domingo, 19 de maio de 2024

EDIÇÃO DO FESTEBAI 2024 ENCERRA AMANHÃ. GRUPO CÉNICO DE BAIRROS PROMOVE ESPECTÁCULO DE TEATRO

 
O Grupo Cénico de Bairros vai promover na noite da próximo Sábado, dia 18 de Maio, o encerramento da edição do FESTEBAI 2024 - Festival de Teatro de Bairros.
A exemplo do formato de anos anteriores, por iniciativa desta associação, está agendado um espectáculo de teatro, a realizar-se no Centro Cultural de Bairros, instalações do Centro Paroquial, em S. Lourenço, a partir das 21h30, com a presença do TEA – Teatro Experimental de Arouca, que vai apresentar a peça “ A Salvação “ .
Recorde-se que, na jornada de abertura deste festival, a população teve oportunidade de presenciar um excelente espectáculo, com a representação de uma fantástica comédia trazida pelo Getepepe - Teatro de Perafita, que apresentou nesta deslocação a Castelo de Paiva, a peça “ Dois é bom, três é demais “.

A entrada para este espectáculo de encerramento, que tem o apoio da CM de Castelo de Paiva, da União de Freguesias de Sobrado e Bairros e da Paróquia local, é gratuita, mas condicionada aos lugares existentes, que devem ser adquiridos junto da organização.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo

Discurso do Presidente CMA no Dia da Marinha 2024

Dia da Marinha 2024

Exmo Sr. Ministro da Defesa Nacional
Exmo Sr. Almirante Chefe do estado Maior da Armada
Exmo Srs Secretários de Estado
Exmas Sras e Srs Autarcas
Exmas Autoridades Civis, Militares e Religiosas
Exmas Senhoras, Exmos Senhores

Estimados Camaradas da Marinha Portuguesa
No cumprimento de Bom Dia e de Boas Vindas que a todos entrego nesta minha primeira palavra, quero expressar a honra que tenho em viver este momento único da vida da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, de receber o Dia da Marinha 2024 em Aveiro Capital Portuguesa da Cultura.

A presença da Marinha Portuguesa em Aveiro é especial para todos os Cidadãos de Aveiro e sei bem que também o é para os Marinheiros Portugueses, tendo um lugar de referência destacada a presença do Navio da República Portuguesa Sagres, atracado bem no centro da Cidade de Aveiro, ao lado da Marinha Museu da Troncalhada e dos Terrenos da Antiga Lota de Aveiro, no Cais do Sal, agora e sempre, o Cais da Sagres, o Cais da Marinha.
É esse encontro de Cultura, construída na notável vida da Marinha Portuguesa ao longo de 700 anos, e na também notável vida de Aveiro ao longo de mais de 10 séculos, que faz todo o sentido para comemorarmos a Portugalidade como instrumento de afirmação do Povo Português, de enaltecermos a aposta de quem quis e conseguiu dar novos Mundos ao Mundo, de marcar a ambição de sermos Cidadãos da Europa e do Mundo bem ancorados neste belo canto à beira-mar plantado, de rica história e cultura.

E é muito importante estarmos de bem com o nosso passado, termos as contas em dia com cada um dos momentos da história de Portugal, e canalizarmos todas as energias e capacidades individuais que se exponenciam quando conseguimos ser uma verdadeira comunidade, para que a cada dia do presente consigamos fazer Mais e Melhor pela Nossa Terra e pela Nossa Gente, em razão do futuro que sempre vai chegar a cada dia.

A Câmara Municipal de Aveiro assume a aposta em prosseguir o caminho do crescimento e do desenvolvimento, da boa gestão pública pela elevada qualidade dos serviços prestados aos Cidadãos e da capacidade de manter elevados níveis de investimento na capacitação do Município para propiciar uma continuada elevação da qualidade de vida dos Cidadãos.

Investimos em todos os setores de atividade para que o desenvolvimento seja integral, destacando aqui alguns deles. Na Educação como prioridade, qualificando o parque escolar e inovando com a Educação STEAM. Na Cultura e no Ambiente como fatores distintivos da Cidade dos Canais que a fazem única. Na Qualificação Urbana do espaço público que é a casa de todos, para que seja sempre um espaço aprazível e inclusivo. Na introdução das tecnologias na gestão dos edifícios e espaços públicos, promovendo a qualidade e a transparência dos serviços prestados e a participação dos Cidadãos. Nas políticas de transição climática, digital e energética, damos o nosso contributo para o alcançar importantes das metas definidas, destacando pela sua condição naval e inovadora, o novo Ferryboat elétrico Salicórnia, fabricado em Portugal e em operação há quase quatro meses.

A Câmara Municipal de Aveiro mantém o seu empenho no associativismo, porque juntos somos sempre mais fortes. Por isso nos empenhamos com responsabilidades relevantes, na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, na Associação Nacional de Municípios Portugueses, que amanhã comemora de forma especial os seus 40 anos de vida, assim como nos empenhamos nos trabalhos doComité das Regiões da União Europeia.

E tudo em nome de Portugal, da Europa e do Mundo.
Do Portugal que temos para cuidar com muito mais competência, com a liderança responsável de quem Governa e a quem desejamos sucesso, a participação construtiva de quem é Oposição e Alternativa, a mobilização de todas as Forças Vivas com especial referência para as Empresas e os Cidadãos Portugueses e de todas as Nacionalidades que assumem Portugal como a sua Terra num qualquer momento da sua vida, o que também muito nos honra e responsabiliza.

Da Europa que temos para cuidar com especial pertinência num momento de Eleições para o Parlamento Europeu, garantindo a governabilidade das Instituições Europeias pela manutenção do poder do centro político que tem de ser muito mais arrojado e determinado na gestão dos problemas que mais perturbam os Europeus: o desenvolvimento económico e o emprego, a segurança e a defesa, a política de imigração devidamente cuidada e cuidadora, a política de coesão verdadeiramente promotora do desenvolvimento integral da União Europeia.

Do Mundo que temos para cuidar com a aposta determinada no reforço da defesa da Democracia de modelo ocidental, em Portugal e nos Países onde se fala Português, dos Estados Unidos da Améria à Eslováquia, da Ucrânia a Israel onde a defesa da Democracia se coloca a par da defesa dos Cidadãos pela operação militar em curso e em reação a agressões absurdas e marginais à Lei e à Boa Ordem da relação entre Países e Povos.

Estimadas Cidadãs e Estimados Cidadãos
Hoje é dia de festa e de evocação, de fortalecer as esperanças e de reforçar as energias. Agradeço a todas as pessoas e entidades públicas e privadas que com um qualquer contributo, tornaram possível as comemorações do Dia da Marinha em Aveiro.

Exmo Sr. Almirante Gouveia e Melo, Chefe do Estado Maior da Armada

Tendo na vida a experiência de ter iniciado a minha relação direta com a Marinha aos 17 anos, de ter vivido o dia dos meus 18 anos a bordo do Navio-Escola Sagres, de ser membro do Curso Conde São Vicente da Escola Naval, onde estudei até ao início do segundo ano e de onde saí por determinação da minha paixão pela política, quis sempre, como Presidente do Cluster do Mar Português, da Câmara Municipal de Ílhavo durante 16 anos e da Câmara Municipal de Aveiro há 10 anos, cuidar da relação intensa dessas terras de Mar e Marinheiros, com a Marinha Portuguesa, com múltiplos projetos e eventos, o que muito me honrou e honra, assim como às Gentes desta Região de Aveiro.

É neste enquadramento que quero agradecer penhoradamente, a Vª Exa e à Marinha Portuguesa, a condecoração que me atribuiu hoje, nesta inesquecível cerimónia do Dia da Marinha na Capital Portuguesa da Cultura 2024, da Medalha da Cruz Naval 1ª Classe, assumindo perante todos o compromisso de continuar a viver na Nossa Terra,navegando por águas e mares onde a Marinha opere, os Cidadãos tenham vida e Portugal construa futuro, com a nossa Europa e o nosso Mundo.

Que a Marinha volte sempre à Região de Aveiro, e que, assim como em 2003 o Dia da Marinha em Ílhavo foi promotor do regresso à vida do Navio Treino de Mar Creoula, que o Dia da Marinha em Aveiro de 2024 tenha como uma das suas boas consequências, o regresso do Creoula, Navio do Ministério da Defesa Nacional e operado pela Marinha Portuguesa, à importante missão de promover a sua história da heroica pesca do bacalhau à linha, de relevante importância cultural, e de alimentar uma relação viva, estimulante e recrutadora, da Marinha com os Cidadãos civis que nele irão embarcar.

Seguimos Juntos na Luta por Mais e Melhor para a Nossa Terra e para a Nossa Gente.

Muito Obrigado.
José Ribau Esteves
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Barcelos | IPCA entregou Cartas de Curso a licenciados, mestres e TeSP

 
O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) esteve hoje em festa, com a Cerimónia de Entrega das Cartas de Curso aos seus diplomados no ano de 2022/2023, no Campus, em Barcelos.
A cerimónia contemplou os diplomados de licenciatura, mestrado e de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, num momento de enorme significado para as instituições para as famílias e para os diplomados, como referiu a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, na sua intervenção.
Dirigindo-se à Comunidade Académica presente, a Presidente do IPCA lembrou que: “Este ano o IPCA celebra 30 anos! E esta é uma data com significado muito grande para todos Nós: Há 30 anos que o IPCA constrói o Futuro!  Uma construção só possível, desde logo, porque vocês nos escolheram, porque estamos ligados ao território, e trabalhamos de forma articulada com os nossos parceiros em busca de soluções científicas e tecnológicas que respondam os principais desafios por eles sentidos. Nestes 30 anos, muito mudou na região do Cávado e do Ave e essas mudanças são indissociáveis da nossa presença neste território. Fomos, somos e seremos uma alavanca para o desenvolvimento e coesão social e territorial”.
O Vereador da Câmara Municipal de Barcelos, Carlos Reis, manifestou o compromisso da autarquia em criar condições para que os estudantes do IPCA se fixem na cidade de Barcelos. Carlos Reis referiu mesmo que “o IPCA andou mais rápido que a autarquia nos últimos 10 anos; os jovens vêm estudar, mas não se fixam, e isso é um desafio para a autarquia e estamos a trabalhar para recuperar com medidas práticas esse tempo perdido”.
Já o Presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), João Salazar, destacou o esforço, perseverança e dedicação dos diplomados para conseguirem terminar o seu percurso. “A carta que hoje recebem é muito mais do que só um pedaço de papel; é um testemunho da vossa resiliência, da vossa capacidade de aprender e crescer; é a prova de que vocês têm as ferramentas necessárias para enfrentar e superar os desafios que o futuro vos reserva”, disse o Presidente da AAIPCA dirigindo-se aos diplomados.
As Cartas de Curso foram entregues pelos respetivos Diretores das Escolas e Diretores de Curso, numa cerimónia animada pelos Cooltrane e pela Tuna Académica do IPCA.
Nos 30 anos do IPCA, a instituição formou um total de 11 307 estudantes, 2874 de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, 7461 de licenciaturas e 972 de mestrados.
Só no ano letivo 2022/2023, formaram-se nos vários ciclos de estudos 1447 estudantes, sendo 611 de CTESP, 666 de licenciatura e 170 de mestrados. Números que traduzem o contributo que o IPCA dá à região e ao país, e que evidenciam a sua afirmação como instituição de ensino superior de referência.
 
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda repudia agressões contra ativistas pela Palestina

Segundo tomámos conhecimento, ativistas do coletivo Coimbra pela Palestina foram alvo de agressões e ameaças, nomeadamente de índole racista, por parte de um grupo de turistas residentes em Israel que faziam uma visita turística na zona da Universidade de Coimbra na sexta-feira, dia 17 de maio.

O Coimbra pela Palestina tem, desde 3 de maio, promovido ações de protesto, sob a forma de assentadas, no Largo D. Dinis, com mensagens de solidariedade e símbolos palestinianos. Foi umas destas iniciativas que foi interrompida, com a aproximação de alguns turistas, que cuspiram nos materiais pró-Palestina, rasgaram uma das bandeiras, desferiram pontapés e proferiram ameaças de morte a quem participava na manifestação. Uma das ativistas, mulher e racializada, foi particularmente visada pelo grupo, tendo sido alvo de ameaças de morte e comentários racistas.

A Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra manifesta o seu profundo repúdio para com estes eventos de violência, racismo e ódio, reforçando o compromisso com um caminho de paz, por uma Palestina livre e pelo fim do projeto colonial israelita.

Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra
Bloco de Esquerda

Águeda | Mês dedicado ao Ambiente com várias atividades

 Workshops, ações de sensibilização, voluntariado ambiental, percursos interpretativos e atividades nas escolas do concelho entre as iniciativas a realizar
A Câmara de Águeda vai realizar, entre 22 de maio e 16 de junho, um vasto conjunto de ações que têm por objetivo sensibilizar a população para as problemáticas relacionadas com o meio ambiente, tendo como tema geração restauração.
Destinada a adultos e crianças de todas as idades, a programação assinala os vários dias temáticos relacionados com o ambiente, como o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), Dia Mundial da Migração dos Peixes (25 de maio), Dia Mundial da Energia (29 de maio), Dia Mundial da Bicicleta (3 de junho) e Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).
Na área da biodiversidade, será feita a pintura temática de muros, entre 22 e 24 de maio, no Jardim de Infância da Castanheira do Vouga e nas Escolas Básicas de Macinhata do Vouga e Professor Artur Nunes Vidal (Fermentelos).
A eficiência energética motiva quatro workshops para escolas, um na EB Professor Artur Nunes Vidal (Fermentelos), no dia 23 de maio, e outro no Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Águeda Sm@rt City Lab, no dia 28 de maio. Dias 11 e 13 de junho, decorrerão na EB de Recardães. No dia 29 de maio, às 18h30, o workshop sobre eficiência energética é aberto a toda a comunidade, na sede do LVpD (Rua Luís de Camões, nº 44).
De 27 a 31 de maio, decorrerá a (Eco) Semana Cultural, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, com a plantação e manutenção do canteiro de ervas aromáticas, atividades no Parque da Boiça, entre outras iniciativas.
Ainda no âmbito do mês de Ambiente decorrerá uma Feirinha Verde (em parceria com a EB Fernando Caldeira, no dia 29 de maio), a participação na Feira do Mundo Rural (de 30 de maio a 2 de junho, no Parque Nossa Senhora do Amparo, em Travassô) e uma Eco Caminhada, no dia 31 de maio, pela Eco-Escola Professor Artur Nunes Vidal.
De realçar o Dia Mundial da Criança, dia 1 de junho, que será assinalado com uma manhã no Parque de Alta Vila com várias atividades, nomeadamente workshop “Brinquedos sustentáveis”, Hora do Conto e outras surpresas.
De 1 a 15 de junho, decorrerá, no Feridouro – Cabeço Santo, as Jornadas Voluntárias de Primavera.
A propósito do Dia Mundial da Bicicleta, a 3 de junho, será feito um passeio de cicloturismo e gincana de bicicletas, com a Eco-Escola Jardim de Infância da Giesteira.
Destaque ainda para a presença do Creativity Bus – Fundação La Caixa, que vai estar “estacionado” na Praça 1.º de Maio, sendo que das 9h30 às 17 horas, será para grupos escolares (sujeito a agendamento) e das 17 às 19 horas, de participação livre.
Para junho e a propósito do Dia Mundial do Ambiente, está agendado o Roteiro pela Sustentabilidade (dia 5, no Parque de Alta Vila); a II Caminhada pelo Ambiente, em parceria com a Eco-Escola EB Borralha (dia 5); a iniciativa “Conhece o teu rio” (dia 7, no Parque Fluvial da Redonda); uma caminhada (dia 9, no âmbito do projeto “Caminhar pela Natureza”), no Trilho das Levadas, em Valongo do Vouga.
Neste mês, decorrerá um wokshop sobre compostagem (dia 13, às 18h30, no LvpD), bem com uma oficina de jardinagem (dia 14, às 18 horas, na Estufa do Parque de Alta Vila) e um curso de iniciação à observação de aves do Cértima à Lagoa (dia 15, na Ponte do Repolão, Cértima).
De 5 a 18 de junho, no Café Concerto do Parque de Alta Vila, estará patente a exposição “Selos Postais – 55 anos a extinção e a perda da Biodiversidade”.
Para mais informações e inscrições contactar a Divisão de Sustentabilidade, Turismo e Ação Climática, através do 234 180 197 ou e-mail dv-as@cm-agueda.pt.
 
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Águeda | Feira promove Desporto, Saúde e Bem-Estar

A Feira do Desporto, Saúde e Bem-Estar vai decorrer nos dias 24, 25 e 26 de maio, na Praça 1.º de Maio, onde vai acontecer um vasto programa de atividades.
Na arena Saúde e Bem-Estar, durante os três dias e sempre entre as 10 e as 18 horas, serão disponibilizados vários rastreios, pela ULS RA UCC Grei Águeda e Equipa Comunitária de Suporte de Cuidados Paliativos de Aveiro, nomeadamente Índice de Massa Corporal, tensão arterial, idade metabólico, risco de Diabetes e cardiovascular, para além de sensibilização para a necessidade de rastreio do cancro da mama, da próstata, do colo do útero e do cólon.
Neste espaço destinado à Saúde, várias entidades ligadas ao setor vão realizar vários outros rastreios desde saúde oral, auditivo, nutrição, fisioterapia pediátrica, terapia da fala, preparação e acompanhamento pré e pós parto, entre outras.
No sábado, dia 25, entre as 9 e as 13 horas, irá decorrer uma colheita de sangue, no Pavilhão do GICA, pelo Serviço de Sangue do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Na área desportiva, nos dias 25 e 26, sábado e domingo, o programa inclui Street Basket (das 10 às 12h30 e das 15 às 18 horas) e skate (das 10 às 12 horas e das 15 às 18 horas).
No dia 25, sábado, a manhã será dedicada ao projeto Águeda Bike for Kids (das 9 às 12 horas), ténis (das 10 às 12 horas, no Polidesportivo 1.º de Maio), uma prova de orientação (das 10 às 12 horas e das 15 às 18 horas).
À tarde, entre as 15 e as 18 horas, haverá uma mega aula de cycling (as inscrições, gratuitas e limitadas às bicicletas disponíveis, devem ser realizadas para geral@espacosaudeagueda.com ou info@lfitness.pt), uma atividade de ciclismo com a Academia Fullracing, um encontro de futsal (das 15 às 18 horas, polidesportivo 1.º de Maio) e uma mega aula de zumba neón noturna (início às 22 horas, mas com pinturas néon às 21 horas).
Durante o dia de sábado, na arena desportiva, haverá um bootcamp (às 9 horas), Karaté (às 10 horas), pilates tradicional (às 11 horas), judo adaptado (às 15 horas), uma demonstração de defesa pessoal (às 16 horas) e Karaté (às 17 horas).
Para domingo, dia 26, está agendada a Corrida e Caminhada da Liga Portuguesa Contra o Cancro (10 horas), a PIT-Bikes (10 às 12 horas e das 15 às 18 horas), bem como um encontro de natação em águas abertas (das 10 às 11 horas), um encontro de andebol (das 15 às 18 horas, no polidesportivo 1.º de Maio). Na arena desportiva, haverá pilates sénior (às 10h30), yoga (às 11h15), ginástica funcional (às 11h30), dança para crianças (às 15 horas), Kenpo (às 15 horas), danças urbanas (às 15h45 horas), ginástica aeróbica (às 16 horas), Karaté (às 17 horas) e um workshop de danças e ritmos brasileiros (às 16h30).
Nas atividades desportivas, destaque para os batismos, designadamente rally (dias 25 e 26, entre as 15 e as 18 horas), canoagem (dia 25, das 15 às 18 horas, no Cais dos Judeus), Stand-up paddle (dia 26, entre as 18 e as 18 horas, no Cais dos Judeus), cavalo (dia 26, entre as 15 e as 16h30, na Ribeira do Ameal),
De realçar ainda dois momentos de showcooking e degustação, um no sábado, às 15 horas, pelos alunos e professores do Curso profissional técnico de restaurante/bar da Escola Secundária Marques de Castilho e o segundo, no domingo, às 15 horas, pelos alunos do curso profissional de serviço de cozinha e pastelaria do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e pelos alunos de produção de cozinha B3 do IEFP.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro


 

Dias 20 e 21 de maio, Faculdade de Direito da Universidade Católica no Porto, recebe Americanos injustamente condenados participam em Seminário sobre os desafios de provar a Inocência


Marty Tankleff, que foi injustamente condenado a duas penas consecutivas de 25 anos de prisão pelo homicídio dos seus pais e cuja inocência foi comprovada 17 anos depois, é um dos oradores do Seminário “From Wrongful Arrest To Rightful Exoneration”. Um evento que se realiza já a 20 e 21 de maio, na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica. Este wokshop oferece uma oportunidade única para explorar as complexidades do sistema de justiça criminal, em especial o norte-americano, e o impacto que uma condenação injusta pode ter num indivíduo. Estará também presente Tara Whelan, advogada norte-americana com ampla experiência em defesa criminal.
“Este evento enquadra-se num projeto mais amplo que estamos a desenvolver sobre o erro judiciário, onde procuramos estudar as causas do erro judiciário e intervir em casos reais para reverter decisões penais injustas”, quem o diz é Pedro Miguel Freitas, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

O evento decorrerá em formato presencial, e contará com as participações online de Adnan Syed, Stephen Braga e Amanda Knox. Estarão também presentes alguns advogados norte-americanos conhecidos por auxiliar pessoas injustamente condenadas.

Marty Tankleff, advogado e professor visitante na Georgetown University, foi injustamente condenado em 1990 a duas penas consecutivas de 25 anos de prisão pelo homicídio dos seus pais. A sua inocência foi comprovada 17 anos depois e, desde então, tornou-se uma referência mundial na luta contra o erro judiciário. Nos últimos sete anos, com a ajuda dos seus alunos e do seu amigo de infância Marc Howard, Marty tirou sete homens da prisão.

Em conjunto com Tara Whelan, advogada norte-americana com ampla experiência em defesa criminal, Marty Tankleff explorará neste seminário tópicos como a estrutura judiciária, a advocacia, o sistema de recursos estatais e federais no contexto estadunidense, esclarecendo, de forma eminentemente prática, os desafios e obstáculos enfrentados por aqueles que procuram demonstrar a sua inocência.

Participando via online, Amanda Knox é hoje jornalista, oradora, autora do livro de memórias best-seller do New York Times, Waiting to Be Heard, e co-apresentadora, com seu parceiro Christopher Robinson, do podcast Labyrinths. No entanto, entre 2007 e 2015, passou quase quatro anos numa prisão italiana e oito anos em julgamento por um homicídio que não cometeu. Desde então, Amanda tornou-se uma defensora da reforma da justiça criminal e da ética nos média. Faz ainda parte do conselho do Frederick Douglass Project for Justice.

Também online estará Adnan Syed condenado injustamente aos 17 anos e sentenciado a prisão perpétua pelo homicídio da ex-namorada. Em 2022, o tribunal decidiu anular a sentença que tinha decretado 23 anos antes, deixando cair todas as acusações. No mesmo ano, a Universidade de Georgetown selecionou-o para o Programa de Bacharelado em Artes Liberais na Patuxent Institution. Através de sua função atual na Prisons and Justice Initiative, Adnan apoia os projetos da organização na sua missão de oferecer educação e formação profissional a condenados e a recém-libertados e a apoiar outros condenados injustamente.

Tara Whelan é advogada de defesa criminal exercendo no Estado e Tribunais Federais de Nova York. Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de Boston em 2009, Tara representa em tribunal de primeira instância pessoas que estão sendo investigadas ou já foram acusadas​​de um crime. Com mais de 14 anos de prática, a advogada já representou clientes em julgamentos por crimes como como assassinato, agressão, porte de arma, tráfico sexual, violação, conspiração, entre outros.

Com mais de 40 anos de experiência, Stephen Braga representa habitualmente cidadãos e empresas nos mais importantes assuntos legais, seja lidando com investigações criminais sensíveis ou litigando as consequências dessas investigações em tribunal. Ao longo da sua carreira, desempenhou um papel de liderança em muitos dos casos e investigações de colarinho branco de maior visibilidade em Washington. Este trabalho incluiu a representação de numerosos funcionários governamentais, além de clientes particulares e corporativos. Outros destaques da sua carreira inclui a representação de dois homens que passaram décadas na prisão por condenações de homicídio: Marty Tankleff, inocentado através de um recurso defendido por Stephen, e Damien Echols, membro do “West Memphis Three”, libertado do corredor da morte através de um acordo.

O Seminário - From Wrongful Arrest To Rightful Exoneration, decorrerá entre os 20 e 21 de maio entre as 14h30 e as 17h30 no Auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

*Fernanda Teixeira

Câmara Municipal de Aveiro congratula a Universidade de Aveiro pela aprovação da abertura do Curso de Medicina


Câmara Municipal de Aveiro congratula a Universidade de Aveiro pela aprovação da abertura do Curso de Medicina.
 A Câmara Municipal de Aveiro (CMA), através do seu Presidente, Ribau Esteves, congratula a Universidade de Aveiro (UA), pela aprovação do Mestrado Integrado em Medicina, pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Ribau Esteves recorda todo o trabalho realizado ao longo dos últimos anos: “lutámos muito para que este dia pudesse ser uma realidade. Em primeiro lugar quero congratular a Universidade de Aveiro, o seu Reitor e o seu Vice-Reitor Prof. Artur Silva, por esta conquista muito importante, com o simbolismo de ter acontecido no exato ano em que a Universidade celebra os seus 50 anos de vida. Relembro que a CMA assinou um memorando de entendimento em outubro de 2016, denominado «Mais Conhecimento, Melhor Saúde em Aveiro», com a UA, a ARSC, o CHBV e a UNL, em que um dos objetivos definidos foi a criação do curso de Medicina na UA.
Depois, devo sublinhar o papel da Unidade Local de Saúde de Aveiro e do seu Conselho de Administração, liderado pela Dr.ª Margarida França, que pelo trabalho que tem desenvolvido, também na cooperação com a UA, foi também uma peça importante para a conquista deste resultado.
Por fim, esta é também uma conquista de Aveiro e dos Aveirenses, da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, na qual a CMA se empenhou com a cooperação com a UA e na defesa institucional e pública de um curso de Medicina na UA, constituindo um passo muito importante para concretizarmos o objetivo de qualificação e ampliação do Hospital de Aveiro, que para além de uma nova área de Ambulatório e Consulta Externa, venha a incluir a construção do Centro Académico Clínico, nos terrenos há muito disponibilizados pela CMA.
Como refere o relatório da Comissão de Avaliação Externa do A3ES, este novo Curso de Medicina da UA assenta “num programa moderno estruturado em torno de um currículo em espiral centrado no aluno” e é esse o desígnio que a Câmara Municipal de Aveiro está também comprometida em fazer cumprir, sabendo que para o conseguirmos de forma efetiva, é de capital importância a qualificação e ampliação do nosso Hospital”, afirmou Ribau Esteves.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Câmara de Aveiro saúda a Marinha Portuguesa com espetáculo de fogo de artifício, este sábado na envolvente ao NRP Sagres; Câmara Municipal oferece viagem a 20 cidadãos na Caravela Vera Cruz

 I – Câmara de Aveiro saúda a Marinha Portuguesa com espetáculo de fogo de artifício, este sábado na envolvente ao NRP Sagres
A Câmara Municipal de Aveiro convida toda a população a assistir, este sábado, 18 de maio, pelas 23h00, no Cais do Sal (junto ao Ecomuseu Marinha da Troncalhada), ao espetáculo pirotécnico de fogo de artifício, que se vai realizar na envolvente ao NRP Sagres, que se encontra ali atracado.
Trata-se de uma oferta da CMA, de saudação à Marinha Portuguesa, pela realização do Dia da Marinha 2024, em Aveiro (04 a 20 de maio) e pelos serviços prestados a Aveiro e aos Aveirenses, ao longo da sua nobre história secular.
O Presidente da CMA, Ribau Esteves, lembrou que “Aveiro é terra de Mar e por isso, é para nós uma honra muito grande e muito especial, podermos contar com a história, o património e as capacidades atuais da Marinha Portuguesa neste território, que se confunde, também, com a história da própria Marinha. Agradecemos muito a este ramo das Forças Armadas e em especial ao Almirante Chefe de Estado Maior da Armada, Gouveia e Melo, a sua presença em Aveiro, durante este mês”, concluiu.

II – Câmara Municipal oferece viagem a 20 cidadãos na Caravela Vera Cruz
A embarcação típica da era dos Descobrimentos vai estar em Aveiro, de 08 a 16 de junho, com um programa de visitas e atividades criado no âmbito da Capital Portuguesa da Cultura
A Câmara Municipal de Aveiro vai proporcionar a experiência única a 20 cidadãos de poderem navegar, entre Aveiro e Lisboa, na Caravela Vera Cruz, uma embarcação típica da era dos Descobrimentos. A seleção dos participantes é feita através de um sorteio, que será lançado esta sexta-feira, 17 de maio, na página de Instagram do Município de Aveiro.
Para a viagem Lisboa – Aveiro, estão disponíveis dez vagas, com embarque no Porto de Lisboa (Alcântara), no dia 07 de junho às 12h00, e com chegada a Aveiro (Cais do Sal), prevista para as 17h00 do dia seguinte, 08 de junho. A viagem para Lisboa, que também contempla dez lugares, tem hora de embarque marcada para as 11h00 do dia 16 de junho, novamente no Cais do Sal, e atracagem prevista no Porto de Lisboa (Alcântara), pelas 13h00 do dia 17 de junho.
Podem participar nesta iniciativa todos os interessados com idade igual ou superior a 15 anos. As viagens incluem seguro de embarque.

A Caravela Vera Cruz vai estar em Aveiro, no Cais do Sal, de 08 a 16 de junho, com um programa de visitas e atividades especificamente criado para integrar a agenda de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

A caravela foi uma embarcação inventada e usada pelos portugueses durante a era das Descobrimentos, nos séculos XV e XVI. A Vera Cruz foi construída no ano 2000, no estaleiro naval de Vila do Conde, no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil e destina-se a possibilitar o treino de vela e experiências de Mar, a realização de provas e outros eventos náuticos e de investigação do comportamento e manobra das antigas Caravelas, sobretudo para os mais jovens.
Esta ação realizada pela CMA tem a colaboração da detentora da embarcação, a Aporvela - Associação Portuguesa de Treino de Vela, uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1980 com o objetivo de estreitar a ligação dos portugueses com o mar, mantendo viva a tradição do nosso património marítimo.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
** Imagem do Litoral litoral Centro

Silves | ABRIL EM BRANCO – TRIBUTO A JOSÉ MÁRIO BRANCO. Concerto em Armação de Pêra, dia 24 de maio, às 21h30

 O Município de Silves promove o concerto ABRIL EM BRANCO, no próximo dia 24 de maio, no Antigo Mini Golfe, em Armação de Pêra, pelas 21h30.
Com interpretações de Luca Argel e Mitó Mendes, Abril em Branco é acima de tudo um trabalho coletivo que conta com os músicos Filipe Valentim, Luís Bastos e Quarteto Naked Lunch. Porque Abril, é uma folha em branco, neste caso, como uma obra eternamente revisitável, sempre atual e comovente.
O espetáculo alia uma abordagem criativa à vertente meramente instrumental, a recriação da ”canção” na sua mais pura essência e a componente poética (declamação/spoken word) inseparável da obra de José Mário Branco.
Não perca um concerto único que fala de recomeços, abordagens e intemporalidades. Constrói-se de composições e poemas da autoria de José Mário Branco mas também de outros autores que ao autor “muito diziam”.
A iniciativa está inserida na programação das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril do Município de Silves.
Uma noite imperdível que celebra Silves, Abril Presente, Liberdade Sempre!
A entrada é livre.
 
+ sobre LUCA ARGEL
Cantor e compositor brasileiro, carioca tijucano e formado em música pela UNIRIO. É mestre em Literatura pela Universidade do Porto, em Portugal. Migrou para além mar em 2012, para estudar, e foi ficando. É vocalista e compositor dos grupos Samba Sem Fronteiras e Orquestra Bamba Social, com quem divide a alegria de difundir a sonoridade e poesia da música brasileira em Portugal. Divide o tempo entre os palcos e outros projetos, como trilhas sonoras para dança e cinema, programas de rádio e podcasts dedicados à música brasileira, e a produção literária. Tem livros de poesia publicados no Brasil, Espanha e em Portugal. Um deles foi semifinalista do Prêmio Oceanos 2017, considerado um dos prêmios literários mais importantes entre os países de língua portuguesa.
 
+ sobre MITÓ MENDES
Com formação em música e teatro, mentora e membro de diversos projetos coletivos e a solo ‒ e também com uma passagem pelo Fado - Mitó Mendes é um nome incontornável da música em Portugal. Destaca-se a inesquecível formação d’A Naifa, Mitó com quatro álbuns editados a que se seguiu o projeto Señoritas com a sua inseparável companheira de estrada Sandra Baptista.
 
+ sobre FILIPE VALENTIM
É pianista e membro fundador do grupo Radio Macau e do projeto de spoken word, Wordsong. Estudou piano na Academia de Amadores de Música. Trabalhou ainda com diversos músicos e grupos como Jorge Palma, Viviane e Nuno Rebelo entre outros. Integra o coletivo Lisbon Poetry Orchestra.
 
+ sobre LUÍS BASTOS
Licenciado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa em Ciências Musicais. Tem o curso de Clarinete da Academia de Amadores de Música e fez parte de grupos como Kumpania Algazarra, Blasted Mechanism e atualmente Miss Manouche e Lisbon Poetry Orchestra.
 
QUARTETO NAKED LUNCH
+ sobre FRANCISCO RAMOS
Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, na classe do Professor João Mendes. Durante os 6 anos que frequentou esta escola participou em diversos estágios emarterclasses, trabalhando com vários maestros e professores como Ernest Schelle, Jean-Sebastian Bereau, Roberto Perez, Cármelo De Los Santos, Daniel Rowland, Ilona Sie Dhian Ho, entrou outros. Em 2008 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, onde se licenciou em 2011 na classe do Professor António Anjos. No seu percurso académico em Lisboa é dirigido pelos maestros Vasco Azevedo, Michael Zilm, Pedro Neves e Martin André. Por esta altura é membro da Orquestra Sinfónica Juvenil, tendo como maestro o Professor Christopher Bochmann.
Em 2011 começou os seus estudos em música improvisada na Escola das Artes de Sines com o Professor Vasco Agostinho, tendo tido aulas de Combo com os professores Filipe Teixeira e Vasco Agostinho. De 2010 a 2013 foi professor de violino, viola d’arco e formação musical na Escola das Artes de Sines. Neste momento lecciona violino na Escola de Jazz do Barreiro, no Conservatório das Caldas da Rainha e na Academia de Música de Alcochete. Enquanto violinista profissional, colaborou com a Lisbon Film Orchestra, Orquestra ArtQuest, Os Maquinistas e Sinfonietta de Sines. Com esta Sinfonietta tocou na Casa da Música do Porto ao lado de David Murray, Omara Portuondo e Ensemble Cubano. Actualmente é membro da Orquestra Philarmónica de Lisboa e colabora frequentemente com a Orquestra de Câmara de Almada e o Quinteto de Cordas e Orquestra Didáctica da Foco Musical.
 
+ sobre FERNANDO SÁ
Natural de Viana do Castelo, inicia os seus estudos em Violino aos doze anos de idade na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, na classe da Professora Larissa Schomina. Aí tem oportunidade de trabalhar com vários outros nomes tanto em masterclasses como em aulas individuais. Em 2006 ingressa na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco com o professor António Miranda. Começa então a participar pontualmente como reforço em alguns projectos e orquestras a nível nacional. Entre 2009 e 2011 é aceite em dois projectos internacionais de orquestra para jovens interpretes (Bysioc, Forum Franco-Allemand des Jeunes Artistes) fazendo sempre parte dos 1º violinos tendo numa ocasião sido escolhido para concertino. Tem colaborado com varias formações e artistas de renome entre eles fica registado um DVD ao vivo com Aurea “Aurea ‒ AO VIVO NO COLISEU DE LISBOA” e a gravação do CD com a banda Brass Wires Orchestra “Cornerstone” em 2014. Tem tocado por inúmeras regiões de Portugal Continental, Espanha, Inglaterra, Alemanha, França e Croácia. Em 2013 participa no 1º Estágio Gulbenkian para Orquestra, tendo posteriormente vindo a colaborar com a orquestra principal. Colabora desde 2013 com a Orquestra Philarmónica de Lisboa, tendo em 2014 ficado com o lugar de concertino, apresentando-se com a mesma a solo com a peça Adagio para violín, piano y orquestra de cuerda de Juan António Simarro, sendo convidado pelo compositor a integrar o quarteto que viria a estrear as suas obras em Portugal. Começou a leccionar em 2007 no projecto Zéthoven. Em 2015 viria a colaborar com o Projeto  Orquestra Geração. Também em 2015 é convidado para integrar a Lisbon Poetry Orchestra, onde pôde partilhar palco com alguns reconhecidos atores e declamadores Portugueses. Actualmente frequenta o Mestrado em ensino na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
 
+ sobre JOÃO PAULO GASPAR
Iniciou os seus estudos em 1998, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, na classe de violino do professor Hugo Mendes. Dois anos depois, mudou para a classe de viola do Professor António Oliveira e Silva, com quem concluiu o curso profissional. Em 2004, entrou na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Professor Pedro Saglimbeni Muñoz, com quem concluiu a Licenciatura em Viola. Durante o seu tempo de estudante, realizou masterclasses com Gerard Caussé, Anabela Chaves, Angel Sampiedro entre outros. Em orquestra, tocou sob a batuta de maestros como Jean Marc Burfin, Jean Sébastien Béreau, Marc Tardu entre outros. Actualmente, é professor de violino/viola no Conservatório de Lisboa, na Escola de Artes do IFCT Torre Marinha e na Bloom Acadamy.Já leccionou no Conservatório da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Academia de Música de Alcobaça e na Escola de Artes de Sines, onde também dirigiu a Orquestra de Cordas. É membro da Orquestra Didáctica da Foco Musical e do seu Quinteto de Cordas e responsável pelas violas d'arco no "Sons Ibéricos".
 
+ sobre TIAGO ROSA
Natural de Braga, iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em 1994 na classe da professora Paula Almeida. Em 2000 foi admitido na ARTAVE sob a orientação da professora Pétia Samardjieva. Entre 2002 e 2004 teve aulas com a violoncelista Madalena Sá e Costa. Concluiu os estudos superiores sob a orientação do professor Paulo Gaio Lima e é atualmente mestrando na Academia Nacional Superior de Orquestra. Frequentou cursos de aperfeiçoamento da técnica de violoncelo onde teve oportunidade de trabalhar com pedagogos como Madalena Sá e Costa, Lenian Benjamins, Paulo Gaio Lima, Jed Barahal, Márcio Carneiro, Miguel Rocha e Xavier Gagnepain. Desenvolveu estudos de Música de Câmara orientado por Etienne Lamaison, Ana Telles, Roberto Pérez e João Lucena Vale. Teve oportunidades de tocar em orquestra sob a direção de Emílio de César, Ernest Schelle, António Saiote, Florian Totin, Martin André, Piu Salotto, Jean-Sébastien Béreau e colaborou, em Caracas, com a Orquestra de Jovens de Chacau e a Orquestra Nacional Típica da Venezuela. Atualmente leciona na Casa Pia de Lisboa, na Escola de Música do Colégio Moderno e colabora com o Ensemble MPMP.

 

Agrária de Coimbra leciona microcredenciação em Gestão Veterinária


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) irá lecionar, no próximo dia 24 de maio, uma microcredenciação em Gestão Veterinária - Resolução de Problemas à La Carte.

De cariz teórico-prática e com uma duração total de 8,30 horas, esta microcredenciação tem por objetivo fornecer competências na identificação de soluções para os principais problemas de gestão no quotidiano da prática veterinária a profissionais e estudantes da área das ciências veterinária e da gestão de empresas.

As candidaturas para frequência desta formação decorrem até 20 de maio, e devem ser efetuadas na plataforma inforestudante.ipc.pt.

Para mais informações, os interessados devem consultar https://www.esac.pt/index.php/estudar/cursos/microcredenciacoes/.

*Pelo Gabinete de Comunicação da ESAC
Isabel Silva