SIC Notícias
quinta-feira, 21 de abril de 2022
Caso de Maddie: Suspeito alemão é constituído arguido pelo Ministério Público
António Costa considera que José Sócrates “aldrabou” PS
Lusa
Explosão numa pedreira em Castro Daire provoca um ferido grave
Negócio de canábis em Portugal roda de mãos por 26 milhões de euros
António Larguesa/ECO
Paraquedista morreu durante um salto no campo do Arrepiado, na Chamusca
TSF/Lusa
Imagem: CM
Marcelo já promulgou decreto, fim das máscaras em vigor no sábado
Já chegou autorização de Belém, sendo certo que na próxima semana as máscaras não estarão presentes nas salas de aula.
Apenas algumas horas após ter sido aprovada a resolução em Conselho de Ministros, o Presidente Marcelo deu ‘luz verde’ ao fim das máscaras em espaços interiores, como escolas. Medida entrará em vigor até sábado, pelo que, na próxima semana, as máscaras já não têm de marcar presença nas salas de aula.
Numa curta nota publicada no site da Presidência da República pode ler-se que “o Presidente da República promulgou o diploma do Governo, recebido esta tarde, que procede à alteração ao Decreto-Lei n.º 10-A/2020 (…) que estabelece medidas excecionais e temporárias no âmbito da pandemia da doença COVID-19, reduzindo designadamente a obrigatoriedade do uso de máscaras“.
A entrada em vigor do fim das máscaras – depois de mais de dois anos – terá agora de ser publicada em Diário da República, o que deverá acontecer esta sexta-feira, estando em vigor no dia seguinte.
O Governo avisa, porém, que a máscara vai continuar a ser obrigatória nos “locais caracterizados pela especial vulnerabilidade das pessoas que os frequentam – estabelecimentos e serviços de saúde, estruturas residenciais, de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis ou pessoas idosas, bem como unidades de cuidados continuados – e, “locais caracterizados pela utilização intensiva – transportes coletivos de passageiros, incluindo o transporte aéreo, transporte de passageiros em táxi ou TVDE“.
O QUE MUDA, ALÉM DAS MÁSCARAS?
Apesar de ter prolongado, até 5 de maio, a situação de alerta, o Governo decidiu esta quinta-feira em Conselho de Ministros alterar algumas regras ainda em vigor de prevenção e combate à pandemia da covid-19.
Para além de ter deixado cair a obrigatoriedade das máscaras nas escolas, o Executivo vai também deixar de exigir o preenchimento do formulário de localização de passageiros (Passenger Locator Form) a passageiros com “voos com destino ou escala em Portugal continental ou de navios cruzeiro quando atraquem em Portugal continental”.
Outras das regras ainda em vigor e que vai cair é “a exigência do Certificado Digital Covid da UE na modalidade de teste ou de recuperação ou outro comprovativo de realização laboratorial, teste negativo (…) ou certificado de dose de reforço de vacinação, para acesso às estruturas residenciais e para visitas a estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde, sendo encarregue a DGS da determinação das normas e orientações específicas para a proteção das populações de maior vulnerabilidade”.
O Executivo deixa ainda de fixar regras para “a realização de testes de diagnósticos de SARS-CoV-2” passando a realização dos mesmos a “ser determinada pela DGS”.
SIC Notícias
Silves | AÇÃO DE DESBARATIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO DECORRERÁ DE 26 DE ABRIL A 30 DE MAIO
O Município de Silves informa que irá levar a efeito uma ação de desbaratização e desratização em todas as freguesias do Concelho de Silves. A mesma será realizada entre os dias 26 de abril e 30 de maio, de acordo com a seguinte calendarização:
» Freguesia de Armação de Pêra: 26, 27, 28, 29 de abril, 2 e 3 de maio;
» União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra | Pêra: 4 e 5 de maio;
» União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra | Alcantarilha: 5 e 6 de maio;
» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Algoz: 9 e 10 de maio;
» União de Freguesias de Algoz e Tunes | Tunes: 11 e 12 de maio;
» Freguesia de São Bartolomeu de Messines: 13, 16, 17, 18 e 19 de maio;
» Freguesia de São Marcos da Serra: 20 de maio;
» Freguesia de Silves: 23, 24, 25, 26, 27 e 30 de maio.
Para uma maior eficácia deste tipo de ações, o Município de Silves aconselha as entidades privadas (como condomínios, proprietários de edifícios e estabelecimentos comerciais e afins) que possam efetuar, também, este serviço de ações de desinfestação, contribuindo, desta forma, para o reforço da salvaguarda da saúde pública, do controlo de pragas urbanas e da redução de exposição a pragas urbanas.
FESTIVAL INVENTA APRESENTA “ LANTERNA MÁGICA “ NO SALÃO MULTIUSOS DA FREGUESIA DE REAL. Espectáculo realiza-se no próximo Sábado em Real
O Festival Inventa está de regresso a Castelo de Paiva no próximo Sábado, 23 de Abril, com mais um novo ciclo de programação, surgindo agora uma programação de performance visual musicada, apresentada em quintas e património edificado, envolvendo 4 artistas de 2 nacionalidades, num total de 8 apresentações públicas distribuídas por dois fins de semana.
Neste mês de Abril, o Ciclo de Perfomance Visual Musicada estará em destaque na programação do Inventa, estando agendado um espectáculo em Castelo de Paiva, intitulado “ A Lanterna Mágica “, a ter lugar pelas 21h30, no Salão Multiusos Joaquim Gomes de Castro, em Real.
A multidisciplinariedade, os cruzamentos artísticos e os efeitos especiais revelam o potencial criativo da humanidade. Na etapa final desta viagem cronológica pela história da região, contada através da revisitação de locais patrimoniais transformados em espaços não convencionais de apresentação artística, chega-se à transdisciplinaridade. Surge assim uma programação de performance visual musicada, apresentada em quintas e património edificado do período barroco, envolvendo quatro artistas de duas nacionalidades, num total de oito apresentações públicas distribuídas por dois fins de semana.
A região do Douro, Tâmega e Sousa reveste-se de um enorme referencial histórico a valorizar, aliado ao desenvolvimento de estratégias culturais nas últimas décadas com ambição comum, dispersando-se por um território patrimonialmente rico, em termos naturais, arquitectónicos e culturais. Assim, a relevância desta parceria torna-se evidente ao potenciar o desenvolvimento de uma estratégia de programação transversal, em ligação activa com o património e a paisagem, apta a captar visitantes, turistas e potenciais “novos” habitantes para estes territórios.
A narrativa do desenvolvimento cronológico das actividades desta programação segue uma dramaturgia de (re)visitação da história do território, desde a sua origem – valorizando as paisagens naturais –, passando pela civilização e seu desenvolvimento técnico – destacando a diversidade patrimonial, e em especial dos períodos românico e barroco – e, por fim, encarar a actualidade e a civilização urbana nas suas características essenciais, promovendo valores de diversidade, integração e equidade, através da participação activa das comunidades nos projectos artísticos a desenvolver.
Recorda-se que este é espectáculo com entrada gratuita, condicionada à lotação do espaço definido para o evento, sendo obrigatório o uso de máscara e a observação das regras de distanciamento entre os participantes.
O Festival Inventa é um projecto promovido no âmbito da operação 'Cultura em Rede – Tâmega e Sousa', sendo cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, sendo promotores a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Associação de Municípios do Vale do Sousa – Rota do Românico, e a Associação de Municípios do Baixo Tâmega.
Carlos Oliveira
Solidariedade com a Ucrânia e homenagens marcam 25 de Abril em Cantanhede. Ângelo Correia profere palestra sobre paz e guerra na sessão solene
Uma palestra de Ângelo Correia sobre “Democracia, Autocracia, Paz e Guerra” é um dos pontos altos da Cerimónia Solene Comemorativa do 48.º Aniversário do 25 de Abril no Município de Cantanhede. Agendada para as 15h30, a sessão inclui intervenções dos representantes dos órgãos autárquicos e a entrega de Votos de Louvor e Reconhecimento a personalidades do concelho que se distinguiram pelo mérito da sua ação cívica, educativa e sociocultural.
Na celebração do acontecimento que marcou a transição de Portugal para o regime democrático será ainda simbolicamente assinalado o sofrimento e a luta do povo ucraniano para defender os valores da Liberdade e da Democracia.
A sessão prosseguirá com a entrega de Votos de Louvor e Reconhecimento atribuídos a cinco personalidades de Cantanhede, pelo mérito da sua atividade e intervenção em diferentes domínios, conforme consta na deliberação camarária aprovada para o efeito, por unanimidade.
As comemorações do 48.º Aniversário do 25 de Abril em Cantanhede incluem, nessa data, a já habitual deposição de uma coroa de flores junto ao busto de Jaime Cortesão, intelectual, político, escritor e historiador natural da vila histórica de Ançã. O programa da efeméride inclui ainda, nos dias 23 e 24 de abril, um evento internacional para assinalar os 40 anos do computador ZX Spectrum, que terá lugar no Centro Social e Paroquial de S. Pedro, onde decorrerá também, a partir das 22h00 de 24 de abril, o Cant’Fado, espetáculo que conta com a participação de Yola Dinis, Carolina Pessoa, Nuno Sérgio e Bruno Costa, acompanhados por exímios músicos – Armindo Fernandes (guitarra portuguesa), Ni Ferreirinha (Viola de fado), Fábio Rocha (Viola baixo) e Miguel Gomes (percussão) – que proporcionarão uma extraordinária Gala de Fado, num cruzamento elegante entre a música de Coimbra e a de Lisboa.
PROGRAMA
23/24 de abril
10h00/18h00 Comemorações dos 40 anos do ZX Spectrum
Centro Social e Paroquial de S. Pedro
24 de abril
22h00 Espetáculo Cant’Fado com Bruno Costa, Carolina Pessoa, Nuno Sérgio e Yola Dinis
Centro Social e Paroquial de S. Pedro (Cantanhede)
25 de abril
10h30 Deposição de uma coroa de flores junto ao busto de Jaime Cortesão
Praça Dr. Jaime Cortesão (Ançã)
15h30 Solta de Pombos pela Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense
Sessão solene comemorativa do 48.º aniversário do 25 de Abril, com palestra de Ângelo Correia
Salão Nobre dos Paços do Concelho
Proença-a-Nova | Energias renováveis e elementos distintivos da paisagem do concelho em novo mural
Proença-a-Nova volta a associar-se à Campanha do Laço Azul
Município de Cantanhede aumentou investimento e reduziu despesa em 2021. Relatório de Gestão de 2021 aprovado sem votos contra
O aumento do investimento em 23%, relativamente a 2020 e a assinalável contenção da despesa corrente, traduzida numa poupança de 6 milhões de euros canalizados para despesas de capital, são dois dos dados mais relevantes do Relatório de Gestão do Município de Cantanhede de 2021 que o executivo camarário liderado por Helena Teodósio aprovou esta quarta-feira, 20 de abril, com quatro votos a favor e duas abstenções.
Na apreciação ao documento, a presidente da Câmara Municipal destaca que, apesar da crise pandémica que já dura desde 2020, “a trajetória favorável dos principais indicadores prosseguiu a um ritmo semelhante ao dos anos anteriores”, adiantando que, “mais uma vez, o Município de Cantanhede encerrou as contas de 2021 sem dívidas a fornecedores e com as faturas de empreiteiros entradas até 31 de dezembro de 2021 completamente liquidadas, situação que comprova a assertividade das decisões quanto ao planeamento operacional e ao nível do controlo financeiro”.
Na introdução ao Relatório de Gestão, Helena Teodósio refere também que, em 2021, a Câmara Municipal registou um incremento do investimento em 2.667.326 euros – mais 23% do que em 2020 – em infraestruturas e equipamentos coletivos ou na aquisição de terrenos e outros bens de capital, variação que adquire ainda maior significado se considerarmos que o aumento das despesas correntes se quedou nos 8,9%. Ou seja, a autarquia “realizou mais obra com apreciável contenção de custos ao nível da sua estrutura orgânica, o que, apurados os resultados, representa uma poupança de mais de 6 milhões de euros, valor que de resto está em linha com o obtido no ano anterior”.
Ainda na componente da despesa, a autarca sublinha o aumento de 97% dos dispêndios nas rubricas funcionais da Saúde e Ação Social, aumento esse que “diz respeito apenas a uma parte dos custos das ações que foi necessário empreender para diluir os efeitos da pandemia de Covid-19”.
Dos indicadores de gestão vale ainda a pena assinalar o facto de o limite da dívida se ter situado em 0,31% da média da receita corrente dos últimos três anos, quando o limite máximo legal admitido é de 1,5% dessa média.
Helena Teodósio considera que este dado reflete “uma folga de algum modo tranquilizante face aos desafios do futuro”, mas alerta para a circunstância de “nesta altura vários fatores se estarem a conjugar no sentido de exercer uma pressão sobre a tesouraria que pode vir a influenciar negativamente o exercício de 2022”. A este propósito, a líder do executivo camarário cantanhedense refere o impacto da pandemia de Covid-19, que ainda continua a verificar-se, a subida geral dos preços de bens e serviços gerado pela recente invasão da Rússia à Ucrânia, mas também o expectável aumento dos encargos inerentes à assunção de novas competências transferidas pela Administração Central.
Esta preocupação manifestada pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede resulta do facto de as verbas que o Governo propôs para o exercício dessas competências não se aproximarem, “nem de perto nem de longe, dos custos que a autarquia vai ter de suportar”.
A terminar, a autarca garante que o Município de Cantanhede está preparado para tirar o melhor proveito possível das oportunidades que se perspetivam no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e do Portugal 20/30”, relembrando que o melhor ativo da Câmara “são os seus funcionários, a quem expressa “o mais vivo reconhecimento pelo extraordinário grau de motivação, profissionalismo e sentido de responsabilidade com que desempenham as suas funções”.
Cerimónia de Entrega de Certificados Albergaria A-Verde às Empresas de Albergaria-a-Velha
No próximo dia 22 de abril, pelas 17h30 no Cineteatro ALBA vai decorrer a cerimónia oficial de entrega dos Certificados Albergaria A-Verde Recicla a 200 empresas e organizações do concelho que se destacaram pelas boas práticas ambientais, nomeadamente, no domínio da reciclagem, no ano de 2021.
O projeto Albergaria A-Verde Recicla, desenvolvido pelo Município de Albergaria-a-Velha, pela sua abordagem disruptiva e por ter conseguido envolver um largo espetro de agentes económicos obteve o reconhecimento e apoio da Sociedade Ponto Verde para a sua execução.
Ao longo de 6 meses, as empresas do concelho foram incentivadas a desenvolverem um conjunto de ações internas que permitissem impulsionar a adesão ao sistema de Recolha Seletiva Porta-a-Porta e, em simultâneo, instituir processos de sensibilização internos junto dos seus colaboradores como também, o de qualificar dos seus espaços com os equipamentos necessários que permitam o acesso à reciclagem.
O elevado número de empresas que aderiram ao programa é, por um lado, demonstrativo da capacidade que este projeto teve de envolver todo o tecido empresarial e, por outro lado, demonstra que o tecido empresarial de Albergaria-a-Velha assume, em plenitude, as suas responsabilidades ambientais, demonstrando, igualmente, uma consciência social e de respeito pelo ambiente em toda na sua cadeia produtiva.
Do ponto de vista dos resultado diretos, este projeto permitiu certificar 200 empresas que reuniram todos os requisitos para esse efeito (formação de colaboradores, qualificação de espaços com pontos de reciclagem, adesão à recolha seletiva Porta-a-Porta). Contudo, do ponto de vista dos resultados indiretos e resultantes das ações de certificação, este projeto permitiu:
Aumentar em 43% o número de novas adesões à Recolha Seletiva Porta-a-Porta
Desenvolver 44 temáticas sobre reciclagem nos canais online e que alcançaram 390 mil visualizações e geraram 12 mil interações
Permitiu desenvolver ações de formação/sensibilização de colaborares das empresas geradoras de impacto em mais de 300 colaboradores.
Atento ao sucesso e impacto positivo que este projeto gerou, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha muito gostaria que o vosso órgão de comunicação social participasse neste evento, para melhor conhecerem todo o seu entorno e poderem registar os resultados obtidos.
Imagem: Youtube
Insólito: Casal surpreendido por operação da PSP quando gravava um direto no Facebook
Detido faz parte de uma alegada rede de tráfico de droga que operava em Mirandela e Macedo de Cavaleiros.
Um casal de Mirandela foi surpreendido pela entrada da PSP, em casa, quando efetuava um direto no Facebook a vender sapatilhas. A operação de busca e detenção acabou por ficar registada nas imagens que estavam a ser emitidas. Tratou-se de uma coincidência, uma vez que a polícia cumpria um mandado judicial por tráfico de droga.
A polícia em colaboração com a GNR cumpria um mandado judicial relacionado com um processo de tráfico de droga dirigido ao companheiro da mulher que se vê na imagem.
Contra feitos, não há argumentos.
Contrafação é crime… também nas redes sociais. pic.twitter.com/jAkvmV62H6
— PSP - Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) April 20, 2022
No âmbito da investigação, a cargo da GNR, que decorria há cerca de um ano, foram igualmente detidos, noutros locais, mais quatro homens com idades entre os 22 e os 38 anos.
Também foram apreendidas centenas de doses de estupefacientes, armas, viaturas, dinheiro e outro material relacionado com a prática criminosa.
SIC Notícias
Primeira plataforma de jornalismo feminista em Portugal estreia a 25 de Abril
Covid-19: Uso de máscara deixa de ser obrigatório, com algumas exceções
Cristiano Ronaldo quebra silêncio para agradecer gesto dos adeptos em Anfield
SIC Notícias/Lusa
ABRIL EM SILVES APRESENTA UHF EM ESPETÁCULO DE TRIBUTO A JOSÉ AFONSO
Aveiro | Celebrar o Dia da Terra com atividades para famílias
POLOS DE EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA DO CONCELHO DE SILVES CONTINUAM A COLABORAR COM A LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO – NÚCLEO DE FARO
Cantanhede | Biblioteca Municipal promove Leitura a 3 vozes para crianças. Alunos da Escola Básica do Bolho
Os 20 alunos dos quatro anos de escolaridade e respetivo corpo docente da Escola Básica do Bolho, do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, em Cantanhede, assistiram no passado dia 20 de abril, a uma sessão de leitura promovida pela Biblioteca Municipal.
Sob o tema Leitura a 3 vozes, a iniciativa foi realizada por técnicas da instituição, que se deslocaram ao estabelecimento de ensino e aí desenvolveram a atividade de leitura particularmente direcionadas para as quatro turmas da EB1 do Bolho. Os contos escolhidos foram A Flor vai ver o mar, de Alves Redol (1º ano); O têpluquê, e outras histórias, de Manuel António Pina (2º ano); Robertices (3º ano) e História com recadinho (4º ano), estas últimas de Luísa Dacosta, todas obras das Metas Curriculares da disciplina de Língua Portuguesa.
A atividade Leitura a 3 vozes é uma das iniciativas que a Instituição desenvolve com regularidade em Jardins de Infância, Escolas Básicas e IPSS do concelho, com o propósito de dar a conhecer a Biblioteca Municipal e os seus serviços, promover o gosto pelo livro e pela leitura junto deste público específico e, simultaneamente, descentralizar a oferta cultural.
Silves | “VEM BATER À MINHA PORTA” VISITOU OCTOGENÁRIA EM TUNES
Rastreio Cancro da Mama 2022 Portalegre e Marvão
O diagnóstico precoce pode salvar vidas, sempre que receber um convite ou telefonema para participar, não falte!
Este Rastreio enquadra-se no âmbito do Programa de Rastreios do Cancro da Mama da Região Alentejo, sendo dirigido às utentes de Portalegre - USF Portus Alacer e USF Plátano e UCSP de Marvão, durante o mês de abril.
O exame é gratuito e é realizado a mulheres inscritas nos referidos centros de saúde, com idades compreendida entre 50 os 69 anos de idade, através de uma mamografia de dupla leitura numa unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O exame é gratuito e é realizado a mulheres inscritas nos referidos centros de saúde, com idades compreendida entre 50 os 69 anos de idade, através de uma mamografia de dupla leitura numa unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Um dos professores acusado de assédio na Faculdade de Direito deixa de dar aulas
João de Freitas Mendes era professor de Filosofia do Direito.
SIC Notícias
Atividade semanal da GNR de Coimbra
Entre os dias 12 e 18 de abril
Parque Urbano de Anadia acolhe Feira de Artesanato e Velharias
Moeda inovadora apela à proteção do ambiente
Universidade do Minho