quinta-feira, 30 de setembro de 2021

BREAKING NEWS: Senate passes 9-week funding patch to thwart shutdown

The Senate passed a stopgap spending bill Thursday afternoon that would prevent a government shutdown come midnight and punt the funding cliff into early December.

The measure now lands in the House, which is expected to clear the bill for President Joe Biden’s signature with mere hours to spare before cash stops flowing to federal agencies.

The continuing resolution would keep spending levels static for both the military and non-defense programs, buying Congress until Dec. 3 to either work out a broader deal on new funding totals or yet another temporary patch. The legislation would also provide $6.3 billion to help resettle Afghan allies who were evacuated during the U.S. withdrawal and nearly $29 billion in aid to communities recovering from major disasters this year, including Hurricane Ida in August.

Read more here.

Fonte: POLITICO

Tribunal Constitucional dá razão ao Ministério Público e considera que Chega está ilegal há um ano

Em causa está a aprovação dos estatutos do partido no congresso de Évora. André Ventura será obrigado a organizar novo congresso.

TVI24 avança que o Tribunal Constitucional considera o Chega um partido ilegal há mais de um ano. No cerne desta questão está o Congresso de Évora e a forma como foram aprovados os estatutos do partido.

Segundo a estação, TC determina que, para haver alteração de estatutos do partido, tal deveria ter ficado claro na convocatória e isso não aconteceu. Ou seja, os juízes consideram que que os atos do partido desde há um ano são ilegais e o partido terá de avançar para um congresso extraordinário para retificar esta situação.

Segundo o processo do MP, “os militantes do Chega convocados para aquela reunião extraordinária desconheciam que a mesma se destinava (…) a deliberar sobre a alteração dos estatutos”, dado que a convocatória para a Convenção Nacional de Évora indicava que seriam apresentadas “moções e intervenções políticas”, mas não mudanças estatutárias.

O MP considera assim que se verificou “um incumprimento, fundamental e insanável” dos estatutos do Chega, uma vez que estes estipulam que a Convenção Nacional só pode “deliberar sobre os pontos que sejam objeto da convocatória”, não sendo esse o caso das alterações estatutárias.

O Ministério Público tinha assim pedido ao Tribunal Constitucional para não registar as alterações estatutárias introduzidas pelo Chega em setembro de 2020, na Convenção Nacional de Évora, uma vez que a convocatória para a reunião não indicava que seriam votadas mudanças nos estatutos do partido.

Em resposta, o Chega pediu "o imediato arquivamento da promoção do Ministério Público (MP) por ausência de fundamento legal e, em particular, por ausência de legitimidade, e bem assim que proceda à competente anotação das alterações estatutárias no registo próprio existente no Tribunal Constitucional (TC)”.

Segundo o Chega, “o que está em causa é uma mera questão de estética gramatical”, considerando o partido que “as moções podem versar sobre qualquer matéria, estatutária ou não”.

O partido frisa ainda que no regulamento da Convenção Nacional de Évora constava que os membros poderiam “apresentar e votar moções, alterações estatutárias ou alterações programáticas”.

Nesse sentido, o Chega entende que o MP deveria "ter averiguado todas as peças de comunicação e divulgação internas respeitantes à convocatória do Congresso", nomeadamente o regulamento e o programa da Convenção, além da convocatória em questão.

No total, foram aprovadas cinco moções de alteração estatutária na Convenção Nacional de Évora, sendo que, se o Tribunal Constitucional o entender, poderão ser revogadas.

As moções, além de mudarem o modo de eleição do líder do partido – que passou a ser eleito “em eleições diretas pelo voto livre de todos os militantes”, em vez de ser eleito pela Convenção Nacional do partido – e da Convenção Nacional – que passou a ser eleita por maioria simples, em vez de dois terços -, criaram também novos órgãos.

Entre os novos órgãos criados, encontra-se nomeadamente a Juventude do Chega, a Comissão de Ética – responsável pela imposição da chamada ‘lei da rolha’ – e os cargos de secretário-geral e de secretário-geral adjunto, encarregados de representar o presidente do partido “junto das estruturas regionais, distritais e locais do partido, bem como assumir a gestão corrente do mesmo nos seus diversos aspetos administrativo, jurídico, financeiro e institucional”.

Madremedia

Coimbra tem 19 “Escolas Electrão” onde podem ser depositados equipamentos eléctricos usados

Dezanove escolas do distrito de Coimbra vão receber equipamentos eléctricos usados no âmbito da campanha “Escola Electrão”, que arranca com o início de mais um ano lectivo:

  • EPTOLIVA - Escola Profissional de Oliveira do Hospital/Tábua e Arganil
  • Escola Básica de Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital
  • Escola Básica de São Pedro de Alva, Penacova
  • Escola Básica e Secundária de Montemor-o-Velho
  • Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar, Tocha, Cantanhede
  • Escola Básica Eugénio de Castro, Coimbra
  • Escola Básica Infante D. Pedro, Penela
  • Escola Básica n.º 1 de Condeixa-a-Nova
  • Escola Básica n.º 2 de Condeixa-a-Nova
  • Escola Básica n.º 2 de Oliveira do Hospital
  • Escola Básica n.º 3 de Condeixa-a-Nova
  • Escola Secundária de Lousã
  • Escola Secundária de Oliveira do Hospital
  • Escola Secundária de Tábua
  • Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz
  • Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz
  • Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova
  • Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra
  • Instituto "Pedro Hispano"

 A campanha, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como objectivo sensibilizar para o correcto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos fora de uso.

 “Esperamos que o novo ano lectivo que ainda agora começou seja um marco em termos de recolha de equipamentos eléctricos nas escolas, o que seriam boas notícias para o ambiente. Isso significaria que estes aparelhos não seriam depositados nos contentores indiferenciados, não iriam poluir solos ou linhas de água, nem seriam desviados para operadores que não procedem à sua descontaminação”, alerta o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

Ao longo das últimas 10 edições a campanha “Escola Electrão” permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos eléctricos usados nas várias escolas aderentes, de norte a sul do país.

A 11ª edição desta iniciativa prolonga-se até junho de 2022. No total participam mais de 360 escolas.

OS PRÉMIOS PARA AS ESCOLAS

Como incentivo pelo trabalho de sensibilização, as escolas aderentes podem receber vales para a compra de novos equipamentos eléctricos, que são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de equipamentos recolhidos pela escola.

O desafio Repórter Electrão, um concurso de vídeos produzidos pelos alunos sobre o tema da reciclagem, é outra das iniciativas promovida no âmbito da campanha que também dá direito a prémios a atribuir às equipas vencedoras.

Com os meios de acondicionamento e comunicação enviados pelo Electrão, as escolas aderentes incentivam alunos, professores, funcionários e pais a entregar equipamentos fora de uso, como forma de consciencializar para o papel de cada um na protecção do ambiente através da separação para reciclagem.

Lista de escolas aderentes pelo país:

https://mail.google.com/mail/u/0/?pli=1#inbox/FMfcgzGlkFqXGwhQrtbzpdJXSKLvwrZB?projector=1&messagePartId=0.3

 

BREAKING NEWS: Manchin proposed $1.5T topline number to Schumer this summer

Joe Manchin proposed a deal to Senate Majority Chuck Schumer this summer to limit the total cost of Democrats' sweeping spending bill to $1.5 trillion, according to a copy of the agreement obtained by POLITICO.

Manchin also suggested beginning debate no earlier than Oct. 1.

The West Virginia senator has been distributing the document to Democratic colleagues and leaders in recent days to underscore that he has outlined his red lines on President Joe Biden’s jobs and families plan.

Read more: https://www.politico.com/news/2021/09/30/manchin-proposed-15t-topline-number-to-schumer-this-summer-514803

Fonte: POLITICO

Feriado do 5 de Outubro: CICLOTURISMO EM CASTELO DE PAIVA EM DESTAQUE COM A XXI VOLTA AO CONCELHO

 

No próximo feriado do 5 de Outubro, a popular modalidade do cicloturismo estará de regresso a Castelo de Paiva, com a realização da XXI Volta ao Concelho, um evento destinado aos simpatizantes da bicicleta.

Trata-se de uma jornada desportiva, traduzida num bonito e agradável passeio em bicicleta, que irá percorrer todas as freguesias do concelho, tendo inicio marcado para a freguesia de Real, e terminando em Pedorido.

A partida está agendada para o Adro em Real, e os cicloturistas vão passar por Ladroeira ( Bairros ), Casal ( Fornos ), Largo do Conde ( Sobrado ), Vila Verde ( S. Martinho ), Cruz da Carreira ( Sardoura ), S. Pedro do Paraíso, Serradelo, S. Domingos e Oliveira do Arda ( Raiva) e terminar na zona ribeirinha do Douro, no Choupal ( Pedorido ).


O valor da inscrição para esta jornada desportiva são 10 pedais e inclui o seguro, o almoço, o lanche, e ainda uma lembrança para todos os participantes .


Este é um evento inserido nos XXXV Jogos Desportivos de Castelo de Paiva, sendo uma organização do CIDEP-Fornos, em parceria com o Município paivense, estando as inscrições abertas até ao próximo dia 3 de Outubro, podendo ser utilizados os seguintes endereços electrónicos :  cidepf@gmail.com e desporto@cm-castelo-paiva.pt


Carlos Oliveira

Proença-a-Nova | Gonçalo Tavares: “Tento gerir o meu tempo e definir as minhas prioridades”


Gonçalo Tavares, jovem de 17 anos de idade, natural de Proença-a-Nova, alcançou o mais alto patamar do ciclismo internacional ao representar as cores da seleção nacional portuguesa nos Europeus e Mundiais de juniores, consumando honrosas prestações. Apesar do sucesso em cima da bicicleta, não deixou de se focar nos estudos. Exemplo de como conciliar o sucesso desportivo com o sucesso escolar, frequenta o 12º ano em Ciências e Tecnologias, considera-se “não de excelência, mas um bom aluno”, tendo já delineados planos para o futuro, embora reticente quanto à possibilidade em conseguir conciliar os estudos no Ensino Superior com o desporto que o apaixona.
O ciclismo é talvez das modalidades mais exigentes no que concerne a horas dispensadas, o que não parece ser problema: “tento gerir bem e arranjar forma de juntar a escola e o desporto, tenho de abdicar de algumas coisas, mas faz parte. Tento orientar o tempo que me sobra além da escola da melhor maneira possível, definir bem as minhas prioridades: treinar, estudar e só depois os amigos.”
O atual treinador tem também alguns cuidados de forma a não sobrecarregar os treinos: “passo mais ao menos entre duas a duas horas e meia por dia a treinar. Por enquanto chega, para o próximo ano talvez sejam mais, porque vou ter mais tempo livre. Entrego sempre os meus horários ao treinador e ele tenta ajustar. Se ele me desse sempre treinos de três horas quando eu saio às 17h00 da escola seria muito complicado... por agora está equilibrado, mas nas férias faço sempre mais horas, porque tenho mais tempo para descansar, agora nesta fase em que não tenho provas também não é preciso grandes cargas.”

Na escola, os professores e colegas parecem também compreender a situação. “Agora tenho sentido mais o apoio das pessoas, se calhar há uns anos quando comecei não tinham tanta noção, mas vão começando a perceber. Mesmo os professores apoiam-me e às vezes facilitam”. Gonçalo tenta retribuir o apoio demonstrado. “Até agora tenho conseguido estar presente, exceto nesta semana que tive de ir às provas, mas normalmente costumo conseguir conciliar. Só as aulas de Educação Física é que por vezes peço para não fazer por causa das provas”.

O 12º ano costuma ser o ano letivo em que os alunos começam a pensar no futuro. Para o jovem ciclista não é diferente: “o que eu gostava mesmo de seguir era o ciclismo, claro, mas talvez ir para a Universidade, como todos os outros seja a melhor opção. Já pensei sobre isto e vai ser muito difícil conciliar. Gostava de seguir Engenharia e Gestão Industrial, mas nem sei muito bem como vai ser, se consigo tirar o curso ou não”.

No que ao ciclismo diz respeito, Gonçalo refere que tudo começou de ‘forma gradual’. “Aconteceu tudo aos poucos, comecei no BTT, em regionais e na primeira prova que fiz consegui logo pódio, sai de lá todo contente e acho que foi isso que me foi dando motivação. Depois comecei a perceber que conseguia estar a correr de forma competitiva, sempre em BTT, que foi onde passei o primeiro ano… tracei objetivos e fui subindo. No início falei com os meus pais e fui correr por uma equipa de Abrantes, mas como era o único cadete basicamente corria sozinho. A corrida de estrada entrou na altura da Volta a Portugal, para a qual tive de procurar uma equipa, porque não a podia fazer sozinho. Acabei por participar por uma equipa das Caldas da Rainha. Foi lá que conheci um senhor que me disse que eu tinha ‘jeito para isto’ e me recomendou ir para outra equipa, onde comecei, como cadete, mais a sério na estrada, com treinador e tudo mais”.

Gonçalo continuou o seu progresso e foi recentemente convocado pela Federação Portuguesa de Ciclismo para representar o país nos Europeus e nos Mundiais de juniores. “Representar Portugal era um dos objetivos deste ano, depois aos poucos percebi que as provas me estavam a correr bem e comecei a ter cada vez mais esperança. Tinha noção que era um dos melhores do país. Um dia à noite recebo um e-mail da federação com a convocatória. Acho que nem estava bem ciente da realidade que era representar a seleção. É uma experiência muito especial, é algo que não se explica. Estamos a representar o nosso país, ainda que o nosso selecionador não nos ponha grande pressão ao nível dos resultados, queremos dar o nosso melhor. É extraordinário chegar ao aeroporto e estar ali o João Almeida e todos os outros ciclistas profissionais que admiramos, estar no mesmo hotel que eles, falar e jantar ao lado deles… pessoas que estamos habituados a ver pela televisão”. O ídolo no desporto, não esconde, “é o João Almeida, sem dúvida alguma, é o que mais admiro”. Quanto aqueles que sejam mais parecidos comigo, o Tadej Pogačar, mas o Pogačar é quem é, talvez o Bernal, porque sou mais levezinho e subo melhor, não sou tão pesado como os outros para rolar, referiu entre risos.

Por fim. Traçou objetivos para a próxima temporada, mas sempre com os pés bem assentes no chão. “Para já vou continuar na mesma equipa, fazer as mesmas provas, cá e no estrangeiro e tentar melhorar os resultados. Daqui a um ano gostava de estar num campeonato da europa, campeonato do mundo, quem sabe disputar umas medalhas, mas tem de ser com calma, para ver se consigo evoluir”, frisou.

Exposição “Memento-Mori” de Rogério Martins na Torre de Menagem de Monsaraz


“Memento-Mori” é o título da exposição de Rogério Martins que está patente desde 24 de setembro até 31 de outubro na Torre de Menagem de Monsaraz. A mostra integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, apresenta desenhos na técnica trama e a tinta da China e pode ser visitada diariamente das 9h30 às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.
O artista considera que “neste tipo de arte encontrei a minha forma de me expressar perante a vida, o que vejo da vida e o que sinto da vida. É nesta arte que encontro a minha forma de estar e de ser e onde coloco todos meus sentimentos. O sentido de pensar o ontem, amar o hoje e o amanhã”.
Rogério Martins diz também que “planeio, sinto e executo. Nenhum sentimento pode ser tão real quanto o meu trabalho e a expressão em traços e em linhas. Mas acima de tudo também em atos”.

PJ lança operação nacional de combate à pornografia infantil na Internet

 A Polícia Judiciária lançou uma operação "de grande dimensão” de combate à pornografia de menores na internet, que resultou em buscas domiciliárias em diversos distritos do território continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Em comunicado divulgado esta quinta-feira, a PJ anunciou que a operação ‘3P’ (Portugal Ponto a Ponto) fez um “número significativo” de buscas, tendo sido coordenada pela UNC3T-Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica - com a participação de diretorias e departamentos de Investigação Criminal e da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática (UPTI), além do DIAP de Lisboa e dos serviços locais do Ministério Público.

Sem adiantar ainda números da operação, que serão divulgados em conferência de imprensa agendada para as 15h00 de hoje, a PJ esclareceu que a intervenção policial decorreu de ações de monitorização de redes ‘peer to peer’ e de outras plataformas de comunicação, tanto na internet, como na ‘darknet’, que são “ilicitamente usadas pelos suspeitos para o cometimento dos crimes de pornografia e abuso sexual de menores”.

A Judiciária alertou que os suspeitos destes crimes podem “atuar e interagir diretamente com os menores, por exemplo, em contexto de jogos online”, além de colecionarem, promoverem, partilharem e até produzirem conteúdos de pornografia de menores, “que posteriormente alimentam as redes organizadas” e o abuso sexual.

Ministra da Justiça reconhece que caso de fuga de João Rendeiro gera “grande desconforto social”

A ministra da Justiça reconheceu hoje que o caso do ex-banqueiro do Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro gera “um grande desconforto social” e “entre agentes da justiça”, mas rejeitou mudanças legislativas na sequência do mesmo.

A ministra da Justiça disse esta quinta-feira no Conselho de Ministros que o caso da fuga de João Rendeiro para o estrangeiro, quando devia apresentar-se em tribunal na sexta-feira, para conhecer as medidas de coação de um caso em que foi julgado em maio deste ano e condenado a 10 anos de prisão efetiva, pelos crimes de fraude fiscal, abuso de confiança e branqueamento de capitais e resultam de um processo extraído do primeiro megaprocesso de falsificação de documentos e falsidade informática, "gera um grande desconforto social", desconforto esse que se estende aos "agentes da justiça".

Relembrando que "o poder judicial em Portugal goza de independência em relação ao governo e o governo não intervém nem nas suas ações nem nas suas omissões", disse estar convencida "que o sistema tem mecanismos que vão permitir esclarecer aquilo que se passou".

Francisca Van Dunem afirmou ainda que é "prematuro" antecipar a "necessidade de intervenções legislativas" na sequência deste caso.

"Nós não podemos cada vez que ocorre um problema no sistema de ir à procura de alterar as leis, doutro modo nem os próprios agentes do sistema serão capazes de assimilar a quantidade de mudanças que nós teremos que fazer. Acho que precisamos de pensar na lei, precisamos também de pensar nos comportamentos, na leitura que é feita da lei e no modo como as leis são aplicadas", disse.

No entanto, admitiu que todos os aspetos "devem ser ponderados, agora com mais informação sobre os factos, informação adequada que seguramente irá ser obtida pelas instâncias competentes, nomeadamente pelos conselhos superiores e nessa altura com mais propriedade poderemos então falar daquilo que se pode fazer".

João Rendeiro, condenado na terça-feira a prisão efetiva num processo por crimes de burla qualificada, diz que não pretende regressar a Portugal por se sentir injustiçado e vai recorrer a instâncias internacionais.

Num artigo publicado no seu blogue Arma Crítica, João Rendeiro revela que já pediu ao advogado para comunicar a decisão à justiça portuguesa e diz que se tornou “bode expiatório de uma vontade de punir os que, afinal, não foram punidos”.

De acordo com o despacho do Tribunal criminal de Lisboa, datado da tarde de quarta-feira, a que a agência Lusa teve hoje acesso, forças policiais nacionais e internacionais já receberam os mandados de detenção contra João Rendeiro, para que o ex-banqueiro, ausente no estrangeiro e em paradeiro incerto, cumpra a medida de coação de prisão preventiva.

Madremedia

Vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo, entra em erupção

O vulcão Kilauea, no Havai, voltou a entrar em erupção. Em 2018, destruiu 700 casas e deslocou milhares de pessoas.

Conta o The Guardian que, na cratera do vulcão, são visíveis fontes de lava que cobrem o chão, bem como nuvens de gás vulcânico a pairar. A mesma área tem sido local de um grande lago de lava em vários momentos ao longo do passado eruptivo do Kilauea.

Embora esteja em nível de alerta — e em aviso vermelho para a aviação —, a erupção não se encontra numa área com casas e está inteiramente contida dentro do parque nacional dos Vulcões do Havai.

Na quarta-feira, as autoridades informaram que tinha sido detetado um aumento da actividade sísmica modificações no solo, pelo que a vigilância tem sido mantida.

A última grande erupção do Kilauea deu-se em 2018, tendo destruído mais de 700 casas e deslocado milhares de residentes. Antes desse momento, o vulcão tinha entrado em erupção lenta durante décadas, mas na sua maioria não em zonas residenciais densamente povoadas.

O vulcão Kilauea situa-se no sudeste da Grande Ilha do Havai, onde vivem cerca de 185 mil pessoas. A 1.200 metros de altitude, o Kilauea é um dos mais ativos no mundo e um dos cinco existentes naquele arquipélago norte-americano, estando em erupção contínua desde 1983.

Madremedia

Imagem: SICNOTÍCIAS

DGS abre a porta à lotação máxima dos estádios de futebol

Até agora, os adeptos só podiam preencher 50% dos estádios.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) abriu a porta, esta quinta-feira, ao regresso da lotação máxima nos estádios de futebol.

Num parecer técnico assinado pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, a DGS atualizou as orientações para lotação e medidas a adotar em recintos desportivos em ambiente fechado e em ambiente aberto.

No tópico sobre as recomendações específicas para o público, a DGS adianta que, doravante, "a ocupação dos lugares sentados pode ser em conformidade com a capacidade total licenciada do recinto".

Existem algumas restrições, no entanto. É sempre obrigatória a apresentação de certificado digital Covid-19 em vigor na União Europeia, assim como a utilização de máscara facial em permanência.

"O horário de entrada para o evento deve ser alargado, de forma a evitar aglomerados de pessoas e filas de espera extensas, reduzindo e fracionando a afluência de espetadores até ao inicio do espetáculo. Recomenda-se que as entradas e saídas tenham circuitos próprios, reduzindo o contacto e o cruzamento entre pessoas", lê-se.

Eventos "indoors" com regra específica

A DGS impõe que a circulação do público seja reduzida ao intervalo e refere que o organizador deve garantir a existência de contentores adequados e em número suficiente para depósito de máscaras.

"A lotação fixa do recinto desportivo, quando o mesmo não tenha lugares individuais sentados, deve ser objeto de determinação conjunta entre a entidade licenciadora da lotação, a Autoridade de Saúde territorialmente competente e as Forças de Segurança do território", pode ler-se.

Em ambiente fechado, o recinto deve ser ventilado de forma natural ou com sistema AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado).

O campeonato arrancou com um máximo de 33% de lotação nos estádios. A 26 de agosto, face à evolução favorável da situação epidémica e da vacinação contra a Covid-19, a DGS alargou o limite para 50%.

RR

ANNA DUARTE: JOVEM ARTISTA COVILHANENSE EXPÕE NA GALERIA ANTÓNIO LOPES

A Câmara Municipal da Covilhã inaugura no próximo dia 7 de outubro, pelas 17h30, na Galeria António Lopes, a exposição de pintura “EGO” de Anna Duarte.

A jovem artista covilhanense convida-nos para uma viagem de autoconhecimento e reflexão sobre o nosso “ego”, através das sombras e cores que emanam das suas telas.

Anna Duarte, nasceu na Covilhã em 1996, migrou para o norte do país com três anos de idade e lá permaneceu durante onze anos. Em 2010 regressa à cidade berço, onde completa o 9º ano e frequenta o Ensino Secundário. É neste período que desenvolve a sua paixão pelas artes plásticas, mais concretamente pela pintura, ao estudar Artes Visuais na Escola Secundária Campos Melo. Em 2017 exibe pela primeira vez os seus trabalhos a solo na Galeria de Exposições Tinturaria, numa exposição que reuniu pinturas, esculturas e desenhos. Em 2020, termina o Mestrado Integrado em Arquitetura, pela Universidade da Beira Interior e encontra-se atualmente a trabalhar na sua área de formação na Covilhã, nunca tendo perdido contacto com o mundo da pintura.

A exposição estará patente de 7 a 31 de outubro de 2021, na Galeria António Lopes, na rua das Portas do Sol, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00-13h00 e as 14h00-18h00. A entrada é gratuita.

Fotorreportagem: Pampilhosa da Serra | Rádio Sénior: a sua estação para combater a solidão

 

A Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra vai lançar no próximo dia 1 de Outubro de 2021 (Dia Internacional do Idoso e da Música), o seu mais recente projeto: a Rádio Sénior! Uma rádio online, feita por idosos para idosos e que promete dar muito que falar!

A Rádio Sénior é o novo projeto da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra (SCMPS) e um dos vencedores da 2ª Edição do Programa Mais Ajuda, um programa patrocinado pelo Lidl, pelo Grupo Renascença Multimédia e pela Beta-i.

A ideia vencedora surgiu das necessidades observadas e intensificadas pela pandemia – relacionadas ao declínio físico e cognitivo, advindo do intenso isolamento social e emocional dos utentes institucionalizados da SCMPS (devido à ausência de visitas, contacto exterior, mudança na interação entre pares etc.) bem como dos idosos na comunidade – pelo isolamento intensificado num território já anteriormente desafiante devido às suas características sociodemográficas. Tudo isto, associado a uma clara lacuna existente no panorama radiofónico nacional direcionado aos mais velhos.

Este projeto pretende assim abranger, não só um segmento demográfico de grande expressão regional (e nacional) e ao qual é preciso dar resposta, como paralelamente criar um novo paradigma ocupacional do ponto de vista institucional e comunitário. Pretende-se empoderar os participantes a estar no centro da programação pensada: desde as rúbricas a desenvolver, aos conteúdos que querem ver explorados, aproveitando-se todo o conhecimento, experiência e sabedoria que esta população tem a oferecer e tantas vezes é negligenciada. Pretende-se que a Rádio Sénior seja uma companhia com o qual estes se possam identificar e participar ativamente dentro e fora de portas, tendo assim como slogan principal: Rádio Sénior – a sua estação para combater a solidão.

A rádio será em grande parte dinamizada não só pelos utentes institucionalizados da SCMPS, como pelos idosos da comunidade, através das várias rúbricas desenvolvidas. Pretende-se ainda que esta interação se estenda, a curto/médio prazo a todas as IPSS’s locais e regionais para que este seja um marco dinamizador na vida das instituições a nível distrital, com expansão nacional.

Os interessados em saber mais sobre este projecto, podem consultar no site https://www.radioseniorpampilhosa.com/  ou na página de facebook https://www.facebook.com/RadioSeniorPampilhosa .










Silves | TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO RECEBE ÚLTIMA SESSÃO DO SILVES JAZZ

Terá lugar no próximo dia 02 de outubro, pelas 21h00, no foyer do Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, o evento Silves Jazz com a atuação do grupo The Quartet. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves em parceria com a Orquestra de Jazz do Algarve, integra as comemorações do Dia Mundial da Música e tem entrada livre.

Este quarteto – formado por Leon Baldesberger (trompete), Luis Henrique (contrabaixo), Alexandre Dahmen (piano) e Maximiliano Llanos (bateria) - aglomera conceituados músicos do panorama jazzístico nacional que, conhecendo-se musicalmente de diversos projetos, criam versões próprias de temas do jazz modal de compositores como Wayne Shorter, Herbie Hancock ou Bill Evans, num concerto repleto de energia.

 

O evento cumpre as orientações da DGS. A entrada é efetuada mediante voucher de entrada (entregue no local a partir das 20h00), estando limitada à ocupação de 45 lugares.

 

Os telefones 282 440 800 e 282 440 850 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.

 

O evento cumpre as recomendações da DGS.

XX TORNEIO INTERNACIONAL DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

Realiza-se nos dias 09 e 10 de Outubro, das 08,15 h às 18,30 e das 08,30 h às 14,00 h, respetivamente, no Pavilhão Municipal Casal Vistoso, situado na R. João da Silva, 20, em Lisboa, o XX Torneio Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas, em que participam a equipa organizadora- APD-Lisboa, o Campeão Nacional – APD-Braga e mais duas equipas nacionais. Contamos com a participação especial da Equipa do Odivelas BC- SIMECQ.

É intenção da APD que este Torneio, venha mais uma vez a constituir um acontecimento desportivo e uma forma de sensibilizar a população para as potencialidades do desporto praticado pelas pessoas com deficiência. Assim solicitamos a vossa participação e também a maior divulgação possível deste evento desportivo.

 

O Torneio contará com a presença de várias entidades oficiais.

 

Joana Vicente nomeada presidente executiva do festival de cinema de Sundance

A portuguesa desempenhava as funções de diretora executiva do Festival Internacional de Cinema de Toronto.

A produtora portuguesa Joana Vicente foi ontem anunciada como a nova presidente executiva do Sundance Institute, que organiza anualmente o festival internacional de cinema de Sundance, referência da produção independente, anunciou esta quarta-feira o Conselho de Curadores.

"Temos o prazer de anunciar que a nova CEO do Instituto será Joana Vicente, uma veterana dos meios independentes, uma produtora de sucesso e acérrima defensora dos artistas", lê-se no comunicado assinado pelos responsáveis máximos do Conselho de Curadores do Instituto Sundance, Pat Mitchell e Ebs Burnough.

Joana Vicente desempenhava as funções de diretora executiva do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF, na sigla em inglês), desde novembro de 2018.

Lusa

Cartão de Cidadão deixa de ser válido para entrar no Reino Unido

Os portugueses de visita ao Reino Unido deixam, a partir de sexta-feira, de poder usar apenas o cartão de cidadão para entrar no país, passando a ter de apresentar um passaporte biométrico, na sequência do 'Brexit'. 

A medida já estava prevista no âmbito do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (‘Brexit’) e afeta todos os países do bloco (UE) que usam cartões de identidade, bem como a Suíça, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein.

Uma exceção é aberta para os europeus ou familiares com estatuto de residência no país, que vão poder continuar a usar os cartões de identidade para viajar até pelo menos 31 de dezembro de 2025.

O Governo britânico alega Madremedia/Lusa que esta forma de documento é menos segura, e quer colocar todos os visitantes internacionais ao mesmo nível, passando a exigir um passaporte biométrico.

Além de ser “mais rápido de processar” pelos agentes nos postos de fronteira, refere, o passaporte também pode ser usado nos ‘e-Gates’, os portões automáticos de controlo existentes nos aeroportos.

O setor do turismo é um dos que poderá sentir o impacto, já que a emissão de passaporte é um custo adicional que nem todos estão dispostos a suportar, o qual ascende a 65 euros em Portugal, ou 95 euros se for um pedido urgente.

Um estudo realizado pela organização nacional de turismo VisitBritain junto de viajantes europeus no início do ano concluiu que 8% admitia deixar de viajar para o Reino Unido se isso implicasse pedir um passaporte.

O Reino Unido recebeu cerca de 40 milhões de visitas de pessoas da UE em 2019.

Madremedia/Lusa

Universidade Sénior da Curia com matrículas abertas

A Universidade Sénior da Curia vai retomar o seu funcionamento no início do mês de outubro, encontrando-se, neste momento, a decorrer as matrículas para o ano letivo 2021/2022. A sessão de abertura do novo ano letivo está agendada para o próximo dia 6 de outubro, no auditório do Curia Tecnoparque. As aulas terão início no dia seguinte.

Os interessados em frequentar a USC, devem deslocar-se às instalações do Curia Tecnoparque para efetuar a respetiva matrícula, no horário das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, de 2ª a 6ª feira, devendo para o efeito respeitar todas as exigências da DGS.

A USC funciona em horário laboral, de segunda a sexta-feira. As atividades educativas decorrem em regime não formal, sem fins de certificação nem controlo de faltas, tendo como única finalidade a formação ao longo da vida.

A Universidade Sénior da Curia vai para o seu 15º ano de atividade, tendo sido inaugurada, no dia 31 de outubro de 2007, com o objetivo de proporcionar e dinamizar regularmente atividades socais, culturais, educacionais e de convívio preferencialmente para os maiores de 50 anos.

No ano letivo transato, a USC foi frequentada por cerca de 100 alunos. Esta é uma excelente forma de continuar a aprender, ao mesmo tempo que conhece novas pessoas e revê velhos amigos, num ambiente onde a cultura coabita com o lazer.

“Taxa Zero ao Volante”: A campanha que alerta para os perigos de conduzir com álcool no sangue

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam amanhã, dia 1 de outubro, a Campanha de Segurança Rodoviária Taxa Zero ao Volante”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021.

A decorrer entre os dias 1 e 5 de outubro, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool. Um em cada três condutores mortos em acidentes de viação apresenta uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l.

Vários estudos científicos demonstram que conduzir sob a influência do álcool causa várias perturbações, designadamente, ao nível cognitivo, ao nível do processamento de informação, da capacidade de reagir e da descoordenação motora. Também diminui o campo visual, provocando a chamada visão em túnel. Esta perda de capacidades, bem como as alterações de comportamento que podem levar a estados de euforia e desinibição, aumentam de forma muito significativa o risco de envolvimento em acidentes rodoviários.

Assim, a campanha “Taxa Zero ao Volante” integrará:

  • Ações de sensibilização da ANSR;
  • Operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o Plano Nacional de Fiscalização
    2021, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e
    para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que
    tange à condução sob a influência do álcool.

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

  • Dia 1 de outubro, às 20h00: AE 1, Km 14, Portagens de Alverca;
  • Dia 2 de outubro, às 14h00: Rotunda do Eucalipto, Coimbra;
  • Dia 3 de outubro às 14h00: Nó AE 3/AE 41, Maia;
  • Dia 4 de outubro, às 20h00: Jardim da Cordoaria, junto à antiga Cadeia da Relação, Porto;
  • Dia 5 de outubro, às 14h00: IC 2, km 172,350, Arrifana.

A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a condução sob a influência do álcool é um risco para a sua segurança e dos outros:

  • Com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l o risco de sofrer um acidente mortal duplica;
  • Os acidentes que decorrem da condução sob a influência do álcool são particularmente graves.

A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.

Webinar Cuidar na longevidade – o testemunho dos profissionais

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros vai organizar o Webinar Saber+2.0: Parentalidade Positiva e Consciente, amanhã, dia 1 de Outubro para assinalar o Dia Internacional do Idoso.

Saber+2.0: Webinar Cuidar na longevidade – o testemunho dos profissionais irá decorrer amanhã, das 21h
às 23h, através da plataforma online Cisco Webex.

O envelhecimento populacional é uma conquista e um enorme ganho, no quadro da longevidade e do aumento da esperança média de vida.

O aumento do envelhecimento em Portugal, com uma percentagem elevada de população idosa é, no entanto, frequentemente, referido como um “problema” e um cenário preocupante. Desde “peste grisalha” a “inverno demográfico”, tudo de triste, depressivo e “problemático” tem sido chamado a este conjunto heterogéneo de “faixas etárias”.

O principal desafio do envelhecimento é conseguir viver muitos anos com bem-estar e qualidade de vida, especialmente nos últimos anos de existência.

As pessoas querem viver mais, mas acima de tudo querem viver melhor. Não estamos apenas a falar de problemas de saúde física e/ou mental, mas também da necessidade de mudança de atitudes na sociedade.

O respeito, ou a falta dele, e a discriminação dos mais velhos são disso um bom exemplo.

A Enfermagem e outras Profissões de Saúde têm o dever de zelar pelo cuidado com qualidade, promover a segurança dos cuidados de saúde e contribuir para a prevenção da doença.

Os papéis que cada um de nós (Profissionais de Saúde), a Sociedade em geral e o Estado devem desenvolver,
muitas vezes, não são entendidos como complementares, contudo todos devem estar interligados e são necessários.

Sofia Nunes, Mestre em Gerontologia, Gestora de Comunidade da Sioslife e dinamizadora do Projecto
Interage by Sioslife, trabalhou igualmente no Centro Comunitário da Gafanha do Carmo; Rafael Efraim Alves,
Enfermeiro, Mestre em Geriatria e Gerontologia no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, no Serviço de Psiquiatria Geriátrica e co-fundador Instituto Gineste Marescotti Portugal - Cuidados Humanitude®; e Nádia Alhadas, Enfermeira a trabalhar no Lar Quinta Verde - Repouso e Lazer, são os prelectores deste webinar. Joana Ferreira, Enfermeira, Mestre em Enfermagem de Saúde do Idoso e Geriatria e Vogal Conselho Jurisdicional Regional da SRCentro será a moderadora do evento.

Este Webinar, com atribuição de 0,35 Créditos de Desenvolvimento Profissional, é aberto a todos os enfermeiros e estudantes de enfermagem com interesse pela temática, sendo a inscrição gratuita, mas obrigatória no Balcão Único:

https://balcaounico.ordemenfermeiros.pt/SIGENF_BU/pt-PT/0/SOE/Acti1/ACTI1PUB_Show/9f2cc807-aafe-45fe-a475-a9bb2fa27427?nav=P3bisNjC