sexta-feira, 2 de setembro de 2022
Governo não vai taxar “lucros caídos do céu”, BE considera imoral
Rapper francês condenado a pagar 6.000 euros por agredir o seu cão
Um rapper foi condenado na França a pagar 6.000 euros por "atos de crueldade contra um animal doméstico", após divulgar na internet um vídeo a pontapear o seu cão, informaram fontes judiciais à AFP. O artista de 25 anos, conhecido por Timal, foi punido a pagar 50 euros por dia, num período de 4 meses (120 dias), num total de 6.000 euros, segundo os advogados de ambas as partes. Caso não pague esse valor, o artista fica sujeito a cumprir pena de prisão de 120 dias. O tribunal de Meaux, a 40 km de Paris, também proibiu Timal de ter animais domésticos nos próximos cinco anos. A sentença foi proposta pelo procurador, depois do rapper admitir os fatos. Na véspera da sua detenção pela polícia, na quarta-feira, Timal publicou um vídeo nas suas redes a dar chutos na cabeça de um dos seus dois cães. De acordo com a rede social Twitter, os fãs do rapper, e uma associação protetora de animais, denunciaram o cantor à polícia. Segundo o promotor público, os cães foram entregues a uma associação protetora dos animais. "Vamos, de 5 meses, e Arya, de poucos meses, não aparentam estar mal, mas têm medo de pessoas", tuitou ontem a Action Protection Animale. A advogada do rapper, Elise Arfi, afirmou que "o vídeo não é representativo da forma como ele trata seus animais". Madremedia/AFP |
Guia para 50 Personagens da Ficção Portuguesa: um convite, vivo e apaixonado, à leitura, de Bruno Vieira Amaral
UEFA ameaça FC Porto com exclusão das provas europeias nas próximas três épocas
Proença-a-Nova | Unidade Móvel de Saúde aumenta número de atendimentos nos espaços balneares
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova realizou 298 atendimentos – mais 35 pessoas do que no ano passado - nas 25 saídas que realizou nos meses de julho e agosto aos espaços balneares do concelho, nomeadamente às praias fluviais de Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal, às zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e ainda às piscinas públicas de Pedra do Altar e São Pedro do Esteval. Em linha com os anos anteriores, “o excesso de peso e a falta de exercício continuam a ser dos maiores problemas encontrados, mas comparativamente com os anos anteriores os valores, de uma forma geral, estão melhores”, avalia Carlos Dias, Técnico de Diagnóstico e Terapêutica da UMS.
Os veraneantes que aderiram a esta iniciativa, disponibilizada de forma gratuita, tiveram a oportunidade de medir e avaliar a sua tensão arterial, pulsação, saturação de oxigénio no sangue, glicémia, colesterol e temperatura. Foi ainda realizada a avaliação de bioimpedância (peso, IMC – índice de massa corporal, percentagens de gordura e água corporal, massa muscular, nível físico, massa óssea, IMB – índice metabólico basal, idade metabólica e percentagem de gordura visceral).
Ainda que a maior parte dos utilizadores deste serviço residam no concelho, há ainda uma percentagem significativa de utentes de outras zonas geográficas (34,6 %), tendo sido atendidas mais mulheres do que homens, com uma média global de idades a rondar os 54 anos. Registou-se ainda o atendimento de 38 novos utentes. A partir da próxima semana, a UMS retoma a sua atividade normal, realizando os mesmos rastreios e ações de sensibilização junto do seu público alvo: a população das aldeias do concelho.
MUNICÍPIO DE SILVES PRESTA HOMENAGEM A PERSONALIDADES DO CONCELHO E APRESENTA CONCERTO DE AUREA NO CASTELO DE SILVES
CENTRO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO GRIPE/COVID-19 EM SILVES REABRE NO DIA 06 DE SETEMBRO
|
A Câmara Municipal de Silves informa que o Centro Municipal de Vacinação COVID-19 (CMVC) de Silves, reabre no dia 06 de setembro, para administrar a vacinação contra a Gripe e COVID19 Outono-Inverno.
O Centro Municipal de Vacinação, localizado na FISSUL, funcionará à terça, quarta e sexta-feira entre as 14h00 às 18h00 e ao sábado entre as 9h00 às 17h00.
Esta reabertura resulta da aproximação da data de início da vacinação contra Gripe e COVID19 Outono-Inverno de 2022/2023, possibilitando que a população beneficie de um espaço com maior extensão de laboração, facilitando, por sua vez toda a logística inerente ao processo.
Relembramos que o Centro Municipal de Vacinação opera num processo articulado entre o Município de Silves, a Administração Regional de Saúde (ARS), o Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento (ACES/Barlavento) e a Unidade Local de Saúde (ULS).
O Município de Silves agradece a colaboração de todos os intervenientes envolvidos no funcionamento do CMVC de Silves, permitindo o bom funcionamento e acesso de cuidados de saúde de excelência à população.
Ansião | Desafiarte Expressão de Arte Urbana - já está nas ruas da Vila de Ansião!
Uma iniciativa que está a decorrer na Praça do Município, onde diferentes artistas se dedicam a embelezar este espaço, numa iniciativa que irá decorrer até domingo.
Trata-se de mais uma edição - a quarta - do Desafiarte, em que se pretende valorizar a arte e a interação entre artistas e comunidade.
Rui Cavalheiro, Sofia Ells, Raquel Fradique, Maria Cavalheiro, Jorge Santos, Helder Milhano e Peter Casper são os sete artistas que darão uma nova imagem aos objetos escolhidos, para, a partir dali nos convidar a ver como a arte pode transformar algo despercebido na paisagem numa provocação que nos inspira.
Sábado, poderemos assistir ao momento performativo d’ O Rapaz Improvisado, na Praça do Município, pelas 18h30.
Mais uma vez, este projeto conta com a colaboração da associação artística do concelho - Inquietaresta - criada em 2020, e que tem na valorização da expressão artística o seu maior desígnio.
Reguengos de Monsaraz | vai juntar investigadores e astrónomos amadores em Reguengos de Monsaraz
Águeda | Jovens aguedenses dedicam férias a ação de defesa a floresta do concelho
Programação Centro de Artes: Ruy de Carvalho, Diogo Infante, Luís Franco Bastos e Gilmário Vemba no Centro de Artes de Águeda
ESTARREJA | Exposição "João, Querido Amigo" inaugura na Casa da Cultura
Aveiro na Europa a preparar próxima Bienal de Cerâmica. RIBAU ESTEVES VISITA ARGILLÀ ITALIA 2022
Encontro com o Presidente da Câmara de Faenza e da Associação Internacional da Rota Europeia de Cerâmica da União Europeia fez parte do programa
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, visitou esta quinta e sexta-feira, 1 e 2 de setembro, a cidade italiana de Faenza e um dos maiores Festivais Internacionais de Cerâmica do Mundo - a Argillà Italia, no quadro do desenvolvimento cultural do Município e da preparação da próxima edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que se realiza em 2023, assim como do desenvolvimento do projeto do Museu da Bienal que a CMA tem em curso.
A visita contou com um momento protocolar de apresentação de cumprimentos e reunião de trabalho com o Presidente da Câmara Municipal de Faenza e da Associação Internacional da Rota Europeia de Cerâmica da União Europeia, Massimo Isola. O Presidente da CMA, Ribau Esteves, que se fez acompanhar de uma equipa de Técnicas da CMA, agradeceu a hospitalidade e deu conta do empenho da CMA para prosseguir e aumentar a intensidade das relações entre Aveiro e Faenza, também no âmbito da Rota Europeia de Cerâmica”.
Ribau Esteves transmitiu ainda ao seu homólogo Massimo Isola, que “para a CMA a aposta importante na Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro – que tem crescido de forma estruturada ao longo dos últimos anos – representa um importante passo na valorização do património Cerâmico e Cultural existente, assumindo a CMA um papel de liderança nacional, nesta matéria”, estando Aveiro “disponível para parcerias futuras” com outras Cidades Cerâmicas Europeias, “para o fortalecimento do Património Cerâmico, da Cultura e da Europa”, concluiu.
Esta visita cumpre também o importante objetivo de integrar e cuidar da relação, ao nível das redes culturais Europeias e Internacionais, do Plano Estratégico para a Cultura no seu Eixo 1 – 1.3 Mobilidade Internacional e da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, tendo-se realizado na tarde de 01SET22 a Assembleia Geral da Associação Europeia da Rota da Cerâmica, assim como contactos institucionais (destacando-se com a Presidente do Fórum da Cerâmica do Parlamento Europeu) e a visita ao Museu Internacional de Cerâmica de Faenza.
Argillà Italia
Quatro anos depois da última edição, Argillà Italia regressa a Faenza nos dias 2, 3 e 4 de setembro, preenchendo por completo as ruas do centro histórico da cidade, com numerosas exibições e eventos que envolvem toda a cidade.
O grande destaque do Argillà são as exposições de cerâmica artística e artesanal, na qual participam oleiros e artistas de todo o mundo, representando cerca de 29 países.
CONCERTO DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - 7/SET , 21 H - Jardim da Torre de Belém, Lisboa
Preço dos combustíveis deverá descer na próxima semana
Dois detidos por especulação na venda online de bilhetes para concerto dos Coldplay
Piscinas Municipais de Anadia retomam horário normal de funcionamento
Diogo Ribeiro é campeão do mundo de juniores em 100 metros mariposa
Assinado protocolo para edição de documentação do Mosteiro de Arouca relativa ao período medieval
Proença-a-Nova | Mais participantes nas atividades do Ciência Viva no Verão em Rede
O Centro Ciência Viva da Floresta dinamizou e continua a dinamizar um conjunto de 15 atividades entre os dias 28 de julho e 9 de setembro, numa iniciativa proposta pela Rede de Centros “Ciência Viva”. Nesta iniciativa pretende-se levar a ciência à rua, convidando os participantes a entrar em contacto direto com a natureza explorando florestas, fósseis, charcos, biodiversidade, geodiversidade, astronomia e muitos outros.
Das 15 atividades propostas pelo CCVFloresta, faltam realizar três, nos dias 2, 3 e 9 de setembro: a primeira, a realizar dia 2, o “Tour pelas Árvores Monumentais”, com início na Aldeia Ruiva e com paragens em Sobreira Formosa, Fonte da Estevaleira e Montes da Senhora; a segunda, dia 3, “Os Segredos do Vale do Almourão”, com ponto de encontro marcado para a localidade de Sobral Fernando; e a terceira no dia 9 de setembro, denominada “À Procura da Biodiversidade na Ribeira do Alvito”, com início na localidade de Casalinho da Ribeira. De um modo geral, as atividades realizadas mantêm-se em linha com as temáticas do ano anterior, destacando-se esta última iniciativa, ainda por realizar, que irá ser integrada pela primeira vez no programa.
Quanto à adesão de participantes, Marta Palhim, do CCVFloresta, afirma que “houve mais participantes do que no ano anterior”, podendo considerar-se um sucesso relativamente a outros anos. “Tivemos uma sessão de astronomia que envolveu 40 pessoas, o que foi muito bom. Aquelas atividades que sabemos que têm boa adesão, vamos mantendo, ao mesmo tempo que procuramos adicionar outras potencialmente interessantes e diferentes”, refere Marta Palhim.
Estas iniciativas, propostas pelo CCVFloresta, encontram-se inseridas no projeto “Ciência Viva no Verão em Rede”, tendo contado com o apoio do Geopark Naturtejo, do CFE (Centro de Ecologia Funcional) e da FISUA (Associação de Física da Universidade de Aveiro).
Em caso de interesse, as inscrições para as atividades ainda disponíveis são gratuitas, mas obrigatórias em www.cienciaviva.pt/verao/2022/ .