segunda-feira, 27 de março de 2023
Taça GarciCup - Torneio de Andebol de Seleções Regionais Sub-14 / Masculino e Feminino
Marinha Grande | TERTÚLIA REUNIU MULHERES PARA REFLETIREM SOBRE VIVÊNCIAS NO FEMININO
Núcleo do Centro da LPCC e CHUC realizam Jornadas “Vida saudável depois do cancro”
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizam, no dia 15 de abril de 2023, no Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra, as Jornadas "Vida saudável depois do cancro".
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizam, no dia 15 de abril de 2023, no Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra, as Jornadas "Vida saudável depois do cancro”.
Trata-se de uma das iniciativas levadas a cabo pelo NRC.LPCC e CHUC no âmbito do projeto europeu “Outdoor Against Cancer Connects Us” (OACCUS), co-financiado pelo programa EU4Health e enquadrado no Plano Europeu de Luta Contra o Cancro, que pretende criar uma rede europeia para jovens sobreviventes de cancro. Com o mote “CHOOSE the HEALTHy way!”, é dirigido a jovens sobreviventes de cancro, entre os 15 e os 39 anos e assenta em quatro pilares: atividade física e desporto ao ar livre; alimentação equilibrada; sustentabilidade e natureza; bem-estar físico e mental.
Integram o Consórcio seis países da Europa, entre os quais Portugal, representado pelo Hospital Pediátrico de Coimbra (CHUC), o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) e pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC).
As Jornadas “Vida saudável depois do cancro” pretendem promover a reflexão sobre os desafios e necessidades dos sobreviventes de cancro para uma vida saudável e para a integração na vida social, laboral, entre outros aspetos. O evento é dirigido, sobretudo, a jovens sobreviventes de cancro e familiares, profissionais de saúde, investigadores e população em geral interessada nestas temáticas. Ao longo deste dia (15 de abril) vão realizar-se workshops, um showcooking e quatro mesas-redondas, em alusão aos pilares do projeto, que contam com os testemunhos marcantes de alguns jovens sobreviventes de cancro, além da intervenção de profissionais especializados, tanto na qualidade de moderadores como de oradores.
As inscrições para o evento são gratuitas, mas limitadas à lotação do auditório e, tal como o programa do evento com a referência dos palestrantes envolvidos, estão disponíveis em www.ligacontracancro.pt/
Silves | MÚSICA E LIVROS DÃO MOTE À PRÓXIMA SESSÃO DE “MÚSICA PARA BEBÉS E CRIANÇAS”
Marinha Grande | CAMINHANTES PERCORRERAM “TERRAS DE D. DINIS”
A GUERRA AOS SUPERMERCADOS
A ASAE e o ministro da Economia abriram guerra aos hipermercados. Estes queixam-se de “uma campanha de desinformação, com danos gravosos para a reputação do setor da distribuição alimentar”.
O facto é que a ASAE descobriu uma prática pouco abonatória: especulação, essencialmente por diferenças entre preço de prateleira e o cobrado na caixa, que chegarão aos 40 por cento! 17 processos-crime de delito Económico foram instaurados por esta prática. Muito grave e nada abonatória para as empresas.
Diz ainda a ASAE que, no ano passado, as cadeias de distribuição tiveram à venda produtos com margens de lucro brutas a rondar os 50%. O certo também é que a inflação alimentar é três vezes superior à geral.
Apesar disso, o Continente diz que empresa que lidera absorveu "parte dos aumentos de preço apresentados pelos nossos fornecedores. “Também nós sofremos”, disse a líder da SONAE dirigindo-se aos trabalhadores, “nesta altura em que a sua reputação está a ser atacada”.
Por seu lado, a segunda cadeia alimentar, o Pingo Doce, registou no ano passado um incremento nos lucros de cerca de 30 por cento.
Neste fim de semana fui às compras. Tive o cuidado de anotar uma dúzia de preços nas prateleiras e comparar com o que paguei na caixa. Não registei qualquer diferença.
Se entretanto corrigiram a prática descoberta pela ASAE, já valeu a pena a ação desta autoridade. Ficamos também mais confiantes por sabermos que as entidades que tem que fiscalizar, fazem o seu trabalho, não se deixando influenciar ou corromper.
EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional
Destaque:
“Se entretanto corrigiram a prática descoberta pela ASAE, já valeu a pena a ação desta autoridade”
Portugal Digital Awards®: vêm aí os “óscares” da transformação digital
Marinha Grande | LIVRO E DOCUMENTÁRIO RECORDAM LUTAS ANTIFASCISTAS
Investigadores da UC criam novos materiais sustentáveis para aplicação na indústria automóvel
Marinha Grande | QUEIMAS DE SOBRANTES COM REGRAS A CUMPRIR
Ministro inaugurou requalificação do Quartel da GNR de Anadia
Pelo menos um morto e quatro feridos em ataque com faca numa escola em São Paulo
Morte de Sara Carreira: Ivo Lucas, Cristina Branco e Paulo Neves vão a julgamento
677 cuidadores informais registados no concelho de Cantanhede
Conheça alguns dos produtos que vão passar a ter IVA zero
- Batata
- Massa
- Arroz
- Cenoura
- Cebola
- Tomate
- Fruta (maçã, banana, laranja)
- Leite Meio Gordo
- Frango
- Carne de porco
- Pão
- Feijão
- Legumes (brócolos e curgetes)
- Peixes (salmão e pescada)
- Ovos
- Azeite