Nove grupos representativos de associações locais vão festejar os Santos Populares com as tradicionais marchas em Cantanhede, já no próximo domingo, 30 de junho, a partir das 21h00. O evento é organizado mais uma vez pelo Município de Cantanhede, com o apoio da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
Os grupos da Gira Sol, Sepins, Tocha, Febres, Arrôtas, Fontinha, Vilamar, Cantanhede e Murtede vão desfilar no âmbito dos festejos em honra de São Pedro, uma tradição popular fortemente enraizada na comunidade e que atrai muitos visitantes de toda a região.
Este ano, 632 marchantes vão animar o desfile, com coreografias que evocam temas tão diversos como Arrôtas em Flor (Marcha das Arrôtas), Santos Populares (Marcha de Cantanhede), a Missão das Plantas (Marcha da Gira Sol), Febres, Terra de Ouro (Marcha de Febres), Fontinha Encanta e a Marcha Dança! (Marcha da Fontinha), Conto Mágico (Marcha de Sepins), Tradições da Minha Aldeia (Marcha da Tocha), É Peixe do Nosso Mar (Marcha de Vilamar) e o 50 Anos do 25 de Abril (Marcha de Murtede).
Em comparação com as marchas em honra de São João, que se realizaram na Praia da Tocha, na cidade de Cantanhede a novidade é a marcha da Gira Sol, cujo tema surge no âmbito do projeto educativo “De mãos dadas pelo mundo das plantas”.
O desfile vai começar na Rua dos Bombeiros Voluntários, junto à loja do Cidadão, seguindo pela Rua dos Namorados. Depois, dançam no Largo D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa, prosseguem pela Rua Marquês de Marialva e terminam na Praça Marquês de Marialva.
Nos últimos dias, recorde-se, vários desfiles têm decorrido noutros pontos do concelho, nomeadamente na Praia da Tocha, Febres, Pocariça, Vilamar e Murtede.
As marchas populares são uma inequívoca expressão de alegria, reafirmando o sentido de comunidade pelo envolvimento e dinamismo que lhes estão inerentes.