sexta-feira, 16 de dezembro de 2022
Recuperado material furtado nos Concelhos de Cantanhede, Montemor e Figueira da Foz
Ponta Delgada vai ser Capital Portuguesa da Cultura em 2026
Londres | Oito feridos, quatro em estado crítico, após esmagamento em concerto
Águeda tem 45 empresas com estatuto PME Excelência
Município felicita as empresas distinguidas e agradece o seu contributo para as economias local e nacional
Foram 45 as empresas do concelho de Águeda distinguidas com o estatuto PME Excelência 2021, atribuído pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, felicita estas 45 empresas pelo seu desempenho de excelência e pelo seu contributo para as economias local e nacional. “Esta distinção é um justo reconhecimento pela competitividade e capacidade empreendedora dos empresários que desenvolvem a sua atividade em Águeda e pelo contributo que dão para o crescimento económico sustentado do concelho”, declarou.
Numa palavra de apreço público, o Edil sublinha que esta distinção é um fator de diferenciação e uma evidência da solidez destas empresas.
De acordo com os dados anunciados pelo IPAMEI, Águeda é o concelho da Região da Bairrada com mais empresas distinguidas, revelando ainda um crescimento relativamente ao ano passado. Este ano receberam o “selo” PME Excelência 45 empresas, enquanto no ano passado foram 30.
Os seis concelhos da Bairrada (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos) contam com 112 empresas PME Excelência, entre as quais 45 estão sediadas em Águeda, o que representa 40,18% do total desta região.
De referir ainda que estas 45 empresas localizadas no concelho de Águeda realizaram um volume de negócios de 185.266.709 euros, com 38.659.770 euros em volume de exportações e um resultado líquido de 24.804.717 euros.
Segundo os dados do IAPMEI, destas 45 empresas aguedenses premiadas 77,78% referem-se ao setor industrial, 15,56% dedicam-se ao comércio, 4,44% ao turismo e 2,22% à agricultura e pescas.
De referir ainda que as empresas de Águeda distinguidas representam 21,23% do total de PME Excelência no quadro dos Municípios da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro), que conta com 212 empresas com este selo de reconhecimento. Aveiro com 63 empresas e Águeda com 45 lideram entre os Municípios da Região de Aveiro.
Em termos nacionais, com base nos seus níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro, o IPAMEI premiou 3.881 empresas com o estatuto PME Excelência 2021, que são responsáveis, em conjunto, por 123.140 postos de trabalho. Os distritos com maior concentração de empresas PME Excelência 2021 são Porto (20,7%), Lisboa (18,9%), Braga (11%) e Aveiro (10%).
Do universo das 3.881 empresas distinguidas, 72,7% (2.820) são pequenas, 21,4% (832) são médias e os restantes 5,9% (229) representam as microempresas.
INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO ENTRE 19 E 20 DE DEZEMBRO NA LIGAÇÃO ENTRE A RUA DR. MANUEL DE ARRIAGA E A RUA EURICO SANTOS PATRÍCIO EM ARMAÇÃO DE PÊRA
CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO NA RUA DA AZÓIA E NA RUA AFONSO III EM SILVES NO DIA 19 DE DEZEMBRO
MEGA BOLO NEVÃO “CIDADE NEVE” REGRESSA À COVILHÃ
Promovido pelo Hóquei Clube Paivense. CASTELO DE PAIVA VAI ACOLHER NO SÁBADO 1º FESTIVAL DE PATINAGEM ARTÍSTICA
Este sábado e domingo Mais duas projeções de videomapping em Cantanhede
Este fim de semana a animação de natal em Cantanhede inclui mais duas sessões videomapping, com a projeção audiovisual a incidir na fachada da Igreja Matriz, uma no sábado, outra no domingo, ambas às 18h00.
Trata-se de uma aposta do Município de Cantanhede neste género de conteúdos artísticos de inovação tecnológica, sendo que neste caso o trabalho coube a dois jovens autores do concelho que conjugam a imagem e som de forma fluída, coerente e cativante.
Este projeto específico de videomapping tem como propósito promover locais e atividades do concelho, bem como aproveitar a arquitetura do edifício, relacionando a arte de videomapping com a Arte Sacra e alguns elementos referentes ao Natal.
Manuel Lopes é o responsável pela imagem (animação e mapeamento). Fez o curso de “Música Eletrónica e Produção Musical” na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, tendo efetuado a especialização em “Interação Audiovisual em Tempo Real”.
Sylvain Barreto é o criado da banda sonora original deste espetáculo, tendo feito também a sua masterização em estúdio. Ele que iniciou o seu percurso artístico em 1999, como DJ, nos movimentos musicais underground no centro do país. Representado pela jovem agência Young Productions, rapidamente o seu trabalho se torna reconhecido nos meios em que se movimenta, consolidando os conhecimentos de música eletrónica. Mais recentemente tem concebido bandas sonoras originais para o projeto “4ª Clássicas” e tem neste âmbito percorrido palcos e cineteatros do país.
Cantanhede | Mostra patente até ao próximo dia 9 de janeiro de 2023 Abertura da exposição Nasceu um menino decorreu na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal de Cantanhede acolheu ontem, 15 de dezembro, a inauguração da exposição Nasceu um menino. A mostra é constituída por doze presépios elaborados pelas crianças dos Jardins de Infância dos Agrupamentos de Escolas Gândara Mar, Lima-de-Faria e Marquês de Marialva, do concelho de Cantanhede, nomeadamente pelos Jardins de Ançã, Cantanhede, Cordinhã, Corticeiro de Cima, Febres, Murtede, Ourentã, Pocariça, Sanguinheira, Sepins/Bolho, Tocha e Vilamar.
Na sessão de abertura esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, que contou ainda com a presença das Educadoras em representação dos Jardins de Infância que participaram na iniciativa.
O autarca aproveitou a oportunidade para louvar “o empenho, esforço e dedicação das educadoras de infância dos Jardins dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Cantanhede, que responderam afirmativamente ao convite endereçado pelo Município, através da sua Biblioteca, para participarem nesta iniciativa, envolvendo os mais novos, neste tempo mágico e encantador, cheio de tradições e vivências. Presépios estão muito bonitos, remetendo para a salvaguarda da identidade histórica do Natal, o seu significado e valor profundo, enquanto sinal de esperança e desafio de solidariedade, humanidade, justiça e paz, que decorre deste momento fascinante de um Deus que se faz Menino. Os trabalhos que revelam uma enorme criatividade e sensibilidade estética”. Pedro Cardoso afirmou, ainda, que esta é a ocasião ideal para “realçar o papel extraordinariamente importante que os educadores de infância desempenham no processo educativo e na formação integral das crianças, cujo trabalho é da maior importância para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. São elementos-chave no processo de ensino-aprendizagem e na qualidade da infância, e cujo trabalho merece os maiores elogios, pois fazem desse tempo e espaço, uma oportunidade de construir sonhos, estimular a criatividade, o interesse, a curiosidade, a partilha e as relações, afetos, através do que melhor sabem fazer, brincar”, concluiu.
Relembre-se que a mostra Nasceu um menino é constituída por trabalhos realizados pelas crianças dos Jardins de Infância dos Agrupamentos do concelho de Cantanhede e nela estão patentes presépios executados com materiais diversificados como papel, cartão, tecidos, madeira, rolhas de cortiça, plástico, vidro, corda, materiais naturais como paus, pinhas, musgo ou folhas vegetais, entre outros.
Com Caminhada, BTT e Zumba. JORNADA DESPORTIVA EM CASTELO DE PAIVA PARA DAR A CONHECER A “GRANDE ROTA”
ADAI e Liga dos Bombeiros Portugueses celebram protocolo de colaboração
A Associação
para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI),
instituição ligada ao Departamento de Engenharia Mecânica da
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
(FCTUC), e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assinam, na próxima
segunda-feira, dia 19 de dezembro, um protocolo de colaboração.
Com início pelas
10h30, a cerimónia terá lugar no Laboratório de Estudos sobre
Incêndios Florestais (LEIF), no aeródromo da Lousã, e tem como
objetivo «formalizar
e promover a colaboração existente entre a LBP e a ADAI, através
do seu Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, no âmbito da
investigação científica, formação avançada, realização de
estudos e participação na reflexão sobre o papel e intervenção
das diversas entidades envolvidas na gestão integrada dos incêndios
florestais»,
explica Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da FCTUC.
O evento conta
com a intervenção do presidente da Liga dos Bombeiros, António
Nunes, bem como do Coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios
Florestais, da ADAI, Domingos Xavier Viegas. Após a assinatura deste
acordo, segue-se uma visita ao Laboratório de Estudos sobre
Incêndios Florestais.
Sara
Machado
Assessora
de Imprensa
Universidade
de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia
Marinha Grande | MUNICÍPIO ATRIBUI VERBA DE 33O MIL EUROS AOS BOMBEIROS DO CONCELHO
INOVA iniciou campanha de sensibilização porta a porta. Projeto de recolha de biorresíduos implementado em Cantanhede
Consciente da necessidade de recuperação dos resíduos alimentares produzidos no território de Cantanhede, a INOVA-EM desenvolveu o projeto “Cantanhede Recicla – Recolha Seletiva de Biorresíduos”, na sequência de uma candidatura ao POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Para garantir o sucesso desta iniciativa, a empresa municipal iniciou esta semana uma campanha de sensibilização porta a porta, para informar a população sobre a implementação do projeto de recolha de resíduos orgânicos, nomeadamente sobre o que podem incluir nessa triagem e a importância ambiental do processo.
Os residentes estão a receber a visita de técnicos devidamente identificados, disponíveis para esclarecer todas as dúvidas que possam surgir e entregar um folheto informativo e de um pequeno contentor de 7 litros.
Numa fase posterior, será implementado o sistema de recolha de proximidade. Para o efeito, a INOVA 7 colocará, na via pública, 400 contentores de superfície, cuja abertura será exclusivamente com uma chave, cedida gratuitamente.
Paralelamente, todos os estabelecimentos comerciais do canal Horeca - hotéis, restaurantes e cafés -, assim, como escolas, hospitais, instituições de solidariedade social e cemitérios serão equipados com contentores adequados à produção de resíduos orgânicos.
Desta forma, cada família contribuirá para a diminuição da quantidade de resíduos em aterro e para a produção de composto orgânico, para ser usado na agricultura.
“As questões ambientais estão sempre no topo das prioridades da INOVA, mas a colaboração de todos é fundamental”, refere o presidente do conselho de administração, Idalécio Oliveira, que espera “uma adesão expressiva da população” a este projeto.