quinta-feira, 23 de maio de 2024

Dia 28 de Maio, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Católica debate profundas mudanças tecnológicas e sociais versus futuro da Educação


“Com tantas e tão profundas mudanças tecnológicas e sociais, a educação será a arrecadação das velharias?” é o tema da palestra-debate do professor catedrático Joaquim Azevedo. Um evento que se realiza a 28 de maio, ao final do dia, no âmbito do lançamento da nova licenciatura em Ciências e Sociedade da Escola Superior de Biotecnologia.
“A nova licenciatura em Ciências e Sociedade, em Inglês Liberal Sciences, é inovadora no panorama do ensino superior em Portugal em vários aspetos, incluindo: multidisciplinaridade desde o primeiro ano, aliando as ciências aplicadas e sociais; flexibilidade, com grande parte do percurso curricular definido de acordo com os interesses do estudante; uma grande componente de aprendizagem feita por via de projetos multidisciplinares individuais ou em grupo,” salienta Tim Hogg, docente e coordenador desta nova licenciatura da Escola Superior de Biotecnologia.

A palestra-debate, organizada pela Escola Superior de Biotecnologia e a Faculdade de Educação e Psicologia, realiza-se a 28 de maio, a partir das 17h45, no Auditório Arménio Miranda, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

*Fernanda Teixeira

Silves | CICLO DE CINEMA “FILMES QUE CONTAM ABRIL” EXIBE “NATUREZA MORTA” EM ALCANTARILHA

 O filme “NATUREZA MORTA” de Susana de Sousa Dias, será exibido no próximo dia 7 de junho, pelas 21h30, na Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra, em Alcantarilha.
A iniciativa, promovida pelo Município de Silves, integra o ciclo de cinema “FILMES QUE CONTAM ABRIL”, dinamizado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril “Abril Presente, Liberdade Sempre”.
Utilizando apenas filmagens de arquivo e sem recorrer a palavras, este documentário pretende redescobrir e penetrar na opacidade das imagens captadas durante os 48 anos da ditadura portuguesa (atualidades, reportagens de guerra, documentários de propaganda, fotografias de prisioneiros políticos, mas também rushes nunca utilizados nas montagens finais), permitindo a sua reabertura a diferentes leituras.
O ciclo de cinema é um formato descentralizado por todas as freguesias do concelho de Silves, no sentido de explorar, junto dos munícipes e demais público interessado, a temática “ 25 de abril, ditadura antes e depois e revolução” através de diversos registos cinematográficos.
Não perca no grande ecrã mais um filme que conta Abril.
A entrada é livre.

Castelo de Paiva | Com Artesanato, Vinhos, Petiscos e muita Animação Musical. Freguesia de S. Martinho promove 12ª edição da Mostra de Actividades

 

A XII Mostra de Actividades de S. Martinho, em Castelo de Paiva, vai decorrer no fim de semana de 25/26 de Maio, numa organização da Junta de Freguesia de S. Martinho em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho / Rancho Folclórico, uma actividade que volta a ter lugar no amplo espaço localizado junto à sede daquele grupo folclórico, junto ao Rio Sardoura.

A abertura do certame está marcada para as 16 horas de Sábado, seguindo-se o jantar de abertura na sede do Rancho Folclórico, realizando-se a partir das 21h30 a cerimonia oficial de abertura do certame e a entrega de certificados aos expositores presentes, estando prevista a presença do autarca local, Francisco Silva, e outros elementos da Junta de Freguesia e do Rancho Folclórico, da Assembleia Municipal, liderada por Almiro Moreira, e dos responsáveis do Executivo Municipal, presidido por José Rocha, que volta a enaltecer e destacar a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia.

Considerando que são estas realizações locais que criam dinâmica económica e oportunidades de negócio, o edil de Castelo de Paiva realça o interesse do evento e a importância de se evidenciar aquilo que a freguesia de S. Martinho tem de bom, desejando que esta dinâmica participativa, possa continuar a ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia.

Durante a noite haverá a actuação do Agrupamento Musical “ Extrasom “, de Arouca, para além de outras iniciativas relacionadas com a promoção dos expositores presentes, procurando valorizar ainda mais este certame que costuma atrair boa adesão de visitantes.

Já no dia de Domingo, o evento prossegue logo pela manhã com actividades recreativas, seguindo-se a abertura das tasquinhas, almoço na sede do Rancho de S. Martinho, sendo que, a animação não vai faltar durante esta Mostra de Actividades, desde logo com uma jornada de grande animação durante a tarde, estando assegurada realização do XXVI Festival de Folclore às 15 horas, que vai garantir uma apresentação até à hora do encerramento.

Para além dos espaços para vinhos e petiscos, e outros dedicados aos produtos locais e artesanato, regista-se neste certame, a habitual participação das associações e colectividades locais, bem como de empresários locais, agricultores, serviços, e outros expositores que se dedicam ao artesanato em cobres, ao fabrico do fumeiro tradicional e da doçaria regional, sendo que esta iniciativa, para além da Junta de Freguesia de S. Martinho, tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa


Cantanhede | Alunos do concelho de Cantanhede vão desenvolver ações em prol da biodiversidade dunar e aquática

 
Cerca de três dezenas de alunos reuniram-se na quarta-feira no Salão Nobre do Município de Cantanhede para apresentar e discutir ideias que vão culminar com a criação de um projeto que será implementado na Praia da Tocha, no âmbito da iniciativa "Guardiões da Areia", promovida pela Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais.
Enquadrado no tema de 2024 do programa Bandeira Azul “O Mar Precisa de Líderes – A tua praia é a tua causa", o objetivo é envolver os jovens enquanto promotores e líderes de ações de conservação da natureza e dos recursos naturais.
O programa Bandeira Azul procura sensibilizar a sociedade para as questões do ambiente, em particular assuntos relacionados com o mar, nomeadamente no que respeita ao desperdício, à importância da redução do plástico, da proteção dos ecossistemas marinhos e a proteção das dunas e da praia, enquanto espaço público.
O presente pertence a todos nós. O futuro é igualmente nosso, de vocês e das gerações que estão por vir. Ninguém melhor do que pessoas da vossa idade e com a vossa sensibilidade para estarem sempre atentas tanto às coisas que não são feitas corretamente quanto às que são, e que devem ser cada vez mais incentivadas. A questão ambiental é um tema que está na ordem do dia. É crucial que todos nos preocupemos com o que desejamos para o nosso planeta. Neste caso específico, começámos cuidando da Praia da Tocha”, disse hoje a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, que esteve a ouvir atentamente as sugestões dos mais jovens.
O projeto “Guardiões da Areia” foi promovido junto dos Agrupamentos Escola do concelho (Lima de Faria, Marquês de Marialva e Gândara-Mar) e da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, tendo iniciado em abril as ações de formação e capacitação dos jovens selecionados, de forma a incentivar a liderança ativa na defesa ambiental da Praia da Tocha. 

Helena Teodósio aproveitou a ocasião para enaltecer o desafio lançado e a forma como os agrupamentos de escolas se envolveram e empenharam neste trabalho.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, sublinhou a importância destes projetos que oferecem uma experiência prática de cidadania ativa, demonstrando que a educação vai para além das aulas, tendo os diversos projetos educativos um papel também muito importante para a formação integral dos alunos.
Recorde-se que, no passado dia 08 de maio realizou-se a primeira conferência de líderes no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Tocha, onde os alunos estiveram também a discutir ideias.
Estas conferências visam estimular o gosto pela participação cívica, incentivar a reflexão e promover o debate democrático, estimulando o respeito pela diversidade de opiniões, sempre com foco no objetivo principal que é sensibilizar os jovens para a importância da conservação da biodiversidade dunar e aquática. 


Aluno da Universidade de Coimbra vence competição internacional de estudantes

 
João Pedro Sousa Mota, aluno do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), venceu a competição europeia de estudantes da REHVA, em Istambul.
O trabalho apresentado durante a prova teve por base a tese do estudante, realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica, na especialidade de Energia e Ambiente, do DEM, correspondendo à otimização acústica de uma viseira com vedação aerodinâmica para profissionais de saúde, desenvolvida no projeto VV4MC, do qual fizeram parte o DEM, a Faculdade de Medicina da UC, a ADAI e a empresa SET S.A. do grupo Iberomeoldes.
João Mota irá representar a Europa na competição mundial já no próximo mês de junho, em Seoul, na Coreia do Sul, concorrendo com os vencedores das competições realizadas na China, na Coreia do Sul, nos Estados Unidos da América, na Índia e no Japão. No caso de Portugal, a representação é assegurada pela Especialização em Climatização da Ordem dos Engenheiros.

Para além do prémio monetário, o vencedor recebe uma taça com o seu nome gravado, que, durante o ano seguinte, fica na posse da associação nacional que o estudante representou na competição, e ainda o pagamento das despesas de deslocação e estadia no local da conferência internacional, onde vai decorrer a competição mundial de estudantes de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC).

Há duas décadas, que a REHVA organiza esta competição para homenagear e reconhecer os melhores estudantes europeus de AVAC. Os trabalhos apresentados a concurso baseiam-se em teses de mestrado ou licenciatura e podem abranger qualquer tema da área do aquecimento, ventilação ou ar condicionado.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Fórum "Vê Portugal" triunfa nos Prémios Líderes do Turismo 2024


Iniciativa anual da Turismo Centro de Portugal vence na categoria Evento Turístico. Museu do Pão, em Seia, foi reconhecido como Projeto Sustentável.
O Fórum de Turismo Interno Vê Portugal, promovido anualmente pela Turismo Centro de Portugal (TCP), triunfou hoje nos Prémios Líderes do Turismo, na categoria Evento Turístico. Organizados pela TNews, publicação especializada em turismo, estes prémios reconhecem as empresas e instituições mais influentes do setor em diversas categorias.
Os vencedores foram anunciados durante a Conferência & Prémios Líderes do Turismo, que se realizou em Carcavelos. Em representação da TCP, receberam o prémio Adriana Rodrigues, diretora de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, e Sílvia Ribau, diretora de Estruturação, Planeamento e Promoção.
Outros dois projetos da região Centro estavam nomeados na mesma categoria de Evento Turístico: a Bolsa de Empregabilidade, que tem uma edição anual em Coimbra, e o IWRT – International Workshop on Religious Tourism, que ocorre em Fátima.
De salientar que o Museu do Pão, em Seia, foi também o grande vencedor na categoria Projeto Sustentável. O prémio foi recebido por Graça Reis, diretora do grupo O Valor do Tempo.
Os vencedores resultam dos votos do júri dos prémios, constituído por profissionais em diversas áreas, que compuseram 65% do resultado final, e de uma votação conduzida online, com um peso de 35%.

Ao receber o prémio, Adriana Rodrigues lembrou que "este prémio é fruto do trabalho de uma vasta equipa que, há 10 anos, se dedica ao Vê Portugal. Este evento envolve todos os colaboradores da Turismo Centro de Portugal e muitas pessoas que acreditam neste projeto e que acham que vale a pena dedicar um pouco do seu tempo para discutir a importância do turismo interno em Portugal".

“O turismo interno representa uma das maiores fatias para o crescimento do turismo em Portugal e para a nossa sustentabilidade enquanto região. Agradeço a todos os que têm prestigiado o Vê Portugal com a sua presença e valorizado os painéis de discussão”.

A décima edição do Fórum Vê Portugal vai acontecer em Torres Vedras, de 3 a 5 de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em turismodocentro.pt.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação

Proença-a-Nova recebe o 1º Encontro de Ginástica Sénior

 
Proença-a-Nova será palco da 1ª edição do Encontro de Ginástica Sénior a 7 de junho, no Parque Urbano Comendador João Martins.
Este evento pioneiro tem como principal objetivo proporcionar um dia de partilha de conhecimentos e experiências, além de oferecer uma jornada diferente e enriquecedora a todos os alunos envolvidos.
Neste encontro, além dos quase 300 alunos que integram as aulas no concelho, contará com a participação dos grupos de Castelo Branco, Covilhã, Figueiró, Fundão, Guimarães, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Pampilhosa da Serra e Sertã, totalizando mais de 500 pessoas. Um dos pontos altos do dia será a mega-aula de ginástica sénior com a participação das classes e respetivos professores ao som do DJ Rui Sargento. No programa está ainda uma arruada com concertinas e no final a festa encerra com a participação do grupo musical Jorge Gonçalves Trio.
Na temática do envelhecimento ativo, o Município de Proença-a-Nova inova na estratégia de desenvolvimento de políticas que melhoram a qualidade de vida dos idosos ao incentivar a prática de exercício físico nas aulas de ginástica e hidroginástica sénior, o acompanhamento ao nível do estado de saúde com os serviços da Unidade Móvel de Saúde que percorre as aldeias do concelho, o combate ao isolamento com o serviço itinerante da Bibliomóvel e a promoção da interação pessoal da população mais idosa do concelho de Proença-a-Nova na Universidade Sénior.
O Encontro de Ginástica Sénior de Proença-a-Nova promete ser um dia inesquecível, repleto de atividades dinâmicas e de convívio, cumprindo o propósito do Executivo na promoção do envelhecimento ativo.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos



Unidade de Cuidados Paliativos recebe doação de utente

Um doente, que esteve internado na Unidade de Cuidados Paliativos do HDJMG, ofereceu a este serviço bens materiais do valor de 500euros, como forma de gratidão e valorização destes profissionais de saúde que se dedicam a cuidar dos outros com profissionalismo e humanismo. 
O gesto quis significar o impacto positivo que tiveram na vida deste doente e sua família, durante o internamento. Os bens doados irão melhorar a qualidade do atendimento prestado a outros doentes. O Presidente do Conselho de Administração da ULS Alto Alentejo recebeu e agradeceu ao utente.

ULSAALE