segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Europeu de futsal: Portugal bate Finlândia e está nas meias-finais

A campeã em título venceu por 3-2 com dois golos de Afonso Jesus e um de Miguel Ângelo.

A seleção portuguesa de futsal garantiu esta segunda-feira a presença nas meias-finais do Europeu2022, nos Países Baixos, perante a surpreendente Finlândia, que ultrapassou a fase de grupos com distinção na sua estreia em fases finais da modalidade.

A campeã em título venceu por 3-2 com dois golos de Afonso Jesus (4' e 15') e um de Miguel Ângelo (30'). Já os finlandeses marcaram por Miika Hosio (10') e Panu Autio (27').

Também hoje se disputa outro jogo dos quartos de final da prova, entre o Cazaquistão, vencedor do grupo B, com sete pontos, e a Ucrânia, que terminou na segunda posição do agrupamento de Portugal, com três pontos, a partir das 20:00 (19:00), no mesmo local.

Na terça-feira, realizam-se os últimos encontros desta fase (Rússia-Geórgia e Espanha-Eslováquia), também na Ziggo Dome, às 17:00 (16:00) e 20:00 (19:00), respetivamente.

Recorde-se que, na fase de grupos, os comandados de Jorge Braz almejaram o pleno, com nove pontos, resultantes das vitórias à Sérvia (4-2), Países Baixos (4-1) e Ucrânia (1-0).

Portugal e Finlândia já se tinham defrontaram três vezes, com saldo positivo para os lusos – duas vitórias e um empate -, mas, na memória, está ainda essa igualdade (2-2) com os nórdicos, na recente qualificação para o Mundial2021, que Portugal viria a conquistar.

Faz hoje precisamente dois anos desde esse confronto, na Póvoa de Varzim, em que a Finlândia esteve a vencer por 2-0, mas Bruno Coelho (39) e Cardinal (40) salvaram a formação portuguesa do desaire nos derradeiros instantes da partida de apuramento.

Os outros dois encontros também decorreram em fases de qualificação, o primeiro em 2009, de apuramento para o Europeu2010, com triunfo de Portugal por 2-1, enquanto, no ‘caminho’ para o Europeu2018, os lusos golearam de maneira convincente, por 5-1.

Sportinforma

Pedrógão Grande | Ex-presidente da Câmara Valdemar Alves condenado a sete anos de prisão

O ex-presidente da Câmara de Pedrógão Grande Valdemar Alves foi hoje condenado na pena única de sete anos de prisão pelo Tribunal Judicial de Leiria no processo relacionado com a reconstrução de casas após os incêndios de junho de 2017.

Valdemar Alves tinha sido pronunciado por 20 crimes de prevaricação de titular de cargo político, 20 crimes de falsificação de documento e 20 crimes de burla qualificada, cinco dos quais na forma tentada, os mesmos do despacho de acusação.

O coletivo de juízes deu como provada a prática pelo antigo autarca de 13 crimes de prevaricação de titular de cargo político e 13 crimes de burla qualificada, alguns dos quais na forma tentada.

Valdemar Alves foi ainda condenado a pagar solidariamente, juntamente com mais 12 arguidos, os pedidos cíveis formulados pelo Fundo Revita (109.383,30 euros), pela parceria União das Misericórdias Portuguesas/Fundação Calouste Gulbenkian (185.233,33 euros) e pela Cruz Vermelha Portuguesa (111.579,01 euros), totalizando 406.195,54 euros.

O Revita, criado pelo Governo, é um fundo de apoio às populações e à revitalização das áreas afetadas pelos incêndios ocorridos em junho de 2017. Agrega a recolha de donativos em dinheiro, em espécie de bens móveis ou em serviços.

A leitura do acórdão, que começou às 10:44 e durou pouco mais do que uma hora, foi antecedida de uma comunicação, por parte da presidente do tribunal coletivo, de alteração não substancial dos factos e da qualificação jurídica.

Além de Valdemar Alves, foram condenados o antigo vereador Bruno Gomes, a seis anos de prisão efetiva, e mais 12 arguidos, de um total de 28.

No final, a magistrada judicial declarou que “se perceba, arguidos, comunidade”, que “não vale tudo” para se aceder a fundos alheios, considerando, que com a sua postura, os arguidos “conseguiram minar a confiança de todos na palavra solidariedade”.

Ex-vereador Bruno Gomes condenado a seis anos de prisão

O ex-vereador da Câmara de Pedrógão Grande Bruno Gomes foi hoje condenado na pena única de seis anos de prisão pelo Tribunal Judicial de Leiria no processo relacionado com a reconstrução de casas após os incêndios de junho de 2017.

Bruno Gomes tinha sido pronunciado por 20 crimes de prevaricação de titular de cargo político, 20 crimes de falsificação de documento e 20 crimes de burla qualificada, cinco dos quais na forma tentada, os mesmos do despacho de acusação.

O coletivo de juízes considerou provado que o antigo autarca praticou 11 crimes de prevaricação de titular de cargo político e 13 crimes de burla qualificada, três na forma tentada.

“Face ao período em que o arguido Bruno Gomes exerceu as funções de vereador e à sua intervenção nos processos de candidatura nessa qualidade, considerou-se que, em dois dos processos de candidatura”, este “não teve intervenção como vereador”, referiu o Tribunal.

Bruno Gomes foi ainda condenado a pagar solidariamente, juntamente com mais 12 arguidos, os pedidos cíveis formulados pelo Fundo Revita (109.383,30 euros), pela parceria União das Misericórdias Portuguesas/Fundação Calouste Gulbenkian (185.233,33 euros) e pela Cruz Vermelha Portuguesa (111.579,01 euros), totalizando 406.195,54 euros.

Madremedia/Lusa
Imagem: DN

PEDRO CARDOSO SOBE AO PODIO NO TRAIL DOS TRILHOS DOS ABUTRES


Realizou-se nos passados dias 29 e 30 de janeiro, mais uma edição do Trilhos dos Abutres, contando com o apoio do Município de Miranda do Corvo, das Aldeias do Xisto, Dueceira, Junta de Freguesia de Miranda do Corvo e dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, prova que integrou 3 distâncias de trail e provas infantis e juvenis. Com as provas UTA de 50km, TA de 30km e MT de 20km a pertencerem aos Circuitos Nacionais de Trail da ATRP.
Participaram na prova dos Trilhos dos Abutres TA30, competição em que terminaram 300 atletas, 7 elementos da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Destaque para o atleta Pedro Cardoso, que no final da prova classificou-se no 78º lugar da geral, 68º na geral masculino, alcançando o 3º lugar no escalão M45, que lhe valeu a subida ao pódio, nesta mítica competição.

Nuno Ribeiro, alcançou o 114º lugar na classificação geral, 99° na geral masculino e o 33º lugar no escalão M40, José Machado, o 118º geral, 103° geral masculino e o 34º M40 e Nuno Almeida, 137º geral, 118º geral masculino, 17° M45.

No sector feminino Otília Costa, classificou-se na 212ª posição da classificação geral, 31ª geral feminina e 7ª no escalão F40, Gabriela Oliveira, 213ª geral, 32ª geral feminina, 8ª F40 e Ana Caçoete, 215ª geral, 33ª geral feminina e 9ª no escalão F40.

Coletivamente a equipa da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, classificou-se no 13° lugar, em 26 equipas classificadas.

Castelo de Paiva | Beneficiando pessoas mais desfavorecidas: TRANSPORTE SOLIDÁRIO DE DOENTES PROMOVIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL

 Mantém-se parceria com os Bombeiros Voluntários

      Câmara Municipal de Castelo de Paivapresidida por José Rocha, deliberou recentemente renovar o Acordo de Parceria / Cooperação com a Associação Humanitária dos Bombeiros de Castelo de Paiva, dando continuidade à colaboração estabelecida desde 2012 no projecto de Transporte Solidário de Doentes, uma medida social perfeitamente consolidada e que, tem sido uma marca sucesso na área da acção e coesão  social, nomeadamente no âmbito da inserção e inclusão de todos os cidadãos em situação de vulnerabilidade e da facilitação do acesso à prestação de cuidados de saúde e serviços médicos essenciais.


Considerando a obrigação que a autarquia tem de encontrar respostas eficazes para as necessidades das pessoas mais desprotegidas e desfavorecidas do concelho, assumindo, dentro das suas disponibilidades e no limite das suas competências, as respostas sociais mais adequadas à garantia da satisfação de serviços básicos para a qualidade de vida das suas populações e à dignificação da condição humana dos seus munícipes, a Câmara Municipal incrementou, desde o ano de 2012, o Transporte Solidário de Doentes, em colaboração directa com os bombeiros locais, tendo em conta uma evidenciada carência no transporte do doentes para os serviços e unidades de saúde de fora da área do município, que impedia o acesso de doentes não urgentes aos cuidados e tratamentos médicos de que careciam, particularmente da população mais idosa e economicamente mais carenciada.


Assim, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, continua a ser o parceiro privilegiado e habilitado para prestar o serviço de transporte de doentes não urgentes, tanto mais que, são também eles que prestam esse serviço para o SNS, e que também se deve a eles e à sua dedicação e empenho à causa pública, o sucesso deste projecto social implementado pelo Município, que até ao final do último ano contabilizou cerca de 19308 mil utentes transportados, com um custo financeiro despendido de cerca de € 276000.


Nesta estreita colaboração, que tem existido entre o Município e a AHBVCP nos últimos anos, em matéria de carácter social, ambiental, segurança e protecção civil, destaca-se que o protocolo agora renovado, que totaliza um apoio anual de 30 mil euros ( dividido por 12 meses ) tem por objectivo assegurar a efectivação do transporte de doentes não urgentes para consultas, tratamento e/ou exames complementares de diagnóstico, que sejam encaminhados pelo Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal, até ao limite de 2 mil pessoas transportadas, recordando-se que, só poderão beneficiar do Transporte Solidário a população idosa e os agregados familiares que se encontrem em situação económica considerada precária e que não tenham acesso à requisição de transporte emitida pelos estabelecimentos e serviços do SNS e entidades com contrato ou convenção para a prestação de cuidados de saúde, que estejam sinalizados nos termos do Regulamento do Transporte Solidário pelos Serviços de Acção Social da Câmara Municipal.


Câmara Municipal de Castelo de Paiva suporta os custos dos serviços prestados pela AHBVCP e o transporte apenas é concedido para os Hospitais/Clínicas sedeados nos concelhos de Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia, Porto, Penafiel, Paredes, São João da Madeira e Matosinhos., sendo que, o transporte para os hospitais/clínicas sedeadas nos concelhos de Amarante e Aveiro serão efectuados mediante a possibilidade de conciliação com outros transportes agendados, não se aplicando o serviço às consultas e cuidados primários dos serviços de saúde locais, nem sequer em situações de emergência.

 

Carlos Oliveira

SÃO JOÃO BOSCO

São João Bosco em 1880

Triunfo sobre toda espécie de obstáculo

  • Plinio Corrêa de Oliveira

Esta é uma foto do grande São João Bosco (1815 – 1888), fundador da Congregação Salesiana. Nota-se a expressão eminentemente sacerdotal, mas de um homem do povo. Ninguém iria imaginar que ele nascera em alta camada social. É um camponês que se tornou sacerdote, e isto era uma glória para ele.

Há algo nele de verdadeira majestade. No que consiste tal majestade? Analisemos sua fisionomia: o cabelo meio revolto, com uma madeixa que cai um tanto sobre um dos olhos, e uma risca que lhe dá uma certa elevação e dignidade. As orelhas são grandes, o que aumenta ainda mais a impressão da altura do rosto. O nariz, sem ter nada de disforme, é bastante longo e ressalta a extensão do rosto.

Os olhos revelam uma pessoa que tem consciência de que a altura do próprio rosto é apenas um símbolo da grandeza da própria alma. E há nele algo de resoluto e de triunfal, de alguém que triunfou ou está triunfando sobre toda espécie de obstáculo. Encantado e enlevado! O triunfo dele está nisto.

Ele não está pensando em si, mas na força de Nossa Senhora Auxiliadora, a grande protetora dele, que o ajudava nas vitórias que obtinha. Ele contempla a glória d’Aquela que, na pessoa dele, vencia. Está considerando entusiasmado a vitória de Nossa Senhora Auxiliadora.

Cabeça de porte alto, tem-se a impressão de que ele sente tudo situar-se abaixo dessas vitórias.

Este é o nobilíssimo São João Bosco.

*     *     *

Entretanto, comparemos a verdadeira fisionomia apresentada na primeira foto autêntica de Dom Bosco [acima], com esta imagem [ao lado] pintada segundo a escola sentimental, inteiramente deformante do verdadeiro espírito católico.

Não se concebe que seja a mesma pessoa. A estampa apresenta uma massa toda esbranquiçada e rosadinha. A posição das mãos e o todo da pessoa não têm nada de combativo, mas sim de um homem mole, que leva vida ociosa, que não tem preocupações e assim vai envelhecendo.

É a estampa de um moleirão, e não a verdadeira fisionomia de São João Bosco [como na foto no topo], que hoje em dia se apresenta como modelo espiritual ao público.

__________________________________________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em 21 de maio de 1983. Sem revisão do autor.

ABIM

Ansião | A CENTENÁRIA FEIRA DOS PINHÕES REGRESSOU À PRAÇA


O Município de Ansião levou a cabo a edição de 2022 da Centenária Feira dos Pinhões no dia 29 de janeiro, com um programa que conjugou o presencial com o virtual, adequado às atuais circunstâncias.
O grandioso certame que caracteriza este evento foi assinalado com uma Feira dos Pinhões minimalista, na Praça do Município a partir das 9h00, onde se puderam encontrar produtos endógenos e artesanato local e regional, não faltando os reis da festa – os pinhões. Marcaram ainda presença algumas associações e coletividades do concelho.

O período da manhã contou também com animação musical pelo grupo Camisas Negras, no Mercado Municipal, nas ruas da vila e na Praça do Município, local onde, às 11h30, foi apresentado o teatro de marionetas "O Mais Maior Grande Dom Roberto".

Nos canais digitais do município foi transmitida, às 10h00, mais uma edição da rubrica Viagens na Minha Terra, que tem vindo a ser promovida mensalmente pelo serviço de turismo da autarquia e pela Ansião TV, dedicada ao tema "Rossio da Loiça - Constantina". Originário desta aldeia, o Teatro Olimpo apresentou, uma hora mais tarde, uma recriação histórica deste evento secular, com a peça "Um Quadro da Antiga Feira dos Pinhões". Às 15h00, foi a vez dum showcooking, dando a palavra e mostrando os dotes dos aprendizes de chefs da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.

A música voltou à Praça do Município às 15h30, com a atuação de Tiago Silva, finalista da edição de 2020 do programa televisivo “The Voice”, que trouxe boa disposição, não resistindo a assistência a uns pezinhos de dança.

Outra arte de palco estava prevista na programação do evento, com a peça "Quem És Tu, José?", do Teatro Olimpo, no Centro Cultural de Ansião. Contudo, a mesma foi adiada para o dia 27 de março, também integrada nas Jornadas Teatrais, uma iniciativa do município e do Teatro Olimpo que, pelo quinto ano consecutivo, traz o teatro a um palco de Ansião.

Depois de em 2021 o evento ter sido assinalado apenas virtualmente com alguns momentos alusivos, entendeu agora a autarquia ser esta uma forma possível de assinalar uma data tão importante para a identidade do concelho, proporcionando momentos de celebração das tradições e saberes seculares e contemporâneos, tradutores da cultura, da identidade e da singularidade de Ansião Coração de Sicó.


Câmara de Águeda renova parceria para prestação de apoio de terapia da fala nas escolas


Intervenção incide nas crianças identificadas como tendo perturbações da fala/linguagem e junto de familiares e educadores para os dotar de ferramentas práticas.
A Câmara Municipal de Águeda renovou a parceria com a CERCIAG - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda, CRL. com o objetivo de prestar apoio de terapia da fala nos ensinos do Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.

“É fundamental continuar o trabalho que vem sendo feito na rede de estabelecimentos de ensino do Município para apoiar as crianças que necessitam de ser acompanhadas por terapeutas da fala, essencial para uma intervenção o mais precoce possível no sentido de dirimir esta problemática que condiciona o processo de aprendizagem das nossas crianças”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Águeda.

Este é um apoio que surge na sequência da sinalização de crianças com problemas de linguagem e em complementaridade com o trabalho realizado pelo GAPSI (Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Psicológico), ao nível da intervenção psicológica e das ações desenvolvidas pelo programa Educ@ra – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, implementado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Para a Vereadora da Autarquia, a terapia da fala é uma ferramenta técnica e especializada que, em contexto escolar, é uma mais-valia tendo em conta que “é indispensável atual desde cedo junto das crianças com estas dificuldades”, o que, “sem dúvida, vai ter reflexos a curto, médio e longo prazo, na vida académica, social e profissional do indivíduo”.

A ação da terapia da fala, em contexto escolar, incide na avaliação e intervenção na área da comunicação verbal (articulação oral/escrita e fala) e da comunicação não-verbal, nomeadamente no que se refere à interação social e motricidade orofacial de alunos com multideficiência ou perturbações do espectro do autismo.

Assim, no âmbito desta parceria com a CERCIAG e integrado no projeto designado “Grão a Grão”, o apoio que a Câmara de Águeda presta na área vai incidir sobre duas modalidades de intervenção: direta e indireta.

A direta destina-se a crianças que foram identificadas como apresentando perturbações da linguagem e/ou fala, que vão beneficiar de uma intervenção terapêutica individualizada em contexto escolar. A indireta respeita a uma intervenção mais universal, nomeadamente através da realização e dinamização de ações, tendo como objetivo a prevenção e capacitação, destinadas a famílias, educadores e/ou professores, dotando-os de ferramentas e estratégias de promoção da consciência fonológica que poderão ser implementadas no dia-a-dia com as crianças, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelos especialistas.

Neste sentido, a Câmara de Águeda concede à CERCIAG um apoio de 24 mil euros para executar este projeto.

Refira-se que, além do apoio ao nível da terapia da fala, a Câmara Municipal de Águeda desenvolve apoio ao nível psicológico, através do GAPSI, que envolve técnicos especializados da Autarquia e de diferentes parceiros que cooperam nesta área, como a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, os Pioneiros e o Centro Social e Paroquial da Borralha.

Este apoio pode ser concretizado em cada escola do Concelho, de acordo com o estabelecido com cada agrupamento de escolas, visando colmatar as dificuldades sentidas pelas escolas e instituições do Concelho de Águeda, de forma a intervir eficazmente nas problemáticas emocionais e comportamentais das crianças dos ensinos Pré-escolar e 1.º Ciclo do Município.

 

Marinha Grande | BIBLIOTECA DA COMEIRA INAUGURADA

A Associação Cultural e Recreativa da Comeira, na Marinha Grande, inaugurou a sua biblioteca na tarde do dia 29 de janeiro, concretizando o objetivo de promover a leitura junto da população.

A abertura deste novo espaço cultural foi presenciada pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; pela presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; pela presidente da Assembleia de Freguesia, Isabel Freitas; pelo presidente do CEPAE - Centro do Património da Estremadura, Adélio Amaro; pelo presidente da direção da ACR da Comeira, Carlos Franco; e pela representante da Confederação Portuguesa das Coletividades, Isabel Graça.

A placa de inauguração foi descerrada pelo presidente da Câmara Municipal e pelo presidente da direção. Seguiram-se intervenções dos representantes das entidades presentes, intercalados com momentos de poesia e histórias, protagonizados por amigos da coletividade.

O presidente da Câmara da Marinha Grande salientou que, “concretizar o funcionamento desta biblioteca numa época dominada pelas novas tecnologias e pelo mundo virtual, é um desafio arrojado que devemos aplaudir e apoiar”.

Aurélio Ferreira regozijou-se “com a inauguração da biblioteca, que pretendemos apadrinhar. As bibliotecas são um espaço enriquecedor, que têm como principal objetivo fomentar o gosto pela leitura e que facilitam o processo de aprendizagem, em todas as faixas etárias”. O presidente agradeceu ainda à direção da associação “o trabalho inestimável que têm realizado pela promoção da cultura no nosso concelho”.

O presidente da direção da coletividade recordou que a abertura da biblioteca representa um sonho do sócio fundador Diamantino André que, há 51 anos, já almejava a instrução dos sócios. Carlos Franco admitiu que “a minha felicidade é muito grande porque fui o mensageiro deste objetivo que foi traçado para nós. A abertura desta biblioteca vai contracorrente, mas pode ser uma mais-valia para a população da Comeira”. Carlos Franco destacou os apoios concedidos pelo Município e pela Junta de Freguesia, que tornaram possível este projeto.

REDE URBANA DE TRANSPORTES INAUGURADA EM ESTARREJA

 Operada pela Transdev, a rede "Estarrejabus – Transportes Urbanos de Estarreja" inicia atividade a partir de amanhã, 1 de fevereiro, dotando o município de Estarreja de uma solução económica de transporte.


A rede foi apresentada pela autarquia hoje, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, ao que se seguiu a viagem inaugural pelo circuito urbano.

 

Será constituída por sete linhas – uma para cada dia útil, um circuito urbano que funciona todos os dias úteis e aos sábados, e um circuito para o Ecoparque, com o objetivo de levar os trabalhadores à zona industrial, também disponível de segunda a sexta-feira, com um horário de manhã e outro à tarde.

 

O serviço prevê ainda a possibilidade de os habitantes de algumas das localidades menos populosas poderem viajar aos dias úteis mediante transporte a pedido, disponibilizando para tal um contacto telefónico gratuito, que deverá ser feito no dia útil anterior ao da viagem, até às 15h00.

 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, “este projeto vem responder às necessidades da população, em complementaridade com o serviço de transporte público regular, com menos disponibilidades de mobilidade de locais mais afastados, para melhor acesso aos serviços públicos e equipamentos coletivos e atividades económicas. A pensar nas pessoas que, por razões económicas, de idade, ou outras situações pessoais, não têm acesso a outros meios para realizar as suas deslocações”.

 

José Portelada, Diretor de Operações da Transdev Portugal, sublinha ainda que "a conceção desta rede implicou um elevado grau de cooperação com a autarquia, no sentido em que foi desenhada à medida das reais necessidades de mobilidade da população de Estarreja. Não há dúvidas de que este serviço é uma mais-valia para os estarrejenses e vem conferir uma melhor qualidade de vida aos munícipes".

 

Outras informações detalhadas sobre o funcionamento da Estarrejabus estarão disponíveis em todas as paragens que compõem a rede e ainda em www.cm-estarreja.pt ou www.transdev.pt.

 

Para promover a adaptação dos estarrejenses a este novo serviço, todas as viagens serão inteiramente gratuitas até ao dia 14 de fevereiro. Depois dessa data, as viagens terão o custo único de 0,50€, sendo que, mediante apresentação, portadores de cartão jovem e cartão sénior beneficiam ainda de 50% de desconto.

 

Isabel Carriço

2ª Colectânea Poética Terras da Gândara

 A Portugal Mag Editora está a lançar a 2ª Colectânea Poética Terras da Gândara.

   A 1ª Colectânea Poética Terras da Gândara contou com a participação de 24 poetas da região da Gândareza ou com ligação a esta. A capa desta obra foi ilustrada pelo artista plástico da região da Gândara, Nuno Pedreiro. O prefácio esteve a cargo do relevante escritor António Canteiro, que no seu currículo conta com diversos prémios literários. 


   Foram realizadas duas apresentações públicas, a primeira em Mira, no Jardim do Visconde e outra no Consulado Geral de Portugal em Paris.

Esta 2ª Colectânea Poética das Terras da Gândara volta a ter a coordenação do escritor e editor Gandarês Frankelim Amaral, com bastante conhecimento nesta área, tendo já coordenado várias Colectâneas, Antologias e diversos livros.

Esta Colectânea terá várias apresentações públicas.

Um dos principais objetivos da Colectânea Poética Terras da Gândara é a união e o convívio entre os autores e os leitores. Depois da publicação da Colectânea, estão previstas várias tertúlias e reuniões de convívio onde a poesia, a cultura e literatura serão o tema principal.

Pode solicitar o regulamento e ficha de inscrição pelo email:     poesiagandara@gmail.com