sábado, 31 de agosto de 2024

Marinha Grande | LIS INAUGURA INSTALAÇÕES

 As obras de requalificação do edifício do LIS - Leiria International School (LIS), localizado na Rua Dom João Pereira Venâncio, na Marinha Grande, foram inauguradas na manhã do dia 31 de agosto.
O momento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; da vereadora da educação, Ana Alves Monteiro; do bispo da Diocese de Leiria -Fátima, Dom José Ornelas; dos responsáveis do Grupo Pragosa, proprietário do estabelecimento de ensino; de outros membros da Diocese; do pároco da Marinha Grande, Patrício Oliveira; alguns docentes do LIS; entre outros convidados.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, confessou que aquele “oi "um dia particularmente emocionante para mim, ao ver este espaço no qual estudei, há 48 anos, transformado na Leiria International School”. Acrescentou que a nova infraestrutura vai permitir garantir "uma educação de excelência, sendo uma referência não apenas na Marinha Grande, como para toda a região centro”.
A vereadora Ana Alves Monteiro salientou que o LIS oferece uma abordagem moderna e internacional do ensino, que prepara os jovens para os desafios globais.
Os responsáveis do LIS agradeceram ao Município a colaboração dada no âmbito do licenciamento desta requalificação e enfatizaram a importância das melhorias no Campus onde a escola se estabelece, para o compromisso em oferecer uma educação de qualidade, distintivo na região, com o inglês como língua principal de ensino, incentivando os alunos (do pré-escolar ao ensino secundário) a serem agentes de mudança.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Águeda | Nota de pesar

 A Câmara Municipal de Águeda manifesta a sua consternação pelo falecimento dos militares da GNR - Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), na sequência da queda do helicóptero no Rio Douro, no Peso da Régua.

“Neste momento difícil, expressamos as nossas mais sinceras condolências às famílias e amigos dos militares falecidos no cumprimento do dever da sua missão, bem como à GNR”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, agradecendo e reconhecendo publicamente o sacrifício e coragem de “todos os que diariamente colocam a sua vida em risco para proteger os nossos cidadãos e a nossa comunidade”.

Com os melhores cumprimentos,
Gabinete de Comunicação e Imagem
*Ana Sofia Pinheiro

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Marinha Grande | 2.º ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 O Município da Marinha Grande realiza o “2º Encontro Municipal de Educação - (Re)Inventar o futuro em Educação”, nos dias 5 e 6 de setembro de 2024, no Teatro Stephens, reunindo oradores conceituados a nível nacional para debater temas transversais à educação, ação social e às famílias.
A iniciativa, cuja participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia e à lotação da sala, é organizada em parceria com o Centro de Formação Leirimar, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente e o Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria.

O Encontro é dirigido a educadores, docentes e famílias. Perante o desígnio que é lançado pela Agenda 2030, nomeadamente ao envolver todos os agentes na nobre missão associada ao ODS4 - garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, entende-se que qualquer território deverá encorajar hoje, mais do que nunca, o diálogo entre os diversos atores educativos.

As inscrições gratuitas devem ser formuladas até ao dia 3 de setembro, através do link 
O programa do evento é o seguinte:

2.º ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO | 2024
(Re)Inventar o futuro em Educação
5 SETEMBRO | Casa da Cultura Teatro Stephens
9H30 – Receção aos participantes

10H00 - SESSÃO DE ABERTURA 
Aurélio Ferreira| Presidente da Câmara Municipal 
Paulo Batista dos Santos |Secretário Intermunicipal CIM Região de Leiria 
Fernando Alexandre | Ministro da Educação, Ciência e Inovação (a confirmar)

11H00 – CONFERÊNCIA | (RE)INVENTAR O FUTURO EM EDUCAÇÃO
Carlos Fiolhais |Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra

12H00 – Pausa para almoço
14H30 – PARENTALIDADE CONSCIENTE
Mariana Pimentel | Investigadora na Equipa dos Anos Incríveis na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

15H30 – Pausa para café
16H00 – INCLUSÃO SOCIAL E CULTURAL
Fernando Luís Santos | Programa Escolas2030 |Fundação Aga Khan
Dina Soares | Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes

6 DE SETEMBRO | Casa da Cultura Teatro Stephens
09H30 – CONFERÊNCIA | SENTIR, IMAGINAR E CRIAR
Eduardo Sá| Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e ISPA

10H30 – Pausa para café
11H00 – TERRITÓRIO(S) EDUCATIVO(S) INOVADOR(ES)
Agrupamento de Escolas Vieira de Leiria 
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente 
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente

12H30 – SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Entrega de Lembranças aos Docentes Aposentados 
Ana Alves Monteiro | Vice-presidente e Vereadora da Educação 

14H30 – VISITA A ESPAÇOS CULTURAIS
- Visita imersiva à Casa-Museu Afonso Lopes Vieira 
- Visita guiada ao Edifício Cosmos Azul Mar

Organização
Município da Marinha Grande 
Parcerias
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente 
Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria  
Centro de Formação Leirimar.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PROGRAMAÇÃO NA CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA EM SETEMBRO

 CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA

Rua Dr. Adolfo Leitão, n.º 4 – 2430-511 São Pedro de Moel | +351 964307878 | casamuseu.alv@cm-mgrande.pt

Aberta ao público até 8 de setembro de 2024
A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira está instalada no primeiro andar da antiga residência do poeta, área de maior importância na vida literária do poeta, uma vez que foi aí que escreveu grande parte das suas obras literárias e onde como homem de letras, amante da Arte e da Natureza, recebeu muitos escritores e intelectuais da época.
O visitante pode assim deleitar-se com o espólio musealizado do poeta, à imagem de como o teria deixado após a sua morte, de que fazem parte inúmeros objetos pessoais bem como alguns exemplares da sua obra literária. 
A casa possui ainda uma capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima, mandada construir pelo poeta para a sua mulher, Helena Aboim, e inaugurada a 12 de agosto de 1929.
1 a 8 de setembro
POESIA NA RUA
Partilha de poesia nas ruas, comércios e praia de São Pedro de Moel, por Afonso Lopes Vieira e Amélia Rey Colaço, com distribuição de “Poesia na mão” e de comunicação com as atividades a decorrer em São Pedro de Moel.

1 a 8 de setembro
POEMA NA MÃO 
Encenação da distribuição clandestina do livro “Éclogas de Agora”, em homenagem à celebração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 juntamente com a entrega do poema vencedor do Concurso de Poesia 2023 (“Quando eu Morrer”, de Vera Catarino).
7 de setembro . sábado . 18h30
Pátio da casa
TERTÚLIA CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO 
A técnica é livre e o envio dos trabalhos é feito em formato digital. Júri: Arquiteto João Correia, Ilustradora Liliana Barata, Arquiteto Ricardo Camacho e a artista plástica Vânia Colaço.
Público-alvo: crianças dos 6 aos 12 anos; jovens dos 13 aos 17 anos; e adultos a partir dos 18 anos.
Participação: livre e gratuita.

VISITAS ENCENADAS
VISITAS ENCENADAS POR DONA HELENA BARRADAS: afilhada e governanta da casa, Dona Helena Barradas, recebe as visitas de Afonso Lopes Vieira num espetáculo de teatro imersivo, onde o público fica a conhecer a vida do poeta e curiosidades da época
1 de setembro. domingo
15h00, 16h00, 19h00
5 de setembro. 5.ª feira
15h00, 16h00, 18h00, 19h00
6 de setembro. 6.ª feira
15h00, 16h00
8 de setembro. domingo
15h00, 21h15, 22h00

VISITAS ENCENADAS POR AFONSO LOPES VIEIRA E AMÉLIA REY COLAÇO: as já tradicionais visitas por Afonso Lopes Vieira e Amélia Rey Colaço, num espetáculo de teatro imersivo, onde se dará enfase a Luís Vaz de Camões (em celebração dos 500 anos do seu nascimento) e à ditadura de Salazar (em homenagem aos 50 anos do 25 de abril).
1 de setembro. domingo
17h00, 21h30
5 de setembro. 5.ª feira
21h30
6 de setembro. 6.ª feira
17h00, 19h00, 21h30
7 de setembro. sábado
15h00, 17h00, 21h30 | visitas com poemas de Afonso Lopes Vieira musicados e tocados ao vivo (piano e guitarra), na personagem de Alexandre Rey Colaço
8 de setembro. domingo
16h00, 18h00 | visitas com poemas de Afonso Lopes Vieira musicados e tocados ao vivo (piano e guitarra), na personagem de Alexandre Rey Colaço

Público-alvo: geral
Participação: gratuita, por ordem de chegada e sujeita à lotação do espaço.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Porto de Mós celebra o SéniorMós: uma iniciativa para a população 65+

 Entre os dias 2 de setembro e 1 de outubro, Porto de Mós volta a acolher o SéniorMós, uma iniciativa dedicada à população com mais de 65 anos, com o objetivo de promover o seu bem-estar, a saúde e o convívio. Durante este mês, os seniores do concelho terão à sua disposição um vasto leque de atividades desportivas, passeios culturais, convívios, exposições, piqueniques e conferências, especialmente pensadas para proporcionar momentos de alegria e novas experiências.
O SéniorMós é, por isso, mais do que um conjunto de eventos, é uma mudança de paradigma na forma como o município olha para a terceira idade. Quem convive de perto com esta população reconhece facilmente a alegria, a resiliência e o entusiasmo com que encaram atividades desta natureza. Foi com este espírito que o SéniorMós foi concebido, proporcionando oportunidades para viver de forma salutar.
 
O Almoço Sénior, um dos momentos altos do programa, será mais uma ocasião para reforçar laços e criar memórias que irão, certamente prolongar este “estado de espírito” positivo e ativo ao longo de todo o ano.
 
Este mês será uma oportunidade única de partilha de experiências e de incentivo ao envelhecimento ativo, estando todos convidados a participar.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Marinha Grande | PROGRAMAÇÃO DO EDIFÍCIO COSMOS AZUL E MAR EM SETEMBRO

 ÉPOCA BALNEAR | SÃO PEDRO DE MOEL
COSMOS AZUL E AZUL
Até 8 de setembro de 2024
HORÁRIO
Aberto de segunda a domingo - encerra 4ª feira - com o seguinte horário:
2ª, 3ª, 5ª e 6ª – das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00
Sábado e Domingo – das 10h00 às 12h30, das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00
CONTACTO (964307878)
Entrada gratuita

JOGOS
ESCAPE GAME KIDS DE TABULEIRO
ESCAPE GAME DE TABULEIRO
Disponíveis diariamente para utilização pelos visitantes durante o horário de funcionamento do espaço
1 de setembro . domingo
15h30-17h30 . BOSQUE CRIATIVO com Liliana Barata
Criação de quadros de papelão com animais do bosque com materiais naturais e reciclados.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

2 de setembro . 2ª feira
15h30-17h30 . OFICINA DE MARIONETAS com Miguel Linares
Criar uma marioneta com a técnica de fios.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

19h00- 21h00 . OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO com Carolina Santarino
Trabalho com técnicas do ator para conhecer as bases do seu trabalho em cena.
Público-alvo: jovens e adultos

3 de setembro . 3ª feira . 15h30 -18h30
STOP MOTION 1 (1 de 2) com Carolina Santarino
Stop Motion é uma técnica que utiliza um conjunto de fotografias, que colocadas todas juntas a alta velocidade, origina um filme de animação. Vamos criar uma história com cenários e personagens Lego.
Público-alvo: dos 8 aos 16 anos

5 de setembro . 5ª feira
16h00 -17h30 . SESSÃO DE CINEMA INFANTO-JUVENIL
Público-alvo: maiores de 6 anos

22h00-23h00 . 48H FILM PROJECT
Exibição de curtas-metragens criadas no âmbito do projeto internacional 48Hours Film Project.
Público-alvo: maiores de 12 anos

6 de setembro . 6ª feira . 15h30-18h30
STOP MOTION 2 (2 de 2) com Carolina Santarino
Stop Motion é uma técnica que utiliza um conjunto de fotografias, que colocadas todas juntas a alta velocidade, origina um filme de animação. Vamos criar uma história com cenários e personagens Lego.
Público-alvo: dos 8 aos 16 anos

7 de setembro . sábado
10h30-12h30 . OFICINA DE TEATRO com Miguel Linares
Dinâmicas de grupo, técnica dos animais, construção de personagens e jogos de improviso.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

15h30-17h30 . OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS com Fabiana Gomes
“Quem foi Andy Warhol - vida e obra": trabalho de desenho inspirado pela Pop Art, com apresentação dos trabalhos aos Pais.
Público-alvo: maiores de 6 anos

19h00 . PALESTRA “A GEOLOGIA DE S. PEDRO DE MOEL: HISTÓRIAS DE MARES E MARISCOS”
Palestra em São Pedro de Moel sobre a divulgação e valorização do património geológica e paleontológico, de excecionalidade, que caracterizam as arribas entre a Praia Velha e São Pedro de Moel (até à Praia de Água de Madeiros).
PRELEÇÃO: Prof. Luis Duarte (Faculdade de Tecnologia e Ciências da Universidade de Coimbra)
Organização: Município da Marinha Grande em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Central despede-se da exposição “Porto de Nós – Confluências Transnacionais”

 Exposição “Porto de Nós – Confluências Transnacionais”: exposição com maior expressão em Portugal, no âmbito do cinquentenário da revolução.
 
Decorreu ontem, dia 29 de agosto, na Central das Artes, em Porto de Mós, a sessão de encerramento da exposição “Porto de Nós – Confluências Transnacionais”, com a presença de João Carlos Silva e Ricardo Barbosa Vicente, curadores da exposição, Maria Inácia Rezola, comissária executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, entre vários artistas.
Com peças de 45 artistas, espelhando a cultura de sete países – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - a exposição teve curadoria de João Carlos Silva e de Ricardo Barbosa Vicente, tendo registado mais de mil visitantes.
 
Volvidos quase 5 meses desde o início da exposição, a 12 de abril, este foi um encontro artístico inédito em Porto de Mós, aclamado pela crítica e, como o próprio 25 de abril, um rasgo de audácia, por parte do executivo municipal e da comissão de honra das comemorações, liderada por Luís Amado.
 
Esta exposição fez-se soar em diferentes cantos do mundo, e trouxe a Porto de Mós um pouco da cultura e história destes países, nomeadamente Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, cujos corpos diplomáticos estiveram presentes em Porto de Mós, com manifestações artísticas e culturais diversas, acompanhadas pela visita guiada à exposição pela voz dos artistas oriundos desses países.
 
Na sua intervenção, João Carlos Silva elogiou a coragem do executivo na realização da exposição com maior expressão em Portugal, no âmbito do cinquentenário da revolução, referindo que o seu objetivo foi reforçar os laços entre os países de expressão portuguesa que viveram juntos momentos decisivos da sua história, relembrando que a busca pela liberdade também contou com o contributo dos movimentos de libertação.
 
Maria Inácia Rezola fez questão de referir que as celebrações de Abril emergiram por todo o país mas Porto de Mós foi pioneiro na duração do programa e nas atividades desenvolvidas, com especial destaque para os ciclos de conferências, a exposição que agora encerra e a obra das comemorações, cujo segundo volume será lançado no final do ano. A comissária deixou, ainda, o alerta para que a celebração de Abril não termine em 2024, e que se prolongue no tempo, destacando a data das primeiras eleições livres e a data das primeiras eleições autárquicas.
 
Finalmente, Jorge Vala fez uma resenha do programa trienal das celebrações, destacando a importância das ações que tocaram, de forma particular, a camada mais jovem da população, alertando para a importância dos jovens contribuírem para a preservação dos valores democráticos.
 
O autarca encerrou afirmando que Porto de Mós celebrou Abril sem embaraços de qualquer ordem, escolhendo encerrar as comemorações invocando uma das suas heranças mais importantes, que foi o fim da guerra, a independência dos países africanos e a gradual normalização das relações de Portugal com estes países, nos últimos 50 anos.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Marinha Grande | TERTÚLIA E ENTREGA DE PRÉMIOS DE CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO

 O Município da Marinha Grande vai realizar uma tertúlia cultural e a sessão de entrega de prémios do Concurso de Ilustração, na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, no dia 7 de setembro, pelas 18h30, cuja entrada é livre.
A sessão vai distinguir os concorrentes que apresentaram propostas ao Concurso de Ilustração de Poemas de Afonso Lopes Vieira, nas categorias crianças (dos 6 aos 12 anos), jovens (dos 13 aos 17 anos) e adultos (maiores de 17 anos).
Este concurso teve como objetivo incentivar todos os ilustradores e outros profissionais da área artística, nacionais  e internacionais, a criarem uma imagem inédita, partindo de um poema de Afonso Lopes Vieira. O júri será constituído pelos arquitetos João Correia e Ricardo Camacho, pela ilustradora Liliana Barata e pela artista plástica Vânia Colaço.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Agrária de Coimbra Investe em Sustentabilidade: Projetos Inovadores de Eficiência Energética e Hídrica


Com um investimento de 1,3 milhões de euros do Fundo Ambiental — Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central N.º 01/C13-i02/2021 — a Agrária de Coimbra está a transformar quatro dos seus edifícios — Edifício Central, Loja e Laboratório de Máquinas Agrícolas, Laboratório de Reprodução Animal e Bloco Z-Associação de Estudantes — numa missão de descarbonização e melhoria de eficiência energética e hídrica. Estes projetos contribuem não só para um campus mais sustentável, como também tornam os espaços mais confortáveis e modernos para estudo, investigação e atividades diárias.
Entre as melhorias, destacam-se a instalação de isolamento térmico, janelas com corte térmico e vidro duplo, iluminação LED inteligente, e sistemas de climatização de alta eficiência. Além disso, foram instalados painéis solares para aquecimento de água e produção de eletricidade para autoconsumo, incluindo baterias, e ainda estão previstas medidas para poupar água. Estas mudanças vão permitir à Agrária de Coimbra poupar 402 MWh/ano, evitando o consumo de 65 toneladas de petróleo e a emissão de 155 toneladas de CO2 para a atmosfera.
Esta iniciativa reforça a política de sustentabilidade da instituição, que já conseguiu reduzir em 30% o consumo de energia na última década. Além de modernizar as infraestruturas, a Agrária quer inspirar a comunidade académica a adotar práticas mais eficientes no uso de energia e água. Para isso, o envolvimento de estudantes e docentes dos cursos de Licenciatura em Tecnologia e Gestão do Ambiente, do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e do Mestrado em Gestão Ambiental é essencial, com a eficiência energética presente nos seus currículos.

A Agrária de Coimbra oferece cursos de nível superior nas áreas de agronomia, florestas, zootecnia, enfermagem veterinária, biotecnologia, alimentar, ecoturismo e ambiente. Além do ensino, a ESAC é um polo de inovação, investigação e produção sustentável, sempre com um olhar no futuro.
*Isabel Cristina Batista da Silva
Gabinete de Comunicação

Marinha Grande | LIVRO DE VASCO PRAZERES APRESENTADO NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O pátio do Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, recebe a apresentação do livro “O sabor doce do limão”, da autoria de Vasco Prazeres, no dia 7 de setembro de 2024 (sábado), pelas 16h00.
Vasco Prazeres nasceu em 1955, em Lisboa. É médico, Assistente Graduado Sénior de Medicina Geral e Familiar e Sexologista. Exerceu atividade clínica nos Açores, no Alentejo e em Lisboa. Na Direção-Geral da Saúde, coordenou programas de saúde nos domínios da adolescência, saúde sexual e reprodutiva, género e equidade na saúde e prevenção da violência interpessoal no ciclo de vida. Foi Conselheiro para a Igualdade do Ministério da Saúde. 

Para além de obra no domínio científico e técnico, publicou As Nossas Pequenas Superfícies (1998, Quatro Margens Editora), Adolescentes, Pais e Tudo o Mais, (2002, Texto Editores), O Voo Desordeiro de Eros, (2008, Publicações D. Quixote) e Sexo, a Quanto Obrigas!, (2016, Livros Horizonte). De 1998 a 2014, foi cronista em diversas publicações, nomeadamente nas revistas "Pais & Filhos", "Adolescentes!", "Notícias Magazine", "Caixa Woman" e "Máxima".

A sessão de apresentação do livro “O sabor doce do limão” tem a parceria do Município da Marinha Grande e da Livraria Livros & Companhia.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


AUTORIDADE NACIONAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL: Acidente com meio aéreo do DECIR


Às 12h36 de hoje, 30 de agosto, enquanto participava nas operações de combate ao incêndio rural que lavra em Gestaçô, em Baião, o helicóptero ligeiro de combate a incêndio rurais, com o indicativo operacional H16, sofreu um acidente, obrigando à amaragem do meio aéreo no rio douro, próximo da localidade de Samodães.

Foram de imediato enviados meios de socorro para o local para local. O piloto foi resgatado com vida e a está a ser avaliado por equipa médica. Neste momento decorrem as buscas para localizar os cinco elementos da equipa da UEPS da GNR.

*Alcina Coutinho
Divisão de Comunicação e Sensibilização
Presidência

Proença-a-Nova | Plano Municipal de Ação Climática em discussão pública

 

A proposta do Plano Municipal de Ação Climática de Proença-a-Nova encontra-se em discussão pública até ao dia 13 de setembro de 2024, podendo ser consultada online na página oficial do Município.
Durante este período de consulta, qualquer interessado poderá apresentar os seus contributos, através de comunicação escrita, desde que esta contenha: nome completo, morada ou sede, número de identificação fiscal e o respetivo endereço de correio eletrónico, dando, neste caso, consentimento para que este seja utilizado para efeitos de notificação.
Os contributos apresentados devem ser remetidos para o endereço da autarquia ou para o endereço eletrónico doua@cm-proencanova.pt. Toda a documentação que abrange este tema, além de se encontrar disponível para consulta na página online do Município, também pode ser consultada de forma presencial, junto da Divisão de Obras, Planeamento Urbano, Ambiente e Cadastro, nos dias úteis, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.
Segundo a proposta apresentada pelo Município, os principais objetivos prendem-se com o investimento em inovação e tecnologias verdes, aliado a uma gestão integrada do ambiente, permitindo alcançar uma sociedade de baixas emissões.
Entre as propostas, está também o compromisso com a redução das emissões de CO2eq em, pelo menos, 90% até 2050, em relação ao valor de 2005, “acelerando a descarbonização e potenciando a resiliência do Concelho às Alterações Climáticas”, pode ler-se.
O PMAC de Proença-a-Nova pretende dar resposta aos novos requisitos normativos e legais estabelecidos pela Lei de Bases do Clima, no contexto da política climática e implementação de novas metas setoriais relevantes. Desta foram, o Município de Proença-a-Nova pretende mobilizar a comunidade para contribuir para a Ação Climática no território, melhorando a sua resposta às vulnerabilidades atuais e futuras.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Portalegre | Alpalhão e a última dádiva de sangue de Francisco Bugalho

As nossas brigadas são sempre coroadas de sorrisos. Mas no caso da última localidade onde marcámos presença as lembranças são ainda mais marcantes. Afinal, Alpalhão é a terra natal do fundador da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. E muitas foram as vezes em que o saudoso António Joaquim Eustáquio lá esteve abraçando a dádiva altruísta de sangue, aproveitando para desfiar histórias de saudade. Nesta terra do concelho de Nisa, contámos, como sempre, com a colaboração da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE.

Até ao centro cultural de Alpalhão dirigiram-se 26 voluntários, sendo seis do sexo feminino. E todos os 26 concretizaram a dádiva, uma vez que a avaliação clínica de cada um dos presentes não encontrou contraindicações. Números estimulantes, na verdade.
Esta jornada também granjeou um marco fantástico. É que o nosso dador Francisco Bugalho (na foto e no momento da dádiva) deu sangue pela última vez, já que está prestes a atingir o limite de idade para o fazer em segurança. No seu currículo constam meia centena de dádivas, averbadas ao longo de 43 anos. Apenas podemos dizer, em nosso nome e de quem já foi transfundido: Muito obrigado amigo alpalhoeiro Francisco José Rijo Bugalho!

Na jornada não faltou o habitual almoço convívio que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alpalhão.
Montargil
As próximas colheitas vão ter lugar em:
Montargil (Ponte de Sor) no centro de saúde a 31 de agosto; Na sede do Grupo Motard Novo Milénio (Kartódromo de Portalegre) a 14 de setembro, por ocasião do seu 25.º aniversário. Sábados de manhã.
ADBSP faz festa em Arronches
A Associação vai festejar 34 anos. As comemorações 2024 acontecem no sábado, 07 de setembro, na vila de Arronches.
Saiba tudo em

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Câmara de Águeda apoia construção de casa de acolhimento para crianças doentes em Bissau

 Neste espaço vai ser prestado apoio a crianças que são evacuadas para Portugal para serem tratadas no Hospital de São João
 
A Câmara Municipal de Águeda atribuiu um apoio financeiro de 10 mil euros à Associação Missão Saúde para a Humanidade (MSH) para a construção de uma casa de acolhimento para crianças e equipas de trabalho, no âmbito do “Projeto Esperança”, em Bissau, Guiné-Bissau. O protocolo que formaliza este apoio foi ontem assinado.
Esta infraestrutura irá dar resposta à necessidade de assistência médica e cirúrgica de crianças com patologias graves que não encontram respostas naquele País africano. Uma vez que no país não existem meios para tratar estes doentes, as crianças são sinalizadas pelos serviços de saúde guineenses e são evacuadas para o Hospital de S. João, no Porto, onde são sujeitas a tratamentos e/ou cirurgias, ao abrigo do “Projeto Esperança”, celebrado pelo Estado Português para os PALOP.
No âmbito de uma relação histórica e de amizade com Bissau, com quem tem um acordo de geminação desde o ano 2000, o Município de Águeda presta, desta forma, apoio a um projeto concreto e com forte sentido humanitário, que vai abranger crianças e jovens guineenses antes e depois de receberem tratamento médico-cirúrgico em Portugal (pré e pós evacuação).
“Este apoio é um contributo para levar, tal como o nome do projeto indica, esperança para as crianças guineenses que vão dispor de um espaço digno, seguro e acolhedor para acompanhamento clínico”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que esta é “uma forma de os aguedenses apoiarem esta cidade e este País”, através de um projeto humanitário que está a ser implementado em Bissau há alguns anos e que “afeta diretamente uma franja vulnerável da população”.
 

Gabinete de Comunicação e Imagem
*Ana Sofia Pinheiro

**Na foto: Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, e Maria José Ferreira, presidente da MSH

Receção ao Professor em Porto de Mós: destaque para alunos migrantes

 No próximo dia 4 de setembro, pelas 09h00, a Casa da Cultura de Mira de Aire, acolherá a Receção ao Professor para marcar o início do novo ano letivo. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Porto de Mós em parceria com as escolas do concelho, abordará um dos temas da atualidade com especial relevância na dinâmica educacional: “Alunos Migrantes: das orientações nacionais às realidades regionais e locais”.

O encontro terá como foco principal a integração dos alunos migrantes no sistema educativo local. Será uma Ação de Curta Duração (ACD), onde educadores de todas as áreas poderão explorar e discutir as diretrizes nacionais em relação a esta população estudantil, bem como as especificidades e desafios que surgem no contexto regional e local de Porto de Mós.

 

A diversidade cultural e as experiências únicas que os alunos migrantes trazem para a sala de aula serão analisadas, com o objetivo de fornecer aos professores ferramentas e estratégias para melhor apoiar a inclusão e o sucesso escolar destes alunos.

 

Este encontro destaca o compromisso de Porto de Mós em promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos, independentemente da sua origem. Os professores, como pilares fundamentais deste processo, serão capacitados e motivados para enfrentar os desafios que possam surgir, garantindo que cada aluno tenha as mesmas oportunidades de sucesso.


*Patricia Alves (Comunicação) - Município de Porto de Mós

Lançamento do livro “Tu és livre?”, da coleção “Missão: Democracia” | 31 de agosto (sábado) | 15h00 | Feira do Livro do Porto


A sessão de lançamento do livro "Tu és livre?", de Ana Pessoa e Mariana Malhão (ilustração), tem lugar no próximo dia 31 de agosto, sábado, às 15h00, na Feira do Livro do Porto (Jardins do Palácio de Cristal, Anfiteatro exterior da Biblioteca Municipal Almeida Garrett).

O novo volume da coleção “Missão: Democracia”, uma edição da Assembleia da República, começa com uma pergunta aparentemente simples: "Tu és livre?". A partir desta interrogação, os leitores são convidados a percorrer um caminho de reflexão que vai revelando que a liberdade tem consequências e que todas as pessoas são o que decidem fazer com o privilégio que a condição de ser livre lhes traz.

“Tu és livre?” levanta questões como “o que realmente significa ser livre?” e “o que acontece se, um dia, nos tirarem a liberdade?”, que levam os leitores a pensar sobre as alegrias e as responsabilidades de ser livre.

Os livros já lançados da coleção “Missão: Democracia” estão disponíveis nas livrarias de todo o país e na Livraria Parlamentar Virtual.

Sobre a coleção: Lançada no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a coleção “Missão: Democracia” é composta por 12 livros infantojuvenis dedicados a 12 temas: República, Cidadania, Democracia, Lei, Eleições, Deputado, Ditadura, 25 de Abril, Liberdade, Constituição, Palácio de São Bento e União Europeia. Com esta coleção a Assembleia da República pretende pôr à disposição dos cidadãos mais novos publicações atuais e graficamente atrativas, orientadas para a exploração dos valores maiores que o Parlamento representa e defende e que possam perdurar no tempo. A ideia central é a do livro-álbum informativo, cujo tema é trabalhado conjuntamente por escritores e ilustradores portugueses. A diversidade dos autores intervenientes e o encontro de múltiplas linguagens artísticas trazem uma força expressiva única que valoriza o próprio livro enquanto objeto e que transmite, de forma clara e duradoura, as ideias que se pretende disseminar. Esta montra de vozes de escrita e de imagem já se afirmou como um catálogo de referência da nossa contemporaneidade e uma forma de reconhecimento do papel da arte na educação dos cidadãos mais jovens, como provam a atribuição do Prémio Nacional de Ilustração 2023 e das Menções Especiais a três ilustradoras pelo seu trabalho em três livros da coleção: Catarina Sobral (Fantasmas, bananas e avestruzes – Lei), Rachel Caiano (E se fôssemos a votos? – Eleições) e Mariana Rio (Leva-me ao teu líder – Democracia), além da recomendação de cinco dos oito livros já editados, pelo Plano Nacional de Leitura – LER+.

Sobre as autoras: Ana Pessoa, nasceu em 1982 e é autora de livros infantis e juvenis. Em 2011, ganhou o Prémio Branquinho da Fonseca (Expresso/ Gulbenkian) com o seu livro de estreia “O caderno vermelho da rapariga karateca”. Em 2018, foi distinguida com o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, pela obra “Aqui é um bom lugar”. Os seus livros estão publicados em vários países, como o Brasil, México, Colômbia, Sérvia, Chile e Holanda, e foram distinguidos por várias instituições internacionais como a FNLIJ (Brasil), o Banco del Libro (Venezuela), a Fundación Cuatrogatos (EUA) ou o Catálogo White Ravens (Alemanha). Em 2020, estreou-se na banda desenhada com o livro “Desvio”, com ilustrações de Bernardo P. Carvalho.

Mariana Malhão nasceu em 1994, em Coimbra, e vive atualmente no Porto, cidade onde escolheu ficar depois do curso de Design de Comunicação, na Faculdade de Belas-Artes. Ao terminar o curso, fez um estágio na Oficina Arara, quando descobriu a publicação independente como um meio através do qual raramente há limites para o que se possa dizer ou desenhar. Em 2018, ilustrou o conjunto de poemas de António José Forte “Uma rosa na tromba de um elefante” e, em 2021, o livro “Pequeno e Precioso. O Cavalo-Marinho”. É também coorganizadora da Sábado-Feira, no Maus Hábitos, e cofundadora da galeria Senhora Presidenta, no Porto. Vai dividindo o seu tempo entre a gestão da galeria, a ilustração e o design nas suas diversas formas.

Género: Literatura infantojuvenil | Formato: 20 x 24 cm | N.º de páginas: 48 | Data de lançamento: agosto de 2024 | ISBN: 978-972-556-856-9.

Cantanhede | Iniciativa decorre no próximo dia 21 de setembro. “Visitas ao Património” dedicam programa aos amantes da fotografia

 

As “Visitas ao Património” regressam no próximo dia 21 de setembro com um programa especialmente dedicado aos interessados e amantes da fotografia. A iniciativa decorre no âmbito de uma colaboração com a Associação fotografARTE.
Este raid fotográfico tem como objetivo dar a conhecer o concelho de Cantanhede na sua vertente turística, promovendo uma visão fotográfica sobre o mesmo, despertar os sentidos dos participantes para a capacidade de observação do meio que os rodeia e incentivar a promoção local.
O roteiro pelo concelho, com encontro marcado às 15h00 no parque de estacionamento da Biblioteca Municipal de Cantanhede, inicia em Cordinhã, onde se pretende acompanhar as vindimas, seguindo-se a Lagoa dos Teixoeiros e encerrando na Praia da Tocha para registo do último Pôr do Sol deste verão e momento de convívio em colaboração com Associação de Moradores da Praia da Tocha.
Na sequência da visita, está prevista a realização de uma exposição com uma seleção de imagens captadas pelos participantes.
A participação é gratuita e requer inscrição prévia em https://shre.ink/DUw5, pelo número 231 410 155 ou no Posto de Turismo de Cantanhede.
As “Visitas ao Património” são uma iniciativa levada a cabo pelo serviço de Turismo do Município de Cantanhede, em articulação com outros serviços e parceiros. Este ano já decorreram oito visitas. A saber: “Encantos da Gândara - a Casa, as Tradições e os Costumes” (27 janeiro), “Pelos caminhos da pedra – À descoberta das Gândaras de Vila Nova” (17 fevereiro), Festas e Romarias de Ançã (23 março), Exposição Mulheres do 25 de Abril (20 abril), Pela Costeira de Cantanhede – À descoberta das orquídeas silvestres das camadas calcárias da Póvoa da Lomba (4 maio), Visita comentada pelo artista Juan Domingues (25 maio), “Da água à pedra, da pedra à água - À descoberta das fontes e nascentes da região de Cantanhede” (15 junho) e Património Natural da Praia da Tocha: À descoberta da biodiversidade dunar (17 agosto).

Proença-a-Nova | 30 alunos proencenses conseguiram acesso ao Ensino Superior


Todos os 30 alunos da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, de Proença-a-Nova, que se candidataram ao Ensino Superior conseguiram ser colocados na primeira fase de acesso, segundo dados facultados pelo Agrupamento. Destes dados, nota para os 57% (17) de alunos que conseguiram entrar diretamente na sua primeira opção. À sua segunda opção acederam seis alunos; na terceira opção entraram quatro alunos; apenas um aluno na quarta opção e dois naquela que seria a quinta entre as escolhas iniciais.
Entre os 30 alunos destacam-se os cursos de Enfermagem, com três alunos a conseguirem acesso, Engenharia Informática, com dois alunos e Ciências Farmacêuticas, com mais dois, contando-se também mais um aluno em cada um dos seguintes cursos: Dietética e Nutrição; Línguas Estrangeiras - Inglês e Espanhol; Ciências da Educação; Enfermagem Veterinária; Engenharia e Gestão Industrial; Filosofia; Finanças; História; Informática de Gestão; Psicologia; Matemática Aplicada e Computação; Biologia Celular e Molecular; Design de Equipamento e Ambientes; Educação Básica; Fisiologia Clínica; Fisioterapia; Engenharia Eletrónica e de Computadores; Gestão sustentável das Cidades; Gestão da Restauração e Catering; Ciências do Desporto; Estudos Orientais: Estudos Chineses e Japoneses; Proteção Civil e Gestão do Território e ainda Engenharia Informática e Computação.

Quanto às instituições para onde irão estudar os alunos proencenses, destaque para a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (5 alunos), do Instituto Politécnico de Castelo Branco; o Instituto Superior Técnico (3 alunos), da Universidade de Lisboa; a Universidade da Beira Interior (2 alunos); a Faculdade de Letras e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (2 alunos cada), ambas da Universidade de Coimbra; a Universidade do Minho (2 alunos); o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (2 alunos), do Instituto Politécnico de Coimbra, entre outros institutos de Aveiro, Porto, Guarda, Leiria e Bragança.

Recorde-se que, a Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca foi recentemente considerada a melhor escola do distrito de Castelo Branco, registando uma média de 13,21, ao nível dos exames do ensino secundário, de acordo com o ranking 2024 do Ministério da Educação revelado a dia 12 de julho, pelo Jornal de Notícias. A nível nacional posicionou-se no 64º lugar, contando com uma subida de mais de 200 lugares, relativamente ao ano de 2023.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos