e organização de sessões de colheita pelas várias Organizações de Dadores de Sangue em todo o país, envidaremos todos os esforços no sentido de proceder à abertura do concurso para atribuição de apoios financeiros no ano 2022 logo que o quadro legal o permita.
Agradecemos toda a colaboração e compreensão(…)”. Sentimo-nos defraudados na confiança que depositámos em certas pessoas durante 15 anos. Nunca em Aveiro foi feito tanto em prol da dádiva de sangue.
Até lá não me doa mais os dentes, como hoje me doem. Os tempos que se avizinham deixam a ADASCA seriamente preocupada, porque pode-se registar uma quebra de dádiva nunca antes registada. Nós, todos nós, temos o dever cívico de fazer a nossa parte para que isso não venha a acontecer. Sem condições financeiras o que vamos fazer? Vale a pena continuar com a Sede e o Posto Fixo a funcionar? Como vamos pagar as comunicações o caso da Internet e a manutenção das duas viaturas? O sentimento de angústia não se descreve, vive-se. Sentimos, mais do que nunca vontade de fechar as portas.
À semelhança dos anos anteriores lançamentos uma Campanha para Angariação de Fundos nesta época de Natal (5€ é o valor dum maço de tabaco), em que as pessoas generosas podem se sentir motivadas a apoiar esta causa que tem sido desprezada por quem devia sentir-se na obrigação de ajudar. Necessitamos de gestos que se traduzam em actos concretos e generosos.
Até à presente data recebemos recebemos 455€. Obrigado. Bom seria que atingíssemos os 1500€ (Mil e quinhentos Euros). Com os milhares de email enviados, acreditamos que é possível atingir aquele valor. Vamos numa das próximas edições do Boletim InfoADASCA divulgar o valor apurado.
Para vosso conhecimento, aqui damos a conhecer os resultados da ADASCA entre Janeiro e dia 10 de Dezembro 2021:
- Total de Brigadas: ------- 102
- Total de inscritos: --------3.675
- Dádivas aprovadas: -------3.074
- Dadores primários: ------ 501(?)
- Dadores suspensos: ------494
- Dadores eliminados: ----- 31
- CEDACE: ---------------- 48
- Total de Sócios: ---------3780
Já conseguimos ultrapassar o IPO de Lisboa, o que nos deixa surpreendidos!
Apoio do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/
Permitam-me que transcreva a mensagem de dois amigos que colaboraram com o seu donativo: "Caríssimo, envio comprovativo de donativo. É pouco mas para apoiar todas as causas nobres, cada um dá o que pode. (...) Umas boas festas e muita resiliência para continuar esse seu trabalho tão importante, e ao mesmo tempo tão desvalorizado por quem ainda não se viu entre a vida e a morte, nem sabe o que é sofrer. Abraço amigo! Rui Conde."
"A vida ensina-nos muita coisa... o amor e dedicação que nutrimos uns pelos outros deve ser sempre louvado.
Bem haja!
Como sabemos, pela comunicação social, há falta de sangue. A frustração que partilhamos é bem sentida. Neste lapso de tempo que medeia a notícia e o parecer dos ditos "salvadores" da dádiva altruísta de sangue o silêncio é confrangedor...
Aonde anda a FEPODABES... e a FAS?
Um GRANDE abraço para todos. Cordialmente, M.F."
Este Boletim informativo tem uma tiragem de 1000 exemplares por mês. Aqui tem uma forma de ajudar. Contacte-nos: 234 095 331 ou pelo 964 470 432.
As doações podem ser feitas diretamente para a conta bancária de Luana para este fim: 𝐈𝐁𝐀𝐍 /NIB da ADASCA: 0036 0189 99100051821.35, Montepio Geral.
NB: O mapa para de brigadas para 2022 pode ser consultado pelo link http://www.adasca.pt/node/1502 vamos manter a esperança que vai ser realizado.
PELO CHILE PAÍS IRMÃO: LUTO, LUTA E ORAÇÃO
Paulo Roberto Campos
Ontem foi um dia muito triste para o Chile e para todos nós. O candidato de extrema-esquerda, Gabriel Boric, venceu as eleições presidenciais. Meus pêsames aos chilenos que ainda prezam os valores da civilização.
Essa vitória comunista se deveu tanto à moleza dos chilenos centristas, que não quiseram votar no candidato de direita, José Antonio Kast, quanto ao clero progressista, velho companheiro de viagem do comunismo. Agora, aguentem as consequências…
Esse triunfo esquerdista nos remete à vitória do marxista Salvador Allende em 1970 com o apoio da URSS, quando o Chile viveu os três piores anos de sua história, afundado na mais tenebrosa miséria moral e material.
Remete-nos também a uma memorável campanha da TFP brasileira e de outros países. Em 50 cidades do Brasil o público viu erguerem-se seus estandartes rubros com o leão dourado, e ouviu os slogans de sua campanha: “Leiam nosso manifesto: Pastores entregaram o Chile ao lobo vermelho!” — “Plinio Corrêa de Oliveira denuncia trama progressista no Chile!”
Em Belo Horizonte, então a terceira cidade mais populosa do Brasil, sócios e militantes da TFP organizaram um desfile encabeçado por um estandarte enlutado, de 12 metros de altura, e por uma grande faixa com os seguintes dizeres: “Pelo Chile, país irmão, luto, luta e oração” [foto].
Que o atual desastre chileno sirva de alerta a nós brasileiros, para agirmos enquanto é tempo a fim de evitar que nas eleições presidenciais de outubro de 2022 os propugnadores das velhas ideias comunistas prevaleçam como no Chile, conduzindo-nos à trágica situação de Cuba e da Venezuela.
ABIM
Marinhas russa e chinesa provocam o Japão e os EUA
Dez navios de guerra russos e chineses cruzaram o estreito de Tsugaru — de apenas 19,5 km, entre as duas principais ilhas do Japão —, em uma provocação direta no Pacífico. O Japão não permite que vasos de guerra passem pelo estreito. A passagem só é livre para efeitos comerciais e civis.
A China promove atritos com os japoneses reivindicando as ilhas Senkaku, enquanto a Rússia cobiça as ilhas Curilas. No Sul, Pequim violou o espaço aéreo de Taiwan com 150 jatos e bombardeiros, além de reiniciar incidentes fronteiriços com a Índia.
A China testou armas hipersônicas, em represália pela venda à Austrália de submarinos nucleares americanos e ingleses. Até que ponto tais confrontos se estenderão sem causar um conflito mundial?
ABIM