segunda-feira, 20 de maio de 2024

Castelo de Paiva | Entre a A32 (𝗡ó 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗻𝗲𝗱𝗼) / 𝗦𝗲𝗿𝗿𝗶𝗻𝗵𝗮. CONCLUSÃO DA OBRA DA VARIANTE À EN 222 ESTÁ EM CONSULTA PÚBLICA ATÉ 6 DE JUNHO


O Município de Castelo de Paiva informa que se encontra a decorrer, na sequência do processo de licenciamento único de ambiente do projecto 𝗘𝗡 𝟮𝟮𝟮 - 𝗘𝗻𝘁𝗿𝗲 𝗔𝟯𝟮 (𝗡𝗼́ 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗻𝗲𝗱𝗼) / 𝗦𝗲𝗿𝗿𝗶𝗻𝗵𝗮 - Pedorido, o procedimento de verificação da conformidade ambiental do Projeto de Execução.
Assim, e de forma a garantir o acesso à informação e à participação pública, a Agência Portuguesa do Ambiente -APA, comunica que o relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE), se encontra disponível para ser consultado, durante 15 dias úteis, de 16 de Maio a 6 de Junho, no Portal PARTICIPA.

Para participar, pode consultar o link:
https://participa.pt/.../en-222-entre-a32-ic2-no-de...

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Dia 22 de maio, das 09h00 às 17h00, Faculdade de Educação e Psicologia organiza no Porto. Encontros de Pedagogia Social: “Formar, investigar e servir”

 Sob o lema "Formar, investigar e servir”, decorre no dia 22 maio de 2024, na Universidade Católica Portuguesa no Porto, mais uma edição do evento anual “Encontros de Pedagogia Social”. Promovido pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, este evento pretende ser um espaço de partilha, reflexão e debate, procurando soluções educacionais para desafios como a pobreza, a exclusão, a marginalização, entre outros. É dirigido a todas as pessoas interessadas na problemática da educação e da solidariedade social, estudantes, investigadores e profissionais.
Enquanto ciência da educação referente aos processos de formação ao longo da vida desenvolvidos numa perspetiva de solidariedade social, a Pedagogia Social tem vindo a ser trabalhada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto (FEP-UCP), desde 2004, segundo um paradigma de formação que visa combinar a aprendizagem académica com as dinâmicas de serviço à comunidade. Neste sentido, o evento reunirá um conjunto de oradores com conhecimento teórico-prático relevante nomeadamente no campo da intervenção socioeducativa e do desenvolvimento sociocomunitário.
 
A Pedagogia Social, destaca a intervenção social concentrando-se na educação como uma ferramenta para promover a inclusão social, a igualdade e a justiça social. Ela procura intervir em questões sociais e comunitárias, buscando soluções educacionais para desafios como pobreza, exclusão, marginalização, entre outros.
 
“A Pedagogia Social é uma abordagem educacional que procura promover o desenvolvimento pessoal e social através da educação, enfatizando a participação, a inclusão e a cidadania ativa”, indica Isabel Baptista, membro da comissão organizadora do evento e coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia.
 
A responsável acrescenta ainda que os "Encontros de Pedagogia Social reunirão pessoas que se interessam verdadeiramente pelos desafios da educação e da solidariedade social, promovendo a partilha de informação através de workshops e debates, contribuindo para a difusão da informação e para a construção de uma sociedade mais justa”.
 
A sessão de abertura conta com Raquel Matos, diretora da FEP-UCP, Isabel Baptista e Joaquim Azevedo. O programa inclui ainda uma variedade de atividades, desde conferências sobre a formação ao longo da vida e a aprendizagem, sessões de debate e workshops temáticos, onde serão abordados temas como “Aprendizagem em Serviço”, “Educação, Participação e Cidadania”, “Educação e Inclusão Social”, “Unidade de Crianças e Jovens com Espectro Autista”, “Porto, uma cidade amiga de pessoas idosas” e “Filosofia para Crianças”.
 
O evento “Encontros de Pedagogia Social 2024” terá lugar no Auditório Carvalho Guerra no dia 22 de maio das 09h00 às 17h00.
 
Isabel Baptista, membro da comissão organizadora do evento e coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia, está disponível para prestar declarações, se assim o desejar.

*Fernanda Teixeira

Aveiro | Avançam projetos de reabilitação dos Centros Culturais de Esgueira e Eixo; Portugal – Irlanda: hasta pública para lugares de venda ao público; Campanha “Os fundos europeus não são invisíveis” abrem as portas da Igreja das Carmelitas


I – Avançam projetos de reabilitação dos Centros Culturais de Esgueira e Eixo
A Câmara Municipal de Aveiro decidiu, através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, adjudicar a elaboração dos projetos de execução das obras de conservação dos Centros Culturais de Esgueira e de eixo, pelo valor de 63.939,20€, à empresa Protega – Electrotecnia Lda..
No caso do Centro Cultural de Esgueira, o projeto irá responder à necessidade de alterações no desenho do edifício, de forma a prever a possibilidade de acesso ao elevador existente por pessoas com mobilidade condicionada, permitindo o acesso à biblioteca e às zonas de atelier de pintura e da “associação” de envelhecimento ativo. Deverá também ser desmobilizada uma loja/armazém de roupa em segunda mão, que ocupa a passagem entre edifícios, impedindo o seu atravessamento.
Para o Centro Cultural de Eixo, o projeto terá como objetivo adaptar o edifício às múltiplas expressões artísticas das associações culturais que habitam o espaço, nomeadamente nas áreas do teatro, da dança e da música, entre as quais a Banda de Eixo.
Uma das soluções passará pela deslocalização da cabine de som para o piso superior, permitindo, desta feita, a ampliação da plateia. O aumento da área do palco e a sua modernização é outro dos objetivos do presente projeto de execução, tendo em vista a realização de atividades de teatro, dança, concertos, cinema, entre outras.
Prossegue assim o investimento regular devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas de promoção social e cultural, por todo o Município.

II – Portugal – Irlanda: hasta pública para lugares de venda ao público nas imediações do Estádio Municipal de Aveiro
No âmbito do jogo de preparação para o Campeonato da Europa 2024, entre Portugal e a Irlanda, a 11 de junho, está em curso uma hasta pública para atribuição de ocupação de espaço público para a atividade de restauração ou de comércio de artigos desportivos, em 16 espaços de venda na envolvente ao Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte.

A Hasta Pública está agendada para o próximo dia 7 de junho, pelas 10h00, no Gabinete 5 do Centro de Congressos de Aveiro, sito no Cais da Fonte Nova, em Aveiro.

Podem concorrer todos os interessados, pessoas individuais ou coletivas, desde que apresentem previamente os documentos necessários no Gabinete de Atendimento Integrado (GAI), no Centro de Congressos de Aveiro ou através do endereço de correio eletrónico geral@cm-aveiro.pt<mailto:geral@cm-aveiro.pt>, até às 16h30 do dia 31 de maio.

Podem ser obtidas todas as informações aqui<https://www.cm-aveiro.pt/servicos/concursos-publicos-hasta-publica>.

III – Campanha “Os fundos europeus não são invisíveis” abrem as portas da Igreja das Carmelitas no dia 22 de maio
No âmbito da Campanha de Comunicação "Os fundos europeus não são invisíveis", a Igreja das Carmelitas, recentemente requalificada pela Câmara Municipal de Aveiro, estará de portas abertas à visitação, no dia 22 de maio, com visita guiada a partir das 15h00. As visitas guiadas aos projetos contam com a participação da Comissão Diretiva do Programa Centro 2030.
A iniciativa tem como objetivo incentivar os cidadãos a descobrirem projetos financiados pela União Europeia perto do local onde vivem, evidenciando a importância dos fundos europeus para o desenvolvimento regional.
Esta ação, promovida pela Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro (Centro2030), conta com vários projetos financiados por fundos europeus vão estar de portas abertas na região Centro. Ao longo do mês de maio, estarão abertos, com visitas guiadas, vários projetos ligados à cultura e ao património cultural.
Com um investimento de aproximadamente 120.000€ a intervenção na Igreja das Carmelitas incidiu na resolução de patologias associadas à humidade, reparação das paredes interiores e tratamento e recuperação dos pavimentos de padeira, bem como limpeza das pedras de fachada, substituição da cobertura da Sacristia e reformulação do sistema de águas pluviais.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE REUNIU

 O Conselho Municipal da Juventude (CMJ) da Marinha Grande reuniu no passado dia 17 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Aurélio Ferreira, do vereador João Brito e dos representantes de várias entidades que integram aquele órgão.
A reunião começou com a tomada de posse de novos membros, seguindo-se a eleição do representante do CMJ no Conselho Municipal da Educação. Foram ainda abordados o III Encontro de Conselhos Municipais da Juventude da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria; a apresentação do Programa “INSIDE JOVEM – MY JOB 2024; a comemoração do Dia Internacional da Juventude; e a apresentação da proposta para a criação de uma Minibiblioteca de Praia na época balnear.
O CMJ é o órgão consultivo do Município da Marinha Grande sobre matérias relacionadas com a política de juventude. Compete-lhe colaborar na definição e execução das políticas municipais de juventude, assegurando a sua articulação e coordenação com outras políticas setoriais áreas, nomeadamente nas áreas do emprego e formação profissional, habitação, educação e ensino superior, cultura, desporto, ambiente, saúde e ação social.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO NA SUBESTAÇÃO DE TRAÇÃO DE TUNES DE 27 A 29 DE MAIO ENTRE AS 23H15 E AS 06H15

O Município de Silves informa que a via de acesso à Subestação de Tração de Tunes e a estrada adjacente à linha férrea, na freguesia de Tunes, sofrerá um corte de trânsito nas noites de 27, 28 e 29 de maio (entre as 23h15 e as 06h15), devido à execução de trabalhos no âmbito da empreitada “Linha do Algarve -Tunes- Lagos – Ampliação da Subestação de Tração Elétrica de Tunes - Execução”.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Marinha Grande | “SONS NA EIRA” REGASTAM MEMÓRIAS DA MARINHA GRANDE

Preservar e celebrar o património cultural imaterial da Marinha Grande, promovendo o envelhecimento ativo e combatendo a exclusão social, são os objetivos do projeto “Sons na Eira”, que está a ser dinamizado pelo Município da Marinha Grande e pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), desde março e até julho.
A iniciativa está a decorrer nas freguesias de Moita e de Vieira de Leiria, em encontros quinzenais, no Clube Desportivo Moitense e na Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, respetivamente. O projeto culminará num espetáculo, a ter lugar no dia 31 de julho, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
Este projeto visa resgatar as memórias coletivas das comunidades locais, especialmente daqueles que acumulam décadas de vivências e experiências, para dar origem a criações sonoras únicas.
Os idosos envolvidos têm a oportunidade de estimular as suas capacidades cognitivas, melhorar o seu bem-estar emocional e social e, até, colocar em prática as suas habilidades artísticas e musicais. "Sons na Eira" emerge como um exemplo inspirador de como a arte e a cultura podem transformar vidas e fortalecer comunidades.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | FESTA DA RUA DO POÇO ANIMOU CANTANHEDE

 

Realizou-se no passado dia 19 de Maio, ao fim da tarde, a sexta edição da Festa da antiga Rua do Poço, atual Rua Jaime Cortesão, em Cantanhede. Tratou-se de um convívio destinado a atuais e antigos moradores, seus familiares e amigos.
O programa consistiu na partilha de histórias, costumes e tradições, animação musical, marchas populares, mostra de fotografias antigas, lanche partilhado, recordação e homenagem a moradores já falecidos, decoração de fachada das casas e da própria rua, entre outras vertentes de iniciativa livre.
A festa decorreu ao longo de vários horas com bailarico improvisado, conversa rica e boa disposição entre pessoas de várias gerações. Houve reencontros entre pessoas que já não se viam há muitos anos, mas também oportunidade para se conhecerem pessoas novas. O trânsito na rua esteve cortado a partir das 17 horas, o que permitiu o usufruto pedonal de todo o espaço.
De referir que este evento tem periodicidade anual, realizando-se sempre no penúltimo domingo de Maio, estando a próxima edição já marcada para 18 de Maio de 2025, se tudo correr normalmente.
A criação e dinamização deste evento foi espontânea, através de conversas entre vizinhos, não existindo qualquer comissão ou organização coletiva prévia, pois a prioridade passa exatamente por aproveitar a espontaneidade e genuinidade das pessoas no próprio momento com os recursos próprios.
É assim de louvar os trabalhos de preparação, desenvolvimento e fecho desenvolvidos por todos, de forma solidária e descomprometida.
Os objetivos deste encontro consistem em valorizar as memórias culturais do passado, bem como incentivar os valores de cidadania, espírito de comunidade e entreajuda entre vizinhança no presente e no futuro.
Esta iniciativa pretende também dar o exemplo para que outros largos, ruas ou pontos conhecidos de Cantanhede possam também desenvolver algo do género, despertando um bairrismo positivo para benefício cultural da comunidade.

*Enviado por Vasco Espinhal Otero

Proença-a-Nova | Abertas as inscrições para a Taça do Município


Até 14 de junho qualquer associação com sede no concelho de Proença-a-Nova poderá inscrever-se para a edição de 2024 da Taça do Município que se realizará a 21 e 22 de junho.
A competição terá um formato de torneio 24 horas interassociações e realizar-se-à no Pavilhão Municipal, de acordo com as regras das “Leis do Jogo de Futsal” da FIFA / Edição da FPF de 2023 e será arbitrado por árbitros contratados à Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB).

Cada equipa poderá ser constituída no máximo por doze (12) jogadores (é possível a inscrição de elementos femininos, em que a inscrição e utilização de elementos femininos será um dos critérios de desempate.

À semelhança das edições anteriores, haverá prémios coletivos e individuais: serão atribuídos troféus de participação com a respetiva classificação a todas as equipas; à equipa vencedora será atribuída uma réplica da “Taça do Município” e medalhas a todos os atletas e corpo diretivo e técnico inscrito na ficha de inscrição; ao 2º e 3º classificados serão atribuídas também medalhas com a respetiva classificação a todos os inscritos; será também atribuído um trofeu de Fair Play; a nível individual haverá prémio para Melhor Marcador, Melhor Guarda Redes e Melhor Jogador.

Para quaisquer informações e esclarecimentos não hesite em contatar o Grupo de Desporto através do contacto 925 100 878 ou do email desporto@cm-proencanova.pt .

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Marinha Grande | PERFORMANCE “DOBRA” NO TEATRO STEPHENS

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta o espetáculo “Dobra”, de Romain Beltrão, no dia 8 de junho, pelas 17h00, cuja entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.
Dobra é uma performance-palestra que começa pela dissecção de uma palavra: dobrar.  Dobrar a voz de uma pessoa (num filme, numa série, numa entrevista). Dobrar uma atriz, um ator (substituindo a sua presença pela do seu duplo). Dobrar uma mesa dobrável, uma cadeira dobrável (ou qualquer objeto que se dobra). Dobrar uma folha de papel, várias vezes, até chegar a uma mini escultura (um origami). E há o duplo, o doppelgänder, uma pessoa no mundo que é igual a nós. 
Dobra é uma performance dentro da qual o conferencista começa por contar uma viagem onde teve a sensação de ser perseguido pelo seu duplo maléfico, o seu doppelgänger, ao mesmo tempo a que assistia a filmes franceses, dobrados em japonês, e se apaixonou por um designer de móveis desempregado, que ganhava a vida em filmes de ação, enquanto duplo de um ator famoso. 

E o conferencista duplica-se. As palavras desdobram-se. O que está a ser contado transforma-se numa dança, as histórias tornam.se gestos...no espaço. 

Ficha artística 
Criação, Performance: Romain Beltrão Teule 
Luz, Som, Espaço: Santiago Rodriguez Tricot 
Aconselhamento Artístico: Miguel Pereira 
Assistente de Coreografia: Bruno Brandolino 
Apoio à Cenografia: Sara Vieira Marques 
Produção: Le Vertige 
Coprodução: Linha de Fuga 
Difusão e Produção executiva: O Rumo do Fumo 
Residência: Conservatório de Coimbra - Linha de Fuga; Forum Dança; Honolulu (Nantes, Fr); L’Armorica (Plouguerneau, Fr); L’échangeur CDCN (Château Thierry, Fr); RAMDAM, un centre d’art (Sainte-Foy-lès-lyons, Fr); Le PAD (Angers, Fr) ; Bonifrates (Coimbra); CAMPUS Paulo Cunha e Silva (Teatro Municipal do Porto) 
Com o apoio de: DRAC Bretagne (Fr); Festival Temps d’Image Lisboa; Fundação GDA; Fundação Gulbenkian; Mala Voadora; 
Agradecimentos: Catarina Saraiva, Claire Buisson, Flora Detraz 
Público-alvo: público geral 
Preço: Gratuito

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Município de Cantanhede apoiou a requalificação. Junta de Freguesia intervenciona Largo de Santa Iria em Casal de Cadima

 
A Capela de Santa Iria e toda a envolvente, em Casal de Cadima, foi requalificada no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Junta de Freguesia de Cadima e a Câmara Municipal de Cantanhede.
Numa primeira fase, os serviços técnicos do Município estiveram no local e elaboraram um projeto para intervencionar o Largo de Santa Iria.
A par disso, a Câmara Municipal apoiou a Junta de Freguesia de Cadima com o fornecimento de materiais e auxiliando com mão-de-obra para a instalação de pavé.
Os trabalhos, que incidiram numa área de cerca de 600 metros quadrados, incluíram a criação de um sistema de drenagem de águas pluviais, com a aplicação de tubos, manilhas, assim como a colocação de tampas, grelhas e sargetas.
No decorrer desta intervenção foram abertos novos canais de escoamento, elaborada uma plataforma que possibilitasse o encaixe do tapete betuminoso, assim como criados pequenos troços de passeio.
Iniciada em dezembro de 2023, a empreitada ficou concluída em janeiro deste ano, sendo que a próxima intervenção consiste na colocação de tapete betuminoso nesta artéria.
A empreitada teve como objetivo principal contribuir para a redução de velocidade dos automóveis que utilizam aquela via.
Além de preservar o património histórico e cultural daquele local, esta obra demonstra o compromisso das autoridades locais para com o bem-estar dos residentes. Ao melhorar o Largo de Santa Iria, proporcionando um espaço mais seguro, funcional e agradável, a Junta de Freguesia não apenas promove a coesão social, incentivando o convívio, mas também fortalece a identidade local e fomenta o turismo.

Figueiró dos Vinhos | Monumento de Homenagem aos Bombeiros inaugurado no dia de Aniversário da Corporação de Figueiró dos Vinhos


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos celebrou 89 anos de existência no passado sábado dia 18 de maio, mas fez a festa ontem, dia 19 de maio, com um sabor muito especial.
A preceder a habitual Sessão Solene, ocorrida logo pela manhã no Quartel dos Bombeiros, foi inaugurado o Monumento de Homenagem ao Bombeiro oferecido pelo Município de Figueiró dos Vinhos àquela Associação. “Um gesto simbólico mas de profundo reconhecimento, que pretende materializar e perpetuar o apoio e agradecimento, da nossa comunidade, a este tão nobre grupo de cidadãos. Um gesto que podemos dirigir a todos os bombeiros deste país, mas que dedicamos, especialmente, aos homens e mulheres que fazem parte da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, que, sobre a premissa “Vida por Vida”, são, continuadamente, exemplos de abnegação, coragem, dedicação, competência e zelo.” As palavras proferidas durante a Sessão Solene por Jorge Abreu, Presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, foram o resumo de um sentimento geral vivido por todos os presentes e que se propagou durante todo o evento: a oferta daquele Monumento é um ato justo e mais que merecido a um grupo de bombeiros e bombeiras que tudo faz em prol da comunidade, sem qualquer interesse a não ser ajudar e salvar vidas.
O Monumento, situado junto à Biblioteca Municipal e na frente do Quartel dos Bombeiros, foi realizado por Carolyn Morton, escultora britânica a residir na região há 12 anos. A escultora, também presente na cerimónia, afirma que “fazer uma escultura é como contar uma história. A história dá vida à escultura e torna-a mais do que, apenas, uma figura. A ideia era que a escultura mostrasse um Bombeiro a regressar de um trabalho bem feito. Eu precisava entender como é que um Bombeiro se sentiria depois de um trabalho desses, e, por isso, falei com o Comandante Jorge e ele disse-me: ‘Alívio. Sentimo-nos muito aliviados quando um trabalho corre bem.’ Isto deu-me a chave para o cerne do trabalho, é a inspiração para o seu rosto e para todo o seu comportamento: Ele tira o capacete e as luvas, abre o zíper da jaqueta e olhando para o quartel, está a sentir-se muito aliviado.”
O aniversário dos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos, cujo papel é de uma relevância imensurável na nossa comunidade, teve casa cheia e contou, ainda, com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Figueiró dos Vinhos, Dr. Carlos Silva; do Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Centro, Comandante Francisco Peraboa (em representação do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil); do Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Eng.º Eduardo Correia; do Comandante Mário Bruno, em representação do Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Leiria, bem como de outras entidades, sócios e população em geral.
*Gabinete de Imprensa
Município de Figueiró dos Vinhos

Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede. INOVA-EM participa em ação que recolhe 100kg de resíduos da praia da Tocha

 
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Família, a INOVA-EM esteve presente na atividade de plogging, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede. Para além dos membros da equipa educativa e as respetivas famílias, juntaram-se a esta atividade os técnicos e colaboradores da empresa municipal, assim como o Agrupamento de Escuteiros da Tocha 1390.
No total, foram retirados da praia e áreas circundantes mais de 100kg de resíduos, que serão encaminhados para reciclagem, pela INOVA-EM. Houve tempo ainda para uma ação de sensibilização sobre biorresíduos, ministrada pelos técnicos da empresa municipal, onde foi relembrada a importância e a necessidade de as famílias aderirem, nas suas casas, a este processo de recolha seletiva.
Numa semana que junta duas efemérides tão especiais, como o Dia Mundial da Família e o Dia Mundial da Reciclagem, agradecemos o empenho da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede que, da melhor forma, organizou esta importante iniciativa de sensibilização ambiental. Nada melhor que juntar a família e contribuir para que esta seja mais uma época balnear de qualidade”, sublinhou o presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, Pedro Cardoso.
Ainda de acordo com este responsável, “em articulação com a Câmara Municipal, queremos criar um concelho verde, com práticas inovadoras de sustentabilidade ambiental, mas para tal, é fundamental continuar a estimular a população, sobretudo a mais nova, e estar a par das melhores práticas a nível nacional e internacional”.

Marinha Grande | ESPETÁCULO ASSINALA DIA DA CRIANÇA NO TEATRO STEPHENS

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, acolhe o espetáculo “A Maior Flor do Mundo”, pela Leirena Teatro - Companhia de Teatro de Leiria, para celebrar o Dia Mundial da Criança, no dia 1 de junho, pelas 11h00, com entrada gratuita, sujeita à lotação da sala.
O espetáculo inclusivo terá audiodescrição, língua gestual portuguesa e folhas de sala inclusivas, apresentando música original com interpretação ao vivo da artista Surma. Foi concebido a partir de excertos das obras “A Maior Flor do Mundo” e “As Pequenas Memórias”, de José Saramago.
Ficha Artística: 
Texto: Excertos de A Maior Flor do Mundo e As Pequenas Memórias de José Saramago 
Dramaturgia e Encenação: Frédéric da Cruz P. 
Interpretação: Matilde Cruz 
Música original com interpretação ao vivo: Surma 
Cenografia e figurinos: Carla Freire 
Movimento: Bruno Pardo 
Audiodescrição: Desirée Nobre e Rafael Braz 
Língua Gestual Portuguesa: Sandra Faria (HandsVoice) 
Folhas de Sala Inclusivas: Célia Sousa (Equipa do CRID/ ESECS-Politécnico de Leiria) 
Direção Técnica: André Pina 
Técnico de Luz: Nuno Rancho 
Design gráfico: Paulo Fuentez 
Fotografia: Carlos Gomes 
Vídeo e edição: Leiria TV 
Gestão de Produção: Adriana Dourado 
Produção: Adriana Dourado e Andreia Morais 
Conceção e criação: Leirena Teatro - Companhia de Teatro de Leiria 
Coprodução: Leiria Cidade Criativa da Música - Unesco 
Apoio: Fundação José Saramago, Município de Leiria e União de Freguesias Marrazes e Barosa 
O Leirena Teatro é uma estrutura financiada por Direção-Geral das Artes e Républica Portuguesa 
Público-alvo: geral  
Preço: gratuito

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | “CÃOMINHADA” SENSIBILIZA PARA ADOÇÃO ANIMAL RESPONSÁVEL

 O Município da Marinha Grande vai dinamizar uma “Cãominhada”, no próximo domingo, 26 de maio, pelas 9h00, com início e chegada no Parque da Cerca, na qual irão estar presentes alguns dos cães do Centro de Recolha Oficial disponíveis para adoção.
Esta iniciativa, que terá a extensão de 4km, por piso alcatroado e arenoso, tem como objetivo sensibilizar a população para o flagelo dos milhares de animais abandonados e promover a sua adoção e detenção responsável.

Caso os interessados em participar tenham cães de companhia, é necessário o cumprimento das seguintes normas sanitárias:

a) Os cães devem estar identificados eletronicamente e registados no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia);

b) Sejam portadores de boletim sanitário e possuam prova de vacinação antirrábica dentro do prazo de validade;

c) Possuam dentro dos prazos de validade e efetuadas há mais de oito dias as vacinações contra as principais doenças infetocontagiosas da espécie, comprovadas pelas vinhetas de vacinação respetivas apostas no boletim sanitário, devidamente autenticadas por um médico veterinário;

d) Os cães devem estar devidamente desparasitados interna e externamente.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | CENTRO INTERPRETATIVO DE ARTE XÁVEGA RECEBE VISITA

 O Centro Interpretativo da Arte Xávega e da Cultura Avieira (CIAXCA), na Praia da Vieira, recebeu a visita da turma do 3º ano do curso técnico profissional de turismo, da EPAMG -Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, no dia 20 de maio.
A visita começou com a receção dos alunos e da professora que os acompanhava, Liliana Vilela, no Pólo de Acolhimento do CIAXCA. 

Foi feita a contextualização ao conteúdo expositivo do centro, com uma breve explicação sobre o que é a arte xávega e para que servem alguns dos objetos expostos. A explicação foi complementada com a visualização dos painéis expositivos e do documentário de curta duração. A visita prosseguiu nos pavilhões da Companha Viking, onde os alunos puderam visualizar a preparação das artes de pesca e interagir com os pescadores, colocando-lhes algumas questões práticas relacionadas com a pesca.

De seguida, percorreram o Circuito de Arte Urbana da Praia da Vieira, com passagem por todos os murais e menção aos artistas representados na 1ª Edição do Festival Xalavar.

As particularidades da Praia da Vieira e da arte xávega, foram dadas as conhecer a esta turma multicultural de 8 alunos, que conta com um estudante oriundo da Síria, quatro estudantes de São Tomé e Príncipe, duas estudantes do Brasil e uma aluna portuguesa, natural de Vieira de Leiria.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

“ERA UMA VEZ… HISTÓRIAS PARA PAIS E FILHOS” REGRESSA À BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES COM UM PIC-NIC DE HISTÓRIAS

 Pic-Nic de Histórias será tema central da próxima sessão de “Era uma Vez… histórias para pais e filhos” que terá lugar no próximo dia 01 de junho, na Biblioteca Municipal de Silves. Dirigida a crianças dos 2 aos 10 anos, a iniciativa é dinamizada pelas contadoras de histórias Joana e Márcia. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória.
Como habitualmente, a atividade contará com a realização de duas sessões: uma primeira às 15h00, dirigida a crianças dos 2 aos 4 anos; e a segunda às 16h00, dirigida a crianças dos 5 aos 10 anos.
Traga o(s) seu(s) pequeno(s) e embarque neste delicioso pic-nic com um menu variado de histórias e de fantasia!
 
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
Telefone: 282 440 899 (chamada para a rede fixa nacional)
 
PRÓXIMAS DATAS:
28.setembro
26.outubro
02.novembro
23.novembro

 

Torres Vedras | "O Carlos e os Amigos" - Workshop de expressão plástica

 No dia 25 de maio o Serviço Educativo do Centro de Artes e Criatividade apresenta o workshop de expressão plástica "Carlos e os Amigos", a partir das 15h00. 
Esta é uma atividade direcionada a famílias com crianças maiores de 7 anos. A frequência é gratuita mas com necessidade de inscrição, para a realização do workshop. 

Sinopse
Carlos dará início ao workshop interagindo com os participantes. Contar-lhes-á a sua história, explicando que, apesar de ter outros amigos, nenhum se parece com ele, e por vezes seria agradável ter como companheiro de brincadeira alguém semelhante a si. Assim que o grupo se familiarizar com o boneco, explicaremos como funciona a sua boca. Do conjunto de objetos que disponibilizamos aos participantes, eles podem escolher quais servirão como base para criarem a sua personagem. Poderá ser uma almofada, uma caixa de cartão, uma meia, qualquer coisa que seja fácil de atravessar com uma agulha.
Formadores: Aurélie & Gonçalo & Carlos (boneco) 
Para mais informações e inscrições: cac.educativo@cm-tvedras.pt 

Bilhete Postal - SÃO TOMÉ NÃO PRECISA DE PORTUGAL, MAS…

 

O senhor primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe tem toda a razão ao afirmar que não precisa de Portugal para se relacionar com qualquer país europeu. A propósito da assinatura de protocolo de cooperação, nomeadamente militar, com a Rússia de Putin.
O governante são-tomense deveria saber que ninguém põe em causa que as suas decisões são soberanas, pode escolher com quem se relacionar. Mas também devia saber que a união faz a força. Seremos mais de 400 milhões de falantes da língua portuguesa em 2050, segundo as previsões. É uma grande força, que pode ajudar cada país em várias áreas e situações.
São Tomé não precisa de Portugal, segundo afirma. Tudo bem. Demos a independência a este território para que fosse isso mesmo: independente. Mas, fazer parte duma comunidade tão vasta e tão presente em todos os continentes é uma mais valia inegável.
Lembro aqui as palavras proferidas há dias pelo Presidente da República de Timor-Leste que enfatizou a decisiva contribuição de Portugal para a criação deste país.
Portugal tem tido uma atitude de tratar como iguais todos os países que foram sua colónia (não por vontade dos portugueses, mas de uma ditadura que acabou há meio século).
Temos acolhido com muito respeito e atribuído a nacionalidade portuguesa, com direito a passaporte europeu, a centenas de milhar de cidadãos destes países.
Isto também devia pesar nas palavras do senhor primeiro-ministro de S. Tomé e Príncipe.

*Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque:
“Portugal tem tido uma atitude de tratar como iguais todos os países que foram sua colónia”

Universidade de Coimbra | Desenvolvida tinta inovadora com capacidade de impermeabilização ao radão por adição de resíduos de cascas de ovos

 
Uma equipa de especialistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com o Instituto Pedro Nunes (IPN), desenvolveu uma tinta inovadora por adição de resíduos de cascas de ovos com capacidade de impermeabilização à passagem do gás radão.
«O projeto ShellutionPlus procurou desenvolver cargas minerais biogénicas de forma inovadora e sustentável para a formulação de tintas e de papel, conciliando os desafios associados à gestão e processamento de um resíduo alimentar com o desempenho técnico dos novos produtos desenvolvidos», começa por explicar Teresa Vieira, professora no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da FCTUC.

O que diferencia o carbonato de cálcio existente no ovo da galinha do que ocorre na natureza e do sintético «é a nano porosidade que está presente na casca do ovo, e que se mantém durante o processamento da tinta, contribuindo para melhorar certas propriedades óticas e potenciar o efeito de barreira à passagem do gás radão», complementa João Duarte, investigador do IPN, avançando que esta nova composição de tintas está patenteada.

«No caso da indústria papeleira demonstrou-se o potencial das cargas minerais biogénicas para a melhoria das propriedades de resistência mecânica», afirmou Paulo Ferreira, professor no Departamento de Engenharia Química (DEQ), que coordenou o projeto na FCTUC, na vertente da aplicação em papel.

Todavia, revelam os coordenadores do projeto, «não se avançou com a utilização deste carbonato de cálcio à escala industrial porque a capacidade de produção de casca de ovo em Portugal não é suficiente para satisfazer as necessidades das empresas produtoras de papel».

Apesar dos resultados promissores, esta inovação enfrenta ainda alguns desafios e necessita de otimização. A quantidade insuficiente de produção da casca de ovo é um problema, mas a questão da separação da parte orgânica e inorgânica está também a tornar difícil a sua comercialização.

«Ainda assim, no futuro o impacto deverá ser positivo, tanto para quem produz o resíduo, que o consegue encaminhar e evitar a ida para o aterro, como também para quem o recebe, uma vez que têm um produto melhorado em algumas características e que advém de um resíduo, posicionando, desta forma, a indústria na vanguarda da sustentabilidade», concluem.

O “SHELLUTIONPLUS - Utilização de casca de ovo nanoporosa em cargas de tintas e papel” foi coordenado pelo investigador João Duarte e pelos docentes da FCTUC Paulo Ferreira e Teresa Vieira.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Portalegre | Dádiva de sangue no aniversário dos Motards de Montargil

Com vista para a sempre bucólica albufeira, felizmente com a sua capacidade de armazenamento de água perto do nível máximo, decorreu mais uma jornada da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Estivemos em Montargil conjuntamente com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE. Esta colheita inseriu-se nas comemorações do XIII aniversário dos Motards de Montargil. E teve lugar nas instalações do centro de saúde desta terra vizinha do aeródromo de Ponte de Sor.
As mulheres estiveram em franca maioria já que, dos 25 inscritos, 17 eram do sexo feminino (68 %). Uma vez avaliados os presentes, alguns não puderam concretizar a doação. Em todo o caso, foram angariadas em Montargil 22 unidades de sangue total, o que é de se sublinhar.
No final, o grupo aniversariante convidou, para almoçar na sua sede, todos os intervenientes neste ato solidário.
Santo António das Areias
A 25 de maio, a ADBSP vai estar na Casa do Povo de Santo António das Areias, Marvão, para mais uma brigada. Já a 08 de junho, e pela segunda vez em 2024, marcamos encontro no centro de saúde de Nisa. Sábados de manhã.
Esperamos por si, e sempre de braços bem abertos!