A Câmara Municipal de Aveiro faz um balanço muito positivo do ano letivo 2023/2024, que encerra neste mês de julho, cumpridos objetivos e metas a vários níveis, dos quais destacamos a entrada em funcionamento das renovadas e ampliadas Escolas Básicas de Azurva e do Bonsucesso e do Novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima, a que correspondeu, um investimento global da Câmara de Aveiro, no valor de 7 milhões de euros.
De momento, prosseguem as obras de construção da nova EB de Eixo, de ampliação e qualificação da EB dos Areais e da EB das Barrocas. Quanto à EB do Solposto, está neste momento, em fase de preparação do procedimento, para lançamento do concurso público da segunda fase da obra.
Em fase de projeto estão ainda, as obras de ampliação e qualificação da EB das Leirinhas, da EB da Alumieira, da EB de Sarrazola e da EB Aires Barbosa. A CMA tem ainda em curso os projetos de qualificação da EB 2,3 de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro, bem como da nova Escola Secundária Homem Cristo, que será edificada junto à EB 2,3 João Afonso.
Destacamos também o cumprimento dos compromissos assumidos no Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA) com a promoção de um vasto conjunto de ações e projetos de diferente tipologia, nomeadamente a gestão de refeições, os transportes escolares e especiais, a gestão da ação social escolar e os serviços educativos em rede.
A política SER + Educação permitiu em 2023/2024 um vasto programa de iniciativas, que permitiram às Crianças e Jovens do Município de Aveiro a utilização da Biblioteca Municipal, do Teatro Aveirense, dos Museus de Aveiro, do Centro Municipal de Interpretação Ambiental e do Ecocentro Municipal, para complementar e promover conteúdos pedagógicos de acordo com as necessidades de cada nível de aprendizagem, tendo sido registados números recorde de utilização e visitação pelos Serviços Educativos.
Iniciativas como o “Entrudo Infantil”, “Música na Escola”, “Galardão Eco-Escola” e os “Tech Labs”, voltaram ser capitais para a dinamização e desenvolvimento de competências dos mais novos, mas também de toda a comunidade educativa, alicerçados nos valores da Cultura, do Desenvolvimento Social e Pessoal, da Tecnologia e Inovação e do Ambiente.
Conselho Municipal de Educação lançou ano letivo 2024/2025
O ano letivo encerrou com a terceira reunião do Conselho Municipal de Educação (CME) de Aveiro do ano letivo de 2023/2024, que decorreu no início do mês de julho de 2024, no Pequeno Auditório do Centro de Congressos.
Nesta reunião, liderada pelo Presidente da CMA, Ribau Esteves, acompanhado do Vereador do Pelouro de Educação, Rogério Carlos, foi efetuado um ponto de situação sobre várias matérias da área da Educação, nomeadamente sobre o plano de obras em edifícios escolares, que concretizam a implementação da Carta Educativa do Município.
Por outro lado, foi efetuada uma breve análise ao funcionamento do ano letivo 2023/2024, o qual recebeu um balanço global muito positivo, e a preparação do arranque do próximo ano letivo 2024/2025, o qual se pretende que funcione em pleno e com todas as condições reunidas para mais um ano de trabalho.
Um dos pontos principais da ordem de trabalhos foi a apresentação do PAEMA (Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro) para o ano letivo 2024/2025, o qual receberá ainda os contributos de todos os Parceiros para posterior aprovação, pelo Conselho Municipal de Educação, em setembro próximo.
Nesta reunião, o Conselho Municipal de Educação aprovou a proposta do Plano Estratégico Educativo do Município de Aveiro (PEEMA), na sequência dos contributos apresentados por alguns dos Conselheiros, tendo sido igualmente aprovada a metodologia, para os passos seguintes.
Nesse sentido, o PEEMA será submetido a Reunião de Câmara, a qual deliberará sobre a abertura da discussão pública e posterior regresso ao Conselho Municipal de Educação e, por fim, novamente submetida a versão final para aprovação em reunião do Executivo Municipal.
O Presidente da CMA, Ribau Esteves, aproveitou o Conselho Municipal de Educação para agradecer à Comunidade Educativa a sua intensa participação nas iniciativas de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Culutra, especialmente as ações do Dia da Marinha (com a visita ao NRP Sagres) e do Dia de Portugal (nomeadamente a visita à Caravela Vera Cruz).
De realçar, mais uma vez, a presença de quase todos os membros do Conselho Municipal de Educação, tendo sido uma reunião muito participada e com muitos contributos para continuarmos a ter na Educação a aposta principal no desenvolvimento do Município de Aveiro.
A Câmara Municipal de Aveiro aproveita para desejar a Todos os Docentes e Profissionais da Educação do Município de Aveiro um excelente período de férias e de preparação do Ano Letivo 2024/2025.
*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]