segunda-feira, 6 de março de 2023

Parlamentares do Mediterrâneo em Aveiro para conhecerem a estratégia de desenvolvimento sustentável do Município

 Aveiro escolhida como cidade anfitriã da reunião temática sobre alterações climáticas. Delegações de oito países reuniram com o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, recebeu este domingo, num jantar-conferência realizado no Hotel Meliã Ria, a Comissão de Energia, Ambiente e Água da Assembleia Parlamentar da União dos Países do Mediterrâneo (AP-UpM) para dar a conhecer a “Estratégia de Desenvolvimento Sustentável do Município de Aveiro”, nomeadamente a proteção da orla costeira e projetos que vão reduzir, ainda este ano, cerca de 800 toneladas de CO2 da atmosfera.
Numa sala que contou com a presença de parlamentares e diplomatas da Argélia, Croácia, Eslovénia, Letónia, Marrocos, Portugal e Turquia, Ribau Esteves lembrou que “quando falamos de sustentabilidade, olhamos para três pilares fundamentais: a economia, a dinâmica social e o ambiente. No entanto e recorrentemente, associamos apenas a sustentabilidade à causa ambiental, quando na verdade temos de cuidar de outras áreas da gestão política, para chegarmos aos resultados de equilíbrio, crescimento e progresso que todos ambicionamos”.
“É um gosto muito grande para a CMA receber em Aveiro parlamentares e diplomatas da Região do Mediterrâneo interessados em conhecer o caso de desenvolvimento sustentável do nosso Município” afirmou Ribau Esteves, dando como exemplo “a boa gestão da nossa orla costeira, no contexto dos impactos provocados pelas alterações climáticas, com o recentemente qualificado Cais do Sal (antiga Estrada Dique), que vem garantir a proteção, a longo prazo, do centro da cidade de Aveiro a perigos de cheias e inundações”.
“Em Aveiro, temos em curso vários projetos e obras que vão significar a retirada de cerca de 800 toneladas de CO2 da atmosfera já em 2023. De todos esses investimentos, destacamos o novo Ferryboat 100% Elétrico, em fase final de construção e que vai operar entre São Jacinto e o Forte da Barra (menos 300 toneladas de CO2/ano), a aposta em autocarros elétricos na operação de transporte público municipal (menos 105 Ton. CO2/ano) e a alteração dos motores a combustão para sistema elétrico dos 27 barcos moliceiros em operação marítimo-turística no canal central da Ria de Aveiro (menos 400 Ton. CO2/ano)”, concluiu o Presidente da Câmara de Aveiro.
Dado tratar-se de uma plataforma de parlamentares de países do mediterrâneo, o Presidente Ribau Esteves exortou-os “a trabalharem em políticas de cooperação para o desenvolvimento nos países do Norte de África de forma a elevar a sua qualidade de vida e a diminuir os fluxos migratórios ilegais, que tem provocado a morte a centenas de pessoas”, concluiu.
No encerramento do jantar-conferência, Bruno Coimbra (PSD), deputado à Assembleia da República, que preside a esta Comissão da AP-UpM, lembrou às várias delegações presentes que “amanhã [segunda-feira] vamos ter uma importante reunião temática, onde especialistas e académicos vão partilhar os seus estudos e perspetivas atuais sobre as alterações climáticas na nossa Região do Mediterrâneo, mas esta noite [domingo], tivemos a oportunidade de contactar com a realidade de quem está no terreno diariamente a trabalhar, a planear e a definir políticas e estratégias que fazem a diferença no futuro das pessoas”.
A Comissão da Energia, do Ambiente e da Água da AP-UpM reunirá hoje, dia 6 de março na Universidade de Aveiro, num encontro com o tema “Enfrentar as alterações climáticas na Região do Mediterrâneo”, que contará com a intervenção de diversos especialistas nacionais e estrangeiros, de parlamentares membros da Comissão e da delegação portuguesa à AP-UpM. A reunião contará ainda com a presença do Presidente da Comissão de Ambiente e Energia da Assembleia da República, o deputado Tiago Brandão Rodrigues, e do Embaixador da União para o Mediterrâneo, Almotaz Abadi, secretário-geral adjunto para a Água, Ambiente e Economia Azul.
A presidência Comissão de Energia, do Ambiente e da Água da Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo elegeu como temas prioritários para o seu mandato as alterações climáticas, as energias renováveis, a eficiência energética, a gestão dos recursos hídricos e a poluição na região do Mediterrâneo.
Sobre a Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo (AP-UpM)

A AP-UpM é uma plataforma interparlamentar de cooperação multilateral entre representantes eleitos da União Europeia e os seus países parceiros do Sul do Mediterrâneo.

A AP-UpM foi estabelecida em 2003 por decisão da Conferência Ministerial da Parceria Euro-mediterrânica, instituição criada no âmbito do Processo de Barcelona, que foi lançado em 1995 com o objetivo de fortalecer as relações entre a Europa e os países do Sul do Mediterrâneo.

É constituída por 43 Parlamentos, entre os quais o português e o Parlamento Europeu, num total de 280 membros igualmente distribuídos entre as margens Norte e Sul do Mediterrâneo:

- Parceiros do Norte: Parlamentos nacionais da União Europeia, Parlamento Europeu, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Mónaco e Montenegro.

- Parceiros do Sul: Argélia, Egipto, Jordânia, Israel, Líbano, Marrocos, Palestina, Síria, Tunísia, Turquia e Mauritânia.

Entre os observadores permanentes da Assembleia estão a União Interparlamentar Árabe, a Líbia, o Comité das Regiões Europeu e o Comité Económico e Social Europeu. É um dos poucos órgãos parlamentares onde israelitas, palestinianos e outros representantes árabes eleitos se sentam à mesma mesa e discutem.

A AP-UpM tem estatuto de Observador da União Interparlamentar (UIP) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e contribui para melhorar a visibilidade e a transparência da parceria Euro-Mediterrânica, aumentar a legitimidade democrática da cooperação na região do Mediterrâneo e promover o diálogo e a cooperação.

Funcionamento:

A Assembleia é presidida por um Bureau composto por quatro membros nomeados para mandatos de quatro anos: dois indicados pelos países parceiros do Sul do Mediterrâneo, um indicado pelos Parlamentos nacionais da UE e o Parlamento Europeu (membro permanente do Bureau). Quem preside à Assembleia é o Presidente do respetivo parlamento.

A Assembleia reúne também em Bureau alargado, composto pelos membros do Bureau e pelos Presidentes das Comissões e dos Grupos de Trabalho.

A AP-UpM possui cinco comissões permanentes, com um Presidente e três Vice-Presidentes:

• Comissão Política, de Segurança e dos Direitos Humanos – Presidente: Deputado Costa Mavrides, Chipre, PE (sempre presidida pelo Parlamento Europeu)

• Comissão de Energia, do Ambiente e da Água – Presidente: Deputado Bruno Coimbra, Portugal

• Comissão Económica, Financeira, dos Assuntos Sociais e da Educação – Presidente: Deputado Şamil Ayrim, Turquia

• Comissão para a Promoção da Qualidade de Vida, dos Intercâmbios entre as Sociedades Civis e da Cultura – Presidente: Deputado Mohamed Zidouh, Marrocos

• Comissão dos Direitos das Mulheres nos Países Euro-Mediterrânicos – Presidência: Itália (delegação por constituir desde as eleições italianas).

Participação da Assembleia da República na AP-UpM:

A AP-UpM reúne em sessão plenária uma vez por ano, onde discute e aprova as recomendações apresentadas pelas cinco comissões permanentes. Durante a sessão plenária, reúne a Cimeira de Presidentes dos Parlamentos membros da AP-UpM.

As cinco comissões permanentes reúnem duas ou mais vezes por ano, em reuniões preparatórias e de aprovação de recomendações, ou em reuniões temáticas sobre os temas que estão no seu âmbito.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 8 DE MARÇO NA URBANIZAÇÃO DO VALE DO OLIVAL ENTRE AS 09H00 E AS 12H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, no âmbito da empreitada “Repavimentação de arruamentos na Urbanização Vale do Olival”, o fornecimento de água será interrompido na Urbanização do Vale do Olival, na freguesia de Armação de Pêra, entre as 09h00 e as 12h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Alexandra Reis vai devolver valor da indemnização, mas não concorda com o relatório da IGF

A ex-administradora da TAP Alexandra Reis discordou hoje do parecer da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), mas assegura que por "vontade própria" devolverá o montante indicado pela entidade, lamentando "os ataques de caráter" de que foi alvo.
"Não posso concordar com o relatório da IGF, ou seja, com um parecer, e que não é mais que isso, que reescreve o que se passou para dar aquela que é provavelmente a resposta mais fácil. Todavia, equivocada", pode ler-se no comunicado citado pela CNN. Assim, a ex-gestora diz que não quer ter "um euro sobre o qual recaia a mínima suspeita".
"Para ser clara desde o início: o acordo resultou de uma iniciativa e proposta da TAP, a que acedi de boa-fé. E acedi com a finalidade última de evitar problemas institucionais no seio da Comissão Executiva da TAP e porque tive a firme convicção de que o mesmo seria lícito, assim como todos os meus actos subsequentes", disse ainda, frisando que o que aconteceu foi uma "demissão por mera conveniência".
Alexandra Reis acrescentou também que a decisão da sua saída foi tomada pela CEO, pelo que, assim sendo, tinha direito a uma indemnização.
"Aceitei sair de uma empresa, à qual me entreguei com todo o meu compromisso e dedicação na defesa dos seus interesses, num dos momentos mais difíceis da sua existência, em total boa-fé, e, embora discorde do parecer da IGF e nada me obrigue a isso, reafirmo o que sempre disse que faria: por minha vontade própria devolverei o que indica a IGF, lamentando os ataques de caráter de que fui alvo nos últimos meses e com os olhos postos no futuro", termina.
Alexandra Reis vai ter de devolver um total de 450.110,26 euros da compensação que lhe foi paga pela TAP, segundo o relatório da auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), hoje divulgado.
Para a IGF, independentemente de Alexandra Reis ter saído por "denúncia ou demissão por mera conveniência", esta "terá de devolver à TAP os valores que recebeu na sequência da cessação de funções enquanto Administradora, os quais ascendem a 443.500 euros, a que acrescem, pelo menos, 6.610,26 euros, correspondentes a benefícios em espécie".
A IGF salvaguarda, porém, que a ex-administradora da TAP "terá direito ao abono dos dias de férias não gozados naquela qualidade".
A IGF decretou a nulidade do acordo de pagamento da compensação de 500 mil euros a Alexandra Reis, mas excetua deste valor a retribuição de fevereiro e a parte relativa à compensação pelo fim do contrato de trabalho.
"O Acordo de cessação de relações contratuais celebrado entre a TAP, S.A. e a Eng.ª Alexandra Reis, envolvendo uma compensação global de 500 000 euros, é nulo exceto nas partes relativas à cessação do contrato individual de trabalho e à respetiva compensação (56.500 euros)", refere o relatório.
A IGF considera ainda devido "o pagamento da retribuição do mês de fevereiro de 2022 (17. 500 euros)".
Alexandra Reis ingressou na TAP em setembro de 2017 e três anos depois foi nomeada administradora da companhia aérea, por indicação do acionista privado.
A antiga secretária de Estado tinha deixado a administração da TAP em fevereiro e, em junho, foi nomeada pelo Governo para a presidência da NAV Portugal – Navegação Aérea.
Em fevereiro, a companhia aérea enviou um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a dar conta de que Alexandra Reis tinha renunciado ao cargo na administração.
Em 27 de dezembro, Alexandra Reis apresentou o pedido de demissão das funções de secretária de Estado do Tesouro, solicitado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, depois dos esclarecimentos à TAP e de o próprio primeiro-ministro, António Costa, ter admitido que desconhecia os antecedentes de Alexandra Reis.
Já na madrugada de 29 de dezembro, demitiram-se o então ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes.

Madremedia
Imagem: RTP

Aeroporto do Porto premiado “pela qualidade do serviço”

Este ano, a VINCI Airports conseguiu ter quatro aeroportos da sua rede entre os melhores do mundo em termos de qualidade de serviço no ranking ACI (Airport Council International), que é a referência mundial para a qualidade de serviço aeroportuário.
«Os aeroportos do Porto, de Belgrado, na Sérvia, Guanacaste, na Costa Rica e Puerto Plata, na República Dominicana, foram considerados os melhores aeroportos da sua região (“ASQ Best airport by size and region” award)», refere a empresa.
O ACI atribuiu ainda o prémio do “aeroporto mais amigável” e da “equipa mais empenhada” ao aeroporto de Belgrado, e a “melhor jornada do passageiro” ao aeroporto de Guanacaste. Adicionalmente, no Japão, o aeroporto internacional de Osaka, também da VINCI Airports, foi recentemente distinguido pela sua pontualidade (OAG).
«Estes prémios ilustram a capacidade da VINCI Airports em manter o seu desempenho em termos de qualidade de serviço, apesar de um contexto de recuperação muito dinâmico (duplicação do tráfego de passageiros nos aeroportos da rede VINCI entre 2021 e 2022, com 209 milhões de passageiros)», refere a empresa em comunicado.
Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, declarou: “Felicito as equipas da VINCI Airports e todos os nossos aeroportos por esta recuperação operacional tão bem-sucedida. O empenho das nossas equipas tem sido exemplar. Assegurar uma experiência positiva para os nossos passageiros é uma prioridade. Estamos muito orgulhosos de ter enfrentado o desafio de trazer de volta os passageiros aos nossos aeroportos de forma rápida e eficiente”.

Multinews

“Estamos a reforçar a perceção de que o Coração de Portugal é um destino completo e único”

A região Viseu Dão Lafões apresentou-se na BTL como um todo, integrando as mais-valias de cada um dos seus 14 municípios. O sucesso da estratégia foi uma evidência. “A região de Viseu Dão Lafões mostrou que é mais do que a soma dos seus municípios. É uma verdadeira rede”, afirma o Presidente da CIM, Fernando Ruas.
A participação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL 2023 confirmou o sucesso da estratégia estreada na edição anterior. A apresentação da região como um todo, integrando as mais-valias de cada um dos 14 municípios, comprovou ser uma decisão acertada e que suscitou uma grande adesão de visitantes. Como comentou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na visita que fez ao espaço, “Viseu Dão Lafões é uma força imparável!”
A posição estratégica do stand da CIM Viseu Dão Lafões, à entrada do Pavilhão 2, funcionava como um ponto de encontro privilegiado, atraindo todos os dias os visitantes a conhecerem as várias propostas da região. Além do Presidente da República, passaram por lá desde Ministros a Secretários de Estado, mas também figuras públicas – como a cantora Carolina Deslandes, a atriz Liliana Santos (que cozinhou com o chef Diogo Rocha) ou a modelo Diana Pereira – e muitos visitantes anónimos. De notar que a TVI fez um direto do stand num noticiário da hora de almoço.
“Com esta participação, a região de Viseu Dão Lafões mostrou que é mais do que a soma dos seus municípios. É uma verdadeira rede em que os concelhos se complementam uns aos outros e assumem uma identidade comum”, sublinha, em jeito de balanço, Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões. “A programação e as ativações desenvolvidas no stand da CIM reforçaram essa identidade, com um foco estratégico nos eixos da Gastronomia e Vinhos, Natureza e Cultura. Ao apresentarmos os produtos turísticos de forma integrada, valorizámos a região: juntámos o que temos de melhor, numa visão transversal do nosso património material e imaterial, por forma a potenciar as experiências de quem nos visita”, acrescenta.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM, considera que “foi com orgulho que, ao longo dos cinco dias de BTL, recebemos visitantes dos mais diversos quadrantes, político e social, além de profissionais do setor do turismo e de visitantes anónimos. Em comum, ouvimos de todos elogios sobre a forma como a região se apresentou na feira, unida e integrada. Temos de dar os parabéns a todos os municípios e parceiros, pelo esforço comum nesta presença. A união fez mesmo a força da presença de Viseu Dão Lafões na BTL”, destaca.

“A BTL constituiu uma oportunidade única para comunicarmos a região em conjunto, assim como para darmos a conhecer eventos com capacidade de atração de públicos para todo o território e para reforçarmos a perceção de que o Coração de Portugal é um destino completo e único, capaz de proporcionar uma experiência versátil e total a quem nos visita”, remata Nuno Martinho.

Produtos turísticos âncora estiveram em destaque

Em mais de 40 horas de programação, a CIM e os 14 municípios que a compõem apresentaram os produtos turísticos que fazem desta região um destino único e, ao mesmo tempo, diversificado.

A Gastronomia, o Vinho, o Enoturismo, a Natureza e o Património Histórico foram os focos principais da estratégia de promoção, tendo a área de restauração, a recriação da Ecopista do Dão (que atravessava todo o espaço), o baloiço (na parte superior) e o quiosque interativo com questões sobre a região a serem as zonas do stand preferidas dos visitantes.

De salientar que perto de 1000 pessoas interagiram com os desafios do quiosque interativo e do baloiço. Os vencedores dos jogos do quiosque recebiam merchandising do território; no baloiço, as pessoas podiam tirar uma foto enquadrada no cenário magnífico das Montanhas Mágicas.

E como a BTL não é apenas um espaço de promoção, a presença de Viseu Dão Lafões foi também marcada por muitas reuniões de trabalho, em especial nos dias exclusivos para visitantes profissionais.

Espaço com mais de 200 metros quadrados

O stand de Viseu Dão Lafões na BTL 2023 teve como base a forma hexagonal que compõe o logótipo da CIM. O núcleo central abria para o exterior as principais áreas da proposta: Cultura – Gastronomia & Vinhos – Showroom, interligadas por um percurso elevado que se destacava e que representava as ecopistas e a área do Turismo de Natureza.

Enquanto os espaços do piso térreo configuravam a proximidade, o percurso elevado explorava o aspeto cenográfico da paisagem, quer natural quer urbana, que caracteriza a região, permitindo uma diferente perspetiva das diferentes áreas do stand e da própria feira.

O elemento natural estendia-se a todas as áreas, conjugando plantas naturais com diferentes materialidades para obter um sentido orgânico, rústico e moderno.

AGENTES DE PROTEÇÃO CIVIL TESTARAM OPERACIONALIDADE EM SIMULACRO NA MOITA

 Para comemorar o Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinalou a 1 de março, decorreu no passado sábado, 4 de março, o exercício de evacuação de aglomerados populacionais designado “MoitEx’23”, no âmbito do programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” e que envolveu diversos agentes de proteção civil.

A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), e contou com a parceria da Junta de Freguesia da Moita e de diversas entidades locais e regionais ligadas à saúde, segurança social e os agentes de proteção civil.
Estiveram presentes o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; os vereadores Ana Alves Monteiro, António Fragoso e Orlando Joia; os presidentes das Juntas de Freguesia de Moita, Marinha Grande e Vieira de Leiria; o coordenador municipal de Proteção Civil, Pedro Borges, e a restante equipa do SMPC; entre outros intervenientes e observadores.

Tratou-se de um simulacro de âmbito municipal planeado, com a finalidade de testar os procedimentos dos agentes de proteção civil em caso de incêndio rural e de evacuação de um aglomerado populacional. Apesar de se tratar de uma simulação, estiveram no terreno todos os meios operacionais como se de um incêndio rural real se tratasse.
Foi previsto um cenário de incêndio rural, na Mata acional, em Casal da Lebre, que progrediu na direção do lugar de Figueira de Gomes, na freguesia da Moita. Foi testada a resposta à emergência e operacionalização de procedimentos diferenciados de ação e segurança inerentes ao risco. 
Foram implementados procedimentos e ações de evacuação da população ameaçada pelo suposto avanço das chamas, para os locais de refúgio (Largo da Igreja) e local de abrigo (Salão do Clube Desportivo Moitense e Centro Pastoral), com recurso à organização do Oficial de Segurança Local e da equipa de voluntários.


Anuário e Fórum Cyclin’Portugal. Lançada a terceira edição do anuário Cyclin’Portugal

 

A Federação Portuguesa de Ciclismo acaba de lançar a terceira edição do anuário Cyclin'Portugal, uma ferramenta de divulgação e dinamização do turismo com bicicleta, que convida a percorrer o país a pedalar. Depois da apresentação na BTL, na semana passada, o Anuário será um dos temas do Fórum Cyclin’Portugal, que promoverá o debate e a troca de experiências sobre o turismo com bicicleta, nos dias 10 e 11 de março, em Arouca.

O Anuário Cyclin'Portugal, que já está disponível gratuitamente em formato digital, em https://www.cyclinportugal.pt/pt/recursos/biblioteca-cyclin-portugal, conta com 146 páginas, nas quais poderá encontrar, entre muitos outros conteúdos, os percursos cicláveis e os centros Cyclin’Portugal. Nesta publicação, estão ainda disponíveis sugestões para que os praticantes de ciclismo possam aproveitar as infraestruturas cicláveis, disfrutando do contacto com a natureza, as paisagens e a gastronomia que o nosso território tem para oferecer.
A grande novidade da edição 2023 é a Grande Travessia das Montanhas Mágicas (GR60), surgindo em destaque na capa do anuário Cyclin’Portugal.  Esta infraestrutura, homologada em 2022, inclui percursos cicláveis por estrada, gravel e BTT.  

É precisamente na sequência desta homologação que a região de Arouca irá também acolher a quarta edição do Fórum Cyclin’Portugal no qual, nos dias 10 e 11 de março, haverá espaço para debater os temas emergentes e de grande importância no âmbito desta iniciativa.
O Fórum Cyclin’ Portugal é o maior evento dedicado ao turismo com bicicleta realizado no nosso país, privilegiando o encontro e capacitação de profissionais e outros interessados, e que demonstra o compromisso do ciclismo com o território, nesta área fundamental para a sustentabilidade das regiões do interior e de baixa densidade”, afirma Sandro Araújo, vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O programa do Fórum Cyclin’Portugal pode ser consultado na seguinte ligação: https://www.cyclinportugal.pt/pt/10-conteudos/160-forum-cyclinportugal-2023





“NÃO SEI VOTAR”


Não votei ainda. Quando são eleições e para quê?” O jovem de dezanove anos explicou porque não sabia em que eleições se vota. Deu uma opinião que merece ser escutada. “No secundário deviam explicar-nos o que são eleições e para quê”. O jovem afirmou que devia haver essa matéria de estudo em alguma disciplina, que preparasse um jovem para votar. “Chegamos à idade de votar e não sabemos como conhecer os candidatos, os programas, onde devemos buscar informação que seja séria”.

A conversa permitiu concluir que “não me sinto preparado para votar, pois não sei as consequências da minha escolha”. Isto é, o jovem dizia que não queria comprar qualquer ilusão, queria escolher em consciência.

Notável! A nossa juventude tem consciência que ninguém a prepara para que possam exercer o seu direito cívico de escolher os nossos governantes. Provavelmente, muitos fazem como este jovem: não sabem escolher e para que não escolham errado, preferem não votar. Aliás, nem sequer a escola os ensina a saber a que eleições vão ser chamados a votar e qual o propósito de cada uma.

No decorrer da conversa percebeu-se que muitos jovens se sentem iletrados para as matérias políticas. Sentem que o país deposita neles a responsabilidade de escolher o destino de todos sem lhes dar conhecimentos mínimos para votarem em consciência.

Devíamos discutir se estamos a preparar os nossos jovens para assumirem conscientemente as responsabilidades de ser cidadão, com direitos e deveres cívicos, como o de votar aos dezoito anos.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque

Estamos a preparar os nossos jovens para assumirem conscientemente as responsabilidades de ser cidadão?”

MARINHA GRANDE REPRESENTADA NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

 O Município da Marinha Grande esteve representado na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, entre 1 e 5 de março, na Feira Internacional de Lisboa.
No dia da inauguração do certame, que ocorreu a 1 de março, foi feita a apresentação do Município, através de uma representação pela companhia Teatro À Solta, alusiva às origens da Marinha Grande e ao património Stephens, que esteve integrada na sessão dedicada à Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, na área expositora do Turismo do Centro.

Para o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, “é importante a Marinha Grande marcar presença neste evento de enorme relevância e demonstrar as suas potencialidades ao nível natural, cultural, patrimonial, gastronómico, turístico, industrial e tecnológico, como forma de atrair visitantes à região”.

Aurélio Ferreira deixou o convite para o público visitar o concelho, onde pode complementar a visita com o turismo industrial, que permite o contacto com o processo fabril de setores como vidro, moldes e plásticos, centros tecnológicos e museus.

No dia 3 de março, a BTL recebeu o lançamento da 2ª edição da Agenda Nacional “À descoberta do turismo industrial”, onde a Marinha Grande esteve representada pelo presidente da Câmara e técnicas do Município.

A Agenda Nacional do Turismo Industrial decorrerá entre os dias 10 e 16 de abril de 2023, em todas as regiões turísticas. A edição deste ano conta com 159 atividades, em 6 regiões turísticas (Açores, Alentejo e Ribatejo, Algarve, Centro de Portugal, Porto e Norte, Lisboa) e integra visitas guiadas, atividades com famílias, demonstrações com profissionais, oficinas, workshops, exposições, filmes e colóquios.

Relativamente ao programa no concelho da Marinha Grande, destacam-se: visitas ao estúdio de vidro Poeiras Glass; visita às oficinas de artesanato em vidro trabalhado ao vivo; exposição comemorativa "À descoberta do Turismo Industrial”; visitas guiadas ao Museu do Vidro,  à Coleção Visitável do Futuro Museu da Indústria de Moldes e às empresas Crisal e Planimolde; ateliê infantil de pintura sobre vidro; entre outras ações.

O Município da Marinha Grande integra o Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial (GDRPTI), que é uma estrutura informal coordenada pelo Turismo de Portugal e congrega várias entidades a nível nacional, tendo como objetivo a consolidação do turismo industrial e a sua promoção junto de mercados internacionais.

O projeto de Turismo Industrial da Marinha Grande iniciou-se em 2013 e conta, atualmente, com quatro empresas de vidro, duas empresas de plásticos, duas empresas de moldes e três instituições. Podem ser obtidas mais informações em https://www.cm-mgrande.pt/p/turismoindustrial .

“Um Dia pela Vida”® regressa a S. Pedro do Sul dez anos depois

 O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) volta a realizar a iniciativa “Um Dia pela Vida”® em S. Pedro do Sul (Viseu). Sob o mote “Celebrar, Recordar e Lutar”, o projeto envolve ações de educação para a saúde e prevenção, comunidade em geral, ações de angariação de fundos e muito divertimento. A sessão terá lugar no próximo domingo, 12 de março, pelas 15h00, no Cineteatro Jaime Gralheiro.
Dez anos depois, a iniciativa “Um Dia pela Vida”® (UDPV) – que, em Portugal, teve início em Coruche, em 2005 - regressa a S. Pedro do Sul, em Viseu. De 12 de março a 8 de julho, este projeto comunitário da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), envolverá diretamente a população, organizada em equipas, as quais, durante quatro meses, dinamizam várias atividades assentes na disseminação de informação sobre prevenção do cancro e promovendo a angariação de fundos destinada ao apoio social ao doente oncológico e família e aos programas de prevenção da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A iniciativa realiza-se no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society e já tem lugar em 29 países, provenientes dos seis continentes, sendo denominada mundialmente de Relay For Life.
As atividades em São Pedro do Sul decorrerão até dia 8 de julho, altura em que se realizará a Sessão de Encerramento. Neste dia, as equipas participam numa caminhada simbólica que representa o empenho constante de todos na luta contra o cancro.
A sessão de apresentação e lançamento do projeto “Um Dia pela Vida”® acontece no próximo domingo (12), pelas 15h00, no Cineteatro Jaime Gralheiro, em S. Pedro do Sul, e contará com a presença do professor Doutor Vítor Rodrigues, presidente do NRC.LPCC – que desenvolverá, igualmente, uma ação de sensibilização sobre prevenção de cancro - e da vereadora da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Dra. Teresa Sobrinho. No dia de lançamento são apresentadas as equipas, entretanto já formadas, e será possível receber, também, novas inscrições. A apresentação da iniciativa estará a cargo da coordenadora do projeto e psicóloga clínica do NRC.LPCC, Dra. Inês Ministro, seguindo-se um momento musical.

Cantanhede | Na Biblioteca Municipal. Inaugurada a exposição Miscelânea. Cor, Forma, Traço, pinturas de Ana Carvalho

 

Decorreu na Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado sábado, dia 4 de março, a inauguração da mostra Miscelânea. Cor, Forma, Traço, pinturas de Ana Carvalho. Marcaram presença na sessão a pintora, o vice-presidente do Município com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, e mais de quarenta pessoas, entre familiares e amigos que quiseram homenagear a artista.

Na ocasião, o autarca felicitou Ana Carvalho “pelo seu talento e sensibilidade artística, bem patentes nos trabalhos expostos, onde as cores e temáticas nos transportam para imaginários de inspiração africanas.

Na sua intervenção, Pedro Cardoso fez também questão de enaltecer “a importância de se dar a conhecer à comunidade local o trabalho de artistas do concelho, tanto mais quando apresentam esta qualidade artística e o papel que a Biblioteca Municipal tem vindo a desempenhar nesse desiderato.”

Neste espaço privilegiado de encontro com os livros, com a leitura, com o conhecimento, faz todo o sentido dar esta oportunidade à pintura, a esta arte de escrever com a cor, de fazer poesia com o traço”, sublinhou, referindo-se à importância de proporcionar a todos os que vêm à Biblioteca mais esta possibilidade cultural.

Recorde-se que Ana Carvalho nasceu em Cantanhede, em 1955, onde reside. Professora do Ensino Básico aposentada, desde jovem que pratica, de forma autodidata, atividades de artes plásticas. A artista dedica-se, sobretudo, à técnica de pintar com recurso às tintas acrílicas sobre papel, tela e madeira, utilizando vários materiais nas suas composições.

Silves | PROJETO PROTETOR DA NATUREZA REGRESSA À ESCOLA

 O Serviço de Proteção Civil e Florestas do Município de Silves, volta a promover junto da comunidade escolar o projeto “Protetor da Natureza”, suspenso no ano letivo 2019/2020, devido à pandemia de Coronavírus.
Este projeto piloto tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar, espaço por excelência para transmissão de informação e formação de crianças e jovens mais atentos, participativos e conscientes para a temática, a proteção Civil “Somos Todos Nós”.
A oferta educativa foi abraçada pelo Agrupamento de Escolas de Silves, que identificou cinco turmas do 5º ano da EB 2,3 Dr. Garcia Domingues, a envolver no projeto que levará às crianças e jovens, os vários temas no âmbito da proteção civil: a sua missão, os seus agentes e atuação na comunidade, a redução e adequação aos riscos e a proteção da natureza e da floresta.
Tratando-se de um projeto piloto, o Serviço de Proteção Civil e Florestas irá, num futuro próximo, levar esta iniciativa a todas as escolas do concelho.

12 detidos em operação especial de prevenção criminal em Oliveira do Hospital

 O CT de Coimbra, através do Destacamento da Lousã, no dia 4 de março, realizou uma operação de combate à criminalidade e deteve 12 pessoas, com idades compreendidas entre os 21 e os 48 anos, no concelho de Oliveira do Hospital.

Na sequência de uma operação especial de prevenção criminal, foi efetuada uma operação de fiscalização rodoviária em vários acessos a um evento que iria decorrer naquela localidade. Os militares da Guarda encetaram diligências policiais, com o objetivo de averiguar a existência de estupefacientes ou armas em circulação, que culminou com a detenção de 11 pessoas por tráfico e uma detenção por tráfico de estupefaciente e posse de armas proibidas.
Esta operação permitiu apreender diverso material destacando-se:
· 23 doses de cocaína;
· 259 doses de haxixe;
· 49 doses de canábis;
· 285 doses de MDMA;
· 25 doses de anfetaminas;
· 18 selos de LSD;
· Uma arma branca;
· Um bastão de madeira.
Da ação resultou ainda a elaboração de 45 autos de contraordenação por consumo de estupefacientes.
A ação policial contou com o empenhamento de 70 militares do dispositivo territorial, do Destacamento de Intervenção, do Destacamento de Trânsito e da estrutura de investigação criminal do Comando Territorial de Coimbra e pelas valências cinotécnicas do Comando Territorial de Aveiro e do Comando Territorial de Viseu.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Oliveira do Hospital e os autos de contraordenação à Comissão para a Dissuasão de Toxicodependência de Coimbra.

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA PARTICIPARAM EM PROVAS DE CORTA - MATO EM CONDEIXA

 

Numa organização da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra realizou-se no Parque Verde da Ribeira de Bruscos na Cidade de Condeixa - a – Nova, no passado dia 5 de março o Corta-Mato Distrital Jovem e Veteranos Curto e o XII Corta Mato de Condeixa-a-Nova, destinado a atletas filiados naquela Associação, com provas de corta mato de várias distâncias para diversos escalões de competição.

Participaram 3 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na prova de 4000 metros, destinada ao escalão de Juniores e Seniores, o atleta Nelson Almeida, alcançado o 4º lugar na classificação geral individual e o 1º lugar no escalão MSen.

Na prova destinada ao escalão de veteranos, igualmente na distância de 4 Km Pedro Cardoso, alcançou o 15º lugar na classificação geral e o 7º lugar no escalão M45, tendo o atleta José Mendes, alcançado o 36º lugar na classificação geral e no seu escalão M35, o 7º lugar.


Marinha Grande | EXPOSIÇÃO "ANTÓNIO PEDRO: O MESMO OLHAR, DUAS EXPRESSÕES"

 "ANTÓNIO PEDRO: O MESMO OLHAR, DUAS EXPRESSÕES" é o título da exposição da autoria de António Pedro, que foi inaugurada este sábado, 4 de março, na Galeria Jorge Martins, no Sport Operário Marinhense, no âmbito do programa comemorativo do centenário da associação.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, esteve presente na inauguração, enaltecendo o percurso artístico e profissional de António Pedro, ligado ao vidro e à cristalaria, bem como a qualidade dos trabalhos expostos. Elogiou o historial de 100 anos do Operário e a iniciativa de dar a conhecer as obras de artistas marinhenses, fazendo votos para que a população aproveite esta oportunidade visitando a exposição.

A presidente da direção do SOM, Cristina Carapinha, mostrou-se orgulhosa pela organização da mostra do artista, reforçando o compromisso da associação para continuar a formar e a exercer a sua cidadania.

O artista António Pedro deixou o convite ao público para que desfrutem deste espetáculo que é a pintura, através da colagem e do vidro". Explicou que as obras que integram esta mostra são pinturas em aguarela, tinta da china e colagens com vidro, pedras e elementos da natureza.
António Pedro Marques Neto Rosa é natural da Marinha Grande, onde reside. Frequentou aulas de desenho, no atelier do Professor Nery Capucho, de preparação para aptidão à Escola Superior de Belas Artes do Porto, que fez em 1971, tendo, porém, mais tarde, ingressado na Licenciatura em Engenharia Mecânica, no IST. Desenvolveu a sua atividade profissional na área da produção de vidro (cristalaria) embora, como hobby, desde sempre se tenha dedicado à pintura.

Expôs pela primeira vez em 1969, em Luanda, e desde 1991 localmente, com destaque para os seguintes eventos:

1991, no Hotel de S. Pedro, em S. Pedro de Moel.

1992, nas instalações anexas à Biblioteca Municipal da Marinha Grande.

2012, na Galeria do Sport Operário Marinhense.

2017, no Posto de Turismo de S. Pedro de Moel.

2021, Cosmos Azul e Mar, em S. Pedro de Moel.

A exposição "António Pedro: o mesmo olhar, duas expressões" está patente até ao dia 3 de abril, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 19h00. A entrada é gratuita.

Marinha Grande | INAUGURADA REQUALIFICAÇÃO DO CAMPO DA ORDEM COMPARTICIPADA PELO MUNICÍPIO

 A requalificação do relvado sintético e do sistema de iluminação, no âmbito da otimização energética, do Campo da Ordem, do Sport Lisboa e Marinha (SLM), foram inaugurados no passado sábado, 4 de março, na presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e da vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro.
A inauguração contou também com a presença do presidente da Associação de Futebol de Leiria (AFL), Manuel Nunes; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; do presidente da direção do clube, Hugo Pereira; entre outras entidades e convidados.

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, louvou o trabalho que tem sido desenvolvido pela atual direção do SLM, pela sua contribuição para a formação, educação e transmissão de valores desportivos e de cidadania dos seus cerca de 200 atletas.
Aurélio Ferreira demonstrou a disponibilidade da autarquia para continuar a apoiar a associação, tal como aconteceu com a comparticipação municipal para estes e outros investimentos. Ao longo dos anos, o clube tem contado com o apoio do Município, em particular na cedência, em regime de comodato, do espaço físico onde está o campo, para a sua atividade. De 2021 até ao momento, a Câmara Municipal deu um apoio financeiro de 141.241,92€ (relvado, iluminação, plano de atividades e desporto federado), para além de todo o apoio logístico no desenvolvimento das atividades.
Manuel Nunes, presidente da AFL, lembrou que aquele foi um dia de festa para a associação e para a Marinha Grande, uma vez que aquela instalação se destina aos jovens, que, deste modo, têm melhores condições para praticar a modalidade. Manuel Nunes recordou que este investimento foi possível com a ajuda da Câmara e da AFL e agradeceu a disponibilidade e trabalho dos órgãos sociais do SLM.

A presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa, incentivou os atletas a continuarem a trabalhar, aproveitando as potencialidades do novo sintético, defendendo o desempenho do clube.

Para o presidente da direção do SLM, Hugo Pereira, este é o culminar de um sonho, pelo qual o clube lutou durante dois anos. Agradeceu às entidades locais e regionais, que são parceiros fundamentais no desenvolvimento do clube; a todos os elementos dos órgãos sociais, pelo seu voluntarismo e abnegação; e aos atletas, que levam a imagem do SLM para fora de portas.

Para assinalar este momento, o clube organizou jogos da sua formação e apresentou um programa com atuações musicais, animação e gastronomia.

Universidade de Coimbra desenvolve saco protetor biodegradável para controlo de nemátodes parasitas de plantas

 

Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver filmes biodegradáveis à base de papel reciclado, polímeros biodegradáveis e bionematodicidas (nematodicidas naturais), em formato de saco, com o objetivo de proteger, no momento da transplantação, o sistema radicular de plantas do ataque de nemátodes-das-galhas radiculares, parasitas de plantas que afetam negativamente a produção agrícola.

Desenvolvida no âmbito do projeto “ProBag – Plant Protection Bag: a new, practical and sustainable system for plant-parasitic nematodes management in conventional and family farming”, um dos vencedores do concurso “Projetos Sementes de Investigação” da Universidade de Coimbra (UC), esta estratégia de controlo inovadora, sustentável, prática e de baixo custo, está ainda a ser otimizada, mas os resultados obtidos são promissores.

«Nós tentámos encontrar uma estratégia de controlo que seja sustentável, uma vez que as já existentes e relativamente eficazes se baseiam na utilização de pesticidas químicos denominados nematodicidas, que na sua maioria têm impacto negativo seja no ambiente, seja na saúde humana», explica Carla Maleita, investigadora do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF) da FCTUC.

Desta forma, os investigadores conjugaram a reciclagem de papel com a utilização de polímeros biodegradáveis e de um bionematodicida, proveniente dos resíduos do processamento do fruto da nogueira, dando origem a um produto biodegradável, ou seja, sem impacto negativo no ambiente. Portanto, o ProBag será usado no momento da transplantação de plantas como o tomateiro, para o solo e espera-se que a libertação do composto aconteça, tanto para o interior como para o exterior do saco.

«Este irá servir inicialmente como uma espécie de barreira à entrada dos parasitas, mas a partir do momento que o bionematodicida é libertado começa a atuar sobre os organismos, provocando a sua morte e, dessa forma, as raízes estão protegidas», descreve Carla Maleita, acrescentando que «no final da cultura este produto terá sido, totalmente ou na sua maioria, degradado por organismos não-alvo que estão no solo e fatores físicos, nomeadamente temperatura e humidade».

De acordo com os cientistas, este saco vai «impedir que os parasitas se instalem no sistema radicular da planta e completem o seu ciclo de vida. Estes nemátodes são parasitas de culturas economicamente importantes, como por exemplo batateira, cenoura, alface, tomateiro, entre muitas outras», esclarece a investigadora da FCTUC.

Assim, é possível proteger a planta num período de adaptação a novas condições, em que estará mais suscetível, favorecendo o seu desenvolvimento de forma que, mesmo que atacada por estes organismos numa fase posterior, tenha uma maior capacidade de resposta à presença dos nemátodes. «Já fizemos um teste preliminar e concluímos que os sacos terão de ser otimizados, em relação à degradação. No entanto, em nenhuma das plantas houve a reprodução de nemátodes. Portanto, os resultados são promissores», assegura.

«Um dos próximos passos é avaliar o impacto do ProBag em organismos não-alvo do solo, como as minhocas, e de que forma estas contribuem para a degradação do saco», afirma.

Segundo a equipa de investigadores, este é um projeto que poderá ter um impacto positivo nos sistemas agrícolas e, consequentemente, na economia, bem como no meio ambiente. «O impacto será logo na agricultura, porque estes parasitas causam grandes prejuízos no setor agrícola, afetando a produção de culturas importantes. Assim, se utilizarmos estratégias sustentáveis que permitam o seu controlo na altura da plantação, há uma confiança maior de que a produtividade das plantas venha a aumentar», acredita.

Por outro lado, «de uma forma geral, a economia continua a girar de forma favorável e reduziremos o impacto no ambiente, porque estamos a utilizar compostos “verdes”», conclui.

Este projeto conta com a participação de investigadores do Departamento de Engenharia Química, do CIEPQPF, do Departamento de Ciências da Vida, do Centre For Functional Ecology (CFE), bem como da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia