sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Câmara de Águeda volta a ser distinguida pelas boas práticas de política familiar

 Município é distinguido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis há 13 anos consecutivos
 
A Câmara Municipal de Águeda voltou a ser considerada uma Autarquia + Familiarmente Responsável. A 16.ª edição dos prémios, atribuídos pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, realizou-se ontem na Reitoria da Universidade de Coimbra, para entrega oficial das bandeiras verdes, que galardoam Águeda pela aposta continua na implementação de medidas que beneficiam as famílias, com destaque para as políticas de apoio social.
“Este é um reconhecimento público pelo que temos feito na área das políticas de apoio às famílias e nos reflexos que essas medidas têm nas nossas populações”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que este galardão é atribuído à Autarquia de Águeda há 13 anos consecutivos.
A Câmara de Águeda recebeu a Bandeira Verde com palma, atribuído aos municípios distinguidos há mais de três anos consecutivos pelas políticas sociais e de apoio em prol das famílias.
Águeda foi distinguida a par de 110 Municípios em todo o país, figurando ainda entre as 87 que receberam o prémio por três ou mais anos consecutivos.
O galardão distingue as autarquias em duas vertentes: enquanto entidade empregadora, isto é, que adota medidas facilitadoras de conciliação de vida familiar e laboral para os seus trabalhadores, sendo, por isso mesmo, um modelo destas práticas; e para os munícipes, com medidas facilitadoras da vida familiar.
 
foto: Representante da CMA na entrega do galardão

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Águeda está no top 100 das melhores histórias de Destinos Verdes

O LIFE Águeda foi destacado como um projeto referência na área da sustentabilidade ambiental

A Green Destinations elegeu o projeto LIFE Águeda como uma das 100 melhores histórias de Destinos Verdes. O anúncio acaba de ser feito por aquele organismo internacional que reconhece o LIFE Águeda como uma boa prática e referência mundial na área da sustentabilidade ambiental. O projeto vai ser votado na Conferência Global da Green Destinations, agendada para 10 a 12 de dezembro, no Chile.
A organização considera que o Município de Águeda apresentou um “projeto inovador e eficaz de destino que trabalha para um desenvolvimento turístico mais responsável”.
“Este é um reconhecimento internacional de um projeto que, sem dúvida, orgulha Águeda e os aguedenses, que liga a reabilitação dos rios à sua valorização e ao turismo de natureza”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que o Município tem desenvolvido um trabalho intenso nesta área, “na reabilitação de rios e ribeiras, utilizando técnicas de base natural”.
O projeto incide a sua ação na (re)naturalização do percurso fluvial e no restauro ecológico dos habitats naturais (rio e margens) ao longo dos rios Águeda e Alfusqueiro, que são “um exemplo de boas práticas”, como o atesta esta nomeação da Green Destinations.
Refira-se que este organismo informa ter recebido uma “coleção inspiradora de histórias de boas práticas de 45 países”, reconhecendo Águeda como um destino que implementa soluções que respondem aos desafios e problemas do turismo sustentável.
As intervenções realizadas no âmbito do LIFE Águeda promovem a valorização do rio dos pontos de vista ambiental e turístico, levando o visitante a descobrir o rio e os seu valores naturais, ao mesmo tempo que promove o turismo acessível, de que é exemplo o e-CAR, que está disponível no Posto de Turismo e permite que uma pessoa de mobilidade reduzida possa acoplar a sua cadeira de rodas ao equipamento e visitar o rio e os seus espaços naturais.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro


 

TEATRO STEPHENS RECEBEU ESPETÁCULO EMOCIONANTE DO PROJETO “SONS NA EIRA”

 No passado dia 16 de outubro, o Teatro Stephens foi palco do emocionante espetáculo “Reencontros”, que comoveu a plateia, através da atuação de artistas seniores das freguesias da Moita e de Vieira de Leiria.
Tratou-se de uma iniciativa do Município da Marinha Grande e da SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, que celebrou o Dia Internacional do Idoso, assinalado no dia 1 de outubro.
Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; a vereadora Ana Alves Monteiro; o presidente da Junta da Moita, Franklin Ventura; e o presidente da Junta de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; entre outros convidados.

A apresentação foi o culminar do projeto “Sons na Eira”, dinamizado entre março e julho de 2024, que visou resgatar sons e memórias coletivas das comunidades de Moita e de Vieira de Leiria, permitindo que os participantes compartilhassem experiências e vivências, ao mesmo tempo que combateu o isolamento social dos idosos.
Entre as performances musicais, etnográficas e teatrais, atuou Maria Campos dos Santos, uma talentosa artista de 93 anos, de Vieira de Leiria, que foi a primeira baterista do País e que foi distinguida publicamente pelos organizadores.

Maria Campos começou a tocar bateria aos sete anos, com o pai João Augusto Campos e os sete irmãos, na “Orquestra Jazz dos Miúdos de Vieira de Leiria”, tendo atuado em Portugal, Espanha e Angola, até aos seus 50 anos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

All4Integrity | Programa RedEscolas Anticorrupção | Inscrições até 25 de outubro

 Recordamos que as inscrições para a 4ª edição do Programa RedEscolas Anticorrupção, escolas que promovem uma cultura de integridade, uma iniciativa da All4Integrity que visa promover a literacia anticorrupção junto dos alunos do 7º ao 12º ano, estão a decorrer!
Este Programa, disponível para todas as escolas, públicas e privadas, bem como para instituições de ensino regular e profissional, em Portugal e no estrangeiro, tem como objetivo envolver os jovens na criação de uma cultura de integridade e cidadania ativa.
Período de Adesão: De 9 de setembro a 25 de outubro
InscriçõesAceda aqui  
Roteiro Pedagógico: Aceda aqui
RegulamentoConsulte aqui
Convidamos  o vosso órgão de comunicação social a participar e a envolver as escolas do vosso conselho nesta iniciativa transformadora. O compromisso com a integridade começa na educação, e o programa RedEscolas Anticorrupção é uma oportunidade única para capacitar os jovens com valores essenciais para o futuro.
Agradecemos desde já o vosso interesse e estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.
Ajude-nos a divulgar esta iniciativa!
 
*Sofia Borges de Castro
Coordenadora de Programas da All4Integrity

BURGER KING® APRESENTA NOVO KING CHEETOS® FUTEBOLAS® AO LADO DO REI DA TRIVELA: RICARDO QUARESMA


  • Os fãs do Burger King® Portugal tiveram a oportunidade de provar o King Cheetos® Futebolas® e de defender os remates do Rei da Trivela e estrela do futebol português, Ricardo Quaresma.
  • O evento de apresentação do novo hambúrguer King Cheetos® Futebolas® contou ainda com a presença de Jean Paul Hordijk, CMO da Restaurant Brands Iberia (Burger King®), e dos influenciadores e aficionados de futebol Jorge Corrula, Kika Cardoso, Marco Jesus (Psylocke22) e Diogo Francisco (Daizer).
  • O King Cheetos® Futebolas® é a fusão perfeita entre o icónico sabor da grelha do Burger King® e o lendário sabor a Cheetos®.
  • O novo hambúrguer está disponível apenas até 17 de novembro, em todos os restaurantes e canais de venda da cadeia da marca em Portugal.
O novo King Cheetos® Futebolas® já chegou ao Burger King® Portugal: uma edição limitada, que combina todo o sabor da carne na grelha com o clássico snack Futebolas®. Esta receita de intenso sabor, combina a versão dupla carne Whopper® - ou a versão frango crocante - com o pão Futebolas®, que simula uma bola de futebol, o molho Futebolas®, a cebola frita, o tomate e o queijo cheddar. Uma explosão de sabores e cremosidade inesquecível, que vai conquistar todos os paladares.

Mas há mais novidades! Os fãs destes sabores podem ainda deliciar-se com os Cheetos® Futebolas® Bites, o novo snack que é o complemento ideal do hambúrguer King Cheetos® Futebolas®. Bolas de queijo recheadas com queijo Futebolas®, que quando colocadas dentro do hambúrguer criam uma explosão de sabor. Tudo isto disponível apenas até 17 de novembro.
O remate certeiro para este lançamento teve como protagonista o Rei da Trivela, Ricardo Quaresma, que se uniu ao Burger King® Portugal para um evento exclusivo, no restaurante Burger King® do Marquês de Pombal, pensado para os fãs da cadeia de restauração e para os aficionados do futebol.

Numa tarde repleta de emoção, o Burger King® Portugal proporcionou momentos inesquecíveis a mais de uma centena de clientes que, para além de provarem o tão esperado King Cheetos® Futebolas®, tiveram a oportunidade de defender uma das célebres trivelas de Ricardo Quaresma, e, ainda, de tirar uma fotografia com o craque da bola, e de receberem, em primeira-mão, um diploma de participação.

Para o Ricardo Quarema, “é um prazer para mim fazer parte deste lançamento do King Cheetos® Futebolas® em Portugal, num evento que também celebra o futebol e quer proporcionar aos fãs da marca e deste desporto viver uma experiência diferente e criar memórias inesquecíveis. Fico muito feliz por o Burger King® ter pensado em mim para este lançamento!

Neste momento de união entre os adeptos do Burger King® e o universo futebolístico, estiveram também presentes Jorge Corrula, Kika Cardoso, Marco Jesus (Psylocke) e Diogo Francisco (Daizer), caras muito conhecidas do público português e dos entusiastas do futebol. Estes convidados deliciaram-se com o irresistível King Cheetos® Futebolas®, e tiveram também oportunidade de defender a famosa trivela de Ricardo Quaresma, presenteando todos os presentes com as suas proezas futebolísticas, criando momentos divertidos de humor e diversão.

Jean Paul Hordijk, CMO da Restaurant Brands Iberia (Burger King®), afirma: “acreditamos verdadeiramente na importância de alianças estratégicas como esta, alinhadas com os ideais da marca e que nos permitem ir mais além no reforço da ligação com os nossos clientes. No Burger King®, acreditamos que é através de novos produtos e parcerias como esta com a PepsiCo, que mantemos a promessa daquilo a que nos propomos todos os dias: inovar para surpreender, mantendo sempre a essência da qualidade dos nossos produtos”.

O mistério das bolas de futebol desaparecidas
A campanha conta com um spot de TV que está a ser transmitido desde o dia 1 de outubro. Assinado pela agência criativa David Madrid, o anúncio é centrado na ideia de que “os Cheetos® Futebolas® desapareceram, e que só os podes encontrar no Burger King®”. À medida que os clientes fazem as suas encomendas do King Cheetos® Futebolas® nos diferentes canais de venda da marca, desaparece um saco do snack das mãos de uma pessoa mais distraída. Assim, os telespetadores poderão ver esta nova campanha Burger King® online e em televisão, em dois spots de 10 e 20 segundos. O planeamento de media é da Wavemaker Portugal.

*Mafalda Gomes
Account Director

Marinha Grande | CAMPANHA DE IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA DE ANIMAIS DE COMPANHIA (CÃES E GATOS)

O Município da Marinha Grande, através do Serviço Médico Veterinário, informa que, irá promover uma campanha de identificação eletrónica gratuita de cães e gatos, como medida de sensibilização fulcral para a prevenção do abandono animal, responsabilização na sua detenção bem como, no processo de restituição célere dos animais aos seus detentores, em caso de fuga.
A referida campanha irá decorrer de 21 de outubro a 13 de dezembro de 2024, nas instalações do Centro de Recolha Oficial (CRO), sitas na Estrada da Garcia, Cartaxo, 2430-067 Marinha Grande, mediante agendamento prévio efetuado junto do Serviço Médico Veterinário / CRO através do contacto telefónico n.º 244098864.

A campanha destina-se a cães e gatos sem identificação eletrónica com idade superior a 2 meses, cujos detentores são residentes no concelho.

O detentor do animal, aquando da sua deslocação às instalações na data e hora agendadas, deverá fazer-se acompanhar de Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e Número de Identificação Fiscal para registo na base de dados oficial do SIAC.

Salienta-se que é legalmente obrigatória a identificação de animais de companhia (cães, gatos e furões), devendo esta ser realizada até aos 120 dias após o seu nascimento, pela sua marcação e registo no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia). Verifica-se, contudo, que continuam a surgir diariamente na via e locais públicos animais de companhia sem qualquer identificação que permita o reencontro / devolução ao seu detentor, indiciando elevadas taxas de incumprimento desta obrigação.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | No âmbito das Tardes Comunitárias. Sílvia Peça realizou sessão sobre Cães de Serviços Assistidos, na Biblioteca Municipal

 
Meia centena de pessoas participaram esta quarta-feira, 16 de outubro, numa sessão subordinada ao tema “Cães de Serviços Assistidos: um mundo de afetos”, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Integrada no projeto Tardes Comunitárias: Dar mais Vida aos Anos, a sessão esteve a cargo de Sílvia Peça, que esteve acompanhada por Luz, uma cadela de terapia.
O objetivo da sessão foi divulgar o trabalho desenvolvido pela Associação ÂNIMAS e a atividade dos Cães de Serviços Assistidos.
Sílvia Peça é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, inscrita na Ordem dos Psicólogos Portugueses. Além disso, possui uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos, pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) de Aveiro e completou o curso em Intervenções Assistidas por Animais, ministrado pela ÂNIMAS, Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social, organização com sede no Porto e acreditada pela International Assistance Dogs.
Movida fascínio pelo mundo animal, Sílvia Peça combinou a sua formação em Psicologia com a especialização em Intervenções Assistidas por Animais (IAA). Motivada pelo seu desejo de levar a terceiros os benefícios dessas intervenções, Sílvia Peça utiliza os seus cães de terapia para proporcionar experiências transformadoras. Atualmente, trabalha com três cadelas: Milka, Tika e Luz.

Sobre a Associação ÂNIMAS
A ÂNIMAS é uma associação sem fins lucrativos, localizada no Porto, que dedica à formação de Cães de Assistência. Estes cães são individualmente educados desde pequenos e entregues gratuitamente às pessoas com deficiência. Estes cães desemprenham funções que ajudam a melhorar a autonomia e a qualidade de vida da pessoa com deficiência, tornando-se parceiros de vida para pessoas com diversas condições, tais como crianças com perturbações do espectro do autismo, doenças neuromusculares, surdez, entre outras.

MUNICÍPIO INICIA DELIMITAÇÃO DA ARU EM VIEIRA DE LEIRIA

O Município da Marinha Grande adjudicou recentemente uma prestação de serviços para delimitação de uma Área de Reabilitação Urbana (ARU), em Vieira de Leiria.

Este trabalho visa definir uma área de reabilitação urbana e um conjunto de prioridades de intervenção de reabilitação urbana, permitindo, igualmente, o acesso a benefícios e incentivos fiscais de acordo com o previsto na lei.
Para tal, informa-se que entre os meses de outubro e novembro, andará no terreno uma equipa técnica, que irá fotografar os imóveis de modo a obter o retrato do estado atual e das eventuais necessidades. Esta equipa é constituída por técnicos da empresa e os seus elementos estão devidamente identificados.

Qualquer dúvida que surja relativamente a este assunto, deve ser contactada a área de reabilitação urbana do Município da Marinha Grande, através do número 244 573 300.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nova Parceria entre Biocant Park e SES Energia Promove a Sustentabilidade e a Transição Energética do parque


O Biocant Park e a SES Energia celebraram um acordo de colaboração no sentido de criar uma Comunidade de Energia Renovável, que tem como ambição servir todo o ecossistema de empresas do Biocant Park.
Esta colaboração prevê a valorização de uma central de energia fotovoltaica de 1MW, aumentando a autonomia energética do parque em mais de 50% e reduzindo a dependência da rede elétrica. Além disso, terá um forte impacto ambiental, evitando a emissão anual de mais de 884 toneladas de CO2, o que equivale a plantar 40.160 árvores todos os anos.

O Biocant Park, localizado em Cantanhede, é o único parque de ciência e tecnologia em Portugal dedicado exclusivamente à biotecnologia. Funcionando como um verdadeiro polo de inovação, o Biocant Park combina investigação científica e desenvolvimento tecnológico, proporcionando um ambiente dinâmico e de ponta para empresas e startups das áreas da biotecnologia, ciências da vida, saúde, agroalimentar e industrial. Com laboratórios modernos e uma infraestrutura única, o parque promove sinergias entre a investigação e o setor empresarial, ajudando as empresas a transformar ideias em soluções com impacto global.
Delfina Moreira, CEO do Biocant Park, salienta: "Este projeto é um marco essencial na nossa estratégia de sustentabilidade. O parque é um grande consumidor de energia e queremos garantir que esta seja verde, com o menor impacto possível no meio ambiente. A parceria com a SES Energia visa dotar o parque de soluções responsáveis e sustentáveis, alinhadas com o nosso compromisso ambiental."
Bruno Fernandes, Diretor de Desenvolvimento da SES Energia, destaca o valor desta colaboração: “O Biocant Park é um dos principais parques de ciência e inovação do país, com um papel fundamental no apoio a empresas de valor acrescentado, especialmente na biotecnologia. Para a SES Energia, é um enorme orgulho colaborar com um parceiro tão empenhado em reduzir o consumo energético e a pegada ambiental.”
O processo segue a fase de licenciamento, sendo expectável que o projeto esteja em operação até ao final do primeiro trimestre de 2025.
A SES Energia é uma empresa dedicada a promover o desenvolvimento sustentável, impulsionando a transição energética através da criação de comunidades de energia renovável e descentralizada para empresas, organizações e famílias.

*Alexandre Estevam

@Fotografia: Biocant Park

 



Torres Vedras acolhe 21.ª edição de festival dedicado às sonoridades do acordeão

 Um território onde a música de acordeão está enraizada na sua cultura volta a acolher, em propício ambiente outonal, um festival internacional dedicado às sonoridades desse instrumento musical.
Acordeões do Mundo é o nome desse evento, o qual vai ter a sua 21.ª edição, entre os próximos dias 25 de outubro e 11 de novembro, no concelho de Torres Vedras.
A edição deste ano do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras - Acordeões do Mundo volta a assentar nos dois pilares que têm caracterizado a estrutura do mesmo: os concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras e as “merendas do acordeão”, que se realizam em locais de todas as freguesias do concelho de Torres Vedras.
O primeiro concerto de 2024 do Acordeões do Mundo juntará, no dia 1 de novembro, pelas 21h30, num encontro inédito, dois dos maiores representantes do jazz nacional além-fronteiras: João Barradas e Carlos Bica.
No dia seguinte, à mesma hora, também no âmbito do programa do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, será a vez do norueguês Per Arne Glorvigen, um dos mais conceituados bandeonistas da sua geração, que é também conhecido pelo seu ecletismo musical, subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras, para apresentar um concerto dedicado a nomes como Piazzolla, Bach ou Grieg.
O terceiro concerto da 21.ª edição do Acordeões do Mundo acontecerá no dia 8 de novembro, também pelas 21h30, e será protagonizado pelos britânicos The Tiger Lillies, uma das bandas de vanguarda mais importantes do mundo, pioneira do pós-punk, que protagoniza, por norma, espetáculos sombrios, peculiares e ecléticos, com brilhantes momentos de humor negro e imensa beleza. No Teatro-Cine de Torres Vedras apresentará um novo espetáculo sobre um tema que sempre permeou o seu trabalho - a falta de sentido e o absurdo da existência.
No dia seguinte, pelas 21h00, terá lugar o último concerto da edição deste ano do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, o qual trará ao palco da sala de espetáculos municipal torriense um conjunto de acordeonistas tradicionais que costumam atuar no âmbito das “merendas do acordeão”. Neste espetáculo, denominado Da merenda para o teatro, atuarão: Catarina Duarte, Emanuel Soares, João Jorge Castro, Mara Santos, Mário Paulo, Rita Nunes, Rodrigo Maurício, Ruben Alves, Ruben Crispim, Sofia Henriques, Tiago Inácio, Tiago Pirralho, Teresa Maurício, Tino Costa e Vítor Apolo.
Relativamente às “merendas do acordeão”, é de referir que as mesmas continuarão a ter como “epicentro” a cidade de Torres Vedras, estendendo-se a vários outros pontos do concelho de Torres Vedras. Realizar-se-ão diariamente, à hora do lanche (à exceção da primeira), em espaços de convivialidade (como cafés, bares, restaurantes e associações), com um programa que contempla a audição de tocadores tradicionais e a prova de vinhos DOC e doces tradicionais.
Do programa do 21.º Acordeões do Mundo faz ainda parte uma atividade lúdico-pedagógica destinada a famílias (com crianças com idade a partir de 6 anos), denominada Opera Buzz, que acontecerá no dia 3 de novembro, pelas 16h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras. Trata-se de um projeto multidisciplinar, produzido por Corpo Sonoro - Criação Cultural, o qual foi construído a partir de canções, árias e duetos de ópera existentes, e que aborda a importância e o risco de extinção dos polinizadores e sensibiliza para o direito à habitação e fruição da terra de forma justa e socialmente equilibrada.
Mais informações sobre o 21.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras - Acordeões do Mundo, podem ser consultadas no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.
O evento é uma organização desta entidade, integrando-se no programa das Festas de Torres Vedras.

Entre 29 e 30 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa no Porto. Conferência Internacional debate inovações recentes em Sustentabilidade e Regeneração


Reputados especialistas mundiais nos temas e autores dos livros "From Ideas to Impact" e "Thriving: Innovation to Regenerate Nature, Society and the Economy" vão estar em Portugal

Durante dois dias, entre 29 e 30 de outubro, líderes das áreas da Sustentabilidade, Inovação e Regeneração em empresas e na academia vão explorar e discutir os mais recentes desenvolvimentos nacionais e internacionais nestas áreas. A 4ª Conferência Internacional do Insure.hub, uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa no Porto, através das suas Faculdades – Católica Porto Business School e Escola Superior de Biotecnologia -, com a Planetiers New Generation, vai trazer a Portugal: Michael Sheldrick ("From Ideas to Impact"), Wayne Visser ("Thriving: Innovation to Regenerate Nature, Society and the Economy") e Varun Nagaraj, dean do S. P. Jain Institute of Management & Research(SPJIMR) e fundador do Wise Innovation Center, que abordarão o impacto da inovação nas sociedades e no meio ambiente. Serão também apresentados seis casos de estudo de empresas de referência como a Altri, Greenvolt, Mota Engil, Soja de Portugal, Sonae MC e Superbock Group. O evento, aberto ao público, mas sujeito a inscrição, realiza-se na Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Inspirar, desafiar e promover a mudança pela Sustentabilidade e Regeneração são os grandes objetivos do Insure.hub, uma plataforma inovadora que reúne mais de 80 organizações, públicas e privadas. Ao longo de quatro anos tem procurado a convergência de conhecimentos e práticas em sustentabilidade, promovendo um espaço para a troca de ideias entre estudantes, académicos e profissionais. A 4ª Conferência Internacional do Insure.hub terá dois momentos: a vertente académica, no dia 29 de outubro, e a vertente empresarial, no dia 30 de outubro.

“Esta conferência é uma oportunidade vital para partilhar experiências e discutir soluções que impulsionem a sustentabilidade no contexto nacional e global,” afirma João Pinto, dean da Católica Porto Business School e co-líder desta plataforma. “Ao longo destes quatro anos de atuação do Insure.hub, detetamos uma cada vez maior atenção dada a estes temas pelas organizações, o que favorece uma maior aproximação entre o setor empresarial, associativo e académico, com ênfase na cooperação e no desenvolvimento de redes de aprendizagem e networking mútuo, com o objetivo último da promoção da transição para uma economia mais sustentável,” conclui.

Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia e co-líder do Insure.hub, acrescenta que “pretendemos que esta conferência demonstre a importância desta plataforma como iniciativa transformadora e de partilha de conhecimento transdisciplinar e inovador, essencial para o cumprimento das metas da Europa para 2030 e do Pacto Ecológico Europeu,” acrescentando “a inovação é a chave para a sustentabilidade e no Insure.hub impulsionamos ideias que transformam a sociedade e o ambiente. Esta inovação tem promovido a integração da sustentabilidade nas empresas, criando valor e reforçando a sua competitividade a nível nacional e internacional.”

“Propomo-nos dedicar esforços crescentes à literacia em sustentabilidade e regeneração, assim como ao fortalecimento da ligação e cooperação entre o setor empresarial, a sociedade e as novas gerações,” conclui António Vasconcelos, co-líder do Insure.hub e responsável pela Planetiers New Generation. “Tal torna-se cada vez mais possível à medida que vamos mobilizando a gestão de topo das empresas para liderarem de forma muito estratégica pela sustentabilidade e abrindo-se progressivamente para uma relação com uma crescente diversidade de stakeholders.”

Michael Sheldrick e Wayne Visser no Porto

A 4ª Conferência do Insure.hub arranca no dia 29 de outubro com Michael Sheldrick, cofundador da Global Citizen que irá falar sobre como passar das ideias para a prática com impacto. A Global Citizen é uma organização internacional de educação e defesa com a missão de acabar com a pobreza extrema em todo o mundo, tendo já distribuído, na última década, mais de 40 mil milhões de dólares a nível global. No seu mais recente livro, “From Ideas to Impact: A Playbook for Influencing and Implementing Change in a Divided World”, Michael Sheldrick apresenta uma “discussão” inspiradora e perspicaz sobre como implementar e causar impacto social através da mudança de políticas.

Nesse mesmo dia realiza-se uma mesa-redonda com o título “Data Science & AI For Sustainability”, promovida pela Data Science Portuguese Association, onde se vai discutir de que forma a inovação e a sustentabilidade podem ser promovidas e aceleradas através da IA em várias indústrias. O objetivo é perceber como a IA, combinada com uma abordagem holística e interdisciplinar, está a transformar estas indústrias e a contribuir para um futuro mais sustentável e saudável.

Varun Nagaraj, professor e diretor do S. P. Jain Institute of Management and Research (SPJIMR), irá falar sobre "Wise Innovation" e de como o seu centro de transferência de conhecimento tem implementado este conceito inovador e de referência a nível internacional e impactado positivamente a sociedade indiana. Fundado em 1981 em Mumbai, a SPJIMR é considerada pela

Business Today e pelo Positive Impact Rating (PIR) como uma das cinco melhores escolas de gestão do país e reconhecida pelo Financial Times Global Rankings como a escola de gestão nº1 da Índia.

No dia 30 de outubro intervirá Wayne Visser, um apaixonado por transformar a forma como pensamos sobre sustentabilidade, negócios e liderança. Como líder de pensamento global, membro da Universidade de Cambridge e pioneiro da CSR 2.0 e do conceito de prosperidade, Wayne Visser conta com mais de 40 livros publicados, incluindo “Thriving: The Breakthrough Movement to Regenerate Nature, Society, and the Economy”, o tema central da sua intervenção. Esta intervenção complementa uma outra que realizou já este ano na Universidade Católica Portuguesa no Porto sobre as 10 tecnologias emergentes que podem salvar o planeta em apenas uma década.

Nesta conferência – e ainda na tarde de 30 de outubro – serão apresentados seis casos de estudo de empresas de referência, como a Altri, Greenvolt, Mota Engil, Soja de Portugal, Sonae MC e Superbock Group. No final da Conferência serão entregues os prémios para Melhor Apresentação Científica em Ciências Naturais e em Ciências Sociais, patrocinados pela KPMG e MDS. A inscrição é gratuita, mas obrigatória. A 4ª Conferência Internacional do Insure.hub decorrerá entre os dias 29 e 30 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.


*Fernanda Teixeira


Águeda tem 16 Eco-Escolas e dois eco-agrupamentos


Concelho está entre os Municípios com mais eco-escolas em todo o país e pretende aumentar o número no próximo ano

Todas as escolas do concelho de Águeda inscritas no programa Eco-Escolas 2023/2024 foram galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escolas. No total, são 16 Eco-Escolas e dois Eco-agrupamentos, que colocam Águeda entre os Municípios com mais eco-escolas em todo o país.
O galardão é atribuído anualmente pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que premeia o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação e sensibilização ambiental, em parceria com o Município de Águeda que disponibiliza recursos humanos, materiais e financeiros para o projeto.
“Muitos parabéns às escolas que foram, uma vez mais, distinguidas com esta bandeira, que é reflexo de um trabalho intenso realizado ao longo do último ano letivo na dinamização de ações pedagógicas que sensibilizem as nossas crianças para a importância da preservação dos ecossistemas”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que desafia as restantes escolas e agrupamentos escolares a aderirem a este “movimento de educação ambiental”.
Procurando motivar as escolas a se inscreverem no projeto, salientou que é determinante começar na infância a sensibilização para as questões ambientais, para a importância da biodiversidade e dos cuidados relacionados com as alterações climáticas. As inscrições para o presente ano letivo 2024/2025 estão abertas até final de outubro.
As escolas de Águeda premiadas com o galardão Bandeira Verde 2023/2024 são as seguintes: Escola Básica (EB) de Águeda, EB de Aguada de Cima; EB Assequins; EB da Borralha; EB Fernando Caldeira; EB da Trofa; EB de Macinhata do Vouga; EB de Recardães; EB de Valongo do Vouga; Escola Professor Artur Nunes Vidal; Patronato de Nossa Senhora das Dores; Jardim de infância (JI) da Castanheira; JI da Giesteira; Escola Secundária Marques de Castilho; Escola Secundária de Adolfo Portela; e Instituto Duarte Lemos. Águeda tem ainda dois Eco-Agrupamentos: Agrupamento de Escolas de Águeda e Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga.
Estas escolas podem exibir, a partir de agora, esta bandeira que simboliza o compromisso que cada estabelecimento de ensino assume em prol da educação para o desenvolvimento sustentável.
O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, que completa 30 anos e está presente em 82 países. Baseia-se numa metodologia designada de “7 passos”, que incentiva a participação ativa das crianças e jovens na tomada de decisões e na implementação das diversas ações, as quais este ano se enquadraram maioritariamente em cinco temas: Geodiversidade, Espaços Exteriores, Água, Resíduos e Energia.
O desafio lançado às escolas é para que seja abordado, no ano letivo 2024/2025, três áreas em concreto: “Espaços Exteriores”, “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” ou “Ação Climática”.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Município de Alvaiázere assegura cobertura total de rede 5G na Freguesia de Almoster


O Município de Alvaiázere informa que a freguesia de Almoster dispõe agora de cobertura total de rede 5G, resultado de um esforço conjunto com a Altice e a Junta de Freguesia de Almoster. Esta conquista representa uma resposta decisiva a uma necessidade da população, que, durante anos, enfrentou dificuldades relacionadas com a baixa qualidade do sinal de telecomunicações móveis.
A rede móvel em Almoster, era caracterizada por uma cobertura instável e insuficiente, comprometendo o acesso a serviços digitais essenciais e impactando negativamente o quotidiano dos residentes. Reconhecendo a urgência de melhorar a conectividade da região e reforçar a inclusão digital, o Município de Alvaiázere mobilizou-se para encontrar uma solução.

Em estreita colaboração com a Altice, uma nova antena de telecomunicações foi instalada, permitindo a implementação de uma cobertura 5G total na freguesia de Almoster. Esta melhoria é crucial para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico local, ao facilitar o acesso à economia digital e criar oportunidades de crescimento. Além disso, contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população, ao assegurar um acesso mais fácil a serviços essenciais e promover uma maior inclusão digital.

O Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, destaca o trabalho em equipa que tornou este avanço possível: "A chegada do 5G a Almoster é um marco que reflete o esforço conjunto com a Junta de Freguesia e reforça o nosso compromisso com a modernização e a coesão territorial do concelho. Sabemos o impacto positivo que esta melhoria terá no dia a dia da nossa comunidade, melhorando a sua qualidade de vida."

Além de Almoster, há outros locais no concelho que precisam igualmente desta atenção, e o município está a desenvolver esforços para resolver estas questões, trabalhando para garantir que todo o concelho beneficie das mesmas condições de conectividade.

Este projeto reforça o compromisso do executivo municipal em apoiar as freguesias, reconhecendo-as como fundamentais para o desenvolvimento do concelho. Ao solucionar desafios locais, o município está a construir um concelho mais atrativo, dinâmico e sustentável.

*Gabinete de Apoio à Presidência