terça-feira, 31 de maio de 2022

55 mil pombos-correio portugueses nos céus da Península Ibérica

 Partem esta quinta-feira, 2 de junho, para a zona de Valência, em Espanha, os cerca de 55 mil pombos portugueses que vão participar naquela que é uma das maiores soltas de pombos-correio da Europa. 
Trata-se de uma prova de fundo de âmbito nacional organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC). Esta é a segunda Clássica Nacional realizada em 2022. A 7 de maio realizou-se a primeira, que também contou com a inscrição de mais de 50 mil "atletas".
A prova, cujos resultados contam para o Campeonato Nacional de Fundo, envolve a participação de 55.000 pombos-correio de competição, em representação de 14 associações distritais, 400 clubes e 8.000 columbófilos.
A partida está prevista para a noite desta quinta-feira, sendo que o transporte dos pombos será feito em 15 camiões TIR, devidamente preparados e equipados para o transporte de pombos de competição, tendo como máxima preocupação o bem estar dos "atletas"A chegada a Valência está agendada para o início da tarde desta sexta-feira.
A solta dos pombos será efetuada no sábado, dia 4 de junho, entre as 06H30 e as 06H45.
A competição, que desperta o interesse de praticantes de todo o mundo, é de grande exigência e espetacularidade. Os “atletas” são soltos em Espanha e atravessam o território ibérico, percorrendo uma distância média de 750 km (8 a 10 horas de voo) até chegarem aos seus pombais, localizados normalmente nas casas de columbófilos de norte a sul de Portugal.
A prova conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e tem o patrocínio da Benzing e da Pet Cup.

Deputado franco-português diz que mandato o aproximou das raízes portuguesas

O deputado quer agora bater-se para disseminar o ensino da língua portuguesa em França.

O deputado franco-português Ludovic Mendes, do partido de Emmanuel Macron e presidente do grupo de amizade França-Portugal na Assembleia Nacional, recandidata-se na região de Moselle e quer estreitar relações entre os dois países.
Acho que nunca estive tão próximo de Portugal do que nos últimos cinco anos. Talvez quando era pequenino, mas hoje vejo Portugal de uma forma diferente, amo-o novamente, mas de outra forma. Aprecio a sua história, as pessoas que encontrei, as suas cidades, as suas vitórias e também os seus problemas”, disse Ludovic Mendes, em declarações à agência Lusa.
As memórias de Portugal de Ludovic Mendes, filho de pai português, estavam muito ligadas à infância, às férias e aos seus avós, tal como muitos descendentes de portugueses em França.
No entanto, os últimos cinco anos como deputado na Assembleia Nacional e, desde setembro, presidente do grupo de amizade França-Portugal nesta instituição, aproximaram-no das suas origens.
Portugal tem uma história comum com França. Temos uma comunidade portuguesa em França que é fenomenal, que consegue valorizar a história, os costumes, a cultura, a cozinha e, sobretudo, que desenvolve laços importantes entre os dois países. É excecional”, descreveu.
O deputado e candidato quer agora bater-se para disseminar o ensino da língua portuguesa em França.
Tentámos abrir portas, temos uma magnífica temporada entre a França e Portugal em que muitas pessoas podem conhecer a rica história de Portugal e a sua proximidade com a França, mas falta ainda desenvolver o ensino da língua portuguesa em França. Precisamos encontrar verdadeiras soluções pelo menos para os territórios onde as pessoas querem aprender português”, defendeu.
Para os próximos cinco anos, caso ganhe no seu círculo eleitoral, Ludovic Mendes gostaria de continuar à frente do grupo de amizade França-Portugal na Assembleia Nacional, apostando nas relações diplomáticas dos dois países para constituir alianças noutros continentes.
Quero fazer as coisas de forma diferente e ver como conseguimos dinamizar juntamente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês esta relação. Quando temos um português à frente da ONU e sabemos a rede diplomática de que Portugal dispõe, acho que a França e outros países têm de se aperceber da importância da bacia do Mediterrâneo e esta vocação para a América do Sul”, concluiu.
Depois da vitória de Emmannuel Macron na segunda volta das eleições presidenciais em abril, sobre a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, as legislativas vão definir a composição do próximo parlamento.
A primeira e segunda voltas das eleições legislativas estão marcadas, respectivamente, para 12 e 19 de junho.

SIC Notícias/Lusa

Tribunal Constitucional chumba nome de Almeida Costa para novo juiz conselheiro

Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram esta terça-feira o nome de António Almeida Costa para substituto do juiz conselheiro Pedro Machete, que terminou o mandato em outubro do ano passado.
O nome de Almeida Costa é o único em cima da mesa, uma opção que tem gerado alguma polémica com a fundamentação das suas posições antiaborto no passado.
António Manuel de Almeida Costa licenciou-se em fevereiro de 1979 pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Em 1984 concluiu o mestrado em Ciências Jurídico-Criminais na mesma faculdade e em 2014 doutorou-se em Ciências Jurídico-Criminais na Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Integrou as comissões que resultaram nas revisões do Código Penal de 1982 e de 1995.
Almeida Costa integra desde 2019 o Conselho Superior do Ministério Público, tendo sido eleito por duas vezes pela Assembleia da República para esse cargo, a última das quais em 29 de abril (em lista conjunta PS/PSD e indicado pelos sociais-democratas).
Entre as posições polémicas defendidas por António Almeida Costa estão a de que as mulheres não devem ter direito ao aborto caso este aconteça na sequência de uma violação, sustentando a sua posição em estudos científicos, que alegadamente demonstravam que as mulheres raramente engravidam na sequência de uma violação, e que têm na base experiências realizadas em campos de concentração do Holocausto.

PJ apreende quase tonelada e meia de cocaína em veleiro em alto mar

Dois homens foram detidos
A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, com o apoio da Marinha e da Força Aérea, desencadeou nos últimos dias uma operação de combate ao tráfico transcontinental de estupefacientes no decurso da qual foi possível localizar e depois intercetar, em alto mar, uma embarcação do tipo veleiro que estava a fazer uma travessia do Oceano Atlântico e relativamente à qual existiam fortes suspeitas de estar a ser utilizada no transporte de grande quantidade de droga.
Após a interceção de tal embarcação e da realização das competentes buscas na mesma, foram encontrados um total de 47 fardos de cocaína com um peso bruto total de cerca de 1470 kg, que foram apreendidos juntamente com diversa documentação e outros objetos com interesse para a investigação em curso.
Na embarcação seguiam dois homens, ambos estrangeiros e com vasta experiência em navegação, que foram detidos. Presentes à Autoridades Judiciárias competentes, foi aplicada a ambos a medida de coação de prisão preventiva.
Esta operação contou com a colaboração da National Crime Agency (NCA) do Reino Unido e da Drugs Enforcement Administration (DEA).
A investigação em curso em Portugal iniciou-se na sequência de troca de informação no Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa.

 

Deputado russo sugere raptar ministros da NATO que visitem a Ucrânia

“Um enredo fantástico”, afirmou Oleg Morozov na televisão russa Rossiya-1.

Um deputado russo sugeriu raptar ministros dos países que pertencem à NATO e levá-los para Moscovo, onde seriam interrogados sobre as ordens que o Ocidente tem dado a Kiev.
As declarações de Oleg Morozov foram feitas na segunda-feira, no programa “60 Minutos” da emissora estatal Rossiya-1.
Morozov, membro do partido Rússia Unida e deputado desde 1993, afirmou que o envio de armas do Ocidente para a Ucrânia é uma ameaça direta à Rússia e pode levar Moscovo a rever os seus alvos militares.
Talvez seja um enredo fantástico que estou a preparar… que, num futuro próximo, em algum momento, um ministro de guerra de algum país da NATO vá de comboio para Kiev para conversar com [o Presidente] Zelensky (…) Mas ele [ministro] não ia lá chegar. E ia acordar algures em Moscovo”, sugeriu, citado pela agência Reuters.
“Quer dizer que nós íamos raptá-lo?”, questionou, com um sorriso, a apresentadora Olga Skabeyeva, uma das jornalistas mais pró-Kremlin da televisão russa.
“Sim. E depois conseguíamos perceber quem deu a ordem e quem é responsável”, disse o deputado. “Não é uma imagem tão mítica… Há novas regras no mundo agora. Deixa aqueles ministros de guerra reunirem-se todos em Kiev e que pensem um pouco sobre como seria acordar em Moscovo.” 
Vários líderes ocidentais visitaram Kiev desde a invasão russa à Ucrânia, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa.

SIC Notícias

Ex-princesa do Qatar encontrada morta no sul de Espanha

Tinha 46 anos.
A ex-princesa do Qatar Kasia Gallanio foi encontrada morta na sua casa em Marbelha, no sul de Espanha.
O corpo da mulher, de 46 anos, estava em cima da cama, sem sinais de violência.
Terá sido uma das três filhas de Kasia Gallaio que alertou as autoridades policiais na madrugada de domingo, porque não tinha conseguido entrar em contacto com a mãe nos últimos dias.
Os agentes da Polícia Nacional espanhola deslocaram-se à casa de Gallaio, em Marbelha, na manhã de domingo e depararam-se com a mulher já morta.
Segundo o jornal francês Le Parisien, os primeiros indícios dão conta de que a morte de Kasia poderá ter ocorrido após o consumo de alguma substância.
Kasia Gallanio era ex-mulher do tio do Emir do Qatar, Abdelaziz bin Khalifa Al Thani. O casal separou-se em 2012 e decorria uma batalha judicial pela guarda das três filhas menores.

SIC Notícias
Imagem: Holla

 

Com voto contra do PCP, AR aprova deslocação de deputados portugueses ao parlamento de Kiev

A Assembleia da República aprovou hoje a deslocação de uma comitiva de deputados portugueses ao parlamento da Ucrânia, ainda sem data prevista, com a oposição do PCP.

Os deputados da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas aprovaram dois requerimentos apresentados por PS e PSD para a para a realização da visita de uma delegação da Assembleia da República ao parlamento de Kiev.
Os dois requerimentos foram aprovados com os votos a favor de todas os partidos, exceto o Grupo Parlamentar do PCP, que votou contra. Ainda não há data prevista para esta deslocação. O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, tinha já aceitado o convite do seu homólogo ucraniano para se deslocar a Kiev, numa visita que disse estar a ser preparada com a devida discrição.
Minutos antes da votação na reunião da comissão, o deputado comunista Bruno Dias considerou que o parlamento português deveria “contribuir para iniciativas para a resolução pacífica” da guerra na Ucrânia.
Os dois requerimentos apresentados, continuou Bruno Dias, apesar de não promoverem “a promoção da confrontação”, são contrários à “resolução política deste conflito, no sentido de contribuir para um processo de paz”.
Segundo a bancada do PCP, a deslocação dos deputados a Kiev “desvirtua aquele que deve ser o papel do Estado português” na invasão iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro.
Pelo PSD, Ricardo Sousa saudou “a evolução da posição” dos grupos parlamentares que anteriormente tinham manifestado dúvidas em relação ao diploma apresentado pela bancada social-democrata.
Na resposta, o deputado socialista Paulo Pisco sustentou que quando o PSD apresentou o requerimento “não estavam reunidas as condições” para a deslocação a Kiev proposta e que era necessário um convite por parte do parlamento ucraniano, assim como uma “concertação com os restantes órgãos de soberania, designadamente com o Presidente da República e o primeiro-ministro”.
O convite chegou, entretanto, durante uma reunião por videoconferência entre o presidente do parlamento português, Augusto Santos Silva, e o homólogo ucraniano, Ruslan Stefanchuk, em 18 de maio.
“Acho que essas condições estão claramente atingidas e nesse sentido o grupo parlamentar do PS considera que estão reunidas as condições para que possa haver essa deslocação à Ucrânia, neste contexto”, completou Paulo Pisco.
A pedido do grupo parlamentar do PSD foi adiada a discussão e votação de um requerimento para a audição urgente do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, a embaixadora da Ucrânia e alta-comissária para as Migrações, no âmbito do acolhimento de refugiados ucranianos alegadamente feito por cidadãos russos com ligações ao Kremlin.

Madremedia/Lusa

DIA DO MUNICÍPIO CELEBRADO PELA PRIMEIRA VEZ NA MARINHA GRANDE

Pela primeira vez, a Marinha Grande celebrou o Dia do Município (Quinta-Feira da Ascensão), numa cerimónia, que decorreu no Teatro Stephens, no passado dia 26 de maio, e na qual atribuiu distinções honoríficas a cidadãos do concelho que se tenham destacado numa determinada área.

O programa teve início com o hastear da bandeira do Município, no Edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se a sessão solene, na Casa da Cultura Teatro Stephens.

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, salientou que “pretendemos enaltecer o legado que nos deixaram, exaltar o que temos, elevar a nossa terra e homenagear a dedicação e os bons serviços que marinhenses prestaram à nossa comunidade. Devemos perceber o que é ser marinhense, transparecendo a alma desta terra, contemplando os feitos dos nossos antepassados, interpretando o que representam nos dias de hoje e projetando o futuro próspero que desejamos”.

O presidente Aurélio Ferreira acrescentou que a cerimónia pretendeu “agraciar quem por tão nobres feitos, se distinguiu na nossa comunidade. Sentimo-nos muito honrados por, em nome do Município da Marinha Grande, atribuir a Medalha de Honra do Município, reconhecendo uma pessoa que se evidenciou por mérito excecional, contribuindo de forma relevante e distintiva, para o desenvolvimento do concelho da Marinha Grande”. Do mesmo modo, “atribuímos a Medalha Municipal de Mérito distinguindo pessoas que se evidenciem pelo seu contributo nas áreas social, cultural, educativa, desportiva, económica, humanitária ou científica”.

O presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro, felicitou a Camara Municipal “por, em boa hora, escolher o Dia do Município para homenagear individualidades que na sua vida já extinta, ou presente, se distinguiram em várias atividades e que pelo seu trabalho, engenho e arte, valorizaram e dignificaram uma comunidade que nasceu, progrediu, mudou e se transformou, sabendo estar sempre à altura do seus tempos, e superando-o na maior parte das vezes”.

Aníbal Curto Ribeiro adiantou ainda que, “ao longo do nosso percurso, e agora numa época mais contemporânea, depois de nos tornarmos uma realidade administrativa autónoma e independente do concelho de Leiria a que estávamos ligados, temos tido ao longo da nossa história e nas mais diversas áreas da vida, Instituições, Personalidades, Empresas e Organizações, que assumiram posições do mais relevante e reconhecido mérito, com repercussão local, e divulgação nacional e internacional, que nos engrandecem e nos orgulham enquanto comunidade”.

A abertura da sessão coube ao investigador Jorge Custódio, com uma comunicação intitulada “A herança cultural dos Stephens”, pelo investigador”, durante a qual recordou que “a quinta-feira da Ascensão é uma festa cristã ecuménica, que o Município da Marinha Grande elegeu como o dia da cidade e do feriado municipal. Até pode não querer dizer nada ou então ter um profundo significado na vida social de uma terra de artífices do vidro, artífices que, em 1747, começaram a estabelecer-se na orla do pinhal de Leiria, num ponto  geográfico de  uma  incógnita Marinha”.

O investigador acrescentou que “impõe-se,  desde  já, recolocar  o  Vidro  na  rota  da  indústria  marinhense e promover  a sua  cultura em Portugal. Olhá-lo  nas  suas  várias dimensões,  enquanto  património histórico,  arquitectónico  e  artístico, de  novo  como  património  industrial,  pelas  suas vertentes  futuras e,  ainda,  como  património  social e  factor  de  desenvolvimento integrado”.

O Dia do Município foi especialmente dedicado aos cidadãos da Marinha Grande, que a fizeram crescer e a tornaram uma referência nos diversos contextos locais, nacionais e internacionais.

Foram atribuídas as seguintes distinções:
  • Medalha de Honra do Município - Aníbal Henriques Abrantes;
  • Medalha Municipal de Mérito Social - Leonília Rijo Martinho;
  • Medalha Municipal de Mérito Cultural - Jorge Amadeu Vieira Mourato;
  • Medalha Municipal de Mérito Educativo - Cesário António Gonçalves da Silva;
  • Medalha Municipal de Mérito Desportivo - Hugo Fernando Lucas Gaspar;
  • Medalha Municipal de Mérito Económico - José Pedro Barosa e Victor Manuel de Noronha Santos Gallo;
  • Medalha Municipal de Mérito Humanitário - Nadya Shkuru;
  • Medalha Municipal de Mérito Científico - Maria do Rosário Gomes André.

O Município distinguiu também os trabalhadores que completaram 25 anos de serviço no Município, no ano 2021: Alexandre Mesquita Carvalho Fava , Paula Cristina Ascenso Moreira e Manuel Carlos Carvalho da Fonseca.

Foram também homenageados os funcionários que se aposentaram em 2021, pelos bons serviços, dedicação e empenho à causa pública municipal, nomeadamente: Amílcar Maximiano Fernandes, Emília Fernandes Rigueira, José Carlos Morouço de Sousa, Manuel Francisco Sousa Liberato Rodrigues, Manuel José Pereira, Maria de Jesus Pereira Martins, Mário Jorge Cardoso dos Santos e Nuno Álvaro Sapateiro Fernandes.

A sessão terminou com uma exímia atuação dos pianistas André Barros e Tiago Ferreira.

Vinhos Bairrada harmonizam ciclo de quatro eventos São 7 na Eira

Dias 5, 12, 19 e 26 de Junho, no Restaurante Eira do Pato Ougado

O ciclo de eventos ‘São 7 na Eira’ está de regresso ao restaurante Eira do Pato Ougado, situado no Parque do Carreiro Velho e sobranceiro à grande lagoa natural Pateira, em Oiã, Oliveira do Bairro. A terceira edição acontece não em Setembro e aos sábados, mas aos domingos deste mês. Assim, os dias 05, 12, 19 e 26 de junho, a partir das 18h00, vão ser de música, artes visuais, poesia, gastronomia e bons vinhos, com selo de certificação Bairrada e assinatura dos produtores José Carvalheira Wines, Adega de Cantanhede, Caves Primavera e Tozé Carvalho, respetivamente. O mote desta edição é “Ecologia e Diversidade”, sendo que nada se repete de semana para semana, com temáticas distintas.
O cartaz da 3.ª edição do ‘São 7 na Eira’ inclui nomes sonantes do panorama artístico português. No primeiro dia do evento, a 05 de junho, vai ouvir-se o vibrafonista de jazz Jeffery Davis, acompanhado pelas artes plásticas de José Giro e termina com a poesia declamada pela atriz Ni Fernandes. A 12 de junho, a música é da responsabilidade do duo formado pela violetista Raquel Massadas e violoncelista Raquel Reis, enquanto a ilustração fica ao encargo de Constança Araújo Amador e a poesia será recitada por Rita Camões. A 19 de junho, a proposta musical é de José Valente, o desenho ao vivo de Inês Andias e a poesia declamada por João Tarrafa. O último dia do evento, 26 de junho, conta com a música do pianista Pedro Almeida, as artes visuais de Sunny e a poesia de Alice Neto de Sousa.
A cada domingo, os presentes vão ser brindados com um jantar concetual, único e irrepetível, em que as combinações gastronómicas são idealizadas pelo responsável da Eira do Pato Ougado, David Rocha, e executadas pelo chef do restaurante, João Ricardo Mourão. Os pratos vão ser elaborados com ingredientes de elevada qualidade, de proveniência local. A oferta gastronómica vai ser devidamente harmonizada com o melhor que a região vitivinícola da Bairrada tem para oferecer.
De recordar que o circuito de arte ‘São 7 na Eira’ nasceu, em 2020, de uma conversa e posterior parceria entre David Rocha, proprietário do Eira no Pato Ougado, e Leandra Morais, produtora cultural da Black Dress. Para Leandra Morais, "as edições anteriores foram um absoluto sucesso e, para isso, contribuiu a aliança entre artes, a gastronomia de excelência da Eira do Pato Ougado e a categoria adjacente aos vinhos produzidos na Bairrada". Leandra Morais admite que "este triângulo virtuoso atrai centenas de pessoas em cada edição" e que agora, em 2022, "não será diferente". A iniciativa é abrilhantada com a paisagem natural da Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica.
A lotação do evento é limitada aos lugares existentes e a reserva dos mesmos é obrigatória, pelo que deve ser feita através do contacto telefónico 916 611 008. Esta terceira edição conta com os apoios da República Portuguesa - Cultura | DGARTES - Direção-Geral das Artes, da Comissão Vitivinícola da Bairrada, da Associação Rota da Bairrada, da Associação Substrato, da QUERCUS e tem como media partner a Comunidade Cultura e Arte.

Há 440 praias com qualidade de ouro em 2022

Pode começar a preparar a época balnear. A lista das praias galardoadas, o maior número de sempre, já é conhecida.

A época balnear arranca esta quarta-feira, dia 1 de junho, com boas notícias para os portugueses.
A Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza decidiu atribuir a “Qualidade de Ouro” a 440 praias nacionais, nada mais, nada menos, que o valor recorde na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares em Portugal.
“O nosso único critério é mesmo a qualidade da água balnear. Nós analisamos os dados oficiais com base num histórico de cinco anos”, explica Sara Santos, à Renascença.
A responsável da Quercus adianta que é feita análise “minuciosa”, indo ao encontro do principal objetivo que é “transmitir uma maior segurança” aos banhistas.
“Assim, ficam a saber que, aquela praia que estão a frequentar, tem um histórico de segurança, com a qualidade desejada, que confere todas as condições para a sua saúde, mas também para o ambiente”, adianta.
No total, foram distinguidas mais 47 praias, comparativamente com o ano de 2021, com a região Centro a registar a maior subida - de 23 praias – o que equivale a um crescimento na ordem dos de 85%.
Inédito é também o número de praias interiores que obtiveram este galardão. A associação ambientalista registou um aumento acentuado. São agora 72, as praias com “Qualidade de Ouro”.

Das 440 praias galardoadas em 2022, 359 são costeiras, 72 interiores e nove de transição. Gráfico: QUERCUS
O gráfico da associação ambientalista mostra que das 440 praias galardoadas em 2022, 359 são costeiras, 72 interiores e 9 de transição.
Quanto à sua distribuição, por regiões, conclui-se que a região Tejo e Oeste volta a registar o maior número de praias galardoadas (103), seguida do Algarve (86) e, logo depois, o Norte (78).
Nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira verificou-se uma subida de 12 e 5 praias galardoadas, o que representa uma subida percentual de 28% e 17%, respetivamente.
Já o Alentejo registou igualmente uma subida significativa, na ordem dos 26%.
Para Sara Santos, este recorde está associado ao decréscimo do turismo, nos últimos dois anos, por causa da pandemia.
“Quando reduzimos a nossa intensidade no meio natural, os resultados ficam à vista. O turismo tem esse lado que acaba por ser negativo em relação à pressão que se faz nos recursos naturais. Por isso, consideramos esta subida do número de praias com qualidade da água balnear, também reflete a acalmia no setor nos últimos anos devido à pandemia”, afiança.
Para poderem ostentar a bandeira praia “Qualidade de Ouro”, as praias devem cumprir determinados critérios, desde logo, a excelência da qualidade da água nas últimas quatro épocas balneares (de 2017 a 2020), além do resultado das análises que devem conter valores que se enquadrem na diretiva relativa às águas balneares.
Por outro lado, explica a Quercus, na última época balnear, neste caso 2021, não poderá ter-se registado qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
Neste caso, a avaliação é baseada na informação pública oficial disponível, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
Aqui pode consultar as praias “Qualidade de Ouro” 2022

Rosário Silva/RR

Proença-a-Nova | Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal são Praias com Qualidade de Ouro 2022

As praias fluviais da Aldeia Ruiva, da Fróia e do Malhadal são Praias com Qualidade de Ouro 2022, de acordo com o comunicado que a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza divulgou esta terça-feira, 31 de maio. Enquanto Fróia e Malhadal renovam o galardão, Aldeia Ruiva recupera a distinção depois de ter estado encerrada ao público devido às obras de beneficiação que recebeu. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, mostra-se naturalmente satisfeito com a atribuição deste selo de qualidade. “Sabemos que as nossas praias fluviais continuam a ser um dos principais atrativos turísticos do concelho e, por isso, temos realizado importantes investimentos nestes locais, sempre com o objetivo de criar renovados motivos de interesse para a permanência no território. Ainda que o Município e as entidades competentes realizem o controlo periódico à água das praias, esta distinção reforça a confiança dos veraneantes na sua utilização”, refere.

Para além das águas límpidas, com qualidade de ouro, a praia fluvial da Aldeia Ruiva tem este ano uma novidade: a piscina biológica na margem direita da Ribeira da Isna, uma forma de sensibilizar os utilizadores quanto à necessidade de preservar ecossistemas e a sua biodiversidade. No Malhadal continuará à disposição de miúdos e graúdos o parque aquático do Fluvifun, o conjunto de insufláveis que estará disponível a partir de 26 de junho. No caso da Fróia, mantém-se a beleza que caracteriza esta praia, aliado a equipamentos como o Centro Cyclin’ Portugal, com percursos pedestres marcados. Recorde-se que durante a época balnear, de 18 de junho a 11 de setembro, estão ainda disponíveis as zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e as piscinas públicas de São Pedro do Esteval e Pedra do Altar.

A nível nacional, a Quercus distinguiu 440 zonas balneares em 118 municípios, entre território continental e insular, das quais 359 são costeiras, 72 interiores e 9 de transição. Entre outros critérios, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, todas as análises realizadas na última época balnear deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente.

Ansião | Olimpíadas reconhecidas pelo Comité Olímpico

 

A 2ª edição das Olimpíadas do 1º CEB realizou-se no passado dia 27 de maio no Estádio Municipal de Ansião.

A competição contemplou provas de atletismo, como a velocidade e o trail, a ginástica e o andebol, procurando promover o gosto pela prática desportiva e, simultaneamente, hábitos de vida saudável e também momentos de são convívio entre os participantes.

Como uma atividade de reconhecida importância para o desenvolvimento integral dos nossos alunos e alunas, foi reconhecida pelo Comité Olímpico de Portugal, que a incluiu no seu Programa de Educação Olímpica, sobe o lema dos Valores Olímpicos: EXCELÊNCIA, AMIZADE e RESPEITO.

Tendo envolvido cerca de 170 atletas dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico, a iniciativa resultou de uma organização do Município de Ansião, em parceria com o pES - Projeto Enriquecer Sentidos, do Agrupamento de Escolas de Ansião, e com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Ansião.

X Festival da Codorniz no Landal – Caldas da Rainha, uma das maiores produtoras de aves do País 2 a 5 de Junho: gastronomia, artesanato e muita animação

 Sendo a freguesia caldense Landal responsável por mais de 75 por cento das codornizes consumidas a nível nacional, é também onde se pode degustar esta iguaria de todos os géneros e feitios.

Com inauguração marcada para as 18h30 do dia 2 de Junho, este evento promete quatro dias de animação para todos os seus visitantes, tanto para o deleite gastronómico, como para os amantes da música e dança popular. Haverão ranchos, música de acordeão, tunas e bandas, sem esquecer a actuação de uma academia de dança e a garantia de espaço para quem gostar de baile e quiser dar o seu pé de dança.

Ao fim de uma década deste Festival, é altura de conhecer mais acerca dos contornos da sua produção, e por isso mesmo, no último dia do Festival deste ano, a 5 de Junho, pelas 9h30 da manhã, os interessados poderão fazer uma caminhada pela Rota da Codorniz.

Este é um Festival que anualmente se reinventa, onde há sempre novas receitas por descobrir: grelhadas ou fritas, mais ou menos condimentadas, descobre-se novos gostos a cada evento. E já que falamos de festival gastronómico, o Pão-de-ló do Landal e as Peras Bêbadas são prova obrigatória.

 


A codorniz e o Landal

Muito se tem desenvolvido desde o início da sua exploração no Landal, em 1976, por Manuel Louro Miguel, que regressado das ex-colónias, se dedicou a este negócio, que viria a assumir grande importância para a economia local.

O Festival nasce em 2011, com vista a ser promoção da produção local, ajudando a conhecer melhor as diferentes formas de cozinhar a codorniz e que hoje seja produto habitual nas mesas portuguesas, pois trata-se de um alimento saudável, rico em proteína e aminoácidos essenciais, mas pobre em gorduras, já que por cada 100 gramas consumidas, contabiliza-se 106 calorias com apenas 1,6 gramas de gordura.

Tal como quem trabalha nesta exploração soube inovar-se nos métodos, também o Festival da Codorniz teve de criar melhorias para melhor receber os milhares de visitantes que todos os anos ali se deslocam, sobretudo na oferta gastronómica, estacionamento disponibilizado, número de tasquinhas e lugares sentados, assim como no programa musical e cultura.

APOIO: Litoral Centro


Escola de Tecnologia do IPCA celebra 18 anos com aumento da oferta educativa

No passado dia 30 de maio, a Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) celebrou os seus 18 anos com a “casa cheia”!

Foi em 2004 que a EST iniciou a sua atividade, apenas com um curso de Licenciatura, contando atualmente com uma oferta educativa focada na Engenharia com cursos de Licenciatura, Mestrado, Pós-graduação, cursos avançados e um Doutoramento em associação com a Universidade Europeia.

“Parece que foi ontem, mas faz 18 anos que nasceu a Escola Superior de Tecnologia do IPCA” foi desta forma que a Presidente do IPCA iniciou o seu discurso parabenizando todos os que estão, e estiveram, envolvidos no crescimento desta escola e na sua afirmação no espaço nacional e europeu do ensino superior e da investigação.

A Presidente do IPCA aproveitou ainda a oportunidade para enaltecer o apoio da Câmara Municipal de Barcelos nas áreas da investigação, da inovação e do alojamento dos estudantes com a aquisição e a cedência do direito de superfície ao IPCA da Quinta do Patarro.

A vereadora Mariana Carvalho, frisou a emoção em assinalar esta data pois assistiu (como docente) ao nascimento da EST que com “vontade e ambição conseguiu este crescimento consolidado e invejável atingindo esta maturidade notável que hoje tem”.

Seguiu-se o discurso da Presidente da Associação Académica do IPCA, Mariana Lima, que enalteceu o crescimento a olhos vistos da segunda escola mais antiga do IPCA: “18 anos de história, marcados pelo trabalho, compromisso e estratégia de todos os que passaram e deixaram um pouco de si e fizeram com que a EST tivesse este crescimento e reconhecimento”.

No dia em que a EST atinge a maioridade, o diretor da escola, Vítor Carvalho, fez um balanço positivo destacando 4 momentos marcantes e disruptivos da evolução da Escola: “Em 2009, com a abertura dos primeiros 2 cursos de Licenciatura em Engenharia; em 2014 e 2018, com a instalação no campus do IPCA e reforço das instalações definitivas, construídas e equipadas em parte significativa com receitas próprias do IPCA; em 2018, com a criação do primeiro centro de investigação e desenvolvimento da EST, em Inteligência Artificial Aplicada (2Ai) e a posterior co-fundação do Laboratório Associado em Sistemas Inteligentes (LASI); e em 2021 com a acreditação do 1º curso em Portugal de Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais, em associação com a Universidade Europeia”.

O diretor não terminou sem antes deixar as novidades para o próximo ano letivo com o alargamento da oferta educativa no que aos cursos de Mestrado diz respeito: “Pretendemos oferecer pela primeira vez 4 Mestrados profissionais com a duração de 1 ano, e dirigidos para os profissionais com pelo menos 5 anos de experiência, nomeadamente o: Mestrado Profissional em Cibersegurança e Informática Forense; Mestrado Profissional em Gestão de Operações; Mestrado Profissional em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento e o Mestrado Profissional em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM”.

Seguiram-se uma série de apresentações ao mais alto nível do, Coordenador do Centro de Investigação em Inteligência Artificial Aplicada (2Ai), João Vilaça, com destaque para os contributos do centro 2Ai como agente impulsionador da ciência e tecnologia na região, bem como do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos, sobre os desafios da engenharia no desenvolvimento empresarial e, por último, do Diretor do Centro Nacional de Cibersegurança, Lino Santos, destacando os  Desafios da Cibersegurança em Portugal.

Foi ainda assinado um protocolo de cooperação para o apoio técnico-científico, da realização de Estágios e Projetos de estudantes entre o IPCA na pessoa do diretor da EST, Vítor Carvalho, o Administrador da TechFrame, o Engenheiro Carlos Mora e a Diretora Executiva da Iniciativa Digital Valley, Gorete Lopes.

Para fechar a sessão comemorativa dos 18 anos da EST, procedeu-se à distinção dos vencedores do 6º Simpósio de Investigação Aplicadadedicado à investigação e projetos aplicados realizados pelos estudantes de mestrado da EST com o apoio das seguintes empresas: F3M Information Systems, Primavera Software, Grupo Bernardo da Costa, SGS e ao Banco Santander.


Ana Teixeira

Junior Tour a caminho das ondas de São Jacinto em Aveiro

  • Foto: Cartaz e Martim Nunes (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)
  • Aveiro (31/05/2022) – A 2ª etapa do Junior Tour vai realizar-se de 2 a 3 de Julho na Praia de São Jacinto, em Aveiro, dando seguimento à luta pelos títulos mais relevantes da modalidade em fase anterior à carreira sénior, designadamente para surfistas até aos 20 anos.

    O Projunior Aveiro assume um papel determinante nas contas dos títulos nacionais juniores, com Martim Nunes e Maria Salgado, vencedores da etapa inaugural que se realizou no Poto e Matosinhos, a chegarem a São Jacinto em posição de destaque. Recorde-se que ambos os jovens portugueses encontram-se atualmente ao serviço da Seleção Nacional no Mundial Júnior da International Surfing Association em El Salvador.

    Martim Nunes, líder do ranking masculino
    “As minhas expectativas para a etapa de São Jacinto são altas e estou ansioso por lá surfar, por saber que as ondas são boas. Acima de tudo, espero que seja um fim de semana com bom surf. Não estou a pensar muito no resultado, mas, sim, em fazer o meu surf, bons heats e competir bem. Se isso tudo acontecer, o resultado vai ser positivo, de certeza. Em relação ao título nacional Projunior, sinceramente, não penso muito nisso porque o meu foco está antes na performance e o que vier a seguir é um bónus. Gostava muito de me sagrar campeão nacional sub-20 e vou dar o meu máximo e concentrar-me nisso.”

    Maria Salgado, líder do ranking feminino
    “As minhas expectativas para a 2.ª etapa em Aveiro são boas, pois quero mostrar que estou a surfar bem e espero que as ondas estejam boas. Espero também que toda a gente se divirta e que seja um bom campeonato. Em relação ao título nacional Projunior, não era um objetivo planeado, mas se acontecer vou ficar muito feliz. O meu grande objetivo é mostrar o meu surf e divertir-me. Se tudo isto acontecer, com certeza que os resultados virão por acréscimo.”

    O Junior Tour vai, assim, descer até Aveiro, a uma das zonas com maior cultura surfista do centro do país e que reentra, desta forma, no mapa dos principais eventos do surf nacional, recuperando a forte tradição vivida na região nos anos 90. O Projunior Aveiro é uma etapa organizada em parceria entre o Município de Aveiro e a Associação Nacional de Surfistas.

    Rogério Paulo Carlos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
    “A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem a maior honra e elevado gosto em receber a 2.ª etapa do Junior Tour, nos próximos dias 2 e 3 de julho, na Praia de São Jacinto, em Aveiro, numa organização da Associação Nacional de Surfistas. Com o apoio do Centro de Alto Rendimento de Surf de São Jacinto, acreditamos que estão criadas todas as condições para uma excelente prova, a realizar num território impar e com condições fantásticas para o surf. Aveiro é a Cidade dos Canais, é uma Terra com Horizonte, tem em curso uma Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, assim como múltiplos investimentos por todo o Município para continuar um processo de desenvolvimento que estamos a fazer acontecer com forte ritmo, sendo o desporto uma aposta estratégica para o Município, que vive o mar e a ria com toda a intensidade e paixão. Fica o convite a Todas e a Todos para que, nas voltas da vida, venham e voltem a Aveiro, Cidade, Município e Região, com a certeza de que estamos de braços abertos para vos receber, sempre bem.”

    A ação do Projunior Aveiro poderá ser acompanhada através de sistema de live scores em ansurfistas.com.

    A 2ª etapa do Junior Tour é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, o apoio local do Centro de Alto Rendimento de Surf São Jacinto, e o apoio técnico da Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto e da Federação Portuguesa de Surf.


    Mais informações em www.ansurfistas.com

    Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Cantanhede entrou em funções

    A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR) de Cantanhede já está em funções, nos termos do Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro, que estabelece o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) no território continental e define as suas regras de funcionamento.

    Na primeira reunião deste órgão de coordenação que tem como missão operacionalizar o SGIFR, à escala municipal, substituindo a Comissão Municipal de Defesa da Floresta, foi também aprovado o regimento de funcionamento e o Plano Operacional Municipal (POM) para o ano 2022, bem como dado conhecimento do ponto de situação dos trabalhos previstos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 2019-2028.

    A reunião finalizou com a apresentação da Carta Estrutural de Perigosidade de Incêndio Rural e as Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança obtidas a partir daquela carta, da responsabilidade do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tendo sido expressadas as preocupações quanto às limitações e constrangimentos que estas cartas implicam.

    A CMGIFR de Cantanhede é composta pela Presidente da Câmara Municipal (ou o seu substituto legal), que a preside, até dois representantes das freguesias do concelho, designados pela Assembleia Municipal, um representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Coordenador Municipal de Proteção Civil, um representante da Guarda Nacional Republicana, um elemento de Comando dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, um representante das organizações de produtores florestais, um representante do Conselho Diretivo das Unidade de Baldio, um representante da Rede Elétrica Nacional, um representante da E-REDES e um representante da CIM-RC, sendo apoiada pelo Gabinete Técnico Florestal (GTF) do Município de Cantanhede.





    Aveiro | Sessão Pública de Apresentação do Caminho Marítimo de Santiago

    No próximo domingo, dia 05 de junho, pelas 17h00, decorre a Sessão Pública de Apresentação de um novo Produto Turístico – O Caminho Marítimo de Santiago - a decorrer no Convés da Caravela Portuguesa Vera Cruz, no Cais dos Bacalhoeiros – Ponte de Cais n.º2, na Gafanha da Nazaré, numa parceria da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), com a UPSTREAM - Valorização do Território e a FÓRUM OCEANO - Associação da Economia do Mar.

    O projeto “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal” pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, no ano 40 do primeiro milénio transportou o corpo do Santo peregrino desde Jaffa na Palestina até Campus Stella na Galiza. O Cruzeiro Inaugural em 2022 teve início em Vila Real de Santo António a 28 de maio e término no dia 13 de junho em Santiago de Compostela.

    Assim, através das seis Estações Náuticas da Ria de Aveiro (certificadas como Estações Náuticas de Portugal) - Ílhavo, Aveiro, Ovar, Murtosa, Estarreja e Vagos – iremos acolher entre os próximos dias 4 e 6 de junho cerca de 20 embarcações de recreio que estão a fazer esta “peregrinação marítima”, liderada pela Caravela Portuguesa Vera Cruz.

    A chegada das embarcações à Ria de Aveiro está prevista para o dia 4 de Junho a partir das 17h00. Perspetiva-se que a Caravela Vera Cruz seja a primeira a chegar, a partir desta hora. Ficará ancorada no “Porto Bacalhoeiro” (Porto de Pesca do Largo do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré). As restantes 17 embarcações serão acolhidas e distribuídas pelos vários portos de abrigo e/ou pesca da Região.

    No domingo, dia 5 de Junho, a Caravela estará aberta ao público, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30.

    Os tripulantes do cruzeiro verão a manhã ser dedicada a visitas de aspetos turísticos e religiosos da Região. Pelas 13h30 todos os peregrinos juntar-se-ão no Cais Criativo Costa Nova (oferecido pelo Câmara Municipal de Ílhavo) para almoçar e confraternizar com as entidades locais.

    A partida das embarcações está prevista para as 08h00 do dia 6 de Junho e serão acompanhadas pelos nautas da Ria de Aveiro até à saída da barra da Ria de Aveiro onde os peregrinos seguirão o seu caminho.

    Além das autarquias envolvidas esta iniciativa tem a colaboração dos parceiros das seis estações náuticas envolvidas, e muito em especial, do Porto de Aveiro, da Docapesca, do CNBB – Clube Náutico Boca da Barra, do À Vela – Associação Aveirense de Cruzeiro, do CVCN – Clube de Vela da Costa Nova, da ANRGN – Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré, do MCG – Marinha Clube da Gafanha e ainda da APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro.

    A Ria de Aveiro, polo de marca turística do Centro de Portugal, e a suas seis estações náuticas certificadas, contam assim com mais um Produto Turístico - uma rota náutica e religiosa, que poderá ser praticada em qualquer altura do ano e recebida pelos clubes náuticos localmente instalados, proporcionado, uma experiência em condições de segurança que permitirá aos praticantes da náutica de recreio, testar as grandes qualidades existentes na Ria de Aveiro no âmbito do turismo náutico.


    Já se contam os dias para o regresso das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja

     Em junho, junte-se à maior festa da cidade. As festividades arrancam no dia 3 e estendem-se até dia 13.

    Vamos para a rua? Estamos em contagem decrescente para o regresso das tão esperadas Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja. De 3 a 13 de junho, o concelho vai cheirar a bandas, a coletividades e associações, a artistas, a marchantes e a estarrejenses.
    O Município de Estarreja oferece a todos os visitantes uma programação vasta, diversificada e animada, sem nunca esquecer a tradição. Mercado Antigo, Marchas Populares, Bandas em Festas, Jogos Tradicionais, Quadros Vivos, exposições e concertos com Monda, Tiago Bettencourt, João Pedro Pais, Anjos e as Bandas Filarmónicas Concelhias são algumas das propostas em destaque das Festas.

    Estes dias de celebração arrancam com uma performance multidisciplinar “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no universo” (dia 3), que conta com a participação dos Grupos Folclóricos e Etnográficos do Concelho de Estarreja e com orientação da Associação Terceira Pessoa, no palco do Cine-Teatro de Estarreja.
    Vamos viajar no tempo com o Mercado Antigo?
    Nos dias 4 e 5 de junho, na Praça Francisco Barbosa vamos celebrar a identidade local e recriar história. Durante dois dias, vamos recordar o pregão, a taberna típica, as vestes, a música tradicional, num rebuliço de feira popular carregado de emoções e de memórias, numa recriação do recriam o Mercado da Praça de Estarreja, que se realizava aos domingos.
    No primeiro dia do Mercado Antigo (dia 4), vamos “Avivar Memórias, Identidade, Ofícios e Gente” com uma exposição que mostrará os rostos enrugados por trás dos ofícios em extinção do nosso território, que guardam na memória pedaços da história de Estarreja. Esta mostra é uma perfeita simbiose entre a história local, o património, a imaterialidade das memórias e as gentes da terra. A inauguração da exposição, que tem conceção e ideia original do Município de Estarreja e fotografia de Maria Pinto, está marcada para as 16h00, na Casa Municipal da Cultura. Mais tarde, às 17h30, será inaugurada a exposição “Com Humildade te Homenageio”, com curadoria de Joakin Pereyra, no Átrio do Paços do Concelho.
    Como é habitual, esta viagem ficará marcada também pelo “Desfile Etnográfico” protagonizado pelas coletividades, feirantes e o público em geral, com encenações que espelham o quotidiano de outros tempos. E pela recriação dos “Quadros Vivos” com a participação do Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, do Grupo Etnográfico "Danças D'Aldeia", do Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã" e do Rancho Folclórico "As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã". Tudo isto no dia 5.
    Vamos para a rua cantar e bailar?
    Os palcos da Praça Francisco Barbosa e do Parque Municipal do Antuã enchem-se de música e estão reservados aos grandes nomes da música portuguesa: Monda (dia 4) vem celebrar o cante alentejano; Tiago Bettencourt (dia 9) traz as sonoridades da nova música portuguesa; João Pedro Pais (dia 10) vai pôr Estarreja a cantar “Ninguém (é de ninguém)”, “Louco (por ti)”, “Mentira” ou “Não há; e os Anjos, que estão de volta à estrada, farão ecoar os grandes êxitos da banda como “Perdoa”, “Ficarei” ou “Quero voltar”.
    Não há Festas sem as Tasquinhas e as Marchas de Santo António
    É tempo de voltarmos a sentar à mesa todos juntos. De 9 a 13 de junho, a Tenda das Tasquinhas, liderada pelas coletividades locais, recebe amigos e famílias para darem a provar o melhor da gastronomia regional sempre ao som de boa música e animação.
    Símbolo festivo e popular, as Marchas de Santo António são dos pontos altos das festividades. No grande desfile (dia 12) vamos admirar arcos, adereços e trajes, ouvir músicas e decorar versos, ver coreografias bem ritmadas, numa noite cheia de cor, animação e música popular com o cunho da Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Vai Quem Quer; da A Esteira de Veiros, da Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes; do Grupo de Samba Os Morenos; e da Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense.
    O Dia do Santo António com diversas iniciativas
    No dia que se celebra o feriado municipal, o Dia de Santo António (dia 13),  a programação é marcada pela Sessão Solene do Dia do Município, pelas cerimónias religiosas que inclui uma eucaristia solene e procissão, pelo desfile e o espetáculo inédito, desenhado especialmente para as Festas do Município pelas três bandas filarmónicas do concelho - Bingre Canelense, Visconde de Salreu e Club Pardilhoense -, naquele que será um “super-concerto” com mais de cento e cinquenta músicos no mesmo palco e os três Maestros das bandas Paulo Almeida, Afonso Alves, Martinho Rodrigues - na direção musical.

    CASTELO DE PAIVA | Dois dias com muita animação musical. SABARIZ/PARAÍSO VAI PROMOVER XVII PROVA DE VINHOS E PETISCOS

     
    Com organização a cargo da Associação Cultural de Sabariz, realiza-se no próximo fim de semana, no principal largo daquela localidade da freguesia de S. Pedro do Paraíso, a XVII Mostra de Vinhos e Petiscos, um certame popular que regista sempre boa adesão de visitantes e que volta a contar com o apoio da CM de Castelo de Paiva e da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.
    Ao contrario da última edição, a organização cortou um dia ao certame, sendo que, a abertura oficial está agendada para Sábado, dia 4, e a partir das 14h30, está prevista uma Palestra sobre Vinhos, seguida de prova, com abertura das tasquinhas e do restaurante Tasquinha da Aldeia, e a actuação do Grupo de Concertinas  “ Os Amigos de Compostela “, concluindo-se com um périplo com as entidades convidadas, pelos espaços dos expositores presentes.
    Durante a noite, haverá animação musical, com uma actuação do Grupo “ Os Amigos de Melres “, seguindo-se a partir das 22h00, um espectáculo com a Banda Nova Dança, e a presença do DJ Bruno Falcão até à 1h da madrugada.
     No Domingo, o certame reabre às 10h30 horas para jornadas gastronómicas com abertura de tasquinhas e restaurante Tasquinha da Aldeia, que vai privilegiar pratos de carne arouquesa, seguindo-se às 14h30 a exibição do Grupo de Concertinas e Cantares de Nogueira de Regedoura, destacando-se durante a tarde, animação de rua com Cantares à Desgarrada, sendo que, o resto da jornada será preenchida com o tradicional bailarico popular com a actuação do Duo AndiMarc, estando o encerramento da mostra prevista para as 22 horas.
    A abertura marcada para o inicio da tarde de Sábado, vai contar com os responsáveis da AC de Sabariz, do presidente da edilidade paivense José Rocha e elementos do Executivo Municipal e do presidente Joaquim Martins, da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.

    Carlos Oliveira

    Marinha Grande | ALUNOS E PROFESSORES ERASMUS EM INTERCÂMBIO NO CONCELHO

    O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e a vereadora da educação, Ana Alves Monteiro, receberam na passada segunda-feira, 30 de maio, no Salão Nobre dos Paços do concelho, dois grupos de participantes em projetos Erasmus, que se encontram a realizar intercâmbios com escolas do concelho.

    Durante a manhã, cerca de 20 professores da Bulgária, Croácia, Espanha, Roménia e Turquia, que se encontram em intercâmbio com o Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, apresentaram o projeto Erasmus+ Little Artists Travel Around Europe. O grupo encontra-se em Vieira de Leiria, de 30 de maio a 3 de junho, tendo programado visitas ao concelho e à região.
    À tarde, os autarcas receberam um grupo de 40 alunos e 10 professores, que participam no projeto Erasmus + subordinado ao tema “ Revolution of foreign language teaching, the combination of old-school and innovative ICT methods ”, provenientes da Alemanha, Hungria e Itália, que estão em permuta educativa e cultural com o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente.  

    O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, deu as boas-vindas à comunidade educativa e congratulou-se com a visita dos estudantes e docentes dos países visitantes, dada a oportunidade de conhecerem a Marinha Grande e a sua história. Apresentou um breve contexto histórico, económico e cultural do concelho e conheceu os projetos que estão a decorrer nas escolas do concelho, no âmbito destes intercâmbios.