quarta-feira, 10 de agosto de 2022
Projeto CATRAIA leva muita arte até a Praia da Tocha
MUNDO Pequim anuncia política de "China única" e apela à unificação pacífica de Taiwan
A China vai pôr termo aos exercícios militares em Taiwan. Após seis dias de manobras em retaliação à visita de Nancy Pelosi ao território, Pequim anunciou, esta quarta-feira, que vai passar a fazer apenas patrulhas regulares ao redor da ilha.
Arrefecem as tensões, mas a ameaça permanece. Caso o território não aceite a unificação de forma pacífica, o exército chinês não exclui o que diz ser um "último recurso": tomar Taiwan pela força.
Xiao Qian, embaixador da China na Austrália, defendeu as manobras militares na região uma reação às provocações, provocações do lado americano aos movimentos separatistas na ilha de Taiwan e a reação é legítima, justifica-se e não há razão para uma reaproximação" e garante que o "objetivo é enviar uma mensagem clara a todos os que estão a violar o compromisso da política "China Única", que apoiam Taiwan, ou duas Chinas".
A estratégia para a implementação da política "China Única" consta no novo livro branco de Pequim, um documento que traça o caminho para colocar a nação insular sob o domínio do Partido Comunista chinês.
Taiwan rejeita, no entanto, a soberania da China e, ainda esta terça-feira, anunciou o disparo de mísseis como resposta a alegados preparativos de uma invasão orquestrada por Pequim.
- Direitos de autor Huizhong Wu/Copyright 2022 The Associated Press. All rights reserved
Fonte: Euronews
ABMG substituiu condutas e reparou roturas em zonas de baixa pressão no Concelho de Soure
Bandeira vermelha hasteada na praia de Vila Praia de Âncora em Caminha
Portugueses procurados em Espanha por assaltos a estações de serviço
Fôlego: PLANTA PARTY (Música / Festa) 19/08, 17h-20h @ Jardim Municipal de Oleiros
O Jardim Municipal de Oleiros recebe no dia 19 de agosto a terceira edição da “Planta Party” no Fôlego – ciclo de festas com música onde por cada bebida consumida no bar, uma árvore é plantada numa área ardida do concelho. O evento terá como convidada musical A DJ Susana Pereira, “A Minha Vida Dava Uma Banda Sonora”, que animará a tarde com sonoridades festivas e tropicais, alusivas ao verão.
Na passagem pela praia Fluvial da Aldeia Ruiva, em Proença-a-Nova, em junho, a iniciativa contabilizou um total de 560 árvores, que serão plantadas na época baixa, numa região ardida do concelho. Na passagem pela Praia Fluvial do Bostelim, em julho, a Planta Party angariou um total de 183 árvores.
Entre Junho de 2022 e Março de 2023, o Fôlego promoverá uma Planta Party em cada município do seu território – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei - e a plantação das árvores será realizada após a festa, na época da plantação (Inverno), pela equipa e voluntários locais mobilizados pelo projeto, numa colaboração estreita com o município.
Planta Party é um evento-assinatura da associação cultural Safari @safari.producoes que visa converter a energia do público e a força das artes em ganhos concretos para o ambiente. Em 2020, o projeto garantiu a plantação de 1.000 árvores no Parque Natural Sintra-Cascais como resultado de três festas (Janeiro, Fevereiro e Março), numa parceria com a Câmara Municipal de Cascais.
Neste ciclo do Fôlego, as festas Planta Party saem pela primeira vez de ao pé do mar e reinventam-se no interior do país, em praias fluviais e espaços verdes, em tardes que prometem música e banhos de sol, a reverter em favor do clima e da paisagem.
MAIS SOBRE O FÔLEGO
O FÔLEGO - programa cultural movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – avança no Centro de Portugal.
O nome “FÔLEGO” surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.
Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.
Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.
O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.
OUTROS HIGHLIGHTS DO PROGRAMA (2022)
“VILAS MUTANTES” (dança, música, comunidade)
Trabalho sobre memórias e reações ao fogo, saberes e inquietações da comunidade pela coreógrafa Alice Duarte e o músico Alexandre Moniz, com uma residência artística por município.
T5 (música)
Entre maio e setembro de 2022, no terceiro sábado de cada mês, o FÔLEGO convida um artista local a tocar num concelho vizinho, nesta grande casa (T5) de cinco municípios que forma o território do FÔLEGO. O próximo acontece dia 18/06 no Centro Geodésico em Vila de Rei.
Fernando Mota criará instrumentos musicais a partir de galhos de árvores
“MIGRANTES CLIMÁTICOS”
Projeto de criação sobre as memórias das populações migrantes no local pela companhia Teatro O Bando
WORKSHOPS, VIDEOMAPPING, etc etc.
Programa e mais info: http://www.folego.pt/
Redes sociais: facebook.com/folegoaceso / @folegoaceso
CIM Viseu Dão Lafões reúne com Ministra da Saúde
RUA DE TRÁS OS MUROS E RUA DO “ENCALHE” EM SILVES REABREM AO TRÂNSITO
Arouca | Xutos & Pontapés na Feira das Colheitas 2022
Cantanhede | Evento sensibiliza para as questões ambientais. Festival Catraia anima a Praia da Tocha durante quatro dias
A Praia da Tocha recebe entre esta quinta-feira, 11 de agosto, e domingo, 14 de agosto, mais uma edição do Festival Catraia, evento que reúne música, exposições, instalações, conversas e oficinas.
Organizado pelo núcleo de jovens da Associação de Moradores da Praia da Tocha, e contando com o patrocínio do Município de Cantanhede e da Junta de Freguesia da Tocha, esta quarta edição do festival surge sem os condicionalismos impostos pela pandemia da Covid-19, apresentando uma forte componente de sensibilização ambiental, com ações transversais a todas as gerações.
Arte urbana, exposições e instalações interagem com a Praia da Tocha ao longo dos quatro dias, ao mesmo tempo que decorre a Feira de Artesanato e a Feira da Troca, atividades que pretendem promover o comércio local e circular.
O programa musical viaja desde o world music ao jazz e atualiza o cancioneiro português. Nomes como Terra Livre, Baleia Baleia Baleia, Ana Lua Caiano, projetos emergentes como Barananu, Santi Lesca, Rossana, Mazela e os locais The Winery Bastards integram o cartaz.
Para os mais novos há oficinas de reciclagem e atividades na floresta, enquanto os graúdos podem participar em oficinas de compostagem, criação sonora e expressão dramática, assim como aulas de yoga e desportos de mar apoiados pelas escolas locais.
Os já conhecidos Jogos do Helder prometem envolver toda a família ao longo dos dias do festival e o Sarau Poético coloca o microfone nas mãos dos visitantes.
O festival conta ainda com a presença da investigadora Filipa Bessa, que vai falar sobre a problemática do lixo marinho e microplásticos e do biólogo Jael Palhas, que dinamiza um percurso pelos ecossistemas das lagoas e charcos da região.
A agricultura do século XXI é o tema da ExpoReg em Reguengos de Monsaraz
A 28.ª ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz vai decorrer de 12 a 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Neste certame vão estar 70 empresas, empresários e instituições a promoverem os seus produtos e serviços, a realizarem contactos e a concretizarem negócios.