I – Turismo 2024: número de visitantes recorde em Aveiro, no primeiro semestre
Comparativamente a 2023, o número visitas a museus, espaços turísticos e lojas de Aveiro continua a aumentar, no ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura.
O Município de Aveiro registou, no primeiro semestre de 2024, um crescimento de 19 % no número de visitantes de museus (mais 19.000 visitantes) e de 41% no número de visitantes de espaços turísticos (mais 14.000 visitantes), comparativamente ao mesmo período de 2023, ano que já tinha sido recordista em termos turísticos.
“É um notável crescimento que vamos concretizando a cada mês, fruto do resultado acumulado do trabalho liderado pela Câmara Municipal de Aveiro, com a participação muito importante do Turismo do Centro de Portugal, da CIRA, de muitas outras entidades públicas, e muito em especial do trabalho de Associações Empresarias e Empresas Privadas do Setor da Hotelaria, Alojamento Local, Operadores Turísticos e Marítimo Turísticos, entre Outros. O trabalho da Câmara de Aveiro tem múltiplas frentes, com destaque para os investimentos em marketing e comunicação, qualificação urbana, cultura e eventos diversos ao longo de todo o ano”, considera José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
No primeiro semestre deste ano, o Município contabilizou o número de 100.415 visitantes aos Museus de Aveiro (Santa Joana, Cidade, Arte Nova e Troncalhada), à Galeria da Antiga Capitania, à Igreja das Carmelitas e à Galeria Morgados da Pedricosa. Os espaços turísticos, nomeadamente a Loja Turismo & Museus e Estação, receberam 34.156 visitantes.
Em termos comparativos a 2023, os Museus de Aveiro tinham contabilizado apenas 81.419 visitantes e os espaços turísticos 20.143 – números, que já por si, eram superiores a 2022.
“Para além de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, eventos como, o Dia da Marinha em Aveiro, o Congresso da ADHP / Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal; apostas novas como a gestão assumida pela Câmara do Museu de Aveiro / Santa Joana; a abertura do novo espaço da Estação; a profunda requalificação da Igreja das Carmelitas e do Museu da Cidade e sua loja; ações de cooperação institucional de grande impacto como os dois Congressos da APAVT realizados em Aveiro em 2016 e 2021; a presença de Aveiro como Município convidado da BTL em 2023 e Município convidado da BTL Cultural em 2024; a participação de Aveiro em múltiplas redes de cooperação internacionais; e muitos outros investimentos materiais e imateriais. Todos têm sido determinantes para este sucesso, ao qual queremos dar continuidade, na segunda metade do ano de 2024”, acrescenta ainda Ribau Esteves.
Aveiro espera ainda eventos relevantes para área do Turismo em 2024
Com a relevante cooperação da CMA o Município e Cidade de Aveiro, para além de serem a Capital Portuguesa da Cultura, vão receber ainda em 2024 eventos muito importantes para o sector do Turismo, organizados por entidades de relevo nacional, tais como o Congresso da AHRESP / Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (11 e 12 de outubro).
Ministra do Ambiente visitou Aveiro
II – Ribau Esteves sensibiliza Governo para continuar
aposta no modelo “Polis”
Até ao final da década o “Polis 2” tem um mapa de investimento previsto no valor global de 90 milhões de euros
“Reitero o testemunho público da qualidade do modelo “Polis”, do trabalho de equipa entre os Municípios da Região de Aveiro, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sensibilizando o Governo do País para dar luz verde à nova vida do Polis Litoral Ria de Aveiro, que tem um mapa de investimentos previsto até ao final da presente década no valor de 90 milhões de euros” afirmou Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, esta tarde, em Requeixo.
As declarações foram realizadas no quadro de uma visita da Ministra do Ambiente à obra concluída, de requalificação e valorização da Pateira de Fermentelos, um investimento da Polis Litoral Ria de Aveiro, de cerca de 575 mil euros, dos quais 114 mil euros correspondem ao troço de Aveiro.
Trata-se de uma obra onde foram qualificados os caminhos pré-existentes e construídos passadiços de madeira novos, que fazem a ligação entre os parques e que têm como objetivo final (quando a operação estiver terminada) a criação um circuito pedonal e ciclável em todo o perímetro da Pateira de Fermentelos.
A conclusão deste circuito pedonal e ciclável e o desassoreamento da Pateira de Fermentelos, que tem problemas críticos e que por inação se vão agravando dia após dia são os dois principais investimentos para a nova fase da vida do Polis Litoral Ria de Aveiro.
“Foi neste quadro que os Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro apresentaram ao novo Governo e à Ministra do Ambiente, este compromisso, sensibilizando o Ministro das Finanças para aprovação destes investimentos, já que se trata de uma operação sustentável do ponto de vista orçamental, assente nos Fundos Comunitários do Programa Regional CENTRO 2030 e do Programa SUSTENTÁVEL 2030, com um contributo notável para a sustentabilidade do território, sabendo que o “Polis 2” pagará os 23% de IVA, o que significa que na conta das Finanças Públicas do País, será maior a receita que recebe por essa via, do que o investimento que terá que realizar neste plano de investimentos”, concluiu Ribau Esteves.
*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]