terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Câmara de Anadia adquire dois veículos elétricos
Carnaval na Madeira com fecho do comércio às 17:00 e recolher obrigatório às 18:00
Onde fazer a sua dádiva de sangue em Aveiro em 2021
CEARTE com dezenas de cursos online gratuitos
Os cursos têm a qualidade que é reconhecida à formação do CEARTE, pois o Centro tem formadores com conhecimentos e formação em metodologias de formação e-learning, tem desenvolvido conteúdos pedagógicos e diversas matérias de apoio aos formandos adaptados à Formação à distância, utiliza a plataforma Zoom que permite uma boa interação entre formandos e formadores nas sessões síncronas e um repositório para as sessões assíncronas.
Reforçando os objetivos da formação ter a máxima qualidade, o CEARTE adota mecanismo de acompanhamento técnico pedagógicos específicos para a formação online, desde as evidencias de sumários, presenças e avaliações mas também ao acompanhamento pelo Coordenador e Técnico de Informática a todos os formandos com maiores dificuldades ao nível da literacia digital, até à certificação dos cursos.
Os cursos são, na sua generalidade, gratuitos, as sessões síncronas (em que o formando está online com o formador) decorrem normalmente em horário pós-laboral e as assíncronas (tempos de formação autónoma, para o formando desenvolver trabalhos solicitados pelo formador) poderão ser nos horários mais convenientes para os formandos. São cursos reconhecidos, dão direito a um certificado de formação, devendo os formandos dispor, em sua casa, de um computador com câmara e de um bom acesso à internet.
Para fevereiro e março estão previstos curos online em diversas áreas de artesanato, das vendas online, do marketing digital, do social, das línguas, da gestão e do empreendedorismo, da hotelaria e restauração entre muitas outras áreas.
Pode inscrever-se em cursos como:
- Introdução à Máquina de Costura
- Motion Graphics/After Efects
- Comportamentos Disfuncionais ma Criança e no Jovem
- Atendimento - Técnicas de Comunicação
- Estética Fotográfica
- Costura Criativa – Iniciação
- Primeiros Socorros
- Execução de Padrão com Carimbos – Confeção de Bolsa
- Língua Inglesa
- Marketing Digital – Redes Sociais
- Saúde na Pessoa Idosa – Cuidados Básicos
- Língua Inglesa – Apresentação e Informação
- Desenvolvimento da Criança dos 0 aos 3 anos – Iniciação
- Literatura para a Infância e Juventude
- Bonecos com História
- Cozinha Criativa
O CEARTE tem também, para quem precisar, o reconhecimento de competências escolares (para o 6º, 9º ou 12º ano) online.
Aproveitar a qualidade, competências técnicas e a disponibilidade do CEARTE em oferecer soluções inovadoras na formação presencial, online ou em regime misto para os problemas das pessoas – os de hoje, mas sobretudo os de amanhã, é uma excelente aposta, certamente.
O futuro é de incerteza, mas uma coisa é certa: as mudanças necessárias e os desafios a enfrentar vão ser feitos pelas pessoas e, esperamos, para as pessoas, por isso as pessoas são e serão sempre o mais importante … e a sua qualificação, capacitação e formação ao longo da vida é determinante.
Mais informações através de info@cearte.pt ou pelo telefone 239 497 200 e inscrições em http://www.cearte.pt
Família portuguesa luta para cancelar deportação do Canadá
Lusa
Prémio Literário UCCLA 2021: Candidaturas encerram no dia 28 de Fevereiro
Membros do júri de 2021
- Domício Proença - Brasil;
- Germano Almeida - Cabo Verde;
- Hélder Simbad - Angola;
- Inocência Mata - São Tomé e Príncipe;
- Pires Laranjeira - Portugal;
- Luís Carlos Patraquim - Moçambique;
- Luís Costa - Timor-Leste;
- Tony Tcheka - Guiné-Bissau;
- Inês Cordeiro - directora da Biblioteca Nacional de Portugal;
- João Pinto Sousa - Movimento 800 anos da Língua Portuguesa;
- Rui Lourido - UCCLA.
Vencedor do Prémio UCCLA 2020
O Heterónimo de Pedra de Henrique Castanheira, de nacionalidade portuguesa.
Vencedores do Prémio UCCLA anteriores
2019 - Praças, de A. Pedro Correia, de nacionalidade portuguesa e natural de Angola.
2018 – Equilíbrio Distante, de Óscar Maldonado, de nacionalidade paraguaia, a residir em São Paulo, no Brasil.
2017 - Diário de Cão de Thiago Rodrigues Braga, de nacionalidade brasileira, natural de Corumbá, Goiás.
2016 – Era uma vez um Homem de João Nuno Azambuja, de nacionalidade portuguesa.
Projeto Centro Cultural oferece programação online a partir de Leiria
Anadia investe cerca de 100 mil euros em apoios às famílias
AVISO À POPULAÇÃO CONDIÇÕES METEOROLOGICAS ADVERSAS - MEDIDAS PREVENTIVAS
1. SITUAÇÃO
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, para as próximas 24 horas, realçam-se os seguintes aspetos:
Marinha Grande | Fundo de Emergência de Apoio ao Comércio e Empresas
CÂMARA VAI APOIAR A ECONOMIA E EMPRESAS MARINHENSES
Fundo de Emergência de Apoio ao Comércio e Empresas
GNR lança Operação “Internet Mais Segura 2021”
Visando contribuir para a prevenção de comportamentos de risco inerentes à utilização da Internet, hoje, dia 9 de fevereiro, dia em que se comemora o Dia da Internet Mais Segura, a Guarda Nacional Republicana, em parceria com a Microsoft Portugal, lança a operação “Internet Mais Segura 2021”, que se materializará através de ações de sensibilização digitais que serão direcionadas para a comunidade escolar.
Face à atual conjetura pandémica, a utilização das tecnologias no meio escolar foi determinante para permitir dar continuidade ao ensino não presencial, sendo neste enquadramento especial que a GNR e a Microsoft Portugal se associaram para disponibilizar conteúdos digitais que visam sensibilizar a comunidade escolar, de 9 a 12 de fevereiro, através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC). Estas ações irão focar-se nas crianças, jovens, encarregados de educação e agentes educativos para questões como o cyberbullying, furto de identidade, privacidade, incorreção das fontes de informação, vírus informáticos e a dependência da internet, na qual destacam-se os videojogos, e serão divulgadas através de 892 estabelecimentos de ensino que se associaram a esta iniciativa, sendo previsível alcançar mais de 105 000 alunos.
A GNR aconselha ainda que se tenham alguns cuidados para melhorar a sua privacidade online, destacando as seguintes dicas:
- Use passwords fortes;
- Não guarde os seus dados pessoais no navegador da Internet;
- Não partilhe dados privados nas redes sociais e nos sites de consulta;
- Mantenha o seu antivírus atualizado;
- Verifique e controle a dependência de internet junto dos seus familiares e amigos.
Oito distritos sob aviso laranja devido à chuva forte e agitação marítima
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja até às 09:00 de quarta-feira devido à previsão de agitação marítima com ondas de oeste/noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir uma altura máxima de 10 a 12 metros, passando depois a amarelo.
O oitavo distrito em aviso amarelo é o de Viseu, mas devido à chuva.
A agitação marítima levou também o IPMA a colocar sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Beja e Faro até às 18:00 de quarta-feira.
Por causa do agravamento do estado do mar na Costa Oeste de Portugal continental, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje a população e recomendaram à comunidade marítima a adoção de um estado de vigilância no mar e nas zonas costeiras.
Em comunicado, pedem que sejam redobrados os cuidados tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar, devendo também reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas.
À população em geral, relembram que se encontra em vigor um dever geral de recolhimento domiciliário, pelo que as pessoas devem permanecer em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco.
O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu sob aviso laranja até às 09:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 12:00 por causa da chuva ou aguaceiros, por vezes forte e persistentes, podendo ser acompanhados de trovoada.
Ainda por causa da chuva, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Portalegre, Lisboa, Évora, Leiria e Coimbra até às 12:00 de hoje.
Noventa e sete por cento dos vacinados nos Hospitais de Coimbra apresentam anticorpos
Lusa
Espanha prolonga medidas restritivas nas fronteiras com Portugal até março
Fonte: Lusa
DGS torna obrigatória lista de pessoas a convocar se sobrarem vacinas
Fonte: Lusa
LOURDES — Graças, milagres e a conformidade com o sofrimento
Lugar abençoado com a fonte de milagres suscitada pela Santíssima Virgem, onde Ela estabeleceu seu Trono, revela especialmente sua bondade e mostra que é nossa Mãe
- Fonte: Revista Catolicismo, Nº 842, fevereiro/2021
Difusor incansável da devoção à Santa Mãe de Deus, Plinio Corrêa de Oliveira costumava repetir com São Bernardo a máxima “de Maria nunquam satis” (Nunca nos cansamos de Maria). Podemos afirmar também que ‘de Lourdes nunquam satis’, pois jamais se ficará saciado e nunca se dirá o bastante.
Não há palavras suficientes para enaltecer os inúmeros milagres operados em Lourdes — cientificamente comprovados, com grande rigor, por equipes médicas que desmentem qualquer incrédulo. Nem palavras suficientes para falar dos relatos de peregrinos que marram as maravilhas que presenciaram quando lá estiveram e voltaram curados ou reconfortados em seus sofrimentos.
Sendo a festividade de Nossa Senhora de Lourdes a principal celebração marial deste mês, a matéria de capa da edição de Catolicismo [foto acima] expende aspectos diferentes dos já expostos ao longo dos anos na revista. Os leitores encontrarão informações preciosas, convidando-os a percorrer em espírito aqueles benditos lugares às margens do rio Gave, junto aos Pirineus.
Podemos pedir à Imaculada Conceição — título dogmático com que Ela se apresentou a Santa Bernadette na 16ª aparição (25 de março em 1858) — as graças, ou mesmo milagres, de que mais necessitamos neste ano sombrio, pandêmico e carregado de apreensões; mas também de esperanças na intervenção da Divina Providência.
Não nos esqueçamos de rezar também pelo restabelecimento da Igreja e do mundo, abalados pela autodemolidora crise atual. Os pedidos podem ser feitos preferencialmente diante de uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes (ou da Imaculada Conceição). Aos que residem na capital paulista, será proveitoso visitar uma imagem muito especial [foto], de acordo com a informação do Prof. Plinio:
“Na igreja do Sagrado Coração de Jesus há uma gruta com uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Não é uma imagem qualquer, é a própria imagem que era venerada na Basílica de Lourdes, na França, antes da imagem atual, segundo documento guardado na igreja. Portanto, essa imagem constitui um elo entre Lourdes e o Brasil”.
Desejamos a todos uma profícua leitura, com bons frutos para a vida espiritual de cada um. Certamente serão concedidos por intercessão d’Aquela que é fonte de todas as graças, a bondosa medianeira entre Deus e os homens.
ABIM
______________
Para fazer uma assinatura da revista Catolicismo envie um e-mail para catolicismo@terra.com.br
México | Hackers Redirigen Sus Ciberataques A Las Tecnologías Operativas De Las Empresas
- En los últimos 20 años, la tecnología operativa (OT) de las empresas, que son todas las aplicaciones tecnológicas que se utilizan en la ejecución de la actividad central de una empresa, se convirtió en un atractivo objetivo para ciberataques, por lo que reforzar medidas resulta una estrategia prioritaria.
- La tecnología operativa, aplicada a sistemas de control industrial (SCI), por citar un ejemplo, mantienen en funcionamiento las operaciones básicas de las empresas, motivo por el cual se han convertido en un blanco muy atractivo para los ciberataques.
Aunque históricamente, los ciberataques habían estado centrados en vulnerar las tecnologías de la información (TI) de cualquier empresa y/o industria, los hackers han redirigido sus ciberataques, enfocándolos a las tecnologías operativas (OT). En los últimos 20 años, la tecnología OT, que son las aplicaciones tecnológicas que se utilizan en la ejecución de la actividad central de una empresa, se convirtió en un atractivo objetivo para ciberataques, por lo que reforzar medidas resulta una estrategia prioritaria.
Cabe destacar, que de acuerdo al estudio de Cisco, “Referencia de las Capacidades de Seguridad”, el 31% de los profesionales de seguridad encuestados aseguran que sus organizaciones ya han experimentado ciberataques en la infraestructura OT, y el 38 % esperan que los ataques que comúnmente atienden en TI se extiendan hasta OT.
Ante tal escenario, Gustavo Valdez, Director General de Ikusi México, señaló que a medida que aumentan las amenazas corporativas y cibernéticas desconocidas, es más importante para las organizaciones concientizar a sus miembros de lo que pueden implicar los riesgos de un ciberataque e invertir en protecciones para evitar estos ataques. “Gran parte de la infraestructura crítica de un país reside en el mundo OT, y es común encontrar redes de este tipo donde no existen controles o herramientas que brinden visibilidad y protección de la misma manera que se hace en una red TI”, señaló el directivo.
Incluso, Gustavo Valdez puntualizó que el reto para muchas empresas en México será justamente trasladar sus mecanismos de ciberseguridad de TI a OT, principalmente porque los dispositivos OT llevan muchos años funcionando; incluso con tecnologías análogas, por lo que muchas empresas no trabajaron en la integración con TI, para establecer parámetros y procesos de ciberseguridad.
¿Por qué ahora las OT son el centro de atención de los ataques contra las operaciones industriales y la infraestructura crítica?
Gustavo Valdez señala que en gran medida responde a que sobre los controladores industriales, dependiendo del tipo de industria, recae el mayor porcentaje operativo y de las funciones básicas de las empresas. Ya sea a través de PLC (Controlador Lógico Programable), RTU (Unidad Terminal Remota) o DCS (Sistema de procesos Distribuido), los sistemas de control industrial permanecen imparables durante años, “por lo que podemos considerarlos el motor de la sociedad, y un blanco muy atractivo, para los ciberataques”.
Un ataque puede iniciarse en un entorno de IT, pero puede pasar rápidamente a un entorno de OT y viceversa. El movimiento lateral, es casi la metodología de ataque preferida por los hackers, debido a la relativa facilidad para encontrar un eslabón débil en el sistema, aprovecharlo como punto de entrada, y luego, apropiarse rápidamente de toda la red de la organización.
Cabe señalar que con el fin de proveer soluciones en materia de ciberseguridad, Ikusi, empresa especializada en servicios de integración, ingeniería y desarrollo tecnológico para la transformación digital de negocios, cuenta con un servicio de seguridad diseñada específicamente para sistemas de tecnología operativa (OT), que utiliza el monitoreo pasivo para proporcionar una visión segura y confiable de los dispositivos, aplicaciones y protocolos; ayudando así a las organizaciones a entender su exposición cibernética a OT para proteger el rendimiento operativo de manera certera.
La solución Industrial Protect as a Service de Ikusi fortalece la ciberseguridad en redes industriales, identificando y mitigando amenazas en ambientes con sistemas legados de manera proactiva, con la finalidad de evitar un paro de las líneas de producción a causa de un incidente de ciberseguridad.
Esta solución crea mecanismos para simular sistemas principales y/o sensores virtuales del ambiente de OT para identificar rápidamente comportamientos de acceso o tráfico que pueda impactar en el funcionamiento óptimo de la línea de producción. Además, esta solución cuenta con visibilidad continua del servicio desde Ikusi Intelligence.
Para mayor información sobre Industrial Protect y otros servicios que ofrece Ikusi, visita www.ikusiredes.com y/o www.ikusilatam.com