“Cordovil” é o título do quarto disco a solo do guitarrista e alaudista aveirense Tiago Matias. O lançamento acontece já amanhã, dia 15 de novembro, ficando o disco disponível para venda nas plataformas digitais (Spotify, ITunes, etc) e lojas FNAC.
Depois de “Cifras de Viola” (2022) - um dos quatro nomeados na categoria de melhor disco de música erudita/clássica dos Prémios Play Vodafone em 2022 - “Sospiro” (2023) e “Fantasia” (2024), “Cordovil” é editado pela Arte das Musas, tendo o financiamento da Direção Geral das Artes/Ministério da Cultura e como principais parceiros os municípios de Lagos e Castelo de Vide. A Antena 2 é a media partner do projeto.
O disco é composto pela obra integral para viola (guitarra barroca) de José Ferreira Cordovil (c1676-1781), compositor natural de Lagos sobre quem muito pouco se sabia até este momento. Trata-se da primeira gravação mundial deste repertório, que estava disperso por dois manuscritos setecentistas portugueses com música para guitarra barroca. Após a transcrição e arranjo a partir dos fac-símile, o corpus de 12 obras foi gravado e é agora editado em CD (Arte das Musas). O livro com as partituras é editado até ao final do mês de novembro pela Ava Editions.
O lançamento contempla uma digressão de oito concertos, um dos quais em Aveiro. Acontece no próximo dia 27 de novembro, pelas 18h00, na Universidade de Aveiro.
*José Rui Marmelo Rabaça