O top cinco de nacionalidades inclui ainda os alemães, franceses, italianos e turistas dos Países Baixos.
Roterdão e Antuérpia foram os principais destinos dos portugueses.
Madrid foi a cidade dos país vizinho que os portugueses mais visitaram.
O turismo em Portugal continua em alta, com previsões de estabilização, crescimento, mas também diversidade de procura e oferta, e a semana da Páscoa continua a ser um momento alto do ano com picos de ocupação hoteleira e movimentação turística. Tal como em anos anteriores, os turistas espanhóis foram os que lideraram o top de visitantes em Portugal, e também os que mais gastaram no nosso país durante os dias da Semana Santa, de acordo com a SIBS Analytics, representando 18% das transações bancárias em território nacional, numa tendência de crescimento de gastos em comparação com o ano passado. Esta tendência vem acompanhada da circulação de automóveis internacionais em Portugal e mais condutores estrangeiros nas estradas portuguesas.
Esta tendência vem acompanhada da circulação de automóveis internacionais em Portugal e mais condutores estrangeiros nas estradas portuguesas.
A aplicação de estacionamento EasyPark analisou os estacionamentos realizados em Portugal durante os dias da Semana Santa, de 11 a 21 de Março, revelando que foram os espanhóis quem mais estacionou em Portugal. Seguidos de perto dos turistas da Alemanha, França, Itália e Países Baixos, o top cinco de nacionalidades que visitaram o país. De facto, os nossos vizinhos não apenas são dos que mais visitam Portugal ao longo do ano, como também têm como destino principal Portugal em épocas festivas.
Assim, 30% dos visitantes condutores em Portugal eram de origem espanhola, seguidos dos alemães (17,8%), franceses (12%), italianos (8%) e dos neerlandeses que representaram 7%. Lisboa é, de facto, a cidade mais visitada pelos condutores espanhóis durante a Semana Santa.
A preferência alemã com a Península Ibérica é, ainda, bastante clara, uma vez que, de acordo com dados da EasyPark, Espanha teve também nos alemães os seus principais turistas, representando 36% do total de estrangeiros que visitaram o país vizinho. Contudo, os portugueses representaram apenas 2% dos visitantes em Espanha, sendo Madrid a cidade de eleição.
Na verdade, os portugueses optaram por cidades como Roterdão e Antuérpia como destino de eleição neste período de férias, Copenhaga, Amesterdão e Milão. Representando uma tendência turística dentro da Europa que se tem consolidado nos últimos anos.
“O turismo em Portugal tem vindo a crescer bastante e, tal como apontam os dados oficiais do Turismo de Portugal, ultrapassou já as tendências pré-pandemia. Com estas movimentações de visitantes, e considerando a fácil circulação de viaturas em toda a Europa, os dados que a EasyPark recolhe são reflexo de um incremento no turismo europeu em Portugal”, comenta Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group. “É natural e histórica esta movimentação entre Portugal e Espanha, mas é também claro o interesse de outras nacionalidades pelo nosso país. A possibilidade de utilizar a tecnologia a favor dos utilizadores, sem complicações ou barreiras linguísticas no ato de pagamento e gestão da mobilidade é um fator determinante para uma experiência e visita mais aprazível. O nosso foco são as cidades mais habitáveis e uma mobilidade sem fricções em mais países", conclui.
Sobre o EasyPark Group:
O EasyPark Group é uma plataforma mundial de mobilidade que tem como visão tornar as cidades mais habitáveis. Presente em mais de 20.000 cidades em mais de 90 países, a empresa simplifica a mobilidade em todo o mundo.
Em 2025, o EasyPark Group expandiu os seus serviços através de algumas aquisições, sendo a mais significativa a aquisição da Flowbird. O grupo está preparado para apoiar as cidades, fabricantes de automóveis, empresas e operadores com uma plataforma de mobilidade onde a tecnologia, os dados, as informações e os pagamentos tornam a vida urbana mais simples para todos.
O EasyPark Group é reconhecido como uma das empresas de crescimento mais rápido da Europa pelo Financial Times e a Statista.
O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.
Newsline – Gabinete de imprensa e comunicação
*Inês Fernandes