quarta-feira, 1 de maio de 2019

Desporto | Recuperação de Casillas vai "depender de muitos fatores", diz médico


Iker Casillas sofreu um enfarte do miocárdio e está livre de perigo. Gonçalo S. Paupério, cirurgião cardiotorácico, explicou ao Notícias ao Minuto que não é comum este cenário ocorrer em atletas de alta competição.


Iker Casillas sofreu, esta quarta-feira, um enfarte do miocárdio. O atleta do FC Porto sentiu-se mal enquanto integrava a sessão matinal de treinos do clube no Olival.
Saliente-se que um enfarte do miocárdio ocorre quando há oclusão de uma das artérias coronárias que irrigam o coração, ou um dos seus ramos.
Perante este cenário, torna-se imperiosa a intervenção rápida de forma a repor o fluxo sanguíneo que tenha sido interrompido, tentando, assim, minimizar-se os danos. O guarda-redes dos dragões de 37 anos foi então submetido a um cateterismo no Hospital CUF do Porto.
Em declarações ao Notícias ao Minuto, Gonçalo S. Paupério, cirurgião cardiotorácico, explica que o tempo de recuperação após um enfarte "é muito variável". Estará "dependente de muitos fatores", nomeadamente "da área afetada, da quantidade de miocárdio que sofreu enfarte, da rapidez da reperfusão e de fatores individuais", entre outros.
De acordo com o especialista, "não é frequente um atleta de alta competição" sofrer um enfarte do miocárdio porque "geralmente estes são mais acompanhados" e "têm menos fatores de risco". O cirurgião cardiotorácico alerta ainda para o facto de, por vezes, "as oclusões agudas ocorrerem sem sintomas prévios".
Entre os principais factores de risco associados a um enfarte do miocárdio estão o tabaco, uma dieta rica em gorduras, a presença de níveis elevados de colesterol LDL, a falta de exercício físico, o excesso de peso, antecedentes familiares de enfarte, diabetes, hipertensão arterial e o stress.
Fonte: NM

Polícia Judiciária deteve traficante de estupefacientes

Resultado de imagem para Polícia Judiciária deteve traficante de estupefacientes
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Centro, deteve um homem, desempregado, presumível autor da prática de um crime de tráfico de estupefacientes agravado.
A detenção ocorreu na cidade de Coimbra e foi materializada no decurso de uma investigação que visa combater, entre outras formas de tráfico, a importação, através de plataformas informáticas na denominada “Darknet”, de estupefacientes, nomeadamente drogas sintéticas.
O suspeito, com 24 anos de idade, foi abordado e detido em flagrante delito por elementos da Polícia Judiciária na posse de 259 gramas de anfetaminas. No decurso das diligências que se seguiram à detenção foram ainda encontrados e apreendidos artigos que indiciam o cultivo de cannabis; uma balança de precisão; 207 gramas de MDMA cristal; 1.406 gramas de cannabis; 197 gramas de haxixe; 53 micro selos de LSD; 80 bolachas confecionadas com cannabis; para além toda a parafernália utilizada na preparação e embalamento de drogas e cerca de € 1.000,00 (mil euros) em numerário.
O detido, sem antecedentes criminais, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Porto de Mós | com vias melhoradas



Estão a decorrer várias pavimentações na localidade do Arrimal, nomeadamente na Rua Direita, na Rua Etacel e no Troço da Bemposta, num total de 2100 metros de troço.

Esta é uma obra que visa requalificar as vias e acessos locais, traduzindo-se num investimento de 78 795,00€.

O trânsito estará, naturalmente, condicionado durante o decorrer da obra, cuja conclusão está prevista para a segunda semana de maio.