quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Apresentação de Obra Literária


Venho por este meio apresentar um projeto literário especial, Viajando pelos Alpes: Crónicas Humorísticas de uma Viagem em Família, publicado em parceria com a Bookmundo. Esta obra relata, de forma bem-humorada, as nossas aventuras em família pelos Alpes, Veneza e Milão, capturando os desafios e alegrias de viajar com uma criança pequena de oito meses de idade.

Mais do que um livro de viagens, este projeto tem uma missão muito especial: todo o lucro obtido com as vendas será integralmente destinado a apoiar o percurso formativo da nossa filha, Íris.

O livro está disponível para aquisição online através da Bookmundo, Fnac e Amazon.

Gostaríamos de vos solicitar, caso seja possível, ajuda na divulgação desta iniciativa. A partilha desta informação nos vossos canais poderá não só contribuir para dar a conhecer o livro, mas também sensibilizar mais pessoas para este propósito familiar e educativo.
Ficaremos muito gratos por qualquer apoio, e estou totalmente disponível para partilhar mais informações ou até mesmo para uma eventual conversa, caso considerem relevante.

Agradeço desde já a vossa atenção e espero que esta obra vos possa despertar interesse, tanto pelo seu conteúdo como pelo propósito que a move.

Link do Livro:
*Dinis Santos


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL JÁ ESTÁ A MEXER COM O MERCADO DE TRABALHO


Novo diretor geral da LHH | DBM Portugal, Pedro Rocha e Silva, comenta conclusões de estudo internacional que mostra o que está a mudar em termos de despedimentos e guerra pelo talento.
Numa altura em que o potencial da inteligência artificial (IA) para transformar o mundo do trabalho domina o discurso empresarial, o mais recente estudo internacional da consultora em recursos humanos LHH mostra que 73% das empresas já estão a realizar ou a considerar alterações à sua estrutura de recursos humanos.
A IA continua a dividir opiniões. Se há quem diga que já estamos no meio de uma onda de despedimentos, outros apontam para o potencial da tecnologia para ser um criador líquido de emprego. Certo é que a própria natureza do trabalho está destinada a mudar significativamente em várias funções.

O estudo da LHH, denominado “Outplacement and Career Mobility Trends Report 2024” inquiriu mais de 3 mil líderes de recursos humanos e 8 mil trabalhadores de colarinho branco em nove países – quatro dos quais fora da Europa: Estados Unidos, Canadá, Austrália e Brasil.

As principais conclusões mostram que 36% dos trabalhadores continuam preocupados com a possibilidade de serem despedidos, enquanto 31% consideram mudar de emprego nos próximos 12 meses. A estes, juntam-se mais 26% que declararam que estão a considerar fazê-lo num prazo mais alargado. Já do lado dos responsáveis de recursos humanos, 25% mostram-se preocupados com o esgotamento das equipas de trabalho em resultado dos despedimentos.
Pedro Rocha e Silva, recém-nomeado managing director da LHH | DBM Portugal, destaca outra das principais conclusões deste estudo global: a necessidade de haver melhor comunicação e apoios necessários para os colaboradores que estão de saída.

“Tomar medidas para garantir que os colaboradores despedidos estão bem familiarizados com os apoios disponíveis é essencial para manter o seu foco na necessidade de procurar uma nova saída profissional”, explica o gestor. E acrescenta: “Isso garante goodwill à empresa e mostra aos colaboradores que existe uma preocupação da empresa em fazer o que entende correto, mesmo em condições difíceis”.

Criar as melhores condições possíveis para que as pessoas possam reenquadrar-se no mercado de trabalho, deverá ser, na opinião de Pedro Rocha e Silva, “mais do que um ato de reconhecimento ou agradecimento, ou uma ação de responsabilidade social, deverá ser o evidenciar de uma forte crença que essas práticas sustentadas trazem efetivos benefícios à organização, nomeadamente a nível do seu clima social e capacidade de atração e retenção”. Como reforça, “estas práticas passam uma forte mensagem não só aos envolvidos como igualmente aos que ficam!”.

Trabalho flexível veio para ficar

Analisando o mercado de trabalho pela perspetiva dos trabalhadores inquiridos, 50% continua a referir-se especificamente às “opções de trabalho flexíveis” como uma boa razão para permanecer na empresa.

Ou seja, por mais difícil que tenha sido o confinamento durante a pandemia, muitos colaboradores aceitaram a flexibilidade proporcionada pelo trabalho à distância. “Os trabalhadores são pessoas com responsabilidades e interesses diversos. Reconhecer este facto e dar-lhes espaço para se dedicarem a eles demonstra empatia e confiança”, afirma Pedro Rocha e Silva.

O estudo internacional da LHH mostra que as opções de trabalho flexíveis estão hoje fora das cinco principais estratégias de retenção de trabalhadores por parte da gestão da empresas – as prioridades vão para os mais tradicionais pacotes de benefícios, programas de formação, ou programas de recompensa e reconhecimento, entre outros. “Aconselhamos os empregadores que pretendem reter os seus melhores talentos a incluírem o trabalho flexível nas suas estratégias de retenção”, alerta Pedro Rocha e Silva.

Da gestão de pessoas ao outplacement

Com mais de 30 anos de experiência profissional, Pedro Rocha e Silva assumiu em setembro a direção geral da LHH | DBM Portugal, consultora especializada em outplacement (serviços de transição de carreira), gestão da mudança e desenvolvimento de lideranças.

Formado em Gestão pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, e com certificação PADE (Programa de Alta Direção de Empresas) da AESE Business School, o gestor esteve oito anos na liderança da Neves de Almeida HR Consulting, antes de entrar numa área de consultoria mais especializada: o outplacement.

Iniciou a sua carreira na Andersen Consulting (atualmente Accenture), tendo-se mais tarde especializado nas áreas de gestão de pessoas, tendo estado na Willis Towers Watson e na Heidrick & Struggles. Assumiu igualmente funções de gestão de recursos humanos durante seis anos na antiga Portugal Telecom.

“O outplacement existe em Portugal há mais de 30 anos, introduzido pela marca DBM, mas ainda há um forte espaço de crescimento deste segmento. A nossa prioridade continuará centrada em apoiar empresas em momentos de mudança, desenhando programas adequados aos seus profissionais em transição de carreira. O objetivo último será sempre colocar o outplacement como uma prática transversal ao mercado”, conclui Pedro Rocha e Silva.

*Luís Fonseca


Alvaiázere é, mais uma vez, distinguido como "Município Amigo do Desporto"


No passado dia 2 de dezembro, o Município de Alvaiázere foi destacado na cerimónia realizada no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, onde recebeu a distinção de "Município Amigo do Desporto". Este reconhecimento, integrado no XXIV Seminário dos Municípios Amigos do Desporto, sublinha o mérito de Alvaiázere pelas suas intervenções de qualidade e impacto positivo na área do desporto.
Os reconhecimentos de "Município Amigo do Desporto" são atribuídos anualmente e têm como objetivo valorizar os programas e atividades municipais que promovem o desporto como vetor de desenvolvimento social e comunitário. Alvaiázere destacou-se pelos seus programas desportivos e pelo apoio contínuo às associações do concelho, refletindo uma estratégia sustentada e eficaz nesta área.

A Câmara Municipal de Alvaiázere reforça que este prémio é um reconhecimento nacional do empenho e do trabalho desenvolvido no âmbito do desporto, um setor que tem recebido investimento estratégico e que impacta diretamente a qualidade de vida da população.

O Presidente da Câmara Municipal, João Paulo Guerreiro, deixa uma mensagem de profundo agradecimento aos técnicos do Gabinete de Desporto, cujo empenho e dedicação foram determinantes para alcançar este reconhecimento. "Este prémio é uma prova de que o trabalho conjunto e o compromisso com a nossa comunidade trazem resultados positivos".

Com este galardão, Alvaiázere posiciona-se como um exemplo a seguir, inspirando outras autarquias a investir em programas que promovam o bem-estar das populações e o fortalecimento das comunidades locais.

*Gabinete de Apoio à Presidência

No sábado, dia 30 de novembro. Ações de formação abordou o impacto das emoções na saúde mental em Cantanhede

 
No passado sábado, dia 30 de novembro, realizaram-se duas sessões da ação de formação sobre “Literacia das Emoções”, no Museu da Pedra, em Cantanhede.
A iniciativa, dirigida a docentes e a assistentes operacionais das escolas do concelho de Cantanhede, teve como objetivo explorar o impacto das emoções na saúde mental, na aprendizagem e nas funções cognitivas.
Nesse contexto, as competências sociais e emocionais desempenham um papel central no processo educativo, sendo fundamentais para apoiar o desenvolvimento das crianças e promover uma aprendizagem eficiente e estimulante.
Esta ação visou contribuir para a aquisição de competências e técnicas por parte dos docentes para a implementação de estratégias de desenvolvimento de literacia e competências emocionais dos alunos, no sentido de promover a aquisição de competências emocionais, pessoais e sociais significativas e assim promover o sucesso escolar, criando oportunidades de o aluno refletir sobre a sua experiência emocional na sala de aula, potenciando a possibilidade de aprendizagens mais significativas”, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso.
As duas sessões, dinamizadas por Paulinho de Oliveira da Associação de Museu das Emoções, resultaram de uma parceria entre o Município de Cantanhede, os Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva, Gândara-Mar e Lima-de-Faria, com acreditação pelo Centro de Formação da Beira-Mar.
Esta iniciativa também adota uma abordagem ecológica e ambiental, alinhando-se às estratégias e aos instrumentos de referência do programa Eco-Escolas, apresentados pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação durante o Seminário Eco-Escolas 2024.

ESAC Dá-se a conhecer a estudantes do ensino secundário. Agrária de Coimbra lança Escola de Inverno


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), em parceria com o Gabinete de Interface com a Comunidade do Politécnico de Coimbra, irá dinamizar, de 18 a 21 de dezembro de 2024, a 1.ª edição da sua Escola de Inverno.

Enquadrada no âmbito do projeto FARM4FUTURE, aprovado pelo PRR – Impulso Mais Digital – Reforma e Modernização das Ciências Agrárias, a iniciativa trata-se de uma semana imersiva dirigida a estudantes do ensino secundário, do 10.º ao 12.º ano de escolaridade.

No contexto da Escola de Inverno, os participantes terão a possibilidade de conhecer os vários espaços e atividades desenvolvidas na ESAC, os serviços de apoio, bem como as oportunidades de estudo, de cultura e de desporto que esta instituição de ensino superior tem para oferecer, à semelhança do que aconteceu na Escola de Verão da ESAC 2024.

Deste modo, para os estudantes foi novamente preparada uma semana bastante dinâmica, composta por atividades lúdicas e pedagógicas, com diversos momentos e experiências para aprender em ambiente de diversão e de trabalho de equipa. “Balbúrdia na Quinta – O Mundo Animal da Agrária”, a “Visita ao Horto”, a “Ciência p’ró Lanche – Gastronomia Molecular e Fabrico de Queijo” e a “Acalma aí os Cavalos – Maneio de Equinos” são algumas das atividades pedagógicas a levar a cabo. Estão ainda previstas atividades relacionadas com as áreas de reprodução, compostagem e análise sensorial. Ao nível lúdico, aos participantes são propostos “jogos sem fronteiras”, sob a metodologia outdoor training, uma atividade com a tuna académica e outra de recuperação de um espaço/mosaico.

Recorde-se que o projeto FARM4FUTURE pretende proporcionar experiências disruptivas aos estudantes do ensino secundário e profissional, através do contacto direto com as áreas de ensino da ESAC, nomeadamente agronomia, ambiente, biotecnologia, floresta, tecnologia alimentar e zootecnia e com projetos de demonstração no campo da transição digital e verde. O intuito é sensibilizá-los para o interesse e a importância destas áreas.

As inscrições na Escola de Inverno encontram-se abertas e podem ser efetuadas em https://curt.link/cOrXB. Para mais informações, os interessados deverão contactar o Gabinete de Interface com a Comunidade do IPC, através do e-mail gic@ipc.pt.

*Isabel Silva

 

Aveiro | 4 IPSS's recebem mais de 990 mil euros para obras de qualificação dos Edifícios; Cidade de Aveiro preside à Rede Europeia Arte Nova 2025 - 2028

 Apoio Especial para Investimento em Equipamentos Sociais
I – Santa Casa da Misericórdia e Centros Sociais Paroquiais de Cacia, São Bernardo e Vera Cruz recebem mais de 990 mil euros para obras de qualificação dos Edifícios
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, celebrou, ontem, dia 04 de dezembro (terça-feira), os Protocolos de Apoio Financeiro para investimento em Equipamentos Sociais com a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, o Centro Social e Paroquial de Cacia, o Centro Paroquial de São Bernardo e o Centro Social e Paroquial da Vera Cruz – Casa da Vera Cruz, com a entrega de um valor global de 991.500€.
O Apoio Especial para Investimento em Equipamentos Sociais (AEIES) do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA) atribuiu à a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro 400.000€, ao Centro Social e Paroquial de Cacia 72.000€, ao Centro Paroquial de São Bernardo 306.500€ e ao Centro Social e Paroquial da Vera Cruz 213.000€
“Esta ação da CMA, assume como pilar estratégico da sua intervenção, a aposta no investimento em equipamentos sociais, apresentando como objetivos primordiais, promover o licenciamento da rede institucional existente no Município, visando o cumprimento da lei, a qualidade dos equipamentos, bem como contribuir para a melhoria das condições de vida e bem-estar dos cidadãos e das famílias perante o acesso a respostas de apoio social mais robustas”, afirmou Ribau Esteves.
Os Presidentes das IPSS em causa enalteceram e agradeceram o relevante apoio da CMA nos investimentos em causa nos protocolos assinados (e também noutros apoios ao longo dos últimos anos), tendo sido feito uma visita às instalações das IPSS.
Recordamos que a CMA aprovou os apoios financeiros para investimento em Equipamentos Sociais, num total de 2.438.500,00€ para nove Associações, com perspetiva de execução em 2024 e 2025.
Esta ação assume-se como pilar estratégico da intervenção da CMA, com a aposta no investimento em equipamentos sociais, visando o cumprimento da lei e o aumento da qualidade dos equipamentos.

Nota de Agenda
Os próximos protocolos com o Centro Social e Paroquial de São Jacinto e com o Centro Social e Paroquial de São Pedro de Nariz, serão celebrados em data a anunciar brevemente, concluindo assim o definido neste programa especial de apoio às Associações, com as nove instituições em causa.

II – Cidade de Aveiro preside à Rede Europeia Arte Nova 2025 - 2028
A Cidade de Aveiro representada pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro vai presidir no triénio 2025 – 2028 à Reseau Art Nouveau Network, a rede europeia dedicada ao estudo e promoção do movimento Arte Nova, composta por 25 cidades de 16 países. A eleição aconteceu na reunião do Board, que se reuniu no dia 29 de novembro (sexta-feira), em Bruxelas, Bélgica.
O Presidente Ribau Esteves, que assume as funções de Presidente da Rede Europeia Arte Nova a partir de janeiro de 2025, considera que “esta é uma eleição que confirma o trabalho notável que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos 11 anos. Devo recordar que em 2013, Aveiro não cumpria os seus compromissos com os seus parceiros europeus e tinha a sua participação vedada com dívidas de vários anos, com claros prejuízos para Aveiro e para a Cultura e a Arte Nova Aveirense.
É por isso com grande satisfação e com o simbolismo de sermos em 2024, Capital Portuguesa da Cultura, que vemos agora o nosso trabalho reconhecido, depois de uma longa caminha de credibilização, de assunção dos compromissos com a Rede e de um profundo trabalho de valorização e promoção da Arte Nova”, concluiu Ribau Esteves.
Aveiro sucede, assim, à Cidade de Bruxelas na liderança desta Rede, que já foi presidida por Barcelona (Espanha) e Ljubljana (Eslovénia).
No ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura, o Museu Arte Nova foi palco de uma exposição inédita, O Mundo Arte Nova: a transformação da natureza, que contou com a colaboração dos membros da Rede Europeia Arte Nova, que enviaram, para Aveiro, peças das suas valiosas coleções.
Baseado na cooperação científica e cultural, na partilha de boas práticas, esta Rede trabalha na transmissão de conhecimento, investigação, atividades de mediação e promoção do Movimento Arte Nova, bem como no desenvolvimento de projetos europeus e de iniciativas conjuntas.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Barcelos | O Espírito de Natal invade o Campus, nos 30 anos do IPCA

 A poucos dias de celebrar o 30º aniversário, o IPCA dá hoje pelas 17h30m as boas-vindas à época natalícia com o acender da iluminação de Natal.
O Campus do IPCA fica, este mês, ainda mais bonito, iluminado e decorado para receber o Natal, com uma decoração que combina tradição e modernidade, e que simboliza o crescimento e a inovação que têm marcado o seu percurso, proporcionando à sua Comunidade Académica um ambiente que potencia o espírito natalício e festivo desta quadra.
A iluminação, distribuída pelo Campus, cria um ambiente acolhedor e alegre, reforçando o espírito de união entre a comunidade e é também uma comemoração ao percurso do IPCA e a todos os que contribuíram para o seu sucesso.
A mesma vai poder ser vista até ao início de janeiro de 2025, convidando assim toda a comunidade académica e a população de Barcelos a desfrutar deste ambiente mágico que envolve o Campus do IPCA.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Rota do Românico dinamiza atividades de Natal para os mais pequenos


“Um Natal Mágico” é o mote do programa de atividades que a Rota do Românico propõe para o público infantojuvenil nas manhãs dos próximos dias 18, 19 e 20 de dezembro.
As atividades, inspiradas na quadra natalícia e nos bens culturais da Rota do Românico, terão lugar no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, nos dias 18 e 20, e no Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel, e no Centro Interpretativo da Igreja de Veade, em Celorico de Basto, ambos no dia 19, sexta-feira.
Os jovens participantes, entre os seis e os 12 anos, serão convidados a explorar os diferentes espaços dos centros de interpretação, através do seu envolvimento em visitas, jogos e oficinas que procuram valorizar a curiosidade, a criatividade, a experimentação e a vivência em grupo.
“Copo mágico”, “Bolo de Natal”, “Caça à prenda” e “Bengalas de Natal” serão alguns dos desafios propostos pelo Serviço Educativo da Rota do Românico.

As inscrições, obrigatórias e limitadas a 15 vagas, estão disponíveis no sítio da internet da Rota do Românico.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne, atualmente, 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

António Coelho
Planeamento e Comunicação
Associação de Municípios do Vale do Sousa
Praça D. António Meireles, 45, 4620-130 Lousada



Alvaiázere | FICA PROMETE SURPREENDER COM UM NATAL DE MAGIA, TRADIÇÃO E INOVAÇÃO



O concelho de Alvaiázere prepara-se para acolher, entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro, mais uma edição do aguardado FICA- Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere, um evento que se tem afirmado como referência na região e um marco imperdível no calendário natalício.

Este ano, o festival apresenta um programa repleto de novidades, com iniciativas pensadas para todas as idades, celebrando o espírito de união, solidariedade e alegria característico desta época.
A grande novidade deste ano é uma Pista de Ski Infinito, um equipamento inovador que simula a experiência de esquiar em neve real. Esta atração, única em Portugal, promete ser um dos pontos altos do festival. O evento não descura a vertente de inovação e sustentabilidade, tendo presente a já tradicional Pista de Gelo ecológica.

Uma das grandes atrações do Festival de Inverno é a “Maior Exposição de Pais Natais do País”, que este ano reúne 5.000 figuras. Este número supera largamente os 3.000 do ano passado, comprovando o sucesso crescente do evento.

Este é um Festival inclusivo, levando o Natal a todos. A iniciativa "Natal em Movimento", com a Carrinha do Pai Natal, levará o espírito natalício às várias freguesias do concelho e às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Pensado especialmente para as crianças, o FICA 2024 oferecerá experiências inesquecíveis em espaços cuidadosamente pensados: o Espaço Correios, onde os mais pequenos poderão escrever as suas cartas ao Pai Natal; a Casa dos Sonhos, repleta de ateliers e animação lúdica; a mágica Casa do Pai Natal; para os mais pequenos, o Comboio de Natal estará disponível no recinto, garantindo momentos de diversão e encanto. e, como grande novidade, a Kids Zone, um espaço inteiramente dedicado às famílias, com múltiplas atividades que prometem muita diversão.

O programa cultural também não deixa ninguém indiferente, trazendo um cartaz recheado de artistas e espetáculos pensado não apenas para as crianças, mas também para toda a família. No dia 13 de dezembro, o festival contará com David Antunes & The Midnight Band. No dia 14 de dezembro, será a vez dos GNR. No dia 15 de dezembro, sobe ao palco Íris Maravilha. Já no dia 20 de dezembro, o público poderá assistir às atuações do Padre Guilherme, DJ Attilo e DJ Ricardo. No dia 21 de dezembro, o serão ficará a cargo de Para Sempre Marco e Smells Like 90’s. No dia 22 de dezembro, será a vez de Miss Cindy. No dia 27 de dezembro, o humor e a música estarão garantidos com Eduardo Madeira e Carlos Vidal. No dia 28 de dezembro, o palco será de Toy. Finalmente, no dia 31 de dezembro, o encerramento do ano será celebrado com o Big Show Circus.

O espírito solidário marca igualmente presença com a realização de um BTT e Caminhada/Trail solidários, cujas inscrições revertem a favor da LASA (Loja de Apoio Social de Alvaiázere), sublinhando o compromisso do Município com a coesão social.

O Festival de Inverno de Alvaiázere é muito mais do que um evento – é uma celebração da magia do Natal, um ponto de encontro para famílias e amigos e uma oportunidade para viver momentos únicos num ambiente acolhedor e repleto de animação.

O Município de Alvaiázere convida toda a comunidade a participar. Junte a família e os amigos, celebre connosco esta época especial e deixe-se envolver pela magia do Natal no Festival de Inverno de Alvaiázere!

*Gabinete de Apoio à Presidência


Cantanhede | Assinalável capítulo da comemoração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril. Homenagem a Cândido Ferreira encheu o Multiusos de Febres

 
Mais um assinalável capítulo da comemoração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974 foi escrito no último sábado, 30 de novembro. Na presença de cerca de quatro centenas de pessoas, o Multiusos de Febres recebeu um evento especial que celebrou a música, a cultura e prestou homenagem a Cândido Ferreira, médico, colecionador e escritor da Gândara.
Na ocasião, foi oficialmente apresentada a Associação Cultural Cândido Ferreira, que nas palavras da presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, “celebra, preserva e faz respeitar uma valiosa herança imaterial inscrita nas várias dimensões de uma vida cheia e plena de realizações”.
Conhecendo como conheço os fundadores [da Associação], tenho a certeza que vão honrar e dignificar esse legado, orientados pelos mesmos princípios e pelas exigências éticas de que o patrono da associação nunca transigiu enquanto viveu”, considerou.
Ao intervir na sessão, a autarca relembrou a atitude benemérita de Cândido Ferreira, que ao doar o seu importante acervo patrimonial, permitiu a criação do Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede (MACC), e citou o testemunho que o médico e colecionador deixou no ato de assinatura da doação das suas coleções: “sou um sonhador que vive de acordo com os valores universalmente recomendados e sem desistir de lutar pelas causas em que acredito”.
Helena Teodósio manifestou ainda a disponibilidade da Câmara Municipal para cooperar na realização de ações previstas nos estatutos da Associação, pois, como enfatizou, “a partir de hoje partilhamos a causa comum de honrar e dignificar o importante legado do dr. Cândido Ferreira”.
Também Liliana Ferreira, viúva do homenageado, agradeceu a mobilização de tantas pessoas na constituição da Associação Cultural, e não esqueceu a participação ativa da Câmara Municipal nas iniciativas que honram a memória de Cândido Ferreira, com especial destaque para a criação do MACC.
O evento destacou-se ainda pelo concerto da Orquestra Sinfónica Amasing, sob o título “Encanto pela Liberdade”, que contou com as participações do Coral Caetanense, das Pequenas Vozes de Febres e do Orfeão Vox Caeli de Cantanhede. Incluiu ainda momentos de recitação de poesia e a exibição de testemunhos sobre a Revolução de Abril de 1974, referindo sumariamente os períodos que antecederam e que se seguiram a este marco da história nacional.
A iniciativa esteve a cargo da ACAF – Associação Cândido Ferreira, contando com o Alto Patrocínio do Município de Cantanhede e da Freguesia de Febres.


Coimbra | 5 de dezembro | 09h00 – 11h00 | ESAC, sala J2.S5 ESAC promove palestra sobre alimentação para animais idosos


A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) recebe amanhã, dia 5 de dezembro, das 9h00 às 11h00, na sala J2.S5, a palestra intitulada "Maneio nutricional em animais geriátricos".

Esta palestra será proferida por Thierry Correia, da Royal Canin e está aberta à participação de qualquer interessado na temática.

PREPARE-SE! SILVES ALEGRIA DO NATAL ESTÁ A CHEGAR

 De 6 de dezembro a 5 de janeiro a cidade de Silves ganha um brilho especial em mais uma edição do Silves Alegria do Natal.
O espirito natalício irá invadir a Praça Al-Muthamid e transformá-la num cenário mágico de luzes, decorações e muita animação que irá conquistar pequenos e crescidos, numa iniciativa promovida pelo Município de Silves, com entrada livre.
A pista de gelo, o carrossel e o comboio de Natal são o destaque desta edição onde também não faltará uma programação variada que inclui espetáculos para toda a família, teatro, circo, música, dança, concertos, mercadinho de Natal, ateliês de Natal, chegada do Pai Natal e, ainda, muita alegria e momentos felizes para recordar. 
As freguesias de Armação de Pêra e São Bartolomeu de Messines também vão ser contagiadas pela Alegria do Natal, com a chegada do Pai Natal, animação e atividades criativas que prometem arrancar muitos sorrisos. As restantes freguesias acolhem concertos intimistas de Natal que irão acontecer nas diferentes igrejas matrizes locais.
O convite está feito! De 6 de dezembro a 5 de janeiro venha até Silves viver a Alegria do Natal.

Horário Silves Alegria do Natal
» De 6 dezembro 2024 a 5 janeiro 2025 (diariamente)
Horário: 14h00 - 20h00
(Nos dias 24 e 31 de dezembro, o horário de funcionamento será das 14h00 às 18h00)
» Encerra nos dias 25 de dezembro 2024 e 01 de janeiro 2025
 

CASTELO DE PAIVA ACOLHEU NO CICL SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Subordinado ao tema “Violência Doméstica: Uma Responsabilidade de Todos e de Cada Um! ” realizou-se no passado dia 29 de Novembro, no Centro de Interpretação de Cultura Local de Castelo de Paiva, um seminário promovido pela edilidade paivense e relacionado com o combate à Violência Doméstica .
O combate à violência doméstica exige a união de esforços individuais e coletivos, sendo um desafio que interpela não apenas vítimas e agressores, mas todos nós enquanto cidadãos. Daí, reconhecer a responsabilidade, agir e fomentar uma cultura de respeito e igualdade são passos indispensáveis para transformar essa realidade.
Para a entidade promotora da iniciativa, importa que todos sejam aliados desta luta, até porque, como foi referido na cerimónia de abertura, combater a Violência Doméstica é salvar vidas e construir um futuro mais justo para todos.
O programa apresentado, contemplou uma Sessão de Abertura, com uma apresentação da Academia de Música de Castelo de Paiva e a intervenção do Presidente da CM de Castelo de Paiva, José Rocha, que deu as boas-vindas a todos os intervenientes e participantes, realçando a importância destas ações para fortalecer o combate a este enorme flagelo social.
O Painel I foi orientado para os seguintes temas “Criança: como vítima no processo de Violência Doméstica e no contexto de regulação das responsabilidades parentais “, sendo interveniente Ana Isabel Rodrigues, procuradora do Ministério Público do Tribunal de Santa Maria da Feira, depois “Crime de Violência Doméstica – o que proteger na atualidade? Criança como vítima “, com intervenção de Luís Moreira, Cabo Chefe da GNR de Castelo de Paiva, e ainda, a Violência Doméstica em Castelo de Paiva: retratos dispersos, sendo moderador Pedro Maldonado, representante da Ordem dos Advogados em Castelo de Paiva.
Ainda de manhã, o Painel II possibilitou a abordagem do “ Trabalho em rede – vantagens da integração da UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica “, com intervenção de Lígia Silvia, da Rede Unidas, seguindo-se o debate deste tema, e mais tarde as intervenções das técnicas Fernanda Nunes e Andreia Gomes, do Município de Castelo de Paiva, que vieram falar da experiencia e operacionalidade da EAVD – estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica Cataventos, sendo moderadora do painel, Sandra Neves, Conselheira Externa Municipal para a Igualdade, em Castelo de Paiva.
Da parte da tarde, o Painel III abordou as Boas Práticas na Intervenção em Rede: Contexto do Agressor, contando com a participação de Filipa Cardoso, Coordenadora do Projeto PICA – Associação A4, sendo tema “Projeto PICA – Intervenção com Pessoas Agressoras “, com a presença de Maria Isabel Castro e Sofia Santalha, Enfermeira e Socióloga ECSM, trazendo o tema da Equipa Comunitária de Saúde Mental – ECSM, Lousada, e sendo moderadora, Valéria Soares, DGRSP.
Já na reta final do seminário, realizou-se o Painel IV que permitiu falar da Responsabilidade Social Empresarial: Impacto e Compromisso com a Comunidade, com a presença de Tiago Cardoso, em representação da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, a destacar o tema: Fortalecendo a Responsabilidade Social Empresarial através do Trabalho em Rede, enquanto Paula Caldas, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género trata do tema: Pacto Contra a Violência, sendo moderadora do painel, Andreia Gomes, Coordenadora da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica - Cataventos.
Em jeito de Encerramento, houve ainda a intervenção de Cristiana Ferreira, Chefe de Divisão de Educação, Inovação Social e Bem-Estar, e um Porto de Honra com apresentação final pela Academia de Música de Castelo de Paiva.
*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa                                                    

IPO de Coimbra premiado no Congresso Nacional de Cirurgia Cardíaca Torácica e Vascular.


O Congresso Nacional de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular foi um marco de excelência e partilha de conhecimento, reunindo especialistas de renome das mais diversas áreas da saúde. Entre os participantes, destacaram-se os médicos e enfermeiros do IPO de Coimbra, cuja presença reafirma o compromisso contínuo com a inovação e a melhoria dos cuidados de saúde, sendo o seu culminar a apresentação de cinco trabalhos científicos.
Um dos momentos mais celebrados foi a conquista do primeiro lugar nas comunicações orais no âmbito da enfermagem pelo trabalho intitulado “Impacto da Consulta de Enfermagem Pré-operatória na Satisfação da Pessoa Submetida a Cirurgia Torácica”. Este estudo, desenvolvido pelas enfermeiras Daniela Fernandes e Esmeralda Casaleiro, juntamente com a Dra. Ana Luís Garcia e o Dr. Tiago Nogueira, destacou-se pela relevância e impacto direto na experiência dos doentes.
O reconhecimento deste trabalho reflete a importância do papel da enfermagem na preparação e acompanhamento dos doentes, evidenciando como uma abordagem humanizada e planeada pode transformar a vivência de quem enfrenta um procedimento tão delicado.
Este prémio é mais do que uma distinção; é um testemunho do esforço, dedicação e excelência das equipas do IPO de Coimbra e uma inspiração para continuar a elevar os padrões de qualidade em saúde.

*João Pereira Belo
Assessor de Imprensa
Gabinete de Comunicação

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO ENTRE SÃO TOMÉ E PRINCÍPE E MARINHA GRANDE EM DEBATE

 "Uma oportunidade com futuro” foi o tema do Fórum de Investimento São Tomé e Príncipe - Marinha Grande realizado no dia 29 de novembro, no Auditório do Centro Empresarial da Marinha Grande
Numa organização da Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande (ACIMG) e da Confraria Gastronómica de São Tomé e Príncipe (CGSTP), com o apoio do Município da Marinha Grande, pretendeu-se reunir empresários interessados em investir em São Tomé e Príncipe, dadas as características culturais, turísticas e gastronómicas daquele país.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, que referiu que “este fórum é uma oportunidade para promover trocas de conhecimento, explorar novos mercados e estabelecer laços que impulsionem o desenvolvimento sustentável de ambas as regiões”. Lembrou o dinamismo e inovação que caracterizam a indústria da Marinha Grande.
A iniciativa contou, também, com a presença do Embaixador da República de São Tomé e Príncipe em Portugal, Esterline Género; do Secretário Geral da Assembleia Nacional daquele país, Domingos Boa Morte; do presidente da ACIMG, Eduardo Carvalho; do presidente da Confraria, Adalberto Cravid; entre outras entidades e empresários.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NA VENDA DA LUISA EM CONDEIXA


Numa organização da ARCD Venda da Luísa, realizou-se no passado dia 30 de novembro de 2024 o IV Trail da Escarpiada.
A prova de 31Km integrou o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra da ADAC na vertente de Trail Longo e o Circuito Nacional de Trail da ATRP, e a prova de 16Km o Circuito Nacional de Trail Sprint.
Participaram nesta competição, no concelho de Condeixa, 5 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na prova de 16km o atleta José Machado, alcançado o 32º lugar na classificação masculino e o 6º lugar no escalão M40.
Na prova de 31km, no sector feminino Gabriela Marques, alcançou a 11ª posição na classificação feminina e o 3º lugar no escalão F45 e Otília Costa, a 15ª feminina e a 4ª posição no escalão F45.
No sector masculino Luís Couto, alcançou o 40º lugar na classificação masculino e o 12º lugar no escalão M40 e Nuno Almeida, o 64º masculino e o 12º lugar no escalão M45.
Destaque para o lugar de pódio da atleta Gabriela Marques.
Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)



ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NA VENDA DA LUISA EM CONDEIXA

 
Numa organização da ARCD Venda da Luísa, realizou-se no passado dia 30 de novembro de 2024 o IV Trail da Escarpiada.

A prova de 31Km integrou o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra da ADAC na vertente de Trail Longo e o Circuito Nacional de Trail da ATRP, e a prova de 16Km o Circuito Nacional de Trail Sprint.
Participaram nesta competição, no concelho de Condeixa, 5 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na prova de 16km o atleta José Machado, alcançado o 32º lugar na classificação masculino e o 6º lugar no escalão M40.

Na prova de 31km, no sector feminino Gabriela Marques, alcançou a 11ª posição na classificação feminina e o 3º lugar no escalão F45 e Otília Costa, a 15ª feminina e a 4ª posição no escalão F45.
No sector masculino Luís Couto, alcançou o 40º lugar na classificação masculino e o 12º lugar no escalão M40 e Nuno Almeida, o 64º masculino e o 12º lugar no escalão M45.
Destaque para o lugar de pódio da atleta Gabriela Marques.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Aveiro debate o futuro da Cultura e Tecnologia na era da Inteligência Artificial. Inscrições já abertas


I – Aveiro debate o futuro da Cultura e Tecnologia na era da Inteligência Artificial. Inscrições já abertas
Aveiro, 03 de dezembro de 2024 – O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, irá participar na conferência ‘Cultura e Tecnologia’, no dia 13 de dezembro, a partir das 14h30, no Centro de Congressos de Aveiro. O evento, que integra a programação do 4.º trimestre de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024), é organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, em colaboração com o Jornal de Notícias (JN).
“O Município e a Região de Aveiro têm uma relação muito próxima com a Inovação e a Tecnologia e por isso decidimos dedicar o último trimestre da Capital Portuguesa da Cultura a esta temática e à sua relação com a Cultura. Além de ser um elemento fundamental da identidade de Aveiro, das suas Empresas e da sua Gente, a Tecnologia está presente da vida de todos, pelo que é da maior importância dedicar esta conferência abordar os desafios que nos são colocados, especialmente numa altura em que Inteligência Artificial faz cada vez mais parte do nosso dia a dia”, afirma o Presidente da CMA, que fará a sessão de abertura deste evento, juntamente com o diretor do JN, Vítor Santos.
A conferência irá contar com a participação de diversos académicos e especialistas, que irão debater os desafios futuros colocados pelas novas tecnologias e pela Inteligência Artificial (IA), particularmente no mundo do trabalho e no contexto português.
A primeira intervenção, dedicada ao futuro da Cultura e da Tecnologia, estará a cargo do Keynote Speaker do evento, o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e diretor do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação Luís Paulo Reis.
Segue-se o primeiro debate sobre o impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho, que será moderado por Helena Norte,  chefe de redação do JN, e que contará com participação do diretor da Altice Labs, Paulo Firmeza, de Dora Martins, professora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-IPP), e de Pedro Santos, vice-presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital.
Num segundo painel, onde se questiona se a IA é nossa amiga, o Vice-Presidente da Câmara de Aveiro, Rogério Carlos, estará acompanhado por Paulo Novais, professor da Universidade do Minho e Coordenador do LASI (Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes) e Luís Agrellos, managing partner da Gema. A moderação será de Manuel Molinos, diretor digital editorial do JN.
O encerramento da conferência estará a cargo de José Pina, coordenador de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

A conferência ‘Cultura e Tecnologia’ é de entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia aqui:

PROGRAMA CONFERÊNCIA ‘CULTURA E TECNOLOGIA’
13 de dezembro (sexta-feira)
14h30 – Receção

15h00 – Abertura
• José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
• Vítor Santos, Diretor do Jornal de Notícias
15h15 | Cultura e Tecnologia: Olhando Para o Futuro

Keynote Speaker:
Luís Paulo Reis, Professor da FEUP e Diretor do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação
15h45 | Painel I – O Impacto das Novas Tecnologias no Mundo do Trabalho

Moderação: Helena Norte

• Paulo Firmeza, Diretor da Altice Labs
• Dora Martins, Professora do ISCAP-IPP
• Pedro Santos, Vice-Presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital

16h45 | Painel II – A Inteligência Artificial é Nossa Amiga?
Moderação: Manuel Molinos

• Paulo Novais, Professor da Universidade do Minho e Coordenador do LASI (Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes)
• Rogério Carlos, Vice-Presidente da Câmara de Aveiro
• Luís Agrellos, Managing Partner da Gema

17h45 | Encerramento
• José Pina, coordenador de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura

Ao longo de todo o ano de 2024, Aveiro é palco de reflexão sobre um conjunto de temas que marcam a agenda local e global, tendo como base os seus temas trimestrais. Para cada Conferência são convocadas figuras proeminentes para uma reflexão em torna da relação da cultura com a identidade, democracia, sustentabilidade e tecnologia.

Consulte a programação completa de Aveiro 2024 aqui https://aveiro2024.pt/pt/programa/.

II – Performance sobre ameaças à liberdade nos 50 anos do 25 de Abril estreia em Aveiro
Os corpos nus de bailarinos em palco são a força motriz do mais recente espetáculo de dança contemporânea de Victor Hugo Pontes, que olha para o passado ao mesmo tempo que procura respostas para o futuro
Aveiro, 28 de novembro de 2024 – A nova criação do coreógrafo Victor Hugo Pontes, que assume os 50 anos do 25 de Abril para refletir sobre as atuais ameaças à liberdade, tem estreia marcada em Aveiro, no âmbito da Capital Portuguesa da Cultura. O espetáculo Há Qualquer Coisa Prestes a Acontecer será apresentado no próximo dia 6 de dezembro, às 21h30, no Teatro Aveirense.
A performance surge num ano em que muitos olham para as cinco décadas de um país livre, ao mesmo tempo que projetam para diante, procurando vislumbrar o caminho a percorrer de forma a preservar essa liberdade maior. Foi precisamente neste ‘lugar’ entre o passado e o futuro que Victor Hugo Pontes criou Há Qualquer Coisa Prestes a Acontecer e que tem o corpo como elemento central.

Para concretizar este espetáculo, o coreógrafo realizou audições a mais de 300 candidatos, selecionando mais de 70 e escolhendo, no fim, 15, para integrar um elenco de 18 intérpretes. Estes bailarinos formam uma massa física coletiva, composta por corpos nus e imagens plásticas, que transmite ao público o que nos move, o que nos assusta, o que nos ameaça, o que nos transforma, o que nos condiciona, o que nos liberta. Tudo sem recurso a palavras de ordem ou gritos de alerta e sem alusões imediatas a um estado de coisas político, ideológico ou ambiental. É no corpo de baile despido em palco que se encontra o mais racional sentido do humano, o mais forjado, o mais virtuoso e, por isso mesmo, o mais livre.
Consulte a programação de Aveiro 2024: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro