O
executivo da Câmara Municipal de Cantanhede lançou o desafio ao seu
gabinete de comunicação para a criação de uma nova Logomarca que
demonstrasse as características únicas, verdadeiramente distintivas
e identitárias do concelho.
O
desafio foi amplamente superado com a criação desta nova imagem,
que tem por elementos base a
inovação, competência, credibilidade, sustentabilidade, dinâmica
e jovialidade, com que se pretende criar uma célere identificação
do Município de Cantanhede, quer a nível nacional, quer a nível
internacional.
Assim,
durante o mês de maio, a equipa da autarquia trabalhou com afinco e
apresentou as suas propostas, tendo os setes elementos que compõem o
executivo liderado por Helena Teodósio escolhido, por unanimidade, a
Logomarca que hoje se apresenta oficialmente ao público.
“Pensamos
ter encontrado a melhor solução para apresentarmos o nosso
Município, com a certeza de que o trabalho desenvolvido pela equipa
de comunicação da Câmara Municipal reflete as ideias de um
executivo virado para a modernidade e para um futuro cada vez melhor
no nosso concelho”, afirmou
Helena Teodósio, na reunião de Câmara do dia 2 de junho, momento
escolhido para apresentar a versão final da logomarca de Cantanhede.
Na
elaboração dos estudos para a concretização do logótipo para o
concelho de Cantanhede a equipa não ficou alheia às características
naturais e de valor singular, que fazem desta região um local
aprazível para visitar e ideal para fixar residência. De destacar,
a aposta dos sucessivos executivos municipais na intensificação das
boas práticas ambientais, quer através de investimentos realizados
em infraestruturas e equipamentos, quer na sensibilização e
mobilização dos diferentes sectores da população para a adoção
de comportamentos norteados para a valorização e preservação do
ambiente.
A
este nível será importante destacar a atribuição da Bandeira Azul
à Praia da Tocha, pelo 30.º ano consecutivo, símbolo que comprova
a qualidade balnear, nomeadamente na reconhecida qualidade da água e
boas práticas ambientais, assim como a Bandeira Praia Dourada à
Praia do Palheirão.
Também
fruto do êxito de políticas assertivas no domínio ecológico,
nomeadamente, no que diz respeito à qualidade do meio ambiente e na
educação para a sustentabilidade, o município tem conquistado
sucessivamente a Bandeira ECO XXI, de há 13 anos a esta parte.
Será
importante realçar ainda, que a edilidade cantanhedense mantém o
brasão da cidade em cerimónias e atos solenes.
PERCURSO
GRÁFICO
O
percurso que levou ao resultado final passou por vários estudos
focados essencialmente nas temáticas água do mar, representada pela
gota descendente, água da nascente (potável), representada pela
gota ascendente e o sol.
Ainda
dentro da mesma temática, houve preocupação em introduzir um
terceiro elemento – a terra, representado na base da “onda” a
verde.
Num
segundo momento, a equipa optou pela representação da Onda a azul;
o sol a amarelo; o terreno “lavrado”, a linhas horizontais a
preto; e água de nascente, representada pela gota que nasce da terra
e na cor verde simbolizando água pura no seu estado natural.
A
etapa seguinte consistiu em passar os esboços para o digital e dar
continuidade ao processo de desenvolvimento gráfico da mensagem que
se pretende que a logomarca transmita.
Chegados
aqui, o grupo constatou que se tinha alcançado o resultado que se
pretendia, no entanto, esta solução não cumpria grande parte dos
requisitos que devemos identificar num logótipo.
Reconhecendo
nesta solução uma linguagem objetiva, bem percetível da mensagem e
com dinamismo, ainda estava longe de ser um logótipo voltado para o
futuro e com a simplicidade gráfica que lhe permitisse facilmente
ser adotada a vários suportes de divulgação.
ETAPA
FINAL
Importa
esclarecer que um logótipo não a marca, é sim representação
visual do nome da marca. Temos assim duas funções essenciais do
logótipo:
-
Neste ponto do percurso, a equipa procurou simplicar a mancha gráfica
que caracteriza a onda. Seguindo esta premissa, foi reduzido os
elementos ao mínimo essencial procurando a simplificação gráfica
e tonal tornando-o menos ruidoso graficamente e, consequentemente,
mais duradouro e multifacetado.
-
A solução obtida resultou da simplificação da onda agora
representada pelo conjunto do traçado azul, do suprimento da
ilustração do sol e da gota ascendente. Esta proposta representa um
salto significativo na procura de um logótipo que transmita os
“elementos estratégicos da marca Cantanhede”: Inovação;
Competência; Credibilidade; Sustentabilidade; Dinâmica;
Jovialidade.
Com
este resultado, é possível identificar os referidos valores na
presente solução e o Município de Cantanhede acredita que a
proposta transmite uma mensagem indiscutível de modernidade e
elegância.
A
autarquia reconhece que este logótipo contém a essência do
sentimento generalizado da população que reside no concelho ou que
o visita, como um município moderno, carismático, limpo,
cristalino, autêntico, que cuida do seu património natural e
transmite esse conceito e compromisso às gerações futuras.