quarta-feira, 30 de abril de 2025

CAMPANHA DA PRIMAVERA: “DÁDIVA A DÁDIVA SALVAMOS + VIDAS!”


Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar
Sobre a possibilidade da mudança para as outras instalações nada podemos adiantar, assim sendo, vamos continuar nas actuais. É urgente renovar o universo de dadores, tendo em conta que os mais “velhos” vão deixando de poder fazer a sua dádiva por razões de idade, saúde ou outros condicionamentos. É urgente que os jovens adiram à dádiva de sangue sem a adesão dos jovens a situação vai complicar-se.
A dádiva de sangue é um acto de amor que salva vidas! A sua dádiva pode ser a esperança que alguém tanto precisa”. Faça parte dessa corrente de solidariedade.

Agradecemos pelo vosso apoio e generosidade. Com a vossa doação de sangue, estaremos salvando vidas e trazendo esperança para aqueles que mais precisam.

Informações: 964 470 432 ou 234 095 331 (Sede) com encaminhamento grátis




Solidariedade | Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar pessoas com deficiência intelectual. Campanha na rua de 9 de maio a 1 de junho

Lisboa, 28 de abril 2025 – Sob o lema “A luz que abraça a diferença”, arranca no dia 9 de maio mais uma edição da Campanha Pirilampo Mágico, em prol dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.
Até 1 de junho, centenas de profissionais, voluntários e pessoas apoiadas pelas 84 organizações aderentes participarão, de norte a sul do país, em atividades de sensibilização e de apelo à solidariedade dos portugueses para com a causa da inclusão.
Durante a campanha nacional, espera-se vender mais de meio milhão de exemplares do icónico boneco, que este ano terá o valor de €2,50. Como habitualmente, as receitas revertem a favor das cooperativas de solidariedade social (CERCI) e de outras organizações que, por todo o país, prestam serviços de apoio a milhares de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência e suas famílias.
Uma das particularidades do Pirilampo Mágico é “esconder” a sua cor, em cada ano, até ao momento da revelação, que acontece na cerimónia de abertura da campanha. O suspense entusiasma os fãs, que enchem as redes sociais com os habituais palpites.
A decorrer desde 1987, a Campanha Pirilampo Mágico (CPM) é uma organização conjunta da FENACERCI - Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, da Antena 1 e da RTP. Uma parceria que une estas instituições desde o primeiro momento, com o Pirilampo Mágico a marcar presença nos programas da Antena 1 e RTP como forma de sensibilização para uma das causas mais nobres de solidariedade do nosso país.
Igualmente fundamental para o sucesso da CPM é o envolvimento dos seus parceiros estratégicos. Uma vez mais, o Banco Montepio, o Pingo Doce e os CTT juntam-se a esta causa e apoiam a FENACERCI no seu objetivo de levar a luz transformadora do Pirilampo Mágico a todo o país, incluindo as regiões autónomas.
Através da rede nacional de balcões do Banco Montepio, das lojas CTT e presente em todas as caixas Pingo Doce, o Pirilampo Mágico consegue chegar ainda mais longe.
Além destes locais, o Pirilampo Mágico pode ser encontrado nas escolas, em bancas de rua, estabelecimentos autorizados e em ações de animação dinamizadas pelas organizações aderentes, em cada comunidade.

Para mais informações:
Ana Pouseiro (Comunicação e Marketing Social)

Espanhóis lideram a lista de visitantes em Portugal na Semana Santa


O top cinco de nacionalidades inclui ainda os alemães, franceses, italianos e turistas dos Países Baixos.
Roterdão e Antuérpia foram os principais destinos dos portugueses.
Madrid foi a cidade dos país vizinho que os portugueses mais visitaram.
O turismo em Portugal continua em alta, com previsões de estabilização, crescimento, mas também diversidade de procura e oferta, e a semana da Páscoa continua a ser um momento alto do ano com picos de ocupação hoteleira e movimentação turística. Tal como em anos anteriores, os turistas espanhóis foram os que lideraram o top de visitantes em Portugal, e também os que mais gastaram no nosso país durante os dias da Semana Santa, de acordo com a SIBS Analytics, representando 18% das transações bancárias em território nacional, numa tendência de crescimento de gastos em comparação com o ano passado. Esta tendência vem acompanhada da circulação de automóveis internacionais em Portugal e mais condutores estrangeiros nas estradas portuguesas.

Esta tendência vem acompanhada da circulação de automóveis internacionais em Portugal e mais condutores estrangeiros nas estradas portuguesas.

A aplicação de estacionamento EasyPark analisou os estacionamentos realizados em Portugal durante os dias da Semana Santa, de 11 a 21 de Março, revelando que foram os espanhóis quem mais estacionou em Portugal. Seguidos de perto dos turistas da Alemanha, França, Itália e Países Baixos, o top cinco de nacionalidades que visitaram o país. De facto, os nossos vizinhos não apenas são dos que mais visitam Portugal ao longo do ano, como também têm como destino principal Portugal em épocas festivas.

Assim, 30% dos visitantes condutores em Portugal eram de origem espanhola, seguidos dos alemães (17,8%), franceses (12%), italianos (8%) e dos neerlandeses que representaram 7%. Lisboa é, de facto, a cidade mais visitada pelos condutores espanhóis durante a Semana Santa.

A preferência alemã com a Península Ibérica é, ainda, bastante clara, uma vez que, de acordo com dados da EasyPark, Espanha teve também nos alemães os seus principais turistas, representando 36% do total de estrangeiros que visitaram o país vizinho. Contudo, os portugueses representaram apenas 2% dos visitantes em Espanha, sendo Madrid a cidade de eleição.

Na verdade, os portugueses optaram por cidades como Roterdão e Antuérpia como destino de eleição neste período de férias, Copenhaga, Amesterdão e Milão. Representando uma tendência turística dentro da Europa que se tem consolidado nos últimos anos.

“O turismo em Portugal tem vindo a crescer bastante e, tal como apontam os dados oficiais do Turismo de Portugal, ultrapassou já as tendências pré-pandemia. Com estas movimentações de visitantes, e considerando a fácil circulação de viaturas em toda a Europa, os dados que a EasyPark recolhe são reflexo de um incremento no turismo europeu em Portugal”, comenta Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group. “É natural e histórica esta movimentação entre Portugal e Espanha, mas é também claro o interesse de outras nacionalidades pelo nosso país. A possibilidade de utilizar a tecnologia a favor dos utilizadores, sem complicações ou barreiras linguísticas no ato de pagamento e gestão da mobilidade é um fator determinante para uma experiência e visita mais aprazível. O nosso foco são as cidades mais habitáveis e uma mobilidade sem fricções em mais países", conclui.

Sobre o EasyPark Group:
O EasyPark Group é uma plataforma mundial de mobilidade que tem como visão tornar as cidades mais habitáveis. Presente em mais de 20.000 cidades em mais de 90 países, a empresa simplifica a mobilidade em todo o mundo.

Em 2025, o EasyPark Group expandiu os seus serviços através de algumas aquisições, sendo a mais significativa a aquisição da Flowbird. O grupo está preparado para apoiar as cidades, fabricantes de automóveis, empresas e operadores com uma plataforma de mobilidade onde a tecnologia, os dados, as informações e os pagamentos tornam a vida urbana mais simples para todos.

O EasyPark Group é reconhecido como uma das empresas de crescimento mais rápido da Europa pelo Financial Times e a Statista.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informações.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Newsline – Gabinete de imprensa e comunicação
*Inês Fernandes

Missão empresarial incluiu visitas e reuniões. Biocant participou em seminário internacional em Cabo Verde

 

A associação Biocant integrou uma missão empresarial que, na passada semana, participou no seminário internacional “Agrotour: Incubação e Empreendedorismo em Cabo Verde”, que reuniu especialistas, empresários e representantes institucionais, locais, nacionais e internacionais naquele país africano.
A Agrotour é uma Incubadora Municipal de Negócios situada na cidade de Pedra Badejo (Ilha de Santiago) e dinamizada pela Câmara Municipal de Santa Cruz, que conta com o apoio de várias incubadoras e municípios portugueses, que contribuem com o seu know-how na dinamização de ecossistemas e do empreendedorismo.
O seminário partiu da iniciativa estratégica que visou dinamizar o ecossistema empreendedor local, com especial enfoque nos setores produtivos da agricultura, pecuária, pesca e turismo, gerando reflexão, debate, aprendizagem e partilha de experiências entre os oradores e participantes, com vista a incentivar a inovação, a criação de emprego e a inclusão económica, sobretudo nas zonas rurais.

A Biocant é associada fundadora e integra os órgãos socias da incubadora Agrotour, tendo sido representada pelo seu administrador, Carlos Fernandes, que foi um dos oradores do painel destinado a compartilhar “desafios, sucessos e aprendizagens dos sócios portugueses da incubadora”, moderado por João Nogueira, diretor do AICEP e conselheiro económico e comercial da Embaixada de Portugal em Cabo Verde.
Na sua intervenção, Carlos Fernandes, destacou a visão do Município de Cantanhede que soube posicionar-se estrategicamente e criar as condições para a implementação do Parque Tecnológico de Cantanhede – Biocant Park, exemplo de sucesso, cujo modelo poderá ser replicado, com as devidas adaptações, neste projeto cabo-verdiano.

Para além da participação neste seminário, o programa desta missão empresarial, incluiu ainda visitas e reuniões com algumas das mais importantes entidades locais ligadas ao desenvolvimento económico, nomeadamente na Embaixada de Portugal, e Pro Empresa – Instituto de Apoio e Promoção Empresarial, BIC - Business Incubation Center e Praia Tech Park.

Teremos sempre a luz da Lua. Eis o cartaz do Festim'25! De 20 de junho a 10 de julho, em Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja e Ílhavo.

Programa completo e bilhetes para concertos em sala: festim.pt
Momi Maiga (Senegal / Catalunha), Barbatuques (Brasil), Ana Carla Maza (Cuba), Constantinople (Irão / Canadá / Senegal), Calle Mambo (Chile) e BCUC (África do Sul) são os nomes que vamos poder ouvir, sob a luz da Lua, na 16ª edição do Festim, que decorre de 20 de junho a 10 de julho, em Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja e Ílhavo.

O senegalês Momi Maiga, em formato quarteto, é o primeiro a subir aos palcos do 16º Festim - festival intermunicipal de músicas do mundo: dia 20 de junho, no CAA - Centro de Artes de Águeda e, no dia seguinte, no Cineteatro Alba. O fim-de-semana seguinte é em dose dupla. Barbatuques (Brasil), uma referência na música corporal e vocal, já há muito esperados no Festim, chegam para dois concertos inesquecíveis: 27 de junho, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e, no dia 28, no Cine-Teatro de Estarreja. Ao mesmo tempo, de Cuba, a compositora, cantora e violoncelista Ana Carla Maza apresenta o seu álbum "Caribe" no Cine-Teatro de Estarreja (27 de junho). No dia 28 de junho, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, o projeto transcontinental Constantinople apresenta "Traversées", num encontro poético entre cordas e voz. A 3 de julho, na Quinta do Torreão (Albergaria-a-Velha), a festa faz-se ao som dos chilenos Calle Mambo. E, para terminar, no dia 11 de julho, os endiabrados BCUC (África do Sul), apresentam-se no Largo 1º de Maio, em Águeda.

Os bilhetes para os concertos em sala estão disponíveis em festim.pt.

O Festim é uma iniciativa da d'Orfeu AC com os quatro Municípios parceiros. Integra a rede europeia “Forum of Worldwide Music Festivals” e continua com o selo de qualidade "EFFE - Europe for Festivals, Festivals for Europe". É apoiado pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

16º Festim: sob a luz da Lua.

Integrando as comemorações do Dia Mundial da Dança. MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE MARATONA DE DANÇA A 3 DE MAIO

 Mais de 2h30 de dança e cheias de ritmo terão lugar no próximo dia 03 de maio, em Silves. A iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial da Dança e convida todos os participantes a entrar no ritmo da zumba, hip hop, bachata, salsa e dança do ventre; num final de tarde repleto de melodia e muita animação no exterior do Complexo das Piscinas Municipais de Silves. A participação é livre, mas sujeita a inscrição prévia.
 
A atividade terá início pelas 17h00 com uma aula de zumba, por Alexis Moreira, Patrícia Estevão e Márcia Sofia. Às 17h30 será a vez de Clara Nunes desafiar os participantes para uma sessão de dança do ventre. Seguem-se os ritmos do hip hop (às 18h00), pela ÁsMove, que também fará uma demonstração de hip hop e salsa (às 18h30) e uma sessão de bachata e salsa (às 18h40). A atividade termina como começou, com meia hora de zumba, a partir das 19h10.
 
As inscrições poderão ser efetuadas até dia 3 de maio, através do link
 
A iniciativa é promovida pelo Município de Silves e conta com o apoio do Urban Gym e da ÁsMove Escola de Dança.
 

A Câmara Municipal de Silves convida todos a juntarem-se a esta maratona cheia de ritmo, energia e boa disposição!
 
+ info: sector de Desporto da CMS | T. 282 440 270 | email desporto@cm-silves.pt

Universidade de Coimbra tem microrrede elétrica que pode garantir fornecimento de energia em situações extremas

 
O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) tem uma microrrede elétrica resiliente, para grandes edifícios ou comunidades de energia, que pode garantir o fornecimento elétrico a cargas críticas durante situações extremas ou catastróficas, em que ocorra falha da rede elétrica pública.
No passado dia 28 de abril, aquando do maior apagão que afetou toda a Península Ibérica e parte da Europa, esta tecnologia, desenvolvida no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da FCTUC, teve a sua prove de fogo com condições reais, conseguindo, com sucesso, fornecer eletricidade às cargas críticas do edifício e funcionar de forma autónoma da rede publica.
«As microrredes são uma tecnologia que permite ter um sistema elétrico independente da rede elétrica inserido numa área geográfica específica e definida, como, por exemplo, um edifício, bairro ou localidade pequena. São usadas para fornecer eletricidade em zonas remotas onde a infraestrutura é fraca ou inexistente, para otimizar eficiência energética, custos e integração de energia renovável e, em casos extremos, garantir o fornecimento de energia elétrica aos clientes por si abrangidos quando tudo o resto falha», revela Alexandre Matias Correia, estudante do mestrado em Engenharia Eletrotécnica ISR/FCTUC.
Esta microrrede tem como foco a resiliência e está concebida precisamente para fornecer eletricidade a cargas críticas (substituindo os geradores de emergência diesel) durante períodos prolongados de tempo (até 72h). Para tal, tem instalado um sistema fotovoltaico dedicado, dois sistemas de baterias, equipamento de potência especializado para gestão e sincronização de rede e carregamento bidirecional para veículos elétricos.
De acordo com o estudante da FCTUC, «este último sistema permite alimentar a rede elétrica local através da energia armazenada em veículos elétricos o que possibilita aumentar ainda mais a duração do fornecimento de energia elétrica, assim como disponibilizar potência em locais onde a infraestrutura é inexistente ou foi danificada». Para além disso, conclui Alexandre Matias, «a microrrede possui também uma capacidade regenerativa, usando os painéis fotovoltaicos e um sistema de gestão de cargas para recarregar baterias durante o dia, prolongando ainda mais o fornecimento às cargas críticas».

A microrrede resiliente é um projeto desenvolvido no âmbito da tese de Doutoramento de Alexandre Matias Correia, intitulada "Optimization and management of microgrids to deliver high power quality in critical and disaster situations", tendo sido já utilizada como protótipo piloto para outros trabalhos de investigação e ensino de Engenharia Eletrotécnica.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia