sábado, 30 de novembro de 2024

Aveirense Tiago Matias lança novo disco a solo



“Cordovil” é o título do quarto disco a solo do guitarrista e alaudista aveirense Tiago Matias. O lançamento acontece já amanhã, dia 15 de novembro, ficando o disco disponível para venda nas plataformas digitais (Spotify, ITunes, etc) e lojas FNAC.
Depois de “Cifras de Viola” (2022) - um dos quatro nomeados na categoria de melhor disco de música erudita/clássica dos Prémios Play Vodafone em 2022 - “Sospiro” (2023) e “Fantasia” (2024), “Cordovil” é editado pela Arte das Musas, tendo o financiamento da Direção Geral das Artes/Ministério da Cultura e como principais parceiros os municípios de Lagos e Castelo de Vide. A Antena 2 é a media partner do projeto.
O disco é composto pela obra integral para viola (guitarra barroca) de José Ferreira Cordovil (c1676-1781), compositor natural de Lagos sobre quem muito pouco se sabia até este momento. Trata-se da primeira gravação mundial deste repertório, que estava disperso por dois manuscritos setecentistas portugueses com música para guitarra barroca. Após a transcrição e arranjo a partir dos fac-símile, o corpus de 12 obras foi gravado e é agora editado em CD (Arte das Musas). O livro com as partituras é editado até ao final do mês de novembro pela Ava Editions.
O lançamento contempla uma digressão de oito concertos, um dos quais em Aveiro. Acontece no próximo dia 27 de novembro, pelas 18h00, na Universidade de Aveiro.

*José Rui Marmelo Rabaça

Ex-militar da GNR e peregrino do Caminho de Santiago expõe pintura pela primeira vezEstreia de José António Ferreira. Exposição "Reflexos de Liberdade" na Sertã

 Estreia de José António Ferreira. Exposição "Reflexos de Liberdade" na Sertã
A primeira exposição de pintura de José António Ferreira, intitulada “Reflexos de Liberdade”, está patente ao público até 15 de dezembro no pavilhão do CCDR São Tiago, em Codiceira, no concelho da Sertã.
José António Ferreira, natural da Sertã e nascido em 1964, escolheu um tema profundamente ligado ao lugar onde vive e às memórias culturais e naturais que o rodeiam. As paisagens, as artes tradicionais que se perderam, como o trabalho do linho, e os momentos de convivência familiar junto à lareira são elementos centrais da exposição.
A mostra “Reflexos de Liberdade” reflete também “o sentimento de paz e liberdade” que o artista associa à sua terra natal: “É como uma gaivota que sai do seu habitat e voa livremente”, descreve o artista, que expõe 25 telas e duas janelas em madeira pintadas a óleo. O seu filho Eduardo, aproveitando a oportunidade, expõe três telas pintadas a óleo.
O interesse de José António – antigo militar da GNR - pela pintura começou ainda quando estudante, mas foi em 2012 que se dedicou às telas, enquanto acompanhava o filho à escola de artes na Sertã (Amarte). O incentivo veio do professor e pintor Luís Gonçalves, que o desafiou a desenhar durante as aulas.
Desde então, o artista passou a explorar diferentes técnicas, incluindo pastel seco, óleo e acrílico, inspirando-se no mundo que o rodeia e nos ambientes que resultam, por exemplo, das suas frequentes peregrinações no Caminho de Santiago.
A paixão pela pintura em óleo sobre tela levou-o a frequentar aulas, a partir das quais criou os trabalhos que agora expõe e constituem uma oportunidade para conhecer o trabalho de um artista que une memórias, tradições e a liberdade da sua terra natal em formas e cores únicas.
A mostra, com entrada livre, conta com o apoio do Município da Sertã, da Freguesia da Sertã e do Clube Cultural Recreativo e Desportivo (CCDR) de São Tiago.
A exposição estará aberta de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00; ao sábado, das 15h00 às 23h00; e ao domingo, das 13h00 às 21h00.

José António Ferreira
https://www.facebook.com/joseantonio.jesusferreira