segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Ampliação do Cemitério da Vila de Figueiró dos Vinhos já é uma realidade


O Projeto de Ampliação do Cemitério da Vila de Figueiró dos Vinhos, obra há muito aguardada e de necessidade extrema, já se encontra a decorrer.

Os trabalhos iniciaram na passada semana e englobam várias áreas de intervenção, visando, sobretudo, o necessário aumento de artigos sepulcrais. Assim, além da inserção das novas sepulturas que totalizarão 196 covais, o projeto contempla ainda 3 pisos de gavetões (125 unidades), 8 jazigos e 130 ossários, e inclui, também, o incremento da área verde em cerca de 30%; a colocação de mobiliário urbano, nomeadamente fontanário e bancos; a construção de uma Cobertura/Telheiro para cerimónias religiosas; e os respetivos trabalhos de especialidade indispensáveis à execução da obra, tais como drenagem de águas pluviais, remodelação da rede de abastecimento de águas, estruturação de muro de suporte de terras e vedação, modelação de terreno, acessibilidades, pavimentação e iluminação.

A expansão do cemitério vai ocupar uma nova área de 2.400,00m2, tendo um custo total de 147.223,11 €, integralmente suportado pelo Município de Figueiró dos Vinhos.

O projeto agora concretizado vem, assim, colmatar uma carência de espaço há muito sentida, dotando aquele local de condições de resposta por mais algumas décadas.

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes


A Autoridade Tributária e Aduaneira alertou hoje os contribuintes, numa mensagem no portal das finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são fornecidos.

Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas", avisa, adiantando que o objetivo da fraude é "convencer" o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos 'links' sugeridos.

"Em caso algum deverá efetuar essa operação", alerta o Fisco, recomendando a leitura do folheto informativo sobre segurança informática disponível no Portal das Finanças.

Entre os exemplos do corpo das mensagens falsas enviadas, o Fisco refere mensagens alegadamente enviadas pelo Governo português a anunciar direito a reembolso de 105 euros e convidado a seguir um 'link' para que o mesmo possa ser processado.

Lusa

Reino Unido registou 15.450 casos, valor mais baixo desde 12 de outubro


O Reino Unido registou 15.450 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo desde 12 de outubro, e 206 mortes, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico. 

O sinal de que a segunda vaga da pandemia de covid-19 está a abrandar levou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a confirmar hoje o levantamento do confinamento nacional em Inglaterra a 02 de dezembro.

Nos últimos sete dias foram registados 136.814 casos de infeção, uma média diária de 19.544, menos 23% do que nos sete dias anteriores.

No mesmo período foram contabilizadas 3.084 mortes, uma média diária de 441, mais 6% do que nos sete dias anteriores.

O total acumulado desde o início da pandemia de covid-19 no Reino Unido é agora de 1.427.495 contágios confirmados e de 55.230 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

O confinamento nacional será substituído por medidas regionais envolvendo três níveis de restrições com base na escala do surto em diferentes áreas geográficas.

Os britânicos terão, contudo, de esperar até ao final da semana para saber em que nível estará a área local em que residem, mas o Governo diz que a maior parte do país provavelmente estará nos dois níveis mais altos.

Lusa

 

Fenda em arriba contígua à Fortaleza de Sagres obriga a operação de estabilização


A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai realizar uma operação para consolidar uma falha num bloco rochoso de uma arriba contígua ao baluarte poente da Fortaleza de Sagres, o monumento mais visitado do Algarve, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a APA adianta que "o agravamento da situação foi identificado pela Direção Regional de Cultura do Algarve" e que o facto de se tratar de monumento com elevada visitação "tornou premente a intervenção" para estabilizar a fissura detetada naquela arriba.

A empreitada, orçada em 137 mil euros, tem uma duração prevista de três meses e integra-se no Plano de Ação do Litoral XXI e nas intervenções previstas para a Ponta de Sagres pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sines -- Burgau.

Segundo a APA, neste momento, "encontram-se em curso as operações de furação da arriba, para de seguida proceder-se à colocação dos tirantes e sua selagem, que irão amarrar o bloco em risco à arriba estável".

"O projeto contempla a execução de pregagens, de modo a prevenir o surgimento de novas fissuras no baluarte", lê-se na nota.

A intervenção é financiada a 75% por fundos comunitários, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

O promontório de Sagres, em Vila do Bispo, corresponde a um pontal recortado em rochas muito resistentes e, conjuntamente com o Cabo de São Vicente e o pontal da Atalaia, insere-se na zona de arribas mais resistentes do litoral sul do Algarve.

No entanto, na zona exterior da Fortaleza foi observada uma descontinuidade, cujo desenvolvimento parece estar relacionado com uma fenda no baluarte, conclui a APA.

Lusa

Imagem: CM


França regista 501 mortos nas últimas 24 horas


A França registou 501 mortes nas últimas 24 horas devido à covid-19, mas número de novos casos no país desce para menos de 5.000, segundo dados difundidos hoje pelas autoridades francesas.

Com estes novos 501 óbitos em meio hospitalar, o número total de mortos no país desde o início da pandemia é de 49.232.

O número de novos casos positivos de covid-19 em França continua a descer, sendo esta segunda-feira de 4.452, havendo um total de 2.144.660 casos confirmados desde o início da pandemia.

Quanto às hospitalizações, há 31.449 pessoas internadas em França devido ao vírus e 4.438 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.388.590 mortos resultantes de mais de 58,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Lusa

Biblioteca de Vagos recebe Sessão de Lançamento do livro “Filosofia da Ignorância”, de Filipe Calhau


A Biblioteca Municipal João Grave recebe, no dia 28 de novembro de 2020, pelas 17h00, a sessão de lançamento do livro “Filosofia da Ignorância”, de Filipe Calhau.

Sinopse:
“Este livro é um ensaio sobre a ignorância humana. Aborda diversos vieses da ignorância, que vão desde a relação que temos com as ciências até a relação que devemos ter com a consciência e, em especial, com a felicidade. O objetivo principal é apresentar alguns ensaios que sirvam de ferramentas para que possam auxiliar os leitores a transpor pontos de vista, superando antigos entraves e ampliando tópicos de várias áreas da vida. Antes de pensarmos a relação que devemos ter com o conhecimento e a consciência, a obra sugere pensar a relação que precisamos ter com a própria ignorância.”

Sobre o autor:
O seu nome é Filipe Ricardo Ferro de Pinho Calhau. Tem 29 anos. É licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra. É consultor filosófico. Membro do Conselho Fiscal da APAEF – Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico, onde dá formação certificada em Individualogia. Investigador integrado no projeto “Perspetivas sobre a felicidade”, Contributos para Portugal no WHR (ONU). Onde realizou um estágio de integração à investigação.

Autor da obra “Ensaio sobre o Individualismo”, pela Chiado Editora, 2016, da obra “A Liberdade e os escravos”, pela Emporium Editora, 2018, (com uma resenha feita pelo doutor Jorge Humberto Dias, publicada numa Revista Internacional de Filosofia Aplicada, Haser) e das obras “Individualogia” (com prefácios do doutor Jorge Humberto Dias e do doutor Joaquim Parra Marujo), “Filosofia e felicidade”, “Poesia Individualista” e "Ontem morri", pela Chiado Publishers, 2019. Em 2020 já publicou a obra "Filosofia aplicada à consciência e felicidade" (com prefácio do doutor Jorge Humberto Dias) e a obra "Filosofia da ignorância", Mikelis.

Participou com a publicação de um artigo: "Perspetivas éticas pedagógicas contemporâneas sobre a «Ética a Nicómaco» de Aristóteles." (2020) IN Dias, J. (Ed.). Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU). Volume 2. Lisboa: Gabinete PROJECT@. pp. 71-91.

Foi Conferencista na 5ª edição do Seminário de Estudos sobre a Felicidade, com o tema: "Ética a Nicómaco", realizado na Universidade Católica Portuguesa a 29 de maio de 2019.

Criou a ciência-filosófica Individualogia, uma filosofia da Individualidade, aplicada à consciência e felicidade, onde está disponível para dar consultas. Tem um Canal no YouTube de Filosofia – Aconselhamento Filosófico, com o nome “Filipe Ferro Calhau”, com quase 500 vídeos publicados.

A entrada é livre.

COMUNICADO: CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES


Informamos que a composição do Executivo Municipal da Câmara Municipal de Silves, eleito para o período 2018-2021, foi alterada com a renúncia do seu Vereador e Vice-Presidente, Mário Godinho, por razões de saúde, sendo substituído por Tiago Raposo.

Neste momento que lamentamos, o Município de Silves não pode deixar de relevar o extraordinário contributo dado por Mário Godinho à dignificação do Poder Local Democrático, à valorização do projeto autárquico da CDU e à causa pública, ao longo de mais de três décadas, quer como Presidente da Junta de Freguesia de Silves durante sete mandatos consecutivos (1986-2013), quer como Vereador Permanente/Vice-Presidente da Câmara Municipal de Silves, de 2014 até ao presente, integrando de forma ininterrupta as Listas da Coligação Democrática Unitária (CDU) e mantendo a sua militância ativa no PCP.

O Município de Silves elogia em Mário Godinho - a solidez de caráter, o apego a valores e princípios, a generosidade, a clarividência na análise, a dedicação, honestidade e competência, a simplicidade e a relação de proximidade com as pessoas e instituições, imbuído da preocupação permanente de servir as populações do nosso concelho, sem perder de vista o combate permanente e mais vasto pela transformação da sociedade no sentido do aprofundamento da Democracia e da Justiça Social.

Ao atual panorama político português, onde é grande o peso da “espuma dos dias”, “o vale tudo”, a prevalência dos interesses, os embustes, o populismo, os fenómenos de corrupção e a teimosia de considerar todos os políticos iguais, faltam Homens desta envergadura moral e têmpera, tendo nós a convicção e a certeza, de que continuaremos a contar com a experiência, a colaboração e os conselhos de Mário Godinho, ainda que noutros modos e ritmos.

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES ENTREGA MAIS 200 TABLETS A ALUNOS DO ENSINO BÁSICO


A Câmara Municipal de Silves entregou, no dia 19 de novembro, mais 200 tablets ao Agrupamento de Escolas de Silves e ao Agrupamento de Escolas Silves Sul, para serem distribuídos aos alunos que não disponham deste equipamento.

Esta iniciativa, em articulação com os Agrupamentos de Escolas, faz parte de um conjunto de medidas que o executivo camarário liderado pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, tem tomado no apoio às famílias face aos impactos nocivos da atual pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19.

O Município pretende, com a entrega de mais tablets, assegurar e promover a igualdade de oportunidades no acesso à Educação, quando necessário que o ensino seja à distância.

COVID-19: ponto de situação no concelho de Proença-a-Nova


O concelho de Proença-a-Nova regista, ao dia 23 de novembro, 34 casos ativos com COVID-19 (menos 7 que no dia 18 de novembro) e 63 recuperados. O concelho de Proença-a-Nova encontra-se no patamar de Risco Muito Elevado (rácio de 480 a 960 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias), de acordo com o definido no Decreto n.º 8/2020, que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República. 

Assim, com a renovação do Estado de Emergência às 00h00 de 24 de novembro, mantém-se a proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 5h00, assim como a proibição de circulação na via pública aos sábados e domingos entre as 13h00 e as 5h00. Além das medidas em vigor desde 9 de novembro, como o encerramento do comércio aos fins-de-semana a partir das 13h e abertura a partir das 8h (com as exceções já conhecidas), foi decretada a proibição de circulação na via pública nos feriados de 1 e 8 de dezembro entre as 13h00 e as 5h00 e nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro os estabelecimentos comerciais encerram às 15h. De realçar que haverá uma maior fiscalização do cumprimento do teletrabalho obrigatório e no uso obrigatório de máscara nos locais de trabalho. 

Na página da internet covid19estamoson.gov.pt estão divulgadas todas as informações referentes às medidas aprovadas pelo Governo.

Proença-a-Nova | Candidaturas para a instalação de Jovens Agricultores em territórios de baixa densidade já disponíveis


Está aberto um novo aviso do PDR2020, específico para a instalação de Jovens Agricultores nos territórios de Baixa Densidade, com investimento às operações 3.1.1 - jovens agricultores e 3.1.2 - investimento na exploração agrícola - jovens agricultores, cujas candidaturas estão disponíveis até 20 de janeiro de 2021. 

O objetivo é rejuvenescer o setor e as empresas agrícolas, bem como aumentar a atratividade do setor aos jovens e ao mesmo tempo o investimento em territórios de baixa densidade, no qual se inclui o concelho de Proença-a-Nova. 

No caso das candidaturas a investimentos de jovens agricultores na exploração agrícola, está disponível uma dotação orçamental de 8 milhões de euros, para investimentos superiores a 25 mil euros. São valorizados investimentos com impacto ambiental relevante, nomeadamente projetos relacionados com gestão de resíduos, redução do consumo de água ou o seu reaproveitamento, utilização de energias renováveis, entre outros. Para as candidaturas a jovens agricultores está disponível um montante total de 2 milhões de euros, cumuláveis com a candidatura a investimentos de jovens agricultores na exploração agrícola. 

As candidaturas são feitas diretamente no portal Portugal 2020, onde também se encontra toda a informação disponível relativamente a este aviso. Para mais informações também está disponível o Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor do Município de Proença-a-Nova através dos contactos gapemp@cm-proencanova.pt ou 274670000.

No aniversário do Rómulo – Centro de Ciência Viva


Município de Cantanhede reitera cooperação com Escola Ciência Viva da Universidade de Coimbra

O Município de Cantanhede associou-se à celebração dos 12 anos do RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, cuja atividade começou no ano de 2008, em 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e data de aniversário do seu patrono, o professor e poeta Rómulo de Carvalho.

Desde 2018 que a autarquia cantanhedense está envolvida no projeto Escola Ciência Viva na Universidade de Coimbra, no âmbito do qual 540 alunos do 1.º CEB dos agrupamentos de escolas Lima-de-Faria (Cantanhede), Marquês de Marialva (Cantanhede) e Gândara-Mar (Febres) beneficiaram de atividades laboratoriais propostas pelos monitores, processo que tem vindo a merecer uma apreciação extraordinariamente positiva por parte de todos os intervenientes, seus professores e encarregados de educação.

Para assinalar este acontecimento e fazer um balanço da experiência, o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, e técnicos da autarquia reuniram com Carlos Fiolhais, professor universitário de Física, cientista e diretor do RÓMULO, que na ocasião afirmou ser este “um dos sítios do país onde a ciência tem estado mais viva ao serviço da sociedade e da cultura. A Escola Ciência Viva considera que a valorização do ensino das ciências, numa base experimental, é essencial para despertar as crianças para a vida, não só para o prazer de aprender, mas também para questões de saúde, segurança, ambiente e cidadania”, disse aquele responsável.


Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, “a autarquia abraçou este projeto porque ele proporciona uma excelente oportunidade para estimular o gosto pela Ciência e alarga os horizontes da cultura científica dos jovens, através do ensino experimental com todas as vantagens que ele oferece ao nível da observação, apreensão de conhecimentos e do desenvolvimento de competências tão importantes como a autonomia, o poder de argumentação, o espírito crítico e o sentido de responsabilidade e de entreajuda”.

Considerando o presente ano letivo e o contexto de pandemia que se vive atualmente, foi preciso recriar o formato das atividades do RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, pelo que a direção procedeu ao necessário reajustamento dessas atividades, as quais passaram a realizar-se em regime de “ensino à distância”, estando já inscritos cerca de 320 alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho de Cantanhede.

Para Pedro Cardoso, “faz todo o sentido prosseguir com esta magnífica experiência, de que aliás fazemos um balanço extremamente positivo, até porque, para além de aposta na literacia científica, tão importante na educação das gerações mais novas, dar continuidade a este processo é também um sinal positivo e de esperança tão necessários neste tempo tão difícil e tão condicionado por tantas restrições e problemas não só ao nível da saúde, como em termos sociais e económicos”.


El crecimiento de una organización puede estar en manos de la Inteligencia Artificial

Por: Octavio Camarena- Director de KIO Application Management

Este artículo fue escrito por un humano; la precisión es pertinente, pues el 8 de septiembre The Guardian publicó una pieza de opinión escrita por la Inteligencia Artificial GPT-3, lo que abrió una vez más uno de los debates que más escucho, ¿hasta dónde nos puede llevar esta tecnología? Sin duda entiendo el origen de la pregunta, desde mi perspectiva la respuesta es mucho más esperanzadora que lo que podría indicar la duda ante lo desconocido.

Cambiaría la pregunta a ¿Qué podemos lograr con esta tecnología? Lo cierto, es que seguimos muy lejos de un capítulo de “Black Mirror” y más cerca de tener nuevas herramientas para alcanzar el Kaizen japonés. Pensemos en las posibilidades de utilizar esta programación para detectar y actuar las posibles incidencias que se pueden presentar en la operación cotidiana de diversas empresas en industrias que requieren un alto estándar de cumplimiento. 

De acuerdo con KPMG, al menos un 56% de la Alta Dirección considera que los riesgos operativos son el principal desafío para sus empresas, por lo que detectar posibles incidencias -incluso anticipar aquellas que aún no se presentan- son un diferenciador para una mejor competitividad, pues, sólo en aspectos financieros, la consultora considera que las empresas pueden afrontar pérdidas superiores a cinco millones de pesos al año por errores y falta de control de riesgos en áreas operativas, financieras, legales y tecnológicas.

Ante este panorama hay soluciones basadas en IA y desarrolladas con diversos algoritmos de Machine Learning que ya son implementables y dan más certidumbre a las empresas, pues las ayuda a llevar una gestión más ágil, precisa y en tiempo real de sus operaciones, al buscar anomalías, predecir errores en diversas plataformas tecnológicas y anticipar posibles contingencias, minimizando proactivamente la probabilidad e impacto de alguna indisponibilidad en sistemas tecnológicos complejos, minimizando riesgos operativos, garantizando la continuidad de los procesos y potenciando el valor a sus datos.

Hablaré de un ejemplo concreto, hace poco más de un año Ontex, el fabricante líder de soluciones de higiene, se nos acercó con una necesidad: predecir anomalías en sus procesos de negocio y reducir situaciones de riesgo. Esta es una dolencia común para muchas industrias, se pierde mucho tiempo llenando reportes y si existe un error, el tiempo se duplica. La solución que vimos fue implementar Inteligencia Artificial predictiva, con esto se pudo reducir en 57% el número de incidentes de su sistema de planificación de recursos empresariales -ERP por sus siglas en inglés- Esto permitió una disponibilidad del sistema del 100%, lo que genera mayor eficiencia operativa.

Lo anterior es una muestra de que no estamos hablando de soluciones tecnológicas del futuro, que ya es una realidad y que acercarnos a la Inteligencia Artificial resulta una gran idea. Aquellos sectores que requieren de una mayor protección de sus sistemas críticos -como el financiero, de salud, de manufactura, retail, o el sector público- encuentran en la IA una aliada, ya que les permite actuar de forma proactiva antes de que ocurra alguna incidencia grave, brindando la posibilidad de que los equipos de TI tomen decisiones rápidas y eficientes, aún cuando se encuentren distribuidos en distintos puntos geográficos o trabajando de forma remota. 

No es casualidad que las empresas busquen soluciones que les permitan mayor agilidad operativa: cada hora y día que no tengan que dedicar los directivos a resolver una incidencia o la falta de disponibilidad del sistema es una hora que le dedican a la estrategia del negocio: poder planear para responder de manera cada vez más rápida y ágil a las nuevas oportunidades de un entorno cada vez más digitalizado. 

El abanico de soluciones tecnológicas disponibles hoy en nuestro país es muy amplio, a veces cuando leemos de Inteligencia Artificial podríamos pensar que se trata de tecnología del futuro, lo cierto es que es un recurso que bien implementado en el presente nos permite responder muy rápidamente y afrontar los retos de un entorno cambiante. Esta tecnología nos puede llevar a crecer, a mejorar y a enfocar mejor el talento de nuestra gente. Tomar acciones en el presente nos permitirá prosperar en el futuro. La invitación a preguntarse ¿qué puedo lograr con tecnología? tendrá un impacto muy favorable en la forma de hacer negocios. 


Artículo: El crecimiento de una organización puede estar en manos de la Inteligencia Artificial

Por: Octavio Camarena- Director de KIO Application Management 

Este artículo fue escrito por un humano; la precisión es pertinente, pues el 8 de septiembre The Guardian publicó una pieza de opinión escrita por la Inteligencia Artificial GPT-3, lo que abrió una vez más uno de los debates que más escucho, ¿hasta dónde nos puede llevar esta tecnología? Sin duda entiendo el origen de la pregunta, desde mi perspectiva la respuesta es mucho más esperanzadora que lo que podría indicar la duda ante lo desconocido. 

Cambiaría la pregunta a ¿Qué podemos lograr con esta tecnología? Lo cierto, es que seguimos muy lejos de un capítulo de “Black Mirror” y más cerca de tener nuevas herramientas para alcanzar el Kaizen japonés. Pensemos en las posibilidades de utilizar esta programación para detectar y actuar las posibles incidencias que se pueden presentar en la operación cotidiana de diversas empresas en industrias que requieren un alto estándar de cumplimiento. 

De acuerdo con KPMG, al menos un 56% de la Alta Dirección considera que los riesgos operativos son el principal desafío para sus empresas, por lo que detectar posibles incidencias -incluso anticipar aquellas que aún no se presentan- son un diferenciador para una mejor competitividad, pues, sólo en aspectos financieros, la consultora considera que las empresas pueden afrontar pérdidas superiores a cinco millones de pesos al año por errores y falta de control de riesgos en áreas operativas, financieras, legales y tecnológicas. 

Ante este panorama hay soluciones basadas en IA y desarrolladas con diversos algoritmos de Machine Learning que ya son implementables y dan más certidumbre a las empresas, pues las ayuda a llevar una gestión más ágil, precisa y en tiempo real de sus operaciones, al buscar anomalías, predecir errores en diversas plataformas tecnológicas y anticipar posibles contingencias, minimizando proactivamente la probabilidad e impacto de alguna indisponibilidad en sistemas tecnológicos complejos, minimizando riesgos operativos, garantizando la continuidad de los procesos y potenciando el valor a sus datos. 

Hablaré de un ejemplo concreto, hace poco más de un año Ontex, el fabricante líder de soluciones de higiene, se nos acercó con una necesidad: predecir anomalías en sus procesos de negocio y reducir situaciones de riesgo. Esta es una dolencia común para muchas industrias, se pierde mucho tiempo llenando reportes y si existe un error, el tiempo se duplica. La solución que vimos fue implementar Inteligencia Artificial predictiva, con esto se pudo reducir en 57% el número de incidentes de su sistema de planificación de recursos empresariales -ERP por sus siglas en inglés- Esto permitió una disponibilidad del sistema del 100%, lo que genera mayor eficiencia operativa. 

Lo anterior es una muestra de que no estamos hablando de soluciones tecnológicas del futuro, que ya es una realidad y que acercarnos a la Inteligencia Artificial resulta una gran idea. Aquellos sectores que requieren de una mayor protección de sus sistemas críticos -como el financiero, de salud, de manufactura, retail, o el sector público- encuentran en la IA una aliada, ya que les permite actuar de forma proactiva antes de que ocurra alguna incidencia grave, brindando la posibilidad de que los equipos de TI tomen decisiones rápidas y eficientes, aún cuando se encuentren distribuidos en distintos puntos geográficos o trabajando de forma remota. 

No es casualidad que las empresas busquen soluciones que les permitan mayor agilidad operativa: cada hora y día que no tengan que dedicar los directivos a resolver una incidencia o la falta de disponibilidad del sistema es una hora que le dedican a la estrategia del negocio: poder planear para responder de manera cada vez más rápida y ágil a las nuevas oportunidades de un entorno cada vez más digitalizado. 

El abanico de soluciones tecnológicas disponibles hoy en nuestro país es muy amplio, a veces cuando leemos de Inteligencia Artificial podríamos pensar que se trata de tecnología del futuro, lo cierto es que es un recurso que bien implementado en el presente nos permite responder muy rápidamente y afrontar los retos de un entorno cambiante. Esta tecnología nos puede llevar a crecer, a mejorar y a enfocar mejor el talento de nuestra gente. Tomar acciones en el presente nos permitirá prosperar en el futuro. La invitación a preguntarse ¿qué puedo lograr con tecnología? tendrá un impacto muy favorable en la forma de hacer negocios. 




Ansião | Autarquia reforça recursos nas escolas


No seguimento de uma política de melhoria contínua das condições nas escolas, o Município de Ansião procedeu à distribuição pelos centros escolares do concelho de 124 equipamentos informáticos, 65 tablets e 59 computadores. 

O apetrechamento das escolas com este material surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) e vem possibilitar a implementação de atividades educativas mais diversificadas e atrativas para os alunos. 

São recursos que se destinam igualmente ao desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular, nomeadamente da nova área criada pelo município no presente ano letivo - Competências digitais, com o intuito de capacitar os alunos do concelho com ferramentas essenciais para o seu futuro. 

Ainda no âmbito daquele plano inovador, as escolas irão receber kits pedagógicos diversos com o objetivo de incentivar os docentes à implementação de atividades de abordagem de temáticas como a Educação para a Saúde, tendo sempre como fim o sucesso das aprendizagens.

BAIRRO DA BELA VISTA COM REDES DE ÁGUA E SANEAMENTO RENOVADAS

300 habitantes beneficiados, 2km de redes requalificadas 

Dando continuidade ao investimento na melhoria das condições de qualidade de vida da população Aveirense, a AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A., em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), está a renovar as redes públicas de abastecimento de água e de saneamento pública no bairro da Bela Vista, em Esgueira.

Um investimento global de 240.000€ na substituição de quase 2 km de redes de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, incluindo repavimentações das vias intervencionadas e a pavimentação de vielas e passagens em betonilha.

300 habitantes beneficiados com melhores serviços

Esta renovação das redes no referido Bairro da Bela Vista beneficiará cerca de 300 habitantes, com melhorias significativas de fiabilidade e continuidade dos serviços prestados pela empresa que garante a distribuição de água na Região de Aveiro.

QUALIFICAÇÃO URBANA DA AVENIDA EUROPA

- Novos condicionamentos de trânsito -

Prossegue a bom ritmo a obra de qualificação urbana da nova Avenida Europa no troço entre a Rotunda da Vulcano / Lusavouga e a nova variante de Cacia (junto à NVG – The Navigator Company), um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro no centro urbano de Cacia no valor de 1.377.698,20€, em execução pela empresa Ângulo Recto – Construções Lda..

Condicionamentos de trânsito

Esta semana tem início uma nova fase da empreitada, com a necessidade de proceder ao corte de trânsito na Rua Luís de Camões e a Rua do Ribeiro, em Cacia. O desvio, devidamente sinalizado, acontece pela Rua Vasco da Gama e Rua José Estevão.

A obra tem como objetivo principal a adaptação da antiga estrada nacional à vivência citadina, dando prioridade à segurança do peão, redução da velocidade de circulação automóvel e ao tratamento do espaço público.

Aplicação de Realidade Aumentada para visitar Caldas, Rainha do Natal


A partir de agora é possível participar num fantástico jogo de realidade aumentada pelas ruas das Caldas da Rainha, através da aplicação “Caldas, Rainha do Comércio AR”, disponível gratuitamente para Iphone ou Android.

A “Caldas, Rainha do Comércio AR”, permite que se faça um percurso pela cidade em que se completam cinco etapas, sendo que em cada uma delas há um momento interativo com realidade aumentada. Por exemplo, será possível ver uma figura histórica à entrada do Hospital Termal, através da câmara do telemóvel, um trenó a voar sobre o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha ou o Zé Povinho a falar em frente aos Paços do Concelho.
Existe ainda um modo selfie onde é possível tirar fotografias com os elementos históricos.

A app é uma iniciativa da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, no âmbito do projeto “Caldas, Rainha do Natal”. O presidente da associação, Luís Gomes, destaca que desta forma as pessoas podem divertir-se, conhecer mais sobre a cidade, fazer exercício físico e ao mesmo tempo ajudar quem precisa.

ACCCRO cria Fundo de Apoio aos Comerciantes

Esta app é a primeira iniciativa que irá contribuir para a constituição do Fundo de Apoio aos Comerciantes que a ACCCRO está a implementar. “Não queremos que nenhum dos nossos associados deixe de ter algum apoio financeiro, para o caso de precisar de dinheiro para resolver algum problema mais urgente”, explicou Luís Gomes, presidente da ACCCRO.
Através da aplicação, e para quem concluir o percurso do jogo, será possível ganhar um “golden ticket solidário”, que consiste num imã (com uma imagem alusiva ao “Caldas, Rainha do Natal”) que simbolizará um euro para o fundo.

Estes imãs também irão estar à venda pelo mesmo valor, para quem quiser simplesmente comprar e ajudar os comerciantes locais.

Através do fundo serão disponibilizados apoios aos associados que necessitem de ajudas a nível de despesas de saúde ou entrega de bens de primeira necessidade.

Esta ajuda virá da receita da venda dos “golden ticket solidários”, ou seja, por cada vez que alguém completa o jogo de Realidade Aumentada, a ACCCRO contribui com um euro.

Estarão também à venda vouchers que poderão ser adquiridos na ACCCRO e servirem de cheque oferta. Qualquer pessoa pode adquirir para oferecer, sejam empresas para oferecer aos seus clientes, sejam pessoas particulares para oferecer a particulares.

Realidade Aumentada (augmented reality) é quando se integram elementos visuais virtuais ao mundo real visionado através de um ecrã.

APLICAÇÃO:


Android: Em breve.

Câmara de Águeda oferece Pinheiros de Natal ecológicos


As “pequenas árvores” resultam de operações de desbaste e de limpeza de espaços públicos e podem ser solicitadas através dos serviços camarários

O Natal está a chegar e com ele uma das tradições que encanta miúdos e graúdos, a decoração da árvore de Natal. E se, este ano, ao invés de uma qualquer árvore sintética, escolhesse um pinheiro natural? Essa é a proposta da Câmara Municipal de Águeda, que, à imagem do que já tem feito em anos anteriores, disponibiliza estas árvores que podem ser solicitadas, de forma gratuita, na Divisão de Proteção Civil, Espaços Verdes e Higiene Pública (através do e-mail dv-peh@cm-agueda.pt).

Esta campanha resulta de operações de desbaste e de limpeza de espaços públicos. São, por isso, uma opção a ter em conta e que é amiga do ambiente, já que os pinheiros são naturais e, consequentemente, biodegradáveis e sem pegada ecológica.

Hoje, mais do que nunca, as preocupações ambientais devem ser consideradas nas várias opções de consumo, pelo que a escolha de uma árvore de Natal ecológica e sustentável permite aliar a tradição e todo o seu simbolismo com a sustentabilidade ambiental. E acresce que é grátis, fácil e está a distância de um simples “clic”.

O fabrico de uma árvore artificial à base de metal e plástico produz elevadas quantidades de dióxido de carbono, é muito poluente e não é reciclável; o seu destino é ficar em aterros sanitários durante longos anos. Do lado oposto, os pinheiros oferecidos pela Câmara Municipal são naturais e resultam de operações controladas de desbaste, provenientes do ordenamento das zonas florestais do Concelho e/ou da limpeza de espaços públicos.

Para além do ponto de vista ambiental, estes pinheiros têm uma característica que nenhum outro pode superar, o seu cheiro inconfundível, que impregna as habitações de um aroma a Natal, criando uma atmosfera mágica.

As árvores oferecidas pela Câmara de Águeda estarão disponíveis em três tamanhos: até 0,80m, até 1,50m e até 2,00m.

Os interessados num destes pinheiros naturais, poderão manifestar o seu interesse através do email dv-peh@cm-agueda.pt ou pelos telefones 234 610 070 ou 800 203 197. As entregas serão realizadas todas as sextas-feiras, a partir do próximo dia 27 de novembro e até ao dia 11 de dezembro, junto à entrada da garagem da Autarquia.

Imagem: Gazeta Rural

Anadia atribui 150 cabazes de Natal a famílias carenciadas


À semelhança dos anos anteriores, o Município de Anadia vai atribuir cabazes de natal a agregados familiares carenciados do concelho que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, proporcionando-lhes assim uma consoada mais digna e com um pouco mais de alegria.

Este ano o executivo municipal, face também à situação pandémica e às dificuldades que a mesma está a provocar às famílias com menores rendimentos, decidiu aumentar o número de cabazes a atribuir que será de 150, representando um investimento de sete mil euros.

À semelhança dos anos anteriores, a seleção das famílias, a quem serão atribuídos os cabazes, tem por base medidas de política social, de discriminação social positiva, que se encontram em vigor no concelho, promovidas pela Câmara Municipal e outras entidades parceiras da Rede Social de Anadia.

Serão privilegiados os agregados familiares que estejam a ser acompanhados pelas medidas: “Projeto Ser + em Anadia”, “Apoio na Medicação”, “Fundo Social”, “Apoio ao Arrendamento Urbano para fim habitacional”, “Apoio a estratos sociais desfavorecidos na construção, recuperação e ampliação das suas habitações”, “Serviço de Atendimento Local de Anadia”, “Rendimento Social de Inserção”, “Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Anadia”, “Resposta de Atendimento e Acompanhamento Social”, “Apoio a Famílias com Pessoas com Dificuldades Intelectual e Desenvolvimental”, “Apoio a Famílias acompanhados no âmbito da Unidade de Cuidados na Comunidade de Anadia” e ainda os indivíduos ou famílias sinalizados pelas Juntas de Freguesia.

Esta iniciativa municipal tem como objetivo principal assinalar a época natalícia com bens alimentares próprios desta época, junto das famílias do concelho, mais necessitadas e com maior dificuldade em aceder aos mesmos.

Investigação desenvolvida no CNC-UC distinguida pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana

Um estudo que desvendou o potencial da ativação do metabolismo do colesterol como uma futura terapia para a Doença de Machado-Joseph (DMJ), uma doença neurodegenerativa com elevada prevalência nos Açores, foi distinguido com o prémio “Artigo Científico” pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH).

Desenvolvido por investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve e da BrainVectis Therapeutics (França), o trabalho, intitulado “Restoring brain cholesterol turnover improves autophagy and has therapeutic potential in mouse models of spinocerebellar ataxias”, foi publicado em julho de 2019 na conceituada revista científica Acta Neuropathologica.

Os investigadores descobriram que a proteína CYP46A1, enzima com papel fulcral no metabolismo do colesterol do cérebro, «apresenta níveis mais baixos no cérebro dos doentes com a doença de Machado-Joseph e que a sobre-expressão desta proteína desencadeia a ativação da autofagia (o principal processo de limpeza das nossas células), cuja ativação havíamos demonstrado anteriormente ser extremamente importante para a limpeza dos aglomerados de ataxina-3 mutante, o lixo que se acumula nos neurónios e causa a doença de Machado-Joseph».

A entrega do prémio decorreu durante a 24ª reunião da SPGH, na passada 6ª feira, dia 20 de novembro, aos principais autores do estudo, Liliana Mendonça, do CNC-UC, e Clévio Nóbrega, do CBMR. Segundo os dois investigadores, «a modulação da CYP46A1 poderá levar a uma estratégia terapêutica mais geral, com aplicação a várias doenças neurodegenerativas que apresentam redução nos níveis da CYP46A1 no cérebro, e que – se não puder curar – pode pelo menos aliviar o fenótipo destas doenças».

O trabalho premiado pode ser consultado em https://doi.org/10.1007/s00401-019-02019-7.

Adiar IVA e Segurança Social? Só estas empresas podem fazê-lo

 O Governo anunciou, no sábado, o adiamento do pagamento trimestral do IVA, dos pagamentos à Segurança Social, mas esta medida só estará disponível para micro, pequenas e médias empresas, de acordo com a portaria do Governo publicada em Diário da República. Os trabalhadores independentes também podem adiar os pagamentos à Segurança Social. 

Relativamente ao IVA, a "classificação como micro, pequena ou média empresa deve ser efetuada por certificação de revisor oficial de contas ou contabilista certificado", segundo o mesmo diploma.

O pagamento pode ser feito "até ao dia 30 de novembro de 2020" ou "em três ou seis prestações mensais, de valor igual ou superior a 25 euros, sem juros", pode ler-se no diploma. 

Já no que diz respeito às contribuições para a Segurança Social, "têm direito ao diferimento extraordinário do pagamento de contribuições referentes a novembro e dezembro de 2020 os trabalhadores independentes e as entidades empregadoras dos setores privado e social classificadas como micro, pequena e média empresa, nos termos do disposto no artigo 100.º do Código do Trabalho", pode ler-se.

As contribuições podem depois ser pagas em três ou seis prestações iguais e sucessivas, sem juros, nos meses de julho a setembro de 2021 e nos meses de julho a dezembro de 2021.

Em 10 de novembro foi publicado um despacho que determinava que as empresas iam ter mais tempo para entregarem a declaração do IVA e procederem ao pagamento do imposto e que alarga também os prazos para o cumprimento de várias outras obrigações fiscais.

Ao abrigo daquele calendário fiscal de 2020/2021, então publicado. as empresas passavam a poder entregar a declaração do IVA até ao dia 20 de cada mês e a efetuar o pagamento até ao dia 25, independentemente de estarem no regime mensal ou trimestral do IVA, tendo agora sido anunciado o adiamento do pagamento das empresas enquadradas no IVA trimestral (relativo aos meses de julhoagosto e setembropara dia 30.

Os prazos limites previstos na lei para o envio de declaração periódica do IVA estão fixados nos dias 10 e 15 para os regimes mensal e trimestral, respetivamente. Já o pagamento deve ser feito até ao dia 15 (mensal) e 20 (trimestral).

Anabela Monteiro

Medidas a entrar em vigor nos concelhos de risco muito e extremamente elevado, com a renovação do Estado de Emergência às 00h00 de 24 de novembro


  • Manutenção da proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 5h00;
  • Manutenção da proibição de circulação na via pública aos sábados e domingos entre as 13h00 e as 5h00;
  • Proibição de circulação na via pública nos feriados de 1 e 8 de dezembro entre as 13h00 e as 5h00;
  • Nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro os estabelecimentos comerciais encerram às 15h;
  • Ação de fiscalização do cumprimento do teletrabalho obrigatório;
  • Uso obrigatório de máscara nos locais de trabalho.

Medidas em vigor desde 9 de novembro

  • Encerramento do comércio aos fins-de-semana a partir das 13h e abertura a partir das 8h*, exceto para os seguintes estabelecimentos:
    • Farmácias;
    • Clínicas e consultórios;
    • Estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 m2;
    • Bombas de gasolina;
  • A partir das 13h00, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio.

* Os estabelecimentos que já abriam antes das 8h00 podem continuar a fazê-lo.

  • proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00 nos dias de semana e a partir das 13h00 aos sábados e domingos. Esta medida prevê algumas exceções:
    • Deslocações para desempenho de funções profissionais ou equiparadas, sendo para isso necessária uma declaração*. Essa declaração deve ser:
      • i)   emitida pela entidade empregadora ou equiparada, 
      • ii)  emitida pelo próprio, no caso dos trabalhadores independentes, empresários em nome individual e membros de órgão estatutário, ou
      • iii)  um compromisso de honra, no caso de se tratar de trabalhadores do setor agrícola, pecuário e das pescas;
    • Deslocações por motivos de saúde (a estabelecimentos de saúde ou farmácias);
    • Deslocações para acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica ou tráfico de seres humanos, bem como de crianças e jovens em risco;
    • Deslocações para assistência de pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes;
    • Deslocações para cumprimento de responsabilidades parentais;
    • Deslocações para passeios higiénicos e para passeio dos animais de companhia;
    • Deslocações a estabelecimentos de venda de bens alimentares e de higiene com porta para a rua até 200 m2;
    • Deslocações para urgências veterinárias;
    • Deslocações necessárias ao exercício da liberdade de imprensa;
    • Deslocações por outros motivos de força maior;
    • Regresso a casa proveniente das deslocações permitidas.

*Dispensam esta declaração os seguintes profissionais:

  • Profissionais de saúde e outros trabalhadores de instituições de saúde e de apoio social;
  • Os agentes de proteção civil, forças e serviços de segurança, militares, militarizados e pessoal civil das Forças Armadas e inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica;
  • Os magistrados, dirigentes dos parceiros sociais e dos partidos políticos representados na Assembleia da República e pessoas portadoras de livre- trânsito emitido nos termos legais;
  • Os ministros de culto, mediante credenciação pelos órgãos competentes da respetiva igreja ou comunidade religiosa;
  • O pessoal das missões diplomáticas, consulares e das organizações internacionais localizadas em Portugal, desde que relacionadas com o desempenho de funções oficiais;
  • A possibilidade de realizar medições de temperatura corporal por meios não invasivos no acesso a locais de trabalho, estabelecimentos de ensino, meios de transporte, espaços comerciais, culturais e desportivos.
  • A possibilidade de exigir testes de diagnóstico para a COVID-19, no acesso a estabelecimentos de saúde, estruturas residenciais, estabelecimentos de ensino, estabelecimentos profissionais na entrada e na saída de território nacional – por via aérea ou marítima – e outros locais, por determinação da DGS.
  • A possibilidade de requisitar recursos, meios e estabelecimentos de saúde dos setores privado e social, após tentativa  de acordo e mediante justa compensação.
  • A mobilização de recursos humanos para reforço da capacidade de rastreamento (ex: realização de inquéritos epidemiológicos, rastreio de contactos, seguimento de pessoas sob vigilância ativa)

Decreto n.º 8/2020, Regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República


  • Dever cívico de recolhimento domiciliário
  • Contacto social
    Eventos e celebrações limitados a 5 pessoas, salvo se do mesmo agregado familiar
  • Teletrabalho
    • Desde que as funções em causa o permitam, o trabalhador disponha de condições para as exercer e não estejam em causa serviços essenciais, o teletrabalho é obrigatório:
      • Para as empresas que laborem neste Concelho;
      • Para os trabalhadores que residam ou trabalhem neste Concelho.
    • O trabalhador, caso não tenha condições técnicas ou habitacionais, deve informar o empregador dos motivos do seu impedimento.
    • O trabalhador mantém os seus direitos, nomeadamente o direito a receber o subsídio de refeição.
    • Se o empregador entender que não estão reunidas as condições deve comunicá-lo ao trabalhador, que, caso não concorde, pode solicitar à Autoridade para as Condições do Trabalho que decida se os requisitos para o teletrabalho se verificam.
    • O empregador disponibiliza os equipamentos de trabalho e de comunicação necessários para o teletrabalho, podendo o trabalhador consentir na utilização dos seus meios, caso não seja possível ao empregador disponibilizá-los.
  • Estabelecimentos comerciais
    Encerramento até às 22:00
    Exceções: take away, farmácias, consultórios e clínicas, funerárias, postos de abastecimento e rent-a-car
  • Restaurantes
    Encerramento até às 22:30
    6 pessoas max, salvo se do mesmo agregado familiar
  • Feiras e mercados de levante
    Proibição de feiras e mercados de levante, salvo autorização emitida pelo presidente da Câmara Municipal, caso estejam verificadas as condições de segurança e o cumprimento das orientações definidas pela DGS
  • Encerramento dos equipamentos culturais até às 22:30

Para além das medidas acima, devem ainda ser observadas as Medidas de Âmbito Nacional com as devidas adaptações.

 
Anabela Monteiro