sábado, 22 de outubro de 2022
Marinha Grande | JOVENS VELOCISTAS MARINHENSES EM COMPETIÇÃO MUNDIAL NA ARGENTINA
PAÍS | Reservas de sangue estão estáveis depois das dificuldades do início do ano
"Na presente data, as reservas de sangue e componentes sanguíneos apresentam-se estáveis, sendo a situação confortável e não suscitando qualquer preocupação", disse à agência Lusa fonte do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
No final de janeiro, o instituto lançou vários apelos para aumentar as dádivas, tendo em conta que se verificava uma "grande dificuldade em manter estáveis as reservas de componentes sanguíneos", em grande medida devido à pandemia de covid-19, que impediu muitos dadores de se deslocarem aos centros de colheita.
Segundo adiantou hoje o IPST, nessa altura, foram várias as situações que contribuíram para descida das reservas, caso do "pico de infeções de covid-19 com os isolamentos profiláticos", mas também as restantes infeções respiratórias e as condições atmosféricas desfavoráveis.
Apesar de a situação ser agora estável, a mesma fonte adiantou que, para além dos "desafios globais", como as alterações demográficas e as doenças emergentes, as dádivas de sangue estão sujeitas variações sazonais.
"Os meses mais críticos são janeiro e fevereiro, devido às infeções respiratórias e, embora de forma menos marcada, o período de verão", referiu o IPST.
De acordo com o instituto, as dádivas de sangue sofreram uma redução de 7% em 2020, embora, com a diminuição da atividade assistencial hospitalar, tenha sido possível "sempre dar resposta às necessidades existentes".
Esta quebra no primeiro ano da pandemia foi seguida de uma "importante recuperação" em 2021, tendo-se assistido à inversão da tendência verificada desde 2008 de diminuição do número de dádivas e de pessoas dadoras, salientou o IPST.
Segundo adiantou a mesma fonte, em 2021 verificou-se um aumento do número de dadores que realizaram dádivas e de dadores de primeira vez, uma tendência que parece manter-se este ano.
NB: Os interessados em aderir à dádiva podem comparecer no Posto Fixo da ADASCA. Ver datas e horários no site www.adasca.pt espaço agenda.
Mais uma vez, a importância das associações de dadores de sangue passou para as calendas da desvalorização em todo este processo. Cultura típica Portuguesa. Está-lhe no sangue.
Pais de crianças nascidas até setembro de 2022 também recebem apoio de 50 euros
Sons do Sagrado’ enchem de beleza musical Vila Nova de Poiares
Harmonia.
Encantamento. A melodia do trio Meireles vai ecoar neste dia 22 de
outubro, na igreja matriz de Vila Nova de Poiares. Este
espetáculo insere-se na ação ‘Sons do Sagrado’, um projeto de
animação e dinamização artística do património classificado,
através da música erudita, integrado na Candidatura ‘Entre Deus e
o Diabo, o Sagrado e o Profano’, promovida no âmbito da Rede
Cultural Terras da Chanfana - Programação Cultural em Rede,
constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e
Vila Nova de Poiares, e cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020
e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A
harmonia da música enquadrada com a beleza do património e uma
acústica singular. Vai ser assim, de outubro, em Vila Nova de
Poiares.
O
trio Meireles sobe ao ‘palco’ a partir das 16h00, na igreja
matriz de Poiares, para um espetáculo imperdível.
Apesar
de as entradas serem gratuitas, é necessária a reserva do
bilhete.
Este
espetáculo integra-se na iniciativa ‘Sons do Sagrado’, um
projeto de animação e dinamização artística do património
classificado (e outro com relevância cultural), através da música
erudita.
A programação de música litúrgica e sacra é
especialmente adequada aos locais patrimoniais escolhidos para
realização dos espetáculos, já que muitos deles integram o
património arquitetónico religioso classificado. Por outro lado, a
música de natureza litúrgica e sacra possui um elevado potencial de
desenvolvimento de públicos, já que encerra em si mesma uma
profunda relação cultural (religiosa, mas não só) com as
diferentes comunidades da região, as quais são maioritariamente
católicas.
Neste projeto, assume especial relevância a
dimensão educativa e de mediação cultural dos concertos e recitais
a realizar, comprometendo os diferentes artistas também com este
objetivo: o de contribuírem para a educação artística dos
públicos.
Mais
informações sobre o programa cultural da rede estão disponíveis
nas redes sociais da REDE CULTURAL DAS TERRAS DA CHANFANA e dos
respetivos Municípios.
Famílias estão a deixar de comprar alguns alimentos, alerta Banco Alimentar contra a Fome
Actividade semanal da GNR por todo o país
Entre os dias 14 a 20 de Outubro
- Detenções: 478 detidos em flagrante delito, destacando-se:
- 164 por condução sob o efeito do álcool;
- 102 por condução sem habilitação legal;
- 34 por tráfico de estupefacientes;
- 36 por furto e roubo;
- 17 por posse ilegal de armas e arma proibida;
- Nove por violência doméstica.
Apreensões:- 162 doses de cocaína;
- 26 doses de liamba;
- 724 doses de haxixe;
- 22 doses de heroína;
- 15 armas de fogo;
- 11 armas brancas ou proibidas;
- 983 munições;
- Nove veículos;
- 630 euros em numerário.
Trânsito:
Fiscalização: 6 481 infrações detetadas, destacando-se:- 1 304 excessos de velocidade;
- 540 por falta de inspeção periódica obrigatória;
- 357 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
- 284 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
- 271 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
- 230 por falta de seguro de responsabilidade civil;
- 230 relacionadas com tacógrafos;
- 219 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.
Montemor-o-Velho | Juramento de Bandeira aconteceu na Carapinheira
Castelo de Paiva | POR ENTRE AS VOGAIS DA LÍNGUA: Paisagens literárias de Castelo de Paiva Na visita do “Ciclo de Escrita Guiada”
40º Colóquio da Associação dos Trabalhadores da Administração Local | "A governação multinível constitui um dos maiores desafios da reorganização territorial"
· A Associação Nacional de Assembleias Municipais marcou presença no 40º Colóquio da Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM) para debater “Os Desafios da Reorganização e Coesão Territorial”.
· O encontro que arrancou na quinta-feira, dia 20, e termina hoje, dia 22, conta presença de mais de 350 participantes.
· “Tendo como pressupostos, o importantíssimo papel das Assembleias Municipais como órgão Deliberativo e Fiscalizador, e a reiterada necessidade na correção das assimetrias e na promoção da coesão territorial, urge a criação e definição com rosto dum Governo Regional, obstando assim à cegueira da(s) Lei(s) gerais e que identifique prioridades e proporcione condições de exequibilidade.” Manuel José Santos Pinho Presidente da Assembleia Municipal de Anadia | · “Será fundamental assumir que o processo de descentralização terá que implicar uma reforma do estado e da administração central, de modo a permitir uma adequada proximidade e articulação entre as diversas entidades e inevitavelmente uma melhoria da eficácia e eficiência dos recursos existentes.” Rui Manuel Tavares Dionísio Presidente da Assembleia Municipal de Armamar |
· “Para além do consenso político necessário para permitir o referendo, a verdade é que o assunto tem que ser analisado e debatido com rigor, não descurando modelos estruturados e coerentes de descentralização, que correspondam efetivamente às necessidades de desenvolvimento do país, nos bons princípios de corrigir assimetrias e potenciar a coesão.” Joaquim Ruivo Presidente da Assembleia Municipal da Batalha
| · “Com a descentralização de competências, a resolução dos problemas das comunidades locais é, naturalmente, mais eficiente e eficaz, sendo também possível uma melhor rentabilização de recursos. Todo este processo de descentralização valoriza o poder local, trazendo-lhe, simultaneamente, mais responsabilidades.” Cilene Lindinho Presidente da Assembleia Municipal de Carregal do Sal
|
· “Não temos dúvidas da importância desta descentralização, até porque ela vai ser também transversal para as Juntas de Freguesia. Os territórios de baixa densidade, como é o caso de Idanha-a-Nova, só têm a ganhar com a descentralização, por ser mais fácil chegar a quem tem o poder de decidir e de alocar os meios para resolver problemas e anseios das populações.” João Dionísio Presidente da Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova
| · A Regionalização só será bem sucedida se o processo de descentralização em curso também o for e se os cidadãos perceberem as vantagens desta reforma administrativa do Estado. Empoderar os cidadãos, conferindo-lhes a faculdade de escrutinarem as políticas públicas prosseguidas, por um lado, e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Administração, com ganhos de eficácia e eficiência, por outro, são os grandes desígnios da Regionalização.” Águas da Cruz Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa
|
· “O processo é duvidoso na salvaguarda do princípio-garantia da autonomia financeira das autarquias e está afastado do envolvimento nas Assembleias Municipais, como garante do desempenho autárquico efetivo em prol do cidadão e do debate dos problemas reais. A correr mal, este processo será sempre o mote para continuar a adiar o debate da Regionalização.” Vítor Batista Presidente da Assembleia Municipal de Mogadouro |
Cantora ucraniana Kola e os Monda no encerramento do projeto EUbyLakes em Reguengos de Monsaraz
Pampilhosa da Serra | “Aldeias Bauhaus para o Futuro” dão primeiro passo em Dornelas do Zêzere
Dornelas do Zêzere, acolheu, ontem, a reunião de lançamento do projeto “Aldeias Bauhaus para o Futuro”, que vai dar origem a intervenções de inovação territorial em 6 aldeias de 6 municípios de Portugal e Espanha, envolvendo as regiões Centro, Alentejo e Extremadura (eurorregião EUROACE). Na intervenção que marcou o arranque dos trabalhos, o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, manifestou que este projeto “pode vir a fazer a diferença” nos territórios abrangidos, em particular em concelhos como Pampilhosa da Serra, que tem mais de 100 aldeias. “Temos muito fóruns para discutir o futuro das cidades, mas poucos para discutir o futuro das aldeias”, considerou.
Neste primeiro encontro, que juntou municípios e parceiros – CCDR Centro, CCDR Alentejo e a Junta da Extremadura -, o objetivo passou pela apreciação e validação da proposta de Programa de Assistência Técnica sugerida pela União Europeia. Num grupo com “interesses comuns, mas realidades distintas”, Rui Simão, Vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra”, destacou que em causa está uma abordagem que será “simultaneamente dinamizadora ao nível da intervenção urbanística, mas também dinamizadora ao nível social”.
A ideia matriz que esteve na base da candidatura, distinguida em julho deste ano pelo Novo Bauhaus Europeu e que foi liderada por Pampilhosa da Serra, assenta em aproveitar as incontestáveis potencialidades das aldeias, em geral, e em particular das envolvidas no projeto (Corval, Sortelha, Esperança, Dornelas do Zêzere, Llerena e Moraleja), tornando-as lugares de eleição para visitar, viver e investir, sem descurar a sua essência. Para o Vice-Presidente da CCDR Centro, Prof. Eduardo Anselmo, é fundamental que algumas regiões do interior de Portugal e Espanha, “consigam reverter o processo de declínio que dura há mais de 100 anos”, considerando que este projeto deve ser encarado com um “objetivo experimental” que, caso tenha sucesso, “poderá ser um exemplo para outras aldeias também se revitalizarem”. Para esse efeito, Eduardo Anselmo, sugeriu ainda que é necessário o apoio governamental, “de várias escalas”, mas também de “investidores”, que permita trazer empresas e pessoas “em simultâneo”.
As “Aldeias Bauhaus para o Futuro” querem por isso mostrar que é possível criar melhores condições para quem está e com isso estimular a curiosidade de quem vem. No caso de Dornelas do Zêzere, explicou Rui Simão, a intervenção “vai focar-se na zona ribeirinha, espaço do mercado e Jardim das Nogueiras, procurando aplicar os princípios da regeneração urbana sustentável e ligada às memórias que aldeia tem com o rio”. Desde o “primeiro momento”, o projeto vai ainda “envolver a comunidade educativa, a gestão das expetativas da população, os seniores, não se esgotando na intervenção urbanística pura e dura”, frisou o Vereador.
A próxima fase do projeto passa pela implementação do programa de assistência técnica, com a visita dos peritos da União Europeia a cada uma das aldeias que integra o projeto. No final da primeira sessão de trabalho, Rui Simão expressou que foi percetível o “entusiamo e confiança” de uma equipa que será capaz de se “entregar ao desafio”, pelo que cresce a expetativa de perceber o que será possível fazer “cada um por si e em conjunto”.
Flávio Salgado
SILVES ACOLHE FEIRA DE TODOS OS SANTOS, DE 28 DE OUTUBRO A 01 DE NOVEMBRO
Proença-a-Nova | Ligação entre Instituições e Comunidade em destaque na Sessão de Boas-Vindas ao corpo docente
Depois de dois anos de interregno devido à pandemia, o Município de Proença-a-Nova voltou a promover a sessão de boas-vindas ao corpo docente, com um jantar convívio entre a autarquia, o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e os Jardins de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, a 19 de outubro.
A importância da ligação entre Instituições a e Comunidade no papel da educação esteve em destaque nesta sessão, onde João Lobo, presidente da Câmara Municipal, reconheceu o desafio que é ser professor, reforçando “a disponibilidade do Município para apoiar e manter as parcerias existentes” com a comunidade escolar. Além disso, “o território como Proença-a-Nova tem potencialidades que devem ser usadas para enriquecer o currículo escolar”.
Em ano Municipal do Desporto e Aventura, o destaque recai sobre as diferentes atividades desportivas que podem ser praticadas no concelho, nomeadamente pedestrianismo, BTT, escalada, trail, entre outras. Também o património natural e histórico tem sido estudado por especialistas de diferentes áreas das ciências, biologia, geologia e arqueologia que pode ser enriquecedor dos programas escolares. O presidente da Câmara Municipal lembrou ainda que
“é também através do património e da sua valorização que podemos atrair e potenciar a fixação de pessoas”.
O Diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, João Paulo Cunha, sublinhou “a disponibilidade e interesse que o Município tem e sempre teve nas atividades e necessidades do Agrupamento, na ligação estreita, próxima, entre as duas instituições”. Também destacou a importância desta iniciativa, a receção ao corpo docente, “que ao longo dos anos, promove o acolhimento aos novos docentes e o reconhecimento do seu trabalho”.
O evento que decorreu na Pizzaria da Vila contou ainda com um momento musical protagonizado por Gil Henriques.
Proença-a-Nova | Passeio Sénior 2022 juntou 578 participantes
No total, 578 pessoas participaram no Passeio Sénior, que este ano proporcionou uma visita à ao Santuário de Fátima.
“Para além da vertente cultural, estes passeios proporcionam aos seniores do concelho momentos de convívio e lazer, promovendo a integração e sociabilidade da comunidade”, afirmou João Lobo, presidente da autarquia.
Com uma data diferenciada para cada freguesia, os passeios realizaram-se a 18 de outubro para a União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, Montes da Senhora e São Pedro do Esteval e dia 20 para a União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral.
Durante a manhã, os participantes assistiram à missa na Basílica da Santíssima Trindade, seguida da visita ao Santuário. À tarde, o almoço e o convívio fez-se na Quinta do Casalinho Farto, cujo proprietário tem raízes no concelho de Proença-a-Nova.
Os passeios para além do seu papel lúdico, desempenham uma ferramenta crucial contra o isolamento social e na promoção do bem-estar dos participantes, estimulando a interação social. Esta iniciativa do Município de Proença-a-Nova, do projeto CLDS-4G “Enraizar” e das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho realiza-se desde 2006.
Águeda | Reunião de Câmara de 20 de outubro de 2022