A sessão de lançamento do livro "Tu és livre?", de Ana Pessoa e Mariana Malhão (ilustração), tem lugar no próximo dia 31 de agosto, sábado, às 15h00, na Feira do Livro do Porto (Jardins do Palácio de Cristal, Anfiteatro exterior da Biblioteca Municipal Almeida Garrett).
O novo volume da coleção “
Missão: Democracia”, uma edição da Assembleia da República, começa com uma pergunta aparentemente simples: "Tu és livre?". A partir desta interrogação, os leitores são convidados a percorrer um caminho de reflexão que vai revelando que a liberdade tem consequências e que todas as pessoas são o que decidem fazer com o privilégio que a condição de ser livre lhes traz.
“Tu és livre?” levanta questões como “o que realmente significa ser livre?” e “o que acontece se, um dia, nos tirarem a liberdade?”, que levam os leitores a pensar sobre as alegrias e as responsabilidades de ser livre.
Sobre a coleção: Lançada no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a coleção “Missão: Democracia” é composta por 12 livros infantojuvenis dedicados a 12 temas: República, Cidadania, Democracia, Lei, Eleições, Deputado, Ditadura, 25 de Abril, Liberdade, Constituição, Palácio de São Bento e União Europeia. Com esta coleção a Assembleia da República pretende pôr à disposição dos cidadãos mais novos publicações atuais e graficamente atrativas, orientadas para a exploração dos valores maiores que o Parlamento representa e defende e que possam perdurar no tempo. A ideia central é a do livro-álbum informativo, cujo tema é trabalhado conjuntamente por escritores e ilustradores portugueses. A diversidade dos autores intervenientes e o encontro de múltiplas linguagens artísticas trazem uma força expressiva única que valoriza o próprio livro enquanto objeto e que transmite, de forma clara e duradoura, as ideias que se pretende disseminar. Esta montra de vozes de escrita e de imagem já se afirmou como um catálogo de referência da nossa contemporaneidade e uma forma de reconhecimento do papel da arte na educação dos cidadãos mais jovens, como provam a atribuição do Prémio Nacional de Ilustração 2023 e das Menções Especiais a três ilustradoras pelo seu trabalho em três livros da coleção: Catarina Sobral (Fantasmas, bananas e avestruzes – Lei), Rachel Caiano (E se fôssemos a votos? – Eleições) e Mariana Rio (Leva-me ao teu líder – Democracia), além da recomendação de cinco dos oito livros já editados, pelo Plano Nacional de Leitura – LER+.
Sobre as autoras: Ana Pessoa, nasceu em 1982 e é autora de livros infantis e juvenis. Em 2011, ganhou o Prémio Branquinho da Fonseca (Expresso/ Gulbenkian) com o seu livro de estreia “O caderno vermelho da rapariga karateca”. Em 2018, foi distinguida com o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, pela obra “Aqui é um bom lugar”. Os seus livros estão publicados em vários países, como o Brasil, México, Colômbia, Sérvia, Chile e Holanda, e foram distinguidos por várias instituições internacionais como a FNLIJ (Brasil), o Banco del Libro (Venezuela), a Fundación Cuatrogatos (EUA) ou o Catálogo White Ravens (Alemanha). Em 2020, estreou-se na banda desenhada com o livro “Desvio”, com ilustrações de Bernardo P. Carvalho.
Mariana Malhão nasceu em 1994, em Coimbra, e vive atualmente no Porto, cidade onde escolheu ficar depois do curso de Design de Comunicação, na Faculdade de Belas-Artes. Ao terminar o curso, fez um estágio na Oficina Arara, quando descobriu a publicação independente como um meio através do qual raramente há limites para o que se possa dizer ou desenhar. Em 2018, ilustrou o conjunto de poemas de António José Forte “Uma rosa na tromba de um elefante” e, em 2021, o livro “Pequeno e Precioso. O Cavalo-Marinho”. É também coorganizadora da Sábado-Feira, no Maus Hábitos, e cofundadora da galeria Senhora Presidenta, no Porto. Vai dividindo o seu tempo entre a gestão da galeria, a ilustração e o design nas suas diversas formas.
Género: Literatura infantojuvenil | Formato: 20 x 24 cm | N.º de páginas: 48 | Data de lançamento: agosto de 2024 | ISBN: 978-972-556-856-9.