quinta-feira, 18 de agosto de 2022
Figueiró dos Vinhos | Alunos do Secundário com Transporte Escolar Gratuito
Proença-a-Nova | Observação de aves já pode ser realizada junto ao Rio Ocreza
Numa encosta do rio Ocreza, junto à localidade de Padrão, foi instalada uma casa de madeira para observação de aves, num projeto que recebeu o apoio de 7.000,00 € no âmbito do Orçamento Participativo de 2020, na sequência da proposta apresentada pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Padrão. Com acesso junto à sede da coletividade, na antiga escola primária da localidade, o local tem vista desafogada sobre o vale que termina no Rio Ocreza, possibilitando paisagens únicas.
Para valorização deste espaço, a Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval colocou um baloiço – o Baloiço do Peixe do Rio -, que beneficia do enquadramento paisagístico de uma zona do concelho que também recebeu uma das obras de arte do projeto Esporo: seguindo pela mesma estrada em direção ao rio é possível ver as duas plataformas flutuantes criadas pelo Coletivo Til, peça que recebeu o nome de “O Regolfo”. De acordo com Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia, toda esta zona será beneficiada com a plantação de arbustos e árvores de sombra, será colocado um ponto de água, caixote do lixo e uma proteção em madeira, havendo igualmente outros projetos que poderão enriquecer este local.
Quanto à estrutura de observação de aves, pode ser utilizada a qualquer momento, sendo apenas necessária paciência para aguardar que elas se façam presentes. Para além das espécies mais comuns no concelho (perdiz, pardal, pintassilgo, melro, corvo, rouxinol ou mergulhões), nesta zona mais a sul são frequentes as cegonhas - brancas e pretas -, as garças cinzentas e os patos bravos, podendo ainda ser avistadas algumas aves de rapina, além de grifos e abutres. Adicionalmente, podem ainda ser avistados coelhos, lebres, saca rabos, gato bravo, texugos, ginetas, javalis, corsos e, menos frequente, veados.
Proença-a-Nova recebe pela primeira vez provas de Futebol de Praia com equipas do Distrito
O Campo de Jogos de Areia da Aldeia Ruiva recebe pela primeira vez competições oficiais a nível distrital. Nos dias 10 e 11 de setembro, o concelho de Proença-a-Nova acolhe a realização de dois Torneios Triangulares, nos quais irão participar seis equipas do distrito de Castelo Branco, em categorias masculinas e femininas.
Dia 10, sábado, decorrerá o Torneio Triangular de masculinos do escalão de veteranos, com as presenças da ADC Proença-a-Nova, ACR Atalaia do Campo e GD Teixoso. No primeiro duelo, pelas 15h00, defrontam-se ADC Proença-a-Nova e ACR Atalaia do Campo; no segundo, às 16h30, ADC Proença-a-Nova e GD Teixoso; por fim, às 18h00, ACR Atalaia do Campo e GD Teixoso medem forças no último confronto do dia.
No dia 11, domingo, será a vez das equipas femininas do escalão seniores do Núcleo de Juventude do Concelho de Proença-a-Nova, do GD Valverde e do Núcleo Sportinguista de Castelo Branco (NSCP) pisarem a areia do Campo de Jogos da Aldeia Ruiva, para se defrontarem entre si. A equipa do Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova abre o torneio perante o NSCP Castelo Branco, às 15h00; no segundo jogo, pelas 16h30, o conjunto proencense fecha a participação frente às atuais campeãs interdistritais de futsal, GD Valverde, às 16h30. As duas equipas que viajam de fora do concelho dão por terminado o torneio triangular às 18h00, num jogo que coloca frente-a-frente NSCP Castelo Branco e GD Valverde.
Dias mais tarde, entre os dias 21 e 24 de setembro, a Seleção Nacional de Futebol de Praia vai estagiar no Campo de Jogos de Areia da Aldeia Ruiva, esperando-se a presença, além de toda a comitiva, também do atual coordenador da modalidade, considerado por diversas vezes o melhor jogador do mundo de Futebol de Praia, Madjer. Estas provas e iniciativas foram organizadas em conjunto pelo Município de Proença-a-Nova em parceria com a Associação de Futebol de Castelo Branco e a Federação Portuguesa de Futebol.
Recordar que esta não será a primeira prova oficial, uma vez que o campo foi já ‘estreado’ na realização da quarta etapa do Campeonato Nacional de Futevólei, no fim-de-semana de 16 e 17 de julho.
Aprovado plano para o ano letivo 2022/2023. Município de Cantanhede assegura transporte a mais de 800 alunos
O Executivo Municipal aprovou o plano de transportes escolares para o ano letivo 2022/2023, que deverá abranger mais de 800 alunos, num universo de 3.737, distribuídos por 14 jardins-de-infância da rede pública, 11 da rede solidária, 17 escolas do 1.º ciclo, 3 escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos, 1 escola secundária, 1 escola técnico-profissional, 1 escola de ensino particular e cooperativo com contrato de associação, 1 particular de ensino especializado de Música e uma universidade pública à distância.
De acordo com a informação recolhida junto dos estabelecimentos de ensino, a maior percentagem de alunos a necessitar de transporte escolar no novo ano letivo continua a ter como principais destinos a Escola Técnico Profissional de Cantanhede (44%), Escola Básica Marquês de Marialva (20%) e Escola Secundária Lima-de-Faria (19%), todas situadas na cidade de Cantanhede, o que se traduz em cerca de 83% do universo de alunos.
Será também garantido o transporte a alunos matriculados na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, no concelho de Anadia, assim como a crianças com cuidados de saúde específicos a frequentar unidades de referência sedeadas em Coimbra e Mira.
“O Município assenta a sua política educativa, a par de uma educação de qualidade, na construção de uma escola inclusiva em que é garantido o acesso à educação de todas as crianças e jovens, independentemente das circunstâncias e condições socioeconómicas”, justifica o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, adiantando que “o investimento na mobilidade estudantil é imprescindível para assegurar a igualdade de oportunidades de acesso à educação pré-escolar e à educação escolar, incluindo os alunos abrangidos por medidas adicionais no âmbito da educação inclusiva, no sentido de promover o sucesso educativo”.
Ainda de acordo com o autarca, que tutela o pelouro da Educação, “este é mais um exemplo concreto de apoio às famílias, no âmbito de uma política mais ampla que tem merecido o reconhecimento por parte das entidades competentes”.
O plano de transportes escolares é um instrumento de planeamento da oferta de serviço de transporte entre o local da residência dos alunos e o local dos estabelecimentos de ensino da rede pública, sendo um processo complexo e dinâmico em permanente atualização consoante as necessidades reais dos alunos e das famílias.
A mobilidade dos alunos continuará a ser assegurada por duas empresas de transportes públicos, complementada pela rede de transportes urbanos de Cantanhede, que dará resposta aos que frequentam estabelecimentos de ensino do perímetro da cidade.
Até ao momento, já foram solicitados mais de 400 passes escolares para o ano letivo 2022/2023, número abaixo do estimado de alunos a abranger – cerca de 800 -, pelo que foi prolongado até final do mês de agosto o prazo de candidatura.
A inscrição é efetuada online através de um link de acesso às candidaturas externas da Plataforma SIGA (https://siga1.edubox.pt), disponível no site do Município. Caso necessitem, os encarregados de educação poderão solicitar o devido apoio através do email transportes@cm-cantanhede.pt ou através do número de telefone 231 410 123.
Homem em fuga causa ferido grave em atropelamento no Porto
SILVES MARCA PRESENÇA EM MAIS UMA EDIÇÃO DA ROTA DO PETISCO