sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Portalegre | Quatro dezenas de dadores de sangue em Castelo de Vide

Uma participada brigada encheu-nos de júbilo. Foi em Castelo de Vide numa iniciativa da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) e da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA.
Rumaram ao centro de saúde local quatro dezenas de voluntários, entre eles 18 mulheres (45 %).
Uma vez avaliados os presentes, três não puderam contribuir como desejavam. Como tal, foram 37 as encorajadoras unidades de sangue total angariadas na vila castelovidense.

Pela primeira vez na vida, doaram sangue seis pessoas, o que é também de se sublinhar. Um dos presentes inscreveu-se no Registo Português de Dadores de Medula Óssea.

O almoço convívio foi participado e contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Alpalhão a 25 de fevereiro
As brigadas da ADBSP decorrem em manhãs de sábado. A 25 de Fevereiro, vamos estar no centro cultural de Alpalhão (Nisa).
Esperamos por si também em:
JR

Reforço da colaboração entre o Município de Aveiro e o Município de Recife, no Brasil

 Presidente recebeu a vice-prefeita do Recife no âmbito do trabalho de instalação do Porto Digital a Aveiro 

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, recebeu esta semana a Vice-Prefeita Isabella de Roldão, do Município de Recife no Brasil.
No seguimento da visita efetuada ao Recife em novembro último, onde marcaram presença o Presidente José Ribau Esteves e o Vereador João Machado, este encontro em Aveiro surgiu com o propósito de dar continuidade ao diálogo sobre as perspetivas de crescimento e desenvolvimento do Porto Digital no Brasil e a possibilidade de chegar à Europa por via do investimento no Município de Aveiro.
Do programa destaque para as reuniões com o Presidente da CMA, Ribau Esteves e os Vereadores João Machado e Capão Filipe, com apresentação da iniciativa Aveiro Tech City, da Estratégia de Educação STEAM e da história, património e cultura do Município de Aveiro. No quadro desta visita, Isabella de Roldão visitou ainda a Altice Labs e a Fábrica da Ciência Viva.

O Porto Digital e o futuro em Aveiro
O Porto Digital é um parque tecnológico com mais de 21 anos de atuação e que nos dias de hoje é uma referência internacional ao nível da capacitação tecnológica, pesquisa e inovação, reunindo cerca de 355 empresas, que conjuntamente faturaram em 2021 mais de 6,6 mil milhões de euros, empregando 15 mil pessoas altamente qualificadas.
Prossegue assim o desenvolvimento do trabalho de colaboração empresarial e institucional entre Aveiro e o Recife, com o propósito de garantir a instalação em Aveiro do polo europeu do Porto Digital, Recife – Brasil.

Estarreja | Câmara aprova as comparticipações do maior Carnaval Infantil de sempre

 Após a interrupção de dois anos por causa da pandemia, o Carnaval Infantil promete um regresso em grande, no dia 12 de fevereiro no Sítio do Carnaval, com um número recorde de 1800 participantes, de 14 grupos desfilantes. Os valores de comparticipação atribuídos pela Câmara Municipal foram aprovados em reunião de Câmara e representam um valor global de cerca de 30 mil euros.
 
A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o valor da comparticipação a atribuir aos participantes no Carnaval Infantil 2023: 15€ por participante; 150€ por carro alegórico; e 125€ pelo sistema de som do carro alegórico. Foi ainda decidido proceder ao pagamento de 50% do valor da comparticipação, tendo por base o número de participantes indicados por cada uma das instituições participantes, e os restantes 50%, após a realização do evento com eventuais acertos, tendo em conta o número efetivo de participantes.

Inserido no programa do Carnaval de Estarreja 2023, o desfile infantil “constitui-se como uma das iniciativas com maior envolvimento, empenho e dedicação de toda a comunidade escolar, dos alunos aos professores, auxiliares e encarregados de educação, bem como das IPSS e Associações do concelho”, sublinha a Vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto.
 
“Graças à criatividade, imaginação e empenho de todos, este desfile apresenta, cada vez mais, uma enorme qualidade artística, que só tem sido possível devido à estreita colaboração entre as Associações/ Instituições participantes, a Associação do Carnaval e o Município de Estarreja”, conclui.
 
Recorde-se que tendo em vista a consolidação da implementação da estratégia definida no âmbito do programa de reposicionamento e requalificação do Carnaval de Estarreja, que alargou a ocupação da Cidade deslocando o seu núcleo central para o Parque Municipal do Antuã, transformado no Sítio do Carnaval, e decorridas duas edições do Carnaval em que, pelas restrições impostas pela pandemia, não foram realizados os tradicionais desfiles e grandes corsos carnavalescos, em 2023 será retomado o formato pré-pandemia, cujo modelo de organização e programação integrará várias valências, com uma oferta da qual fazem parte os corsos carnavalescos e um programa complementar que integra concertos e outros espetáculos e espaços de atelier, privilegiando-se as condições de acolhimento de públicos e de quem desfila.
 
 
Grupos participantes e 0rdem do desfile do Carnaval Infantil
 
1 - Associação Humanitária de Salreu
2 - Fundação Cónego Filipe Figueiredo
3 - Fundação Benjamim Dias Costa
4 - Centro Paroquial de Fermelã
5 - Centro Paroquial de Avanca
6 - Centro Paroquial de Pardilhó
7 - Centro Paroquial S. Tomé de Canelas
8 - Associação de Pais e Encarregados Educação da Escola Básica Visconde Salreu
9 - Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB Padre Donaciano Abreu Freire
10 - Escola Básica do Pinheiro
11 - Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Avanca
12 - Jardim Escola João de Deus
13 - Santa Casa da Misericórdia de Estarreja
14 - Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Pardilhó
 
 
Reis de Palmo e Meio
 
Entretanto, depois de ter sido lançado o concurso “Reis de Palmo e Meio”, Mariana Valente, 11 anos, e Paulo Teixeira, de 9 anos, foram os pequenos foliões que reunirem mais interações “Gosto” e "Adoro" na soma das duas páginas oficiais do Município de Estarreja e do Carnaval de Estarreja no Facebook, conquistando o trono real com 1393 e 1844 likes, respetivamente.
 
Dona Mariana e Dom Paulo desfilarão como Rei e Rainha no corso infantil que decorrerá a 12 de fevereiro, e nos Grandes Corsos que acontecerão nos dias 19 e 21 de fevereiro. Os restantes candidatos ao trono também se juntarão à corte real deste Carnaval Infantil.
 
Esta iniciativa, destinada a todas as crianças dos 6 aos 12 anos, matriculadas nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada do concelho, pretendeu estimular o talento e criatividade das crianças, fomentando o seu compromisso e o sentimento de pertença ao Carnaval de Estarreja, de forma a incentivar a vivência da folia como uma manifestação cultural do nosso território.

Desdobrável com o programa do Carnaval
Imagens, vídeos e áudios
 
Carla Miranda

Preços dos combustíveis sobem novamente

Pela segunda semana consecutiva, os preços aumentam.
A gasolina e o gasóleo voltam a subir no dia 30 de Janeiro.
Enquanto a gasolina deverá subir 3,5 cêntimos por litro o gasóleo subirá 1,5 por cada litro a entrar no tanque de combustível.
Desta maneira, a média do preço da gasolina estará fixada em 1,745 euros, a do gasóleo situar-se-á em 1,654 euros
Com este aumento, a gasolina passará a custar, em média, 1,745 euros por litro e o gasóleo 1,654 euros.

Curia recebe Encontro Nacional de Espumantes

Millèsime apresenta os melhores espumantes nacionais
O Município de Anadia, em parceria com a revista Grandes Escolhas, vai promover, nos dias 25 e 26 de março, no Curia Palace Hotel, Anadia, o Millèsime – 1º Encontro Nacional de Espumantes.
Esta iniciativa irá reunir os melhores produtores nacionais de espumantes com denominação de origem, e contará com um vasto programa de atividades e alguns convidados especiais. Será um evento sofisticado e muito inspirado no universo da época dourada dos primeiros anos do século XX, no cenário místico, clássico e grandioso que caracteriza o Curia Palace Hotel.
Cada produtor terá um espaço próprio para mostra e degustação dos seus espumantes. Além do universo dos espumantes, o visitante poderá ainda usufruir da mostra e venda de iguarias, típicas da Região da Bairrada, que harmonizam com espumante, nomeadamente Leitão da Bairrada, Rojões da Bairrada, ostras, sushi, bem como os doces típicos, Bairradinos, Ovos Moles, Amores da Curia e Morgadinhos.
A entrada no evento faz-se através da compra de um copo, com valor de 10 euros por dia ou 15 euros para os dois dias de visita. Os interessados podem aproveitar o fim de semana de 25 e 26 de março para pernoitar no histórico Curia Palace Hotel, usufruindo de preços especiais, e conhecer o concelho de Anadia, “Terra de Paixões”.

Castelo de Paiva | Comunicado do Presidente Almiro Moreira. DESCONVOCADA A ASSEMBLEIA MUNICIPAL MARCADA PARA AMANHÃ

 Exmas. e Exmos. Membros da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva.

Venho por este meio informar que assinei há momentos EDITAL a desconvocar a Assembleia Municipal Extraordinária agendada para o dia 28 de Janeiro pelas 10h.

Esta desconvocação justifica-se pela inexistência de condições para a realização da mesma no seguimento do requerimento recebido no dia 25 de Janeiro e subscrito pelos Membros Manuel Mendes(PS), Jorge Quintas(MPM) e Paulo Teixeira(UCPT).

Sem conceder,

Desconvoquei a Sessão da Assembleia Municipal Extraordinária, não por concordar com os argumentos de alegada ilegalidade, mas antes por ter a consciência que o indeferimento resultaria num Recurso para o Plenário da decisão do Presidente e ser grande a probabilidade de o mesmo ser revogado por maioria e desta forma terminar a Assembleia Municipal sem que esta tivesse o fim para o qual foi convocada e repetir a situação verificada na Assembleia Municipal Extraordinária de 20 de Janeiro. Isto porque o primeiro e único fim do requerimento apresentado é o de obstaculizar o normal funcionamento da Assembleia Municipal, e impedir que a esta, em resultado das detalhadas explicações e apresentação de informação adicional, faça, como lhe compete, nova apreciação e deliberação sobre o Plano de Recrutamento para 2023, aprovado pela Câmara Municipal, e nunca uma questão formal.

“Ontem” era o Líder do GMPSD que não tinha competência para solicitar a convocação, “hoje” é o Presidente da Assembleia Municipal que não tem “competência material” para agendar o ponto, “amanhã” seria uma outra qualquer desculpa. Sempre com o mesmo fim: não fazer o que verdadeiramente nos compete e o que os e as Paivenses esperam de nós, DISCUTIR, APRECIAR, DELIBERAR.

Reitero por isso o que inscrevi no programa eleitoral da candidatura que encabecei à Assembleia Municipal e que os Paivenses privilegiaram através do seu voto.

“Há muitos anos que Castelo de Paiva não tem PAZ. Castelo de Paiva precisa de PAZ e a Assembleia Municipal também. Precisamos de uma Assembleia Municipal que fiscalize, sem perseguir; que discuta ideias, sem insultar; que partilhe diferentes opiniões, sem hostilizar; que discuta opções, sem obstaculizarque seja crítica, sem ser destrutiva.

É também em nome desta necessária PAZ, e do respeito que todos os Paivenses me merecem, que desconvoquei esta Sessão da Assembleia Municipal, evitando o mesmo desfecho da anterior.

Mais informo que tendo em conta o interesse geral da população tornarei pública esta informação.


Cumprimentos,

Almiro Moreira

Presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva

Castelo de Paiva, 27 de Janeiro de 2023.

Bandeira verde entregue em Coimbra. Cantanhede é Autarquia Familiarmente Responsável há 14 anos consecutivos

 

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, esteve esta quinta-feira, 26 de janeiro, em Coimbra, acompanhada da vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões, para receber a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável”, atribuído pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Cantanhede integra o restrito lote dos Municípios que têm vindo a ser reconhecidos a esse nível desde a primeira edição do projeto, sendo aliás o único da região de Coimbra nessa situação.

Se há área em que continuaremos a investir é nas políticas pró-família”, garante a presidente da autarquia, Helena Teodósio, que se congratula com o facto de a Câmara Municipal ser distinguida há 14 anos consecutivos, “facto revelador do acerto das medidas que temos vindo a concretizar”.

O estatuto de “Autarquia Familiarmente Responsável” resulta de um conjunto de medidas já implementadas no Município, entre as quais o incentivo à natalidade, que este ano reforçou a comparticipação a atribuir às famílias, a introdução do designado IMI Familiar, traduzido numa redução deste imposto para os agregados familiares beneficiários, assim como outros programas de intervenção social orientados para as famílias mais vulneráveis, seja através de apoios pecuniários, seja através de medidas favoráveis à minimização dos encargos a diversos níveis.

Por outro lado, a Câmara Municipal suporta financeiramente a tarifa social praticada pela INOVA-EM às famílias numerosas, transferindo para a empresa municipal o valor que esta deixa de receber por cobrar pela água um preço bastante inferior àquele que consta no tarifário normal.

Além disso, a autarquia desenvolve outros programas de intervenção como o Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídios às Famílias em Situação de Extrema Carência Económica do Concelho de Cantanhede, do Cartão Abem (para acesso a medicamentos de forma gratuita) e do Banco de Voluntariado, sem esquecer as ações de intervenção social em parceria com entidades locais e regionais, nomeadamente a CPCJ de Cantanhede, o CLDS Cantanhede 4G, o VirtuALL, o Banco de Leite e o CuidiN.

À edição deste ano do projeto “Autarquia Familiarmente Responsável” aderiram 145 autarquias e 95 receberam a bandeira verde, o que representa um aumento de 13% face à edição anterior.


Troféu de Trail Terras de Águeda arranca no próximo dia 5 de fevereiro

 Evento é uma das apostas municipais na dinamização do concelho e uma referência nacional   
A edição de 2023 do Troféu de Trail Terras de Águeda, uma iniciativa que integra o projeto desportivo do Município de Águeda, já tem o calendário definido e arranca no próximo dia 5 de fevereiro. As grandes novidades da edição deste ano são a inclusão de duas novas categorias (prémio equipa e prémio de escalão) e o valor global de prémios que passa para os 8 mil euros.
 
A partir do próximo dia 5 e até 2 de dezembro, vão ser percorridos, durante 11 etapas, mais de 560 quilómetros por todo o concelho, envolvendo milhares de atletas e aficionados.
 
Este é um troféu que anima o concelho o ano inteiro, envolvendo dezenas de associações, clubes e Juntas de Freguesia na dinamização desportiva, para além de centenas de voluntários que apoiam a preparação e acompanhamento de cada trail, ao mesmo tempo que estimula a competitividade, a atividade física e promove o território.
 
“Esta é uma competição muito salutar, que percorre todo o concelho e que contribui para a afirmação de Águeda como um Município amigo do Desporto e para a promoção de hábitos saudáveis”, um objetivo que está alinhado com a estratégia desportiva municipal, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que o sucesso da edição anterior e da sua organização exemplar levou o Executivo a aumentar o valor global de prémios.
 
Para além de promover os vários trails que estão dispersos pelo concelho e a imagem desportiva do Município, esta competição, que vai na sua terceira edição, “é cada vez mais uma referência nacional e divulga a nossa gastronomia, as nossas paisagens, a hospitalidade das nossas gentes e a capacidade de cooperação e organização”, acrescentou Edson Santos.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem enviar email para desporto@cm-agueda.pt.
 
Calendário 2023
05 fev - VIII Trilhos de Águeda (Travassô)
12 mar - LAAC Trail (Aguada de Cima)
02 abr - Trail BelaBela (Belazaima do Chão)
30 abr - Trail Trilhos do Vouga (Macinhata do Vouga)
28 mai - Trail Margens da Pateira (Fermentelos)
18 jun - Trail do Calvário (Valongo do Vouga)
23 jul - Alfusqueiro TRAIL(Préstimo)
24 Set - Trail dos Arrozais (Paradela)
08 out - Rota das Fontes (Castanheira do Vouga)
12 nov - ACTIB Trail (Borralha)
02 dez - Noctis TRAIL Adventure (Trofa do Vouga)

Projeto EQVEGAN apresentado em Bruxelas


O professor da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), Rui Costa, apresentou ontem (26 de janeiro), em Bruxelas, o projeto Erasmus+ Eqvegan – European Qualifications & Competences for the Vegan Food Industry, que é coordenado pelo Politécnico de Coimbra e do qual é responsável.
O projeto foi apresentado na Conferência Final Europeia do Projeto EntreCompFood – Entrepreneurship Competence Agrifood Industry, que teve lugar na NH Collection du Grand Sablon, sob organização da EISMEA - Agência de Execução do Conselho Europeu da Inovação e das Pequenas e Médias Empresas, no contexto da sessão 2, com o tema "Driving innovation in Agri-Food sector – the role of related projects and initiatives".

Para saber mais sobre o projeto EntreCompFood, que teve como principal objetivo aplicar competências empreendedoras para atrair jovens para o setor primário da economia europeia: a indústria agroalimentar, aceda a https://www.gzs.si/entrecompfood/.

Universidade de Coimbra organiza exercícios de capacitação na resposta a ocorrências naturais e industriais

A Associação para o Desenvolvimento de Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC) está a coorganizar um conjunto de atividades no âmbito da proteção civil com vista à capacitação na definição de estratégias de resposta a ocorrências naturais e industriais, usando a ferramenta de apoio à decisão desenvolvida no âmbito do projeto Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment (VESPRA).
O evento, que decorre nos dias 30 e 31 de janeiro, na área transfronteiriça entre Cilleros, Espanha, e Monfortinho, Portugal, é coorganizado pela ADAI, Universidade de Aveiro, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIM-BB), Junta de Extremadura (Espanha), Instituto Politécnico da Catalunha e a empresa espanhola Meteogrid, coordenadora do projeto.
Estes dois dias de exercícios envolvem a recriação de uma ocorrência de incêndio rural transfronteiriço, que provoca um acidente industrial. Utilizando a plataforma VESPRA no apoio à decisão, os participantes dos dois países serão convidados a definirem uma estratégia conjunta de resposta a esta hipotética ocorrência internacional.
Esta plataforma foi desenvolvida para analisar e avaliar a vulnerabilidade de elementos expostos a diferentes perigos, tais como incêndios rurais, acidentes industriais, incluindo acidentes nucleares, e episódios de meteorologia extrema. A ferramenta pode servir de apoio à decisão, tanto na fase de planeamento, como na fase de resposta a este tipo de ocorrências.
O projeto VESPRA tem como objetivo melhorar os mecanismos de gestão de risco em áreas transfronteiriças em emergências, podendo ser utilizado em qualquer região. No entanto, tem como área de estudo a região transfronteiriça entre Extremadura espanhola e a CIM-BB.
Este projeto tem o apoio da Comissão Europeia, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Portugal) e da Proteção Civil do Ministério do Interior (Espanha).

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Associação Florestal do Baixo Vouga testa nova técnica de controlo de espécies invasoras

 

A AFBV iniciou, dia 25 de janeiro, uma ação de controlo de invasoras lenhosas, maioritariamente acácia-das-espigas, com recurso a tesouras elétricas.

Os trabalhos decorreram em Maceda, num talhão do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar. "Dois anos atrás, a área em causa sofreu um corte de pinheiro-bravo adulto, tendo neste momento uma grande germinação de pinheiro-bravo e de acácia-das-espigas. Estas espécies invasoras competem diretamente com as plantas de pinheiro na sua fase jovem, podendo mesmo comprometer a reposição do pinhal", explica Sarah Ferreira, Técnica Florestal da AFBV.
A novidade na intervenção da AFBV está no uso de tesoura elétrica, em vez de motorroçadora. Sarah Ferreira, esclarece que “este equipamento permite-nos realizar o corte da acácia rentinho ao solo, evitando a rebentação futura da planta, para além de dar ao operador melhor perceção da presença do pinheiro e de lhe facilitar a tarefa, por comparação com o uso de tesouras tradicionais, muito mais exigentes fisicamente”.
Rui Figueiras, da empresa fabricante Bahco, explica que “este tipo de tesouras é habitualmente usada para a poda de árvores de fruto e que foram adaptados para o trabalho florestal no âmbito de um projeto de inovação com a Navigator Company”. Reforça ainda que “estas iniciativas são extremamente importantes para testar o equipamento em diferentes contextos de trabalho e utilização”.
"Trata-se de uma ação da nossa equipa de Sapadores Florestais no âmbito do serviço público que nos orgulhamos de prestar", concluiu Sarah Ferreira.
No arranque dos trabalhos, estiveram também presentes alguns elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Câmara Municipal de Ovar e da empresa Bahco, para acompanharem aquele que foi "um teste bem sucedido" de utilização da tesoura elétrica em ações de controlo de invasoras.
_________________________
A Associação Florestal do Baixo Vouga, criada em 1999, é uma instituição privada de proprietários florestais, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a boa gestão e defesa da floresta.
Com mais de 1600 associados e apoiando a gestão de 25% da floresta da região é uma das organizações associativas de referência no País.

Aveiro | Reunião de Câmara – 26 de janeiro de 2023

 

Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 26 de janeiro de 2023, nos Paços do Concelho.

  1. Integração do saldo de 2022 no Orçamento de 2023

O Executivo Municipal deliberou aprovar a 1.ª Revisão Orçamental de 2023 que procede à integração do saldo do exercício de 2022 no Orçamento de 2023, no valor de 37,4 milhões de euros, permitindo assim e logo após a sua aprovação pela Assembleia Municipal, a sua utilização formal na gestão da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), dado que toda a verba em causa tem o seu uso definido no Plano e Orçamento da CMA 2023, ao nível das despesas correntes e em especial ao nível das despesas de capital / investimento, dando cumprimento e seguimento às opções políticas e de gestão, e a compromissos já assumidos e em desenvolvimento.

O valor desse saldo, que é 6,5% inferior ao saldo de 2021 (que foi de 40 M€) prosseguindo a sua planeada e progressiva redução, resulta essencialmente da boa execução das receitas municipais e da gestão rigorosa e preventiva, nomeadamente garantindo a capacidade financeira para gerir bem os anos de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, e o arranque da execução do Programa de Ajustamento Municipal / PAM) que foi levada a cabo desde o final do ano de 2013 até ao final do ano de 2021, e que permitiu recolher ganhos vários, destacando-se ao nível da credibilidade da CMA e da sustentabilidade nas suas contas, e da garantia de fundos disponíveis para os muitos investimentos da CMA em desenvolvimento, com risco zero de incumprimento por parte da Câmara Municipal.


  1. Câmara contrata mais Assistentes Técnicos e Operacionais para os Estabelecimentos de Ensino do Município de Aveiro

No quadro do intenso trabalho que temos vindo a desenvolver com os Agrupamentos de Escolas, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), avaliados todos os pressupostos, considerou necessária a contratação de um maior número de Funcionários, nomeadamente para os Estabelecimentos de Ensino do Município de Aveiro.

Em termos globais o número de Colaboradores da CMA irá manter-se inalterado, já que esta decisão tem em conta o facto de nos últimos e nos próximos meses, por circunstâncias de ordem diversa (cedência de interesse público, mobilidade e aposentação), terem ocorrido e irem ocorrer saídas de Funcionários.

Dessas dinâmicas e do desenvolvimento dos processos de contratação pelos concursos públicos em curso, o Executivo Municipal deliberou aprovar as alterações ao Mapa de Pessoal da CMA, bem como a alteração ao Mapa Anual Global Consolidado de Recrutamentos Autorizados, que vai permitir a contratação de Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos e Operacionais para as Escolas do Município e para várias outras áreas dos Serviços da CMA.


  1. Uma Ideia, um Projeto, uma Ação”: Câmara atribui 14.715€ em prémios aos vencedores do concurso

Integrada no Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro e dando seguimento ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior, o Executivo Municipal deliberou autorizar apoios financeiros no valor de 14.715€, para a execução de 17 projetos do concurso “Uma Ideia, Um Projeto, uma Ação”, destinado ao Ensino Básico do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos.


Projeto

Agrupamento/Escola

Apoio Financeiro

João Afonso Sobre Rodas

Agrupamento de Escolas de Aveiro
EB João Afonso

870,00€

Emocion(A)rte

Agrupamento de Escolas de Aveiro
EB Santiago

1.500,00 €

4G Got Talent

Agrupamento de Esgueira
EB1 Alumieira

85,00 €

Encontros na Alumieira

Agrupamento de Esgueira
EB1 Alumieira

310,00 €

Ser Kids Lab

Agrupamento de Esgueira
EB1 Alumieira

520,00 €

Nem só os pássaros têm asas

Agrupamento de Esgueira
Escola Básica de Esgueira

245,00 €

Think Green, Live Better

Agrupamento de Esgueira
Escola Básica e Sec. Dr. Jaime Magalhães Lima

1.600,00 €

Caixinha de Sonoridades

Agrupamento de Esgueira
Escola Básica e Sec. Dr. Jaime Magalhães Lima

770,00 €

Galeria da Rua do Forno

Agrupamento de Escolas de Eixo
EB2,3 de Eixo

600,00 €

Green Corner

Agrupamento de Escolas de Eixo
EB 2,3 de Eixo

455,00 €

LET´s Go! Let´s Know Aveiro

Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe
EB 2, 3 de Cacia

1.250,00 €

Sala de Convívio

Agrupamento de Escolas José Estevão
EB 2,3 de São Bernardo

1.230,00 €

José Estevão By Bike

Agrupamento de Escolas José Estevão
EB 2,3 de São Bernardo

1.750,00 €

Clube de Rádio

Agrupamento de Escolas José Estevão
EB 2,3 de São Bernardo

420,00 €

Nós, os outros e as coisas, juntos, sempre

Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento
JI da Quinta do Picado

500,00 €

Aprender Fazendo

Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento
Escola Secundário Dr. Mário Sacramento

675,00 €

Expo Oliveirinha

Agrupamento de Escolas de Oliveirinha
Escola Castro Matoso

1.935,00 €


TOTAL

14.715,00 €



Site Arquivo Municipal já está disponível - Câmara lança site no dia em que se assinala o aniversário do primeiro documento com referência a Aveiro, no ano de 959

 A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) disponibiliza, a partir de hoje, a sua plataforma de gestão de Arquivo Municipal, à qual os utilizadores poderão aceder a partir do endereço http://arquivo.cm-aveiro.pt e onde terão acesso à documentação já tratada digitalmente, num investimento direto realizado de 80.000€, a que se soma o trabalho da Equipa de Profissionais da CMA que desenvolveu um vasto conjunto de tarefas que possibilitam a ativação deste novo e importante Serviço.

Nos últimos dois anos, este trabalho de organização, classificação e recondicionamento, resultou na digitalização de um volume significativo de documentos.

Publicação celebra primeira menção escrita a Aveiro
A 26 de janeiro assinala-se a primeira menção escrita a Aveiro, no testamento que a Condessa Mumadona Dias fez ao Mosteiro de Guimarães, no ano de 959, há 1064 anos. Ao realizar a publicação desta plataforma de gestão de arquivo neste dia, a Câmara quer, também, celebrar esta primeira referência escrita e documental a Aveiro.

O que podemos encontrar no Arquivo Digital
Na plataforma digital que ora se disponibiliza, e a partir da sua página de entrada, o utilizador tem acesso a diversos modos de pesquisa que, combinando um conjunto alargado de critérios, lhe permitirão navegar pela documentação. Já a consulta presencial, sendo livre, depende de fatores como o estado de conservação dos documentos, o fim a que se destina a pesquisa e as obrigações legais que a regulamentam, podendo ser feita no Atlas Aveiro – Edifício Fernando Távora.
O Arquivo possui, nos seus fundos, diversa documentação de importância, quer histórica quer artística; destacamos, de entre muitos outros espécimes: o mais antigo livro de atas da Câmara Municipal, em posse desta autarquia, que se iniciou a 1 de julho de 1555; o traslado do foral da então vila de Aveiro, feito em 1633 a partir do original de 1515; a Carta da Cidade, de 11 de abril de 1759; a bula papal (Pio II) que autorizou D. Mécia Pereira e D. Beatriz Leitão a fundarem o Convento de Jesus (16 de maio de 1461); a carta da infanta D. Joana, assinada, em que esta expressa a vontade de deixar os seus bens ao mesmo Convento de Jesus (18 de setembro de 1479); uma coleção de antifonários com alguns exemplares executados no scriptorium do Convento de Jesus e, destes, 13 datados de finais do século XV / início do XVI, assinados ou atribuíveis a duas das primeiras freiras do cenóbio (Maria de Ataíde e Isabel Luís); o foral manuelino de Esgueira, atribuído por D. Manuel I no dia 8 de junho de 1515; diversa documentação das duas sociedades que, inicialmente, geriram o Teatro Aveirense, de onde se destaca um conjunto de plantas, alçados e cortes; coleções de fotografia, de onde se destacam os núcleos de produção própria da autarquia e o da família Campos Graça.

A missão do Arquivo passa pela salvaguarda da documentação produzida pela Câmara e pelos órgãos autárquicos, no decorrer da sua atividade, e a de entidades, particulares ou outras, que pretendam a preservação dos seus acervos documentais, bem ainda de toda a documentação que, não tendo essa origem, lhe foi confiada por qualquer circunstância histórica; neste contexto, a valorização e divulgação deste património documental, fundamental para a construção da memória do município, ganha especial relevo com esta plataforma de gestão do arquivo municipal.
Com 2681,30 metros lineares de documentação, o Arquivo Municipal é composto, por fundos diversos da CMA, onde se integra a Imagoteca, o Museu de Aveiro / Santa Joana e o Teatro Aveirense: daquele volume documental, serão agora disponibilizados 27 fundos e coleções, que representam, já, 15.318 registos de descrição, 3.548 documentos digitalizados, num total de 113.228 ficheiros que se traduzem em 4.021 GB (gigabytes) de dados armazenados.