Associação europeia do Número de Emergência premiou assistência telefónica inspiradora.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu no dia 19 de abril, em Ljubljana, na Eslovénia, um prémio atribuído pela Associação Europeia do Número de Emergência (EENA) a propósito de um parto realizado pelo pai do bebé, com o apoio e assistência telefónica realizada pelo INEM.
Esta situação foi considerada um bom exemplo de um “ato inspirador de cidadãos e serviços de emergência”. Diego Guilherme, o pai, e Fernando Sá e Silva, Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, fazem parte da equipa notável que ajudou Sebastian a nascer.
De acordo com o INEM, quando a mãe, Alexandra. entrou em trabalho de parto, quatro semanas antes do tempo previsto, o pai, Diego Guilherme, pediu assistência através do Número Europeu de Emergência -112. Mas quando percebeu que o pé do bebé já estava visível, não havia tempo a perder. Fernando Sá e Silva, TEPH do INEM, deu indicações unicamente por telefone. Com esta orientação, Diego conseguiu ajudar Alexandra durante o trabalho de parto, mesmo com todas as complicações que surgiram e que incluíram o cordão umbilical enrolado no pescoço do bebé e a via aérea obstruída.
Fernando Sá e Silva explica que a melhor palavra que encontra para definir esta situação é ‘confiança’: “Confiança no papel de cada um. Acredito que esta situação mostra a importância de os cidadãos confiarem nos serviços de emergência médica quando ligam o Número Europeu de Emergência – 112. Diego é um excelente exemplo de como uma pessoa leiga pode e deve colaborar com a emergência médica até mesmo numa situação difícil. Sem experiência ou conhecimento prévios, apenas mantendo a calma, ouvindo as indicações dos profissionais do INEM”.
Diego conta ainda que, quando chegou à maternidade, as pessoas queriam conhecer o pai-herói. Mas revela que sem a atenção dada pelo operador do INEM, orientando-o nos procedimentos e tranquilizando-o, não sabe o que teria acontecido: ‘Sou engenheiro civil, não fazia ideia do que tinha que fazer’.
1,5 milhões de pedidos de ajuda em 2022
Em 2022, os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM receberam mais de 1.5 milhões de pedidos de ajuda. As chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 são atendidas em primeira linha nos Centros Operacionais 112, geridos pelas Forças de Segurança. O 112 encaminha para os CODU do INEM todas as situações que digam respeito à saúde, competindo a esta central médica do INEM avaliar todos os pedidos recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada ocorrência.
Como esta história comprova, as perguntas efetuadas pelos profissionais dos CODU são muito importantes para a atuação do INEM, pois visam determinar qual o tipo emergência e os meios de socorro e/ou aconselhamento mais adequados para dar resposta à situação em questão. Deste modo, facultar toda a informação que seja solicitada vai permitir uma assistência mais eficaz.
O prémio foi ontem entregue a Diego Guilherme e Fernando Sá e Silva, na Conferência Anual promovida pela Associação Europeia do Número de Emergência (EENA).
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