Ter, 01/09/2020 - 18:51
Aos 25 anos, Duarte Araújo já venceu duas grandes batalhas e está a lutar contra uma terceira: Uma Leucemia Aguda. Numa corrida contra o tempo, o rapaz precisa urgentemente de encontrar um dador de medula óssea.
Hoje fomos ao hospital, só podemos levar roupa, mais nada...são as regras apertadas em tempo de covid, não há visitas. Fomos com a esperança de poder espreitá-lo, nem que fosse por uns segundos, de fugida...talvez...
E tivemos a grande alegria de o ver á porta da enfermaria ( 3 metros de distância entre nós) em pé e a sorrir...de repente por 2 minutos estivemos naquela "bolha" só nossa, em que falamos mais com os olhos.
Está magro, debilitado, mas o sorriso e o brilho nos olhos são os de sempre...não tiramos foto, estas imagens e outras do passado, nunca nos esqueceremos...por isso, fotos só dos momentos bons e felizes.
-A+A
Duarte Araújo tem apenas 25 anos mas conta com uma história de vida bem marcante e algo sofrida. Aos quatro anos venceu um Linfoma e aos 22 anos, após partir um braço, descobriu que tinha de enfrentar uma nova batalha: lutar contra um Schawnoma, um cancro raro nos ossos. Agora, Duarte enfrenta mais um desafio da vida e precisa de ajuda para vencer a Leucemia Aguda que o levou a ser internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, no passado dia 11 de julho.
Isabel Emiliano e António Araújo, os pais de Duarte, têm feito de tudo para ajudar a encontrar um dador de medula óssea para o filho, que precisa de um transplante urgentemente de modo a conseguir vencer a leucemia, já que este está numa luta contra o tempo, e criaram uma página de apoio a Duarte nas redes sociais. No perfil criado, Isabel relata o quotidiano do filho durante esta luta e apela a «quem reúna as condições de dador e queira salvar uma vida» que se torne dador de medula óssea.
Habituada a estar ao lado de Duarte durante todas as lutas passadas, tal como referiu na entrevista a Diana Chaves, na SIC, Isabel relata agora os poucos momentos em que consegue ver o filho, à distância, já que este não pode ter visitas no hospital. «Tivemos a grande alegria de o ver à porta da enfermaria (3 metros de distância entre nós) em pé e a sorrir...de repente por 2 minutos estivemos naquela "bolha" só nossa, em que falamos mais com os olhos. Está magro, debilitado, mas o sorriso e o brilho nos olhos são os de sempre...», afirmou numa publicação deixada recentemente na página de apoio a Duarte.
«O Duarte tem uma forma de estar na vida que toca toda a gente que o conhece. Desde pequenino que é um guerreiro, mesmo», contou ainda Isabel Figueiredo também na conversa com Diana Chaves.
Quem pode ser Dador?
Principais condições para se inscrever como potencial Dador de Medula óssea:
Ter entre 18 e 45 anos;
Peso mínimo de 50kg;
Altura superior a 1,5m;
Ser saudável;
Nunca ter recebido transfusões após 1980;
( Nota: Não precisa de estar em jejum)
Quem não se pode registar como Dador de Medula óssea no Registo Português?
Não poderá registar-se como Dador de Medula Óssea se tiver pelos menos uma das seguintes condições:
Idade inferior a 18 anos ou superior a 45 anos;
Altura inferior a 1.50m;
Peso inferior a 50kg;
Obesidade Mórbida, mesmo nos casos de colocação de Banda ou Bypass Gástrico;
Patologia Cardíaca;
Hepatite B ou C, alguma vez na vida;
Doença Oncológica;
Transfusão de sangue depois de 1980;
Doenças Auto-imune (Artrite Reumatóide, Lúpus);
Doenças infecto-contagiosas;
Insuficiência renal;
Patologia da Tiróide;
Diabetes;
Anemia Crónica;
Hérnia Discal;
Fibromialgia;
Glaucoma;
Não compreender a língua portuguesa tanto na sua forma oral como escrita;
Não ter residência estabelecida em Portugal.
Se tiver dúvidas sobre os critérios de exclusão consulte o site do ipst.pt ou ligue para o 217504100.
NOTAS:
1 - Chamamos a atenção para o facto desta lista de factores que impedem a inscrição no CEDACE como potencial dador de medula óssea, não ser exaustiva, limitando-se a conter apenas informação básica geral;
2 - Quem não puder tornar-se dador de medula óssea, tem sempre outras formas de ajudar
Para mais informações contacte o IPST
No caso de poder registar-se como potencial dador de medula óssea, pode um dia ser "ativado" e ter o privilégio único de SALVAR UMA VIDA!
Como pode tornar-se Dador?
O que deve saber antes de se registar como potencial Dador de Medula óssea:
Registar-se como potencial Dador de Medula óssea implica apenas preencher um impresso e tirar uma pequena amostra de sangue, nada mais.
Só uma ínfima quantidade de potenciais Dadores tem o privilégio de ser "activado" e realmente poder salvar uma vida.
O potencial dador pode, em qualquer momento, desistir do processo.
A decisão de se registar como Dador deve portanto ser uma decisão totalmente voluntária, ponderada e consciente para não causar falsas expectativas em doentes necessitados.
Uma vez registado como potencial dador poderá ser chamado para salvar alguém até aos 55 anos de idade.
É necessário apresentar o BI/cartão de cidadão quando se vai inscrever como dador;
Preenche-se formulário disponível nos locais de recolha móvel ou nos locais de recolha permanente entre os quais se incluem os 3 Centros de Histocompatibilidade (sff consultar as Notas da APCL sobre Locais fixos e Brigadas móveis para recolha). Também pode fazer o download do formulário em:http://ipst.pt/index.php/cedace-mo/cedace-ser-dador/cedace-info
No local de recolha, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue (12 ml) que posteriormente é analisada;
Feita a recolha de sangue, passa automaticamente a integrar a Base Nacional de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) e a Base Mundial: BMDW, Bone Marrow Donors Worlwide;
Em qualquer altura poderá ser contactado pelo CEDACE para teste adicionais, caso seja compatível com algum doente que necessite de transplante, em Portugal ou no estrangeiro;
Para actualização dos seus dados enquanto potencial dador de medula óssea (alteração de morada, contactos e ou outras informações que considere relevantes) por favor contacte o 217504100 ou envie um email para cedace@ipst.min-saude.pt.
Onde pode tornar-se Dador
O que levar:
BI e Cartão de Utente ou Cartão de Cidadão. No caso dos cidadãos estrangeiros, deverão levar o Visto de Residência.
O que é feito:
Preenchimento de um questionário e caso reúna as condições necessárias para se tornar dador de medula óssea, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue.
Onde se Pode Tornar Dador se Medula Óssea - Brigadas Móveis:
Pode consultar as brigadas móveis diariamente em:
dador.pt ou ipst.pt
Onde se Pode Tornar Dador se Medula Óssea - Locais fixos:
(alguns destes postos exigem a dádiva de sangue para que a inscrição como potenciais dadores de medula óssea possa ser feita, a dádiva de sangue é também um contributo fundamental, se puder, dê sangue):
Leia mais em: https://www.novagente.pt/duarte-araujo-historia-do-rapaz-lutador-que-ja-venceu-um-linfoma-e-um-cancro-raro-e-que-agora