segunda-feira, 31 de outubro de 2022

FIGUEIRA DA FOZ: Pais suspeitos de agredirem professora proibidos de se aproximarem da escola

Caso ocorreu a 11 de outubro numa escola da Figueira da Foz. Arguidos terão agredido a professora com murros e pontapés.
O Tribunal de Instrução Criminal determinou que o pai e a mãe de um aluno de 9 anos suspeitos de agredirem uma professora na Figueira da Foz ficam proibidos de se aproximarem da escola onde ocorreram os factos.
Os dois arguidos foram sujeitos a primeiro interrogatório judicial, na sexta-feira, tendo a juíza de Instrução Criminal determinado as medidas de coação a aplicar aos dois arguidos, pelos crimes alegadamente praticados em 11 de outubro, referiu o Ministério Público de Coimbra.
Além de estarem proibidos de se aproximarem da escola, com exceção da entrega e da recolha do filho mais novo no edifício da pré-primária, o casal não pode contactar a vítima por qualquer meio e fica obrigado a manter uma distância "não inferior a 300 metros".
Os suspeitos não podem também aproximar-se ou contactar por qualquer meio as testemunhas associadas ao processo.
Na sua nota, o Ministério Público (MP) refere que os arguidos, "e mais 10 mulheres que os acompanhavam, desferiram murros e pontapés no corpo da professora, depois de uma das mulheres a ter segurado pelos cabelos, ao mesmo tempo que a ameaçavam de morte".
A DADA ALTURA, QUANDO A VÍTIMA TENTAVA FUGIR, OS ARGUIDOS E AS MULHERES QUE OS ACOMPANHAVAM INTENSIFICARAM AS AGRESSÕES, FAZENDO-A CAIR NO CHÃO POR FORÇA DOS MURROS E PONTAPÉS QUE LHE INFLIGIRAM, E ARRASTARAM-NA PELO SOLO DO RECREIO DA ESCOLA, PUXANDO-A PELOS CABELOS", ACRESCENTA.
A professora em causa, com cerca de 40 anos, foi agredida no Centro Escolar de Vila Verde, que integra o Agrupamento de Escolas Figueira Mar.
A agressão estará relacionada com uma altercação entre alunos na semana passada, que terá sido travada pela docente.
Na altura, o município da Figueira da Foz (distrito de Coimbra) repudiou a agressão, com o presidente, Pedro Santana Lopes, que se deslocou àquela escola, a salientar que a autarquia está atenta à situação e em contacto com as forças de segurança, já que "os pais dos alunos estão preocupados".
Dois dias depois do incidente, o Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) e a Federação Nacional de Professores (Fenprof) condenaram a agressão e disponibilizaram apoio jurídico para eventual recurso à justiça.

SIC Notícias

Preços dos combustíveis voltam a descer

Pela segunda semana consecutiva.
Esta segunda-feira, os combustíveis voltaram a descer nos postos de abastecimento, mas bastante menos do que as subidas registadas nas primeiras semanas do mês. Em média, o preço do gasóleo por cada litro caiu 2 cêntimos o da gasolina 1 cêntimo e meio.
Os combustíveis voltaram a ficar mais baratos, pela segunda semana seguida. Na passada segunda-feira, foram menos seis cêntimos por litro na gasolina e menos um cêntimo no gasóleo.
Agora, a descida não foi tão acentuada e, na ótica dos automobilistas, é vista como insuficiente. Quem se desloca aos postos de abastecimento afirma que o valor da gasolina e do gasóleo é ainda consideravelmente elevado, o que obriga muitos condutores a não encherem o depósito.
Os preços dispararam durante várias semanas consecutivas, o que fez com que o valor dos combustíveis se situasse, em alguns casos, nos dois cêntimos por litro. A gasolina que cresceu menos aumentou a diferença entre os dois combustíveis. Neste momento, é em média 15 cêntimos mais barata que o gasóleo.

SIC Notícias

Ginástica Rítmica em destaque no fim de semana

O Pavilhão Mário Mexia recebeu este domingo o Campeonato Territorial de Conjuntos de Ginástica Rítmica, organizado pela Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro). Perante uma bancada muito bem composta, dois clubes estiveram em prova, nomeadamente a Associação Cristã da Mocidade (ACM) e o Clube Norton de Matos (CNM).
O CNM conseguiu o 1º lugar no escalão de infantis em Movimentos Livres. A equipa campeã distrital foi constituída por Ana Júlia Nobre, Madalena Varela, Maria Benedita Ferreira, Maria Teresa Portugal, Marta Cardoso, e Matilde Oliveira. O ACM levou à prova as ginastas Infantis Clara Correia, Joana Furriel, Laura Nogueira, Maria Clara Ribeiro, Sofia Gameiro, e Zlata Smetana, tendo-se sagrado Vice-Campeãs Territoriais.
O Campeonato Territorial serviu de apuramento e preparação para o respectivo campeonato nacional, que se realizará a 19 e 20 de Novembro. Em paralelo, a prova contou ainda com preparação para o Guimagym Cup 2022, que ocorrerá no próximo fim de semana em Guimarães. Neste contexto, várias ginastas dos escalões Infantil, Juvenil 1ª Divisão, Júnior 1ª Divisão, Júnior Elite e Sénior Elite apresentaram os esquemas que irão utilizar naquela competição.
A atividade na disciplina passou ainda pela XVI Gala do Euskalgym, organizada pela Federacion Vasca de Gimnasia no passado sábado no Centro de Exposições de Bilbao, em Espanha. Esta competição reuniu a Elite da Ginástica Rítmica Mundial, incluindo ginastas com currículo olímpico e títulos mundiais. A ginasta do Centro Norton de Matos, Bruna Simões, participou como integrante do conjunto nacional sénior neste evento que contou com mais de 7000 espetadores. A seleção portuguesa competiu contra a seleção Euskadi, com o exercício misto de 3 fitas e 2 bolas e o exercício de 5 arcos. na qual obteve o primeiro lugar neste último.
A AGDCentro considera “que a evolução nos últimos anos da Ginástica Rítmica na nossa região tem sido extraordinária, mostrando o muito e excelente trabalho realizado pelos clubes, treinadores e ginastas, e fazendo antever mais resultados de elevado nível”.


CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 14 – MASCULINOS 1ª FASE – SÉRIE NORTE

 

COLUMBÓFILA – 27 X OLIVAIS - 99
Dia 30 de outubro de 2022 – 11H00
Pavilhão Marialvas Cantanhede
Constituição da equipa da ASSSCC:

- Alexandre Gaspar
18 – Diogo Gaspar
23 – Diogo Ribeiro
38 – Gabriel Farinha
3 – Guilherme Alves
7 – Guilherme Monteiro
5 – Hélio Victorino
13 – Martim Alves
31 – Mateus Carvalheiro
1 – Miguel Dinis
22 – Tiago Bessa
28 – Tomás Miranda

Treinador principal: João André Costa
Treinadora Adjunta: Mariana Melo
Delegada: Ana Maria Rodrigues

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA COMPETIRAM NO CIRCUITO DA ATRP

Com a época de Trail Running 2021/2022 terminada, importa divulgar os resultados obtidos pelos atletas que defenderam as cores da da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que estiveram envolvidos em provas de estrada, corta-mato e trail. 

O foco principal esteve nas provas que pontuaram para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra (CDTRC), promovido pela Associação Distrital Atletismo de Coimbra e clubes associados e pela primeira vez no Circuito Nacional de Trail, da responsabilidade da ATRP Associação de Trail Running de Portugal.
No Circuito Nacional de Trail, a Secção de Ar Livre e Aventura da Sociedade Columbófila, esteve pela primeira vez representada coletivamente, competindo naquelas provas com 9 atletas a participar e 8 a completar o número mínimo de provas exigido para ser considerado finisher em 3 zonas nacionais.
Coletivamente foi a 12ª equipa estando representada em 10 provas. 

No setor feminino completaram o circuito Ana Caçoete, que alcançou a 10ª posição na classificação geral do escalão F40; Otília Costa, a 13ª F40 e Gabriela Oliveira, a 18ª F40.

No setor masculino Nuno Coelho, alcançou o 8º lugar no escalão M45; Pedro Cardoso, o 9º M45; Nuno Almeida, o 21º M45; Nuno Ribeiro, o 23º M40 e José Machado, o 35º M40, foram os atletas finishers.

Destaque para Ana Caçoete, Nuno Coelho e Pedro Cardoso no Top10 dos respetivos escalões do Circuito Nacional de Trail. 

Parabéns a todos os atletas que se empenharam nesta época, não só aos finishers mas também a todos os outros que deram o seu contributo.

 

Agradecimentos especiais a todos os apoiantes e patrocinadores.

Óptica Loisas Loisas Zeizz

Fisioterapeuta Ana Taraio

Luisa Cabeleireiro

Mariana Martins

Streetsport Animação Turística

MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA

NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Marinha Grande | QUESTIONÁRIO SOBRE SAÚDE NO CONCELHO

 O Município da Marinha Grande convida a população a participar no questionário sobre a saúde, que vai realizar no âmbito da elaboração da sua Estratégia Municipal.

Trata-se de um documento de apoio à gestão, onde são definidas as principais prioridades para a promoção da saúde na área de abrangência do município para o triénio 2023/2025, assim como as suas linhas gerais de ação.

Sendo a saúde uma matéria que a todos diz respeito, carece do envolvimento e contributo de toda a comunidade, de modo a se construir um documento que reflita as reais preocupações dos munícipes, solicitamos a vossa colaboração na divulgação e colaboração no preenchimento do questionário online.

Este questionário é anónimo e confidencial e as respostas serão utilizadas exclusivamente para a elaboração da Estratégia Municipal de Saúde da Marinha Grande.

O questionário encontra-se disponível para preenchimento no período das 00h00 do 1 de novembro até às 23h59 de 18 de novembro de 2022, através dos links  https://www.cm-mgrande.pt/p/questionariosaude

Marinha Grande | PROJETO DE EXECUÇÃO DA CRECHE DA IVIMA APROVADO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou na sua reunião de 31 de outubro, o projeto de execução referente à construção da creche no antigo edifício da fábrica IVIMA, cuja obra irá representar um investimento estimado superior a um milhão de euros.

O projeto teve como propósito aumentar as respostas sociais destinadas à 1.ª Infância, com a implementação de uma resposta social para acolher crianças até aos 3 anos de idade e enquadra-se numa necessidade de prioridade elevada, de acordo com o previsto no Plano de Desenvolvimento Social 2018- 2023, aprovado em reunião do Conselho Local de Apoio Social (CLAS) de 01.03.2018.
O objetivo do projeto consiste em:
- Proporcionar, através de um atendimento individualizado, o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afetiva e física;
- Colaborar com a família na partilha de cuidados e responsabilidades no desenvolvimento das crianças; - Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento adequado para as estruturas de saúde, intervenção precoce ou promoção e proteção.

Estima-se o valor da obra de construção de Creche no Antigo Edifício da IVIMA em 1.064.951,71 €, acrescido do IVA à taxa legal em vigor, sendo o prazo previsto em projeto para execução da obra de 14 meses.

 

Faias Serra da Estrela 2022 - Mercadinho de Outono

O Mercadinho de Outono, a ter lugar entre os próximos dias 04 e 06 de novembro no Pavilhão Municipal de Manteigas, conforme cartaz em anexo, cuja abertura oficial do evento decorrerá no final da tarde do dia 04 de novembro (sexta-feira), com o seguinte programa:
 
17h30 | Sala de Exposição de Manteigas
Abertura da «9 Olhares, Exposição Fotográfica»
São Martinho Sunset / Luis Serra - Musical Sensations
 
19h00 | Pavilhão Municipal de Manteigas
Abertura oficial do Mercadinho de Outono

Marinha Grande | Condicionalismos ao trânsito na Rua Álvaro Barros

A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que, no âmbito da empreitada “Manutenção e Conservação de Pavimentos em Calçada no Concelho da Marinha Grande – 2022” será necessário proceder a cortes/condicionalismos ao trânsito na Rua Álvaro Barros, a partir de quarta-feira, dia 02/11/2022.

Esta intervenção inclui trabalhos de reparação das anomalias do pavimento em calçada, com duração prevista de 7 dias.

O Município da Marinha Grande está empenhado em encontrar soluções que permitam minimizar todos os constrangimentos durante a fase de obra.

Pedimos desculpa pelo incómodo e apelamos à compreensão.

Conferência de Outono debateu produtividade e crescimento económico

“Crescimento Económico e Produtividade” foi o tema da segunda “Conferência de Outono” que decorreu, na passada sexta-feira, 28 de outubro, no Cineteatro Anadia. Nesta conferência, procurou-se perceber que fatores conduzem a maior produtividade e, como tal, a uma maior dinamização da atividade.
A iniciativa, promovida pelo Município de Anadia, em parceria com a FNWay Consulting, contou com a presença dos ex-secretários de Estado do Tesouro e das Finanças e da Saúde, respetivamente, Miguel Frasquilho e Óscar Gaspar, e da economista e investigadora Sandra Maximiano, como oradores.
Na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou a “pertinência” do tema em debate, face “à preocupação que todos temos e sentimos em relação ao crescimento económico e à produtividade”, acrescentando que “vivemos um tempo de muitas incertezas e de muita instabailidade em muitos setores criticos da sociedade”. A autarca considerou que “há necessidade de crescer e de acrescentar mais valor às exportações para podermos ser mais competitivos”.
O ex-Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Miguel Frasquilho, defende a baixa de impostos (IRC e IRS), bem como a simplificação de procedimentos, a desburocratização e a agilização de processos como forma para aumentar a produtividade e, consequentemente o crescimento económico.
O ex-secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, focou a sua intervenção na questão prática das empresas, bem como nas políticas de produtividade. A economista Sandra Maximiano abordou a vertente da economia organizacional e comportamental, dando também a conhecer algumas das causas do fraco crescimento e o que fazer para reforçar a produtividade.
O ciclo das “Conferências de Outono” termina, no próximo dia 18 de novembro, com o debate em torno da “Economia circular e descarbonização”. Carlos Borrego, Paula Policarpo e Ana Maria Coura serão os oradores, com a moderação de Luís Mira Amaral.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória em: https://forms.gle/eWhxFzuw6B4yPz5S6

 

Universidade dos Tempos Livres de Cantanhede realiza visita de estudo

Cerca três dezenas de formandos da Universidade dos Tempos Livres do concelho de Cantanhede realizaram, no passado dia 27 de outubro, uma visita de estudo a Coimbra e Ansião.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, sublinhou “a importância deste género de iniciativas na planificação da Universidade dos Tempos Livres para o enriquecimento cultural e uma maior coesão social. Este projeto visa promover uma vida mais saudável, com uma melhor qualidade de vida intelectual, com uma forte participação coletiva valorizando o bem-estar, não descurando a dimensão educativa, cultural e social”. O responsável pelo pelouro da Educação considera que “este projeto é um verdadeiro promotor do envelhecimento ativo, da inclusão e oportunidade de aprendizagem ao longo da vida”, concluiu.
Com o objetivo de fomentar o enriquecimento intelectual e cultural e as também relações interpessoais, a iniciativa surge no âmbito da abertura do novo ano letivo, com o grupo acompanhado pelos respetivos formadores a visitar o Museu da Ciência da Universidade da Coimbra, nomeadamente o Laboratório Chimico e o Gabinete das Curiosidades, deslocando-se de seguida para Santiago da Guarda, em Ansião.
Já por Terras de Sicó, do programa previsto constava uma visita guiada ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda, a que se seguiu uma prova de produtos endógenos, nomeadamente queijos, mel, vinhos, pão, entre outros.
Recorde-se que a instituição de ensino na sua vertente de Formação Ocupacional está particularmente direcionada para a população sénior ou para adultos pretendam aprofundar conhecimentos e reforçar as suas competências em vários domínios.


Conta suspensa? Instagram aconselha utilizadores a não carregarem no link

Rede social aconselha utilizadores a aguardarem até a empresa resolver os problemas e alerta para que não recorram à opção de discordar da suspensão.
Milhares de utilizadores do Instagram reportaram esta segunda-feira problemas com a rede social, nomeadamente em aceder à aplicação. Há também relatos de quem tenha perdido vários seguidores ou de quem tinha ficado com a conta suspensa sem motivo aparente. Apesar da empresa não se ter pronunciado sobre a origem destes problemas, o editor de Novas Tecnologias da SIC, Lourenço Medeiros, considera que pode tratar-se de um caso de phishing.
Phishing consiste em recolher dados confidenciais de pessoas através de fraudes e enganos. Mas como é que isto pode estar associado aos problemas verificados no Instagram?
Lourenço Medeiros explica que o Instagram, ao suspender uma conta, dá a oportunidade aos utilizadores de discordarem da decisão. Essa hiperligação, gerada ao carregar nessa opção, poderá comprometer os dados da pessoa que está a tentar aceder à conta.Assim sendo, o Instagram aconselha os utilizadores a aguardarem até a empresa resolver os problemas e alerta para que não recorram à opção de discordar da suspensão.
Se este caso de phishing se confirmar, na ótica de Lourenço Medeiros "seria gravíssimo".

SIC Notícias

Marinha Grande | Monumento ao 18 de janeiro de 1934 vai ser deslocalizado

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, informou, esta segunda-feira, 31 de outubro, na reunião ordinária do executivo, que a deslocalização do Monumento ao 18 de janeiro de 1934 vai ser finalizada em breve, estando a decorrer os trabalhos que permitirão inaugurar o novo local.
Há dias, após ouvir a posição de um Movimento Cívico, o presidente da Câmara voltou a ouvir as pessoas envolvidas no processo, apresentou em reunião de Câmara o assunto, e, sem haver qualquer informação que altere a decisão tida há anos, a obra continuará.
Para Aurélio Ferreira “é fundamental que sejamos dignos dos nossos antepassados, conheçamos a nossa história e perpetuemos a memória do movimento operário marinhense em 18 de janeiro de 1934. O monumento deve ser colocado onde melhor represente este desígnio. A vontade do autor do monumento, Mestre Joaquim Correia, era de colocá-lo na “meia-lua”.
Em maio de 2020, o executivo do mandato anterior apresentou um projeto para que se mudasse a localização do monumento para a “meia-lua”. A decisão foi aprovada por unanimidade, sem qualquer discussão. Em abril de 2021, o então executivo adjudicou a realização de réplicas em bronze dos painéis escultóricos em baixo-relevo, restauro de elementos em bronze e montagem final de todos os elementos.
No início deste mandato, em 22 de novembro, apesar do assunto estar decidido e a obra em andamento, “para demonstrar elevação, a transparência e a democraticidade da decisão”, fez-se uma nova discussão em reunião de Câmara. Sem que estivesse agendado o ponto, o presidente colocou a votação a colocação do Monumento ao 18 de janeiro na “meia-lua” e foi aprovado, ficando definido que iria lançar-se a obra de preparação da base de betão para colocar o monumento.
O presidente recordou alguns dos argumentos do autor Joaquim Correia, que fundamentaram a deslocalização do monumento, nomeadamente:
1. O Monumento instalado na “meia-lua”, junto ao Parque Mártires do Colonialismo, torna-o visitável (facilidade das visitas a estudantes, turistas, ou simples passantes), permite a aproximação do monumento para contemplação dos painéis, que contam verdadeiramente a história dos operários vidreiros;
2. A estátua ficaria em frente para a Praça do Vidreiro e não apenas virada para os estabelecimentos comerciais da zona;
3. Ao mudar-se o Monumento, haveria hipótese de se passarem os painéis para bronze, dado que em pedra estariam a desfazer-se (o que está a acontecer). Manifestou este desejo repetidamente a quem com ele privou.
4. A família do mestre Joaquim Correia é perentória quanto a este assunto, confirmando que a deslocalização do monumento para a “meia-lua” era a vontade do artista.


Cantanhede | Após intervenção de 1,4 milhões de euros em 20 habitações. Município e famílias do Bairro Vicentino assinaram contratos de comodato

 

Onze das 20 famílias que vão usufruir das habitações do Bairro Vicentino, alvo de uma profunda requalificação, assinaram esta segunda-feira, 31 de outubro, os respetivos contratos de comodato, numa sessão que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e da vereadora da Ação Social, Célia Simões.

O Município avançou com esta intervenção em habitações sociais no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Cantanhede, num investimento superior a 1,4 milhões de euros.

A presidente do Município salientou a “dimensão social” desta intervenção, congratulando-se com o facto de ser possível “oferecer condições condignas de habitabilidade a 52 moradores”.

Esta é uma área que consideramos crucial e que tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Desse ponto de vista, não encontro melhor aposta do que esta, estando certa de que vamos contribuir para a melhoria das condições de vida destas 20 famílias”, considerou.

A entrega das chaves às famílias, que transitam das antigas habitações, decorre em duas fases, estando neste momento o processo a ser finalizado com 11 agregados familiares, num total de 21 pessoas.

De acordo com o caderno de encargo da empreitada, para além da intervenção realizada nos 20 fogos existentes (11 T2, sete T3 e dois T4), todos ao nível do rés-do-chão, avançou-se com a reabilitação urbana das ruas confinantes ao bairro, nomeadamente a Rua da Alegria (poente), Rua Dr. Silva Pereira (nascente), Rua dos Malmequeres (sul) e a travessa da Rua Silva Pereira (norte).

O Bairro Vicentino, recorde-se, estava sob gestão da Sociedade de S. Vicente de Paulo de Cantanhede, instituição que, ao longo de décadas, tem ajudado pessoas e famílias carenciadas, providenciando alojamento entre outros apoios.

Para a concretização deste objetivo foi assinado um contrato de cedência de direito de superfície, entre a Câmara Municipal e a Diocese de Coimbra, visando autorizar a autarquia a reabilitar as 20 habitações, assim como a zona envolvente, mantendo a sua gestão durante um prazo mínimo de 20 anos.

Proença-a-Nova | Aldeia de Corgas celebra Resinagem em sessão cultural

 

Os filhos da Resina” foi o nome da sessão cultural que teve lugar na aldeia de Corgas este domingo, dia 30 de outubro, que destacou novamente o papel deste produto endógeno como marca desta povoação. A sessão programada esteve dividida em cinco pontos, tendo sido inaugurada com a moderação de Elsa Ligeiro, responsável da editora Alma Azul, e a presença de João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Paulo Martins, presidente da Associação Desportiva Cultural e Recreativa das Corgas – ADCRC, e ainda de Paula Reis, deputada da Assembleia da República.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, começou por apontar no arranque da sessão: “está aqui bem demonstrado que não é a dimensão do lugar nem a condição deste que faz a diferença relativamente ao que as comunidades podem criar.” Na ótica do autarca a dinamização deste tipo de atividades vai de encontro ao trabalho conduzido pelo Município: “também pela cultura, na vertente da escrita em prosa e da poesia, se traduziu através da escolha da resina como tema para os textos do Prémio Literário 2022, porque muitas pessoas desta povoação foram resineiros e conseguiram criar bastante valor a partir desta atividade”.

Além do ponto de vista cultural, João Lobo, presidente da Câmara Municipal, apontou ainda ao ordenamento do território como uma das principais preocupações, que, segundo o próprio fazem também parte da linha estratégica do Município: “as Corgas estão inseridas numa área de intervenção e gestão da paisagem, revelando aquilo que é o futuro próximo dos nossos territórios. É essa preocupação de olhar para o território e ordená-lo na sua generalidade”.

Após um momento inicial, foram declamados e apresentados poemas e textos sobre a Resina e outros trabalho de diferentes vertentes, entre os quais: o poema “Sabor do Sol e da Resina", da autoria de Luís Aguiar; "Néctar que mudou vidas" de Virgílio Moreira e “Sonhos dos filhos da Resina", de Idalina Chícaro. Foram ainda apresentados os livros / textos: “Livros à lareira com chá”, de Dora Silva e “Aberto para sempre o coração de mais uma estação”, de Sandra Inácio Tavares, entre outros momentos culturais.

Paula Reis, deputada da Assembleia da República, natural de Louriçal do Campo e do distrito de Castelo Branco, afirmou já no final da sessão haver “um fio condutor entre todos os presentes: o amor à terra, seja ela qual for. Este amor liga-nos e faz-nos pensar sobre a melhor forma de interagir com ela e de a tentar salvaguardar por todas as maneiras. E este sentimento não se desliga dos poetas, que também transmitem esse sentimento”.

Não conheço de perto e ao detalhe a vida dos resineiros, mas aquilo que nos une é a emoção que isso nos traz e que nos faz voltar a cada vez. Obrigado às Corgas por manter viva este sentido de pertença e de comunidade”, finalizou a deputada.

Marinha Grande | CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “VIDRO HOJE, UMA PONTE PARA O FUTURO”

 O Município da Marinha Grande organiza a Conferência Internacional “Vidro hoje, uma ponte para o futuro”, de 17 a 19 de novembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, no âmbito do Ano Internacional do Vidro.

A iniciativa vai trazer à Marinha Grande cerca de 30 oradores nacionais e estrangeiros que vão debater temas como história e património do vidro; ensino e formação do vidro; vidro: arte e design; o vidro na comunidade; e o vidro: sustentabilidade, inovação e tecnologia.

Para além das comunicações e debates, que vão decorrer no Teatro Stephens, o programa inclui visitas a fábricas vidreiras do concelho, demonstrações de vidro soprado no Estúdio PoeirasGlass, uma masterclass de impressão em vidro com a artista argentina Silvia Levenson e a inauguração de uma exposição de adornos de Natal em vidro.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, salienta que, “o Município da Marinha Grande não podia deixar de se associar, e congratular, com a declaração do Conselho Geral das Nações Unidas que definiu o ano de 2022 como Ano Internacional do Vidro, estando a realizar, desde janeiro, diversas ações sob esta chancela”.

A Conferência Internacional do Vidro “pretende evocar a nossa história e o nosso património, intimamente ligado ao vidro, e refletir sobre os desafios do futuro da atual indústria vidreira de embalagem e da cristalaria, que continua a garantir qualidade de excelência, pujança e a investir constantemente na requalificação de instalações, construções de novos fornos e na formação dos seus trabalhadores”.

O presidente da Câmara considera que “o evento contribui para o reconhecimento da Marinha Grande, a capital nacional do vidro”. Aurélio Ferreira acrescenta que, “quisemos alargar os ângulos de reflexão em torno do vidro e atingir uma escala internacional, convidando oradores reconhecidos que permitirão a troca de experiências e conhecimentos e nos darão a visão do que ocorre noutros países com tradição vidreira”.

“VIDRO HOJE, UMA PONTE PARA O FUTURO”
17, 18 e 19 de novembro de 2022
Casa da Cultura - Teatro Stephens

17 NOVEMBRO
09h30 – Cerimónia de abertura
09h30 – Momento musical com apresentação de tema original de André Barros
10h05 – Aurélio Ferreira, Presidente do Município da Marinha Grande
10h20 – Mauricio Rodríguez, Comité Internacional do International Year Of GLass 2022
10h30 às 11h00 – Coffee Break
11h00 – PAINEL 1 – “História e património do vidro”
Moderadora: Maria João Botelho Moniz Burnay, conservadora da coleção de vidros do Palácio Nacional da Ajuda
Oradores:
11h10 – Jorge Custódio, historiador e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
11h40 – António Pires de Matos, Unidade de I&D "Vidro e Cerâmica para as Artes", VICARTE, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
12h00 – Inês Coutinho, Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
12h20 – Emília Margarida Marques, CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Debate
13h00 às 15h00 – almoço livre
15h00 – PAINEL 2 – “Ensino e formação do vidro”
Moderador: João Pedro Faustino dos Santos, diretor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha
Oradores:
15h10 – Mr. Pavel Kopřiva, diretor da Glass Art School Kamenický Senov (República Checa)
15h30 – Joana Silva, em representação do CENCAL – Centro de Formação para a Indústria da Cerâmica – pólo da Marinha Grande
15h50 – Márcia Vilarigues, diretora da Unidade de Investigação VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes
16h10 – Marzena Krzeminska Baluch, Reitora da Faculdade de Vidro e Cerâmica da Academia de Artes e Design Eugeniusz Geppert (Polónia)
Debate
17h00 – Visita ao Estúdio PoeirasGlass

18 DE NOVEMBRO
09h00 – PAINEL 3 – “Vidro: Arte e Design”
Moderador: Fernando Quintas, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Oradores:
09h10 – Teresa Almeida, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
09h30 – Silvia Levenson, artista plástica
09h50 – Paulo Sellmayer, diretor criativo da VICARA
10h10 – Orador a confirmar
Debate
10h45 às 11h15 – Coffee Break
11H15 – PAINEL 4 – “O vidro na comunidade”
Moderador: Gabriela Rocha, museológa do projeto “Museu na Aldeia”, da SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos
Oradores:
11h20 – Sandra Solano, diretora do Museo del Vidrio de Bogotá (Colômbia)
11h40 – Eléonore Peretti, diretora do MusVerre (França)
12h00 – Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente
12h20 – Paloma Pastor, diretora do Museo del Vidrio de la Real Fábrica de Cristales de La Granja (Espanha)
Debate
14h30 às 17h30 – Programa de visitas a fábricas de vidro

19 DE NOVEMBRO
10h00 – PAINEL 5 – “O vidro: sustentabilidade, inovação e tecnologia”
Moderador: António José Ferreira, diretor do Jornal da Marinha Grande
Oradores:
10h00 – Manuel Ferreira, business developer da ReGaEnergy
10h20 – Carlos Viegas, diretor industrial da Crisal
10h40 – Carlos Barranha, diretor técnico da Vidrala SA
11h00 – Orador a confirmar
Debate
14h30 às 17h30 – Programa de visitas a fábricas de vidro
18h30 – Inauguração da exposição “Adornos de Natal em vidro” - Museu do Vidro

INSCRIÇÕES NA CONFERÊNCIA
A participação na conferência é gratuita, limitada à lotação da sala, devendo as inscrições serem realizadas através do formulário a disponibilizar brevemente.

ATIVIDADES PARALELAS
Demonstrações de vidro soprado no Estúdio PoeirasGlass
17, 18 e 19 de novembro
10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Marterclass de impressão em vidro com a artista Silvia Levenson
14 a 17 de novembro
09h00 às 12h30 e 14h30 às 17h30
CENCAL - Marinha Grande

Masterclass de impressão em vidro em que serão exploradas diferentes técnicas: utilização de decalques digitais, decalques experimentais, pó de impressão e goma de impressão em vidro. O workshop explorará diferentes possibilidades de reprodução de palavras, desenhos e fotografias em vidro, a altas e baixas temperaturas.
Limite de participantes: 10
Público-alvo: artistas com experiência em trabalho de vidro, preferencialmente em fusão de vidro.
Inscrições: através do formulário a disponibilizar brevemente.

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO SOBRE JOSÉ SARAMAGO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL E NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Até ao final de novembro, está patente a exposição "José Saramago: Voltar aos passos que foram dados”, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande e em todas as bibliotecas escolares dos agrupamentos do concelho, no âmbito da comemoração do centenário do nascimento do escritor.
A mostra foi disponibilizada pela Fundação José Saramago, em parceria com o Instituto Camões e com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento do escritor, Prémio Nobel da Literatura 1998.
A exposição é composta por 15 painéis, concebidos em função do trajeto pessoal e literário de José Saramago. Deve ser entendida como uma narrativa, constituída por uma seleção de textos da responsabilidade de Carlos Reis e Fernanda Costa e com desenho gráfico de André Letria. Trata-se de uma “viagem” orientada para a leitura e releitura de Saramago.
A exposição pode ser vista nas bibliotecas das escolas EB 2/3 Guilherme Stephens, Escola 3.º CEB e Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, Escola EB 2/3 Prof. Nery Capucho, Escola 3.º CEB e Secundária Pinhal do Rei e Escola 3.º CEB e Secundária José Loureiro Botas.

Na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, está patente de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00. A entrada é gratuita.

Marinha Grande | PINTURA DE DAVID SUSCA EM VIEIRA DE LEIRIA

A exposição de pintura do artista Davide Susca foi inaugurada na Galeria Tony Vitorino, no Largo de República, na Vieira de Leiria, no passado dia 29 de outubro, estando patente até ao dia 10 de dezembro.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, com curadoria de Aquilino Ferreira. A inauguração contou com a presença do vereador António Fragoso; do presidente da Junta de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; do artista;  do curador Aquilino Ferreira; e de outros convidados, que elogiaram as obras de David Susca.

Davide Susca é um artista italiano residente em Portugal, licenciado em arquitetura de interiores pela Académie Royale des Beaux-Arts de Bruxelles. De acordo com o artista, este busca, através da sua arte, “uma linguagem diferente, reutilizando diversos materiais, mais particularmente o plástico, que recicla, transformando-o em cor e textura”. Com os seus projetos, Davide Susca procura sensibilizar quem vê as suas obras para as questões ambientais dos dias de hoje.

A mostra fica aberta ao público até 10 de dezembro de 2022 e pode ser vista todos os dias (com exceção da quinta-feira), das 10h00 às 21h00.  A entrada é gratuita.

Cantanhede acolhe apresentação oficial da Jornada Mundial da Juventude 2022 – Diocesana

 O Salão Nobre da Câmara Municipal de Cantanhede acolhe, no próximo dia 3 de novembro, pelas 17:00 horas, a apresentação pública da Jornada Mundial da Juventude 2022 - Diocesana. No evento, aberto ao público, vão marcar presença o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Maria Helena Teodósio, representantes do Comité Organizador de Coimbra (COD) Coimbra, entre outras entidades parceiras.
Caminha-se a passos largos para as semanas em que Portugal irá viver a experiência ímpar de acolher a Jornada Mundial da Juventude, em 2023. Para preparar esse evento, o COD Coimbra, com o apoio do Município de Cantanhede, irá apresentar ao público o programa da Jornada Mundial da Juventude 2022 - Diocesana, que acontecerá em Cantanhede, no próximo dia 20 de novembro.
O programa está ainda a ser ultimado, mas, para já, é certo que a programação terá início pelas 14h30 e prolongar-se-á até às 18h00. Neste dia de celebração da juventude e para a juventude a música e as artes performativas vão integrar a programação, havendo, também, espaço para o recolhimento, reflexão e partilha num momento de oração.
Todos os jovens, cristãos ou não, são chamados a participar neste evento preparatório para a JMJ 2023, que irá decorrer pela primeira vez em Portugal. A semana de 1 a 6 de agosto de 2023 será vivida de forma intensa em Lisboa, e a que a antecede (de 26 a 31 de julho) acontecerá em Coimbra, nos Dias na Diocese.
As inscrições para a JMJ 2023 já estão abertas, sendo que o primeiro inscrito é o Papa Francisco. Seja a título individual ou diocesano, todos os potenciais participantes são chamados a inscrever-se e a preparar o caminho até às datas atrás mencionadas. “O caminho faz-se caminhando”, através dos grupos de jovens sediados nas paróquias da Diocese de Coimbra e das atividades promovidas pelo COD Coimbra.

Terras de Sicó organiza I Encontrode Freguesias do Território de Intervenção

Somada uma nova dimensão política para fortalecer a rede institucional de apoio aos desafios emergentes no horizonte 2030.
Terras de Sicó - Associação de Desenvolvimento, dando sequência às orientações assumidas recentemente nas suas Jornadas de Avaliação Interna, convidou todos os autarcas das Freguesias do território de intervenção para um Iº Encontro de Freguesias da Terras de Sicó  com agenda centrada na dinamização de uma nova plataforma de trabalho, envolvendo todas as Juntas de Freguesia onde sejam partilhadas experiências e interesses comuns e o acompanhamento aos projetos de desenvolvimento local em curso, somando uma nova dimensão política para fortalecer a rede institucional de apoio aos desafios emergentes no horizonte 2030.
Nesta sessão de trabalho há a realçar o primeiro momento em que todos se puderam conhecer, presidentes reeleitos e os novos eleitos após as eleições autárquicas e para que todos pudessem ser informados das abordagens territoriais onde a Terras de Sicó é líder, tendo sido apresentados os projetos que unem o diretório SICÓ: a candidatura da Arte dos Muros de Pedra Seca a Património Cultural Imaterial da Humanidade | UNESCO, o processo relacionado com a “A Dimensão Cultural de uma Paisagem Protegida”, a “Rede de Aldeias do Calcário” - ARUS e PERUS e o “LAB SICÓ” desenvolvido em parceria com o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra.
Esta reunião de trabalho permitiu ainda partilhar informação sobre a candidatura de reconhecimento do GAL TERRAS DE SICÓ à gestão do DLBC | período 2023-2029 e constituição de parcerias, assim como foi lançado o desafio de acolher sugestões e contributos para a organização da EXPOSICÓ’23 que se vai realizar em Penela.
Da sessão ficou ainda o compromisso de dar continuidade a estas sessões de trabalho e promover visitas de trabalho às aldeias de Sicó, envolvendo as Juntas de Freguesia e as equipas técnicas dos grupos focais dos Municípios para envolver as populações nos vários projetos que temos em curso.

Covilhã | DIA MUNICIPAL DE CULTURA ENCERRA COM "ESTÓRIAS A QUATRO MÃOS"



No âmbito da Semana Criativa, a decorrer na Covilhã entre 8 e 14 de novembro, e como forma de assinalar o primeiro Dia Municipal da Cultura, acontecerá, no Teatro Municipal da Covilhã, o espetáculo “Estórias a Quatro Mãos” pelas 21h30.

Inserido no primeiro dia da Covilhã Creative Week – Semana Criativa, e assinalando o dia 08 de novembro como Dia Municipal de Cultura e primeiro aniversário da designação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO, o município da Covilhã brinda os covilhanenses com um concerto gratuito, a ter lugar no Teatro Municipal da Covilhã, pelas 21h30.

Trata-se de um espetáculo intitulado «Estórias a Quatro Mãos», em que o maestro António Victorino d’Almeida se junta ao duo Luís Duarte & Lígia Madeira numa vibrante viagem pelo mais significativo repertório para piano a quatro mãos. Num concerto comentado, em constante diálogo entre música, palavra, tradição, estética e contemporaneidade, encerra-se mais de um século de história e de estórias – da música portuguesa a obras fulcrais do período romântico.
Os pianistas Luís Duarte & Lígia Madeira, vencedores dos Prémios Play da Música Portuguesa 2022 na Categoria de Melhor Álbum de Música Clássica com o seu CD “Portuguese Music for Piano Duo”, editado pela Brilliant Classics, confirmam assim a sua presença como um dos mais sólidos e criativos agrupamentos da sua geração – deixando, nas palavras de Fausto Neves, um “testemunho superiormente lapidado da Música Portuguesa”.

A entrada no espetáculo é gratuita bastando, para tal, proceder ao levantamento do ingresso na bilheteira do Teatro Municipal da Covilhã.

“FÁBRICA: ONTEM E HOJE” - UMA EXPOSIÇÃO QUE JUNTA O PASSADO E O PRESENTE DA COVILHÃ INDUSTRIAL

No âmbito da Covilhã Creative Week – Semana Criativa, que decorre entre os dias 8 e 14 de novembro de 2022, acontecerá, dia 08 de novembro, pelas 11h00, no edifício da antiga firma Francisco Ribeiro Aibéo, a inauguração da exposição “Fábrica: Ontem e Hoje”, com a curadoria da Professora Doutora Elisa Calado Pinheiro.

A exposição “Fábrica: Ontem e Hoje”, é inaugurada no primeiro dia da semana Criativa, mas estará patente ao público de 08 de novembro a 12 de dezembro de 2022. Foi pensada para o local específico de uma fábrica antiga, preferencialmente no centro histórico da cidade, e daí a escolha do edifício da antiga firma Francisco Ribeiro Aibéo (Rua Capitão João de Almeida, Largo de N. Sr.ª do Rosário). O objetivo passa por proporcionar ao público um conjunto de sensações visuais, auditivas, olfativas e tácteis entre o passado industrial da Cidade da Covilhã e o presente, projetando-o no futuro. A exposição estará dotada de todo um design gráfico, visual e multimédia criativo, que possibilitará ao visitante uma experiência única e diferenciadora.

A exposição iniciar-se-á no espaço da Garagem da Fábrica, com uma instalação multimédia que será o ponto de partida da narrativa expositiva e a partir da qual se percorrem os corredores e salas da fábrica, encontrando em cada recanto uma projeção, um som, um elemento visual, objeto e vários conteúdos com narrativa explicativa de uma cronologia que vai desde os primórdios da pastorícia aos tempos que correm.

Se ficou com curiosidade acerca de um conceito diferente de Exposição …Visite, entre 08 a 12 de dezembro de 2022 Exposição “Fábrica: Ontem e Hoje”!

Covilhã | RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COVILHÃ, CIDADE DO DESIGN


Semana Criativa da Covilhã alia criatividade e design em residências Artísticas
No âmbito da Creative Week - Semana Criativa, a acontecer na cidade da Covilhã entre os dias 8 e 14 de novembro de 2022, encontram-se a decorrer, entre outubro e novembro, duas residências artísticas com jovens da Escola Secundária Campos Melo e da CISMA - Associação Cultural, subordinadas ao tema “Râmolas de Sol: Do Debuxo ao Pixel” e com curadoria do designer Rúben Marques Pedro, Designer de Comunicação e Produto e Consultor de Design Sénior do Museu do Caramulo/ Caramulo Experience Center.

As duas residências Artísticas tiveram início do passado dia 24 de outubro na Covilhã, estendendo-se a 4 de novembro. Apesar de ocorrerem em simultâneo, acontecem em locais paralelos, com a mesma finalidade: apresentar uma proposta inovadora de Réplica de uma Râmola de Sol, a ser exposta na Praça do Município aquando da Semana Criativa. Posteriormente, serão colocadas em duas zonas distintas da cidade, para usufruto público.

Estes encontros têm decorrido nas instalações da Escola Secundária Campos Melo e na Galeria António Lopes. O tema das residências: “Râmolas de Sol: Do Debuxo ao Píxel”, é indissociável da essência e preponderância da Covilhã enquanto Cidade Fábrica e, como tal, apesar da “obra final” serem as Râmolas de Sol, existiu uma preocupação em conotar a luz (SOL), que a criatividade, o design e as artes trazem à existência humana e aos espaços públicos, tecendo fios entre o Debuxo e o Píxel.

As residências Artísticas, numa primeira fase, refletiram sobre os caminhos e oportunidades que o Design representa na contemporaneidade, em termos dos seus propósitos como disciplina e atividade, oferecendo um sem-número de possibilidades de inovação e conceção de produto aos mais diversos níveis. Numa segunda fase, mais prática, os workshops propuseram desafios criativos aos participantes, como foi o caso de “Do Debuxo ao Píxel” onde, através de métodos como a construção de maquetes e outras ferramentas, foi estabelecida uma ponte entre as técnicas tradicionais de Debuxo Têxtil e a Arte Digital.

Estas obras estarão, assim, visíveis ao público durante a semana Criativa, de 8 a 14 de novembro, na Praça do Município e, posteriormente, em duas zonas da cidade a definir.