Carolina Rico/TSF
quinta-feira, 5 de maio de 2022
Verão antecipado: máximas chegam aos 34ºC este fim de semana
PJ alerta para “mensagem falsa” que está a circular na Internet
SIC Notícias
Covilhã | “CRIAÇÕES” DE HONORATO BERTO NO MUSEU DE ARTE SACRA
CÂMARA DA COVILHÃ HOMENAGEIA ESCRITOR JOSÉ MARMELO E SILVA, NA VILA DO PAUL
Évora | Em reunião com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)
NÚCLEO DE EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS LOCALIZADO NO CHOUPAL DAS CONCAS EM PEDORIDO. INAUGURADO NO COUTO MINEIRO DO PEJÃO
Dia da Europa
Praia da Tocha com Bandeira Azul há 32 anos consecutivos. Município já prepara o arranque da época balnear
LPCC sensibiliza alunos da Região Centro para o HPV
A iniciativa “HPV e Quê?” regressa às escolas da Região Centro. A campanha nacional que explica aos jovens como prevenir o HPV está a percorrer, até final de maio, um total de 18 escolas do 3º ciclo e ensino secundário. No centro do país a campanha envolve cerca de 750 alunos.
A campanha nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) de prevenção do Papilomavírus Humano, habitualmente designado por HPV, está de regresso a várias escolas da Região Centro, entre os dias 9 e 13 de maio. “HPV e Quê?” é uma iniciativa de educação para a saúde, que visa informar para os riscos associados à infeção pelo HPV e sensibilizar para a sua prevenção. Destinada a estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, a iniciativa (a decorrer até 31 de maio) envolve um total de 18 escolas de norte a sul do país, e ilha da Madeira. Em cada estabelecimento de ensino é programada a participação de 7 a 8 turmas, num total estimado de 150 alunos/dia. Em setembro o projeto chega a mais cindo escolas nos Açores.
O Núcleo Regional do Centro da LPCC dinamiza a campanha em 5 escolas da região: a 9 de maio, na Escola Básica e Secundária de Anadia (distrito de Aveiro); 10 de maio na Escola Secundária Fernando Namora (distrito de Coimbra); seguindo-se, no distrito de Leiria, a 11 e 12 de maio a Escola Básica e Secundária de Pombal, e a 13 de maio na Escola Secundária Acácio Calanzans Duarte (Marinha Grande). A ronda pelas escolas da Região Centro, que decorre no período entre as 08h30 e as 17h00, envolverá cerca de 750 alunos, maioritariamente do ensino secundário.
A viatura airstream é o centro das atividades da campanha. É no seu interior e ao seu redor, que decorrem as atividades: quizz em ambiente de Realidade Virtual; App informativa em Realidade Aumentada (lida a partir de uma tatuagem temporária) e conversa com médico/a, para enquadramento e esclarecimento de dúvidas. A avaliação de conhecimentos adquiridos é feita através de questionário online aplicado aos estudantes em dois momentos: antes e após a intervenção.
Recordamos que o HPV é responsável por lesões benignas, como é o caso dos condilomas genitais, mas que causam grande sofrimento e estigma social. É ainda responsável por: 100% dos cancros do colo do útero; 70% dos cancros da vagina; 40% dos cancros da vulva; 84% dos cancros do ânus; 47% dos cancros do pénis. O cancro da orofaringe tem vindo a aumentar nos últimos anos, estimando-se que o HPV esteja presente em 70% dos casos.
“Samba Com Vida” junta centenas em Estarreja. Animação, música, workshops e convívio marcam mais uma edição
Este fim de semana, dias 6, 7 e 8 de maio, Estarreja recebe “um dos principais eventos nacionais e europeus de samba”. Depois de dois anos de paragem forçada, o Samba Com Vida (SCV), organizado pela Escola de Samba Trepa de Estarreja, está de regresso e promete trazer muito ritmo à cidade, entre concertos, mega-desfile, workshops e convívio. O SCV decorre no Parque Municipal do Antuã.
Na última edição, em 2020, o SCV contou com a participação de 3 mil pessoas, de 20 nacionalidades. Este ano, “estão reunidas as condições para termos um grande evento”, anunciou Pedro Salsa, da organização, durante a apresentação do evento que teve lugar na última quinta-feira, dia 28, no Cine-Teatro de Estarreja.
“A componente formativa é o principal pilar do SCV”, complementado com atividades lúdicas, espetáculos, convívio e outros divertimentos. Pedro Salsa sublinhou que “o programa centrado na componente formativa e pedagógica” tem o objetivo de “melhorar a nossa oferta, como um produto que se chama Carnaval”. Para tal, estarão presentes especialistas do samba vindos do outro lado do Atlântico: Macaco Branco, Bianca Monteiro, Marcella Alves, Leandro Assis, Priscilla e Rodrigo, para dirigirem workshops de instrumentos, dança e criação de adereços.
Esta edição apresenta novidades. Pedro Salsa destaca três: “a pensar nos sambistas de amanhã”, o SCV Kids, destinado a crianças dos 6 aos 14 anos, com várias áreas de especialização, “um marco importante para o evento”, disse; a instalação de um segundo palco de espetáculos e de concertos; e o desfile noturno de escolas de samba, um “mega desfile” que no próximo sábado espera reunir 200 elementos da bateria, que será dirigida pela primeira vez na Europa pelo Mestre Odilon, e cerca de 250 figurantes (madrinhas de bateria, passistas, mestres sala e portas bandeira) de 20 escolas de samba do país.
A gala “Globos do Samba” abre o SCV na sexta-feira à noite e vai distinguir e premiar os que mais se destacaram no samba, com base em nomeações feitas pelas escolas de samba do país e posterior votação do público.
A organização do SCV considera que o “evento se tornou num importante pilar económico para o Municipio e do ponto de vista de melhoria de competências e de qualidade do nosso Carnaval”.
Realizado com o apoio do Município de Estarreja, o SCV está “de volta e com força”, numa terra de “foliões”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, que acredita que a iniciativa irá correr “tão bem como nos anos anteriores”, marcando o regresso dos grandes eventos à cidade.
O programa do SCV e outras informações estão disponíveis nas redes sociais e no site www.sambacomvida.com
Carla Miranda
Reguengos de Monsaraz integra Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude
163 assistentes da área educativa transitam para a esfera da Câmara Municipal. Município de Cantanhede assumiu novas competências na Educação
Ansião | Caminhada Real – Encerramento
EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões Assinala o Dia da Europa
O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, no âmbito das comemorações do Dia da Europa, a decorrer na próxima segunda-feira (dia 09 de maio), vai promover diversas atividades de cariz europeu.
Assim, no dia 09 de maio, pelas 09h00, no EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões (Casa do Adro, Viseu) será hasteada a Bandeira da União Europeia.
No mesmo dia, a Comunidade Escolar de Viseu Dão Lafões vai ter a oportunidade de descobrir por dentro o Centro EUROPE DIRECT e tomar parte no debate “A importância da participação ativa dos jovens nos assuntos Europeus”, que tem por objetivo mostrar aos jovens a relevância da sua participação na construção do futuro da europa. Concluída esta proposta, os alunos vão participar na atividade lúdico-pedagógica “Vamos conhecer a UE”, composta por um conjunto de jogos didáticos que estimulam o conhecimento relativo ao processo de construção europeu.
Ainda, no âmbito das celebrações desta efeméride, na Universidade de Aveiro, terá lugar a inauguração da Exposição - Cartazes| Revista Europeia pelos alunos de Economia. Mais tarde, dinamizada pela Professora Marta Dias (UA) e pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, terá lugar uma conversa sobre o tema "Cidadania Europeia", esta sessão imersiva, direcionada a alunos de Economia da Universidade de Aveiro, foca-se na visão dos jovens sobre o que é ser europeu e conta com uma transmissão live nas Redes Socias do Europe Direct.
Paralelamente, serão desenvolvidas, ações comemorativas do Dia da Europa, em contexto de sala de aula, nas diversas Escolas e Agrupamentos de Escola da região Viseu Dão Lafões, suportadas por materiais alusivos à União Europeia, disponibilizados pelo Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões.
De acordo com o responsável do Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, José Carlos Almeida, "Pelo segundo ano o EUROPE DIRECT fez questão de abrir as suas portas à população no Dia da Europa. Com estas atividades a decorrer nas regiões de Viseu Dão Lafões e de Aveiro, pretendemos estimular e aprofundar, junto dos mais jovens, a vontade de descoberta e o seu conhecimento relativamente a esta grande iniciativa que é a União Europeia".
De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, "O Dia da Europa é sempre um momento de grande celebração para o EUROPE DIRECT. Neste período de grande incerteza, em que agora vivemos, a CIM, enquanto entidade de acolhimento do Centro EUROPE DIRECT, está fortemente empenhada na divulgação e promoção do espírito e dos valores da União Europeia. Queremos que todos os cidadãos do nosso território, independentemente da sua origem, se sintam cidadãos europeus de pleno direito e tenham as ferramentas que lhes permitam contribuir para o futuro da europa".
Com a guerra as atenções se voltam para a Mensagem de Fátima
Fátima significa um castigo indispensável e uma perspectiva empolgante, mas também uma exortação à oração, à penitência e à emenda de vida
Fonte: Revista Catolicismo, Nº 857, Maio/2022
Maio, o mês por excelência de Maria, celebra no dia 13 a primeira aparição da Santíssima Virgem aos pastorzinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, quando muitos países estavam ainda se debatendo numa grande guerra.
Foi em Fátima que a Santíssima Virgem profetizou em 13 de julho de 1917: “Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar; mas, se não deixarem de ofender a Deus, virá outra pior”.
Dito e feito! Profecia realizada. A Primeira Guerra Mundial acabou no ano seguinte, mas como não acabaram as ofensas a Deus, em 1939 eclodiu a Segunda Grande Guerra, ensanguentando a maioria das nações da Terra.
No final deste mês completam-se 100 dias da explosão da guerra no leste europeu. Todos vimos como ela começou, mas ninguém sabe como nem quando terminará. Encerrar-se-á com um vergonhoso acordo? Ou com um ataque nuclear?
Analistas internacionais não descartam essa catastrófica possibilidade, tendo em vista que Putin, no desespero — pois não contava com a heroica resistência do povo ucraniano, que vem impondo sérios reveses ao seu exército, apresentado como invencível —, poderá fazer uso de suas temíveis armas atômicas.
Caminhamos rumo a uma Terceira Guerra Mundial? Quem sairá vencedor? Impor-se-á ao mundo um novo globalismo soviético, com o igualitarismo, o ateísmo e o materialismo marxistas contaminando ainda mais todo o gênero humano como um câncer?
Há remédio contra essa possível catástrofe? — Sim. Em Fátima, Nossa Senhora nos prescreveu três: oração, penitência, emenda de vida!
Em artigo publicado na revista Catolicismo, na edição de maio de 1967, Plinio Corrêa de Oliveira estabeleceu uma relação entre Fátima e Guerra Mundial, mostrando como as exortações da Santa Mãe de Deus e esses três remédios apontados sanariam a terrível crise do mundo moderno.
Mas, caso a Senhora de Fátima não fosse atendida, sobreviria o castigo universal. Em compensação, após esse castigo seria inaugurada uma era histórica com perspectiva empolgante, ou seja, o Reino de Maria para todos os povos.
Como auxílio para bem entender a atual conjuntura, diante da possibilidade de eclosão de uma nova guerra mundial, a revista deste mês reproduz o referido artigo como matéria de capa [foto no topo].
ABIM
____________
Para fazer uma assinatura da Revista Catolicismo envie um e-mail para catolicismo@terra.com.br
Vilarinho do Bairro acolheu Interescolas da Diocese de Aveiro
No próximo fim de semana o Festival “Pés na Terra” realiza-se em Castelo de Paiva.
Apresentação Pública da Escola de Ciclismo BTTÁBUA
BTTÁBUA |
Associação de Desportos de Natureza site: www.bttabua.pt email: bttabua@gmail.com |
Proença-a-Nova | Carlos Farinha enaltece Nossa Senhora do Pópulo no mural do Centro Paroquial dos Montes da Senhora
Proença-a-Nova | 9ª Edição do Festival da Cereja e do Limão regressa dias 21 e 22 de maio