terça-feira, 31 de maio de 2022
55 mil pombos-correio portugueses nos céus da Península Ibérica
Deputado franco-português diz que mandato o aproximou das raízes portuguesas
Tribunal Constitucional chumba nome de Almeida Costa para novo juiz conselheiro
PJ apreende quase tonelada e meia de cocaína em veleiro em alto mar
Deputado russo sugere raptar ministros da NATO que visitem a Ucrânia
Ex-princesa do Qatar encontrada morta no sul de Espanha
Com voto contra do PCP, AR aprova deslocação de deputados portugueses ao parlamento de Kiev
Madremedia/Lusa
DIA DO MUNICÍPIO CELEBRADO PELA PRIMEIRA VEZ NA MARINHA GRANDE
- Medalha de Honra do Município - Aníbal Henriques Abrantes;
- Medalha Municipal de Mérito Social - Leonília Rijo Martinho;
- Medalha Municipal de Mérito Cultural - Jorge Amadeu Vieira Mourato;
- Medalha Municipal de Mérito Educativo - Cesário António Gonçalves da Silva;
- Medalha Municipal de Mérito Desportivo - Hugo Fernando Lucas Gaspar;
- Medalha Municipal de Mérito Económico - José Pedro Barosa e Victor Manuel de Noronha Santos Gallo;
- Medalha Municipal de Mérito Humanitário - Nadya Shkuru;
- Medalha Municipal de Mérito Científico - Maria do Rosário Gomes André.
Vinhos Bairrada harmonizam ciclo de quatro eventos São 7 na Eira
Há 440 praias com qualidade de ouro em 2022
Rosário Silva/RR
Proença-a-Nova | Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal são Praias com Qualidade de Ouro 2022
As praias fluviais da Aldeia Ruiva, da Fróia e do Malhadal são Praias com Qualidade de Ouro 2022, de acordo com o comunicado que a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza divulgou esta terça-feira, 31 de maio. Enquanto Fróia e Malhadal renovam o galardão, Aldeia Ruiva recupera a distinção depois de ter estado encerrada ao público devido às obras de beneficiação que recebeu. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, mostra-se naturalmente satisfeito com a atribuição deste selo de qualidade. “Sabemos que as nossas praias fluviais continuam a ser um dos principais atrativos turísticos do concelho e, por isso, temos realizado importantes investimentos nestes locais, sempre com o objetivo de criar renovados motivos de interesse para a permanência no território. Ainda que o Município e as entidades competentes realizem o controlo periódico à água das praias, esta distinção reforça a confiança dos veraneantes na sua utilização”, refere.
Para além das águas límpidas, com qualidade de ouro, a praia fluvial da Aldeia Ruiva tem este ano uma novidade: a piscina biológica na margem direita da Ribeira da Isna, uma forma de sensibilizar os utilizadores quanto à necessidade de preservar ecossistemas e a sua biodiversidade. No Malhadal continuará à disposição de miúdos e graúdos o parque aquático do Fluvifun, o conjunto de insufláveis que estará disponível a partir de 26 de junho. No caso da Fróia, mantém-se a beleza que caracteriza esta praia, aliado a equipamentos como o Centro Cyclin’ Portugal, com percursos pedestres marcados. Recorde-se que durante a época balnear, de 18 de junho a 11 de setembro, estão ainda disponíveis as zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e as piscinas públicas de São Pedro do Esteval e Pedra do Altar.
A nível nacional, a Quercus distinguiu 440 zonas balneares em 118 municípios, entre território continental e insular, das quais 359 são costeiras, 72 interiores e 9 de transição. Entre outros critérios, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, todas as análises realizadas na última época balnear deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente.
Ansião | Olimpíadas reconhecidas pelo Comité Olímpico
A 2ª edição das Olimpíadas do 1º CEB realizou-se no passado dia 27 de maio no Estádio Municipal de Ansião.
A competição contemplou provas de atletismo, como a velocidade e o trail, a ginástica e o andebol, procurando promover o gosto pela prática desportiva e, simultaneamente, hábitos de vida saudável e também momentos de são convívio entre os participantes.
Como uma atividade de reconhecida importância para o desenvolvimento integral dos nossos alunos e alunas, foi reconhecida pelo Comité Olímpico de Portugal, que a incluiu no seu Programa de Educação Olímpica, sobe o lema dos Valores Olímpicos: EXCELÊNCIA, AMIZADE e RESPEITO.
Tendo envolvido cerca de 170 atletas dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico, a iniciativa resultou de uma organização do Município de Ansião, em parceria com o pES - Projeto Enriquecer Sentidos, do Agrupamento de Escolas de Ansião, e com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Ansião.
X Festival da Codorniz no Landal – Caldas da Rainha, uma das maiores produtoras de aves do País 2 a 5 de Junho: gastronomia, artesanato e muita animação
Sendo a freguesia caldense Landal responsável por mais de 75 por cento das codornizes consumidas a nível nacional, é também onde se pode degustar esta iguaria de todos os géneros e feitios.
Com inauguração marcada para as 18h30 do dia 2 de Junho, este evento promete quatro dias de animação para todos os seus visitantes, tanto para o deleite gastronómico, como para os amantes da música e dança popular. Haverão ranchos, música de acordeão, tunas e bandas, sem esquecer a actuação de uma academia de dança e a garantia de espaço para quem gostar de baile e quiser dar o seu pé de dança.
Ao fim de uma década deste Festival, é altura de conhecer mais acerca dos contornos da sua produção, e por isso mesmo, no último dia do Festival deste ano, a 5 de Junho, pelas 9h30 da manhã, os interessados poderão fazer uma caminhada pela Rota da Codorniz.
Este é um Festival que anualmente se reinventa, onde há sempre novas receitas por descobrir: grelhadas ou fritas, mais ou menos condimentadas, descobre-se novos gostos a cada evento. E já que falamos de festival gastronómico, o Pão-de-ló do Landal e as Peras Bêbadas são prova obrigatória.
A codorniz e o Landal
Muito se tem desenvolvido desde o início da sua exploração no Landal, em 1976, por Manuel Louro Miguel, que regressado das ex-colónias, se dedicou a este negócio, que viria a assumir grande importância para a economia local.
O Festival nasce em 2011, com vista a ser promoção da produção local, ajudando a conhecer melhor as diferentes formas de cozinhar a codorniz e que hoje seja produto habitual nas mesas portuguesas, pois trata-se de um alimento saudável, rico em proteína e aminoácidos essenciais, mas pobre em gorduras, já que por cada 100 gramas consumidas, contabiliza-se 106 calorias com apenas 1,6 gramas de gordura.
Tal como quem trabalha nesta exploração soube inovar-se nos métodos, também o Festival da Codorniz teve de criar melhorias para melhor receber os milhares de visitantes que todos os anos ali se deslocam, sobretudo na oferta gastronómica, estacionamento disponibilizado, número de tasquinhas e lugares sentados, assim como no programa musical e cultura.
Escola de Tecnologia do IPCA celebra 18 anos com aumento da oferta educativa
No passado dia 30 de maio, a Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) celebrou os seus 18 anos com a “casa cheia”!
Foi em 2004 que a EST iniciou a sua atividade, apenas com um curso de Licenciatura, contando atualmente com uma oferta educativa focada na Engenharia com cursos de Licenciatura, Mestrado, Pós-graduação, cursos avançados e um Doutoramento em associação com a Universidade Europeia.
“Parece que foi ontem, mas faz 18 anos que nasceu a Escola Superior de Tecnologia do IPCA” foi desta forma que a Presidente do IPCA iniciou o seu discurso parabenizando todos os que estão, e estiveram, envolvidos no crescimento desta escola e na sua afirmação no espaço nacional e europeu do ensino superior e da investigação.
A Presidente do IPCA aproveitou ainda a oportunidade para enaltecer o apoio da Câmara Municipal de Barcelos nas áreas da investigação, da inovação e do alojamento dos estudantes com a aquisição e a cedência do direito de superfície ao IPCA da Quinta do Patarro.
A vereadora Mariana Carvalho, frisou a emoção em assinalar esta data pois assistiu (como docente) ao nascimento da EST que com “vontade e ambição conseguiu este crescimento consolidado e invejável atingindo esta maturidade notável que hoje tem”.
Seguiu-se o discurso da Presidente da Associação Académica do IPCA, Mariana Lima, que enalteceu o crescimento a olhos vistos da segunda escola mais antiga do IPCA: “18 anos de história, marcados pelo trabalho, compromisso e estratégia de todos os que passaram e deixaram um pouco de si e fizeram com que a EST tivesse este crescimento e reconhecimento”.
No dia em que a EST atinge a maioridade, o diretor da escola, Vítor Carvalho, fez um balanço positivo destacando 4 momentos marcantes e disruptivos da evolução da Escola: “Em 2009, com a abertura dos primeiros 2 cursos de Licenciatura em Engenharia; em 2014 e 2018, com a instalação no campus do IPCA e reforço das instalações definitivas, construídas e equipadas em parte significativa com receitas próprias do IPCA; em 2018, com a criação do primeiro centro de investigação e desenvolvimento da EST, em Inteligência Artificial Aplicada (2Ai) e a posterior co-fundação do Laboratório Associado em Sistemas Inteligentes (LASI); e em 2021 com a acreditação do 1º curso em Portugal de Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais, em associação com a Universidade Europeia”.
O diretor não terminou sem antes deixar as novidades para o próximo ano letivo com o alargamento da oferta educativa no que aos cursos de Mestrado diz respeito: “Pretendemos oferecer pela primeira vez 4 Mestrados profissionais com a duração de 1 ano, e dirigidos para os profissionais com pelo menos 5 anos de experiência, nomeadamente o: Mestrado Profissional em Cibersegurança e Informática Forense; Mestrado Profissional em Gestão de Operações; Mestrado Profissional em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento e o Mestrado Profissional em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM”.
Seguiram-se uma série de apresentações ao mais alto nível do, Coordenador do Centro de Investigação em Inteligência Artificial Aplicada (2Ai), João Vilaça, com destaque para os contributos do centro 2Ai como agente impulsionador da ciência e tecnologia na região, bem como do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos, sobre os desafios da engenharia no desenvolvimento empresarial e, por último, do Diretor do Centro Nacional de Cibersegurança, Lino Santos, destacando os Desafios da Cibersegurança em Portugal.
Foi ainda assinado um protocolo de cooperação para o apoio técnico-científico, da realização de Estágios e Projetos de estudantes entre o IPCA na pessoa do diretor da EST, Vítor Carvalho, o Administrador da TechFrame, o Engenheiro Carlos Mora e a Diretora Executiva da Iniciativa Digital Valley, Gorete Lopes.
Para fechar a sessão comemorativa dos 18 anos da EST, procedeu-se à distinção dos vencedores do 6º Simpósio de Investigação Aplicada, dedicado à investigação e projetos aplicados realizados pelos estudantes de mestrado da EST com o apoio das seguintes empresas: F3M Information Systems, Primavera Software, Grupo Bernardo da Costa, SGS e ao Banco Santander.
Ana Teixeira
Junior Tour a caminho das ondas de São Jacinto em Aveiro
|
Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Cantanhede entrou em funções
A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR) de Cantanhede já está em funções, nos termos do Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro, que estabelece o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) no território continental e define as suas regras de funcionamento.
Na primeira reunião deste órgão de coordenação que tem como missão operacionalizar o SGIFR, à escala municipal, substituindo a Comissão Municipal de Defesa da Floresta, foi também aprovado o regimento de funcionamento e o Plano Operacional Municipal (POM) para o ano 2022, bem como dado conhecimento do ponto de situação dos trabalhos previstos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 2019-2028.
A reunião finalizou com a apresentação da Carta Estrutural de Perigosidade de Incêndio Rural e as Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança obtidas a partir daquela carta, da responsabilidade do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tendo sido expressadas as preocupações quanto às limitações e constrangimentos que estas cartas implicam.
A CMGIFR de Cantanhede é composta pela Presidente da Câmara Municipal (ou o seu substituto legal), que a preside, até dois representantes das freguesias do concelho, designados pela Assembleia Municipal, um representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Coordenador Municipal de Proteção Civil, um representante da Guarda Nacional Republicana, um elemento de Comando dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, um representante das organizações de produtores florestais, um representante do Conselho Diretivo das Unidade de Baldio, um representante da Rede Elétrica Nacional, um representante da E-REDES e um representante da CIM-RC, sendo apoiada pelo Gabinete Técnico Florestal (GTF) do Município de Cantanhede.
Aveiro | Sessão Pública de Apresentação do Caminho Marítimo de Santiago
No próximo domingo, dia 05 de junho, pelas 17h00, decorre a Sessão Pública de Apresentação de um novo Produto Turístico – O Caminho Marítimo de Santiago - a decorrer no Convés da Caravela Portuguesa Vera Cruz, no Cais dos Bacalhoeiros – Ponte de Cais n.º2, na Gafanha da Nazaré, numa parceria da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), com a UPSTREAM - Valorização do Território e a FÓRUM OCEANO - Associação da Economia do Mar.
O projeto “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal” pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, no ano 40 do primeiro milénio transportou o corpo do Santo peregrino desde Jaffa na Palestina até Campus Stella na Galiza. O Cruzeiro Inaugural em 2022 teve início em Vila Real de Santo António a 28 de maio e término no dia 13 de junho em Santiago de Compostela.
Assim, através das seis Estações Náuticas da Ria de Aveiro (certificadas como Estações Náuticas de Portugal) - Ílhavo, Aveiro, Ovar, Murtosa, Estarreja e Vagos – iremos acolher entre os próximos dias 4 e 6 de junho cerca de 20 embarcações de recreio que estão a fazer esta “peregrinação marítima”, liderada pela Caravela Portuguesa Vera Cruz.
A chegada das embarcações à Ria de Aveiro está prevista para o dia 4 de Junho a partir das 17h00. Perspetiva-se que a Caravela Vera Cruz seja a primeira a chegar, a partir desta hora. Ficará ancorada no “Porto Bacalhoeiro” (Porto de Pesca do Largo do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré). As restantes 17 embarcações serão acolhidas e distribuídas pelos vários portos de abrigo e/ou pesca da Região.
No domingo, dia 5 de Junho, a Caravela estará aberta ao público, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30.
Os tripulantes do cruzeiro verão a manhã ser dedicada a visitas de aspetos turísticos e religiosos da Região. Pelas 13h30 todos os peregrinos juntar-se-ão no Cais Criativo Costa Nova (oferecido pelo Câmara Municipal de Ílhavo) para almoçar e confraternizar com as entidades locais.
A partida das embarcações está prevista para as 08h00 do dia 6 de Junho e serão acompanhadas pelos nautas da Ria de Aveiro até à saída da barra da Ria de Aveiro onde os peregrinos seguirão o seu caminho.
Além das autarquias envolvidas esta iniciativa tem a colaboração dos parceiros das seis estações náuticas envolvidas, e muito em especial, do Porto de Aveiro, da Docapesca, do CNBB – Clube Náutico Boca da Barra, do À Vela – Associação Aveirense de Cruzeiro, do CVCN – Clube de Vela da Costa Nova, da ANRGN – Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré, do MCG – Marinha Clube da Gafanha e ainda da APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro.
A Ria de Aveiro, polo de marca turística do Centro de Portugal, e a suas seis estações náuticas certificadas, contam assim com mais um Produto Turístico - uma rota náutica e religiosa, que poderá ser praticada em qualquer altura do ano e recebida pelos clubes náuticos localmente instalados, proporcionado, uma experiência em condições de segurança que permitirá aos praticantes da náutica de recreio, testar as grandes qualidades existentes na Ria de Aveiro no âmbito do turismo náutico.
Já se contam os dias para o regresso das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja
CASTELO DE PAIVA | Dois dias com muita animação musical. SABARIZ/PARAÍSO VAI PROMOVER XVII PROVA DE VINHOS E PETISCOS
Marinha Grande | ALUNOS E PROFESSORES ERASMUS EM INTERCÂMBIO NO CONCELHO
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e a vereadora da educação, Ana Alves Monteiro, receberam na passada segunda-feira, 30 de maio, no Salão Nobre dos Paços do concelho, dois grupos de participantes em projetos Erasmus, que se encontram a realizar intercâmbios com escolas do concelho.