sexta-feira, 18 de agosto de 2023
Porto de Mós, o concelho com maior aumento de vagas em creche no Distrito
Proença-a-Nova | Campo Arqueológico de Proença-a-Nova revela novas descobertas na Bateria das Baterias
A campanha de 2023 do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova pôs a descoberto vestígios do piso original de um caminho de acesso ao forte a partir do lado sul na Bateria das Baterias, em Catraia Cimeira, e que se acredita ter tido influência naquela estrutura militar. Na Bateria das Baterias, o objetivo era dar continuidade aos trabalhos de 2018, com o objetivo de escavar o aterro interno, identificar a localização do armazém de pólvora e de outras estruturas que possam incorporar a bateria. De acordo com Mário Monteiro, responsável pelos trabalhos neste primeiro campo, cujos trabalhos decorreram entre 10 e 23 de julho, foi dado um grande avanço nas investigações.
Entre 10 e 23 de julho as investigações prosseguiram com o 2º Campo na Anta da Moita da Galinha, em Moitas, tendo como objetivo principal a salvaguarda física e de conhecimento acerca desta sepultura pré-histórica, integrável no conjunto megalítico das Moitas, prevenindo danos involuntários relacionados com o uso do solo (rede viária e povoamento florestal) e eventuais danos que possam ocorrer em consequência do aumento da carga humana sobre este sítio, com a sua integração no percurso pedestre PR1 PN História na Paisagem.
No total, a campanha deste ano contou com 14 estudantes, 5 arqueólogos e uma pintora/desenhadora de peças, a grande maioria repetente que regressam a Proença-a-Nova ano após ano, não só pelo contexto histórico das investigações, mas pela “comida, local, ambiente, as pessoas. Proença-a-Nova é acolhedora e somos sempre muito bem tratados aqui”, revelam as alunas de arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. “Além disso, como estudantes aprendemos bastante no contexto prático, foi aqui que realizei o meu primeiro trabalho de campo em pré-história e isso também me influenciou a seguir esta linha de estudo no Mestrado”, acrescentou uma das alunas.
O CAPN de 2023 recebeu ainda a visita de 3 especialistas de ambas as cronologias investigadas – Invasões Peninsulares (desde 1762 a 1808) e Megalitismo (mais de 5000 anos de história na paisagem). O CAPN inclui ainda outras atividades lúdico-didáticas, como conferências, debates e visitas de estudo. Este ano realizaram-se duas conferências, a primeira com o tema “Avaliação de impacte ambiental e salvaguarda do património arqueológico”, que aconteceu a 9 de julho e contou com o orador João António Ferreira Marques, da Direção Geral do Património Cultural, e a segunda com o tema “Avaliação de Impacte Ambiental: antes, agora e depois”, a 19 de julho, com a intervenção de Gertrudes Branco da Direção Regional de Cultura do Centro. Os participantes realizaram as habituais visitas de estudo, este ano para conhecer as fortalezas de Marvão e de Castelo de Vide.
O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova (CAPN) realizou a sua 12ª edição e é um modelo misto de campo de trabalho, investigação e aprendizagem para alunos, preferencialmente dos ramos da arqueologia, da história e das arqueociências. O intuito destes campos é estudar, preservar e divulgar os sítios arqueológicos do concelho dando a conhecer um património que ainda é desconhecido de muitos e conta com o apoio de diversas entidades nomeadamente o Município de Proença-a-Nova, a Associação de Estudos Alto do Tejo, o Seminário do Preciosíssimo Sangue, a União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, a Junta de Freguesia de Montes da Senhora e a empresa Emerita.
Andreia Gonçalves
Festival Dunas de São Jacinto com atividades desportivas gratuitas
Incubadora COM.ESTRELA
Índice de Sustentabilidade Municipal revela “evolução positiva” de Águeda
Castelo de Paiva | Iniciativa municipal desperta boa adesão de participantes. Câmara Municipal leva idosos e reformados a visitar a Vila de Ponte de Lima
Viagens realizam-se na ultima semana de Agosto
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, vai promover durante a última semana de Agosto, o habitual “Passeio dos Idosos”, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.
O passeio deste ano terá como destino a vila de Ponte de Lima, na região do Minho, bem como uma passagem, na viagem de regresso, à cidade da Póvoa de Varzim, num espaço acolhedor que vai potenciar um animado convívio da família sénior paivense.
O almoço de confraternização vai ter lugar num dos parques em Ponte de Lima, onde os Seniores Paivenses vão ter possibilidade de visitar este lugar emblemático, carregado de história, e localizado junto ao Rio Lima, na mais antiga vila de Portugal
No regresso a casa, a paragem será na cidade costeira da Póvoa de Varzim, conhecida pela sua praia e passeio marítimo, local de grande beleza e atractividade, onde para além do lanche, os participantes voltam a ter um agradável momento de convívio e animação musical, para evidenciar a alegria desta grande jornada de confraternização da família paivense.
Recorde-se que “Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar á população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sociocultural e de ocupação dos tempos livres, sendo que o “Passeio dos Idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesias, já conta mais de três décadas de existência, e ao longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraizada na população paivense, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.
Os passeios estão programados para a última semana de Agosto, sendo que, no dia 28 viajam os idosos das freguesias de Bairros, Sobrado e Fornos, depois a 30 seguem os participantes das Freguesias de S. Martinho, Sardoura e Real, ficando para o dia 1 de Setembro agendada a viagem dos seniores das freguesias do Couto Mineiro (Raiva, Pedorido e S. Pedro do Paraíso).
Como habitualmente, esta jornada de convívio dos idosos de Castelo de Paiva, terá animação musical assegurada pela própria edilidade, e também com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que, destaca-se a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.
As inscrições continuam abertas até amanhã, dia 18, nas Juntas de Freguesia do concelho.
Carlos Oliveira
The Lodge Porto Hotel nomeado para os Prémios de Excelência Condé Nast Johansens 2024
Cantanhede | Investimento ascendeu a 15 mil euros. Município requalifica ponte pedonal em Ançã
Paulo Cardantas
Silves | ALUNOS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA EM MAIS UM CAMPO DE TRABALHOS ARQUEOLÓGICOS