quarta-feira, 19 de outubro de 2022
Cerca de seis toneladas de pescado apreendidas na Gafanha
Português encontrado morto na Alemanha, há suspeitas de homicídio
HISTÓRIAS DO CÉU E DA TERRA: 5/11 às 16h na Igreja da Catraia @ Proença-a-Nova
Segurança Social paga apoio de 125 euros na segunda-feira a 1,6 milhões de pessoas
Apoio de 10 euros mensais à compra de gás de botija reativado por quatro meses
Câmara de Anadia apoia associações do concelho
CIFRÃO APRESENTA PROJETO PEDAGÓGICO GPS NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SILVES. Atividade é promovida pelo Município de Silves e dirige-se aos alunos do 9.º ano do concelho
“Trio Phi” apresentou bandas sonoras originais no festival. Músicos de Cantanhede brilham no Film Fest de Setúbal
João Toscano, Vasco Faim e Sylvain Barreto (em formato de “Trio Phi”) atuaram recentemente no Festival Film Fest - Festival de Cinema Musicado ao Vivo), o maior do género a nível nacional.
No Auditório Municipal Cinema Charlot, em Setúbal, perante uma agradável moldura humana, os músicos naturais do concelho de Cantanhede apresentaram bandas sonoras originais da sua autoria para várias curtas-metragens de cinema mudo.
Recorde-se que este prestigiado festival, que vai já na sua quarta edição, tem contado com a participação de grandes nomes da música portuguesa como Dead Combo, Tó Trips, Mão Morta, para além de grandes nomes do jazz luso.
Com esta iniciativa, o Cineclub Bairrada, que esteve representado no evento por Vasco Espinhal Otero, estreou este ano a parceria com o Festival Film Fest, sendo que anualmente artistas da nossa região e que já atuaram nos cine-concertos promovidos, no âmbito projeto “4ª Clássicas”, irão participar no festival. Pretende, assim, esta associação cinéfila, que congrega os vários concelhos da região da Bairrada, assumir-se como referência nacional e internacional nesta forma de expressão artística.
João Toscano e Vasco Faim são alunos da variante em Música Eletrónica e Produção Musical e, juntamente com outro aluno, foram escolhidos para assegurar a representação nacional pelo IPCB - Instituto Politécnico de Castelo Branco no Festival Riviera, que decorreu no prestigiado Vellore Institute of Technology (VIT), na Índia, em 2020, no qual interpretaram uma peça musical produzida pelos próprios.
Vasco Faim é um jovem artista emergente, cujo último projeto foi apresentado em julho de 2021 no MATS lab 2021 ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no âmbito do Laboratório de Criação (Mestrado em Artes e Tecnologias do Som).
Sylvian Barreto iniciou o percurso artístico em 1999, como DJ, nos movimentos musicais underground no Centro do país. Representado pela jovem agência Young Productions, rapidamente o seu trabalho se torna reconhecido nos meios em que se movimenta, consolidando os conhecimentos de música eletrónica.
Reguengos de Monsaraz recebe exposição itinerante “Arqueologia nos Novos Caminhos da Água”
Aprovada terceira Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros de Proença-a-Nova
O Executivo da Câmara Municipal de Proença-a-Nova aprovou por unanimidade, em reunião de dia 17 de outubro, o apoio financeiro de €117.540,90 à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova para a constituição da terceira Equipa de Intervenção Permanente e a respetiva minuta de protocolo a estabelecer com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que comparticipará com igual valor. Este apoio permitirá o funcionamento desta equipa, composta por cinco elementos, nos próximos três anos, de janeiro de 2023 a dezembro de 2025, com a missão de “melhorar a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro” no concelho.
Para João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, “este investimento do Município é um esforço com duplo sentido: o primeiro e mais relevante resulta no reforço e capacitação do nosso corpo de bombeiros para garantirem de forma clara e contínua o socorro e a segurança dos nossos munícipes. A outra vertente prende-se com a aposta na profissionalização dos operacionais bombeiros e, por essa via, também o incremento de emprego e a afirmação da nossa Associação Humanitária”.
Esta Equipa de Intervenção Permanente, que se junta a outras duas que funcionam nos mesmos moldes – com o apoio financeiro partilhado entre Município e ANEPC – acaba precisamente, de acordo com o programa do XXI Governo Constitucional, por valorizar as associações e os corpos dos bombeiros voluntários “enquanto verdadeiros pilares do sistema de proteção e socorro, através do reforço dos incentivos ao voluntariado, do apoio ao funcionamento e ao equipamento e do pleno aproveitamento das capacidades operacionais e de comando”. Com esta medida, é ainda valorizada e reforçada a profissionalização dos operacionais, garantindo prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens.
Parceria entre Católica Porto Business School, Escola Superior de Biotecnologia e Planetiers. Católica lança nova Pós-Graduação em Negócios Sustentáveis e Regenerativos
Vídeos produzidos na iniciativa Testemunhos de Património e Memória Coletiva exibidos em Reguengos de Monsaraz
Estarreja | “Mudar de Vida” é exibido no CTE e conta com a presença da atriz Isabel Ruth
História do Riso: livro raro em Portugal analisa a evolução do riso desde a Antiguidade Clássica até aos nossos dias
RUAS EÇA DE QUEIRÓS E ANTERO DE QUENTAL, EM PÊRA, SOFREM CORTE DE TRÂNSITO NA TARDE DE HOJE
Escolas de Estarreja galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escola
Desporto Escolar sobre rodas Kits de bicicletas nas escolas impulsionados pela parceria IPDJ e DGE
Iniciativa “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” levou mais de 1500 pessoas a conhecer os melhores trilhos da região